TDAH na infância: Como as atividades artísticas podem influenciar positivamente no tratamento?

TDAH na infância: Como as atividades artísticas podem influenciar positivamente no tratamento?

Manifestações do transtorno começam ainda nos primeiros anos de vida e atividades como dança, teatro e pintura podem ser a principal saída para redução dos sintomas, segundo especialista

O TDAH ou Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade, é uma das condições mais comuns do Brasil, com cerca de 2 milhões de casos por ano. Para ser ainda mais exato, ao menos 5% da população infantil do mundo é atingida pelo transtorno, de acordo com a Associação Brasileira do Déficit de Atenção. Mesmo que o TDAH não tenha cura comprovada, é possível realizar o tratamento através de medicamentos como a Ritalina, por exemplo. Acontece que, além de muitos pais evitarem o uso de remédios no caso de crianças e adolescentes, farmácias do país estão sofrendo com a carência de estoque nos últimos meses. Sendo assim, é preciso encarar a possibilidade de tentar outras soluções.

Porém, antes de definir novas alternativas, é necessário entender qual a origem do problema. Segundo Nathalia Brandão, especialista em psicologia infantil e adolescente há 8 anos e uma das profissionais presentes na plataforma da Baby Concierge, face digital pioneira no universo materno infantil, o TDAH pode começar a se manifestar ainda na infância e, ser decorrente de uma linha hereditária: “O TDAH manifesta-se nos primeiros anos de vida e pode durar até o fim dela. Estudos apontam que é possível uma predisposição genética, considerando a semelhança do comportamento em outros familiares. Vale ressaltar também, que há chances de fatores ambientais influenciarem no diagnóstico e alguns estudos apontam que o uso excessivo de telas digitais pode justificar um possível diagnóstico, mas isso ainda não foi comprovado”.

Visando contextualizar a condição, Nathalia realiza uma breve análise neurológica: “TDAH é um transtorno do neurodesenvolvimento multifatorial que, de acordo com uma teoria que acredito, não se trata de deficiência intelectual, mas da dificuldade em obter e manter o foco.” Ela também explicita os principais fatores influentes e sintomas da doença: “Pessoas com TDAH, costumam apresentar alterações na região frontal do cérebro, manifestando a redução da capacidade de atenção, dificuldade de seguir instruções, alteração no autocontrole, ansiedade, redução da capacidade de planejamento, dificuldade de memória, de manter-se parado fisicamente em um lugar e esperar sua vez para falar."

Em relação às formas de tratamento do TDAH, a psicóloga afirma que existe uma saída, exercitada com menos frequência do que deveria: as atividades artísticas podem ser uma das principais maneiras de reduzir os sintomas. “A arte é parceira na procura pelo controle e manejo dos comportamentos e emoções de uma criança ou adolescente. Atividades como essas estimulam os relacionamentos interpessoais, que podem vir a piorar ao longo dos anos devido ao transtorno, além de fortalecerem a criatividade. Praticando, é possível equilibrar os neurotransmissores importantes no cérebro, capazes de expressar sentimentos positivos ligados ao prazer e ao bem-estar”.

Dentre as opções de programas artísticos, Nathalia ressalta a importância da movimentação do corpo e da mente: “A maneira mais benéfica de trabalhar os sintomas de TDAH de uma criança são atividades como dança, expressão corporal, teatro, música e especialmente a pintura. Aulas e afazeres como estes podem ser eficientes na busca pelo controle do comportamento.” Ela ainda oferece dicas de como convencer os pequenos a desenvolver as tarefas: “Sugiro que os pais participem sempre que possível e tornem algo leve e divertido, sem obrigatoriedade. Evitando que a criança seja pressionada, ela ficará mais satisfeita em realizar as atividades e assim, aumentar sua criatividade e imaginação”.

Por fim, para reforçar a importância de um diagnóstico médico, a especialista afirma que a identificação incorreta do transtorno acontece com frequência: “É preciso analisar com cautela, pois, hoje vemos uma enxurrada de diagnósticos incorretos, que podem impactar negativamente no tratamento adequado aos sintomas. E, por mais que o diagnóstico seja clínico, caso se dê por uma equipe multidisciplinar, as chances de ser assertivo se tornam bem maiores”. Nathalia ainda explica a diferença entre o comportamento hiperativo e TDAH, além de estabelecer uma forma curiosa de separá-los: “Crianças hiperativas são agitadas e inquietas, o que pode ou não sinalizar um transtorno. Já o TDAH é caracterizado pela combinação da dificuldade de atenção com agitação motora e impulsividade. Para o diagnóstico é preciso também, que o mesmo comportamento aconteça em pelo menos dois ambientes diferentes”.

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Marketing do Carnaval ressalta a felicidade e estimula empreendedores

Marketing do Carnaval ressalta a felicidade e estimula empreendedores

Propagandas da festa mais popular do mundo articulam animação e cifras expressivas

Carnaval é a data festiva por excelência do Brasil e, em 2023, os foliões podem finalmente brincar na festa com certa tranquilidade depois da pandemia. A data também é um marco porque é só depois que o ano deslancha, não é mesmo? Mas o que tudo isso tem a ver com o marketing?

Para a professora da UFPR, especialista em marketing e neuromarketing Shirlei Camargo, o Carnaval representa a ideia de felicidade, e isso explica seu crescimento até mesmo em cidades onde ele nunca foi tradição. Nesse ritmo, a proliferação dos blocos temáticos vem fomentando a economia e o setor de turismo.

A divisão de economia e inovação da Confederação Nacional do Comércio, de Bens, Serviços e Turismo informa que o Carnaval esse ano vai movimentar R$8,18 bilhões – uma margem 27% acima de 2022.

“As empresas de segmentos diretos e indiretos se beneficiam do mercado proporcionado pelo Carnaval, por isso a festa cria muito engajamento entre o público pela ideia de alegria que transmite. Muitas marcas ligadas ou não ao Carnaval pegam carona para anunciar produtos e serviços, e isso tem um apelo muito forte. É um colorido de sucesso, que sempre vende bem”, analisa a especialista.

Um hit do empreendedorismo, ela aponta, são as lojas de cosméticos que aproveitam a onda carnavalesca não só para decorar o ambiente comercial, mas principalmente para promover produtos de beleza específicos.

O engajamento via neuromarketing deve-se em grande parte pela técnica chamada “neurônio espelho”, que espelha comportamentos. “É aquela história: a gente sorri quando vê outra pessoa rindo. Quando vemos uma pessoa se divertindo num bloco de Carnaval, a tendência é criar essa vontade no outro. As pessoas ficam ávidas por participar desse ‘movimento social’”, exemplifica.

Marca Brasil também se projeta internacionalmente

O Brasil é conhecido por ser um país festivo e alegre, mas a divisão política dos últimos anos manchou essa marca. “A empatia do mundo com relação ao Brasil ficou um pouco abalada, mas, com o arrefecimento de casos de violência e o momento da festa carnavalesca, olhares mais amistosos se voltam para nós, e isso se reflete nos negócios, na circulação dos nossos produtos”, diz a especialista.

Por isso, é salutar que as empresas usem a temática não só nas vendas nacionais, mas internacionais também, sustentadas em uma imagem mais positiva do país. “A atmosfera carnavalesca de descontração aciona um viés do neuromarketing que é o de pertencimento, ou seja, as pessoas inconscientemente buscam pertencer ao grupo, à sociedade, e fazem isso por meio do consumo do Carnaval também”, explica, destacando que esse comportamento se alastra quando as pessoas compartilham cenas e planos para o Carnaval, seja uma viagem ou modos de comemorar.

Questões femininas devem bombar no Carnaval 2023

Falar em marketing pressupõe também antever tendências para o Carnaval que começa nesta semana. Para a especialista, um dos temas que devem movimentar as fantasias e protestos do Carnaval são as questões femininas.

“Política e Carnaval têm tudo a ver, e a festa traz uma leveza por meio da sátira crítica, mas as questões femininas devem dominar. Então, críticas ao assédio à mulher e à objetificação são tendências da sociedade que deverão estar na festa. Todo Carnaval registra problemas em relação a isso e as mulheres têm de se posicionar de alguma maneira. Afinal, essas situações ainda existem”, afirma.

Sobre a Professora Shirlei Camargo – Reconhecida pela excelência acadêmica e atuação no mercado profissional, a Professora Shirlei Camargo conta com habilidades que a diferenciam ao aliar conhecimentos da ciência do marketing e empreendedorismo. É mestre e doutora em Marketing pela UFPR e mestre em Neuromarketing pela Escuela Superior de Comunicación y Marketing (ESCO), da Espanha. Tem formação em Design e especialização na FAE Business School. Também atua como palestrante e consultora, estabelecendo pontes entre as mais diversas abordagens para o mercado consumidor. Atualmente, ministra aulas junto aos cursos de Administração e Ciências Contábeis da UFPR e foi professora do Centro Universitário Internacional (Uninter). Publica artigos científicos e para imprensa e, entre seus trabalhos acadêmicos, foi premiado pela Emerald Literati Awards de 2019. É coautora dos livros “Introdução ao Neuromarketing: desvendando o cérebro do consumidor”, “O cidadão é rei!: marketing e atendimento em serviços públicos” e “Varejo Digital 5.0”, ambos de 2022. Já passou por empresas como grupo Boticário (previsão de vendas) e Record Internacional (ministrando treinamentos).

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Carnaval: prevenção é o melhor caminho contra as doenças sexualmente transmissíveis

Carnaval: prevenção é o melhor caminho contra as doenças sexualmente transmissíveis

Laboratório LANAC sinaliza todos os dias resultados positivos para sífilis, HIV e Hepatite C, entre outras doenças

Segundo o Boletim Epidemiológico de HIV/Aids 2022, divulgado pelo Ministério da Saúde, o número de casos de infecções por HIV teve queda no Brasil entre 2019 e 2021 após vários anos de alta. Os meses de verão e o Carnaval acendem um alerta importante para o controle das doenças sexualmente transmissíveis: a prevenção é o melhor caminho.

O especialista em bacteriologia do LANAC – Laboratório de Análises Clínicas, Marcos Kozlowski, afirma que o uso da camisinha é essencial para proteção e controle dessas doenças. “No LANAC, são mais de 300 resultados positivos por mês de doenças como HIV, sífilis, HPV, entre outras”, alerta. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), todos os dias ocorrem 1 milhão de novas infecções.

O Brasil acumulou mais de 360 mil casos de sífilis entre janeiro de 2018 e junho de 2020, porém, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, em decorrência do isolamento social imposto pela pandemia de COVID-19, pacientes infectados com a doença deixaram de procurar os serviços de saúde ao manifestarem sintomas, o que pode ter causado subnotificações.

Segundo o especialista, os principais meios de transmissão são o contato sexual, transmissão vertical - quando a gestante tem a doença e passa para o feto - e transfusão sanguínea. “Todo ano, em março, percebemos um aumento dos casos de positividade de doenças sexualmente transmissíveis. É preciso focar na prevenção, não só nos meses de festa e verão, mas sempre”, aconselha. “Para manter relação sem camisinha, é importante fazer uma bateria de exames, seis meses após a última relação sexual, para garantir a saúde em dia”, completa.

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Quatro dicas para escolher a faculdade

Quatro dicas para escolher a faculdade

Selecionar a melhor instituição de ensino para fazer a graduação parece fácil, mas há alguns detalhes importantes que precisam ser avaliados e levados em consideração para ter mais assertividade

O período em que o estudante ingressa no Ensino Médio é permeado de mudanças. Além de passar pelas alterações comportamentais típicas da idade, o jovem passa a ter que pensar mais seriamente e assertivamente sobre a carreira que vai escolher. E não é só isso: o período acumula as provas do colégio, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de vestibulares, simulados. Uma infinidade de desafios. E além de tudo isso, ele ainda precisa escolher a instituição em que vai cursar a graduação. O que pensar nessa hora?

“O mercado de trabalho mudou significativamente nos últimos anos, principalmente impulsionado pelo avanço tecnológico. E a receita para um profissional de sucesso passou por uma mudança em sua fórmula”, ressalta o pró-reitor acadêmico da FAE Centro Universitário, Everton Drohomeretski, que traz algumas dicas e orientações que podem auxiliar quem está na fase da escolha da instituição de ensino superior. Veja a seguir.

Teoria x Prática

Ao contrário do que se vê massivamente divulgado em redes sociais e outros canais, é necessário, sim, fazer uma faculdade, ler e estudar muito. E a base teórica sólida é importante. No entanto, Everton ressalta que a aplicação prática é ainda mais primordial para um profissional de sucesso, pois a aprendizagem de alto nível exige combinar teoria e prática (saber e fazer). E isso passa pela estrutura da instituição. “Uma faculdade que combine docentes altamente qualificados com vivência de mercado, além de oferecer infraestrutura física com laboratórios que permitam simular situações reais e, principalmente, ações junto ao mundo do trabalho, são fatores decisórios na hora da escolha”, salienta Everton.

Regular x Integral

Quanto tempo o estudante deve passar diariamente dentro da faculdade para desenvolver as habilidades que o mundo lá fora exige? Isso depende muito do objetivo de cada pessoa. O professor Everton lembra que para quem planeja começar um estágio logo após o início das aulas, por exemplo, o período regular dentro da universidade se encaixa. Já para quem pretende aprofundar os estudos com projetos de alta complexidade, missões internacionais e programas de dupla diplomação no exterior, o recomendado é investir em uma graduação em período integral. Na FAE Centro Universitário há cursos em regime integral (Administração, Ciências Econômicas, Direito e Arquitetura) com a seguinte proposta: no período regular, o aluno tem as aulas tradicionais, que já aliam vivências teóricas e práticas no curso, e no contraturno essas experiências práticas são reforçadas nas horas que passam a mais na faculdade.

Vida x Carreira

O período da faculdade vai muito além de adquirir conteúdo por alguns anos. A instituição não só vai fazer parte, mas também vai contribuir para as mudanças da vida do estudante. Com isso, no momento de escolher onde estudar é importante analisar alguns pontos, como explica Everton: os valores humanos que são transmitidos pelos docentes e funcionários, a estrutura de atendimento pessoal disponível para contribuir na jornada universitária – desde questões de adaptação da rotina de estudo até o atendimento psicológico –, além da orientação para o período de estudos fora do país e a questão da dupla diplomação, entre outros tantos pontos que devem ser considerados.

Além disso, é importante avaliar se a faculdade oferece o atendimento personalizado e pessoal para a orientação de carreira profissional. “E isso vai muito além de orientar a elaboração de um currículo apenas. Deve-se levar em conta a projeção de uma carreira profissional sólida, atingindo os anseios do aluno, inclusive apontando quais habilidades precisam ser potencializadas”, ressalta Everton. Na FAE, o Núcleo de Empregabilidade atua junto aos alunos na elaboração do currículo, preparação para a participação em entrevistas, mentoria para o desenvolvimento e crescimento na carreira profissional.

Tradicional x Inovadora

Como diz o ditado: Nem tanto ao céu, nem tanto ao mar! Ou seja, no momento da escolha de uma faculdade é importante olhar para a trajetória da instituição. E não somente verificar há quantos anos ela está em funcionamento, seu histórico; mas também o quanto contribuiu e continua contribuindo para a sociedade. O pró-reitor Everton lembra, ainda, que é necessário que a faculdade seja uma referência na oferta de cursos e projetos inovadores. “E também é essencial que esteja muito próxima do mercado de trabalho para a realização de ações impactantes, que realmente ajudem na construção do futuro e não somente mostrem pelo retrovisor o que já passou”, comenta Everton.

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Restaurante Confi Ahú comemora 1° ano em fevereiro

Restaurante Confi Ahú comemora 1° ano em fevereiro

Sob o comando do chef e restaurateur Felipe Leite, a segunda unidade traz comida confortável com memória afetiva, todos os dias da semana, durante o almoço

Foram 60 mil refeições em um ano. A unidade do Ahú do Confi Cozinha de Memória comemora aniversário em fevereiro e também o sucesso desses últimos 12 meses da segunda casa. Localizado na Rua Rua Eurípedes Garcez do Nascimento, 638, o restaurante conta com uma variedade enorme de saladas e pratos quentes, além, claro, de sobremesas de dar água na boca. A primeira unidade do Confi Cozinha de Memória fica no Bigorrilho, na Alameda Princesa Izabel, 1664.

O buffet contempla sugestões, como: mignon com diferentes molhos; peixe do dia em versão grelhado, crispy ou moqueca; pato, camarão e bacalhau em diferentes dias. Nos acompanhamentos, os clássicos que não podem faltar, como arroz, feijão e farofa, e também uma variedade enorme de guarnições que agradam a todos os paladares, como risotos, massas, opções vegetarianas e também pratos descomplicados, para alegrar a criançada.

Para fechar com chave de ouro a refeição, não poderia faltar um docinho. Entre as opções, palha italiana, sagu com creme, cheesecake, pudim de leite, entre outros.

“O bairro do Ahú nos recebeu de portas abertas e foi um ano desafiador de muito trabalho e também sucesso. Atendemos uma média de 5.000 refeições por mês, sendo na própria unidade, delivery e take away“, afirma Felipe Leite.

O Restaurante Confi Cozinha de Memória funciona de segunda a sexta, das 11h30 às 15h, e aos sábados e domingos, das 11h30 às 15h30. O valor do buffet é R$94,90/kg nos dias de semana e R$109,90/kg nos fins de semana e feriados.

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