Pesquisa aponta que 80% das brasileiras nunca falaram sobre escapes de xixi com seus médicos

Pesquisa aponta que 80% das brasileiras nunca falaram sobre escapes de xixi com seus médicos

Estudo "Menstruação e escapes de xixi", encomendado pela marca de cuidados femininos da Kimberly-Clark e conduzido pela Grimpa, mostra ainda que 39% das brasileiras consideram que existem estigmas em relação aos dois temas e acabam não buscando ajuda por vergonha e insegurança

Durante a jornada de vida de uma mulher, a menstruação vai fazer parte de algumas fases, e os escapes de xixi, que são comuns (mas não normais) podem ocorrer em algum momento, seja na gestação, nos pós-parto, em atividades que exigem mais esforço, entre outras situações. Com o objetivo de entender mais a relação da mulher com esses dois temas, Intimus® -- marca de cuidados femininos da Kimberly-Clark, apresenta a pesquisa Menstruação e Escapes de xixi: investigando estigmas sobre os temas.

O estudo, realizado em parceria com a Grimpa -- consultoria de pesquisa de mercado e consumo -- entrevistou durante o mês de outubro de 2022, 1.210 mulheres, de 18 a 45 anos, das classes sociais A, B e C e de todas as regiões do Brasil, para entender melhor sobre atitudes, dificuldades e estigmas que envolvem menstruação e escapes de xixi.

A pesquisa faz parte da estratégia e comunicação da linha Intimus® 2 em 1, que conta com absorvente e protetor diário com dupla função para menstruação e escapes de xixi leves e moderado e, dentre diversos números relevantes, revela que 80% das entrevistadas nunca conversaram sobre incontinência urinária com seus médicos.

“Intimus® é uma marca que está presente em toda a jornada de autocuidado feminino. Por isso, ouvir as nossas consumidoras é fundamental para entender cada vez mais a relação delas com a menstruação e os escapes de xixi. Nesse sentido, a pesquisa vem comprovar o quanto precisamos falar sobre os dois assuntos, como já temos incentivado, e o quanto ainda há estigmas há serem questionados”, destaca Marisa Cury Cazassa, gerente executiva de marketing da Kimberly-Clark no Brasil.

A pesquisa Menstruação e Escapes de xixi: investigando estigmas sobre os temas, revelou ainda que 39% das brasileiras consideram os temas da menstruação e escapes de xixi estigmatizados e acabam não buscando ajuda por vergonha e insegurança. Nesse cenário, ao longo de todo o estudo, palavras como “autoaceitação”, “autoconhecimento”, “normalização da fisiologia feminina”, “inclusão”, “prevenção”, “confiança” e “empatia” aparecem bastante nas falas das entrevistas.

As mulheres não buscam ajuda ou informações sobre os escapes de xixi

A pesquisa enfatiza que apenas 36% das mulheres entrevistadas já buscaram informações sobre escapes de xixi e 28% desconhecem qualquer tipo de prevenção. E, sobre conhecimento em relação ao tema 85% das brasileiras entrevistadas conhecem e entendem sobre o tema dos escapes de xixi, mas, ainda assim, não buscam ajuda nem falam a respeito -- mesmo entre amigas -- por medo ou vergonha -- mostrando quanto o assunto, de fato, é estigmatizado.

“Conversar com o médico é a primeira coisa a se fazer, pois o especialista é a pessoa mais indicada para investigar as causas, trabalhar no melhor tratamento explicar sobre a condição. É por isso que falar sobre o tema é importante. Assim, as mulheres vão se sentir cada vez mais à vontade para lidar com os escapes de xixi, e essa troca com outras mulheres que passaram ou passam pela condição também é importante”, afirma a ginecologista Rebeca Gerhardt.

Ainda assim, quando o tema surge durante as consultas, 61% das mulheres tiveram a iniciativa de perguntar a respeito, enquanto 39% só comentaram quando foram questionadas. E muitas mulheres ainda atribuem as situações de escape a fatores pontuais, como infecção urinária e movimentos involuntários (tosse, espirro e gargalhada).

Quando questionadas sobre menstruação, a maioria das entrevistadas costuma tirar dúvidas referentes à menstruação com o ginecologista (64%). Elas também consultam sites, blogs e fóruns (52%) e outras mulheres (47%).

Sentimentos associados pelas mulheres à menstruação e aos escapes de xixi

A instabilidade de humor é mais associada com menstruação por 38% das respondentes. Já os escapes de xixi são mais relacionados à fragilidade do corpo feminino por 32% das respondentes, bem como algo vergonhoso. O fator comum aqui é o sofrimento, que está no mesmo patamar para os dois temas.

Algo que deve ser “escondido” ou que “não deve ser nomeado” é pouco associado com ambos os temas -- apenas 3% das respondentes. Porém, a menstruação, apesar de normal, é ligeiramente mais associada com sujeira/nojo (11%).


“Os dados reforçam a importância de debate sobre o ciclo menstrual e os espaces de xixi, para que as mulheres conheçam seus próprios corpos e, sobretudo, busquem por seu bem-estar e saúde, sem estigmas e desinformação”, comenta Marisa.

Campanha Intimus 2 em 1

A estratégia de comunicação da marca, incluindo social, criação e produção da campanha, plano de mídia e sua implementação, são de responsabilidade da agência Ogilvy. A campanha conta com filme de 15s, bumpers, peças digitais, ações nos podcasts “Dono da Razão” e “Vênus”, branded content e uma websérie de quatro episódios apresentada pela repórter Talitha Morete, exibido no GShow, além de conteúdo dos canais da marca até dezembro.

Contempla ainda ações da agência PROS, com curadoria e conteúdo do time de influenciadoras composto por Vivian Amorim, Rizia Cerqueira, Stefanny Borges, Ju Rangel e Lara Ferreira, além da ginecologista Rebeca Gerhardt e a fisioterapeuta pélvica Yasmin Xavier, que contribuirão com informações mais didáticas a respeito de menstruação e escapes de xixi.

Sobre a Kimberly-Clark Brasil

A Kimberly-Clark -- multinacional norte-americana de produtos de higiene pessoal -- e suas marcas são parte indispensável da vida de um quarto da população mundial em mais de 175 países. Impulsionados pela inovação, criatividade e compreensão das necessidades mais essenciais da população, criamos produtos que contribuem para tornar a vida melhor. Presente no mundo desde 1872 e no Brasil há mais de 20 anos, nosso portfólio de marcas inclui: Huggies®, Kleenex®, Scott®, Intimus®, Neve®, Plenitud® e WypAll®, e nossos produtos estão em primeiro ou segundo lugar nas categorias em que concorrem, em 80 países. A Kimberly-Clark conta com práticas sustentáveis que apoiam um planeta saudável, constroem comunidades mais fortes e garantem que a empresa prospere nas próximas décadas. Para acompanhar as últimas notícias e saber mais sobre os 150 anos de sua história de inovação, acesse o site Kimberly-Clark e siga nosso perfil no LinkedIn.

Sobre Intimus®

Intimus® é líder na categoria de absorventes, o que inclui os absorventes internos e externos e protetores diários. A marca atua constantemente para oferecer um portfólio que atenda às necessidades de higiene íntima, como absorventes, protetores diários, sabonetes e lenços, trazendo evolução, tecnologia e conforto para as consumidoras. A marca acredita que a menstruação e seus estigmas não deveriam ser obstáculo para o progresso feminino, por isso apoia continuamente meninas e mulheres para que, menstruadas ou não, elas possam chegar aonde quiserem.

Add a comment

Janeiro Branco: testes genéticos podem ajudar a cuidar da saúde mental

Janeiro Branco: testes genéticos podem ajudar a cuidar da saúde mental

O teste farmacogenômico PharmOne identifica o medicamento mais eficaz para cada paciente, acelerando a melhora e evitando a desistência do tratamento

As questões relacionadas à saúde mental e emocional devem receber atenção da sociedade durante todo o ano. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país com maior prevalência de depressão na América Latina e ocupa o segundo lugar quando consideramos todas as Américas. Para reforçar a importância do assunto, o ano se inicia celebrando o Janeiro Branco, que levanta o debate sobre saúde mental. Com a grande quantidade de medicamentos disponíveis para depressão, a resposta para a indicação daquele que oferecerá o melhor resultado a cada indivíduo pode estar na genética.

Atualmente, existem mais de 200 medicamentos disponíveis para o tratamento de doenças neuropsiquiátricas, no entanto, a probabilidade de falha terapêutica é de aproximadamente 50%. Entre 30% e 50% dos pacientes não respondem adequadamente ao antidepressivo inicial, sendo que 15% dessas pessoas têm ideação suicida, segundo estudo publicado na Frontiers in Pharmacology em 2020.

Na busca de tratamentos mais eficazes e toleráveis para os pacientes, a Dasa Genômica, braço genômico da Dasa, a maior rede de saúde integrada do país, oferece o PharmOne. O teste farmacogenômico, que está disponível no laboratório curitibano Frischmann Aisengart, pode indicar se o medicamento prescrito será efetivo e bem tolerado pelo paciente, além de, muitas vezes, apontar uma dosagem mais individualizada. “Ele também mede as interações medicamentosas capazes de influenciar na resposta aos fármacos, permitindo que o médico faça a prescrição do antidepressivo mais personalizado para cada pessoa, aumentando as chances de sucesso”, explica o Head de Farmacogenômica da Dasa Genômica, Dr. Leandro Brust.

A velocidade que cada remédio é processado no organismo varia de acordo com o DNA de cada paciente, mas, além disso, o PharmOne relaciona fatores genéticos, pessoais e ambientais em uma plataforma tecnológica interativa, resultando em um perfil metabólico do paciente. Os resultados são apresentados como diferentes alternativas medicamentosas e com as características de cada uma: nome do medicamento, achado genético, recomendações e pontos de alerta, como reações adversas, interação com outros medicamentos e eficácia.

O teste, que avalia os mais de 27.000 medicamentos aprovados pelo FDA (Food and Drug Administration, agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos), é feito apenas uma vez na vida do paciente caso a intenção seja avaliar aquelas características genéticas, pois os dados pessoais e ambientais podem ser atualizados na plataforma, descartando a necessidade de um novo exame.

“A farmacogenômica ajuda na manutenção da saúde mental, uma vez que, com a possibilidade de iniciar o tratamento de forma assertiva, as chances de abandono por falta de resultado ou devido aos efeitos colaterais causados são reduzidas. É uma forma de minimizar o sofrimento do paciente e garantir uma maior chance de resultados mais eficazes para os tratamentos das doenças, evitando uma das principais causas de morte no mundo”, finaliza o especialista.

Sobre Dasa Genômica

A Dasa Genômica é a marca de medicina genética e genômica da Dasa, maior rede de saúde integrada do Brasil. Com operação também na Argentina, Colômbia, Chile e no Uruguai, é resultado da unificação da GeneOne, fundada pela Dasa em 2017, com as empresas adquiridas Chromosome e InSitus, e Genia, presente na Argentina e no Uruguai e que passou a fazer parte da Dasa em 2019. Atualmente, tem sete frentes de atuação: doenças raras e neurologia, oncologia, onco-hematologia, reprodução humana e medicina fetal, cardiologia, farmacogenômica e oftalmologia. A Dasa Genômica conta com uma equipe técnica e de médicos especialistas em genômica, biologia molecular e bioinformática que são referência em suas áreas de atuação. A oferta de exames -- alguns deles disponibilizados pela marca com exclusividade no Brasil -- permite que profissionais de saúde possam diagnosticar e tratar seus pacientes com excelência e inovação, de forma preditiva, preventiva e personalizada.

Sobre o Frischmann Aisengart

Há 75 anos o Frischmann Aisengart oferece o que há de mais moderno em medicina diagnóstica, atuando com exames de análises clínicas, provas hormonais, exames genéticos, entre outros, além da aplicação de vacinas. Com mais de 40 unidades no Paraná, oferece diferenciais aos seus pacientes como o serviço de Coleta Domiciliar, agendamento on-line, pediatria com a turma do Scooby-Doo, entre outros. O laboratório Frischmann Aisengart integra a Dasa.

Add a comment
Com até 50% off em mais de 600 produtos, o Boticário apresenta a primeira Boti Promo de 2023

Com até 50% off em mais de 600 produtos, o Boticário apresenta a primeira Boti Promo de 2023

Com até 50% off em mais de 600 produtos, o Boticário apresenta a primeira Boti Promo de 2023

Para renovar os estoques, até o dia 22 de janeiro, produtos de maquiagem, perfumaria, skincare e cuidados pessoais estarão com condições especiais de compras

Para muitas pessoas, a chegada de um novo ano traz possibilidades, expectativas e um estado de renovação importante e necessário para recepcionar o período da melhor maneira possível. Pensando em proporcionar economia, sem deixar de lado o autocuidado, o Boticário apresenta a primeira Boti Promo de 2023. Até o dia 22 de janeiro, mais de 600 produtos contam com descontos de até 50%. São diversos itens que compõem o variado estoque da marca e apresentam a versatilidade do Boti.

A oportunidade da marca vem para ajudar os consumidores a atualizarem seus estoques de produtos, economizando nos itens que não podem faltar durante o ano, seja de cuidados com o corpo, a pele e os cabelos, ou até mesmo aquela fragrância favorita com preços especiais. Os principais destaques ficam por conta dos produtos icônicos de perfumaria, como o Floratta L'amore Desodorante Colônia, que combina o aroma cítrico, doce e licoroso do exclusivo acorde Limoncello com o lado floral do Neroli, que sai de R$ 134,90 por R$ 66,90, com 50% de desconto. Já o Arbo Botanic Desodorante Colônia, com 30% (de R$ 134,90 por R$ 93,90) traz o revigorante acorde Energy, composto pela Sálvia, ingrediente comprovado pela neurociência por despertar a sensação de energia que a natureza proporciona para todos os amantes de aventura. Com o clássico Boticollection Anni Desodorante Colônia, um floral frutal que possui notas de saída com acordes de frutas exóticas, equilibrados logo em seguida pelo corpo de frésia, muguet e jasmim, apresenta na combinação uma fragrância feminina e delicada.

Para manter o autocuidado corporal em dia e já preparar um detox pós-Ano-Novo, Nativa SPA apresenta descontos de até 50% em produtos das linhas Baunilha Real e Ginseng e Cafeína, lançamento do último ano que apresenta, com inovação, uma fórmula anti-inchaço e proporciona alívio e conforto para a pele com fragrância deliciosa e envolvente. A Loção Drenante Desodorante Corporal Nativa SPA Ginseng e Cafeína, aliada a uma rotina de massagens, reduz visivelmente o inchaço no corpo em três semanas e mantém a pele mais firme e tonificada – de R$ 49,90 por R$ 24,90. Já o Gel Esfoliante Corporal Nativa SPA Ginseng e Cafeína desodoriza a pele com mistura de notas doces e frescas e sai de R$ 66,90 por R$ 39,90.

Como cuidado facial, Boti.Sun – grande lançamento do ano para o Boticário – entrega proteção solar para todos os tipos de pele com toque seco e textura leve. O Protetor Solar Facial Antioleosidade FPS 70 Boti.Sun Acqua Fluido entra em promoção com 20% de desconto, de R$ 54,90 por R$ 43,90. Já o Protetor Solar Corporal Gel Creme FPS 70 hidrata a pele com acabamento 100% invisível, alta proteção contra UVB e UVA e ação antioxidante, de R$ 64,90 por R$ 51,90.

Em maquiagem, são diversos itens para compor as cores que acompanharão por todo o novo ano. A Palette Make B. Diamond apresenta luxo e sofisticação multifuncional, com 68 produtos em tons brilhantes e ultrapigmentados, com alta durabilidade e acabamento profissional e preço promocional de R$ 279,90 por R$ 224. Já com entrega de proteção e cobertura para a pele, a Base Líquida com FPS 80 Make B. Retinol H + é confortável, promove efeito semimate, com textura aveludada e cobertura média, sem acumular nas linhas de expressão, também em preço promocional, de R$ 89,90 por R$ 72.

A Boti Promo é válida para todas as lojas físicas, no site da marca e no link www.boticario.com.br, no app do Boticário, disponível para as versões Android e iOS. Também é possível fazer pedidos pelo WhatsApp 0800 744 0010 – número oficial e seguro – diretamente na plataforma do dispositivo. Basta o cliente contatar a marca por esse número para verificar a disponibilidade na região dele. Há ainda a opção de contatar um revendedor da marca pelo endereço boticario.com.br/encontre.

A promoção é não cumulativa e válida na compra de produtos selecionados de 26/12/2022 a 22/01/2023. Consulte os itens participantes nos canais de venda e percentuais de desconto aplicados para sua região. Sujeito a limitação de estoque. 

Sobre O Boticário

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem hoje a maior rede franqueada** do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas e o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla, além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos – e não realizar testes em animais.

* Kantar, LinkQ On-line, campo realizado durante o mês de dezembro de 2021. Total no Brasil: 2.000 lares.

**Associação Brasileira de Franchising (ABF). Ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil por número de unidades de 2021.

PERFUMARIA

Floratta L´Amore Desodorante Colônia 75 ml

Preço sugerido: de R$ 129,90 por R$ 66,90

O Boticário foi até a Costa Amalfitana, no sul da Itália, para encontrar acordes que despertam os melhores romances. Da combinação do cheiro cítrico, doce e licoroso do exclusivo acorde Limoncello, com um lado floral do Neroli, surge uma fragrância feminina inesperada, que é fresca e alegre, mas aos poucos ressalta o seu lado floral envolvente. Uma surpresa irresistível, como os melhores romances. Floratta L’Amore é uma fragrância da família olfativa Floral Cítrica. Para ressaltar ainda mais essa fragrância feminina na pele, você pode usar também o Licor Hidratante Corporal Floratta L’Amore e o Desodorante Antitranspirante Aerossol.

Arbo Botanic Desodorante Colônia 100 ml

Preço sugerido: de R$ 134,90 por R$ 93,90

Sente que a pressão do dia a dia, às vezes, deixa você sem energia? Recarregue-se com a fragrância masculina Arbo Botanic, que traz um frescor único e potente! Arbo Botanic acredita que uma dose diária de natureza energiza. Por isso, buscou no movimento das Florestas Urbanas e no verde das folhas da Costela-de-Adão a inspiração para criar essa fragrância masculina fresca e potente. A sua fragrância traz o revigorante acorde Energy, composto pela sálvia, ingrediente comprovado pela neurociência por despertar a sensação de energia que a natureza proporciona. Integrante do portfólio de perfumaria masculina do Boticário, Arbo Botanic Desodorante Colônia é perfeito para você, que quer sentir a natureza mais próxima o tempo todo. Sinta o frescor e a energia do novo Arbo Botanic.

Boticollection Anni Desodorante Colônia 100 ml

Preço sugerido: de R$ 109,90 por R$ 71,90

Histórias com forma doce e conteúdo profundo. Boticollection Anni Desodorante Colônia é uma fragrância feminina com combinação delicada de um Buquê Floral e notas frutais para você contar histórias com inocência e muito significado. Sua família olfativa é Floral Frutal e possui notas de saída com acordes de frutas exóticas, envolventes e encorpados, porém equilibrados logo em seguida pelo corpo de frésia, muguet e jasmin, componentes próprios da feminilidade. A doçura se intensifica ainda mais no acorde gourmand de fundo, representando a presença marcante da mulher com personalidade. Para tornar essa experiência ainda mais completa, a combinação das notas sensuais da fragrância Floral Frutal está contida num lindo frasco em formato de ânfora com válvula spray, facilitando a aplicação. Experimente esse clássico da perfumaria feminina que homenageia Annete, primogênita de Miguel Krigsner, o fundador de O Boticário.

Boticollection Acqua Fresca Desodorante Colônia 100 ml

Preço sugerido: de R$ 109,90 por R$ 71,90

Boticollection Acqua Fresca Desodorante Colônia é uma fragrância feminina fresca que combina notas cítricas e amadeiradas. Perfeita para usar o dia todo! Da família olfativa Cítrico Amadeirada, traz notas olfativas de saída, como bergamota e limão-siciliano e corpo de flor de laranjeira, jasmim e lavanda. A combinação perfeita faz parte da Coleção Boticollection, que reúne fragrâncias de sucesso e feitas com ingredientes naturais. Estamos falando de um verdadeiro clássico da perfumaria, já que Acqua Fresca foi lançada em 1979 e deu início à história das fragrâncias do Boticário, representando um marco no mercado brasileiro de perfumaria.

Intense Gloss! Desodorante Colônia 50 ml

Preço sugerido: de R$79,90 por R$58,90

Uma fragrância feminina repleta de mistério que vai levar um toque de sedução para a sua rotina. Assim é Intense Gloss! Desodorante Colônia. Da família olfativa Floriental Floral, ela traz uma floralidade luminosa trazida pelas notas marcantes da flor de violeta em contraste com todo o brilho das notas frutais cítricas, como mandarina, laranja e framboesa. O resultado é um item da perfumaria feminina que traz olhares. Ideal para ser usada no dia a dia, ela traz a volumetria de 50 ml, sendo ideal para tê-la sempre com você, seja no nécessaire ou em viagens. 

Arbo Reserva Desodorante Colônia 100 ml

Preço sugerido: de R$ 134,90 por R$ 93,90

Arbo Reserva Desodorante Colônia está de cara nova! A fragrância masculina ganhou uma nova embalagem acompanhada de uma formulação repaginada, mas que mantém o mesmo olfativo fresco característico da fragrância. Com perfumação prolongada, a fragrância da família olfativa Fougère Amadeirado traduz o ambiente revigorante das florestas e traz uma explosão de frescor combinada com a força das madeiras. Inspirada na sensação de estar em uma floresta, o acorde Madeiras Frescas traz a combinação potente das notas amadeiradas do cedro, vetiver e patchouli, com a explosão de frescor das folhas úmidas de orvalho. Arbo Reserva acredita que, ao estar em meio à natureza, você se conecta com o seu verdadeiro eu. 

Boticollection Styletto Desodorante Colônia 100 ml

Preço sugerido: de R$ 119,90 por R$ 103,90

Boticollection Styletto é uma fragrância masculina Fougére Amadeirada, que inspira os homens a se reinventarem sem deixar de lado o seu legado. Sua fragrância clássica e atemporal traz a refrescância dos cítricos somada a um fundo elegante de madeira. O desodorante colônia masculino é perfeito para homens que acreditam que gentileza e elegância nunca saem de moda. 

CUIDADOS PESSOAIS

Loção Drenante Desodorante Corporal Nativa SPA Ginseng e Cafeína 200 ml

Preço sugerido: de R$ 46,90 por R$ 24,90

Para o momento de autocuidado, massageie a sua pele com a Loção Drenante Desodorante Corporal Nativa SPA Ginseng e Cafeína. Esse é o produto ideal para quem sente os desconfortos causados pelo inchaço. A massagem combinada com a loção reduz visivelmente o inchaço no corpo* em três semanas e ainda deixa a pele mais firme e tonificada. A fragrância dessa loção corporal mistura notas doces e frescas, que contrastam com um fundo quente e especiado, realçado por madeiras cremosas. A loção corporal de 200 ml, além de ter o tamanho ideal para levar na bolsa de viagem, possui diversos benefícios para a sua rotina de autocuidado.

Gel Esfoliante Corporal Nativa SPA Ginseng e Cafeína 200 g Preço sugerido: de R$ 64,90 por R$ 39,90

Nativa SPA convida você a sentir a vida de pele e alma! Aproveite o momento de autocuidado para massagear seu corpo com o Gel Esfoliante Corporal Nativa SPA Ginseng & Cafeína. Sua fórmula exclusiva é enriquecida com óleo de quinoa e partículas de café, que esfoliam a pele suavemente e a preparam para receber os ativos da linha, além de remover as células mortas e deixar a pele macia e renovada. A fragrância desse gel esfoliante é apaixonante e envolvente, pois mistura notas doces e frescas que contrastam com um fundo quente e especiado, realçado por madeiras cremosas.

PROTEÇÃO SOLAR

Boti.Sun Aqua Fluido Protetor Facial Antioleosidade 40 ml FPS 70

Preço sugerido: de R$ 54,90 por R$ 43,90

Protetor solar facial focado em peles oleosas. Fórmula ultrafluida com acabamento 100% invisível, que combina a tecnologia Sonnenstrahl com um blend de vitaminas e extratos naturais para o controle efetivo de oleosidade da pele ao longo do dia, sem obstruir poros e com toque seco. Resultados obtidos em 28 dias:

● 99%: não esfarela na reaplicação;

● 96%: redução da produção de oleosidade da pele;

● 90%: redução dos poros dilatados.

Boti.Sun Gel Creme Protetor Corporal 200 ml FPS 70

Preço sugerido: de R$ 64,90 por R$ 51,90

Protetor solar corporal com fórmula em gel-creme confortável e acabamento 100% invisível, que combina a tecnologia Sonnenstrahl com um blend de vitaminas e extratos naturais para evitar o envelhecimento precoce da pele, garantindo hidratação por 48 horas, toque seco e rápida absorção. Resultados obtidos em 28 dias:

● 97%: não deixa a pele com aspecto ressecado;

● 94%: deixa a pele macia e aveludada;

● 90%: efeito antiareia (evita grudar muita areia).

MAQUIAGEM

Palette Diamond Make B.

Preço sugerido: de R$ 279,90 por R$ 224,00

A Palette Diamond Make B. traz texturas brilhantes e multifacetadas, em acabamentos mates, acetinados e metalizados. Cores ultrapigmentadas e com alta durabilidade, brilhantes como os diamantes. Com mais de 65 cores, a paleta multifuncional pode ser usada também como blush, iluminador, bronzer, contorno e pó matificante. 

Base Líquida Cor 53 com FPS 80 Make B. Retinol H+ 26 g

Preço sugerido: de R$ 89,90 por R$ 72,90

Make B. desenvolveu uma nova geração de bases com tecnologia avançada, proteção e cobertura que garantem uma pele renovada e aparência perfeita, do jeito que a gente gosta! A Base Líquida Cor 15 com FPS 80 Make B. Retinol H+ 26 g combina duplo retinol com ácido hialurônico vetorizado e fator de proteção contra os raios UV – a conexão maravilhosa entre maquiagem e tratamento de que sua pele precisa. Ideal para quem não abre mão de beauty care, a base líquida seca rapidamente e não acumula nas linhas de expressão. Sua textura aveludada e confortável promove efeito semimate e cobertura média. Além disso, sua fórmula vegana possui um poderoso blend de ativos repleto de benefícios. Olha só:

· Retinol vegetal: um ingrediente revolucionário extraído das algas azuis do Lago Klamath e derivado da vitamina A. Esse retinol é um grande aliado na redução de rugas e linhas de expressão e melhora da textura e firmeza da pele, devido ao estímulo da síntese de colágeno. O encontro das águas puras do lago com uma formação geológica impressionante cria o ativo que atua renovando todos os tipos de pele;

· Ácido hialurônico vetorizado: age na prevenção da diminuição de colágeno, combatendo os radicais livres, reduzindo rugas e linhas de expressão e hidratando profundamente o rosto;

· FPS80, UVA +++ e proteção à luz azul: a base facial com retinol cria um escudo protetor que preserva a pele do rosto contra as agressões dos raios solares e da luz azul emitida por aparelhos eletrônicos.

Boti Promo

Até o dia 22 de janeiro, o Boticário apresenta a primeira Boti Promo do ano, com mais de 600 produtos que contam com descontos de até 50%. São diversos itens que compõem o variado estoque da marca e apresentam a versatilidade do Boti. Válida para todas as lojas físicas, no site da marca, no app do Boticário, no WhatsApp e com os revendedores da marca.

Add a comment

Ratinho Junior sanciona lei que inclui biomédicos no quadro de servidores do Estado

Ratinho Junior sanciona lei que inclui biomédicos no quadro de servidores do Estado

Conquista é histórica para a categoria; decisão inédita vai trazer mais eficiência e qualificação aos serviços de saúde do Paraná

O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, sancionou a Lei nº 21.356, de 3 de janeiro de 2023, que acrescenta ao cargo de Promotor de Saúde Profissional, da Carreira de Promotor de Saúde, a função de biomédico, a qual passa a integrar o rol de funções constantes do Anexo III da Lei nº 18.136, de 3 de julho de 2014, que dispõe sobre o Quadro Próprio dos Servidores da Secretaria de Estado da Saúde (QPSS).

A inclusão garante mais eficiência e qualificação aos serviços públicos prestados à população, uma vez que os biomédicos são capacitados para realizar análises clínicas, toxicológicas, biologia molecular ou genética, diagnóstico laboratorial, diagnóstico por imagem, aperfeiçoamento de epidemiologia, entre outras funções gerenciais e administrativas inerentes à profissão.

Valorização profissional

Para o presidente do Conselho Regional de Biomedicina do Paraná 6ª Região (CRBM6), Thiago Massuda, essa é uma conquista histórica, inédita e um grande avanço para a categoria.

“Essa lei inclui o biomédico nos quadros públicos do Paraná, tema que era reivindicado pela nossa classe há anos. Por isso, envio os agradecimentos ao governador, ao secretário da saúde, aos deputados que votaram de modo unânime pela aprovação da lei e a todos os biomédicos que se fizeram presentes neste momento tão importante e, juntos conosco, lutaram por essa conquista”.

Massuda explica que o pleito foi iniciado logo que o CRBM6 foi criado, com o objetivo de valorizar os mais de 4.500 biomédicos do Estado, ampliar as áreas de atuação profissional e ajudar a sociedade paranaense com os trabalhos desses especialistas da saúde.

Para a vice-presidente do CRBM6, Daiane Pereira Camacho, que também responde pela 15ª regional de Saúde em Maringá, a conquista é emblemática, pois todas as votações favoráveis na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná aconteceram em novembro, que é o mês dedicado aos biomédicos.

“Foi uma longa caminhada para chegarmos até aqui. Essa é uma vitória que ficará marcada para sempre no ramo da biomedicina paranaense. A aprovação desta lei mostra a união, o diálogo, a garra, o esforço do CRBM6 pela classe e o reconhecimento da sociedade ao nosso trabalho que envolve ciência, ensino, pesquisa e extensão”, argumenta.

Mais conquistas

No mês de junho, o governador Ratinho Junior também sancionou a Lei n° 21.118/2022 que reestruturou a carreira dos técnicos administrativos e permitiu a contratação de biomédicos para atuar nas universidades estaduais, nos laboratórios e hospitais universitários.

Para Daiane, as conquistas refletem o empenho da atual gestão. “Estamos orgulhosos com essas vitórias históricas, que são frutos de mais de 12 meses de intensa dedicação, perseverança e inúmeras reuniões da diretoria do CRBM6 com as lideranças estaduais”, diz.

“O mérito é da diretoria e dos conselheiros do CRBM6 que atuaram com muito empenho, perseverança, diálogo e trabalho e nunca desistiram de lutar em busca de melhorias para a classe biomédica. Essa foi uma de nossas pautas na época das eleições e agora estamos chegando ao fim da empreitada, que vai beneficiar todos os biomédicos do Estado”, complementa.

Atuação e procura

O CRBM6 tem delegacias regionais em Campo Mourão, Cascavel, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, União da Vitória, Guarapuava, Umuarama, Guaíra e Ponta Grossa. A entidade regula, orienta e fiscaliza a atividade profissional em defesa da coletividade.

Em 2022 o Conselho Regional de Biomedicina do Paraná 6ª Região também ampliou as atuações do CRBM Júnior, projeto que tem como objetivo promover a inter-relação entre a associação e os acadêmicos dos cursos de graduação de biomedicina, destacando as atividades e funções abrangidas pela profissão, de modo a alcançar a efetiva participação e a inserção profissional em prol do desenvolvimento da sociedade.

A graduação de biomedicina é uma das mais procuradas atualmente em todo Brasil. No Paraná, os cursos são ofertados em mais de 50 instituições de ensino superior espalhadas por Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Ponta Grossa, Campo Mourão, Apucarana, Foz do Iguaçu, Araucária, Guarapuava, Ivaiporã e Assis Chateaubriand.

Add a comment

6 tendências para o Franchising em 2023

6 tendências para o Franchising em 2023

Diante de um novo governo e instabilidade econômica, crescerá a procura pelo empreendedorismo e uma maior segurança oferecida pelas franquias, por serem negócios formatados e amparados por legislação própria?

O brasileiro já passou por congelamento de preços, dinheiro confiscado na década de 90, mudanças de moeda e, por ter uma memória de tempos sombrios na Economia, a cada mudança de governo surgem muita especulação e incertezas no país.

E os empreendedores, que apostam em um negócio próprio como meio de subsistência e realização profissional, não deixam de investir – mas o fazem com certa cautela. “Se observarmos os momentos de instabilidade política e econômica, vemos que quem busca uma franquia como investimento – e não como fonte principal de renda – costuma esperar uns meses a mais para investir, aguardando as mudanças que acontecerão. Já aqueles que perderam o emprego e veem na franquia uma oportunidade de recomeço podem optar por negócios de valores mais baixos, deixando dinheiro guardado para alguma emergência”, aponta Melitha Novoa Prado, advogada especializada em franchising, que há 35 anos acompanha redes de franquia em sua gestão e expansão.

Segundo ela, 2023 pode apontar algumas tendências que não apareceram com tanta força na pandemia – e outras poderão se reforçar. “Tivemos mudanças importantes no mercado de trabalho e isso se refletiu no varejo. O aumento do trabalho homeoffice e a evolução dele para o sistema híbrido fizeram surgir necessidades e hábitos diferentes na população brasileira. Com isso, também nasceram oportunidades de negócios que, agora, firmaram-se no mercado”, sugere a especialista.

Sócia de Melitha, a também advogada especializada em franchising Thaís Kurita observa que não são só os investidores que desejam tornar-se franqueados estão apreensivos com a troca de governo. “As franqueadoras fizeram planos de expansão, mas muitas delas aguardam os primeiros meses e a definição da política econômica que será adotada para agir – e muitas pensam, inclusive, em adotar a expansão internacional como uma alternativa ao mercado brasileiro”, pondera.

Melitha Novoa Prado e Thaís Kurita apontaram seis tendências para o mercado de franquias em 2023

• Novos formatos de negócios – As franqueadoras sabem que o investidor busca por negócios de menor investimento. Então, muitas estão criando formatos diferentes de suas operações tradicionais para atender quem busca substituir o emprego perdido por uma franquia e quem tem valores médios para investir, mas deseja começar com negócios menores. Quiosques, mini-lojas, store in store, espaços compartilhados e outras alternativas estão em alta.

• Serviços residenciais – O brasileiro acostumou-se a ficar mais em casa e, assim, passou a valorizar seu lar. Os serviços residenciais, portanto, formam um segmento que tende a crescer – da decoração à limpeza especializada, passando por chef em casa (cozinheiros em domicílio) e serviços de saúde homecare.

• Franquias homebased – O brasileiro também acostumou-se a trabalhar em casa e, depois, em sistema híbrido (parte em casa, parte na empresa). Muitas pessoas gostaram dessa opção e buscam franquias que sejam formatadas para trabalho homeoffice.

• Delivery de tudo! – Ainda como herança dos tempos de pandemia, as franquias que operam por delivery continuam em alta. E não é apenas em Alimentação que elas se apresentam: a comodidade de receber produtos em casa alcança todas as áreas e, com isso, também crescem as oportunidades em logística, dark kitchens e dark stores – todos negócios intimamente relacionados.

• Internacionalização – Pouco explorada na pandemia (por motivos óbvios), a expansão internacional das marcas brasileiras passa a ser reestudada por muitas marcas. Com vacinas disponíveis praticamente no mundo todo, as redes brasileiras veem no exterior uma possibilidade mercadológica interessante, especialmente por não se sentirem seguros com a economia brasileira.

• Diversidade e inclusão – As franqueadoras podem se tornar, se agirem de forma estratégica e organizada, disseminadoras da conscientização e implantação de ações de diversidade e inclusão. O franchising tem a capacidade de multiplicar conceitos rapidamente e pode criar diferenciais competitivos a partir de soluções inovadoras para elevar o capital humano, tanto do ponto de vista do tratamento adequado de seus colaboradores quanto de seus clientes. Essa tendência será mais forte em 2023 e se perpetuará nos próximos anos.

Sobre o escritório Novoa Prado Advogados – Especialistas em Franchising

O escritório Novoa Prado Advogados está no mercado há mais de 32 anos, prestando serviços de Direito Empresarial, especificamente em Varejo e Franchising. Atua nas áreas de Franquia (com expertise em relacionamento de redes e contencioso); Direito Empresarial, Imobiliário e Societário; Tributário e Contencioso Cível; Contratos, Compliance e Varejo e Propriedade Intelectual.

Foi fundado por Melitha Novoa Prado e tem como sócia a advogada Thaís Kurita. Juntas, elas coordenam uma equipe dinâmica, comprometida e capacitada para oferecer aos clientes as melhores soluções jurídicas para seus negócios.

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos