Planeta PUCPR retorna ao presencial em 2022

Planeta PUCPR retorna ao presencial em 2022

Tradicional feira de cursos e profissões da PUCPR será realizada em setembro e outubro nos câmpus de Curitiba, Londrina e Toledo da Universidade

Depois de dois anos de atividades remotas em razão da pandemia de Covid-19, o Planeta PUCPR, tradicional feira de cursos e profissões da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), retorna à presencialidade em 2022. Em Curitiba, o evento será realizado nos dias 23 e 24 de setembro, enquanto em Londrina e em Toledo o Planeta PUCPR está marcado para os dias 06 de outubro e 29 de setembro, respectivamente.

“Há mais de duas décadas o Planeta PUCPR vem ajudando vestibulandos a tomarem melhores decisões sobre o seu futuro. Com o passar dos anos, o evento foi se aprimorando e hoje busca mostrar aos futuros universitários que a PUCPR é um ambiente que fomenta a inovação e valoriza a pluralidade de ideias”, afirma Vidal Martins, vice-reitor da PUCPR.

A PUCPR conta com graduações nas modalidades presencial, semipresencial e EAD (Educação a Distância). A Universidade é considerada a melhor instituição de ensino superior privada do Paraná e uma das melhores do Brasil, de acordo com o ranking da Times Higher Education, revista inglesa referência em Educação.

No Planeta PUCPR, os participantes poderão tirar dúvidas sobre projetos de pesquisa, bolsas, financiamento e internacionalização. 
Multiversidade – A programação do evento inclui sessões de bate-papo com os professores dos cursos, tour pelos câmpus, jogos e atividades interativas, experiências imersivas, apresentações culturais e food trucks. Ainda, serão realizadas oficinas para vivenciar os cursos na prática – em Curitiba, serão mais de 100 oficinas.

“Dizemos que a PUCPR é mais do que uma Universidade: é multiversidade. E se preparar para um futuro multi demanda vivenciar experiências de aprendizagem interdisciplinares e inovadoras, capazes de impulsionar e desenvolver todas as versões dos acadêmicos”, acrescenta Vidal.

A participação no Planeta PUCPR é gratuita, mas é necessário se inscrever previamente pelo site oficial do evento (https://planetapuc.com.br/), onde também estão disponíveis mais informações sobre a feira.

Vestibular – As inscrições do vestibular presencial da PUCPR para ingresso no primeiro semestre de 2023 podem ser realizadas durante o evento com a isenção na taxa de inscrição para o vestibular tradicional e o de Medicina.

Confira os dias e horários

Câmpus Curitiba

Dia 23 de setembro (sexta-feira), das 13h às 18h, e dia 24 de setembro (sábado), das 9h às 17h

Rua Imaculada Conceição, 1155 – Prado Velho

Câmpus Londrina

Dia 06 de outubro (quinta-feira), das 8h30 às 18h

Av. Jockei Club, 485 – Hípica

Câmpus Toledo

Dia 29 de setembro (quinta-feira), das 8h às 11h30, das 13h30 às 17h e das 19h às 22h

Av. União, 500 – Vila Becker

Add a comment

Guararapes realiza concurso de design de produto com R$ 30 mil em premiação

Guararapes realiza concurso de design de produto com R$ 30 mil em premiação

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 02 de outubro; concurso terá duas categorias, objetos de decoração e mobiliário

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição do Concurso Espaços do Futuro, realizado pela Guararapes, referência nacional na produção de painéis de MDF. Nesta edição, o concurso será de design de produto voltado para arquitetos, designers de produto, designers de interiores, marceneiros, artesãos e hobbistas, que poderão atuar sozinhos ou em equipes. A premiação total é de R$30 mil. As inscrições são gratuitas e estarão abertas até 02 de outubro.

O concurso terá como tema “Objetos de Design para a Casa Múltipla” e será dividido em duas categorias: (1) utensílios e objetos de decoração, e (2) mobiliário. Os inscritos deverão criar objetos para a Casa Múltipla, projeto arquitetônico vencedor da primeira edição do concurso, um apartamento decorado de 60 m², instalado na Casa Guararapes São Paulo, com soluções para o futuro do morar e foco na geração Y.

