Os desafios ao desenvolver um negócio inclusivo e acessível para pessoas com deficiência

Os desafios ao desenvolver um negócio inclusivo e acessível para pessoas com deficiência

Para Éber Feltrim, CEO da SIS Consultoria, levar a acessibilidade em consideração é pensar na responsabilidade social de uma maneira inteligente, inclusiva, ética e humanizada

O Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física acontece no dia 11 de outubro, segundo dados do Portal do Ministério da Mulher, e foi criado para conscientizar toda a sociedade sobre a necessidade de ações que assegurem qualidade de vida para pessoas que possuem alguma deficiência. No entanto, se engana quem acredita que o termo “acessibilidade” seja baseado, apenas, nas mudanças de um espaço físico.

De acordo com Éber Feltrim, especialista e consultor de negócios na área da saúde e CEO da SIS Consultoria, empreender no segmento de acessibilidade e inclusão pede planejamento, capital, conhecimento sobre o mercado e um diferencial competitivo. “A acessibilidade e inclusão devem ser intrínsecos à criação do negócio. Em uma clínica ou consultório, a questão da acessibilidade deve fazer parte do seu planejamento, garantindo que todos tenham acesso ao seu serviço de uma maneira igualitária”, revela.

Diversas empresas são conhecidas pelas suas iniciativas de inclusão em relação aos colaboradores com algum tipo de deficiência. A Natura, por exemplo, possui uma meta de contratação anual de PCD – Pessoas com Deficiência superior à cota exigida pela lei. Para Feltrim, isso pode ser levado para a realidade da saúde. “Não somente no aspecto de contratação obrigatória por lei, mas realmente incluindo os PCDs e pautando as mudanças com base nas experiências dessas pessoas. A adaptação para recebê-los fará toda a diferença, independente da proporção da clínica ou hospital”, declara.

O especialista acredita que quem não se adequar às necessidades de acessibilidade e inclusão, terá grandes chances de perder uma fatia considerável de mercado no futuro. “Atender clientes com deficiência é uma obrigação nos dias de hoje e, graças às leis de proteção, essas brechas de mercado têm diminuído cada vez mais, tanto em estrutura física quanto em acessibilidade digital. Infelizmente, muitas clínicas ainda não desenvolveram maneiras para que os deficientes visuais acessem as informações on-line sobre seus serviços. Isso é desastroso em diversos aspectos, afinal, eles também são clientes que, assim como todos, precisam que as empresas os levem em consideração”, lamenta.

A tecnologia e a inclusão social, por exemplo, permitem que pessoas com deficiência auditiva possam ter a sua vida facilitada com o auxílio de iniciativas realizadas pelas clínicas. “Alguns deficientes auditivos preferem utilizar a comunicação escrita, outros o uso de sinais ou linguagem corporal, mas é importante que saibamos como cada pessoa prefere se comunicar e respeitarmos a forma como ela interage. É cada vez mais comum vermos o uso de tecnologias como WhatsApp em clínicas, e esse pode ser um desses canais facilitadores. Atualmente, existem alguns aplicativos que oferecem uma agenda com os horários disponíveis, em que o próprio usuário consegue agendar sua consulta com o profissional desejado. O dever das clínicas e hospitais é buscar formas de incluir socialmente essas pessoas e tornar qualquer atendimento mais confortável e menos constrangedor”, pontua Éber Feltrim.

Atualmente, cerca de 15% da população mundial apresenta algum tipo de deficiência. No Brasil, são mais de 45 milhões de pessoas, segundo dados do IBGE. No entanto, estima-se que apenas 2% dos sites brasileiros estão preparados para acolher esses indivíduos. Para o CEO da SIS Consultoria, a falta de acessibilidade é um problema para os clientes e para os próprios negócios. “Além de ampliar o seu público, a empresa que se preocupa com a acessibilidade é posicionada como uma marca que incentiva, apoia e coloca em prática a inclusão e a diversidade. Os gestores precisam pensar fora da caixa e manter as companhias e seus serviços acessíveis a todas as pessoas”, declara.

