Economia estagnada não barra crescimento do mercado imobiliário brasileiro

Economia estagnada não barra crescimento do mercado imobiliário brasileiro

Por Avelino Andrade*

Já parou para refletir sobre como era a relação dos seus pais com dinheiro e como você investe e planeja suas reservas hoje em dia? A diferença mais óbvia e aparente, certamente, tem origem com a Internet, que revolucionou os meios de pagamento e o universo de transações e aplicações financeiras. Contudo, mesmo diante de contextos discrepantes, a forma majoritária de se investir continua, em geral, a mesma. Muito se fala em fintechs, plataformas de microcrédito e de criptomoedas, mas, para a maior parte dos brasileiros, o acesso ao mercado financeiro continua limitado – um quarto da população segue desbancarizada, segundo o IBGE -, a Bolsa tem pouca atratividade e a poupança e os fundos de renda fixa prevalecem como as opções majoritárias de investimento.

Há uma série de fatores que tentam explicar esse descompasso entre oferta e demanda, porém uma análise superficial do cenário atual oferece certo senso de urgência para uma prudente mudança de rumo. Diante de previsões de baixo crescimento do PIB para 2019, balança comercial estagnada, inadimplência em alta, crédito curto e taxas de desemprego que não dão sinais de distensão, investir com sabedoria é uma prerrogativa mais do que necessária. Em junho, pela décima vez consecutiva, o Comitê de Política Monetária (COPOM) manteve a taxa básica de juros em 6,5% ao ano, o que colocou o mercado financeiro em sinal de alerta. O que isso quer dizer? Há uma considerável possibilidade de deflação nos próximos meses – um problema para quem tem investimentos em renda fixa, já que a maioria deles está ligado à taxa de juros. Sabemos, por exemplo, que hoje os dez maiores fundos de previdência rendem menos do que uma aplicação em CDI.

Agora, voltando à questão da comparação de gerações, cite um investimento que os seus pais especulavam e, se tivessem uma folga financeira, fariam sem pestanejar? Comprar imóveis para viver de renda no futuro é uma opção bastante plausível, não? A boa notícia é que a chamada ‘aposentadoria imobiliária’ atualmente não depende, necessariamente, de se ganhar na loteria ou receber uma herança inesperada. Uma das possibilidades em crescimento no mercado é a do consórcio que, ao contrário do que se possa imaginar em um primeiro momento, não é mais apenas uma alternativa menos onerosa para um dia adquirir a casa própria. Funciona da seguinte forma: o consorciado adquire uma cota de consórcio e, após a contemplação, compra um imóvel e o aluga. Com o dinheiro da locação, paga as parcelas restantes do plano e repete a operação, até formar uma carteira de imóveis. Além de renda vitalícia, a ideia aqui é aumentar o patrimônio com um investimento que tem ou está tendo uma rentabilidade maior do que diversas previdências privadas. Além disso, com o consórcio, a partir do primeiro mês, ele já tem a possibilidade de ser contemplado e investir na aquisição do imóvel que irá gerar renda extra.

Mas, o mercado imobiliário não está em baixa? Ao contrário, ele dá todos os sinais de que é o fim definitivo do biênio negro do setor (2016/2017). Um levantamento feito pela Cbic - Câmara Brasileira da Indústria da Construção – revela aumento de quase 10% na venda de imóveis residenciais entre janeiro e março deste ano, em comparação ao mesmo período de 2018. O número de investidores em fundos imobiliários, por sua vez, mais que dobrou nos últimos 12 meses, segundo a B3, superando a marca de 317 mil pessoas em abril, em um crescimento de 10,6% em relação ao mês anterior.

No começo do artigo, sugeri uma reflexão sobre a sua relação e a dos seus pais com o dinheiro. A despeito das mudanças provocadas pela chamada economia digital, que veio para ficar e ainda vai transformar radicalmente o universo financeiro, o investimento em imóveis continua sendo uma ótima alternativa, mesmo na era dos bits e bytes.

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Azion participa do debate sobre a era das causas durante o IT Fórum X

Azion participa do debate sobre a era das causas durante o IT Fórum X

Cada vez mais conectado e engajado, o consumidor está atento ao comportamento das marcas, não apenas na qualidade dos serviços ou produtos que oferecem, mas na forma como tratam as pessoas e se engajam em questões sociais relevantes. O não posicionamento corporativo pode influenciar na decisão do cliente de permanecer com a marca. Este tema será abordado durante o painel “Vivemos a era das causas. Mas o que você e sua empresa têm a ver com isso?”, que será promovido no IT Forum X 2019, no dia 17 de outubro, de 10h15 às 11h15, na arena eXplosion, no Transamérica Expo Center.

O CMO da Azion, Eliezer Silveira Filho, participará do painel, ao lado de Claudia Romanelli, líder de Cidadania da IBM para a América Latina; Cristina Brito, Corporate Affairs, Sustainability, Director and Member of Executive Committee da Basf South America, e Eduardo Lopes, Public Policy Manager Facebook. A mediação do debate será realizada pela Head de Tecnologia da Serasa, Cris Vargas.

O encontro será uma oportunidade para discutir a tendência de ampliar o envolvimento das organizações mundiais com o ativismo social. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos, em parceria com a ESPM, o Instituto Ayrton Senna e a consultoria Cause mostra que dos 1,2 mil entrevistados, 77% esperam que as empresas contribuam mais com a sociedade do que no passado. O objetivo do painel é fazer uma provocação aos participantes: “E a sua empresa já está adicionando causas à estratégia de negócios?”.

“Será um momento ideal para refletirmos como a tecnologia e as organizações impactarão uma sociedade melhor, mais inclusiva para todos”, destaca o executivo, que possui mais de 15 anos de experiência em marketing, sendo escolhido como um dos três melhores CMOs do mercado de TI pela IT Mídia em 2018. Na Azion desde o início de 2019, Eliezer lidera a estratégia go-to-market da companhia globalmente. Suas atividades sociais incluem temas como LGBTQ, diversidade em geral e inclusão digital.

O IT Forum X acontecerá nos dias 16 e 17 de outubro no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Outros temas como big data, metodologias de aceleração, cidades inteligentes, 5G e conectividade serão abordados por mais de 200 palestrantes.

Anote em sua agenda

IT Forum X 2019

Dias: 16 1 17 de outubro

Palestra com a participação de Eliezer Silveira Filho, da Azion: “Vivemos a era das causas. Mas o que você e sua empresa têm a ver com isso?”

Dia: 17 de outubro

Horário: de 10h15 às 11h15

Local: Transamérica Expo Center - Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 - Santo Amaro

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Questionamentos sobre a indicação de botox para controle do bruxismo

Questionamentos sobre a indicação de botox para controle do bruxismo

Entre modismos e literatura científica abre-se um campo de discussão na indicação de toxina botulínica para controle do bruxismo, a pergunta é: por que indicar?

Com o “boom” da utilização de toxina botulínica (o popular botox) por cirurgiões-dentistas nos últimos tempos, vemos abrir, entre modismos e literatura científica, um campo de discussão entre classes na mesma profissão, além, claro, entre profissionais de diferentes áreas da saúde. Como profissional apaixonada pela área de DTM e Dor Orofacial costumo acompanhar os embates, ano após ano, sobre proibição ou autorização da prática, limites e áreas anatômicas em que a atuação é permitida, mas me fogem as discussões que pontuem os motivos pelos quais indicar este procedimento. Nós, cirurgiões-dentistas, estamos aptos e conquistamos a possibilidade de oferecer a toxina botulínica como um tratamento para os pacientes, mas a questão seria: tratar o quê?

Levando em conta se o incômodo do paciente são rugas e linhas de expressões a especialidade é a harmonização orofacial, estamos aqui hoje para levantar 3 questões sobre as indicações para controle de bruxismo (deixaremos para outro – longo – texto quando o assunto for dor de cabeça):

1 – A primeira delas é sobre a crescente queixa de jovens que chegam diariamente ao consultório em busca de restaurações estéticas por conta do desgaste dentário provocado pelo bruxismo. Mas, antes, é preciso investigar a causa, a fisiopatologia, ou seja, os mecanismos que originam o bruxismo, assim como a classificação e diagnóstico para então realizar um planejamento odontológico adequado. Desconfie de soluções simples, e principalmente de palavras como “tratamento”, afinal, não sei se sabem, mas o bruxismo não tem cura.

2 – Segundo é prestar atenção na fase em que ocorre a atividade de mastigação (o bruxismo). Ao longo do período de 24h, ou como chamamos: o ciclo circadiano; podem haver episódios da atividade de forma distinta, sendo o bruxismo em vigília a atividade durante o dia, ou bruxismo do sono quando à noite. Neste último caso, a atividade é involuntária, ou seja, ela acontecerá com a aplicação de toxina botulínica ou não.

3 – Durante o dia, sua mandíbula precisa se movimentar para atividades como mastigar, triturar alimentos, deglutir a saliva, bocejar; mas, há maneiras mais eficazes de controlar a atividade dos músculos da mastigação neste período. Aqui, a toxina botulínica auxilia na diminuição da força empregada da contração por um período de tempo curto, porém não vai impedir que essa musculatura realize os movimentos funcionais necessários. Na clínica Ki Conceito, por exemplo, aparelhos de eletromiografia nos auxiliam a medir e mostrar a força da contração muscular individualmente, o que torna o controle do bruxismo em vigília mais duradouro e eficaz.

São vários os efeitos prejudiciais decorrentes do bruxismo, e através de um deles, o desgaste dentário, conseguimos acompanhar ao longo dos anos a eficácia do planejamento, por meio do scanner intra-oral, com escaneamento das arcadas dentárias e acompanhamento do arquivo digital. Em tempos de modismo, questionamentos são imprescindíveis. O desgaste é apenas um dos efeitos deletérios do bruxismo dentre tantos outros como disfunção temporomandibular (DTM), dores na face, ao mastigar e movimentar a mandíbula, dor de cabeça, dores próximas ao ouvido. Dessa forma, permanece a dúvida: por que indicar a toxina botulínica?

Texto da cirurgiã dentista, especialista em DTM e Dor Orofacial Dra. Alice Miotto, da Ki Odontologia

Alice Vanzela Miotto

Especialista em DTM e Dor Orofacial - UFPR

Mini Residency Orofacial Pain - University of Kentucky

Especialista em Prótese Dentária ABO|PR

Graduada em Odontologia pela Universidade Federal do Paraná

Serviço:

Ki Clínica Conceito Odontologia e Estética

Rua Fernando Simas, 240

Batel Soho, Curitiba (PR)

http://www.ki.odo.br/


Alice Vanzela Miotto

Especialista em DTM e Dor Orofacial - UFPR

Mini Residency Orofacial Pain - University of Kentucky

Especialista em Prótese Dentária ABO|PR

Graduada em Odontologia pela Universidade Federal do Paraná

Serviço:

Ki Clínica Conceito Odontologia e Estética

Rua Fernando Simas, 240

Batel Soho, Curitiba (PR)

http://www.ki.odo.br/

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Fachada cor-de-rosa alerta para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama

Fachada cor-de-rosa alerta para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama

LANAC mantém a iluminação durante todo o mês de outubro

No dia 1º de outubro, a sede central do LANAC – Laboratório de Análises Clínicas ganha nova cor. A fachada cor-de-rosa é um alerta para a prevenção e cuidados com a saúde da mulher, em prol do Outubro Rosa - campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Para detectar a doença, o autoexame – que consiste em apalpar a região dos seios e das axilas em busca de possíveis alterações – e a mamografia, são os mais comuns e solicitados por especialistas. Porém, os testes de genética preventiva, ou medicina personalizada, são capazes de revelar riscos genéticos para o desenvolvimento de doenças: a genética é um fator determinante para a patologia, já que as mutações nos genes BRCA1 e BRCA2 tornam a pessoa mais predisposta a desenvolver o câncer de mama.

“Os testes não revelam se o paciente terá ou não determinada doença, mas sim, se ele tem chances de desenvolvê-la em algum momento da vida. Assim, pessoas mais predispostas a determinados problemas podem adotar medidas preventivas simples ou assumir procedimentos mais rígidos para a prevenção, tudo de acordo com orientações do médico responsável”, explica o responsável técnico do LANAC, Marcos Kozlowski,

No LANAC, alguns testes genéticos disponíveis detectam a propensão ou sugerem alterações para o câncer de mama, pulmão, bexiga, esôfago, estômago, colo, reto, pâncreas, entre outros, e são realizados mediante requisição do médico. Porém, alguns marcadores, solicitados com frequência nos check-ups de rotina, também podem indicar alterações para a doença, como Papanicolau, marcadores tumorais, exames bioquímicos. “Fazer seus exames com periodicidade, manter uma boa alimentação, praticar atividades físicas, controlar o número do manequim e não ingerir bebidas alcoólicas ou fumar pode ajudar na prevenção do câncer de mama, e de outras doenças”, alerta o especialista.

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Sirène lança novo modelo de negócios com cardápio assinado por André Pionteke

Sirène lança novo modelo de negócios com cardápio assinado por André Pionteke

A maior rede de fish n’ chips da América Latina vai inaugurar seu primeiro restaurante em shopping, no Jockey Plaza, na cidade de Curitiba, na próxima segunda-feira (07)

O curitibano Sirène, maior rede de fish n’ chips da América Latina, vai lançar um novo modelo de negócio, com a criação de sua primeira loja em um ambiente interno, em um shopping center. A franquia será inaugurada na próxima segunda-feira, dia 07 de outubro, no Jockey Plaza, mais novo centro comercial da cidade de Curitiba. A novidade foi idealizada pelos sócios e fundadores da rede, Afonso Natal, Alexandre Neto, Raphael Umbelino e Lucas Muller, pensando em alcançar um novo público oferecendo um cardápio ampliado com a assinatura do badalado chef André Pionteke.

“Diferente das lojas de rua, essa nova unidade será um lugar onde os clientes serão atendidos por garçons, além de ter uma nova experiência com a mudança cardápio. A gente sempre pensou em expandir o Sirène, mas queremos manter a nossa essência, oferecendo um novo modelo de negócio para os amantes da gastronomia”, explica Afonso Natal. Além da parte interna, com mesas, a ideia é propor um atendimento no corredor, para que as pessoas possam sair comendo, uma vez que os tradicionais cones, nos quais são servidas as porções, são perfeitos para isso.

O novo modelo de negócios da rede tem o cardápio assinado pelo jovem chef André Pionteke, uma das grandes referências da nova geração da gastronomia paranaense. O menu da casa está cheio de novidades, como pratos individuais, porções para dividir com a galera, saladas, sanduíches e sobremesas. Os preparos vão trazer a identidade da marca, que explora os peixes e batatas, traduzidos em vários formatos, como croquetes, nuggets e, até mesmo, pururuca de tilápia.

Um dos grandes destaques do cardápio ficará por conta da tilápia à pururuca, preparada em um processo complexo, no qual é temperada, cozida, desidratada e depois frita, para que estufe e fique com a pele parecendo pururuca original, servida com sal, pimenta e limão. Outra novidade do chef André para o menu do Sirène é a tilápia grelhada servida com um azeite de ervas, feito com cheiro verde, manjericão e azeite de oliva de boa qualidade, acompanhando um risoto com uma base aromática de caldo de legumes, vinho branco, queijo parmesão e manteiga, finalizado com suco e raspas de limão siciliano fresco.

Já quem ama massas não pode deixar de provar o espaguete à la romana. A massa é salteada ao molho sugo especial da casa, preparado durante 4 horas em fogo baixo, para concentrar todo o açúcar e sabor do tomate, com manjericão e cebolinha, acompanhado de um filé de tilápia empanado no queijo parmesão. “Eu quis trazer minha assinatura aos pratos por meio de técnicas elaboradas, mas com receitas simples, surpreendendo na apresentação e no sabor. Vamos trabalhar com produtos locais, sempre levando frescor e leveza para os pratos, demonstrando maior cuidado e atenção a cada detalhe”, comenta o chef André Pionteke. Além dos preparos, a unidade do Jockey Plaza Shopping vai oferecer a nova carta de drinks autorais do Sirène, desenvolvida pelo premiado mixologista Igor Bispo.

A nova unidade do Sirène, implantada no Espaço Gourmet (2º piso) do shopping, terá capacidade para aproximadamente 40 pessoas sentadas. “A maior vantagem para nós é o público que naturalmente vem para conhecer o restaurante, apesar da concorrência ser muito maior dentro de um shopping, pois há uma grande concentração de lojas num mesmo espaço. Ainda assim, pretendemos abrir outras unidades desse estilo pelo país nos próximos anos”, completa Afonso.

A 1ª loja do novo modelo de negócios da rede Sirène vai funcionar no Jockey Plaza Shopping (Rua Konrad Adenauer, nº 370), a partir do dia 07 de outubro, de segunda a sexta, das 11h às 23h, aos sábados, das 10h às 23h, e aos domingos, das 11h às 22h. Para mais informações, acesse o site www.sirene.com.br.

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