Investir em malha viária não vai diminuir congestionamentos em grandes cidades, revela estudo

Investir em malha viária não vai diminuir congestionamentos em grandes cidades, revela estudo

São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Curitiba são as cidades mais congestionadas do País; Uninter lança curso de Gestão do Trânsito e Mobilidade para ajudar cidades a anteciparem soluções

A taxa global de congestionamento do tráfego rodoviário tem aumentado continuamente nas áreas urbanas em todo o mundo e as chances de diminui-lo com melhorias incrementais no trânsito são baixas. É o que revela a 3ª edição da pesquisa The Future of Mobility, divulgada em 2018 pela consultoria americana em mobilidade Arthur D. Little em parceria com International Association of Public Transport (uITP).

Segundo o estudo, realizado em cem cidades, o nível de congestionamento mundial é mais intensamente ocasionado nas grandes cidades (com mais de 800 mil habitantes) e megacidades (que têm mais de 10 milhões de pessoas) do que nas menores. Na América Latina, dez cidades são citadas com alto acúmulo de tráfego, sendo quatro no Brasil: Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba. A pesquisa concluiu ainda que, em países com PIB (Produto Interno Bruto) igual ou acima do nível emergente, a proporção de veículos por quilômetro e o comprimento total da malha viária cresce no mesmo ritmo, impedindo que haja diminuição no volume de tráfego.

Para o coordenador do curso de Gestão do Trânsito e Mobilidade do Centro Universitário Uninter, Gerson Luiz Buczenko, essas conclusões revelam que a expansão rodoviária já não resulta em efeitos práticos para o descongestionamento das cidades. “As cidades têm limite de absorção. Não adianta investir em capacidade se o volume de veículos nas ruas também aumenta. Foi o que aconteceu na Europa”. Segundo Buczenko, o trânsito ficou tão difícil no continente europeu que individualmente foram surgindo iniciativas de mobilidade urbana e aumento do uso de transportes alternativos, como bicicletas e caronas solidárias.

“Mudar o trânsito exigirá romper com as velhas práticas”

Nos próximos 30 anos, a demanda global de passageiros mais do que dobrará nos grandes centros urbanos, chegando a 120 bilhões de passageiros por quilômetro até 2050, de acordo com a pesquisa realizada pelo International Transport Forum Outlook (2017). O aumento, explica o coordenador do curso de Gestão do Trânsito e Mobilidade, está relacionado à expectativa do aumento da renda per capita nos países emergentes. “Esse aumento gera um efeito positivo na economia, levando à aquisição de veículos de uso privado, mas negativo em termos de mobilidade”, avalia.

Para Buczenko, é preciso adotar soluções alternativas como incentivo por meio de políticas públicas da chamada “carona solidária”, mais investimento em transporte coletivo de alta velocidade, além de incentivo fiscal para redução de veículos emissores de CO2. “Por enquanto, são medidas consideradas marginais na América Latina, mas vemos com o exemplo da Europa que essas ações se tornarão obrigatórias para que as cidades existam”. Não à toa, a Holanda estipulou até 2030 o prazo para banimento total de veículos movidos a petróleo e diesel. No mesmo caminho, seguem a Noruega (2035), França e Reino Unido (2040).

Gestão do Trânsito e Mobilidade

A partir de 2019, o Centro Universitário Internacional Uninter passa a oferecer o curso de graduação Gestão do Trânsito e Mobilidade, na modalidade a distância. Com duração de dois anos, o curso lança um olhar diferenciado para a constituição do centro urbano, na perspectiva dos direitos humanos, sem perder de vista a importância da relação do ser humano com o meio em que vive. As inscrições vão até 18/02 pelo site uninter.com ou pelo telefone 0800 702 0500.

Add a comment

Apenas quatro instituições de ensino de Curitiba recebem selo de qualidade da OAB

Apenas quatro instituições de ensino de Curitiba recebem selo de qualidade da OAB

O selo “OAB Recomenda” - que está na sexta edição - foi concedido na última quarta-feira (30) pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) a 161 cursos em todo o Brasil. Em Curitiba, apenas quatro instituições de ensino receberam o selo de qualidade: Centro Universitário Curitiba - UNICURITIBA, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade Positivo.

O prêmio é concedido a cursos de Direito de todo o país e leva em conta dois critérios: o índice de aprovação nos exames da Ordem e o conceito obtido no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Nesta edição, dos 1.212 cursos que atenderam às exigências para participar da pesquisa, somente 161 foram premiados. O Selo representa um reconhecimento público da qualidade de graduações em Direito no Brasil.

