Por que não comer carne vermelha na Sexta-Feira Santa?  

Por que não comer carne vermelha na Sexta-Feira Santa?

Todos os anos, depois do carnaval, aqueles que seguem a religião católica passam 40 dias em reflexão e jejum, relembrando os 40 dias que Jesus Cristo passou no deserto antes de sua morte e ressurreição. A Quaresma, como o período é chamado, também é uma forma de lembrar dos 40 anos durante os quais Moisés guiou seu povo rumo à Terra Prometida. Esse período acaba na Páscoa, com a grande festa que comemora a vitória da vida sobre a morte. Mas, se é uma festa, então por que, na Sexta-Feira Santa, os católicos evitam comer carne vermelha?

De acordo com a doutrina católica, a prática do jejum tem uma série de objetivos para a vida de quem a adota. Na Quarta-Feira de Cinzas, quando a Quaresma começa oficialmente, uma das palavras lidas na missa é justamente “ordenai um jejum” (cf. Jl 1,14). Essa é, por exemplo, uma forma de se solidarizar com a prisão, tortura e crucificação de Cristo. Por isso, muitos católicos costumam fazer algum tipo de jejum até mesmo fora do período da Quaresma, normalmente abdicando de um ou mais tipos de alimento ou passando determinados períodos do dia sem se alimentar.

Nesse sentido, não comer carne vermelha seria uma forma de demonstrar solidariedade e respeito a Jesus. A coordenadora pedagógica para escolas confessionais conveniadas ao Sistema Positivo de Ensino, Lúzia Martins, explica que “a renúncia da carne nos lembra de que é o Espírito que vivifica a carne, não o contrário. A carne, nesse caso, deve estar ou ser submetida ao Espírito, para ser carne de verdade. Caso contrário, se corrompe. Deixar de comer carne é um exercício material, concreto na quaresma para lembrar o homem dessa realidade transcendente na sua relação com o Sagrado”.

Mas, na religião católica, o jejum na Quarta-Feira de Cinzas e na Sexta-Feira Santa é mais que apenas uma sugestão. Segundo o Código de Direito Canônico, nesses dias é obrigatório abdicar da carne ou de outro alimento que traga prazer ao fiel. “Cân. 1251: Observe-se a abstinência de carne ou de outro alimento, segundo as prescrições da Conferência dos Bispos, em todas as sextas-feiras do ano, a não ser que coincidam com algum dia enumerado entre as solenidades; observem-se a abstinência e o jejum na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo.”

No entanto, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) permite que se substitua a abstinência de carne por um ato de piedade, uma obra de caridade ou a substituição da carne por outro alimento. “Em relação à abstenção de alimentos ou troca de algum deles, tudo depende daquilo que a pessoa mais gosta. Se, por exemplo, sou fascinada por chocolate e não consigo ficar sem comer um dia sequer, posso fazer jejum disso, em vez da carne. O mesmo vale para outros doces, café, cigarro, álcool e daí por diante”, afirma Lúzia.

Sobre o Sistema Positivo de Ensino

É o maior sistema voltado ao ensino particular no Brasil. Com um projeto sempre atual e inovador, ele oferece às escolas particulares diversos recursos que abrangem alunos, professores, gestores e também a família do aluno com conteúdo diferenciado. Para os estudantes, são ofertadas atividades integradas entre o livro didático e plataformas educacionais que o auxiliam na aprendizagem. Os professores recebem propostas de trabalho pedagógico focadas em diversos componentes, enquanto os gestores recebem recursos de apoio para a administração escolar, incluindo cursos e ferramentas que abordam temas voltados às áreas de pedagogia, marketing, finanças e questões jurídicas. A família participa do processo de aprendizagem do aluno recebendo conteúdo específico, que contempla revistas e webconferências voltadas à educação.

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Kopenhagen apresenta collab com Life by Vivara para a Páscoa  

Kopenhagen apresenta collab com Life by Vivara para a Páscoa

Uma das parcerias mais aguardadas chegou para marcar a data mais gostosa do ano. A collab exclusiva entre Kopenhagen e Life By Vivara traz a sintonia entre as marcas, oferecendo sofisticação do mágico sabor do chocolate Kopenhagen e todo o requinte de Life By Vivara.

O lançamento Ovo Deluxe Língua de Gato Life by Vivara é o queridinho da Páscoa Kopenhagen: ovo ao leite com recheio cremoso, que acompanha 4 Trufas Língua de Gato, 8 Medalhões Língua de Gato, 8 Línguas de Gato e 1 Pingente exclusivo Life by Vivara em formato de patinha de gato, banhado com ouro.

São 810g de muito sabor, qualidade e elegância, distribuídos em uma sofisticada embalagem para tornar a Páscoa ainda mais marcante.

Valor sugerido: R$ 499,90.

O produto pode ser encontrado nas lojas físicas Kopenhagen de todo o Brasil, no site, no app da marca e em apps parceiros, como Rappi e Ifood. Saiba mais em: https://www.kopenhagen.com.br

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Alimentação saudável e prática de atividades físicas são as principais formas de prevenção ao câncer  

Alimentação saudável e prática de atividades físicas são as principais formas de prevenção ao câncer

Pesquisas indicam que até 2040, o número de casos de pessoas com câncer deve aumentar em quase 50%; número que pode ser reduzido com a inserção de hábitos saudáveis

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), indicam que uma em cada seis mortes no mundo é causada por algum tipo de câncer, o que coloca esta patologia como uma das que mais matam ao redor do mundo. Segundo as projeções do relatório Globocan 2020, esses números devem aumentar nos próximos anos, já que segundo as estimativas, há uma tendência de elevação dos índices de detecção da doença, que deve alcançar o patamar de quase 50% a mais em 2040 em comparação ao cenário atual, somando algo em torno de 28.4 milhões de novos casos de câncer em menos de 20 anos. Neste panorama muito se estuda sobre as razões para o desenvolvimento da doença e apesar de ainda existirem muitas dúvidas neste campo já se sabe que a adoção de hábitos saudáveis é uma das melhores formas de prevenção e um grande auxílio durante o tratamento.

A oncologista da Oncoclínicas Curitiba, Priscila Morosini, explica que há uma relação direta entre o sedentarismo, má alimentação e o desenvolvimento de tumores. “Já é possível atestar que a maioria das mortes por câncer poderiam ser evitadas com a adoção de hábitos mais saudáveis como a prática de atividades físicas, alimentação saudável, além de não fumar. Estas questões são grandes aliadas no combate à doença, seja na prevenção ou na melhora dos quadros de neoplasia”, conta a médica.

A importância dos hábitos saudáveis

Os dados do periódico científico Cadernos de Saúde Pública, reforçam a estreita relação entre o sedentarismo e o câncer, uma vez que a pesquisa mostra que 72,5% das pessoas diagnosticadas com câncer no Brasil afirmam ter uma vida sedentária. “Tivemos um complicador nos últimos anos com a pandemia, pois foi um longo período em que as pessoas tiveram que parar todas as suas atividades, inclusive as de cuidado com a saúde. Neste período, além da redução dos hábitos saudáveis também tivemos um aumento de consumo de álcool e de alimentos processados, além do aumento do tabagismo - um quadro que precisa ser revertido”, reforça Priscilla.

A médica explica que a prática diária de cerca de 45 minutos de atividades físicas (cinco horas por semana) já pode ajudar muito a evitar o desenvolvimento do câncer, mantendo também a qualidade de vida da população. “Estudos indicam que a prevenção por meio da atividade física é muito efetiva, principalmente nos cânceres de bexiga, cólon, endométrio, esôfago, estômago, rins e mama, pois a prática de exercícios tem a capacidade de promover o equilíbrio hormonal, de reduzir o tempo de trânsito gastrointestinal, fortalecendo as defesas do corpo e ajudando a manter o peso corporal em níveis adequados ao bom funcionamento do organismo. Além disso, a atividade física reduz o estresse e a ansiedade”, explica.

Além da atividade física regular, Priscilla conta que a diminuição do tabagismo, do consumo de álcool e o consumo de alimentos saudáveis também são pontos que favorecem o combate à doença. “A alimentação não deve ser negligenciada, pois ela é a base para um organismo saudável. Sendo assim é fundamental a ingestão de alimentos de origem vegetal como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijão, proteínas, fibras, sementes, nozes entre outros alimentos in natura e fugindo dos alimentos prontos para consumo, bebidas adoçadas, processados e industrializados. A alimentação deve ser prazerosa e saborosa, respeitando a cultura regional e a sazonalidade. Também é importante manter a hidratação corporal em dia com a ingestão de água, chás e sucos naturais", comenta.

Hábitos saudáveis para pacientes oncológicos

A alimentação é também fundamental para combater processos cancerígenos que já iniciaram o seu processo de agressão celular, uma vez que os alimentos in natura ajudam na defesa do corpo e no funcionamento do intestino. “Os alimentos de origem vegetal têm o poder de inibir a chegada de compostos cancerígenos às células e também têm a capacidade de consertar o DNA que já foi danificado pela doença. Em casos de células que já foram danificadas, esses alimentos podem promover a morte das células danificadas, interrompendo a multiplicação desordenada”.

Nesses casos, a recomendação é ingerir regularmente cerca de 400 gramas entre verduras, cereais, feijões, legumes, frutas, sementes e nozes em todas as refeições do dia. “Nosso país conta com uma grande diversidade de frutas, legumes e verduras, opções que estão ao nosso dispor e que devem ser o foco de qualquer alimentação, mas principalmente para os pacientes oncológicos. Arroz e feijão é uma combinação típica do Brasil e que traz ao cardápio uma mistura essencial de proteínas, fibras, vitaminas e minerais. Busque descascar mais e desembalar menos, opte por colocar mais cor no prato e abuse das frutas e das oleaginosas. Sementes também podem ajudar muito como a de girassol, abóbora e gergelim. Com isso a imunidade do corpo se fortalece e o tratamento fica mais efetivo”.

A prática de exercícios físicos também traz muitos benefícios para os pacientes oncológicos, pois as atividades físicas aumentam as atividades celulares e melhoram o sistema imunológico, reduzindo também as chances de desenvolvimento de outras doenças como as relacionadas a problemas metabólicos, diabetes, entre outras. “Quando o organismo está fragilizado ele tem maiores chances de entrar em sofrimento no combate às células cancerígenas e desenvolver outras doenças. Para melhorar essa condição a indicação é a mesma: 45 minutos de atividades físicas diárias. Quanto aos tipos de exercícios, para pacientes oncológicos a indicação são atividades aeróbicas moderadas, intercaladas com sessões extras de exercícios de força e flexibilidade. Yoga é uma ótima opção, pois é um exercício completo que também auxilia na redução da ansiedade”, explica.

A especialista reforça que a prática de atividades físicas traz também uma sobrevida maior aos pacientes, pois reduz o risco de metástase e melhora o condicionamento físico. “A realização de práticas físicas para pacientes oncológicos traz muitos benefícios, pois melhora a capacidade física e o equilíbrio, diminuindo o risco de quedas e fraturas ósseas, evitar a atrofia muscular, melhora a circulação sanguínea, ajuda a controlar o peso, diminui o risco de doença cardíaca e osteoporose. São medidas simples e muito eficazes que melhoram a qualidade de vida do pacientes”, finaliza a médica.

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Parque Vila Velha promove Páscoa com diversão e aventura  

Parque Vila Velha promove Páscoa com diversão e aventura

Caça aos ovos, distribuição de máscaras e ingresso grátis para crianças de até 12 anos que doarem uma caixa de bombom fazem parte da programação

O Parque Vila Velha promove uma Páscoa recheada de diversão e aventura. Entre os dias 1 e 9 de abril, um dos mais belos cartões postais do Paraná oferece uma programação especial para agradar a criançada. Uma experiência diferente para as famílias que preferem celebrar a data com os pequenos em uma atividade divertida.

Haverá caça aos ovos na Lagoa Dourada, além de distribuição de máscaras de coelhinho entre os dias 1 e 9 de abril.

As crianças de até 12 anos de idade, que doarem uma caixa de bombom, não pagam entrada.

“Todos os anos, o Parque Vila Velha promove ações diferenciadas para crianças quando comemoramos a Páscoa. Dessa vez, a caça aos ovos na Lagoa Dourada e a distribuição de máscaras fazem parte da programação, que promete ser bastante divertida para fazer a alegria da criançada”, afirma o gestor do Parque, Leandro Ribas.

Sobre o Parque Vila Velha

Localizado a apenas uma hora de Curitiba, o Parque Estadual de Vila Velha é o primeiro parque estadual criado no Paraná, em 1953, e atualmente é uma concessão do Governo do Estado do Paraná, por meio do Instituto Água e Terra, à Soul Vila Velha, uma empresa do Grupo Soul Parques.

As bilheterias funcionam até as 15 horas. O parque indica, a chegada ainda pela manhã, para que os visitantes possam conhecer os três atrativos naturais – Arenitos, Furnas e Lagoa Dourada – se deliciar com as diversas opções gastronômicas e ainda aproveitar as atrações de aventura – Tirolesa, Arvorismo e Cicloturismo.

Mais informações podem ser obtidas no site www.parquevilavelha.com.br e nas redes através do @parquevilavelha.

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Conexão emocional com o cliente: como as marcas podem criar empatia e garantir vínculos duradouros  

Conexão emocional com o cliente: como as marcas podem criar empatia e garantir vínculos duradouros

Focar na aproximação com o cliente traz benefícios que vão além da das vendas 

O relacionamento dos consumidores com as marcas vai muito além da relação compra e venda. O motivo é simples: clientes hoje em dia buscam mais do que apenas consumir ou contratar um serviço, eles querem ter uma experiência memorável e expectativas atendidas com primazia e, se possível, antecipação. 

Para o especialista em marketing e estratégia de negócios, Frederico Burlamaqui, os clientes modernos precisam se sentir pertencentes ao ecossistema da marca, gostam de ser acolhidos por elas e buscam uma conexão emocional com aquilo que estão adquirindo. “Hoje, com a quantidade de informação que se tem, é mais difícil para os consumidores se conectarem com apenas um produto ou uma marca, porém quando isso acontece a empresa ganha não apenas um cliente assíduo, mas sim um defensor da marca. Para que isso aconteça é fundamental que as empresas criem estratégias fortes de conexão emocional com os seus clientes”, explica. 

Nessa jornada, prezar pela boa experiência do cliente é algo que já deixou de ser especial, passando a ser essencial no momento de ganhar a preferência do público. Apesar de ser um assunto já bastante explorado em termos de ações efetivas, ainda são poucas as marcas que conseguem um impacto positivo em seus clientes. “A experiência do cliente com a marca passa a ser mais relevante que o próprio serviço ou produto. Inclusive quando o consumidor se conecta fortemente com uma empresa, o valor do bem passa a ser menos importante do que essa experiência. Quando isso acontece, significa que a marca teve êxito na sua estratégia de conexão com aquele cliente”, explica Frederico. 

Como criar uma conexão emocional forte com os clientes 

Frederico explica que a conexão com o cliente é um conceito de marketing que visa estreitar os laços entre empresa e consumidores em todos os canais onde se relacionam, com objetivo de gerar a fidelização e um vínculo de longo prazo. “O relacionamento deve contar com diálogos constantes, muito conhecimento acerca das vontades e dores do consumidor, empatia e reciprocidade, algo comum a qualquer tipo de relacionamento. As marcas que usam essa estratégia no seu dia a dia conseguem gerar laços fortes, saudáveis e duradouros. Do outro lado, a empresa também sai ganhando, pois ao buscar conhecer melhor o seu consumidor, passa a ser capaz de se comunicar melhor com todo o seu ecossistema”, conta o especialista. 

A estratégia para gerar essa conexão com os clientes deve ser criada conforme os preceitos da empresa, já que cada uma tem suas especificidades e público-alvo, mas levando em consideração as ferramentas disponíveis hoje no mercado, algumas ideias podem funcionar de forma mais genérica. “O primeiro passo é conhecer o seu cliente o mais profundamente possível, por meio de pesquisas e coleta de dados, depois trabalhar ações de conteúdo que façam sentido para aquele público e para o seu negócio. Ações no ponto de venda que buscam encantar o cliente, promoções exclusivas de aniversário e atendimento personalizado são pontos que podem fazer a diferença e trazer o cliente mais para perto. Trabalhar o branding da marca também é fundamental, uma vez que as pessoas tendem a se relacionar melhor com marcas que confiam e sabem o que esperar. Nesse ponto é fundamental uma estratégia completa de comunicação que passe pela criação da identidade da marca, criação de valores, propósito, posicionamento de mídia, entre outras ações que vão fomentar a criação de uma comunidade em torno da empresa”, explica Frederico.

Dicas para criar conexão emocional com o cliente:

Olhe para dentro da sua empresa e trate seus colaboradores como seus primeiros clientes - seus funcionários devem ser os primeiros defensores da marca, pois esse comportamento será um reflexo de dentro para fora da empresa. Portanto a conexão com a marca deve acontecer primeiramente “dentro de casa”. Para isso, garanta que seus colaboradores estejam felizes e entendam todos os valores da empresa, para que possam refletir isso em seus atendimentos e rotinas.

Ouça o cliente e tenha empatia - mostre que a marca se importa com seus clientes e está sempre em busca de melhorias. Para isso invista em pesquisas de satisfação e atendimento eficaz e ágil desde a compra até o pós-venda, com isso a marca será capaz de identificar as necessidades reais de seus clientes, assim como as dores que a empresa pode solucionar.

Crie experiências memoráveis - uma experiência inesquecível tem um grande potencial de impactar os clientes de forma muito positiva. Para criar experiências memoráveis foque primeiramente no básico, oferecendo uma jornada de compra tranquila, prazerosa e garantindo a satisfação do consumidor em todas as etapas do funil de venda - desde o primeiro contato e descoberta da marca, passando pelas interações nos ambientes físicos, aquisição do produto e pós-venda.

Invista em conseguir feedbacks ágeis e na coleta de dados - clientes e coletar seus dados é logo após o atendimento ou compra, sendo assim, faça pesquisas e colete feedbacks logo após as interações com os clientes. Quando sua empresa receber um feedback positivo, o direcione rapidamente para a equipe responsável pelo bom atendimento, desta forma, eles irão se sentir reconhecidos e passarão a entregar mais, alimentando o ecossistema da empresa de forma positiva.

Conheça o seu cliente - a conexão só vai acontecer quando a sua empresa passar a conhecer os seus clientes Para isso, busque entender o que eles precisam acerca de diversos detalhes da sua empresa como qualidade do serviço, atendimento, preço, comunicação, etc. Por meio destas percepções, será possível otimizar os processos e entender o que está funcionando e o que precisa ser melhorado.

Promova o engajamento - uma das melhores formas para se conectar com os clientes é promovendo o engajamento nas mídias sociais. Para isso crie formas de interação que coloque as pessoas em contato com seus canais e crie formas delas interagirem com a marca também no ambiente digital.

Humanize os processos - as pessoas querem cada vez mais um ambiente personalizado e que atenda especificamente às suas necessidades, para isso ter processos humanizados no atendimento é algo fundamental. Bots e e-mails automatizados podem ser usados, mas no momento de ouvir e solucionar reclamações e dúvidas, opte pela humanização.

Tenha valores e propósitos claros - a tomada de decisão de compra está cada vez mais relacionada com o posicionamento da marca, não apenas com seu produto ou preço. Sendo assim, ter valores e propósitos claros é algo fundamental para criar conexões duradouras com os clientes, trazendo a visão da empresa para perto e criando um vínculo emocional.

Tenha uma identidade marcante - foque em ter uma marca forte, com valores claros. Lembre-se: pessoas se relacionam mais com marcas que conhecem e sabem o que esperar delas.

Invista em comunicação - elemento-chave de qualquer ação, a comunicação também é capaz de aproximar os clientes, fortalecendo vínculos, principalmente nas redes sociais. Para isso invista em conteúdos que tenham relação com seus clientes e os façam sentirem-se como parte do seu negócio.

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