Experiência da web 3.0: como o e-commerce pode engajar mais seus consumidores?

Experiência da web 3.0: como o e-commerce pode engajar mais seus consumidores?

Baseada nos pilares de descentralização, privacidade e virtualização, a terceira onda da Internet permite que o usuário tenha mais conexão com o que consome, em experiências hiper-realistas. Especialista aponta o que já está ao alcance das lojas virtuais

Conceito relativamente novo, a Web 3.0 tem impactos que vão além do desenvolvimento de produtos para o universo digital. No contexto do consumo online, essa nova fase da internet é marcada pela descentralização (com bancos virtuais e novas formas de pagamento, por exemplo), maior privacidade de dados (com a LGPD) e experiências de compra através da virtualização.

Assim, quem quer apostar em um e-commerce que engaje e atraia os consumidores, a web 3.0 pode ser traduzida na aposta em experiências mais realistas. Leonardo Gevaerd, coordenador de Inovação da Híbrido, consultoria especializada em soluções para desenvolvimento e posicionamento de e-commerces, diz que esse movimento está muito além do metaverso. “É importante entender que para a web 3.0 ser realmente acessível à maioria do varejo virtual, ela precisa ser mais precisa em alguns aspectos, especialmente no custo-benefício. Por isso, hoje o metaverso, por exemplo, está muito distante de boa parte das empresas, mas há muitos outros fatores da web 3.0 para engajar o consumidor”, avalia.

A realidade aumentada, de acordo com o executivo, é um dos pontos que mais se destaca quando o assunto é web 3.0. “A experiência de, por exemplo, ver como determinado objeto vai ficar na sua casa antes de comprar, ou aplicar virtualmente a tinta na parede antes de efetuar a compra são fatores que tornam a experiência de compra no e-commerce mais assertiva e resolutiva”, diz. Além de um consumidor mais engajado e satisfeito, questões como devolução do item e desistência da compra devem ser reduzidas com esse tipo de aplicação.

O estudo Consumer Augmented Reality, da Delloite, reafirma o que o profissional da Híbrido aponta: a expectativa é de que investimentos em soluções de realidade aumentada em todo o mundo devem ir de US$ 12 bilhões em 2021 para US$ 72,8 bilhões em 2024.

Para além do status – é preciso converter vendas para alavancar a web 3.0

Enquanto alguns fatores da web 3.0 são vistos como investimentos fora da realidade – como o próprio metaverso, aplicações que façam mais sentido para o negócio no curto prazo já devem ser consideradas. “Hoje já temos muitas empresas pensando em novas formas de pagamento, como em criptomoeda. Além disso , as NFTs estão se popularizando. Ainda assim, são realidades que nem sempre casam com o momento do e-commerce de uma média empresa”, destaca Leonardo.

Para o curto prazo, projetos da própria Híbrido para e-commerce de diferentes segmentos no país já mostram que é possível criar experiências hiper-realistas para os clientes. Além da realidade aumentada, aplicações em 3D passam a ganhar espaço, garantindo a experiência sensorial para uma compra dentro da expectativa do consumidor, que tende a retornar à loja virtual em novos momentos de consumo.

Sobre a Híbrido

A Híbrido é uma agência com foco em soluções inovadoras para e-commerces, atuando desde o desenvolvimento de lojas virtuais a projetos de digital branding e mídia para o segmento. A empresa foi fundada em 2013 e aposta em uma estratégia full para ampliar os resultados dos clientes – que crescem, em média, 70% ao ano. Também investe em certificações e pessoas: atualmente mais de 80% do time de profissionais conta com certificações de alto nível para o desenvolvimento de projetos, além de reconhecimentos para a marca, vinda de parceiros como VTEX, Adobe Commerce, Meta e Google. A empresa é ainda certificada GPTW e conta com mais de 90% de aprovação no portal de vagas Glassdoor.

Mais informações em www.hibrido.com.br 

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Vem aí, a temporada 22/23 da Caranguejada do Victor

Vem aí, a temporada 22/23 da Caranguejada do Victor

No dia 1º de dezembro começa mais uma temporada do Caranguejo na Petiscaria do Victor. Reservas já estão disponíveis.

No dia 1 de dezembro começa a temporada do Caranguejo na Petiscaria do Victor, em Santa Felicidade. As reservas já estão disponíveis e as vagas serão limitadas a 50 pessoas por noite. A Caranguejada será servida nas noites de terça a sábados (terça a sexta das 18h30 às 22h30 e sábado das 19h às 22h30) e poderá ser apreciada com chopp Gauden Bier. A Petiscaria do Victor possui estacionamento próprio gratuito.

Como acompanhamento da Caranguejada, a Petiscaria serve à vontade caponata de berinjela, salada de pepino japonês, caldinho de feijão, cuscuz marroquino, salada de batata bolinha, vinagrete tradicional, vinagrete de coentro, molho tártaro e creme de alho. Além disso, a Petiscaria também disponibilizará o cardápio tradicional da casa para os clientes da mesa que quiserem outro prato.

“Queremos que todos venham aproveitar. A Caranguejada da Petiscaria já é um sucesso de público e uma referência em Curitiba. Ao longo dos anos, refinamos ainda mais o nosso modelo de preparo e atendimento para proporcionar a melhor experiência da cidade quando o assunto é Caranguejo. Quem vier, vai se deliciar também com os acompanhamentos e aproveitar a noite com um chopp geladíssimo”, afirma Marcelo Belotti, comandante da Petiscaria do Victor.

Um dos aprendizados dos últimos anos foi a grande recorrência de público durante a temporada. Por isso, a Petiscaria vai oferecer uma cartela individual aos clientes para ser carimbada toda vez que ele aproveitar o Festival. Após o 12o carimbo, ele ganhará a 13a Caranguejada de graça. Lembrando que a promoção não é acumulativa para os próximos anos.

A Petiscaria do Victor fica na Avenida Manoel Ribas, 6995. Para realizar sua reserva, basta encaminhar uma mensagem para o WhatsApp da embarcação, (41) 99954-1617, ou ligar para o número, (41) 3273-4444.

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Purina® realiza feira itinerante “Friskies® Miau-Dota” para promover a adoção de gatos no Nordeste

Purina® realiza feira itinerante “Friskies® Miau-Dota” para promover a adoção de gatos no Nordeste

Evento passou por Fortaleza e até o mês de dezembro, passará por Recife e Salvador

Purina® Friskies®, em parceria com ONGs localizadas na região Nordeste, anuncia uma ação social inédita voltada ao segmento pet. Até 18 de dezembro, as cidades de Salvador, Recife e Fortaleza receberão o “Friskies® Miau-Dota”, evento idealizado para apoiar Organizações Não Governamentais, estimular a adoção de animais vítimas de abandono e coletar doações de alimentos.

Para proporcionar o máximo de interação e diversão entre os felinos e os futuros tutores, a marca preparou um espaço todo gatificado, que contou com uma consultoria especialista em comportamento felino, para oferecer o máximo de conforto, bem-estar, interação e diversão aos gatinhos, visitantes e às instituições presentes.

Para adotar um pet durante o “Friskies® Miau-Dota”, é necessário ter mais de 21 anos, responder um questionário de adoção da ONG e apresentar os documentos necessários, como RG e comprovante de residência. Os novos tutores dos animais receberão um kit Friskies®, com rações secas, úmidas e petiscos e um Guia do Adotante, para saber como oferecer os cuidados necessários para este novo integrante da casa.

“A causa pet é muito importante e merece toda a visibilidade possível. E, assim, nasceu o ‘Friskies® Miau-Dota’, uma forma de darmos mais voz ao tema e contribuirmos com a busca de um novo lar para os gatinhos. Além disso, temos a oportunidade de promover uma interação divertida e descontraída entre os animais e o público apaixonado por gatos”, diz Juliana Rodrigues, Gerente de Marketing de Friskies®.

Ainda, para quem quiser apoiar a causa, mas não puder levar um pet para casa, haverá um ponto de coleta de doações. A cada 1kg de alimento doado pelos visitantes, Purina vai oferecer mais 1 kg para a ONG parceira.

A feira itinerante será realizada das 10h às 19h nas redes supermercadistas parceiras da marca, que podem ser conferidas nos portais e na rede social oficial de Friskies® (Instagram: @friskiesbr).

Serviço:

Recife

Assaí
Datas: 19 e 20 de novembro
Endereço: Av. Mal. Mascarenhas de Morais, 2056 - Imbiribeira, Recife - PE, 51180-001
Horário: 10h às 19h

Assaí
Datas: 26 e 27 de novembro
Endereço: Av. Dr. Belmino Correia, 681 - Centro, Camaragibe - PE, 54762-303
Horário: 10h às 19h

Salvador

Assaí
Datas: 3 e 4 de dezembro
Endereço: Av. Vasco da Gama, 4049 - Federação, Salvador - BA, 40230-731
Horário: 10h às 19h

Atacadão
Datas: 10 e 11 de dezembro
Endereço: Av. Tancredo Neves, 3413 - Pituba, Salvador - BA, 41100-800
Horário: 10h às 19h

Assaí
Datas: 17 e 18 de dezembro
Endereço: Nova Loja - Av. Barros Reis, 1400 - Pau Miúdo, Salvador - BA, 40310-010
Horário: 10h às 19h

Sobre Nestlé PURINA®

Fundada em 1894 nos Estados Unidos, a Nestlé PURINA® está presente em 75 países e mantém uma posição de destaque na produção de alimentos com alto valor nutritivo para cães e gatos. Com extensas pesquisas realizadas desde 1926, a companhia desenvolve com exclusividade estudos como o Life Plan, que acompanhou cães por mais de 15 anos com o objetivo de entender a influência da nutrição e da condição física na saúde dos cães durante toda a sua vida. A Nestlé PURINA® tem como principal plataforma manter a saúde física e o bem-estar dos cães e gatos com fórmulas adequadas à condição corporal, idade e estilo de vida, garantindo uma vida mais longa e saudável aos animais. No Brasil, segundo colocado no ranking mundial de população de cães e gatos, a PURINA® oferece uma linha diversificada, com 7 marcas de produtos para cães e 5 marcas de produtos para gatos. A empresa conta com uma fábrica em Ribeirão Preto (SP) e sua distribuição tem atuação em todo o território nacional.

Sobre a Nestlé

A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação no Brasil e segue renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 20 unidades industriais localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de três centros de distribuição e mais de 50 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição). Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café, leite e vegetais, que garantem uma produção sustentável e que traz modernidade ao campo, inclusive na cadeia orgânica. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel.

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Conhecida pelos prêmios internacionais, destilaria catarinense lança o seu primeiro whisky

Conhecida pelos prêmios internacionais, destilaria catarinense lança o seu primeiro whisky

O lançamento vem para celebrar os 10 anos da marca catarinense e reforçar a qualidade desses destilados produzidos no Brasil

De destilarias históricas dos séculos passados à bebida sofisticada dos filmes e bares mais conceituados do mundo, o whisky é como um blend de sabores, experiências e memórias.

A bebida, conhecida como “o melhor amigo de homem”, tem muita história para contar, ganhou notoriedade na Europa antes de conquistar apreciadores em todo o mundo. Os exemplares mais famosos vêm de países como Escócia, EUA, Irlanda, Japão, Canadá, Alemanha entre outros e, no Brasil, destilarias começam a investir em sua produção, como é o caso da Kalvelage.

A destilaria de Santa Catarina criada em 2012 pelos irmãos Maurício e Marcos Kalvelage, investe na produção nacional da bebida e apresenta o Blended Whisky Kalvelage, que celebra os 10 anos da marca.

“É um marco em nossa trajetória. Após anos produzindo Vodkas e Gin premiados no mundo todo, decidimos que era o momento de lançar o nosso primeiro Whisky”, afirma Marcos Kalvelage, cofundador da marca.

Seguindo os mesmos padrões de qualidade impressos em seus destilados premiados, o Blended Whisky Kalvelage proporciona uma experiência agradável e revigorante. Dentre suas características, estão a maciez, a leveza e o frescor, apresenta um bom equilíbrio entre aromas e sabores, álcool sutil e discreto, resultado de uma maturação perfeita.

“O whisky é uma bebida democrática, cada ingrediente, cada barril, cada insight possui características peculiares que o consumidor vai perceber ao provar. É como beber história”, declara Mauricio Kalvelage, sócio fundador da Kalvelage.

O whisky será vendido na versão de 1 litro com 40% de teor alcoólico pelo preço sugerido de R$92,00.

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Meu pacote de viagem e passagens aéreas foram cancelados: quais são meus direitos?

Meu pacote de viagem e passagens aéreas foram cancelados: quais são meus direitos?

José Júlio, professor do curso de Direito da Unicid, explica os direitos do consumidor que foi pego de surpresa com sua viagem anulada

Recentemente diversos consumidores sofreram com a notícia inesperada de passagens aéreas canceladas e pacotes de viagens que prometiam alguns roteiros e hotéis, mas que próximo a data as agências não cumprem a oferta.

Esse cenário imprevisto aos viajantes vem sendo recorrente com a pandemia. Em razão disso, foi editada a Lei 14046/20 com a finalidade de implementar medidas que visem atenuar as consequências nos setores de turismo e cultura. Caso haja cancelamento por essa questão, o cliente tem assegurado o direito de que sejam remarcados os serviços ou que lhe sejam disponibilizados créditos, para uso ou abatimento de preços em outros produtos da mesma empresa. Esses créditos devem ser usados até o dia 31 de dezembro desse ano.

Para informar os consumidores que vêm sofrendo esses impactos e se sentindo lesados, o professor de Direito da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), Me. José Júlio, explica que se a empresa realizou o cancelamento por questões diversas, o consumidor tem o direito de postular pela reparação de todos os danos, sejam eles materiais ou morais, que experimentou em virtude da anulação unilateral.

Já antes de acionar o judiciário, o professor destaca que o consumidor deve tentar negociar diretamente com o fornecedor de serviços por meio do canal do cliente. “Um acordo entre as partes geralmente é mais célere que uma discussão no judicial”.

Mas se a solução não for satisfatória, o consumidor pode abrir um procedimento administrativo junto ao Procon da sua cidade ou estado, o que pode trazer uma solução em prazo menor que o judiciário. “De toda a sorte, é importante ressaltar que não havendo o interesse do comprador em negociar com o fornecedor, ou se as propostas não lhe satisfizerem, o judiciário é o caminho para a resolução da controvérsia”, salienta o professor.

Júlio orienta que nas hipóteses de cancelamento de voo ou preterição de passageiro (overbooking), se não houver a reacomodação aceita pelo consumidor, este tem o direito de ser reembolsado no prazo máximo de sete dias contados a partir de sua solicitação, na mesma forma do meio de pagamento utilizado: estorno no cartão de crédito ou crédito em conta corrente para pagamentos à vista, segundo o artigo 29 da resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Outra forma de a agência ou companhia área compensar o consumidor pelo cancelamento é a assistência material em internet, alimentação e hospedagem. “Além disso, a empresa pode oferecer reacomodação em voo próprio ou de outra corporação; a execução do transporte por outra modalidade e o reembolso integral da quantia paga”, explica o especialista.

Caso a empresa não reembolse o consumidor dos cancelamentos por nenhum serviço ou via, o advogado recomenda ir ao judiciário para reclamar a indenização por todos os danos experimentados.

E se a viagem foi cancelada de última hora? Júlio salienta: “as informações acerca de alterações ou cancelamentos nos voos hão de serem informadas aos passageiros com antecedência mínima de 72 horas. Caso a informação tenha sido prestada em prazo inferior, o passageiro tem o direito, à sua escolha, à reacomodação ou ao reembolso integral”.

O advogado destaca ainda que na hipótese de o passageiro ter comparecido ao aeroporto sem a informação da alteração ou do cancelamento, o consumidor tem direito a optar pela reacomodação, reembolso integral ou a execução do serviço por outro meio de transporte, se possível.

Por fim, o professor de Direito da Unicid aponta que os direitos do consumidor não afastam a eventual existência de dano moral pela companhia aérea. No entanto, é preciso analisar cada caso isoladamente para certificar o aperfeiçoamento ou não desse dano.

Sobre a Unicid

Fundada em 1972, a Universidade Cidade de São Paulo – Unicid é referência na formação de profissionais da área da saúde, com cursos tradicionais e pioneiros na região como Fisioterapia, Odontologia, Enfermagem e Medicina. Além disso, reúne cursos respeitados em diversas áreas do conhecimento, com alunos na graduação, pós-graduação lato e stricto sensu, presenciais e a distância, cursos de extensão e programas de parcerias no Brasil e no exterior. Pertence ao grupo Cruzeiro do Sul Educacional, um dos mais representativos do País, que reúne instituições academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados. Visite: www.unicid.edu.br e conheça o Nosso Jeito de Ensinar.

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