Rotary desenvolve ações de combate à Covid-19

 

 

 

Rotary desenvolve ações de combate à Covid-19

Proteção aos profissionais da saúde, suporte às pessoas em situação de vulnerabilidade e apoio aos rotarianos são áreas definidas para atuação da organização no Distrito 4730, que compreende Curitiba, Região Metropolitana, Litoral e Campos Gerais

No Brasil e no mundo, o Rotary começou a promover ações com foco em conter o avanço da Covid-19. No Paraná, o Distrito 4730, que compreende Curitiba, Região Metropolitana, Litoral e Campos Gerais, criou um Comitê de Emergência para mobilizar os rotarianos em diferentes áreas, auxiliando profissionais e instituições de saúde, pessoas vulneráveis de comunidades locais e inclusive associados da organização que estejam passando por estresse emocional durante este período. “Enfrentar a luta contra o coronavírus é um grande desafio. É o momento de unir nossas forças e nos conectar com quem precisa do Rotary”, incentiva Jorge Franco, Governador do Distrito na gestão 2019-20.

“Precisamos fazer a nossa parte para a achatar a curva do surto”, afirmou o Presidente de Rotary International 2019-20, Mark Maloney, que convidou rotarianos do mundo inteiro a juntar forças no combate a Covid-19. Para conter o avanço da doença, o Rotary International lançou orientações para que líderes rotários adaptem suas rotinas de acordo com as recomendações da OMS e está incentivando ações para auxiliar comunidades locais em cumprir o isolamento social — principal medida para conter a doença e evitar sobrecarga dos sistemas de saúde.

No Paraná, o Rotary está divindo as iniciativas de combate em três áreas principais: saúde — campanhas para doação de sangue e compra de equipamentos de proteção individual (EPI) para profissionais; ação humanitária — arrecadação de alimentos para pessoas vulneráveis; e apoio aos rotarianos e familiares do Distrito 4730.

Saúde

O Rotary, Rotaract e Interact do Distrito 4730 uniram forças para criar uma campanha para conscientizar e orientar o procedimento para doação de sangue. O objetivo é ajudar a aumentar o estoque dos bancos de sangue no Paraná. Devido a pandemia, o estoque estadual diminuiu a capacidade de duração para 2 a 3 dias, abaixo do nível considerado “ideal”. A campanha explica os requisitos, restrições, procedimentos e cuidados a serem tomados após a doação, além de possibilitar que o doador registre a doação online.

O Distrito também fez uma parceria com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e com o Governo do Paraná para comprar insumos para produção em impressoras 3D de protetores faciais destinados a profissionais da saúde. A iniciativa está arrecadando recursos e levantando a quantidade de equipamentos necessários nas comunidades dos Rotary Clubs participantes. Para participar, os clubes ou colaboradores devem fazer um pedido mínimo de 50 máscaras (R$ 500,00) e escolher a instituição de saúde de destino.

Ação humanitária

Também em parceria com o Rotaract Distrito 4730, o Rotary lançou uma ação para ajudar pessoas vulneráveis afetadas pelas medidas de isolamento social para conter a pandemia. A campanha visa a arrecadar produtos de limpeza, higiene pessoal e alimentos não-perecíveis para famílias que ficarão sem renda durante esse período. A iniciativa vai posicionar caixas nas portarias de condomínios e em mercados parceiros da ação. Levando em conta que muitas pessoas precisam manter isolamento total, também é possível fazer a doação de um valor mínimo de 20 reais na conta do Sicredi (748) / Agência: 0730 / Conta: 14215-7, em nome de Distrito 4730 de Rotary International (CNPJ: 08.252.079/0001-50). Todos os valores serão revertidos para a compra dos itens de cesta básica, limpeza e higiene pessoal. Em Curitiba, os produtos serão entregues à Fundação de Ação Social (FAS) da cidade.

Apoio emocional

Conhecido por criar laços de amizade e companheirismo entre seus associados, o Rotary tem incentivado seus associados a encontrar formas de, mesmo a distância, se reunirem e apoiarem uns aos outros. No Distrito 4730, essa ideia foi executada por meio de grupos de apoio para rotarianos e familiares. Segundo Jorge Franco, Governador do Distrito, a criação dos “Grupos de Solidariedade e Apoio Mútuo” tem como objetivo que os associados compartilhem diariamente como estão se sentindo e se têm uma necessidade específica que o grupo possa ajudar a resolver. “Todos os rotarianos estão inseridos em uma grande rede de contatos humanos e isso pode ser essencial para vencermos juntos este desafio pela vida”, reforça.

O funcionamento dos grupos é organizado por cada Rotary Club, compostos por quatro membros cada. Tendo em vista possíveis problemas de conexão via internet, a prioridade é que os contatos diários aconteçam por telefone. Os grupos permanecem ativos enquanto o período de isolamento pessoal persistir, podendo ser reorganizado pelos clubes para diversificar o compartilhamento de experiências.
A comunidade está convidada a contribuir. Mais informações com a Secretária Distrital e presidente do Comitê Sandra Lara, pelo telefone (41) 9 9994-1501.

 

 

 

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Home office é tendência promissora na era pós COVID-19

 

 

 

Home office é tendência promissora na era pós COVID-19

Isolamento social estimula a reinvenção das empresas, como transferir 100% da operação para trabalho remoto; modelo deu certo e deve ser implementado permanentemente por parte das companhias

Muitos países estão passando pela experiência de atravessar uma pandemia e todas as mudanças necessárias para adotar o isolamento social podem se transformar em grandes descobertas, que vão além da ciência. O home office, por exemplo, apesar de não ser uma novidade, foi testado apenas agora por grande parte das companhias. Essa metodologia foi aprovada e deve ser incorporada por muitas delas na era pós COVID-19.

A dbm contact center, por exemplo, está localizada em Curitiba, no Paraná, e atua no desenvolvimento de soluções para o setor de terceirização de centrais de relacionamento. Esse segmento é avaliado como essencial, porque é o responsável pela comunicação entre grandes marcas e seus clientes – inclusive para fornecer orientações durante o surto do novo Coronavírus – e, por isso, não pode parar.

Com 1.600 funcionários, a dbm colocou seu plano de ação em prática em tempo recorde e mandou para casa quase toda a equipe. Mesmo antes do isolamento social se tornar uma recomendação por parte das autoridades de saúde, a empresa conseguiu transferir 1.300 colaboradores para o trabalho remoto em apenas 72 horas, já na primeira quinzena do mês de março.

Após um mês de experiência com a nova modalidade, a dbm contact center já avalia a possibilidade de acatar o home office como uma medida permanente. “A pandemia nos mostrou que o home office é uma tendência promissora para o nosso segmento. Colocamos 95% do nosso time em casa por conta do isolamento social e constamos que, em razão da nossa expertise e tecnologia, a produtividade continua a mesma, senão melhor. Além disso, muitas empresas podem entender que o custo para alugar um imóvel para abrigar operações de atendimento também pode ser diminuído consideravelmente com o home office”, diz Kelwin Willin, gerente comercial da dbm contact center.

E as vantagens do trabalho remoto ultrapassam a questão da produtividade operacional. O home office está em sintonia com os valores da sociedade contemporânea, que clama por mais qualidade de vida, por um estilo de vida sustentável e ainda pela inclusão social – o trabalho remoto permite a contratação de pessoas de qualquer região do país, gerando emprego e renda para aqueles que vivem em pequenos municípios.

“O home office interfere, sobretudo, na saúde mental dos nossos colaboradores, que podem acordar mais tarde e investir na sua vida pessoal aquele tempo que passariam dentro do transporte público para se deslocar para o trabalho. A jornada de 6h é realizada no conforto do lar, o que pode ser traduzido numa otimização do tempo. Tudo isso diminui o estresse, deixa nossa equipe mais feliz e reduz o turn over, que é um problema crônico enfrentado pelas empresas que atuam no setor de contact center. O trabalho remoto também diminuiu o absenteísmo”, analisa Willian.

Até o meio ambiente sai ganhando com o home office. Essa mudança de hábito é benéfica para o planeta, a médio e longo prazo: menos veículos circulando refletem na diminuição da emissão de gases poluentes. “Em São Paulo, o céu já responde às medidas de contenção e os moradores agora conseguem ver as estrelas porque a atmosfera está mais limpa. A qualidade do ar melhorou, de acordo com as plataformas de monitoramento e secretarias de meio ambiente de São Paulo. O mesmo aconteceu na China e na Itália. Esses divulgaram recentemente quedas notáveis na emissão de poluentes no primeiro mês de distanciamento social”, comenta o gerente comercial da dbm contact center.

Expertise em home office atrai o olhar do mercado

Outro efeito positivo do home office na dbm contact center é o reconhecimento do mercado. Muitas empresas que hoje se responsabilizam pelo departamento de relacionamento com o cliente estão de olho no know how da companhia curitibana e já estão pensando em terceirizar esse serviço. “Muitas vezes, as empresas estão presas aos modelos de trabalho in loco, com Infra e suporte local, não têm ou não conhecem tecnologia e processos suficientes para conseguir transferir toda sua área de call center para o home office. Por isso, contratar a dbm é uma solução viável e rápida neste momento em que a recomendação é o confinamento”, conta Kelwin Willian.

Ele acrescenta que essa nova demanda, fruto da necessidade do isolamento social, por causa da escalada do novo Coronavírus, deve ampliar a atuação da dbm contact center no mercado num futuro próximo. “As empresas viram que continuamos atendendo 100% nossa carteira de clientes, o que aumentou a procura por nossos serviços. Já estamos negociando novos contratos e, por conta disso, devemos contratar mais 200 colaboradores nos próximos meses”, finaliza Kelwin Willian.

 

 

 

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Estação do Bem: Shopping Estação, em parceria com a Central Única das Favelas, arrecada doações para quem mais precisa

 

 

 

Estação do Bem: Shopping Estação, em parceria com a Central Única das Favelas, arrecada doações para quem mais precisa

Arrecadações serão destinadas a centenas de famílias moradoras das comunidades de Curitiba e Região Metropolitana

Em parceria com a Central Única das Favelas (Cufa) o Shopping Estação lançou o Estação do Bem, ação social que visa arrecadar alimentos não perecíveis e produtos de higiene e limpeza para centenas de famílias de comunidades de Curitiba e Região Metropolitana.

As doações podem ser feitas diariamente, inclusive aos fins de semana, das 10h às 18h, na entrada do estacionamento do Shopping Estação, próximas às cancelas.

As equipes de atendimento seguirão as medidas de prevenção ao coronavírus. Para mais informações, entrar em contato pelo Whatsapp (41) 98739-1485.

Serviço:

Projeto Estação do Bem

Horário: diariamente, inclusive no fim de semana, das 10h às 18h.

Onde: próximo as cancelas de entrada do estacionamento do Shopping Estação.

Produtos para doação: alimentos não perecíveis, produtos de higiene e produtos de limpeza.

Mais informações no Whatsapp: (41) 98739-1485

Shopping Estação

Av. Sete de Setembro, 2.775, Rebouças - Curitiba (PR)

(41) 3094-5300

www.shoppingestacao.com.br

@shoppingestacao |www.facebook.com/ShoppingEstacao

 

 

 

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Goethe-Institut disponibiliza gratuitamente mais de 21.000 títulos em biblioteca digital

 

 

 

Goethe-Institut disponibiliza gratuitamente mais de 21.000 títulos em biblioteca digital

Biblioteca Onleihe oferece livros, revistas, jornais, músicas, audiobooks e filmes – quase tudo em alemão

Para quem lê alemão ou quer se aperfeiçoar no idioma, o Goethe-Institut oferece o acesso on-line gratuito a mais de 21.000 títulos – quase todos em alemão – disponíveis na biblioteca digital Onleihe: https://www.onleihe.de/goethe-institut/.

Segundo a funcionária responsável pelo Centro de Informação do Goethe-Institut Curitiba, Juliane Müller, a Onleihe independe de uma Biblioteca física e oferece livros, revistas, jornais, músicas, audiobooks e até filmes em alemão, alguns com legendas em inglês, com streaming para PCs e laptops (mas não para celulares ou tablets). “Qualquer pessoa pode usar a Onleihe”, diz. “Para usar no celular ou tablet, é só baixar o aplicativo gratuito. Já no PC ou laptop, é necessário ter ou baixar o Adobe Digital Editions e abrir a página no navegador.” Juliane conta que os títulos disponíveis estão divididos em temas, como material para o aprendizado do alemão, biblioteca infantil com quase dois mil títulos, literatura, entretenimento e mais de 5.600 músicas. Entre os títulos recém adquiridos, estão os livros em alemão Die Stadt der Träumenden Bücher, de Walter Moers, e Flexen, de Anke Stelling, e em inglês, The Three Escapes of Hannah Arendt, de Ken Krimstein, e The Incredible yet True Adventures of Alexander von Humboldt, de Volker Mehnert.

 

 

 

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Empresas estimulam produção de máscaras caseiras e voluntariado

 

 

 

Empresas estimulam produção de máscaras caseiras e voluntariado

Colaboradores da construtora A.Yoshii dedicam parte do tempo confeccionando itens de proteção; a cada cinco máscaras produzidas, 1kg de alimento será doado a famílias em situação de vulnerabilidade

No início de abril, um comunicado do Ministério da Saúde listou os tecidos recomendados para confecção de máscaras caseiras. Tecido de saco de aspirador; cotton (composto de poliéster 55% e algodão 45%); tecido de algodão (como o usado na produção de camisetas) e fronhas de tecido antimicrobiano impedem a disseminação de gotículas expelidas pelo nariz ou pela boca do usuário no ambiente - garantindo uma barreira física caso confeccionadas corretamente (cobrindo totalmente boca e nariz) e higienizadas.

Os resultados positivos de pesquisas sobre o uso de máscaras caseiras, e o direcionamento de máscaras cirúrgicas e filtrantes estritamente para profissionais de saúde, mobilizou muitas pessoas e empresas para a confecção dos itens de proteção. É o caso do Instituto A.Yoshii, entidade do Grupo A.Yoshii voltada à responsabilidade social, que iniciou a campanha "Máscara Solidária", fornecendo o material necessário, orientando no passo a passo e convidando os colaboradores voluntários da construtora e suas famílias a produzirem máscaras caseiras. A cada cinco máscaras feitas, o Grupo doará 1kg de alimento não-perecível ao Instituto, que repassará a doação para famílias em maior situação de vulnerabilidade social dos educandos da Guarda Mirim de Londrina.

"Passamos todas as informações necessárias sobre as máscaras, como funcionam e como devem ser corretamente higienizadas, e criamos um tutorial para a confecção. Desta forma mobilizamos todos os colaboradores a se protegerem e a contribuírem com uma nobre causa", diz a presidente do Instituto A.Yoshii, Simoni Bianchi. A campanha já movimentou mais de 50 colaboradores e acumula a produção de 1.500 máscaras.

Compromisso com a sustentabilidade

Desde o início das atividades em 2006, o Instituto A.Yoshii responde pelas ações de RSE do Grupo A.Yoshii, tendo como premissa as diretrizes do Pacto Global e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com atuação em projetos próprios de fomento à Educação, Meio Ambiente e Cultura.

Grupo A.Yoshii

Fundado em 1965, o Grupo A.Yoshii construiu mais de 2 milhões de m² do Sul ao Nordeste do Brasil, entre obras industriais, edifícios corporativos e residenciais, escolas, universidades, teatros e centros esportivos. É composto pela A.Yoshii Engenharia, com sólida atuação em construções de edifícios residenciais e comerciais de alto padrão em Londrina, Maringá e Curitiba, e acaba de expandir sua atuação para a cidade de Campinas; pela Yticon Construção e Incorporação, que realiza empreendimentos econômicos, localizados em regiões de potencial valorização em municípios do Paraná e interior de São Paulo, e pelo Instituto A.Yoshii, voltado para a inserção social e a democratização cultural. Mais informações: www.ayoshii.com.br

 

 

 

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