Restaurante Mangôo reabre com almoço e jantar  

Restaurante Mangôo reabre com almoço e jantar

Depois de um intervalo na virada do ano, o restaurante Mangôo está de volta. A casa reabriu a partir desta terça-feira (10/1), com almoço e jantar. Os horários de atendimento são os seguintes: de terça-feira a sábado, do meio-dia às 15h, para almoço; de quinta-feira a sábado, das 19h às 23h, para o jantar.

O restaurante renovou seu cardápio no final do ano passado, trazendo opções de pratos que misturam técnicas e receitas internacionais com ingredientes brasileiros e locais, além da valorização do sabor de pratos tradicionais.

Um dos clássicos da casa é o Steak tartar e brioches (R$ 75) – lembrando que os brioches são feitos na casa pelo chef, relembrando seus tempos de França. O Arancini de gorgonzola e compota de tomates (R$ 48) é outra pedida de destaque. A compota de tomate também é criada artesanalmente na casa.

Entre os principais, destaque para a Barriga de porco crocante e o fettuccine à boscaiola (R$ 84), Massa negra e camarões (R$ 105) e o Risoto de camarão e botarga (R$ 105).

Sobre o restaurante

O Mangôo tem gastronomia assinada pelo chef Gabriel Fagundes. Ele passou por diversos restaurantes em Curitiba e também possui especialização na cozinha clássica francesa, tendo estudado na escola Cafa Formations, em Bordeaux, França, onde viveu e trabalhou por quatro anos. Seu trabalho, contudo, mistura estas referências internacionais e contemporâneas com o sabor de uma gastronomia afetiva. A história do restaurante começou na Mercadoteca, em 2019. Se mudou para o atual endereço em 2020.

Restaurante Mangôo

Endereço: Rua Visconde do Rio Branco, 948 – Centro, Curitiba

Funcionamento: Almoço de terça a sexta-feira, das 11h30 às 15h, e sábado, do meio-dia às 15h; Jantar de quinta-feira a sábado, das 19h às 23h

Reservas: (41) 99255-1500

Siga: www.instagram.com/mangoocwb 

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Soluções de inovação apresentadas por colaboradores aceleram projetos de transformação digital de construtora paranaense  

Soluções de inovação apresentadas por colaboradores aceleram projetos de transformação digital de construtora paranaense

Programa INOVA.YOSHII irá implementar propostas que visam otimizar processos, diminuir os custos, reduzir emissões e resíduos de obras, além de aumentar a produtividade, segurança e bem-estar dos colaboradores

Soluções disruptivas, criativas e inovadoras, diferenciais competitivos para as áreas operacionais e de estratégia do setor da construção civil: esse é o mote do programa INOVA.YOSHII. Com o objetivo de impulsionar o DNA criativo e inovador nos setores operacional, digital e administrativo, o maior programa de inovação do Grupo A.Yoshii encerrou o primeiro ciclo de propostas. Ao todo, o hub recebeu 65 ideias, validou 21 delas e premiou as cinco melhores. As soluções de impacto são focadas em aceleração digital e nos desafios do setor, desde o operacional em canteiros de obras até as inovações tecnológicas e a experiência do cliente.

As ideias propostas por meio do INOVA.YOSHII priorizam o uso de tecnologias emergentes e de ponta, com foco em melhorias de processos e, consequentemente, do mercado como um todo. O projeto, realizado em parceria com a Innovation Latam, possui cinco focos de atuação específicos: eficiência de processos e rotinas; experiência do cliente; métodos construtivos; produtos nos setores de engenharia e arquitetura; e ESG na construção civil.

Dentre as propostas apresentadas pelos colaboradores, destacam-se inovações que otimizam as entregas, tecnologias que reduzem as emissões de poluentes e diminuem os resíduos das obras, projetos com foco em aumento da produtividade, ainda mais segurança nas obras e outros ganhos qualitativos projetados a médio prazo.

