Empresas que investem em inovação tecnológica chegam a crescer cinco vezes mais rápido  

Empresas que investem em inovação tecnológica chegam a crescer cinco vezes mais rápido

Pesquisa mostra que 72% dos executivos pretendem transformar radicalmente suas operações digitais nos próximos anos

As aplicações em nuvem, Inteligência Artificial e outras tecnologias têm colocado empresas em um patamar de crescimento cinco vezes maior quando comparadas com aquelas que não optaram por esse investimento, segundo um relatório da Accenture. De olho nesse potencial, corporações estão investindo mais em inovação e capacitação de seus profissionais para dar sequência à transformação digital. A disposição por mudanças para acompanhar a evolução do mercado é grande, já que 72% dos executivos pretendem transformar radicalmente suas operações digitais nos próximos anos. É o que mostra a pesquisa Digital Investment Index 2022, elaborada pela EY Parthenon

A transformação digital não é apenas um diferencial competitivo, mas uma necessidade. Investir em inovação e tecnologia faz parte da estratégia de corporações que entendem que essa é uma escolha inteligente para melhorar o desempenho do negócio. São companhias que estão encontrando formas de levar esses avanços para além do setor de TI, e percebendo que a inovação e a integração dos processos precisam ocorrer em todas as áreas. Na empresa paranaense Kapazi, que é líder de mercado em tapetes e capachos no Brasil, as novas ferramentas permitiram automatizar processos, diversificar o portfólio de produtos e alcançar novos mercados. "O movimento tecnológico que começou na área de Recursos Humanos, agora também integra os setores de vendas, financeiro, custos, fiscal, contábil e indústria. Isso permitiu uma comunicação eficiente entre setores que até então trabalhavam individualmente", conta o CEO da empresa, Jonathan Kapazi.

O investimento certeiro em tecnologia permite centralizar informações e ter controle sobre todo o processo de desenvolvimento da atividade empresarial. É no que acredita Márcio Viana, diretor-executivo da TOTVS Curitiba, empresa responsável pela implementação do sistema integrado de gestão empresarial na Kapazi. Segundo o executivo, o direcionamento correto das aplicações em tecnologia, em especial no mundo pós-pandemia, deve ser uma das principais preocupações dos líderes empresariais. "Além do desenvolvimento de uma estratégia acertada, é necessário estabelecer um modelo de governança forte para medir o sucesso das iniciativas digitais e estabelecer um processo formal e organizado. Apesar de ainda ter muito o que se fazer e aprimorar, é nítida a evolução das tecnologias disponíveis no mercado, assim como o amadurecimento das organizações no que diz respeito à utilização dos novos recursos", explica Márcio.  

Varejo e a tendência do e-commerce

De acordo com um estudo conduzido pela Cortex, plataforma de vendas B2B, o varejo é o segmento de mercado que mais investe em tecnologia, principalmente no que se refere às categorias de vestuário, acessórios, alimentação e farmácia. E é seguindo essa tendência que a Kapazi enxerga como próximo passo o investimento em plataforma de e-commerce para garantir competitividade e valor de mercado. "Seja para o público final ou para lojistas, a inovação permite otimizar processos e melhorar a experiência do usuário. Cada vez mais, as pessoas querem comprar direto do conforto de suas casas, mas para isso buscam marcas nas quais confiam", explica o CEO da empresa.

A pandemia de covid-19 impulsionou o crescimento real do e-commerce no Brasil em 27%, de acordo com a Neotrust, e o faturamento desse setor, em 2021, bateu o recorde de R$ 161 bilhões. Para este ano, o mercado projeta um faturamento 9% maior, deixando em evidência que pode ser rentável investir na abertura de um negócio on-line. Mas, para garantir a produtividade desejada, o diretor-executivo da TOTVS Curitiba reforça que é preciso cautela no momento de pensar grande. “Temos visto uma procura crescente de empresas que querem adotar ferramentas de tecnologia para gerenciarem o próprio negócio. Entretanto, muitos nem sabem como as transformações digitais podem favorecer a própria empresa. Por isso, antes de mais nada é preciso investir em treinamento e capacitação, para depois pensar em expansão”, conclui Viana.

Sobre a TOTVS  

Líder absoluta em sistemas e plataformas para gestão de empresas, a TOTVS entrega produtividade para 70 mil clientes por meio da digitalização dos negócios. Indo muito além do ERP, oferece serviços financeiros e soluções de business performance, investindo R$ 2 bilhões em pesquisa e desenvolvimento nos últimos cinco anos para atender as exigências de 12 setores da economia. Como uma empresa originalmente brasileira, a TOTVS acredita no “Brasil que Faz” e apoia o crescimento e a sustentabilidade de milhares de negócios e empreendedores, de norte a sul do país, por meio de sua tecnologia. Para mais informações, acesse o site.  

Add a comment

Hospital INC promove ação de prevenção à saúde no Iate Clube Caiobá

Hospital INC promove ação de prevenção à saúde no Iate Clube Caiobá

O Hospital INC marca presença no verão do Litoral paranaense. A instituição é patrocinadora da programação promovida pelo Iate Clube Caiobá até o mês de março. No último sábado (11), o INC realizou uma ação especial que envolveu os associados do clube e participantes do campeonato de beach tennis e de pesca. Ao longo do dia, uma equipe de enfermagem ficou à disposição para esclarecer dúvidas sobre a saúde e realizar aferição de pressão, e ainda foram distribuídos materiais institucionais e brindes. A diretora de Marketing do INC, Cláudia Meneses, acompanhou de perto a ação que ocorreu na sede do Iate Clube, na Praia Mansa, em Caiobá.

Pela primeira vez, o Iate Clube disponibilizou a participação patrocinada de grandes marcas nos seus eventos de verão. A Shine Consultoria desenvolveu o projeto, que foi batizado de Summer ICC 23 - O Paraíso é aqui, e cujo trabalho de ativação das marcas foi realizado dentro dos canais de comunicação e da programação de eventos ao longo da alta temporada, como campeonatos de beach tennis, torneio de pesca, festas e bailes de Carnaval.

Add a comment

Triagem neonatal genética pode garantir qualidade de vida a crianças com doenças raras

Triagem neonatal genética pode garantir qualidade de vida a crianças com doenças raras

Identificação rápida e precisa dessas doenças pode salvar vidas

Atualmente existem 13 milhões de pessoas que convivem com doenças raras no Brasil, sendo que de 50 a 75% delas se iniciam na infância. Neste cenário, a triagem neonatal genética, que complementa o Teste do Pezinho, tornou-se uma ferramenta importante para famílias que buscam garantir maior qualidade de vida aos recém-nascidos.

A triagem neonatal é uma ação preventiva que tem como objetivo identificar, em bebês sem sintomas, doenças graves que podem se manifestar ainda na infância. Assim, o tratamento pode ser iniciado de forma precoce, minimizando sequelas.

Os bebês nascidos no Brasil têm o direito de fazer alguns exames de triagem neonatal oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), como o Teste do Pezinho, que identifica seis doenças. No entanto, esses exames deixam de lado centenas de doenças que, sem uma análise genética, podem demorar anos para serem identificadas.

No caso das doenças raras, nem sempre os sintomas são claros e podem, muitas vezes, ser confundidos com os sintomas de uma doença comum, levando a um atraso do diagnóstico preciso.

Pensando em ampliar a triagem neonatal, há cinco anos, a Mendelics, o maior laboratório de diagnóstico genético para doenças raras no Brasil, desenvolveu o Teste da Bochechinha, o primeiro teste de triagem neonatal genética do Brasil. O Teste da Bochechinha investiga o DNA do bebê em busca de alterações genéticas que causam mais de 340 doenças graves, mas tratáveis.

A análise identifica bebês com alto risco de desenvolver uma doença genética, permitindo que os médicos realizem precocemente os procedimentos de controle e tratamento da condição. Todas as doenças e genes avaliados pelo teste foram escolhidos por uma equipe médica especializada, com base em extensa revisão da literatura médica, em bancos de dados genéticos e em casos clínicos do laboratório Mendelics.

De acordo com David Schlesinger, CEO da Mendelics, o Teste da Bochechinha representa uma revolução na triagem neonatal. "Com tecnologia inovadora, ele identifica de forma precisa e precoce doenças genéticas graves e permite direcionar a criança para o melhor tratamento possível, impactando diretamente não apenas sua vida, mas também a de seus familiares”, afirma.

O Teste da Bochechinha pode ser feito a partir do primeiro dia de vida do bebê e está disponível em todo o Brasil e na América Latina, com resultados entregues em 28 dias.

Sobre a Mendelics

A Mendelics é o primeiro e maior laboratório brasileiro especializado no Sequenciamento de Nova Geração (NGS). Foi criada em 2012, com a missão de tornar o diagnóstico genético rápido, preciso e acessível para todos que precisam. Há mais de 10 anos, a Mendelics se consolidou como o maior laboratório de análise genômica da América Latina, com mais de 120 mil amostras genômicas já analisadas, seguindo processos técnicos e analíticos pioneiros e com padrão de qualidade internacional. É o único laboratório latino-americano com foco em análises genéticas a possuir as acreditações do CAP (Colégio Americano de Patologistas - #8671464), INMETRO (NBR/ISO-15189) e PALC (Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) - #10200378). A Mendelics é reconhecida internacionalmente e premiada pelo MIT pelo desenvolvimento do Abracadabra®, plataforma exclusiva que usa inteligência artificial para tornar as análises genéticas mais precisas e eficientes. Desde sua fundação, segue desenvolvendo produtos inovadores na área da saúde, como o Teste da Bochechinha, capaz de identificar mais de 340 doenças genéticas tratáveis da primeira infância.

Add a comment

50% das brasileiras não têm um profissional da ginecologia que as atenda de maneira fixa, diz estudo

50% das brasileiras não têm um profissional da ginecologia que as atenda de maneira fixa, diz estudo

Especialmente as mulheres mais jovens, na faixa etária dos 18 aos 24 anos, não dispõem de um médico da área ao qual buscam regularmente

O ginecologista costuma ser o médico de confiança, aquela pessoa que aconselha e direciona a mulher para os cuidados com seu corpo e de que modo ela pode melhorar a qualidade de vida. É através das consultas de rotina desse tipo, que é possível fazer a prevenção às doenças, além de haver vantagens adicionais, como um melhor planejamento da gravidez, para aquelas que sonham com a maternidade.

Também é por meio das visitas regulares a este profissional que as adolescentes obtêm orientações importantes, relacionadas ao crescimento saudável e ao início da vida sexual. Contudo, o mais recente estudo da Famivita constatou que 50% das brasileiras não dispõem de um profissional da ginecologia que as atenda de maneira fixa.

Isso acontece especialmente entre as mulheres mais jovens, posto que, na faixa etária dos 18 aos 24 anos, 60% delas explicaram não ter um profissional que as atenda regularmente.

Por estado, os dados revelaram que Roraima é a localidade em que mais há mulheres dispondo de um médico que as atenda desse modo, com 63% respondendo positivamente, seguida pelo Rio Grande do Norte, com 62% e São Paulo, com 68%. Em Minas Gerais, esse número foi de 54%, na Bahia 49% e em Tocantins 30%. No estudo da Famivita foi igualmente observado que 58% das mulheres não possuem contato direto com um profissional da área, a exemplo de número telefônico.

O termo "ginecologia" refere-se ao conhecimento a respeito do aparelho reprodutivo feminino, sua saúde e as enfermidades a ele ligadas. Está próximo à "obstetrícia" - especialidade mais concentrada no parto e nas atividades direcionadas a este evento.

E, relacionado ao tema, uma pesquisa encomendada pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) e conduzida pelo Instituto Datafolha, mostrou que cerca de 4 milhões de mulheres nunca procuraram atendimento ginecológico. Ainda conforme a Febrasgo, foi detectado que, de modo geral, o que é mais buscado entre as pacientes, ao fazerem esse tipo de consulta, é o acolhimento e a atenção, além do fornecimento de informações claras e suficientes.

Add a comment

Emagrecer, sem sofrer: invista no conhecimento e nos novos hábitos

Emagrecer, sem sofrer: invista no conhecimento e nos novos hábitos

Curso prático ensina a lidar com os sinais do corpo para a melhora da saúde

Quem nunca começou um novo ano com a promessa de perder uns quilinhos? É comum desejarmos essa meta, mas, nem sempre é fácil conquistar o resultado pretendido, seja ele o corpo dos sonhos ou, a garantia da saúde seguindo uma alimentação saudável e rica em nutrientes. A boa notícia é que isso se torna possível com o conhecimento certo sobre a ingestão de nutrientes, adoção de novos hábitos e início de atividades físicas constantes.

É importante ter em mente que, para emagrecer é preciso aprender a se relacionar com a fome. O corpo possui uma inteligência natural que avisa a hora de comer e de parar, mas nem sempre é fácil perceber esses sinais. Por isso, para emagrecer com prazer e harmonia, a Puravida oferece o curso o “Emagrecer Sem Sofrer”, que já está disponível na plataforma do Puravida PRIME e é ministrado pela nutricionista e professora Adriana Fanaro.

“Para que o processo de emagrecimento não se torne um problema diário é necessário conhecer as causas do ganho de peso, ver as métricas, estudar as mudanças de hábito alimentar, verificar estratégias nutricionais e os tipos de dieta, como a pessoa pode mudar os seus hábitos e permanecer na rotina”, afirma Adriana Fanaro.

Vale destacar que manter um peso adequado garante autoestima, motivação e também disposição. Além disso, estar em dia com a balança significa evitar doenças cardiovasculares, diabetes, problemas de circulação e respiratórios, problemas no fígado, infertilidade, apneia do sono, depressão e AVC.

Puravida PRIME

O Puravida Prime é um programa de assinatura que proporciona vida nova com conhecimento, alimentação mais saudável e informações sobre suplementação. Com linguagem fácil, a plataforma permite acesso a podcasts, blogs e ebooks, sempre com acompanhamento de um profissional de saúde especializado para tirar as dúvidas.

As aulas têm duração média de 12 minutos. A plataforma ainda permite que o assinante possa acelerar o ritmo do vídeo, fazer anotações, buscas inteligentes e outras usabilidades que facilitam o processo de estudo.

O Puravida PRIME é compatível com qualquer dispositivo e poderá ser acessado diretamente pelo site: https://www.puravidaprime.com.br/

Sobre a Puravida

A Puravida é uma empresa brasileira de produtos naturais, que nasceu com o propósito de facilitar um estilo de vida saudável e a prática do cuidado da saúde como um projeto de longo prazo. O portfólio da Puravida é composto por mais de 200 produtos obtidos de maneira sustentável, entre alimentos naturais, suplementos concentrados e nutrientes fundamentais para que qualquer pessoa, mesmo a mais ocupada, possa introduzir qualidade em sua nutrição, rituais diários e cuidados pessoais.

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos