5 causas do mau hálito em crianças e o que fazer para acabar com o problema

5 causas do mau hálito em crianças e o que fazer para acabar com o problema

Cirurgião dentista Rodrigo Sakuma esclarece as origens desta condição e explica o que deve ser feito em cada caso

O mau hálito, conhecido também como halitose, é uma condição que costuma causar constrangimento entre os adultos, mas que pode ser observada com frequência em crianças. Durante a infância, é comum que os pequenos ainda não tenham assimilado a importância dos cuidados com a higiene bucal.

Por isso, a atenção dos pais deve ser redobrada aos sinais que indicam a presença de mau cheiro constante na boca dos filhos. O Cirurgião dentista Rodrigo Sakuma lista abaixo algumas das causas para o surgimento desta condição e dá dicas sobre o que fazer para remediar a situação. Confira!

1. Má higiene oral

Sem dúvidas, a causa número um do mau hálito em crianças é a prática inadequada da higiene bucal. Em determinado momento do processo de amadurecimento das crianças, os pais costumam incentivar os filhos a escovarem os dentes sozinhos.
Porém, sem acompanhamento, é comum que os pequenos não realizem a higienização como deveriam. Para resolver este dilema, deve-se criar uma rotina de observação para garantir que eles escovem os dentes pelo menos três vezes ao dia e usem o fio dental com frequência.

2. Problemas de saúde na boca, estômago ou garganta

Diversas condições médicas como refluxo, amígdalas inchadas e gengivas inflamadas podem ser a origem do mau cheiro na boca das crianças. Por isso é importante prestar atenção em sinais como vermelhidão nestes locais e dar ouvidos às possíveis queixas dos pequenos.
Sinusites bacterianas, diabetes, insuficiência renal, problemas no fígado e câncer de boca também têm a halitose como um dos sintomas. Caso haja suspeita de uma doença silenciosa ou invisível, consulte o médico da família para orientações sobre abordagens e tratamentos.

3. Uso de chupetas ou hábito de chupar o dedo

O hábito de chupar o dedo e o uso constante de chupetas é outro inimigo do hálito fresco nas crianças, especialmente nos bebês. Isso porque os dois podem acumular sujeira e até restos de comida que, em contato com as bactérias, podem causar mau cheiro.
O uso da chupeta e da mamadeira costuma ser desencorajado a partir de um ano e meio até os três. Como isso nem sempre é possível, o ideal é que os pais estejam atentos ao estado destes itens e façam a troca sempre que notarem descoloração ou aspecto desgastado.

4. Desidratação ou fome

A saliva é uma aliada poderosa na eliminação de bactérias que causam o mau hálito. Por isso, quando a boca das crianças fica seca, a probabilidade de a halitose dar as caras é ainda maior. Para evitar a desidratação, deve-se oferecer água com frequência e incentivar que os pequenos tomem mesmo sem sede.

A fome é outro fator que agrava o cheiro ruim na boca. Isso porque permanecer longos períodos em jejum estimula a queda de glicose no sangue, chamada de hipoglicemia, que contribui para o quadro. A solução neste caso é criar uma rotina de alimentação regular e incentivar a escovação após cada refeição.

5. Ingestão de alimentos com odores fortes

Alho, cebola, peixes, laticínios, azeitonas, repolho, couve, embutidos e café são alguns dos alimentos e bebidas responsáveis pela presença do odor pungente na boca das crianças. Estas comidas podem produzir mau cheiro até mesmo depois de ingeridas e são perceptíveis no hálito horas depois das refeições.

Como boa parte destes ingredientes são ricos em nutrientes, é interessante optar pela redução deles na dieta, mas nunca pela eliminação. Uma dica é não os misturar em uma mesma refeição. Uma boa escovação também ajuda na eliminação de eventuais resíduos entre os dentes e a gengiva.

Rodrigo Sakuma é diretor membro da Associação Brasileira do Cirurgião Dentista - seção Paraná. Proprietário da Clínica Sakuma, é entusiasta de produtos bucais inovadores como a espuma anticárie Magic Bubble e a Magic Brush, escova dental com dosador. Como profissional da área, visa a mudanças de hábitos de higiene bucal infantil.

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Amey lança coleção Bothanical no ParkShoppingBarigüi

Amey lança coleção Bothanical no ParkShoppingBarigüi

O evento acontece no dia 1º de dezembro e é aberto ao público, com coquetel e pocket show da cantora e compositora, Rê Gugli;s

A marca Amey inaugura no dia 1º de dezembro a coleção Bothanical em Curitiba. Inspirada no ar, na terra, no botânico e na água, as novas peças carregam em suas formas, muitas histórias e conexão com a natureza: “A essência dessa conexão traz a beleza da diversidade brasileira, a vivacidade da flora e dos encantos do mundo que nos cerca. Cada cor, modelagem e peça resgata a feminilidade e a força da mulher, transmitindo a liberdade de ser quem quiser”, comemora a CEO da marca, Amanda Brito.

O evento será aberto ao público e realizado a partir das 18h na Amey Experience do ParkShoppingBarigüi, com coquetel, drinks e pocket show com a cantora e compositora curitibana Rê Gugli.

Experiência de compra híbrida

Voltada para mulheres modernas, com peças atemporais que valorizam ocasião, a Amey é uma loja omnichannel, com experiência de compra realizada de diversas formas: comprar na loja e receber em casa, comprar em casa e receber na loja - o cliente determina como será o processo, quando e onde deseja receber os produtos. A marca lança quinzenalmente novas coleções, com estampas e modelos 100% exclusivos e desenvolvidos para o biotipo da mulher brasileira.

Com a loja física em Curitiba, no ParkShoppingBarigüi, a marca confirma a abertura de mais três lojas próprias e 10 no modelo de franquia para 2022, com estreia da Amey Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, já marcada para janeiro.

Moda + Tecnologia

Em todas as Amey Experience, é possível acessar as coleções em uma grande tela na entrada da loja, selecionar as peças preferidas e, em minutos, encontrá-las no provador. Além disso, após provar a peça, a experiência digital continua: além do atendimento personalizado, a cliente pode solicitar outras cores e tamanhos, opções de composições de looks e até finalizar a compra ali mesmo, com poucos cliques na tela.
Em 2021, a marca apresentou crescimento exponencial, mesmo com as restrições e períodos de lockdown causados pela pandemia da COVID-19. Para o próximo ano, serão mais duas lojas próprias, em São Paulo e Salvador, e dez operações no modelo de franquias.

Serviço:

Lançamento da coleção Bothanical – Amey

Dia 1º de dezembro, às 18h

ParkShoppingBarigui – piso superior loja 2004

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Vivalá vai expandir seu modelo de turismo sustentável para todo o Brasil até 2023

Vivalá vai expandir seu modelo de turismo sustentável para todo o Brasil até 2023

Meta é realizar expedições em todos os estados e injetar mais de R$ 1,5 milhão em comunidades tradicionais como indígenas, ribeirinhas, quilombolas e sertanejas

Quem está planejando viver uma viagem com propósito deve entender o que é o turismo sustentável. Completando 6 anos de existência, a Vivalá segue realizando seu plano de expansão que prevê atuação em todos os estados do Brasil até 2023. A organização trabalha com o turismo sustentável através de expedições em unidades de conservação, com turismo de base comunitária em conjunto com comunidades indígenas, ribeirinhas, quilombolas e sertanejas, e em programas com ou sem voluntariado em suas viagens. Desta forma, a Vivalá cria experiências únicas e extremamente autênticas, incentiva a imersão em áreas naturais e a mensagem de proteção ambiental, fortalece as economias locais com emprego e renda dignas, além de ajudar no desenvolvimento social em seus programas de voluntariado. Nos próximos dois anos o objetivo é injetar R$ 1,618 milhão nessas comunidades.

A expansão prevê ainda uma média de mais de mil viajantes por ano em expedições de turismo de base comunitária ou volunturismo, aquela que junta a vivência da viagem e voluntariado local. Até novembro de 2021, a Vivalá já atua em 7 estados, nas regiões do Norte, Nordeste e Centro-Oeste brasileiro, ou nos biomas Amazônico, Caatinga e Cerrado. Suas vivências são na Amazônia Rio Negro (AM), Amazônia Rio Tapajós (PA), Amazônia Aldeia Shanenawá (AC), Geoparque Seridó (RN), Sertão Veredas (MG), Chapada da Diamantina (BA) e Chapada dos Veadeiros (GO).

No próximo ano a Vivalá segue seu plano de expansão sempre com seu modelo em unidades de conservação e com turismo de base comunitária. “Nosso objetivo é consolidar o turismo sustentável no Brasil, aproximando as pessoas da vivência com a natureza pura em unidades de conservação, criando um grande intercâmbio cultural com as comunidades locais, e fortalecendo essas comunidades com capacitação, emprego digno e preservação ambiental.”, explica Daniel Cabrera, cofundador e diretor executivo da Vivalá.

Com vagas de expedições esgotadas até janeiro, a Vivalá lançou 50 novas vivências entre o Carnaval e o fim do ano de 2022. No final do próximo ano, a Vivalá planeja já estar atuando em 16 estados e, até o fim de 2023, ter Expedições em todos os 27 estados do Brasil.

Meta é aumentar impacto socioambiental nas comunidades

O turismo sustentável faz muito bem para quem viaja, para as comunidades que recebem e para o planeta. Os viajantes vivenciam uma integração única com a natureza e povos tradicionais, furando suas bolhas e expandindo sua consciência. As comunidades também trocam muito conhecimento, além de gerarem na maioria das vezes a renda mais relevante de suas atividades através do turismo, já o planeta, é compensado através da preservação de matas nativas, equalização de carbono e educação ambiental.

“As Expedições de Turismo de Base Comunitária atendem a uma demanda tanto das comunidades quanto dos viajantes, para uma experiência extremamente intensa e profunda.”, complementa o cofundador da Vivalá.

Com isso, a Vivalá irá gerar ainda mais transferência de renda, injeção financeira diretamente nas comunidades, preservação e valorização da cultura e dos saberes tradicionais, combate ao preconceito e quebra dos estereótipos de comunidades e povos tradicionais. A empresa social já vem trabalhando com parcerias com diversas instituições para o aumento do impacto socioambiental, incluindo Fundação Grupo Boticário, Idesam Amaz, Ambev, Parceiros pela Amazônia (PPA), além do programa global da Yunus e Youth.

“Os viajantes Vivalá querem mais do que simplesmente uma viagem divertida; querem viver uma experiência realmente autêntica, única. Ter a certeza de que, ao viajar, estarão contribuindo para a preservação da natureza e apoiando as comunidades brasileiras. Por isso, estamos trabalhando em parceria com grandes instituições e profissionais muito competentes para ampliar e acelerar os impactos positivos do nosso turismo sustentável no Brasil”, comenta Cabrera.

Descontos especiais no mês de novembro

E com o objetivo de que cada vez mais pessoas vivam esse tipo de experiência, a Vivalá, em seu 6º aniversário lançou descontos especiais que chegam a até R$ 960 por expedição. A promoção tem tempo limitado e apenas as 100 primeiras vagas de 2022 serão disponibilizadas com o preço promocional.

Os preços variam entre R$ 2.050 a R$ 4.800, a depender do destino, data e duração da Expedição. O valor inclui hospedagens, refeições, transportes a partir do ponto de encontro até o retorno ao aeroporto mais próximo, atrações do roteiro com facilitador e condutor da Vivalá sempre presente, orientação pré-viagem, seguro-viagem e kit viajante. Não estão inclusos no roteiro passagens aéreas até o destino de ponto de encontro, bebidas, compras pessoais e traslado aeroporto-hotel. Para se inscrever e ter acesso ao desconto, acesse o site da Vivalá (vivala.com.br).

Cuidados

A Vivalá atua na conscientização em relação aos cuidados de higiene que devem ser tomados para as atividades. Cada viajante, fornecedor e comunitário devem apresentar comprovante de vacinação contra a COVID-19, além de usar máscaras e álcool em gel 70%. Ao longo de toda a viagem também são disponibilizadas máscaras e álcool para reforçar os cuidados necessários. Os cuidados estão redobrados na alimentação e limpeza das hospedagens. São recomendados ainda testes para a COVID-19 antes e depois da viagem. Todos os contratos assinados com fornecedores e parceiros assumem o compromisso de que a Vivalá trabalhará apenas com viajantes vacinados e exige que todos os profissionais envolvidos estejam também com a imunização completa.

Sobre a Vivalá

A Vivalá Turismo Sustentável no Brasil surgiu em 2015 como um negócio social com a missão de ressignificar as relações das pessoas com o Brasil através do turismo sustentável, empoderando comunidades e transformando percepções. A organização é especializada em expedições em unidades de conservação com profunda interação com a natureza e imersão nas comunidades locais através do turismo de base comunitária e voluntariado. A Vivalá recebeu 8 prêmios e reconhecimentos importantes em sua trajetória, sendo convidada para compor a rede Young Leaders of Américas do departamento de estado americano em 2018, a agência mais sustentável do Brasil em 2019 pela ONU, Organização Mundial do Turismo e Braztoa, além de ter sido escolhida em 2021, pela Fundação Grupo Boticário, Aceleradora 100+ da Ambev e PPA, e da iniciativa global da Yunus & Youth para fazer parte de seus programas de aceleração. No site www.vivala.com.br é possível encontrar todos os roteiros e expedições agendadas para os próximos meses. Mais informações pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou telefone (11) 95658-5778.

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Poneilândia e UniCuritiba se unem em prol do bem-estar animal

Poneilândia e UniCuritiba se unem em prol do bem-estar animal

Estudantes do curso de Medicina Veterinária visitam a chácara aos domingos para aprimorar o conhecimento e auxiliar no cuidado com os animais

Domingo não é dia de ir para a sala de aula no UniCuritiba – instituição que faz parte da Ânima Educação, uma das maiores organizações educacionais de ensino superior do país –, mas é dia de trabalho e aprendizado para os estudantes de Medicina Veterinária que participam do projeto de extensão Saúde Única Bem-estar Animal e Social.

A cada final de semana, grupos com cinco alunos se revezam no manejo alimentar, sanitário e nos cuidados gerais dos mais de 50 animais da chácara Poneilândia, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

Além de um lago com carpas chinesas, o local tem mini vacas, lhamas, mini porcos, galinhas, gansos, marrecos, mini cabras, jabutis, pôneis, coelhos e porquinhos da índia, todos tratados como bichos de estimação junto com os cães e gatos da propriedade.

O estudante de Medicina Veterinária do UniCuritiba, Gabriel Calisário de Oliveira, organiza as visitas. “O trabalho é realizado todo domingo à tarde, sempre respeitando os protocolos de segurança contra a Covid-19. Durante as idas à chácara, cuidamos da limpeza dos recintos e da área externa, onde os animais ficam soltos durante o dia, checamos a dieta, os cuidados com a saúde, medicamentos, desvermifugação e outros serviços”, diz.

Entre os aprendizados, conta o futuro médico veterinário, está o fato de que animais não convencionais (como os que são criados na chácara) também podem ser tratados como pets. “Um dos objetivos do projeto de extensão é conscientizar a todos que os animais merecem respeito, carinho, alimentação adequada, segurança e vida digna”, ensina.

Ensaios fotográficos

Para garantir a renda necessária à manutenção da chácara, os proprietários permitem a realização de ensaios fotográficos ou a visitação com agendamento. Segundo Gabriel, os animais são mansos e encantam crianças e adultos. O telefone para informações é (41) 99288-9475.
Coordenado pela professora Fernanda Bortolotto, o projeto de extensão Saúde Única Bem-estar Animal e Social desenvolve outros trabalhos e conta com a participação de 60 estudantes de todos os períodos de Medicina Veterinária do UniCuritba. Entre as ações, o grupo compartilha com a comunidade dicas sobre saúde animal, informações sobre doenças e a agenda de palestras, cursos e grupos de estudos. Todo o conteúdo é disponibilizado no Instagram @projeto_saudeunica_unicuritiba.

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'Senta que nem moça' descomplica sexualidade e fala de empoderamento feminino

'Senta que nem moça' descomplica sexualidade e fala de empoderamento feminino

Livro de Marcela Mc Gowan chega ao Skeelo com versão em ebook

Quebrar tabus com leveza é um desafio e tanto para qualquer autor, mas principalmente para aqueles que falam sobre sexualidade, como é o caso da escritora Marcela Mc Gowan, ginecologista e obstetra, que ficou conhecida nacionalmente após participar da vigésima edição do Big Brother Brasil. Com o livro ‘Senta que nem moça’, obra disponível no Skeelo em formato ebook, Marcela traz uma linguagem leve ao falar sobre empoderamento feminino também através da sexualidade da mulher, envolvendo temas como virgindade, padrões estéticos e prazer.

O livro, publicado pela Editora Nacional, traz uma série de reflexões importantes sobre esses conceitos opressores e como o pensamento da sociedade está em transformação em relação à própria sexualidade e prazer feminino. Além da nova perspectiva apresentada pela autora, Marcela consegue trazer conhecimentos técnicos com explicações claras sobre a estrutura física da mulher. Em alguns trechos, ela conta detalhes do que acontece fisiologicamente com o corpo quando ele está diante de um estímulo sexual, por exemplo.

A obra traz conhecimento e estimula o pensamento, rompendo com ideias e julgamentos pré-estabelecidos e tudo isso com leveza. O conteúdo é uma oportunidade de autoconhecimento e transformação. “Minha vivência pessoal, a tomada de consciência que tive e estou tendo na minha vida me permitiu entender muitos mecanismos de opressão que ainda precisam ser vencidos. O fato de ter vivido muitos anos no automático, sendo só o que esperavam de mim e não o que eu queria ser, me fez entender que é preciso auxiliar para que as mulheres tomem as rédeas de suas próprias vidas”, comenta Marcela sobre a obra recém lançada.

Para celebrar a chegada da obra na plataforma, o Skeelo preparou uma ação limitada e exclusiva onde os leitores podem resgatar o ebook pelo link: www.conteudo.skeelo.app/sentaquenemmoca. O livro é uma oportunidade para todos os leitores, homens e mulheres, conhecerem mais sobre o universo feminino e do empoderamento.

Quem quiser conhecer mais sobre o Skeelo e até conferir outras obras disponíveis na plataforma é só baixar o app disponível nas lojas Apple Store e Google Play.

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