“Para exemplificar um ganho mais expressivo, estimamos economizar até 30% do orçamento previsto para a execução de uma das etapas das obras, com a adoção de uma das soluções apresentadas”, destaca o superintendente de TI e Inovação do Grupo A.Yoshii, Michael Vicentim. “As ideias de implantação imediata serão colocadas em prática ainda neste ano. As propostas mais complexas, que exigem um período de faseamento para adesão, estão previstas para o ano que vem. E, claro, os autores das ideias estarão envolvidos diretamente nos projetos, fomentando ainda mais o espírito do intraempreendedorismo e promovendo a cultura de inovação”, reforça.

Banco de oportunidades

O INOVA.YOSHII está pautado sob duas óticas: o intraempreendedorismo, fomentando a inovação interna, por meio dos inputs de ideias e sugestões de melhorias pelo quadro de colaboradores, e a inovação aberta, conectando a A.Yoshii com startups e outros parceiros externos, com soluções já em estágio avançado de desenvolvimento e pronta aplicação em projetos e empreendimentos da construtora.

“Neste pool de ideias, a transformação digital é permanente. A inovação aberta com nossos colaboradores, startups e outros parceiros nos permitirá criar novas possibilidades de interação, melhorar a assertividade dos processos e elevar a produtividade das equipes”, pontua Vicentim. O INOVA.YOSHII visa encontrar novos modelos de negócios e aprimorar os processos existentes, aumentando a produtividade, gerando dados de forma mais confiável e, por fim, transformando ideias em soluções de impacto que agreguem valor percebido ao setor da construção civil.

Sobre o Grupo A.Yoshii

Fundado há mais de 55 anos, o Grupo A.Yoshii já construiu mais de 2 milhões de m² do Sul ao Nordeste do Brasil, entre obras industriais, edifícios corporativos e residenciais, escolas, universidades, teatros e centros esportivos. É composto pela A.Yoshii Engenharia, com sólida atuação em construções de edifícios residenciais e comerciais de alto padrão em Londrina, Maringá, Curitiba e Campinas; pela Yticon Construção e Incorporação, que realiza empreendimentos econômicos, localizados em regiões de potencial valorização em municípios do Paraná; e pelo Instituto A.Yoshii, voltado para a inserção social e democratização cultural. Além disso, atua em Obras Corporativas, atendendo grandes corporações em suas plantas industriais, nos mais variados segmentos da economia, como papel e celulose, alimentício, químico, agronegócio, energia, assim como usinas sucroalcooleiras, centros logísticos, plantas automobilísticas, entre outros. Mais informações: www.ayoshii.com.br

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Cultura do imediatismo pode atrapalhar rendimento escolar

Cultura do imediatismo pode atrapalhar rendimento escolar

Avanço da tecnologia pode ser um dos principais motivos do imediatismo coletivo

A vida moderna trouxe com ela a agilidade, a praticidade e a pressa. Tudo é para ontem, é prioridade, é agora. Esse ritmo é tão acelerado que fica difícil encontrar alguém que não tenha a sensação de que tudo precisa ser feito ou estar pronto imediatamente. E ela é ainda mais angustiante para quem vive nos grandes centros urbanos. Um conceito popularizado em 2013, no livro “Choque do Presente: Quando Tudo Acontece Agora”, escrito por Douglas Rushkoff, alerta para o comportamento ansioso progressivo da sociedade moderna, chamado de "cultura do imediatismo".

Especialistas acreditam que um dos principais motivos desse imediatismo coletivo tenha sido o avanço da tecnologia. Afinal, nunca na história a humanidade conseguiu fazer tantas coisas, produzir tanto em tão pouco tempo. E como a escola é um recorte da sociedade, professores e alunos também convivem com as consequências sociais e emocionais impostas dessa pressa sem tamanho. Segundo o autor, esse fenômeno é causado pela massificação dos meios eletrônicos de comunicação. Afinal, com a internet, tudo passou a ser para ontem e de alta prioridade. Só que esse imediatismo pode trazer impactos negativos para a vida em sociedade e para a vida escolar.

Para a psicóloga Janete Knapik, mestre em Administração, doutoranda em Psicologia e professora do curso de Psicologia da Universidade Positivo, a cultura do imediatismo tem impacto direto na saúde mental. “Ela contribui bastante para o aumento da ansiedade por resultados. E quando esses resultados não acontecem na hora e como o indivíduo gostaria, isso pode ser uma porta de entrada para uma depressão”, alerta. “Tudo isso porque nem sempre a pessoa aprende a lidar com a frustração de não ter o resultado na hora ou mesmo de não conseguir o resultado esperado”, explica a psicóloga.

A pandemia intensificou o processo de imediatismo

Se antes da pandemia, todos ou, pelo menos, a maioria das pessoas saía de casa para trabalhar e resolver problemas, a partir de março de 2020, de uma hora para outra, teve-se que aprender a usar as telas para tudo: do trabalho às compras do supermercado, à feira, à farmácia, aos encontros com a família, aos estudos, às consultas médicas. A TV foi trocada pelas telas do computador e do smartphone. “Mas o que acontece com o imediatismo na internet é que ela é uma terra do imaginário, onde tudo pode e tudo acontece. E quando não acontece do jeito que eu quero, eu vou lá e cancelo, eu bloqueio. Eu não lido mais com as frustrações”, detalha Vera Lúcia da Silva Alves, psicanalista, psicóloga, professora, especialista em saúde mental, mestre e doutora em Filosofia.

“Eu simplesmente vou abandonando as coisas e as pessoas pelo caminho que não são iguais a mim, aquelas que não dão o que eu espero, o que eu desejo. Assim, vamos criando intolerância às diferenças, aos pensamentos. As pessoas vão vivendo em um espaço imaginário de grande ilusão, onde elas vão se tornando ainda mais isoladas no seu próprio mundo simbólico. Com isso, as relações se tornam cada vez mais superficiais – elas não têm tempo para reflexão, para adquirir conhecimento. Esse tempo de troca. Por isso, acredito que a pandemia contribuiu para que ficássemos mais intolerantes, imediatistas e superficiais nas relações”, complementa.

Como afastar o imediatismo da sala de aula

Sob a perspectiva Piagetiana, todo ser humano tem os seguintes mecanismos de aprendizagem: assimilação, acomodação e equilibração. A assimilação é uma introdução ao conhecimento. A acomodação é quando a pessoa exerce sobre o conhecimento uma ação; e a equilibração é quando o conhecimento está pronto para ser utilizado. Os professores podem usar a internet e as redes sociais como um recurso didático valioso no processo ensino-aprendizado. Afinal, toda criança precisa de um tempo para fazer essa acomodação. Mas eles podem se orientar pelos ensinamentos de Piaget, seguindo a indicação de cada estágio que a criança está no processo de aprendizagem.

Segundo especialistas, levando em conta a idade cronológica, o ideal é que os professores façam essa acomodação do conhecimento com as crianças de forma motora. Ou seja, usar menos as referências digitais e mais ações sobre os conhecimentos em si. “Pode ser um exercício, uma brincadeira, uma atividade lúdica para a criança poder se apropriar daquilo que viu. E não passar para outro conteúdo rapidamente, sem ter tempo de se apropriar, refletir e usar o conteúdo aprendido em outros lugares”, orienta Vera Lúcia.

Janete Knapik e Vera Lúcia da Silva Alves são as convidadas do episódio #55 do podcast PodAprender, cujo tema é “Como a cultura do imediatismo impacta a escola”, produzido pela Aprende Brasil Educação. Todos os episódios do PodAprender estão disponíveis gratuitamente no site do Sistema de Ensino Aprende Brasil (sistemaaprendebrasil.com.br), nas plataformas Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts e nos principais agregadores de podcasts do Brasil. O PodAprender dará uma pausa e voltará em fevereiro de 2023.