De acordo com o secretário-geral da OAB, Felipe Sarmento, que é presidente da Comissão Especial para Elaboração do Selo OAB Recomenda, a premiação alcançou o patamar de guia da educação jurídica brasileira, mostrando para a sociedade as instituições que são destaque na oferta do curso de Direito. “O Selo OAB não tem o objetivo de criar um ranking entre todas as Instituições de Ensino Superior do país. Seu propósito é evidenciar as faculdades com elevado padrão, com base nos resultados obtidos por avaliações fidedignas com o Exame de Ordem Unificado e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes”, declarou.

O curso de Direito da Universidade Positivo possui nota máxima (5) no MEC e se destaca pela qualidade e dedicação de seu corpo docente, formado 100% por mestres e doutores. "Além disso, foi o primeiro no Brasil a criar uma incubadora de escritórios de advocacia, que auxilia os profissionais recém-formados a se posicionarem no mercado e obterem prática de gerenciamento e administração", destaca o diretor da Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Roberto Di Benedetto. Para ele, o reconhecimento pela segunda vez consecutiva mostra que a universidade está no caminho certo. Atualmente, a Positivo possui cerca de 1.500 alunos matriculados no curso. Nos últimos processos seletivos, o curso de Direito tem sido o mais procurado pelos vestibulandos. Segundo Benedetto, mais de 2.335 profissionais de Direito já foram formados pela Universidade Positivo desde a criação do curso, em 1999. Mais informações em www.oab.org.br.

Add a comment

Fim de semana conta com diversas atrações para pet lovers

Fim de semana conta com diversas atrações para pet lovers

Encontro da raça Beagle, feirinha de adoção e aula de adestramento são alguns dos eventos promovidos pelo HiperZoo

Considerados membros da família, os cães estão cada vez mais presentes também nos programas familiares ou, até mesmo, sendo o foco principal da programação. Prova disso são as atrações que compõem o calendário de eventos do pet center HiperZoo, localizado no bairro Parolin, em Curitiba.

Quem deseja adotar um animalzinho pode conferir a feirinha de adoção, que é realizada semanalmente em parceria com ONGs de Curitiba. No sábado (2), o Beco da Esperança estará presente, das 11h às 16h, com cães e gatos (adultos e filhotes), que esperam por um novo lar. Para adotar, o interessado deve ter mais de 21 anos, responder a uma entrevista sobre os motivos de adoção, aceitar receber a visita de um voluntário da ONG, e apresentar RG, CPF e comprovante de endereço para assinar o termo de adoção. Para quem deseja ter um gato como amigo, ainda é necessário ter caixa de transporte e possuir telas de proteção nas janelas de casa.

A partir das 17h inicia mais uma aula do programa de adestramento coletivo promovido pelo pet center em parceria com a Meu Cão Companheiro. Com o tema “Controle de ansiedade e stress”, a aula será ministrada pelo comportamentalista Rafael Wisneski e promete sanar as principais dúvidas dos tutores. “Com a correria e compromissos da vida moderna, os tutores acabam esquecendo que é importante para os cães manterem atividades próprias da sua espécie e isso acaba gerando ansiedade, tédio e estresse nos bichinhos. É preciso saber identificar esses sintomas e desenvolver boas práticas que melhorem o bem-estar dos pets”, relata o comportamentalista. Para participar é preciso se inscrever na loja apresentado cupom fiscal de compras. As vagas são limitadas a vinte tutores com seus cães.

Encontro de raças

Eternizada pelo memorável personagem Snoopy, a raça Beagle é uma das mais adoradas pelos apaixonados por animais. Simpáticos, aventureiros, alegres e excelentes companheiros, esses cães prometem agitar o domingo (3) em mais um encontro de raças promovidos pelo HiperZoo. O evento acontece das 14h às 17h e tem entrada gratuita.

Além da oportunidade de socialização, os cães podem se divertir em um espaço seguro, brincar na piscina de bolinhas, participar de sorteios e ainda desfrutar de uma experiência como modelos fotográficos. O estúdio Mayara Moraes Fotografia Pet estará presente, fotografando os animais em estúdio. Para participar basta apresentar um cupom fiscal da loja.

Já os tutores que desejarem aprender mais sobre educação e comportamento da raça, podem participar da palestra “Beagle comportado e treinado”, com o comportamentalista Rafael Wisneski. A entrada é gratuita, com início às 16h.

Serviço:

Feirinha de adoção com Beco da Esperança

Quando: sábado, 2 de fevereiro, das 11h às 16h

Aula de adestramento “Controle de ansiedade e stress” com Rafael Wisneski

Quando: sábado, 2 de fevereiro, das 17h às 18h

Entrada: apresentação de cupom fiscal do HiperZoo

 

Encontro de cães da raça Beagle

Quando: domingo, 3 de fevereiro, das 14h às 17h

Foto brinde profissional com a fotógrafa de pets Mayara Moraes

Quando: domingo, 3 de fevereiro, das 14h às 18h

Entrada: apresentação de cupom fiscal do HiperZoo

Vagas: limitadas

 

Palestra “Beagle treinado e comportado” com Rafael Wisneski

Quando: domingo, 3 de fevereiro, das 16h às 17h

Entrada: gratuita, com sorteio de brindes e promoções no interior da loja

 

HiperZoo - Rua Desembargador Westphalen, 3.448 – Curitiba/PR

Telefone: (41) 3051-7777

Add a comment

Campanha de 120 anos da Ouro Fino traz a natureza como protagonista

Campanha de 120 anos da Ouro Fino traz a natureza como protagonista 

Conceito desenvolvido relaciona a trajetória da marca com saúde e sustentabilidade 

A Ouro Fino, empresa de água mineral natural mais antiga do Paraná, completou 120 anos de história. Para celebrar o marco histórico, a marca - reconhecida como uma das maiores envasadoras de água mineral natural do Brasil – apresenta uma campanha que traz a natureza como protagonista. 

O objetivo da ação, além de celebrar a data, é ampliar ainda mais o reconhecimento da marca no mercado paranaense. A responsabilidade pelo desenvolvimento do conceito da campanha foi a Invente Comunicação e a produtora Blur Motion deu vida para a publicidade. “O desafio do trabalho era criar um conceito para a campanha que chegasse ao consumidor pela da memória, empatia e experiencia com a marca. Para isso, demos voz à protagonista dessa história, a gota d’água, com uma linda poesia e direcionamentos de imagem para o vídeo final. A parceria com a Blur Motion e a Ouro Fino gerou uma nova forma de enxergarmos mais de um século de história”, explica Cristiano Maigue, sócio da Invente Comunicação. 

A coordenadora de marketing da Ouro Fino, Jaqueline Kolberg, comenta que a ação, além de remeter a elementos da estância Ouro Fino, traz consigo a preocupação com a pureza da água, a sustentabilidade e a preservação ambiental. “O resultado traduz a história de 120 anos de uma empresa tradicionalmente paranaense e que está na mesma família há gerações. Atravessar um século é atingir maturidade, se adaptar às mudanças, se modernizar, lutar pela preservação do meio ambiente e valorizar ações sustentáveis e sociais. ” 

Maigue explica que o vídeo traz, de forma leve e natural, os caminhos e obstáculos que a gota percorre enquanto segue o fluxo da natureza. “Um trajeto repleto de história, mas com uma única origem que evidencia a essência da empresa: pura poesia engarrafada. ”. “A cada segundo do filme, novos caminhos se abrem, antigas e novas gerações se complementam e novas história se criam, permitindo que a excelência se estabeleça e novas possibilidades ganhem vida”, completa. 

Junto à gota, os anúncios derivados da campanha ganham a aplicação do azulejo com arabescos portugueses na cor azul, remetendo à memória histórica da fonte de água mineral natural da Ouro Fino, e das hortênsias, famoso cartão postal da Estância Hidromineral Ouro Fino. Além disso, no conteúdo da gota, está presente a araucária, árvore representante da cultura curitibana e do Paraná, demonstrando a característica local e cultural da marca. 

Os elementos trabalhados no selo comemorativo de 120 anos, que assinam todas as peças, remetem a tradição de uma empresa centenária. Peças de layout limpo e moderno traduzem a contemporaneidade da Ouro Fino ao longo das décadas. O intuito é representar de forma simbólica a grandiosidade natural da marca, tendo a natureza como protagonista.

Add a comment

'Sarrada no Ar', hit de Thiago San'n está entre apostas do carnaval 2019

'Sarrada no Ar', hit de Thiago San'n está entre apostas do carnaval 2019

Vindo de mansinho como todo destaque baiano que se torna single do verão, 'Sarrada no Ar' é composição do cantor de pagode Thiago San'n de apenas 27 anos.

Alcançando as principais capitais do país, sendo destaque na plataforma musical Voxtom, a música é um verdadeiro chiclete por evidenciar a sarrada, movimento comum entre os jovens.

Nas redes sociais, a música já é coreografada por diversas pessoas e citada por famosos, inclusive o jogador da seleção brasileira Dante e o Youtuber Kenji.

O clipe foi lançado no Youtube e está disponibilizado nas principais plataformas digitais. Confira:

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos