Feras do Enem dão dicas para a prova

Feras do Enem dão dicas para a prova

A menos de dois meses da realização da prova, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é atualmente a principal porta de entrada dos vestibulandos para a faculdade. De acordo com o Ministério da Educação, só no primeiro semestre de 2022, 1.054.474 pessoas se inscreveram no processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), programa que utiliza a nota do Enem para o ingresso nas faculdades públicas do país. Já o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudos integrais e parciais nas instituições de ensino privadas do Brasil, também via nota do Enem, recebeu 544.755 inscrições no mesmo período.

Por ser uma prova que oferece tantas possibilidades, dominar o conteúdo muitas vezes não é o suficiente. É preciso gerenciar o nervosismo, tempo e nível de complexidade das questões. Para esclarecer dúvidas de como se preparar para a prova, estudantes que conseguiram notas altas no exame e aprovações em vestibulares, dão dicas para ajudar na preparação e realização da prova. Atingir uma boa nota no exame pode garantir aprovação nos cursos mais concorridos.

• Resolução e correção de simulados

“Eu fazia todas as questões das disciplinas da apostila e, após a correção, repetia as que eu tinha errado. Acredito que isso foi essencial para o meu desempenho, juntamente com a resolução e correção dos simulados”, explica Julia Moura Baroncini, ex-aluna do Colégio Positivo - Jardim Ambiental, em Curitiba (PR). Em relação à redação, a estudante revela que escrevia de duas a três redações por semana, utilizando o mesmo método de resolução e correção, refazendo as partes do texto que não estavam ideais. No Enem, a jovem quase atingiu a nota máxima da redação, alcançando 980.

• Estar antenado em temas atuais e desenvolver repertório

Ainda com relação à redação, Julia aponta que buscou adquirir um sólido conhecimento geral dos temas atuais e em destaque, pois poderiam ser exigidos como tema. “Como repertórios, usei filmes, séries, filósofos, livros etc., referências ‘coringas’ que eu pudesse aplicar em vários temas, além de questões do dia a dia, porque são fáceis de discorrer por conta do domínio do assunto.” Já para Gabriela Copinski, ex-aluna do Colégio Positivo – Master, em Ponta Grossa (PR), o que ajudou na construção do repertório para a redação foi a leitura de inúmeros artigos e textos, com a intenção de criar “bagagem” para estar preparada para qualquer tema. Gabriela também obteve a nota 980 na redação do Enem e passou em quatro vestibulares de Medicina.

• Gerenciar o tempo da prova

Para tirar uma boa nota, é importantíssimo saber gerenciar o tempo, mesmo antes do início da prova, conforme aconselha Gabriela. “Eu procurava chegar antes do horário da abertura dos portões e, assim que se abriam, entrava na sala de prova e aguardava sentada, quieta, durante mais ou menos uma hora. Isso me acalmava bastante.” Durante a realização da prova, Julia conta que ia direto para a redação e, nas questões objetivas, não perdia muito tempo com aquelas cujas respostas ainda tinha dúvidas. “Eu só as retomava depois que respondia o resto da prova.” Para Karim Ihab Jbahi, ex-aluno do Colégio Semeador, de Foz do Iguaçu (PR), aprovado em primeiro lugar no curso de Química da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) via nota do Enem, é fundamental criar uma estratégia para aproveitar o tempo de prova da melhor forma possível. “Eu comecei pela redação, pois estava mais tranquilo e com bastante tempo, porém, já tinha decidido que não poderia passar de uma hora e meia para finalizar o texto. Nas questões objetivas, respondia algumas e parava para beber água, comer algo e até mesmo para respirar um pouco antes de continuar.”

• Criar uma rotina de estudo

Para criar uma rotina de estudo, Karim recomenda que o mais importante é buscar uma forma eficiente de estudar, ou seja, priorizando a qualidade de estudo sobre a quantidade. “Essa é uma questão bem relativa, por isso, o melhor a fazer é tentar vários métodos até encontrar o melhor. No meu caso, foi treinando a resolução de vários exercícios para entender a variedade de questões que podem ser abordadas sobre um mesmo tema”, detalha, ressaltando que o principal é estabelecer essa rotina, seja como for. Para Gabriela, o método que mais a ajudou em sua rotina de estudos foram os resumos em notas adesivas, apenas com conceitos chaves das matérias, colando-as na parede.

• Ganhar confiança para a prova

Uma dica valiosa dos estudantes é iniciar a prova pelas matérias com as quais o vestibulando tenha maior domínio sobre os conteúdos. “No Enem, comecei a prova pelas disciplinas de exatas e língua estrangeira, pois eram as que eu mais dominava, e isso fez com que eu ganhasse confiança para realizar o resto do teste”, explica Gabriela. Para Karim, o que o deixou mais seguro foi ter se dedicado mais às disciplinas em que tinha mais dificuldade, mas sem deixar de estudar as matérias em que se saía melhor. “Eu imaginava que não daria conta de todas as matérias e conteúdos, mas sabia que deveria estudar o suficiente para focar naquelas que me preocupavam e nas que têm um peso importante na nota final.”

• Equilíbrio entre estudo, lazer e descanso

Estes estudantes fizeram o Enem em plena pandemia, período em que o equilíbrio entre estudo, lazer e descanso foi fundamental para manter a calma e a disciplina. “Eu gostava de assistir um episódio de alguma série - já ajudando na criação do repertório - e caminhar com meu cachorro todos os dias. Aos sábados e domingos eu também estudava um pouco, mas usava a maior parte do tempo para descansar”, revela Julia. Para Gabriela, atividades diárias de lazer combinadas com o descanso no fim de semana foram essenciais para manter a mente tranquila. “Como não podia sair de casa, todos os dias separava uma hora para fazer um exercício físico ou assistir um filme/série. Aos sábados, eu terminava de estudar mais cedo e aos domingos nem tocava no material.” De segunda a sexta-feira, Karim estudava de manhã e à tarde, mas fazia pausas para descansar e aproveitar melhor os estudos. “Eu não me dedicava aos estudos por várias horas seguidas; preferia dividir as matérias em tópicos e fazer pausas entre cada um deles”, aponta, que novamente reforça a questão da qualidade de estudo sobre a quantidade. “Não adianta estudar por seis ou sete horas seguidas se não conseguir se manter focado”, finaliza.

Sobre o Colégio Positivo

O Colégio Positivo compreende sete unidades na cidade de Curitiba, onde nasceu e desenvolveu o modelo de ensino levado a todo o país e ao exterior. O Colégio Positivo - Júnior, o Colégio Positivo - Jardim Ambiental, o Colégio Positivo - Ângelo Sampaio, o Colégio Positivo - Hauer, o Positivo International School, o Colégio Positivo - Água Verde e o Colégio Positivo - Boa Vista atendem alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, sempre combinando tecnologia aplicada à educação, material didático atualizado e professores qualificados, com o compromisso de formar cidadãos conscientes e solidários. Em 2016, o grupo chegou em Santa Catarina - onde hoje fica o Colégio Positivo - Joinville e o Colégio Positivo - Joinville Jr. Em 2017, foi incorporado ao grupo o Colégio Positivo - Londrina. Em 2018, o Positivo chegou a Ponta Grossa (PR), onde hoje está o Colégio Positivo - Master. Em 2019, somaram-se ao Grupo duas unidades da escola Passo Certo, em Cascavel (PR), e o Colégio Semeador, em Foz do Iguaçu (PR). Em 2020, o Colégio Vila Olímpia, em Florianópolis (SC), passou a fazer parte do Grupo. Em 2021, com a aquisição da St. James', em Londrina (PR), o Colégio Positivo passa a contar com 16 unidades de ensino, em sete cidades, no Sul do Brasil, que atendem, juntas, aproximadamente 16 mil alunos desde a Educação Infantil ao Ensino Médio.

Add a comment
Hai Yo ganha Prêmio TOPVIEW como Melhor Estabelecimento Gastronômico dentro de Hotel, em Curitiba   

Hai Yo ganha Prêmio TOPVIEW como Melhor Estabelecimento Gastronômico dentro de Hotel, em Curitiba  

Hai Yo ganha Prêmio TOPVIEW como Melhor Estabelecimento Gastronômico dentro de Hotel, em Curitiba

O sofisticado e intimista Hai Yo ganhou, na noite de ontem (28), o Prêmio da TOPVIEW como Melhor Estabelecimento Gastronômico dentro de Hotel. “Estamos muito felizes por mais esse reconhecimento de nossos clientes e júri qualificado que colocou, mais uma vez, o restaurante na seleta lista de experiências gastronômicas de nossa cidade”, diz Fernando Kanbara, gerente-geral do Grand Mercure Curitiba Rayon, onde está localizado o restaurante.

Sob o comando do chef Lucas Coelho, o restaurante Hai Yo é reconhecido por diversas premiações, que são resultado de sua excelência na criação do cardápio, seleção de ingredientes e oferta de uma experiência gastronômica inigualável através de uma equipe apaixonada pelo que faz. “As nossas criações são integradas pela inspiração e respeito à história cultural e à seleção diferenciada dos ingredientes, em sua maioria, exclusivos e pouco – ou nunca – utilizados na gastronomia”, diz o chef.

Add a comment

Atração inédita em Curitiba, Lamparina abre festival Subtropikal em outubro

Atração inédita em Curitiba, Lamparina abre festival Subtropikal em outubro

Evento tem shows, palestras e workshops; Edição marca o retorno de atividades presenciais

O retorno do festival Subtropikal é marcado por uma estreia aos palcos curitibanos. A banda mineira Lamparina se apresenta pela primeira vez em Curitiba na festa de abertura, em 11 de outubro. Unindo referências sonoras bem brasileiras como forró e maracatu ao rock, o grupo ganhou destaque nacional no ano passado com o hit “Não Me Entrego Pros Caretas”. Outros nomes nacionais e destaques locais também estão confirmados, como Di Melo, Cidrais, e os DJs Claudia Bukowski, Gil Preto, Dani Souto e Due.

A festa, que geralmente encerra o Subtropikal, nessa edição abrirá a programação. Já passaram pelo evento nomes como BaianaSystem, Flora Matos, Rico Dalasam, Heavy Baile e Luedji Luna, marcando o Subtropikal como importante palco na cena musical da cidade. Os ingressos para a festa, produzida pelo festival em conjunto com a produtora Planeta Brasil Entretenimento, já estão à venda na plataforma Sympla.

Entre os dias 12 e 15 de outubro, diversas outras atividades focadas em encontros e conexões offline acontecem espalhadas pela cidade - palestras, workshops e debates. A programação completa do festival será divulgada em breve.

Campanha A VOAR tem identidade visual cocriada por artistas curitibanos

O retorno do festival conta com uma campanha de comunicação especialmente pensada no momento atual. Intitulada "A Voar", ela utiliza obras de arte com pássaros representativos das faunas dos locais em que o evento vai acontecer. Um convite à liberdade - urgente nos tempos atuais - com o objetivo de instigar o público a alçar vôos e desfrutar este verdadeiro recomeço, ocupando espaços que ficaram por tanto tempo vazios.

As aves são artes criadas pela artista Laura Dalla, que através do projeto Leveza já bordou dezenas de pássaros brasileiros em folhas de árvores nativas. Para o Subtropikal, o Martim Pescador foi bordado para a comunicação do evento de Florianópolis, a Gralha Azul para o evento de Curitiba e a Garça para um novo destino do festival em 2022: a Serra do Mar. "Minha intenção com o Leveza Art é representar a beleza da avifauna brasileira. Temos mais de 1900 espécies de aves no Brasil, dessas já bordei mais de 80. Ainda há muitas espécies que pretendo conhecer melhor e retratar em meus bordados", diz Laura.

Aos pássaros foram somados elementos gráficos e cores pelo artista visual e designer Gustavo Francesconi, que desenvolveu a campanha. "A ideia foi enaltecer o trabalho feito pela Laura com os pássaros. As cores das aves contrastam com as cores das folhas, e o gradiente dá uma ideia de energia e expansão, deixando a comunicação muito objetiva e sua mensagem ainda mais clara".

Sobre o Subtropikal

O Subtropikal é um festival de criatividade que nasceu em 2016, em Curitiba, e que desde 2018 também realiza eventos em Florianópolis (SC). Com formato mutante a cada edição, seu objetivo é proporcionar encontros entre pessoas, ideias e lugares através de instalações, feiras criativas, debates, palestras e festas.

O evento ocupou casarões históricos e espaços emblemáticos como o Cine Passeio e a Ópera de Arame (Curitiba), e o Museu da Escola Catarinense (Florianópolis). Em seus palcos já se apresentaram artistas como BaianaSystem, Luedji Luna, Flora Matos, Rael, Rico Dalasam, Heavy Baile, Selvagem, Badsista e Forró Red Light. Criadores como Janete Anderman, André Carvalhal e Facundo Guerra foram alguns dos convidados a compartilhar experiências com o público ao longo das edições do festival.

Em 2020, em meio à pandemia, o festival apresentou a Maratona Subtropikal, um dos primeiros eventos híbridos do país, proporcionando aos participantes uma jornada de experiências inédita, encontros virtuais e muitas conexões afetivas. A primeira edição da temporada de 2022 do Subtropikal foi em Floripa, em fevereiro, e teve uma apresentação histórica dos artistas OSGEMEOS (faceta musical dos irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo, artistas reconhecidos mundialmente por suas obras de graffiti) que se apresentaram numa festa gratuita - Sounds In Da City - no Campeche. O evento deixou ainda um legado criativo para a ilha: um mural pintado pela artista visual Rafaela Faustini.

Serviço:

Lamparina/Di Melo/Cidrais - Festa de abertura do Festival Subtropikal Curitiba 2022
• Quando: 11 de outubro de 2022
• Onde: Ópera de Arame
• Artistas:
Bandas: Lamparina/Di Melo/Cidrais
DJs: Claudia Bukowski/Dani Souto/DUE/Gil Preto
• Ingressos: https://bit.ly/festasubtropikal22
• Informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Add a comment

Habilidades e valores trabalhados pela instituição direcionam peças preparadas pela 433 AG  

Habilidades e valores trabalhados pela instituição direcionam peças preparadas pela 433 AG

“A hora é agora, Positivo é o lugar”. O trecho do hino do Colégio Positivo, cantado desde os anos 70, marca o conceito da campanha de matrículas 2023 da instituição. A campanha contempla ações nas mídias on e off-line, que entram ao ar a partir de agosto, em Curitiba e, em setembro, nas outras unidades do Paraná e Santa Catarina. “A hora é agora, Positivo é o lugar” é o resultado de um trabalho conjunto da equipe de Marketing do colégio com a agência 433 AG, que envolveu ao menos 20 profissionais na criação, planejamento e produção.

“Esse é um ano especial para o Grupo Positivo, por isso a ideia foi justamente fazer um resgate à memória afetiva de todos os que passaram pela instituição. O hino, tocado até hoje no intervalo das escolas, faz parte de eventos artísticos e culturais, e está ligado a essa memória, e envolve todas essas gerações”, afirma a gerente de Marketing do Colégio, Patricia Russo Gibran. O Grupo Positivo comemora 50 anos em 2022, com o desafio constante da renovação de métodos de ensino, tecnologia aplicada à educação e o compromisso de formar cidadãos conscientes e solidários.

De acordo com o diretor de atendimento e sócio da 433 AG, Cicero Lago, o trecho do hino é mais que um conceito ou assinatura. “É uma resposta ou complemento às habilidades propostas nas peças de comunicação. É um convite imediato aos pais e alunos para que pensem no futuro, mas que tomem uma atitude hoje, reforçando que o momento para as escolhas é o presente e que o lugar para que as coisas aconteçam é o Positivo”, detalha.

A campanha, voltada às praças do Paraná (Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Londrina e Ponta Grossa) e Santa Catarina (Florianópolis e Joinville), contempla peças que têm como linguagem central as habilidades desenvolvidas no colégio. “Na criação, o objetivo foi reforçar que o momento de aprimorar habilidades é agora e que o Positivo é o melhor local, com tudo o que é necessário para que o aprendizado seja efetivo”, explica Lago.

Fazem parte da campanha spots para rádios, anúncios em mídia impressa e exterior, além de desdobramentos para as mídias digitais e redes sociais. “O desenvolvimento de habilidades específicas e principalmente socioemocionais nunca foi tão fundamental para a formação do aluno”, pontua Patrícia. A escolha do hino se faz atemporal e vai ao encontro desse objetivo, como reforça Lago. “A letra traz valores importantes que são atuais e representam o colégio até hoje. O trecho escolhido para se transformar no nosso conceito de campanha vem de encontro com o que buscamos como mensagem principal de nosso discurso”, finaliza. 

Add a comment

Flávia Alessandra e Otaviano Costa, sócios da rede Royal Face, lançam a HOF, modelo de franquia com investimento a partir de 50 mil reais

Flávia Alessandra e Otaviano Costa, sócios da rede Royal Face, lançam a HOF, modelo de franquia com investimento a partir de 50 mil reais

Proposta inovadora tem como foco dentistas que atuam em municípios com até 70 mil habitantes

A chegada do casal Flávia Alessandra e Otaviano Costa, em junho deste ano, como os novos sócios da Royal Face, maior rede de franquias de clínicas de harmonização facial do país, está marcada por muitas novidades nos negócios da marca. Um deles é o lançamento da HOF (Harmonização Orofacial) – o novo braço da marca voltado a cirurgiões dentistas que tenham consultórios em cidades entre 30 mil e 70 mil habitantes e que ainda não tenham unidade da marca. A ideia é que esses profissionais possam oferecer os procedimentos da Royal Face sem precisar fazer um alto investimento.

“O foco da HOF é diferente e inovador e tem o objetivo de alavancar os negócios dos dentistas para que o profissional tenha a oportunidade de aumentar sua rentabilidade, utilizando os produtos e procedimentos da marca, como aplicação de toxina botulínica, preenchimento labial, fios de sustentação, entre outros, utilizando seu próprio consultório e nos padrões da marca”, explica Carlos Fett, gerente de expansão da rede de franquia.

Segundo o executivo, os consultórios são adaptados ao padrão Royal – passando pelo formato da recepção e logo, com ajuda do departamento de implementação, operação e arquitetura da marca – bem como treinamento do profissional e sua equipe, compra de produtos aprovados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), consultoria técnica e comercial.

O valor de investimento da HOF gira em torno de 50 mil reais a 60 mil reais, já inclusa taxa de franquia e as adequações do padrão Royal/HOF. Para se ter ideia, atualmente, o valor para se montar uma franquia da marca parte de 180 mil reais.

Atualmente, a Royal Face conta com 206 franquias em funcionamento pelo Brasil. Para este ano, o objetivo da Royal Face é que, até dezembro, a rede chegue a 350 unidades comercializadas, destas 300 inauguradas, com o crescimento orgânico em torno de 211% em faturamento - o que corresponde a mais de 300 milhões de reais em receita.

Neste mês, a rede também lançou a Beauty Care Royal, linha de produtos para serem utilizados no pós-procedimentos. O kit é composto por três produtos: sérum nutritivo facial noturno, espuma de limpeza facial e o gloss up labial – todos veganos e livre de testes em animais. “O que nos levou a entrar para o negócio é o fato de acreditarmos que a beleza pode e deve ser acessível a todos. A marca ajuda as pessoas a alcançar a autoestima de maneira consciente e com resultados naturais, e isso simboliza o que eu acredito", diz a atriz Flávia Alessandra, que afirma que os produtos lançados só reforçam a excelência da rede.

Sobre a Royal Face

A primeira clínica Royal Face foi fundada em 2015, pela cirurgiã dentista Andrezza Fusaro, uma apaixonada pelo mercado de beleza que se especializou em aplicação de botox, preenchedores faciais e fios de sustentação, em uma época que a harmonização facial e todos os procedimentos envolvidos eram uma inovação, se tornando rapidamente a primeira expert no mercado.

A maior rede de franquias de clínicas de harmonização facial do Brasil foi lançada em novembro de 2018, por meio da UP Franquias, dos sócios Mauri Torres, Rodolfo Alves e Rodrigo Boreli, atual CEO na operação.

Especializada no segmento de tratamentos estéticos em harmonização facial e corporal a valores acessíveis, já realizou mais de 1,2 milhões de procedimentos, beneficiando mais de 500 mil clientes. A acessibilidade ao tratamento com o Carnê da Beleza, parcelando os procedimentos em até 24 vezes, foi o carro-chefe para o grande crescimento da Royal Face nestes 4 anos de operação. A marca está presente em 23 estados com mais de 210 unidades franqueadas e até o fim deste ano pretende chegar a 350 unidades comercializadas em todas as regiões do Brasil.

Royal Face – Estética Facial e Corporal

Instagram: @royalfaceoficial

Site: https://royalface.com.br/

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos