Como reagir bem ao feedback, ainda que ele seja negativo

Como reagir bem ao feedback, ainda que ele seja negativo

*Por Pedro Signorelli

Durante a nossa vida, por muitas vezes, temos que assimilar feedbacks pelas decisões que tomamos e pelas coisas que fazemos. Isso se multiplica quando falamos em um ambiente profissional, em que o feedback é o principal fator de ajuste no andamento de nosso trabalho, das nossas tarefas. No entanto, o que se vê muitas vezes no âmbito profissional são apontamentos majoritariamente negativos, ou seja, aquelas que apenas mostram o que erramos, e não trazem uma forma de melhorar ou adaptar. E, por muitas vezes, nos perguntamos qual seria a melhor maneira de receber e assimilar este tipo de comentário.

A melhor maneira de assimilar esse feedback é transformando-o em motivação. E claro, você deve se perguntar, como? Já que é do nosso instinto se irritar, ou somente perceber o que de pior aquela resposta traz. Porém, a primeira maneira de transformar em motivação é destacar o "o que" está sendo dito do "como" está sendo dito. Fique com o "o que". O "como" pode estar carregado de sentimentos e podem fazer você simplesmente reagir instintivamente, como que se protegendo. É normal fazermos isso, temos o orgulho enraizado em nós. Por isso, "engula o sapo" e pense o que você pode aproveitar daquilo que está sendo dito. Às vezes, é uma tarefa, um projeto que atrasou, e a culpa é nossa por que não tomamos uma ação a tempo. “Ah, mas eu tenho muita coisa para fazer ao mesmo tempo”, pois é, você deveria ter avisado antes que corria o risco de atrasar por sobrecarga.

Perceba, você não pode mudar o mundo, mudar os outros, mas você pode se concentrar em melhorar a si próprio em cada situação. E sim, estou considerando que o feedback pode ser injusto. Faça estas coisas independentemente da situação.

Outro ponto fundamental, e que pode ajudar a nos corrigirmos e aceitar melhor quando recebemos um feedback deste tipo, é adotarmos metas claras, pois elas fazem toda a diferença. Um caminho? A gestão por OKR - Objectives and Keys Results ou Objetivos e resultados chaves - nesse sistema o gestor e o time definem não exatamente o que é preciso fazer, mas o resultado que se precisa alcançar e a equipe que deve estar encarregada dessa missão. À equipe, por sua vez, cabe definir qual a tarefa cabe a cada um e qual a importância dessa ação dentro deste objetivo e seu impacto no todo, na empresa. E é preciso estar aberto ao erro e os feedbacks têm que servir de aprendizado na caminhada. Isso precisa ficar muito claro para todos na gestão por OKR.

Ok, com tudo isso definido e ajustado com o time, vamos ao como atingir as metas? Podemos atingir uma meta de duas maneiras, ou ambas de forma combinada: ter sorte, chegou na meta por acaso, por meio de fatores que não controlamos, ou juízo, que quer dizer que o resultado dependeu de seus esforços. Existem vários motivos para o não atingimento e alguns deles podem dizer respeito ao processo ou alguma de nossas responsabilidades. Em primeiro lugar, não se deve buscar culpados, deve-se buscar entender quais fatores levaram àquele desfecho e procurar fazer as mudanças necessárias para aquilo que estiver dentro do controle.

Não adianta "punir" alguém porque não acertou o índice de inflação para os próximos meses ou a cotação do dólar. Ninguém tem bola de cristal. No entanto, é necessário, caso queira preservar alguém e incentivá-la a se desenvolver, oferecer a ela uma oportunidade de melhorar. Perceba se ela tinha o ferramental, capacitação necessários para executar bem a tarefa, arcar com determinada responsabilidade. Se perceber que ela não quer melhorar, então não parece haver motivo para este esforço todo. Talvez seja o caso de mudar a pessoa de função e dar a ela outra chance em outro contexto. Se nenhum destes caminhos fizer sentido, então parece normal que as pessoas conversem e cada um siga o seu caminho. Não é uma punição, ao contrário, parece ser melhor para ambos.

