Crianças mostram que soluções práticas e criativas podem transformar o mundo
Estudantes de Ribeirão Preto participam do II Fórum com Crianças da Rede Marista de Colégios, que reúne soluções inovadoras de intervenção social de mais de 10 mil alunos
Situações do cotidiano podem trazer grandes oportunidades de aprendizado, contribuindo para a construção de um mundo melhor. Com esse lema, os alunos do 2º ano B do Colégio Marista Ribeirão Preto (SP) desenvolveram o Projeto de Intervenção Social (PIS) “Relaxamento: cuidando de si e cultivando bons pensamentos”, que surgiu da necessidade de proporcionar momentos especiais entre as famílias e relaxamento entre as crianças para potencializar o autoconhecimento, a qualidade das relações e o rendimento escolar.
A professora da turma Paula Scarpa explica que o projeto surgiu de uma conversa com os estudantes sobre a rotina das crianças e suas famílias. “Percebemos que era necessário encontrar uma forma de proporcionar um momento especial entre as pessoas que convivem em uma mesma casa e ao mesmo tempo não encontram um espaço para partilhar experiências diante de uma rotina tão corrida. Então, para solucionar essa demanda encontrada pelas crianças, pensamos em dividir uma vivência de sala de aula: o nosso relaxamento!”, diz.
O PIS é realizado entre os alunos maristas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental durante o ano letivo e o tema é sempre sugerido pelos próprios estudantes juntamente com seus professores. Dessa forma, o assunto é explorado de maneira interdisciplinar. De acordo com a coordenadora da Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais do Colégio Marista Ribeirão Preto, Marina Mazetti Stucchi Silva, o objetivo é mostrar como o conhecimento pode ser divertido e ao mesmo tempo despertar a curiosidade. “Quando os alunos trazem questões para a sala de aula, aprender se torna uma aventura e as descobertas são conquistas que abrem ainda mais caminhos”, explica. O protagonismo infantil é essencial nesse processo, afirma a coordenadora.
Os estudantes analisam situações e são instigados a propor soluções para os problemas encontrados. Os projetos se transformam em ações, que são compartilhadas entre os alunos, em sala de aula, em casa ou até mesmo na comunidade em que vivem com o objetivo de transformar realidades. Para o coordenador do Ensino Fundamental Anos Iniciais da Rede Marista de Colégios, Tiago Franceschini da Rosa, o PIS dá voz e autonomia para os cidadãos em estágio de desenvolvimento. “É comum que crianças não encontrem espaço para participar e opinar em assuntos importantes, entendidos equivocadamente como pertencentes ao universo dos adultos. Nosso projeto vem justamente para mostrar que por meio da pesquisa e da investigação é possível conhecer o mundo e formar uma opinião crítica desde cedo”, orienta.
Os resultados desse e outros 53 PIS serão apresentados para cerca de 10 mil alunos da Rede de Colégio Marista durante o II Fórum com Crianças. O evento acontece online e presencial, no período de 7 a 11 de outubro com a participação de estudantes de 18 escolas. As turmas apresentarão seus projetos e resultados para colegas de outras cidades e também entre turmas da própria escola, trocando informações e compartilhando conhecimentos.
Entre os 17 temas abordados pelos estudantes de Ribeirão Preto, estão “Da infância à terceira idade”, “Saúde e bem-estar: promoção de saúde e alegria, englobando bem-estar físico, mental e social!”, “Animais selvagens: hábitos, habitat e a extinção”, “Reutilização do lixo encontrado no recreio”, “Patrulheiros do lixo escolar”, “Dengue não é brincadeira, sua casa pode ser a casa dele”, “Políticas públicas sobre saúde no município”, “Trabalho de formiguinhas: o cuidado com o descarte no meio ambiente”, “Lugares de passeio em Ribeirão Preto (direito ao lazer)”, “Eu e o outro”, “O papel da política pública e o investimento na saúde”, “O papel da política pública no tratamento da água e esgoto”, “O papel da política pública como instrumento de mudança social”, “Famílias Maristas em ação: intervindo na vida de moradores e pessoas em situação de rua”, “Plantar para cuidar” e “O avanço tecnológico e as consequências no cotidiano”, ações que impactam diretamente a comunidade dentro e fora do colégio.
Add a comment