Sobre o Aprende Brasil

O Sistema de Ensino Aprende Brasil oferece às redes municipais de Educação uma série de recursos, entre eles: avaliações, sistema de monitoramento, ambiente virtual de aprendizagem, assessoria pedagógica e formação continuada aos professores, além de material didático integrado e diferenciado, que contribuem para potencializar o aprendizado dos alunos da Educação Infantil aos anos finais do Ensino Fundamental. Saiba mais em http://sistemaaprendebrasil.com.br/.

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Com investimento de R$1 milhão, ESIC Internacional se torna digital e lança cursos de EAD

Com investimento de R$1 milhão, ESIC Internacional se torna digital e lança cursos de EAD

A instituição abre as inscrições para o vestibular de verão, tanto no novo EAD método Harvard, como os cursos presenciais, com bolsas de até 100%; os novos cursos já contam com o reconhecimento e nota máxima do MEC

A ESIC Internacional, faculdade europeia com Campus brasileiro situado no Hauer, em Curitiba, lança em 2023 uma nova grade de cursos superiores no formato digital (EAD) com a inovadora metodologia Transformative Learning e Certificado Internacionalmente reconhecido, para Bacharelado em Administração, Bacharelado em Negócios Internacionais, Superior de Tecnologia em Gestão Comercial e Superior de Tecnologia em Negócios Digitais. Os cursos têm aulas remotas no formato Campus Infinito, somados à metodologia de Harvard Peer Instruction e avaliações mensais presenciais, realizadas na instituição.

“Todos os nossos cursos de nível superior, tanto presenciais quanto digitais, são reconhecidos pelo MEC e contam também com a Certificação ESIC Internacional, focada em potencializar o currículo dos profissionais para que estejam aptos a assumir cargos de gestão em empresas de excelência ou para empreenderem no próprio negócio”, afirma o diretor executivo da ESIC, Alexandre Weiler. A instituição investiu R$1 milhão de reais para a inserção dos novos cursos na grade oferecida e utilizará a já consagrada plataforma Canvas, a mesma utilizada por instituições como MIT, Stanford e Harvard.

Presencialmente, a ESIC oferece formação nos cursos de Bacharelado em Administração, Bacharelado em Negócios Internacionais e Tecnologia em Gestão Comercial. A instituição foi ranqueada entre as 20 melhores escolas de negócios do mundo, segundo a QS Top Universities, Wall Street Journal e mais 20 rankings internacionais de prestígio - organizações internacionais que avaliam as Instituições de Ensino Superior (IES).

Com bolsas de até 100%, a ESIC é uma instituição internacional e filantrópica, e facilita ainda mais o acesso de brasileiros a formação de qualidade com diferenciais internacionais, comunicação e networking com os campus na Europa, China e Estados Unidos. Para concorrer às bolsas ofertadas, basta sinalizar o interesse no ato da inscrição para o vestibular de verão.

Provas agendadas

As provas do vestibular são agendadas conforme a disponibilidade do candidato e podem ser realizadas presencialmente ou online de segunda a sábado, até o dia 28 de fevereiro.

Ainda, é possível utilizar as notas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) em substituição à prova tradicional. Os candidatos interessados podem agendar a realização do vestibular pelo whatsapp: (41) 98738-0538, pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., pelo fone 0800 41 3742, ou pessoalmente, na Rua Padre Dehon, 814, no Hauer, em Curitiba. O processo seletivo consiste em uma entrevista com o candidato seguida da aplicação do vestibular ou apresentação da nota do ENEM. As aulas para ambas as modalidades de cursos iniciam no dia 10 de fevereiro de 2022.

Cursos de Graduação com certificação ESIC Internacional - Presencial e EAD

Bacharelado em Administração – Duração: 4 anos

Utiliza o conhecimento e a experiência que a ESIC Europa tem em algumas décadas de ensino no continente europeu de forma personalizada à realidade brasileira. O curso de administração oferece uma formação de profissionais completos e preparados para atuar em nível estratégico localmente, da mesma forma que preparados para desenvolver suas atividades em qualquer lugar do mundo.

Bacharelado em Negócios Internacionais – Duração: 4 anos

No curso de bacharelado em Negócios Internacionais da ESIC, o aluno terá conhecimentos de comércio exterior, bem como das áreas de marketing, produção, logística ou finanças de empresas internacionalizadas e que atuarão em um mundo em constante transformação. Desenvolverá habilidades com relação aos conhecimentos de comércio exterior e negócios internacionais, assim como de sua legislação específica e habilidades na construção de um Plano de Negócios Internacionais.

Cursos de Graduação com certificação ESIC Internacional - Presencial

Superior de Tecnologia em Gestão Comercial – Duração: 2 anos

O objetivo do curso é permitir aos participantes consolidarem conhecimento e competência na análise de mercados globais, emergentes e maduros, possibilitando-lhes uma visão sistêmica e capacidade crítica diferenciada diante de cenários complexos e em constante mudança, garantindo corporativamente a sustentabilidade empresarial.

Cursos de Graduação com certificação ESIC Internacional - EAD

Superior de Tecnologia em Gestão Comercial

Prepara gestores, diretores comerciais e empreendedores que necessitam ou desejam prospectar mercado.

Superior de Tecnologia em Negócios Digitais

Prepara profissionais para atuar em negócios digitais baseados em e-commerce e-business e até mesmo digitalização de negócios tradicionais

Serviço:

Vestibular de Verão ESIC Internacional

Início das aulas: 18 de fevereiro de 2022

Agendamento: 41 9 8738-0538 | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | 0800 41 3742

Presencialmente na Rua Padre Dehon, 814, no Hauer, em Curitiba

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Sesi Cultura Paraná recebe propostas para programação cultural de 2023 até dia 20 de janeiro

Sesi Cultura Paraná recebe propostas para programação cultural de 2023 até dia 20 de janeiro

Produtores culturais e empreendedores da arte podem inscrever seus projetos gratuitamente

No próximo dia 20 de janeiro, sexta-feira, produtores culturais e grupos artísticos podem inscrever ações culturais e espetáculos no edital do Sesi Cultura, visando integrar sua programação cultural para 2023 em todo o Estado. Serão aceitas propostas nas linguagens de artes visuais, literatura, cinema, exposições, oficinas, música e teatro, conferindo uma grande oportunidade de difusão cultural e divulgação dos grupos e iniciativas de proponentes de todo país.

Os projetos poderão fazer parte dos seguintes programas e espaços do Sesi Cultura: Sesi Circuito Cultural, Unidade Móvel de Cultura, Centros culturais de Londrina, Arapongas, Pato Branco, Guarapuava e Santo Antônio da Platina; Centro Cultural Sistema Fiep Unidade Dr. Celso Charuri, em Curitiba; Casa Heitor Stockler de França, em Curitiba; Teatro Sesi Portão, em Curitiba; além dos espaços parceiros das secretarias municipais e fundações culturais do Estado.

O edital vai selecionar projetos para 2023, mas que podem também se estender até 2025. Cada proponente pode enviar até oito propostas de shows e espetáculos diferentes, dirigidos para todas as classificações etárias, inclusive infantil. A entrega de projetos será exclusivamente on-line, por e-mail.

A seleção de projetos prevê as etapas de habilitação jurídica, fiscal, trabalhista e econômico-financeira, a partir da análise de documentos enviados no ato da inscrição de cada projeto; e a habilitação técnica, mediante apresentação de currículo ou portfólio e demais informações solicitadas no edital. Os proponentes aprovados nestas habilitações terão seus projetos analisados, com base nos critérios constantes no próprio edital.

Serviço:

Edital de Chamamento para seleção de programação cultural do Sesi Cultura Paraná – 2023

Data final de inscrições: 20 de janeiro de 2023

Link para Acesso ao edital: http://app2.fiepr.org.br/licitacao/html/index.php?system=arquivos&action=listar&id=9781

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