Pedro Signorelli é um dos maiores especialistas do Brasil em gestão, com ênfase em OKR. Já movimentou com seus projetos mais de R$ 2 bi e é responsável, dentre outros, pelo case da Nextel, maior e mais rápida implementação da ferramenta nas Américas. Mais informações acesse: http://www.gestaopragmatica.com.br/

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Após reconhecimento nacional, indústria líder em implantes dentários se classifica entre as 10 melhores empresas paranaenses para se trabalhar

Após reconhecimento nacional, indústria líder em implantes dentários se classifica entre as 10 melhores empresas paranaenses para se trabalhar

Neodent conquistou o 9º lugar em escala geral no Paraná, segundo o Ranking GPTW

Com cerca de 300 empresas inscritas, a consultoria global Great Place to Work (GPTW) anunciou a Neodent, indústria líder em implantes dentários no Brasil, como a 9ª melhor empresa para se trabalhar dentre as grandes e médias no estado do Paraná. Após uma primeira etapa de análise, 110 companhias foram selecionadas e o resultado com o ranking foi anunciado nesta quarta-feira (16).

Este é o primeiro ano em que a Neodent recebe a certificação GPTW, junto com o reconhecimento ocorrido em agosto, quando foi selecionada como uma das melhores empresas para se trabalhar no setor da saúde no país ficando em 9° lugar. “Estamos em constante busca pela satisfação e qualificação de nossos colaboradores. De nada adianta pensarmos no crescimento de uma empresa sem pensar na valorização daqueles que estão aqui vivendo o dia a dia da nossa empresa. Nosso objetivo é o sorriso de todos, dentro e fora da Neodent”, comemora o CEO da Neodent, Matthias Schupp.

O certificado estimula companhias a buscarem os melhores resultados por meio do alto desempenho, cultura de confiança e inovação. Algumas ações realizadas pela indústria justificam a qualificação alcançada, como a participação nos resultados, planos de saúde e odontológico, bolsas de estudo, ótimo ambiente de trabalho e reconhecimento em suas mais diversas formas.

Sobre a Neodent®

Fundada há mais de 25 anos, a Neodent® é a empresa líder em implantes no Brasil, onde vende mais de um milhão e meio de implantes anualmente. A Neodent® está entre os três principais fornecedores de implantes do mundo e está disponível em mais de 80 países. O sucesso da marca se deve a suas soluções odontológicas diretas, progressivas e acessíveis, que trazem novos sorrisos para milhões de pessoas. Sediada em Curitiba, Brasil, a Neodent®️ é uma empresa do Grupo Straumann (SIX: STMN), líder global em substituição de dentes e soluções odontológicas que restauram sorrisos e confiança.

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SAP e Edenred anunciam aliança para melhorar a gestão de despesas corporativas na América Latina

SAP e Edenred anunciam aliança para melhorar a gestão de despesas corporativas na América Latina

A combinação da solução Edenred Empresarial e da SAP Concur possibilitará pagar, controlar e analisar despesas corporativas de forma eficiente, simplificando processos administrativos

A SAP e a Edenred anunciam uma aliança regional estratégica para oferecer uma solução abrangente que otimiza a gestão e administração de despesas corporativas. Devido à diversidade, complexidade e riscos de fraude, gerenciar grandes quantidades de despesas corporativas representa um desafio significativo para as empresas na América Latina, especialmente em períodos de restrições orçamentárias.

A SAP Concur é uma solução que atende mais de 600 clientes na região, focada em apoiar empresas e indústrias de todos os segmentos e tamanhos na gestão de suas despesas corporativas de forma inteligente. Por meio da captura de gastos realizados pelos funcionários, a solução gerencia custos de viagens corporativas e processa o pagamento de notas ficais de fornecedores, tudo de forma automatizada e integrada, proporcionando às empresas maior visibilidade dos gastos, melhor controle orçamentário e maior previsibilidade de custos, garantindo o cumprimento das políticas de despesas corporativas.

Já o Edenred Empresarial é uma solução de gestão de despesas corporativas que atende mais de 5 mil clientes em toda a América Latina, que pode ser configurada em tempo real de acordo com as necessidades de cada empresa para gerir diferentes tipos de despesas corporativas (gastos de caixinha, despesas de viagem e outros).

O acordo entre as duas empresas visa promover e complementar os pontos fortes de ambas as soluções. Com o Edenred Empresarial integrado ao SAP Concur, as empresas passam a ter uma opção focada na gestão de balanços financeiros e pagamentos nos segmentos habilitados a partir da plataforma Business. Tudo isso em um processo visível, simples e conectado.

Com esta aliança, os usuários terão o melhor da gestão de despesas. Por um lado, o SAP Concur facilitará o controle para atender as exigências fiscais nos principais países da América Latina e, por outro, o Edenred Empresarial dará visibilidade a todas as transações e despesas realizadas pelos usuários, em tempo real, de forma precisa e confiável, garantindo uma melhor experiência do usuário e cumprindo a legislação e regras das empresas.

“Continuamos a desenvolver nossas parcerias com serviços financeiros, permitindo maior flexibilidade e escolha para os nossos clientes. Temos certeza de que a nossa aliança com a Edenred vai ajudá-los a ter processos de prestações de contas mais eficientes, permitindo que o departamento financeiro tenha um controle maior e mais fácil das despesas ao longo do ano, com a centralização das informações em uma única plataforma de gestão”, afirmou Ana Paula Campoi, vice-presidente da SAP Concur no Brasil.

“Essa integração tem total sinergia com o nosso propósito, que é oferecer soluções inovadoras e customizáveis de meios de pagamento, com total flexibilidade e baixo custo para atender às mais diferentes necessidades do mercado. Com a parceria, empresas e colaboradores terão uma experiência completa e integrada, pois conseguirão acompanhar no SAP Concur as transações realizadas por meio do Edenred Empresarial, o que resultará em mais agilidade na gestão da informação. Estamos otimistas com este novo passo que ampliará as oportunidades de negócios para ambas as marcas, em conjunto”, acrescentou Alfredo Bernacchi, Diretor-Geral da Edenred Pay no Brasil.

Sobre a Edenred

A Edenred é uma marca global e digital de serviços de meios de pagamento que atua como companheira de todas as horas para trabalhadores e empresas. Líder em seu segmento, conecta 52 milhões de usuários, 2 milhões de estabelecimentos e 950 mil empresas clientes, em 45 países.

No Brasil, sua atuação conta com três linhas de negócios: Benefícios ao Trabalhador, com a marca Ticket; Frota e Mobilidade, com as marcas Ticket Log e Repom; e Soluções de Pagamento e Novos Mercados, com a Edenred Pay e Punto.

Fiel ao propósito do Grupo, “Enrich connections. For good”, essas soluções potencializam o bem-estar e o poder de compra dos usuários, melhoram a atratividade e a eficiência das empresas e dinamizam o mercado de trabalho e a economia local. São mais de 130 mil empresas clientes, 8,3 milhões de empregados beneficiados e 500 mil comerciantes credenciados no País.

Em 2021, a Edenred movimentou, em nível global, um volume de negócios de aproximadamente € 30 bilhões, principalmente com o uso de aplicativos móveis, plataformas on-line e cartões.

Saiba mais

Site: www.edenred.com.br 

LinkedIn: www.linkedin.com/company/22311673/  

Sobre a SAP

A estratégia da SAP é apoiar os negócios para que funcionem como empresas inteligentes e sustentáveis. Como líder de mercado em software corporativo, ajudamos empresas de todos os tamanhos e em todos os setores a obter o melhor desempenho: 87% das transações comerciais no mundo passam por algum sistema da SAP. Nossas tecnologias de aprendizado de máquina, Internet das Coisas (IoT) e análises avançadas ajudam a transformar os negócios dos clientes em empresas inteligentes e sustentáveis. A SAP fornece a pessoas e organizações uma visão aprofundada dos negócios e promove níveis de colaboração que as impulsionam a ficar à frente da concorrência. Simplificamos a tecnologia para que as organizações possam adotar nosso software da maneira que desejam - sem interrupções. Nosso conjunto completo de aplicações e serviços permite que clientes dos setores público e privado de 25 setores operem com lucratividade, se adaptem continuamente e façam a diferença. Com uma rede global de clientes, parceiros, funcionários e líderes de opinião, a SAP ajuda o mundo a funcionar melhor e impacta positivamente a vida das pessoas. Para obter mais informações, visite o site da SAP Brasil, a Sala Virtual de Notícias da SAP e siga o canal de notícias no Twitter @SAPBrasil.

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Unimed Curitiba é eleita uma das Melhores Empresas para Trabalhar pela GPTW

Unimed Curitiba é eleita uma das Melhores Empresas para Trabalhar pela GPTW

Ranking foi divulgado ontem, em evento em Curitiba. Premiação é uma forma de reconhecer as empresas que são referência em ambiente de trabalho em seus estados

Pelo quarto ano consecutivo, a Unimed Curitiba se destacou no ranking das melhores empresas para trabalhar no Paraná, da consultoria global Great Place to Work (GPTW). O resultado de 2022 foi divulgado ontem, dia 16/11, em cerimônia realizada no Espaço UP Expo, em Curitiba. A Unimed Curitiba conquistou a 12ª posição entre as empresas de grande porte do estado (acima de 1.000 colaboradores).

Mais de 300 empresas participaram do processo, impactando mais de 150 mil colaboradores. Ao todo, 110 empresas foram reconhecidas como as Melhores para Trabalhar no Estado do Paraná em 2022 em três categorias: pequena, média e grande porte.

Os rankings do Great Place to Work são uma forma de reconhecer as empresas que são referência em ambiente de trabalho em diversas categorias. A Unimed Curitiba é certificada pela consultoria desde 2019 e conquista o título de destaque no ranking pela segunda vez entre as empresas de grande porte, atestando sua preocupação constante em aplicar as melhores práticas para manter um ambiente saudável e colaborativo, em que é possível se desenvolver pessoal e profissionalmente.

Para diretor-presidente da Unimed Curitiba, Rached Hajar Traya, ouvir os colaboradores, além promover melhorias constantes, contribui para a cooperativa se manter no ranking das melhores empresas do consagrado prêmio.

“A premiação é o reconhecimento de um dos principais pilares da cooperativa, o cuidado. O título recebido por mais um ano mostra que Jeito de Cuidar Unimed existe e é percebido também da porta para dentro, de forma sistêmica, refletindo a nossa atmosfera amigável e colaborativa de trabalho. É o reconhecimento de uma proposta de gestão que conseguiu planejar, gerenciar e manter um bom ecossistema de trabalho mesmo em um ambiente desafiador que vivenciamos com a pandemia nesses últimos anos. Estamos muito orgulhosos por sermos uma das melhores empresas para se trabalhar no Paraná”, afirma o diretor-presidente da Unimed Curitiba, Rached Hajar Traya.

Para concorrer à premiação, as empresas precisam ter recebido a certificação do GPTW, que é conquistada após a organização ser avaliada com, no mínimo, 70% de respostas positivas de seus colaboradores na pesquisa aplicada pela consultoria global e passar pela 2ª fase de avaliação das práticas. A novidade da premiação em 2022 foi o título “Destaque Saúde Emocional” que premiou empresas que se sobressaíram pelos ótimos índices relacionados à saúde e bem-estar de seus líderes e colaboradores.

Sobre a Unimed Curitiba

Com 51 anos, a Unimed Curitiba é considerada a maior operadora de plano de saúde do Paraná, além de estar entre as maiores do Sistema Unimed. Atualmente conta com mais de 4.700 médicos cooperados de diferentes especialidades que atendem cerca de 550 mil clientes. Compondo a maior rede credenciada do estado com 54 hospitais, 245 clínicas e 93 unidades laboratoriais, sendo 20 próprias (Unimed Laboratório), a cooperativa conta com 1.600 colaboradores, diversos canais de atendimento remoto e 20 unidades de atendimento presenciais distribuídas em Curitiba e municípios da Região Metropolitana. Saiba mais em www.unimedcuritiba.com.br 

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L'artigiana lança massas inspiradas nas seleções da Copa do Mundo   

L'artigiana lança massas inspiradas nas seleções da Copa do Mundo  

L'artigiana lança massas inspiradas nas seleções da Copa do Mundo

Com recheios baseados na cultura de cada país, seleção brasileira terá massa em verde e amarelo para compor o menu na torcida pelo hexa

A Copa do Mundo Fifa está chegando e nada melhor do que torcer pelo hexa se deliciando com saborosas massas artesanais. A L'artigiana Pastifício criou massas comemorativas e inspiradas nas seleções dos países. Os novos sabores são lançados uma vez por semana e, por hora, já podemos experimentar as massas da Argentina, França, Alemanha e Polônia.

A temática das massas é relacionada às bandeiras ou camisas das seleções e os recheios inspirados na cultura de cada país. Os ingredientes utilizados na produção são os mais variados, como flores, frutas e verduras, como flor da fada azul, tomate, beterraba e espinafre, além do carvão ativado, um componente bastante benéfico na digestão.

”A ideia é poder provar um pouco da cultura de cada local, e usar essa oportunidade para explorar sabores diferentes”, explica a chef de cozinha da L’artigiana, Erica Cesconetto.

Brasil terá massa em verde e amarelo

A seleção brasileira também terá uma massa especial, que poderá compor a mesa dos torcedores. O prato é um Ravióli verde e amarelo, com a decoração da bandeira do Brasil. Para escolha do recheio, a chef Erica promoveu uma votação no Instagram da L´artigiana para que as pessoas decidissem o recheio, e o escolhido foi carne seca com queijo coalho. Dentre as outras opções também tinha um tradicional prato paranaense, o barreado, moqueca de banana da terra e queijo com goiabada.

As massas de cada seleção

A massa escolhida para ser alusiva à Argentina é a Mezzaluna. Listrada em branco e azul, seu formato de lua e recheio de empanada de carne com chimichurri serve duas pessoas. O valor da massa é de R$ 48,80.

Já o Raviolone da França possui seu tradicional formato, nas cores vermelho, azul e branco, com recheio de pato confitado na massa de cítrico e custa R$ 61. Como sugestão de acompanhamento, o creme brie e dijon custa R$ 27.

A massa da Alemanha também é um Raviolone, produzido nas cores preto, amarelo e vermelho, com recheio de maçã caramelizada com queijo ementhal e custa R$ 53.

Para a Polônia, a massa escolhida é o Pierogi, recheado com ricota fresca, batata, cebola caramelizada e queijo parmesão. Com sua espessura fina, a massa pode ser nas cores branco ou vermelho e custa R$ 41,30.

Por fim, a massa de Portugal é um Raviolone com recheio de bacalhau à Gomes de Sá e sai por R$ 65. Os próximos lançamentos são as massas do Brasil, Suíça, Camarões e a tradicional Itália, que mesmo sem estar classificada para a Copa do Mundo merece o destaque.

Todas as massas da Copa pesam 370 gramas, servem duas pessoas e são sazonais, ficando disponível no cardápio até dezembro. Para garantir, entre em contato pelo número (41) 98456-4299 ou venha até a nossa loja, que fica na Rua Alberto Bolliger, 553a, no Juvevê. A L´artegiana funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados, das 09h às 13h. Mais informações, acesse o Instagram (https://www.instagram.com/lartigianapastificio).

Serviço:

L’artigiana Pastifício

Rua Alberto Bolliger, 553a - Juvevê, Curitiba (PR)

Segunda a sexta das 10h às 18h // Sábado das 9h às 13h

Mais informações, acesse: https://www.instagram.com/lartigianapastificio/

Sobre a L'artigiana Pastifício

Iniciada em 2016, a L’artigiana Pastifício produz massas artesanais com ingredientes naturais. L’artigiana significa artesã em italiano e traduz a essência da marca. Sem corantes, conservantes ou outros produtos químicos, as massas são coloridas naturalmente e podem ser tradicionais ou recheadas. Os produtos possuem base de legumes e verduras como beterraba, abóbora, espinafre e são harmonizados com molhos que garantem um sabor e qualidade especiais, como nozes, bechamel e creme de parmesão. A primeira unidade da empresa fica localizada no bairro Juvevê, em Curitiba (PR).

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