Perspectivas da Economia no Brasil

 

 

 

Perspectivas da Economia no Brasil

Qual é o cenário atual da economia brasileira e as possíveis variáveis que influenciarão em nossa saúde financeira? O economista José Pio Martins, reitor da Universidade Positivo, fala sobre esse e outros temas relacionados à economia no país em meio à crise da pandemia em transmissão on-line aberta ao público, na próxima quinta-feira, 21, às 19h30.

O evento, promovido pela Pós-Graduação da Universidade Positivo, é gratuito, com vagas limitadas, transmitido pela plataforma Zoom. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas no link materiais.up.edu.br/live-perspectivas-da-economia. Mais informações pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou WhatsApp (41) 9 9981-0224.

 

 

 

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Documentário sobre jogador Alex chega às plataformas digitais

 

 

 

Documentário sobre jogador Alex chega às plataformas digitais

O filme de Adriano Rattmann e Cauê Serur, “Alex Câmera 10”, mostra o retorno do atleta ao Brasil em 2012 após oito anos jogando em Istambul na Turquia

No mesmo tempo de uma partida de futebol, 90 minutos mais os acréscimos, o documentário “Alex Câmera 10” chega às plataformas de VOD (Video on Demand) mostrando a carreira do jogador Alex, ídolo no Palmeiras, Cruzeiro, Coritiba e no Fenerbahçe, da Turquia.

O filme já está disponível nas plataformas Amazon, Google Play, Now, iTunes, Vivo Play e em breve Looke com distribuição digital da O2 Play.

“Alex Câmera 10” foi lançado em outubro de 2019 no estádio Couto Pereira, em Curitiba, com a presença de duas mil pessoas. Em seguida foi exibido nos cinemas em seis capitais: Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília.

A produção teve início quando Alex decidiu retornar ao Brasil em 2012, depois de oito anos reinando em Istambul, onde se tornou o maior jogador estrangeiro da história do país.

“Quem esteve na Turquia já se deparou com cenas curiosas quando diz que é do Brasil. Não tem um turco que não cite o nome de Alex, como a maior referência do país. Então, quando ele resolveu retornar, sentimos que era o momento de filmá-lo para que os turcos pudessem ver como seria o canto do cisne do ídolo, mas também para documentar com imagens e depoimentos a carreira de um dos maiores camisas 10 de todos os tempos”, explica o roteirista e diretor executivo do filme, Adriano Rattmann.

“Alex Câmera 10” acompanha o jogador durante os dois últimos anos da carreira com imagens de dentro e fora de campo; vai até Istambul gravar cenas e depoimentos de fãs, acompanha homenagens recebidas no Cruzeiro e Palmeiras em sua despedida dos gramados e entrevista alguns dos maiores nomes do futebol e do jornalismo esportivo brasileiro como Zico, Pepe, Marcos, Evair, Juca Kfouri, entre outros.

“O filme é um presente ao Alex e ao futebol brasileiro reunindo grandes personagens e com uma forma diferente de contar uma boa história”, disse Cauê Serur, diretor.

A distribuição do filme “Alex Camera 10” teve investimento do FSA/BRDE/Ancine e Estado do Paraná.

Ficha Técnica:

“ALEX CAMERA 10 - Turquia ao Brasil, a Despedida do Futebol” - direção de Adriano Rattmann e Cauê Serur (90 minutos)

 

Distribuição – Moro Filmes

Distribuição digital - O2 Play

Preços nas plataformas

Vivo - R$ 9,90 aluguel

iTunes - R$ 14,90 compra | R$ 7,90 aluguel

Google Play - R$ 14,90 compra | R$ 6,90 aluguel

NOW - R$ 14,90 aluguel

Amazon - apenas para assinantes

Classificação livre

Sobre a Distribuidora

A O2 Play é dirigida por Igor Kupstas sob a tutela de Paulo Morelli, sócio da O2 Filmes, e faz parte do grupo O2, que tem como sócios também o cineasta Fernando Meirelles e a produtora Andrea Barata Ribeiro. Em atividade desde 2013, a O2 Play se diferencia das demais distribuidoras por trabalhar além do cinema, TV e vendas internacionais, o VOD (Video on Demand), como uma distribuidora digital. Possui contratos com plataformas como o iTunes, Google Play, Netflix, NOW, Claro Vídeos, Vimeo, ofertando além de conteúdos longa-metragem e seriados também serviços de delivery (Encoding).

A O2 PLAY realiza a distribuição digital e encoding para dezenas de títulos e séries, além de vendas para TV e mercado internacional. Tivemos oito longas escolhidos pela Apple dentre "Os Melhores Filmes do Ano" entre 2014 e 2016.

 

 

 

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Associação Guarda Mirim de Londrina recebe doação de construtora

 

 

 

Associação Guarda Mirim de Londrina recebe doação de construtora

Nesta quarta-feira, 13 de maio, a Associação Guarda Mirim de Londrina recebeu 700 quilos de alimentos da A.Yoshii Engenharia, construtora paranaense com 55 anos de história. A doação ajudará na montagem de cestas básicas, que serão entregues para famílias em situação de vulnerabilidade.

A Associação é reconhecida por promover a inclusão social e profissional de jovens e adolescentes e atende mais de 900 pessoas, de 8 a 18 anos de idade. Entre os alimentos doados pela construtora estão arroz, feijão, farinha, óleo, açúcar e macarrão, que serão encaminhados para mais de 40 famílias, em forma de cestas básicas de 15 quilos, cada.

“Investimos em diversas ações de responsabilidade social e, diante do momento que estamos vivendo, é um dever ainda maior ajudar quem mais precisa. Este é um momento delicado, no qual a alimentação pode impactar na melhoria da saúde de muitos brasileiros. É um papel da A.Yoshii contribuir de forma positiva na vida dos menos privilegiados”, diz a presidente do Instituto A.Yoshii, Simoni Bianchi.

A doação dos alimentos é fruto da campanha “Máscara Solidária”, que envolveu os colaboradores da construtora e seus familiares na confecção voluntária de máscaras caseiras para a prevenção da Covid-19. Todos os materiais para essa elaboração foram disponibilizados pelo Instituto e, a cada cinco máscaras, o Grupo forneceu 1kg de alimento não-perecível para serem doados à Associação Guarda Mirim.

A entrega, que contou com a presença do gerente de pessoas da A.Yoshii Engenharia, Marcio Handa e equipe do Instituto A.Yoshii, aconteceu na sede administrativa da Guarda Mirim de Londrina, respeitando todas as determinações dos órgãos de saúde municipais e do Governo do Estado.

 

 

 

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Covid-19 realça importância de um planejamento sucessório

 

 

 

Covid-19 realça importância de um planejamento sucessório 

Por Marina Amari, advogada, mestranda em Direito das Relações Sociais pela Universidade Federal do Paraná, integrante do escritório Assis Gonçalves, Kloss Neto, Advogados Associados - OAB-PR 97.122

Sabe-se com precisão o ponto de partida da Covid-19. Até o momento, contudo, seu término parece não ter data. Ficar em quarentena até a descoberta da vacina? Continuar a abertura gradual do comércio? Perguntas sem respostas. Não se sabe, tampouco, as medidas a serem adotadas a longo prazo. Afinal, quanto tempo durará o longo prazo? 

O pânico inicial gerado pela pandemia da Covid-19 vai se tornando, aos poucos, combustível para a reestruturação social e econômico-financeira. A quarentena que duraria um mês se estende e faz com que a sociedade a ela se amolde. Utilizando-se de sua arte de (quase) sempre se adaptar à dificuldade, o indivíduo espanta sua zona de conforto e obriga-se a encontrar meios de educar, trabalhar e até mesmo consumir nesse período. As tecnologias destacam-se como fortes aliadas desse tempo em que tudo é volátil. A criatividade ganha espaço. Plataformas digitais são construídas para suprir o que antes apenas estava projetado presencialmente.

Em meio a um cenário no qual a incerteza impera, o mínimo de previsibilidade é, mais do que bem vindo, essencial.

Com números exponenciais de vitimados que abrangem majoritariamente a população idosa, os cartórios do Paraná registraram um crescimento de 70% na procura por testamentos, segundo dados apresentados pela Gazeta do Povo[1]. De mesmo modo, profissionais são procurados para a elaboração de demais atos típicos de um planejamento sucessório. A preocupação com o aumento da tributação é apontada como um fator decisivo nessa mudança[2].

Apesar da inabitualidade de planejamento ─ em todos os seus aspectos ─ na vida dos brasileiros, e o fato de o assunto ser corriqueiramente evitado no seio familiar, o planejamento sucessório passa de mera ferramenta voltada a reduzir o pagamento de tributos, a uma escolha inteligente nesse momento.

Por meio dele, é possível driblar as amarras da sucessão hereditária e a complexidade das normas sucessórias. Isso porque atua em várias frentes; reduz a carga tributária e antecipa atos em vida. Sem que haja previsão de mudanças na legislação sucessória, ainda que tramite projeto de lei com fins de dar maior autonomia ao proprietário do patrimônio[3], é a maneira atual pela qual se evitam conflitos sucessórios e se protegem os bens familiares, respeitada a vontade de quem detém sua titularidade.

O planejamento sucessório é avaliado de acordo com a estrutura familiar e patrimonial, podendo contar com uma conjugação de alternativas jurídicas, como a elaboração de holdings, a doação em vida, a implementação de usufruto, a criação de acordo de acionistas e sócios.

O testamento é ferramenta essencial a um bom planejamento, e suas limitações legais devem ser conjugadas com essas outras alternativas legais, a fim de formatar a arquitetura sucessória almejada.

Visando a evitar os problemas que envolvem a invalidação de um testamento, mais recentemente conhecidos em razão da repercussão midiática de figuras públicas, o testador deve se atentar à legítima, correspondente a 50% do patrimônio. Assim, quem possui um ou mais herdeiros necessários (cônjuge, descendentes e ascendentes) pode dispor da outra metade, beneficiando, por exemplo, um terceiro, ou apenas um dos filhos.

A observância da discussão envolvendo o enquadramento do companheiro ─ termo utilizado para parceiros em união estável ─ como herdeiro necessário também é essencial na formulação do planejamento. Isso porque recentemente o STF estendeu ao companheiro as regras sucessórias aplicáveis ao cônjuge. Ainda que na decisão não houvesse discussão direta sobre o alcance do julgado, tendo, de fato, ficado aberto o enquadramento ou não do companheiro como herdeiro necessário, a tendência do Direito de Família e Sucessório atual é a de equiparação dos efeitos do casamento à união estável.

Ademais, é fundamental que seja feito um levantamento dos bens do sucessor, pois não existe fórmula pronta para a implementação das medidas. O trabalho de profissionais especializados consubstancia-se na construção da melhor estratégia, qual seja, a que irá sustentar a vontade do proprietário dos bens.

O planejamento sucessório envolve, necessariamente, um planejamento tributário. A opção pelas holdings, por exemplo, além de estratégia de concentração empresarial,é interessante porque há imunidade tributária do ITBI, em boa parte dos casos[4], quando se incorpora patrimônio à pessoa jurídica em realização de capital. Significa dizer que, se pensado estrategicamente, é possível evitar esse imposto no ato de transferência de imóveis para a holding.

Não sem razão, fundadores de empresas familiares estão se atentando para a necessidade de compatibilização da família, da gestão e do patrimônio. A preocupação é pertinente. Afinal, dados do IBGE e do SEBRAE demonstram que a absoluta maioria (90%) dos empreendimentos nacionais correspondem a empresas familiares, mas 30% sucedem à segunda geração e apenas 5% atingem a terceira[5][6]. A Pesquisa Global da PwC demonstra que 72,4% das empresas familiares não apresentam plano de sucessão[7].

Os mecanismos de proteção patrimonial, especialmente em relação às empresas, são variados. Regras sobre governança, formulação de pactos antenupciais e a contratação de previdência privada são geralmente implementadas. A antecipação da legítima, com a gravação da participação societária com cláusulas de impenhorabilidade, incomunicabilidade, inalienabilidade e usufruto também é medida que pode ser levada a cabo dentro do ambiente empresarial.

É, portanto, recomendada a concentração de esforços para um adequado planejamento sucessório, que equilibre as imposições legais com a autonomia privada do titular dos bens. É, enfim, maneira de assegurar um mínimo de previsibilidade.

 

 

 

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Gestão de tickets: canal aberto de comunicação com mensuração de dados

 

 

 

Gestão de tickets: canal aberto de comunicação com mensuração de dados

*Fausto Pires, gerente de Assistência Técnica da Valmet para América do Sul

Na interação entre cliente e empresa, demandas surgem a todo o momento. Atualmente, com inúmeros canais de comunicação (telefone, email e aplicativos de mensagens instantâneas), tais demandas vêm em diferentes graus de urgência.

Hoje em dia, a indústria 4.0 permite soluções como os atendimentos remotos. O registro de todas as chamadas de clientes que solicitam apoio precisa constar em histórico, e, a isso, chamamos de mensuração de tickets. Na indústria de papel e celulose, por exemplo, este serviço pode ser imprescindível para restabelecer uma produção, evitar grandes perdas e consumos de energia e químicos.

Os aspectos positivos da mensuração de tickets para as empresas são: acompanhamento dos atendimentos (sucesso, dias para atendimento); criação de registros que geram uma sólida base de dados, útil para a resolução de problemas semelhantes; identificação das principais demandas técnicas solicitadas pelos clientes; maior agilidade e rapidez nos atendimentos; possibilidade de ganhos com redução de custos de logística (passagens, locação de veículos, hospedagem, entre outros).

Para os clientes, podemos listar os benefícios: interface rápida com os detentores da tecnologia de seus equipamentos; rapidez na resolução de seus problemas; possibilidade de conexão com especialistas; resolução mais ágil, dispensando a presença física para alguns casos.

Precisamos estabelecer uma nova forma de nos relacionarmos. O canal de comunicação com o cliente é tratado como algo que não se mensura, mas que é amplamente usado prática. Devemos transmutar isso para uma relação onde exista o canal delimitado, em que os clientes tenham a total de liberdade de acessá-lo, mas reconhecendo que este canal agrega valor e deve ser pago. É uma questão de mindset, tanto de clientes quanto de equipes internas.

 

 

 

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