Especialista analisa impactos globais com a criação do maior pacto comercial do mundo

Especialista analisa impactos globais com a criação do maior pacto comercial do mundo

Para o professor Marcelo Godke, nova zona de livre comércio tem poder de ameaçar supremacia econômica e geopolítica ocidental

Os países da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) se uniram com Japão, China, Coreia do Sul, Austrália e Nova Zelândia e fecharam um acordo para a formação de um pacto comercial que deverá ser o maior do mundo e estar ativo a partir de 1º de janeiro de 2022. A Índia também fez parte das negociações para integrar o grupo, mas desistiu por temer que a redução das tarifas prejudicasse seus produtores.

Denominado de Parceria Econômica Abrangente Regional (RCEP), o grupo irá cobrir cerca de 30% da população mundial e do produto nacional bruto global, com a promessa de eliminar tarifas de importação sobre 91% dos bens, principalmente itens industriais Uma das características emblemáticas da parceria é que trata-se do único grande acordo de livre comércio assinado pela China.

Segundo Marcelo Godke, advogado especialista em Direito Empresarial e Societário, professor do Insper e da FAAP e sócio do escritório Godke Advogados, o acordo pode, mais uma vez, colocar o centro do poder econômico na Ásia. “Já tivemos uma ameaça do Japão nos anos 80, depois vieram os chamados Tigres Asiáticos e agora é provável que a gente veja uma aceleração do crescimento da Ásia, que vai passar para um novo patamar, tanto nos cenários econômico e comercial e até no político, porque sabemos que poder econômico atrai poder político”, analisa Godke.

Para o professor, como o acordo vai abranger uma boa parte da população e da produção industrial do mundo, deverá ter um impacto enorme, acelerando o comércio nesses países, que já contam com altas taxas de crescimento. “O acordo deve impulsionar ainda mais o posicionamento da China como potência econômica mundial, com a queda de barreiras comerciais e a retomada de um crescimento econômico acelerado. Sem dúvida, será uma zona de livre comércio importantíssima, que tem o poder, inclusive, de ameaçar a supremacia econômica e geopolítica ocidental”.

Índia como nova potência

A Índia, apesar de não fazer parte desse novo pacto, tem um acordo de livre comércio com a ASEAN. O professor chama a atenção para o fato de China e Índia serem as duas maiores populações do mundo, com mais de três bilhões de pessoas. “O crescimento populacional econômico indiano é acentuado e muitos especialistas na Europa e nos Estados Unidos enxergam a Índia como uma potência que vai bater de frente, sendo um contraponto importante com a China, alterando o atual padrão da geopolítica mundial”.

PERFIL DA FONTE

Marcelo Godke - especialista em Direito Empresarial e Societário e sócio do escritório Godke Advogados - bacharel em Direito pela Universidade Católica de Santos, especialista em Direito dos Contratos pelo Ceu Law School. Professor do Insper e da Faap, mestre em Direito pela Columbia University School of Law e sócio do Godke Advogados. Doutorando pela Universiteit Tilburg (Holanda) e Doutorando em Direito pela USP (Brasil).

Add a comment

Projeto Viva Pedreira vai oferecer atrações artísticas, gastronômicas e um parque infantil com mais de 3.000m2

Projeto Viva Pedreira vai oferecer atrações artísticas, gastronômicas e um parque infantil com mais de 3.000m2

Temporada de atividades será um novo formato de programação para o tradicional espaço de shows em Curitiba

Grandes shows, festivais, espetáculos. É assim que a Pedreira Paulo Leminski, um dos maiores símbolos culturais de Curitiba, é conhecida pela maioria da população. Pois a partir do dia 4 de dezembro o espaço vai sediar o projeto Viva Pedreira, que oferecerá, de quarta a domingo, uma programação diferenciada, voltada ao público de todas as idades. “O momento representa um recomeço e um novo capítulo na programação do espaço, com o objetivo de proporcionar um reencontro para viver pilares fundamentais do convívio como: encontros entre as pessoas, gastronomia, cultura, música, ar livre, brincadeiras para crianças, atividades radicais e espaço para pets”, explica Helio Pimentel, diretor de operações da Pedreira Paulo Leminski. O evento está sendo realizado pela produtora Criação CWB.

Um novo complexo gastronômico ao ar livre

Entre as atividades oferecidas, novas operações de gastronomia e bares serão inauguradas ao redor da grande arena, como uma unidade do Bar do Victor, com o nome Victor na Pedreira, que servirá petiscos, pratos e uma carta de vinhos e drinks em um deck com mais de 600m2. Ainda no universo dos foods and drinks, o Viva Pedreira lança o Lagô, um lounge bar de frente para o lago que abrigará o Mozza X, com burratas da rede Mozzarellart e outras delícias, a Gioia, pizzaria com fermentação natural, o Fusco, com culinária argentina, além do winebar Vino! e do bar de drinks especiais, Bitter End.

O icônico palco da Pedreira também vira um espaço de convivência para o público com o nome de Pedreira Stage. O espaço revitalizado recebe dois ambientes para os amantes de drinks e burgers especiais: o Like a Stone, com uma pegada mais rock’n’roll com operação sobre o palco, e o Quem Não Gosta de Samba?, que traz o samba de raiz como tema e atenderá o público na arena. O Pedreira Stage ainda será um espaço destinado para eventos especiais com até 2.500 de pessoas.

Um mundo de 3.000m2 lúdico para os pequenos

Além de operações voltadas ao público adulto, o projeto também oferecerá às famílias o Pedreira Encantada, um espaço kids com 3 mil m², totalmente ao ar livre e onde a criançada poderá brincar com um navio pirata em tamanho real, uma montanha russa, trenzinho, entre outras atividades lúdicas e oficinas especiais. Para garantir a segurança, todo o espaço contará com o auxílio de monitores. O espaço ainda oferecerá local para as famílias sentarem e uma área de alimentação dedicada aos pequenos.

Para participar do Pedreira Encantada, será cobrado um ingresso de R$35,00 referente ao período de 1 hora.

Circuito de atrações radicais para iniciantes e profissionais

Para quem gosta de aventura, a temporada de atividades contará com uma tirolesa que cruza a arena de shows, e um brinquedo chamado Pêndulo, que é um balanço em queda livre a mais de 15m de altura do chão. Os paredões de pedra que rodeiam a arena da Pedreira também serão transformados em atração, onde será possível realizar rapel e escalada com trajetos para iniciantes e profissionais.

Os ingressos para cada atração radical serão cobrados à parte, no valor de R$35,00 cada. Ainda, haverá ofertas de um combo com valor especial para quem quiser aproveitar todo o circuito.

Música e cultura a todo tempo

Seja de dia ou no período da noite, a música faz parte da história da Pedreira Paulo Leminski e não poderia ficar de fora do projeto. Pensando nisso, o Viva Pedreira contará com três palcos acústicos nos pontos gastronômicos com apresentações simultâneas de bandas locais. Cada palco homenageará grandes expoentes da história da música: o Palco Aretha Franklin, Palco Cartola, Palco Elis Regina e Palco Robert Johnson, além de pílulas surpresas de intervenções artísticas.

“A ideia é que a Pedreira seja a praia do curitibano. Essa temporada de atividades acontece até março de 2022 e realmente quer proporcionar ao público uma experiência diferenciada em todos os ambientes. O mais bacana é que teremos atividades para todas as faixas etárias, ampliando muito as possibilidades. Importante lembrar que, para que todas as atividades sejam oferecidas com segurança, todos os protocolos no que diz respeito à pandemia serão cumpridos com rigor”, reforça Helinho.

O Viva Pedreira ainda abrigará um espaço para receber o público que deseja estar mais livre enquanto curte o dia ou a noite na Pedreira, com spa pet da rede Doc.G e locais para descanso na arena. Para conhecer o novo espaço, será cobrada uma entrada no valor de R$15,00 a inteira e R$ 7,50 a meia-entrada, sendo que moradores de Curitiba e Região tem o desconto garantido, bastando comprovar residência. O Viva Pedreira funcionará de quarta a quinta, das 17h às 23h, sexta, das 17h às 01h, sábado e feriados das 10h às 23h e domingo das 10h às 20h.

Serviço:

Projeto Viva Pedreira

Inauguração: 4 de dezembro 2021

Funcionamento: de 04 dezembro de 2021 a março de 2022

Horário de funcionamento:

Quartas e quintas das 17h às 23h

Sextas, das 17h às 01h

Sábados, das 10h às 01h

Domingos, das 10h às 20h

Ingressos:

- Entrada Viva Pedreira: R$15,00 inteira e R$7,50 meia-entrada (meia válida mediante comprovação para moradores de Curitiba e RMC, crianças entre 05 e 11 anos, estudantes e professores com mais de 60 anos, pessoa com deficiência e acompanhante, doadores de sangue e jovens com baixa renda que possuam CadÚnico)

- Ingresso Pedreira Encantada: primeira hora R$35,00 e a cada hora extra R$25,00

- Tirolesa, Pêndulo, Escalada e Rapel: ingresso à parte de R$35,00 para cada atração ou Combo Aventura com valores especiais.

Como comprar os ingressos:

Os ingressos podem ser adquiridos no local, nas bilheterias oficiais.

Mais informações: Instagram @pedreirapauloleminski

 

Add a comment

Ação inédita de Natal sorteia um apartamento em Londrina (PR)

Ação inédita de Natal sorteia um apartamento em Londrina (PR)

Parceria entre construtora Yticon e Boulevard Shopping Londrina vai premiar comprador com um imóvel de 51 metros quadrados do empreendimento Carpe Diem Downtown

A chegada das festas de fim de ano de 2021 deve refletir diretamente na retomada da economia no país, sobretudo com as compras de presentes aos familiares e amigos. Tanto é que muitos são os estabelecimentos que já lançaram campanhas com premiações e sorteios. Porém, uma ação inédita em Londrina, uma parceria da construtora Yticon (pertencente ao Grupo A.Yoshii) com o Boulevard Shopping Londrina, promete ser um case de sucesso, pois vai sortear um apartamento. A escolha da premiação levou em conta a contribuição que o empreendimento já está apresentando na expansão imobiliária da região Leste e à melhoria contínua do seu entorno, uma das áreas mais antigas da cidade de Londrina (PR) e região que, nos últimos dez anos, passou por um intenso processo de revitalização e recebeu investimentos de vários setores, sobretudo o imobiliário, no Marco Zero, ponto histórico da cidade.

O apartamento sorteado será do empreendimento Carpe Diem Downtown, com 51 metros quadrados privativos, que será entregue em fevereiro de 2022. O residencial está em fase final de acabamento em um terreno de quase 7 mil metros quadrados, localizado atrás do shopping, onde estão sendo construídos outros dois empreendimentos, o Sunny Downtown (que ficará pronto em junho de 2024) e o Venice Downtown (que tem previsão de entrega em fevereiro de 2025). No total, serão investidos mais de R$ 100 milhões pela construtora, somando as três obras, que aliás, possuem fácil acesso ao Boulevard Londrina Shopping, Hotel Ibis e futuro Teatro Municipal de Londrina e Centro de Convenções, além da rápida ligação com o centro da cidade. O Carpe Diem Downtown foi um sucesso de vendas no lançamento e não possui mais unidades para venda. No entanto, os empreendimentos Sunny Downton e Venice Downtown ainda têm algumas unidades disponíveis.

Sorteio

Para concorrer ao sorteio do apartamento, os clientes poderão trocar cupons de compras realizadas nas lojas e quiosques do shopping datados desde o dia 6 de novembro, no valor de R$ 400 por um número da sorte. As compras efetuadas durante a Black Week, de 22 a 28 de novembro, valerão cupons em dobro. As notas fiscais devem ser previamente cadastradas no site boulevardlondrinashopping.com.br/promoções. O apartamento já será entregue em fevereiro de 2022 ao novo morador, que poderá usufruir da estrutura em seguida.

Empreendimento

O Carpe Diem terá duas torres (cada uma contará com térreo e mais 14 andares) com oito apartamentos por andar. O empreendimento possui três opções de plantas: dois quartos e um banheiro (51 metros quadrados); três quartos, sendo uma suíte (64 metros quadrados); e dois quartos, sendo uma suíte mais sala estendida (64 metros quadrados). A área de lazer contará com piscinas adulto e infantil, espaço gourmet, mini quadra, playground, espaço fitness, churrasqueiras e bicicletário. Além disso, o Carpe Diem também vai oferecer espaços compartilhados, como lavanderia e coworking, uma tendência de economia compartilhada nos condomínios que facilita a vida dos moradores.

Parceria

Segundo Bruno Borghesi, coordenador de marketing da Yticon, a ação inédita faz parte de um projeto de retomada da economia da cidade com vários setores. “Esta é uma região em que a Yticon vem investindo com empreendimentos nos últimos anos. Já temos três obras entregues na região e, as próximas três do complexo, serão entregues em 2002, 2023 e 2024. Não temos dúvidas de que essa é uma área que terá ainda mais valorização, seja pelos investimentos comerciais e residenciais, mas, também, pelos investimentos da administração pública que, em maio deste ano, entregou as obras do projeto Arco Leste, uma das mais importantes e aguardadas das últimas décadas em Londrina, que liga o Centro à região Leste. Há pouco mais de um ano, o local também recebeu o viaduto da Avenida Dez de Dezembro, fundamental para o fluxo do trânsito e ligação entre o Norte e Sul da cidade”, destaca.

Sobre a Yticon Construção e Incorporação

A Yticon é uma construtora e incorporadora que atua há mais de dez anos nas cidades de Londrina, Maringá e Cambé, no Paraná, e Presidente Prudente, em São Paulo. A empresa do Grupo A.Yoshii desenvolve empreendimentos econômicos, localizados em regiões de potencial valorização, especialmente para quem quer conquistar o primeiro imóvel. A Yticon já construiu mais de 5 mil unidades, todas entregues rigorosamente no prazo, somando mais de 500 mil metros quadrados de área construída. Mais informações: www.yticon.com.br.

Sobre o Grupo A.Yoshii

Fundado há mais de 55 anos, o Grupo A.Yoshii já construiu mais de 2 milhões de metros quadrados do Sul ao Nordeste do Brasil, entre obras industriais, edifícios corporativos e residenciais, escolas, universidades, teatros e centros esportivos. É composto pela A.Yoshii Engenharia, com sólida atuação em construções de edifícios residenciais e comerciais de alto padrão em Londrina, Maringá, Curitiba e Campinas; pela Yticon Construção e Incorporação, que realiza empreendimentos econômicos, localizados em regiões de potencial valorização em municípios do Paraná; e pelo Instituto A.Yoshii, voltado para a inserção social e a democratização cultural. Além disso, atua em Obras Corporativas, atendendo grandes corporações em suas plantas industriais, nos mais variados segmentos da economia, como papel e celulose, alimentício, químico, agronegócio, energia, assim como usinas sucroalcooleiras, centros logísticos, plantas automobilísticas, entre outros. Mais informações: www.ayoshii.com.br.

Sobre o Boulevard Shopping Londrina

Inaugurado em maio de 2013, o Boulevard Shopping Londrina possui 48,1 mil metros quadrados de ABL (Área Bruta Locável) e conta com 214 operações, entre elas 14 âncoras, 153 satélites, 05 restaurantes, 28 fast-foods, Verona Gourmet Supermercado, 7 salas de cinema (Cinemark) e 02 áreas de lazer e entretenimento (Magic Games e Espaço Kid’s Life). O estacionamento dispõe de 2,4 mil vagas, sendo 1,8 mil cobertas. Em novembro de 2014, o Boulevard Shopping Londrina foi o primeiro shopping da região Sul do país a receber a certificação ISO 14001 do seu Sistema de Gestão Ambiental. Em 2018 recebeu a certificação ISO 45001, referência atualizada em Saúde e Segurança no Trabalho, sendo reconhecido com boas práticas na área desde 2014.

Sobre a Aliansce Sonae Shopping Centers

A Aliansce Sonae é a líder nacional no setor de shopping centers e a maior administradora do país. A companhia está presente nas cinco regiões brasileiras e tem um portfólio de 39 shoppings, com participação em 27 empreendimentos e a administração de 12 shoppings de terceiros.

Add a comment

Starbucks chega ao Jockey Plaza Shopping

Starbucks chega ao Jockey Plaza Shopping

O shopping já recebeu 22 novas operações no segundo semestre de 2021 e tem mais 14 aberturas confirmadas para os próximos dois meses

A terceira loja em Curitiba da cafeteria Starbucks inaugurou ontem no Jockey Plaza Shopping. Localizada no piso L1, a nova loja segue o padrão da marca no país, que tem produtos exclusivos como o Starbucks Frappuccino de brigadeiro, pão de queijo, coxinha de frango - sabores e produtos gastronômicos que fazem parte da identidade nacional. A marca serve também chás, sucos e comidas rápidas, como sanduíches, saladas, salgados e pequenos doces, além dos já famosos cafés especiais de produtores do mundo todo.

Com o Starbucks, o Jockey Plaza Shopping soma, ao todo, 36 novas operações apenas no segundo semestre de 2021. “Com o avanço da vacinação, fim das restrições e crescimento do varejo, a expectativa do shopping é crescer 35% nas vendas em relação ao ano passado e 25% em relação ao segundo semestre de 2019, ano de abertura do empreendimento”, afirma o superintendente do Jockey, Daniel Bueno. As vendas do segundo semestre são impulsionadas por datas marcantes para o varejo, como o Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday e Natal.

Somente no segundo semestre deste ano, o shopping recebeu a Xangai, Cia do Terno, Beagle, Kowala, No Pé Calçados, Mobo, Will Vest, Óticas Chili Beans, Noel, Kids Park, Florenza, Kim Store, Restonic Colchões, Prata e Arte, Califórnia, Hope, Lilac e Polo Club. A gastronomia ganhou o internacional KFC, além da primeira loja em shopping da Doffee, especializada em donuts, e o Moça Doce Café.

Para dezembro, será a vez da Detroid, Curitiba Air Soft, Botoclinic, Belived, Sansung loja, J Canedo, Baruj Relogios e a World Tennis. O Instituto de Neurologia de Curitiba (Hospital INC) também inaugura uma filial, com estrutura para serviços de saúde de alta complexidade no estabelecimento. Com previsão de inauguração até janeiro de 2022 estão o restaurante de comida indiana Yummy 36, The Coffee, Milky Moo, Vestiário e M1Motors.

As inaugurações de novembro, dezembro e janeiro correspondem a 12% da área bruta locável (ABL) do Jockey, com aproximadamente 6.133 metros quadrados de novas operações.

O Jockey Plaza Shopping fica no Tarumã, na Av. Victor Ferreira do Amaral, 2633, e funciona de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos das 14h às 20h. Horário diferenciado para alimentação de segunda a domingo, das 11h às 22h.

Sobre o Jockey Plaza Shopping

Inaugurado em junho de 2019, o Jockey Plaza Shopping possui mais de 200 mil m² de área construída, com 400 operações, sendo 28 opções na praça de alimentação, além de um boulevard gastronômico com vista panorâmica para a pista de corridas do Jockey Club do Paraná. O empreendimento conta ainda com oito salas de cinema Cinépolis e espaços para jogos e lazer, que tornam o local ainda mais completo. Com um vasto mix de lojas e serviços, é um shopping que se propõe a atender de forma democrática todos os seus perfis de público. O projeto arquitetônico prioriza espaços amplos, iluminação natural e muita área verde, e busca ressignificar o lazer, remetendo o local a uma extensão de um espaço externo. O Jockey Plaza Shopping é um empreendimento do Grupo Tacla Shopping, Casteval, Paysage e GRCA.

www.jockeyplaza.com.br 

Add a comment

Café Cultura lança menu de Verão com opções de smoothies e cold coffees

Café Cultura lança menu de Verão com opções de smoothies e cold coffees

De olho na temporada de calor, a rede de cafeterias, que conta com dezenas de unidades pelo país, aposta em bebidas saborosas, criativas e refrescantes

O verão cada vez mais próximo é convidativo para experimentar as novidades do Café Cultura. A rede catarinense, presente em 13 cidades brasileiras, acaba de lançar um cardápio exclusivo de bebidas para a temporada, com receitas inovadoras e saborosas. Smoothie, cafés gelados e shot concentrado são as pedidas ideais para aproveitar os dias quentes.

Dois cafés gelados ganham destaque no menu de verão, ambos preparados com leite Naveia, um leite vegetal à base de aveia, vegano e sem lactose. O Cold Coffee Ginger é preparado com uma dose de espresso, leite Naveia, xarope de baunilha, espuma de gengibre e gelo (R$ 23). Enquanto o Cold Coffee Frutas Vermelhas combina o leite e a dose de espresso com framboesa, mirtilo e calda de chocolate, além do gelo (R$ 23).

Um novo sabor de smoothie se une aos já tradicionais da rede. É o Smoothie Manga e Gengibre, elaborado com leite Naveia, manga, gengibre e banana (R$ 23). Já os shots do Café Cultura, pequenas doses concentradas que buscam aumentar a imunidade, ganham o Shot de Espirulina: suco de limão com gengibre ganham uma dose da espirulina, um suplemento dietético à base de microalgas ricas em proteínas, vitaminas e antioxidantes. Essa novidade sai a R$ 8.

Clássicos

As novidades complementam o menu do Café Cultura, que apresenta variadas pedidas em bebidas geladas. Uma delas é o Cold Brew, café extraído a frio em lento processo que resulta em uma bebida mais leve, adocicada e com menos acidez. Pode ser servida em garrafa e um copo com gelo (R$ 18) ou com leite gelado, o Cold Brew Latte (R$ 20). Fãs de sabores doces podem aproveitar os Frappès Cultura, preparados com dose de espresso e base para frappè, nos sabores Cookies & Cream (com bolachas de chocolate, calda de chocolate e chantilly), ou Salted Caramel (com caramelo salgado, leite e chantilly), a R$ 23 cada.

A rede Café Cultura está presente nas cidades de Florianópolis (SC), Balneário Camboriú SC), São José (SC), Criciúma (SC), Tubarão (SC), Jaraguá do Sul (SC), Porto Alegre (RS), Canoas (RS), Curitiba (PR), Caxias do Sul (RS), Rio de Janeiro (RJ), Blumenau (SC) e Londrina (PR). Para mais informações, acesse o site www.cafeculturabrasil.com.

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos