Tendência mundial, hortas urbanas conquistam os brasileiros

Tendência mundial, hortas urbanas conquistam os brasileiros 

Agricultura urbana ganha cada vez mais espaço em empreendimentos verticais 

Já pensou na possibilidade de ter alimentos frescos – e muitas vezes orgânicos – sem precisar ir ao supermercado ou feira? Tendência no mundo, as hortas urbanas, conhecidas também como agricultura urbana, está conquistando os terraços de prédios pelo Brasil. 

Segundo a Benedito Abbud, responsável pelo projeto paisagístico do Duet Mercês, o cultivo de hortaliças e temperos frescos coletivamente no alto dos empreendimentos verticais une razões como o prazer do contato com o verde e com o desejo por uma vida mais saudável. “Os responsáveis pelo cuidado nesses espaços fazem isso voluntariamente e transformam esses momentos em uma oportunidade de conexão com as suas raízes. Muitos possuem origem em cidades do interior e relembram do contato com a natureza na infância. O hábito faz bem para o corpo e principalmente para a mente.” 

Bem no coração do Mercês, em Curitiba, está em construção o Duet Mercês. Um empreendimento planejado com muitos detalhes para fazer essa conexão e que prevê um rooftop com horta comunitária que acompanha a tendência mundial. O espaço terá capacidade de produção de pés e maços de hortaliças como alface, cebolinha, espinafre e rúcula por mês, além de ervas medicinais e temperos como alecrim, hortelã, manjericão, tomilho, orégano, pimenta, salsa e sálvia. 

A estimativa dos especialistas é que cerca de 80% da população mundial viverá nos grandes centros urbanos até 2030. O crescimento urbano, os custos econômicos e ambientais da produção de alimentos no campo e a qualidade dos alimentos produzidos localmente e sem agrotóxicos explicam a força da tendência que já ganhou cidades como Berlim, Londres, Montreal, Nova York e Zurique. 

Abbud reforça a importância da conexão com as tendências internacionais. “A Thá busca sempre estar na vanguarda com projetos que agreguem para a qualidade de vida e bem-estar dos moradores. Estamos constantemente conectados com as tendências que surgem fora do país para adaptar para a realidade local”, explica. 

Do terraço para a mesa dos restaurantes locais 

A Brooklyn Grange Farm, em Nova York, nasceu como um negócio social nos canteiros no topo de dois prédios comerciais no Brooklyn e Queens. Por lá são cultivadas ervas, frutas, legumes e verduras. Parte da produção é vendida para restaurantes locais e parte é comercializada para famílias que queiram receber os alimentos em casa, além da feira realizada aos sábados no topo dos prédios. O empreendimento de cunho social também organiza eventos e programas educacionais, fornece serviços de consultoria e instalação de agricultura urbana e telhado verde para interessados em todo o mundo. 

Projeto em Curitiba beneficia 900 famílias de produtores urbanos 

Em Curitiba, as chefs Gabriela Carvalho e Manu Buffara foram uma das primeiras a comprarem a ideia, investirem e se dedicarem a um projeto de horta urbana e que garante alimentos frescos e orgânicos produzidos por famílias de produtores urbanos. As chefs são mentoras e orientam os agricultores sobre o cultivo dos alimentos. A produção da horta urbana do Rio Bonito, na Região Metropolitana de Curitiba, é integralmente comercializada com os restaurantes das cozinheiras e também consumida entre as famílias envolvidas no projeto. 

A horta do Rio Bonito faz parte do Horta do Chef, projeto da Prefeitura de Curitiba, que foi lançado em março de 2017. Ao todo são 24 áreas cultivadas por 900 famílias de produtores urbanos. As hortas espalhadas pela capital paranaense garantem alimentos in natura saudáveis para as famílias e o cultivo serve como terapia e socialização, pois muitas pessoas vivem sozinhas.

Add a comment

23 milhões de brasileiros possuem transtornos mentais

23 milhões de brasileiros possuem transtornos mentais

Transtornos como depressão, ansiedade e bipolaridade assombram 12% da população 

Dados recentes divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que 23 milhões de brasileiros, ou seja, 12% da população, apresentam os sintomas de transtornos mentais. Ainda de acordo com a pesquisa, ao menos 5 milhões, 3% dos cidadãos, sofrem com transtornos mentais graves e persistentes. A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2013 estimou que 7,6% (11,2 milhões) das pessoas de 18 anos ou mais de idade receberam diagnóstico de depressão por profissional de saúde mental. Mas, não é só a depressão que atinge os brasileiros, transtornos como ansiedade, bipolaridade e esquizofrenia também estão no topo da lista das doenças mais recorrentes. 

O número de casos tende a aumentar em áreas urbanas, e também em mulheres, que representam dois terços dos diagnósticos para depressão, por exemplo. Por isso, é importante conscientizar todos, tanto os pacientes quanto quem convive com essas pessoas. Pensando nisso, foi lançada a recentemente campanha “Janeiro Branco”, aproveitando a simbologia do início de ano, para incentivar a cuidar da saúde mental e emocional. Segundo o Dr. Aier Adriano Costa, coordenador médico da Docway, as doenças psicológicas não são levadas a sério porque não são facilmente visíveis, como um osso quebrado por exemplo, apesar de serem doenças comuns e estrarem presentes na vida das pessoas. “Mudar depende da mobilização das pessoas para tentar combater o estigma social, evitar rotular e desqualificar pessoas que tem essas enfermidades e orientar já é um bom começo e não tem nenhum custo”, explica. 

Existem, de acordo com o médico, vários sinais e sintomas que podem identificar uma pessoa que não está com uma boa saúde mental, por exemplo: tristeza ou irritabilidade exacerbada, confusão, desorientação, apatia e perda de interesse, preocupações excessivas, raiva, hostilidade, violência, medo ou paranoia, problemas em lidar com emoções, dificuldade de concentração, dificuldade de lidar com responsabilidades, reclusão ou isolamento social, problemas para dormir, delírios ou alucinações, ideias grandiosas ou fora da realidade, abuso de drogas ou álcool, pensamentos ou planos suicidas. 

Para ajudar, inicialmente, é bom estimular o paciente a buscar atendimento especializado com um médico, psicólogo ou um psiquiatra. De acordo com o Dr. Aier, é sempre importante criar um ambiente adequado para que a pessoa que está em tratamento se sinta segura para poder compartilhar seus problemas e aceitar ajudar especializada. Outra dica importante é criar uma rede de apoio, com amigos e familiares, para entender e participar ativamente do processo de terapia. Existem, além disso, diversos outros grupos de apoio que podem auxiliar auxiliam no tratamento. A grande maioria das doenças psiquiátricas tem tratamento eficiente quando diagnosticada de maneira correta, além dos tratamentos estarem em constante melhora e evolução. “Cabe a todos nós como sociedade ajudar para o fim da discriminação e preconceito que estão presentes nas pessoas que tem pouco conhecimento sobre o assunto”, conclui o médico.

Add a comment

Marca curitibana lança café com tequila

Marca curitibana lança café com tequila

Popular pelas capitais do país, é a vez da capital paranaense provar a mistura da tradição brasileira com o toque mexicano 

O café é aquela velha bebida produzida a partir dos grãos torrados do fruto do cafeeiro, possivelmente uma das maiores tradições do brasileiro. Pode ser preto, com leite, chantilly, açúcar, às vezes até whisky. Mas o que aconteceria se fosse feito com grãos infusionados em barril de tequila, destilado típico do México muito popular nas noites brasileiras? Pois foi justamente o que Marcelo Frank, fundador da marca de cafés especiais Franck’s Ultra Coffee, inventou na cidade de Curitiba. 

O café é infusionado ainda em grão em barril de tequila, trazendo o melhor da mistura Brasil-México, resultado em um café único e extremamente saboroso. A ideia surgiu após um pedido especial de uma cervejaria que precisava de um café inspirado no México. “A Cervejaria paulista Augustinus precisava de um café diferente para a produção de uma cerveja Mexican Stout. Então reparamos uma pequena dorna de carvalho, tostada, e deixamos uma infusão de tequila com pimenta preparando, por 4 meses, essa dorna para que absorvesse a bebida por completo”, explica Marcelo Frank. Depois dos quatro meses, o café verde foi adicionado por seis semanas no barril e, posteriormente, torrado. 

Para quem quiser experimentar essa grande novidade, a Espresso Station, loja conceito da Franck’s Ultra Coffee na cidade de Curitiba (PR), oferece diversos métodos manuais de extração, entre eles Hario V60, Clever, Chemex, Aeropress, Aram, ROK e French Press. “Existem vários métodos interessantes que ressaltam as características do café, mas os meus favoritos são os métodos de infusão, como a prensa francesa e o Clever”, detalha o especialista. 

Já os amantes de cafés especiais que moram fora da capital paranaense podem adquirir os produtos da linha via e-commerce da marca (www.fuc.com.br), com entre em todo país, ou em cafeterias e empórios parceiros. No canal, o pacote de 250g é comercializado por R$ 45. “Nossos produtos estão disponíveis em todo Brasil. Além do e-commerce, disponibilizamos nossos cafés para cafeterias e empórios”, comenta Marcelo. 

A loja conceito da Franck´s na cidade de Curitiba (Espresso Station) fica na Avenida Anita Garibaldi (nº 775), no Bairro Ahú, perto da Justiça Federal. A loja funciona de segunda a sexta, das 10h às 19h, e aos sábados, das 14h às 19h. Mais informações e loja online no site www.fuc.com.br.

Add a comment

WhataFuck vai inaugurar nova loja com 500 hambúrgueres a R$ 1 e sorteio de viagem para Nova York

WhataFuck vai inaugurar nova loja com 500 hambúrgueres a R$ 1 e sorteio de viagem para Nova YorYork

O evento vai comemorar o lançamento da nova loja em Curitiba com sorteio de viagem, distribuição de vouchers, doação para organização beneficente e, claro, muito hambúrguer

A rede WhataFuck, maior hamburgueria artesanal de Curitiba vai abrir as portas de sua terceira unidade na capital paranaense com um evento imperdível na próxima quinta-feira, dia 17 de janeiro. Serão distribuídas 500 senhas que darão direito a compra de um dos tradicionais hambúrgueres da casa (carne ou vegetariano) por apenas R$ 1. Além disso, com a senha, os participantes vão concorrer a uma viagem de uma semana para Nova York com direito a um tour pelas principais hamburguerias da cidade guiado por ninguém menos que os sócios proprietários da rede, Daniel Mocellin e Guilherme Requião.

Durante o evento, ainda serão distribuídos aleatoriamente junto com os sanduíches alguns vouchers de R$ 300 em compras na Öus Brasil, marca curitibana que se tornou uma das principais referências nacionais na produção independente de calçados. Além disso, o lucro obtido no dia com a venda dos hambúrgueres será revertido integralmente para o TETO, organização internacional dedicada a melhorar as condições de moradia em comunidades carentes.

Add a comment

Itens de farmácia entregues em casa? James Delivery lança plataforma

Itens de farmácia entregues em casa? James Delivery lança plataforma

A nova ferramenta entrega itens em parceria com diversas redes de farmácias que atuam na cidade de Curitiba 

Começou uma chuva do nada em Curitiba e você não consegue ir até a farmácia comprar um medicamento? Está com muita dor e não está disposto a sair de casa para comprar remédio? Tudo bem, o James Delivery, startup de entrega Premium, acaba de lançar uma plataforma em parceria com as maiores redes de farmácia de Curitiba, possibilitando que o usuário possa solicitar os itens que precisar com apenas alguns cliques. 

Via James Delivery, disponível nas plataformas Android e iOS, os usuários podem comprar, por exemplo, medicamentos, fraldas descartáveis, produtos de higiene pessoal e, até mesmo, preservativos disponíveis em diversas farmácias da capital paranaense. Para ter essa comodidade, o usuário paga a taxa de entrega (R$ 5,90) + 10% do valor dos produtos comprados. 

Para utilizar a nova plataforma do James, basta clicar na aba "farmácia", escolher o local, selecionar o produto e solicitar. Após o pedido finalizado, um entregador (James) vai até a loja, realiza a compra e entrega onde o usuário estiver em poucos minutos. 

Entregas sustentáveis 

Outro grande diferencial do James Delivery fica por conta das entregas ecologicamente responsáveis. 50% da frota da startup, que conta com mais de 1.000 entregadores na capital paranaense, é formada por bicicletas. Ou seja, além de rápido, barato e eficiente, o James é sustentável. 

Para mais informações sobre o James Delivery, acesse o site www.jamesdelivery.com.br.

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos