Juiz do trabalho diz onde os empregadores mais erram

Juiz do trabalho diz onde os empregadores mais erram

Em palestra virtual gratuita, o magistrado Marlos Melek vai esclarecer as dúvidas da Reforma Trabalhista

Como melhorar as relações de trabalho em aproximadamente 500 mil condomínios brasileiros e evitar o nascimento de uma ação judicial? Esse é o tema central da palestra “Onde os empregadores mais erram” que o juiz federal do trabalho Marlos Melek vai abordar amanhã (dia 22), às 18h30, durante o 1º Meeting de Administração Condominial.

O evento – inédito no país - é organizado pela Associação das Administradoras de Condomínios do Estado do Paraná (AACEP) e as inscrições gratuitas já podem ser feitas pelo www.e-inscricao.com/aacep/meetingaacep

Segundo o magistrado - que já proferiu mais de mil sentenças, foi membro da comissão de redação final da Reforma Trabalhista de 2017 e escreveu quatro livros - o maior erro dos empregadores envolve a questão da terceirização e da pejotização.

“A nova lei permite a terceirização de qualquer atividade, inclusive da atividade-fim. Contudo, as empresas entenderam isso de maneira equivocada. É possível sim a terceirização, mas não a pejotização”, explica Melek.

Diferenças

Enquanto na primeira modalidade o funcionário terceirizado é contratado via CLT por outra empresa e possui todos os direitos trabalhistas assegurados (férias, 13º salário, FGTS dentre outros), na segunda, ele é contratado via empresa criada para disfarçar uma relação de emprego, com objetivo de não arcar com os encargos trabalhistas.

Outros “campeões” de processos judiciais envolvem o intervalo intrajornada - período de repouso e alimentação destinado à proteção da saúde física e mental do trabalhador – e os acordos ou convenções coletivas de trabalho, que devem ser feitos por escrito.

Excessos

Segundo Melek, a infinidade de normas e armadilhas ocultas na legislação brasileira podem ocasionar os mais variados problemas na Justiça.

Além disso, outro complicador reside no fato de que a nova lei trabalhista teve alterações em 209 dispositivos – o que dificulta a vida de qualquer empregador que não consegue saber de todos os detalhes e cuidados a serem feitos.

“Isso vale para uma prestação de contas do síndico, a responsabilidade civil de um morador que derrubou um vaso de flor e machucou alguém, problemas com vizinhos, controle de ponto; tudo vai parar nos tribunais”, explica.

Entre outros itens trabalhistas que serão mencionados na palestra do juiz federal estão a contratação, remuneração, equiparação salarial, danos morais, registro da Carteira de Trabalho e Previdência Social e convenção coletiva.

Pequenas dicas evitam grandes condenações

A AACEP representa mais de mil condomínios em todas as regiões paranaenses e atua para profissionalizar cada vez mais as atividades e o segmento. Segundo informações da Receita Federal, existem cerca de 500 mil condomínios registrados na base de dados. Só em Curitiba e Região Metropolitana são cerca de dez mil.

A entidade organizou o congresso virtual para esclarecer as principais dúvidas e debater os rumos da vida e da administração de condomínios no cenário pós pandemia – seja para o síndico, administrador, conselheiro, contador, prestador de serviço ou mesmo aqueles que residem nesses ambientes coletivos.

“Faço o convite para que todos do ramo condominial participem deste encontro virtual. Trarei pequenas dicas que evitam grandes condenações na Justiça, que facilitam os trabalhos dos gestores e proporciona mais segurança a todos os envolvidos”, finaliza Marlos Melek – cujos livros podem ser encontrados no site www.estudoimediato.com.br

Serviço:

O que: Palestra “Onde os empregadores mais erram” com o juiz federal do trabalho, Marlos Melek

Quando: Amanhã (Dia 22 de setembro), às 18h30

Onde: Transmissão pelo YouTube

Quanto: As inscrições gratuitas já podem ser feitas pelo www.e-inscricao.com/aacep/meetingaacep

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Festival de Carne de Onça chega à quinta edição

Festival de Carne de Onça chega à quinta edição

Evento comemora 5 anos do petisco como patrimônio cultural imaterial de Curitiba

Servida na maioria dos bares e botecos curitibanos, a famosa Carne de Onça é tradição há mais de 80 anos. A receita leva carne bovina crua (não é do felino, ninguém precisa se preocupar!), servida sobre fatias de broa e coberta de cebola e cebolinha. O prato está completando cinco anos como Patrimônio Cultural Imaterial de Curitiba e para comemorar a data, a Curitiba Honesta, portal de gastronomia que realizou as pesquisas para elevar o prato a patrimônio, promove a quinta edição do Festival de Carne de Onça, de 21 de setembro a 10 de outubro. Participam 30 bares da cidade, servindo suas versões para o tradicional petisco ao valor fixo de R$ 19 a porção.

Segundo Sergio Medeiros, editor do portal Curitiba Honesta, “o objetivo do festival é principalmente ajudar o setor de gastronomia em sua retomada e cada vez mais fortalecer a carne de onça como nosso patrimônio cultural”. A Curitiba Honesta realiza anualmente vários festivais gastronômicos, entre eles também o Festival do Pão com Bolinho (também muito típico da cidade), Circuito do Sanduíche, Festival do Pêéffe e Circuito de Pizzas.

A Carne de Onça lembra três receitas internacionais muito conhecidas: o Hackepeter alemão, o Steak Tartare francês e o Quibe Cru libanês. Porém, como é servido em Curitiba, é algo próprio da cidade. A iguaria curitibana é feita da seguinte forma: uma fatia de broa preta, coberta com carne bovina moída (normalmente patinho), cebola branca cortada fininha, cebolinha verde picada, temperada com sal, pimenta do reino e regada com bom azeite de oliva extravirgem. No Festival, cada cozinheiro traz sua versão, com temperos e ingredientes que agregam sabores, mas tem tirar a essência do prato.

O 5º Festival de Carne de Onça tem o patrocínio da Gold Food Service, Roots Cerveja Artesanal e o Apoio do Instituto de Turismo de Curitiba, Curta Curitiba e Abrasel-PR.

Origem da “Carne de Onça”

A carne de onça tornou-se Patrimônio Cultural e Imaterial Curitiba em setembro de 2016. A pesquisa e encaminhamento foram feitos por Sérgio Medeiros, um entusiasta da gastronomia curitibana. Na pesquisa, Medeiros descobriu a verdadeira história da carne de onça.

Na década de 40, existia um time que foi várias vezes campeão paranaense, o Britânia. Seu diretor era o Cristiano Schimidt. Além do time, ele era dono de um bar na Marechal Deodoro, chamado Toca do Tatu – seu apelido. Para comemorar as vitórias do Britânia, o Schimidt, que não pagava bicho, fazia uma baciada de carne crua e colocava sobre fatias de broa, junto com cebola branca e cebolinha picadas, e servia para os jogadores. Um belo dia, Duia, o goleiro, reclamou: “Poxa, Schimidt, você só serve essa carne aí que nem onça come!”. Pronto! Estava criado o nome do petisco que todos os clientes da Toca do Tatu começaram a pedir e que hoje é servida nos bares da cidade.

Participantes

Confira os participantes do 5° Festival de Carne de Onça de Curitiba

• A Ostra Bêbada

• Academia das Cervejas

• Armazém Santa Ana

• Bar do Dante

• Barbaram

• Baroneza

• Bodesza

• Brasil Craft Food

• Burguer Bar

• Canabenta

• Cartolas

• Charles Burguer

• Dom Cervantes

• Green Gate

• Hamburgueria Água Verde

• Hamburgueria das Américas

• Jabuti

• Jackson Assados

• Maia Box & Oba Gastronomia

• Mas Será o Benedito?

• Mavy Pub – São José dos Pinhais

• Mavy Pub Mondri – São José dos Pinhais

• Quermesse

• Quintal 68

• Rancho da Joaninha (delivery)

• Silzeus

• The Barbecue

• Ushuaia

• Wit Bar

• Zeppe Focacceria

Para conhecer todos as receitas e endereços, basta acessar o site www.curitibahonesta.com.br

Serviço:

5° Festival de Carne de Onça de Curitiba

De 21 de setembro a 10 de outubro de 2021

#festivaldecarnedeonça

Informações: www.curitibahonesta.com.br

Instagram @curitibahonesta

Facebook: https://www.facebook.com/curitibahonesta

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UltraCoffee e isotônico Jungle garantem energia no pedal para os competidores da L'Étape Brasil by Tour de France

UltraCoffee e isotônico Jungle garantem energia no pedal para os competidores da L'Étape Brasil by Tour de France

Reforçando o seu compromisso de cuidar da saúde de esportistas atletas e amadores, as marcas vão garantir energia e disposição para a conclusão da prova

Jungle, que é o primeiro isotônico 100% natural e orgânico, e o recém-lançado suplemento à base de café, o UltraCoffee, vão marcar presença na maior e mais tradicional competição de ciclismo do mundo. O L'Étape Brasil by Tour de France chega em sua sétima edição, em Campos do Jordão, entre os dias 24 e 26 de setembro, e os ciclistas poderão contar com o compromisso de ambos para manter os níveis de energia e hidratação até o final da prova garantindo, consequentemente, os melhores resultados.

Durante toda a competição, os participantes terão a oportunidade de conhecer um pouco mais do propósito de ambas as marcas, que é oferecer uma bebida livre de componentes nocivos para a saúde, como os aditivos artificiais e nutrientes isolados provenientes de origem sintética que são comuns na composição de outras bebidas, podendo comprometer o desempenho físico. Tanto Jungle quanto UltraCoffee terão ativações no Centro de Eventos André Franco Montoro, em Campos do Jordão, que será o novo local do Village do L'Étape Brasil by Tour de France. A abertura dos portões será na sexta-feira (24), a partir das 12h. No dia seguinte, no sábado (25), o Village funcionará das 9h às 22h. O novo local fica no bairro Abernéssia e substituiu o Parque do Capivari, que sediou a concentração dos ciclistas nos últimos três anos e, agora, está em reforma.

“Estamos cada vez mais focados em apoiar diferentes modalidades esportivas. O isotônico Jungle e o UltraCofee já vinham investindo em múltiplas ações, com atletas, espaços e atividades, no movimento de atrair a atenção para que mais pessoas queiram ingressar em alguma atividade física. O L'Étape Brasil by Tour de France é a principal prova de ciclismo amador que mobiliza atletas de todos os estados do Brasil e de outros países para viver uma experiência única no esporte. Estamos felizes com esta parceria”, comemora Rodrigo Carvalho, sócio da Positive Brands, empresa responsável pela marca.

Atualmente, o isotônico e o suplemento natural podem ser encontrados nos cerca de 25.000 pontos de venda espalhados pelo país, além da loja virtual.

PROTOCOLOS DE HIGIENE E SEGURANÇA

A organização do L'Étape Brasil by Tour de France seguirá tomando as medidas sanitárias e de prevenção necessárias para dar mais segurança a todos em relação à pandemia de COVID-19.

O percurso será 100% fechado para o trânsito de veículos durante o L'Étape Brasil. Os atletas ainda vão contar com motos de apoio, ambulâncias, helicóptero e oficiais de pistas, além de pontos de hidratação, alimentação, apoio mecânico fixo e veículos para suporte espalhados pelo percurso.

Sobre Positive Brands

Somos uma plataforma de marcas com propósito, ou seja, buscamos atingir lucros e ser referência em nossos nichos de mercado, que mantêm um forte compromisso de preservação do bem estar do planeta. Estamos alinhados com as novas maneiras de produção e somos convictos de que é possível crescer e se destacar sendo responsáveis, conscientes e comprometidos para diminuir ao máximo os danos causados na produção de nossos produtos. Acreditamos que empresas podem crescer com responsabilidade e ética, prezando pela sustentabilidade, pela valorização dos seus colaboradores e do meio ambiente, gerando um ciclo virtuoso de impacto positivo no mundo. Temos em nosso DNA o compromisso de levar ao consumidor produtos naturais, sem aditivos ou conservantes, e trabalhamos para reduzir ao máximo nossas emissões de carbono e lixo.

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Queda acentuada de cabelos preocupa pacientes com covid-19

Queda acentuada de cabelos preocupa pacientes com covid-19

Perda de fios pode chegar a 50% da cobertura capilar. Dermatologistas indicam rapidez no diagnóstico para tratamentos com melhores resultados

A queda de cabelos em pacientes acometidos pela Covid-19 tem levado homens e mulheres de todas as idades aos consultórios de dermatologia. “Nos últimos três meses, observamos um aumento de 80% nos atendimentos de casos de alopecia associados à doença”, afirma a dermatologista Anelise Dutra. A perda de fios, que pode chegar a 50% da cobertura capilar em decorrência de uma Covid longa, está associada a duas formas de queda acentuada de cabelo já conhecidas da medicina: o eflúvio telógeno e a alopecia areata.

A médica Anelise Dutra explica que o eflúvio telógeno é caracterizado pela interrupção do crescimento do cabelo e tem como consequência a queda do fio. “Na alopecia areata, as quedas configuram rodelas no couro cabeludo”, diz.

Pesquisas realizadas por universidades dos Estados Unidos, do México e da Suécia destacam entre os cinco sintomas mais comuns da Covid prolongada a perda de cabelo. Em um universo de 48 mil pacientes avaliados, a queda dos fios representa 25% dos casos.

O dermatologista Dário Rosa observa que um corpo debilitado pela Covid-19 busca priorizar as funções vitais do organismo. “Há um trabalho focado no coração, nos rins e em outros órgãos que são fundamentais à manutenção da vida”, afirma. Neste empenho coordenado, explica o médico, os cabelos, ficam em segundo plano.

Um grupo de estudiosos da Universidade Sapienza de Roma (Itália) associa a queda de cabelos a vários fatores. Os pesquisadores destacam, porém, a atuação do novo coronavírus para provocar uma reação autoimune contra os folículos capilares ao criar um ambiente inflamatório que abala o sistema imunológico do paciente.

Em geral, os pacientes que se recuperam da Covid-19 começam a perceber a queda dos fios em volume bem maior que o normal até três meses depois da infecção pelo novo coronavírus. “Em alguns casos, a perda de cabelos atinge até 50% da cobertura capilar”, diz Anelise. “Quando as pessoas passam a notar a queda de cabelos, o processo já está acelerado”, completa a dermatologista.

Embora haja maior atenção dos pacientes quanto à queda de cabelos associada à Covid-19, para os dois especialistas é fundamental que as pessoas procurem tratamento o quanto antes. No consultório, o dermatologista vai solicitar uma série de exames para detectar, entre outros fatores, alteração da tireóide e deficiências vitamínicas. “O tratamento pode caminhar por reposição de polivitamínicos ou proteínas para formar queratina no cabelo”, afirma Dário Rosa. Medicações e procedimentos que estimulem o crescimento dos fios também fazem parte do protocolo.

Tanto o eflúvio telógeno quanto a alopecia areata evoluem de acordo com a condição de saúde de cada paciente. “E há uma preocupação muito grande entre nós, dermatologistas, por não sabermos como as novas variantes do vírus vão se comportar”, afirma Anelise Dutra. “Como cada caso é um caso, apenas um diagnóstico médico preciso vai definir o tratamento mais indicado e os melhores resultados”, finaliza Dário Rosa.

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Kur My Home Spa tem agora um Clube de Assinaturas

Kur My Home Spa tem agora um Clube de Assinaturas

Batizada de Kur Box, clientes de todo o país podem receber produtos full size e com a curadoria de quem está há quase quatro décadas cuidando do bem-estar e da saúde

A Kur My Home Spa (novo nome da Kur Cosméticos), marca gaúcha que reúne a tradição alemã com a inspiração das terapias praticadas no Kurotel – Centro Contemporâneo de Saúde e Bem-Estar – está lançando uma nova maneira dos clientes experimentarem sua linha cosmética para rosto, corpo, cabelos, terapias, perfumaria, casa e alimentação saudável: a Kur Box.

A Kur Box é um clube de assinaturas que traz quatro opções para homens e mulheres praticarem o autocuidado onde estiverem, com a qualidade e experiência de um spa médico:

• Kur Box Skincare – três produtos cosméticos para a rotina de cuidados com a pele, R$ 350;

• Kur Box My Home Spa – produtos da linha gourmet saudável (espumante não alcoólica, chocolate saudável e chás) e perfumaria para casa, como velas e aromas, R$ 350;

• Kur Box Masculina – três produtos para homens que priorizam o cuidado e o bem-estar, R$ 300;

• Kur Box Gestante – três produtos selecionados com todo o carinho para as futuras mães, R$ 300.

Se o objetivo inicial é conhecer os produtos antes de partir para as embalagens de tamanho original, a versão Kur Box Tester (R$ 69) traz os produtos cosméticos em tamanho “travel size”, o que facilita também na hora de arrumar a nécessaire de viagem.

“As caixas principais contêm produtos em tamanhos originais, diferentemente de muitos clubes de assinatura que priorizam as amostras. Além da seleção especial de produtos Kur, sempre incluiremos alguns benefícios ou brindes de nossas marcas parceiras”, afirma Rochele Silveira, diretora da Kur My Home Spa.

É possível optar por assinatura a partir de 3 meses, sem burocracia, tudo através do site: https://www.kurmyhomespa.com.br/kur-box . Neste mês de lançamento para as pessoas que fizerem a assinatura da Box a Kur presenteará os 100 primeiros clientes com 1 mês grátis.

SOBRE A KUR MY HOME SPA

A Kur My Home Spa é a nova assinatura da Kur Cosméticos. A mudança do nome se deu em agosto de 2021 com o intuito de englobar o novo conceito da marca, que ampliou seu portfólio para além de cosméticos. A empresa nasceu em 1984 de uma necessidade de ter produtos de alta qualidade para massagens, relaxamento e tratamentos, usados no Spa Médico Kur, fundando dois anos antes, em Gramado (RS). Hoje em dia, com fórmulas exclusivas, a produção segue com rígido controle de qualidade, desde a seleção da matéria-prima até o produto final. Prioriza embalagens biodegradáveis, ativos eco certificados, não testados em animais, dermatologicamente testados e certificado kosher. A linha de cosméticos inclui facial, corporal, capilar, banho, masculina, e ainda uma linha profissional para spas e amenities para hotéis e pousadas boutique. Mais recentemente, a empresa começou a atuar na produção gourmet saudável com chás, chocolates, açúcar de coco, espumantes sem álcool, kombucha, livros de receita. Além de duas lojas conceito em Gramado e representantes em algumas cidades do Brasil, é possível adquirir os produtos Brasil a fora através do seu e-commerce.

https://www.kurmyhomespa.com.br/

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