Para criar uma empresa que se preocupa com acessibilidade e inclusão, o planejamento financeiro é essencial. “Um dos erros mais cometidos é não ter capital de giro para suportar o tempo de maturidade, ou seja, até esse negócio sair da fase de investimento, entrar no ponto de equilíbrio e passar a ter lucro. Este é um processo que demanda tempo e, para acontecer de maneira satisfatória, o empreendedor precisa de capital de giro”, relata.

Para o consultor e especialista na área da saúde, abordar este tema é algo de suma importância nos dias de hoje. “Todas as pessoas, independentes de raça, sexo, tamanho e idade devem ter direito de acessar os nossos serviços e produtos. Isso é pensar na responsabilidade social de uma maneira inteligente, inclusiva, ética e, acima de tudo, de uma maneira humanizada”, finaliza.

Sobre o Dr. Éber Feltrim

Especialista em gestão de negócios para a área da saúde, começou a sua carreira em Assis (SP). Após alguns anos, notou a abertura de um nicho em que as pessoas eram pouco conscientes a respeito, a consultoria de negócios e o marketing para a área da saúde. Com o interesse no assunto, abdicou do trabalho de dentista, sua formação inicial, e fundou a SIS Consultoria, especializada em desenvolvimento e gestão de clínicas.

Sobre a SIS Consultoria de Negócios

A SIS Consultoria pertence ao grupo SIS, com sede na cidade de Assis/SP. Com grande know-how e eficácia técnica na área de saúde, busca oferecer estratégias de qualidade para as empresas. Há mais de 30 anos no mercado, apresenta hoje significativa expansão e tem sua área de atuação em mais de 140 cidades do nosso país. A SIS busca, por meio de uma equipe ética e comprometida, promover o diferencial do seu negócio como ferramenta para o sucesso. Para mais informações, acesse https://www.sisconsultoria.net/ ou pelo instagram @sis.consultoria.

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Sesi Cultura comemora mês das crianças com atrações gratuitas em todo Estado

Sesi Cultura comemora mês das crianças com atrações gratuitas em todo Estado

Circo, teatro, música e artes visuais são as linguagens escolhidas para celebrar a infância

O Sesi Cultura Paraná está comemorando mais do que o Dia das Crianças! Criou uma agenda de programações especial para elas durante todo o mês, em todos os seus equipamentos culturais. Vai ter muita brincadeira e diversão em várias cidades do Paraná! A programação conta com o espetáculo Baquetinhá, do grupo Bamberê; Amateur, com o palhaço Satin; Entre Janelas, da Tato Criação Cênica.

Baquetinhá é um espetáculo que está na estrada desde 2012. Seu sucesso vem da sua proposta consistente, que tem como base as expressões culturais populares do Brasil, oferecendo aos espectadores a oportunidade de conhecer a variedade cultural de diversas regiões do país, além de aprender sobre a história do Brasil e dos seus antepassados.

Amateur aposta no poder da risada para gerar bem-estar e transformação nos seres humanos. Este espetáculo foi criado a partir da experiência de vida de Daniel Satin e de milhares de tentativas de intervir em espaços não convencionais. Com cumplicidade com o público e na intenção de diversão mútua, a expectativa para Amateur é um circo cheio de surpresas: objetos voadores, lenços mágicos e aros hipnotizantes.

Entre Janelas é inspirado no livro Uma Janela Entre dois Amigos do mineiro Gustavo Gaivota, o espetáculo conta a história de um menino e seu melhor amigo: um cachorro chamado Pitu! Uma amizade feita de brincadeiras no quintal e muito corre‐corre. Um dia o menino ganha um presente incrível: um computador. Na janela do notebook ele abre várias outras janelas e pode ir a qualquer lugar sem sair de seu quarto. Do lado de fora, Pitu espera por um momento de brincadeira, mas seu companheiro agora não tem mais tempo para ele, está muito impressionado com seu novo amigo tecnológico. O menino terá então que descobrir uma forma de reconectar‐se ao seu velho amigo.

Confira a programação por cidade

Curitiba

15/10 (sábado)

• 15h - Entre Janelas - Centro Cultural Sesi - Unidade Dr. Celso Charuri – Rua Paula Gomes, 270 - São Francisco - Informações: (41) 98729-5409

• 14h – 17h [Oficina na Casa] Oficina de Pintura em cerâmica (a partir de 10 anos) - Centro Cultural Sesi Heitor Stockler de França – Av. Marechal Floriano Peixoto, 458 Centro - (41) 3322 2111

22/10 (sábado)

• 14h – 17h – [Oficina na Casa] Oficina de Criação de Terráreos (a partir de 10 anos) - Centro Cultural Sesi Heitor Stockler de França – Av. Marechal Floriano Peixoto, 458 Centro - (41) 3322 2111

29/10 (sábado)

• 15h - Show Baquetinhá - Centro Cultural Sesi - Unidade Dr. Celso Charuri - Rua Paula Gomes, 270 - São Francisco - Informações: (41) 98729-5409

Arapongas

• 19/10 (quarta-feira) – 20h - Amateur

• 20/10 (quinta-feira) – 20h - Entre Janelas

• 26/10 (quarta-feira) – 15h – show Baquetinhá


Teatro Sesi Arapongas - Rua Guaratinga, 2247 Parque Industrial II – Tel.: (43) 3275 8868 e (43) 9 8808 7802

Londrina

• 19/10 (quarta-feira) – 15h - Entre Janelas

• 25/10 (terça-feira) – 10h e 15h - Show Baquetinhá

Auditório Sesi/Senai – Rua Belém, 844 Entrada pela rua São Vicente - (43) 9 8850-9066

Santo Antônio da Platina

• 21/10 (sexta-feira) – 15h - Entre Janelas

• 27/10 (quinta-feira) – 15h - show Baquetinhá

Teatro Sesi Santo Antônio da Platina – Rua José Vieira Gusmão, 850 (próx. BR 153 km 40) - (43) 9 8850-9066

Guarapuava

• 28/10 (sexta-feira) – 19h - Entre Janelas

Teatro Sesi Guarapuava - R. Cel. Lustosa, 1736 – Batel – (41) 9 8855 6923

Pato Branco

• 29/10 (sábado) – 19h - Entre Janelas

Centro Cultural Sesi Pato Branco - Rua Xingu, 833, Bairro Amadori - (46) 3220-5524 | (46) 9 8801 2273

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Geração Z traz mais desafios ou oportunidades para o mercado de trabalho?

Geração Z traz mais desafios ou oportunidades para o mercado de trabalho?

Apesar de terem perfis considerados inquietos por algumas gerações, pesquisa mostra que 34% destes jovens buscam estabilidade nas empresas

Nascidos entre 1995 e 2010 a Geração Z, ou pós-millennials, representam 23% da população brasileira, é o que apontam os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esses jovens, que representam 23 milhões de postos de trabalho atualmente, são ambientados com a tecnologia, preocupados com a sustentabilidade e contam com ambições próprias, que podem ser refletidas na forma como se comunicam, nos hábitos de consumo e nas projeções de carreira.

Para o consultor de carreira e negócios da ESIC, Alexandre Weiler, entender as características da geração Z é importante para que as empresas passem a conhecer esse público-alvo e saibam como criar um cenário promissor de oportunidades, que estimule o crescimento dessa geração tão disruptiva no mercado de trabalho. “Essa é uma geração que assusta muitos gestores e empresários de gerações distintas, porém nada mais são do que jovens que procuram mais espaço para desenvolver suas ideias, aproveitando os recursos digitais existentes. Estão mais conectados com o bem-estar e a saúde mental e buscam reconhecimento pelos esforços, flexibilidade nas jornadas e uma comunicação mais assertiva por parte das empresas”, explica.

Apesar de terem um perfil mais desafiador, uma pesquisa realizada pela ThoughtExchange, apontou que 34% dos jovens têm planos de ficar nas empresas por pelo menos cinco anos e 28% planejam ficar por tempo indeterminado. O desafio é entender como encaixar as expectativas desses jovens nas empresas. “Existem pontos bem claros nas buscas da Geração Z quando o assunto é trabalho. Questões que devem ser consideradas pelos empregadores e que, muitas vezes, podem ajudar a empresa a ser ainda melhor, como clareza nos propósitos da empresa, espaço para a inovação, fortalecimento da cultura do feedbacks e uma gestão mais horizontalizada que ofereça mais voz e espaço aos colaboradores. É uma experiência entre gerações e ambas têm muito o que aprender uma com a outra”, conta Weiler.

Como evitar as demissões e atrair talentos

O consultor explica que a Geração Z é também considerada uma geração que não tem medo de pedir demissão e também possuir muitos adeptos da "demissão silenciosa" o quiet quitting, sendo assim, para atrair e reter uma geração tão digital, uma boa solução é fortalecer a tecnologia e harmonizá-la com o lado mais humano das organizações.

“Diferente de alguns anos atrás, hoje o mercado de trabalho não é ditado apenas pelas empresas, pois esses jovens já têm uma grande capacidade para a inovação, pois são estimulados para criatividade e tem acesso a mais conhecimento desde a infância, então, se as empresas querem absorver o melhor dessa força de trabalho, elas precisam estar à altura. Uma boa solução é investir em tecnologias como plataformas de gestão que automatizam tarefas corriqueiras e repetitivas, melhorar processos, munir os profissionais com dados e metas desafiadoras, além de manter esses profissionais engajados em torno de objetivos que realmente inspirem comprometimento. Isso impulsiona a visão de que há oportunidade de crescimento dentro da empresa, de que há espaço para transparência e ideias que realmente contribuam para a organização, algo que também é fundamental para a Geração Z.”, finaliza.

Características da Geração Z:

São mais digitais

São mais sociais

São mais realistas

São mais empreendedores e intraempreendedores

Gostam de ser valorizados pelos seus esforços

Gostam de explorar e desenvolver várias habilidades ao mesmo tempo

Querem líderes que se preocupem com o desenvolvimento pessoal e profissional.

Para os integrantes da Geração Z uma recomendação relevante: desenvolvam as competências acima ao máximo e busquem aprender e integrá-las com as competências das outras gerações, pois as empresas e o mercado sempre buscarão profissionais e empresas que tenham capacidade de atuar engajados e dar resultados.

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Expert Beauty Center promove ação para arrecadar cabelos em prol do Outubro Rosa

Expert Beauty Center promove ação para arrecadar cabelos em prol do Outubro Rosa

Todas as unidades da rede de salões de beleza participarão da ação para arrecadar cabelos que serão utilizados na confecção de perucas

Neste mês, em especial, acende-se o alerta em relação ao câncer de mama — umas das doenças mais incidentes em mulheres em todas as regiões do Brasil. Pensando nisso, a rede de salões de beleza, Expert Beauty Center, promove, durante todo o mês de outubro, a arrecadação de cabelos em prol da Campanha Outubro Rosa. Todas as unidades do Expert — Batel, Barigui, Cabral e Munhoz — participarão da ação, de segunda a quarta-feira, no horário de funcionamento de cada unidade. As doações recebidas serão destinadas ao Instituto Atitude na Cabeça.

A instituição é responsável pela coleta e doação de perucas, chapéus e outros acessórios de cabeça para pessoas de baixa renda que sofrem com qualquer tipo de patologia que ocasione a perda total, parcial, temporária ou definitiva dos cabelos. A ONG aceita todo tipo de cabelo, desde grisalhos a afro, com ou sem química. “A parceria com a Expert Beauty Center representa para nós o reconhecimento e a seriedade do nosso trabalho, que é feito por uma equipe de voluntários muito dedicados. Com o apoio da Expert, neste mês, teremos mais um ponto de arrecadação”, diz Suely Maria Mugnai, Presidente e Idealizadora do Instituto Atitude na Cabeça.

Para quem quiser ajudar na causa e doar as suas madeixas basta ir até uma unidade do Expert. A quantidade mínima para doação é de 20cm. O cabelo precisa estar limpo e seco. As clientes que fizerem a doação não pagam o corte, porém o secado e lavado será cobrado a parte.

O sócio-proprietário do Expert Beauty Center, Adir Mohamad Hillani, destaca que ter a possibilidade de dar mais visibilidade e contribuir com uma entidade que auxilia tantas pessoas em todo o país é muito gratificante. “Temos um grande público feminino que frequenta as nossas unidades, por isso, toda a nossa equipe se sensibilizou e sabe da importância da causa. Queremos incentivar as nossas clientes a também participarem desse movimento”, afirma.

Sobre o Expert

O Expert Beauty Center é a maior e mais completa rede de salões próprios de Curitiba com quatro unidades nas regiões mais nobres da capital paranaense. À frente da empresa, os irmãos José e Adir Hillani, empreendedores com mais de 25 anos de experiência no setor da beleza. A rede conta com um time de aproximadamente 500 profissionais, divididos nos setores de manicure, pedicure, depilação, podologia, maquiagem, estética e cabeleireiros, todos altamente preparados para oferecer o melhor atendimento com as últimas tecnologias. O Expert agrega também uma equipe de hair designers formados nas mais importantes academias do mundo tais como Toni Guy, Maldonado, Pivo Point, Longueras e Vidal Sasson.

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Parque da Mônica tem novo slogan que valoriza momentos divertidos e afetivos em família

Parque da Mônica tem novo slogan que valoriza momentos divertidos e afetivos em família

O slogan "Encantando Gerações" pretende despertar boas recordações do público

É difícil encontrar quem não carregue a Turma da Mônica dentro da própria formação cultural ou que tenha os personagens presentes em recordações alegres da vida. Com base nesse conceito que o Parque da Mônica, o maior parque coberto da América Latina, anuncia seu novo slogan, “Encantando Gerações”, que passa a estar em destaque em diversos setores do Parque.

“O encantando de gerações tem muita sinergia com a imagem que queremos transmitir ao público, memória da infância e boas lembranças. De maneira sutil, pretendemos remeter as lembranças dos pais no Parque da Mônica e como poderão proporcionar isso aos seus filhos, passando esse sentimento de alegria entre várias gerações”, destaca Caroline Fátima, ge rente de marketing do Parque da Mônica.

Com mais de 20 atrações, o Parque da Mônica é frequentado anualmente por milhares de pessoas de São Paulo e outros Estados. Transitando no imaginário de adultos e crianças, o Parque conta com brinquedos e atividades para todas as idades, desenvolvidos com base em conceitos temáticos, interativos e educativos para toda a família.

O Parque da Mônica é idealizado pela Mauricio de Sousa Produções em parceria com o Grupo Empresarial São Joaquim, empresa proprietária do Shopping SP Market e do Parque da Mônica, responsável pela gestão do espaço.

Serviço:

Parque da Mônica

Shopping SP Market – Av. das Nações Unidas 22.540 – São Paulo – SP

(www.parquedamonica.com.br)

SOBRE O PARQUE DA MÔNICA

Maior parque coberto da América Latina, com 12 mil m² e capacidade para atender 3.000 pessoas simultaneamente, está localizado no Shopping SP Market, na Zona Sul de São Paulo. Com o objetivo de proporcionar diversão para toda a família, o empreendimento conta com diversas atrações criadas a partir de conceitos temáticos, interativos e educativos, materializados em um ambiente que fortalece a interação entre pais e filhos. De forma lúdica, os visitantes têm experiências inesquecíveis com opções variadas de entretenimento com a Turma da Mônica.

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