Os projetos desta segunda edição deverão levar em consideração esse público e as mudanças de comportamento que ocorrerão nos próximos cinco anos. Terão que utilizar MDF Guararapes como material protagonista, explorando a inovação e a aplicabilidade de suas características físicas e visuais. “Queremos incentivar e celebrar a criatividade do mercado. Estamos na expectativa de receber grandes ideias e projetos que vão complementar ainda mais a Casa Múltipla”, declara Humberto Oliveira, gerente de Marketing da Guararapes.

Os três primeiros colocados votados pelos jurados em cada categoria serão premiados com os seguintes valores: 1º Lugar - R$ 8.000,00 (oito mil reais); 2º Lugar - R$ 5.000,00 (cinco mil reais) e 3º Lugar - R$ 2.000,00 (dois mil reais). Os finalistas de cada categoria terão seus projetos produzidos em caráter de protótipo e serão expostos na Casa Múltipla.

Além disso, os participantes terão acesso a conteúdos exclusivos de marcas e especialistas referências no mercado de design, marcenaria e tendências: R4 Design, Lumberjills, Furf Design, Marta Manente, Guararapes e WGSN. Os conteúdos apoiarão o desenvolvimento dos projetos.

“Será mais que um concurso, queremos fomentar ideias e contribuir com o repertório dos participantes, fornecendo conteúdo de qualidade desenvolvido por nomes referência no setor”, destaca Fernanda Moceri, coordenadora de Produto e Especificação da Guararapes.

Inscrições

A inscrição deverá ser feita diretamente no site espacosdofuturo.guararapes.com.br de forma totalmente gratuita, entre os dias 19/09/2022 e 02/10/2022. O concurso será separado por diferentes fases, cada uma delas com seu tempo específico, de acordo com o regulamento. Os vencedores serão divulgados no dia 13 de fevereiro de 2023.

Certificado de autorização SEAE/ME nº 03.022499/2022

Sobre a Casa Múltipla

A Casa Múltipla, das arquitetas Larissa Pacheco e Renata Munhoz da Rocha, é o projeto vencedor do 1º Concurso Espaços do Futuro, que foi executado e pode ser vivenciado na Casa Guararapes São Paulo, showroom focado na experiência do consumidor, localizado na Avenida Brasil, em São Paulo (SP). Pensado para duas jovens moradoras que estão sempre em movimento, o conceito da Casa Múltipla evidencia as tendências de adaptação de microespaços e ressignificação de ambientes. A habitação, com área de 60 m², foi planejada para atender diversas necessidades de uso. O projeto desenvolveu também um circuito especial para gatos, com percursos elevados que circundam a sala, a cozinha e demais espaços.

Serviço:

Concurso Espaços do Futuro – Objetos de Design

Data das inscrições: De 19 de setembro a 02 de outubro de 2022.

Link para inscrições: www.espacosdofuturo.guararapes.com.br

Valor: gratuita

www.guararapes.com.br 

@guararapes

pinterest.com/GuararapesMDF

Sobre a Guararapes

A Guararapes é referência nacional na produção de painéis de MDF e compensados, e uma das maiores exportadoras da América Latina. Com mais de 35 anos de história, a companhia possui três unidades fabris localizadas em Caçador (SC), Santa Cecília (SC) e Palmas (PR), com capacidade de produção de mais de 600 mil m³/ano de MDF e 380 mil m³/ano de compensados. Atualmente, comercializa seus produtos para todo o território nacional, com exportação para mais de 50 países, e garantia de qualidade para atender aos mais exigentes mercados dentro e fora do Brasil. Entre os produtos comercializados estão MDFs decorativos, cores básicas e cru (standard), além de HDF, e compensados estruturais e não-estruturais. Desde 2015, a marca utiliza no MDF decorativo a tecnologia exclusiva NanoxClean®, de ação vitalícia, que elimina bactérias, vírus e outros microrganismos das superfícies. Detém diversas certificações internacionais, como o selo FSC® – Forest Stewardship Council® (Conselho de Manejo Florestal) código de licença FSC-C041303, que destaca seu compromisso com um manejo florestal ambientalmente adequado, socialmente benéfico e economicamente viável. Saiba mais em www.guararapes.com.br

Add a comment

No Dia Mundial sem Carro (22/09) instituto realiza debate sobre mobilidade urbana

No Dia Mundial sem Carro (22/09) instituto realiza debate sobre mobilidade urbana

Voltado para empresários, poder público e órgãos reguladores, evento vai discutir os desafios do transporte coletivo como prioridade para a mobilidade urbana

No próximo dia 22 de setembro, das 09h às 10h30, o Instituto Brasileiro de Estudos Técnicos Avançados (IBETA) debate os desafios do transporte coletivo como prioridade para a mobilidade urbana. A proposta é estimular a mobilidade urbana através da recuperação de passageiros e o aumento da demanda sem sobrecarregar o sistema de transporte coletivo, além da adoção de novas tecnologias e sua viabilidade econômico-financeira.

Como debatedores teremos Jean Pejo, engenheiro mecânico com ampla vivência pública, tendo atuado como Secretário Nacional de Mobilidade e Serviços Urbanos e Assessor Especial do Ministério do Desenvolvimento Regional, Marcelo Barella, economista, diretor da Higer Bus, companhia que está promovendo uma verdadeira revolução no transporte coletivo, aportando tecnologia para a mobilidade urbana e Ailton Brasiliense Pires engenheiro eletricista, atual presidente da Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP).
As inscrições são gratuitas e o evento é 100% online, com certificado de participação.

Sobre o Ibeta

O Instituto Brasileiro de Estudos Técnicos Avançados (IBETA) começou a atuar em Curitiba/PR, promovendo a mobilidade urbana, por meio de estudos relativos ao transporte coletivo, realizados para empresários, poder público municipal e estadual e também órgãos reguladores. Especialista em estudos financeiros para o transporte coletivo, a proposta do IBETA é oferecer sua expertise, de forma técnica e independente, como alternativa de relevância econômica e financeira, notadamente em concessões públicas relativas ao transporte coletivo de pessoas, por meio de estudos de viabilidade e desequilíbrio, tarifa técnica e governança financeira e de contratos.

Serviço:

O que? Webinar gratuito sobre os desafios do transporte coletivo como prioridade para a mobilidade urbana

Quando? 22/09 das 09h às 10h30

Como se inscrever?

https://www.sympla.com.br/ibeta-apresenta-desafios-do-transporte-coletivo-como-prioridade-para-a-mobilidade-urbana__1719407?share_id=hbamr

Add a comment

Construtora de Curitiba se inspira em modelo norte-americano de terraço compartilhado para empreendimento imobiliário

Construtora de Curitiba se inspira em modelo norte-americano de terraço compartilhado para empreendimento imobiliário

Conheça o conceito que ganha espaço em empreendimentos comerciais e residenciais com área multiuso para moradores e frequentadores de empreendimento residencial

Um lugar de lazer ou serviços em espaço aberto, no topo dos edifícios, para ter uma vista panorâmica da cidade e com chance de desfrutar de ambientes como salões, bares, piscinas e jardins. Essas são algumas das possibilidades de um conceito de terraço compartilhado empregado pela arquitetura e pela construção civil que nasceu em Nova York e tem ganhado espaço também nas grandes cidades do país, como é o caso de Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro. Trata-se do rooftop, palavra que, na tradução para o português, significa "alto do telhado", e caracteriza espaços que podem estar presentes tanto em edifícios comerciais quanto em residenciais. Em Curitiba, um edifício residencial em obras no Ecoville vai contar com essa estrutura.

Conforme explica o arquiteto Luiz Mori Neto, um dos mais recentes exemplos de edifícios na cidade norte americana a utilizarem esse tipo de estrutura é o One Vanderbilt. Construído próximo ao Bryant Park, no centro da Ilha de Manhattan, e inaugurado em 2020, o prédio conta com 427 metros de altura. Ainda que o empreendimento não seja o mais alto da cidade dos EUA, entre o seu 57° e 59° andares está o Summit, que é um rooftop com estrutura de vidro, do qual é possível ter uma vista de toda a aglomeração urbana, em especial de pontos turísticos como o Empire State Building.

"Nova York é uma cidade que dá muito espaço para essas estruturas, tanto nos velhos quanto nos novos edifícios", comenta o arquiteto. Ainda que seja um modelo mais disseminado em cidades norte-americanas, na opinião do arquiteto isso deve se espalhar por cidades do Brasil com mais frequência. "Com o rooftop, todos que moram ou convivem no condomínio têm direito à cobertura, e não apenas um morador que compre o espaço para viver", afirma.

Conceito na capital das araucárias

Com essa possibilidade de compartilhamento de uma área no alto do prédio, o arquiteto Mori Neto projetou na capital paranaense um edifício residencial do Ecoville com rooftop e vista privilegiada da cidade. Trata-se do Seventy Upper Mansion, da Construtora Andrade Ribeiro. É um empreendimento de alto padrão com um apartamento por andar, 340 metros quadrados de área privativa e que possui um terraço com oportunidade de visão panorâmica em uma área alta da capital paranaense. "O espaço é voltado para o norte da cidade, o que proporciona sol o dia todo, sem contar com o pôr do sol maravilhoso", comenta Mori Neto.

No edifício, com previsão de entrega para o mês de dezembro de 2022, a estrutura no topo do edifício conta com jardim, piscina aquecida para adultos com raia de natação, além de piscina infantil, também aquecida, e área de churrasqueira com utensílios de cozinha. "Todo esse espaço se complementa com uma vista para a Serra do Mar e para os demais bairros de Curitiba. Isso potencializa o bem-estar para quem vai viver no edifício", comenta o arquiteto.

Além disso, o empreendimento é construído em meio a um bosque privativo preservado de 2,4 mil metros quadrados. “A área verde e o rooftop se complementam nesse conjunto de características voltadas ao conforto. O Ecoville possui diferentes áreas preservadas, o que permite um contato maior com a natureza e o ar puro. A aproximação com uma expansiva área verde na rotina do morador pode proporcionar melhorias na qualidade de vida que são impactantes no dia a dia", afirma o engenheiro civil Maurício Wildner da Cunha, da Construtora Andrade Ribeiro.

Outros exemplos no país

No Brasil, o modelo de cobertura compartilhada também pode ser observado em algumas estruturas das duas maiores cidades do país. Em São Paulo, por exemplo, visitantes do Museu de Arte Contemporânea podem ir ao rooftop da edificação, onde está localizado um bar. O local proporciona vista privilegiada do Parque Ibirapuera, tanto pela manhã quanto à noite. O Rio de Janeiro não fica de fora. Por lá, o Museu de Arte do Rio também possui um espaço para visitantes apreciarem uma vista da Baía de Guanabara ou do centro da cidade.

Serviço:

Seventy Upper Mansion

Localização: Rua Hamilton Olivo Brunor, 70 (esquina com Rua Dep. Heitor de Alencar Furtado, 3273)

Previsão de entrega: Dezembro de 2022

www.seventyupper.com.br 

Sobre a construtora Andrade Ribeiro

A história de sucesso da Andrade Ribeiro começou em 1978, com a atuação destacada de dois jovens engenheiros, Joaquim Ribas de Andrade Neto e Erlon Donovan Rotta Ribeiro, em obras públicas e privadas de grande porte, onde já era possível ver a marca de qualidade e profissionalismo presente em todos os produtos da empresa.

Hoje, 43 anos depois, é fácil reconhecer a assinatura da Andrade Ribeiro em um empreendimento. São obras residenciais e comerciais com características especiais, que antecipam tendências no setor imobiliário da capital paranaense. Obras que são resultado de um somatório de talentos, que vai desde o fornecedor até o aperfeiçoamento constante de pessoal, passando pela escolha da localização adequada e reciclagem de material na própria obra.

Por trás de cada obra assinada pela Andrade Ribeiro, existe um compromisso que se renova constantemente com os princípios que fundamentam o trabalho da Construtora. Garantir segurança aos seus clientes, pelo profissionalismo de toda sua equipe e o vasto acervo de obras entregues e privilegiar a qualidade dos seus produtos, através dos critérios de definição e apurado padrão de execução.

Add a comment

Para acompanhar mudanças do setor automotivo, startup investe em novo posicionamento de marca

Para acompanhar mudanças do setor automotivo, startup investe em novo posicionamento de marca

Com previsão de crescer 133% em 2022, Dealersites aposta na reinvenção do setor para fechar o ano com R$ 14 milhões em faturamento

O mercado automotivo acelerou a transformação digital durante a pandemia. É o que mostra o Índice de Transformação Digital do Setor Automotivo (ICTd), feito pelo Cesar, em parceria com Automotive Business. O segmento apresenta 66% de maturidade no tema entre organizações digitalmente maduras. Nesse cenário, startups desempenham papel fundamental como laboratórios de inovação, trazendo mais agilidade e autonomia à implementação de novas ferramentas e estratégias.

A criação de soluções digitais reflete em tecnologias adequadas para aprimorar operações, reduzir custos e aumentar o retorno financeiro de empresas. Então, identificar oportunidades para criar novos modelos de negócios é um passo importante para acompanhar o mercado em crescimento. De olho nessas possibilidades, a Dealersites, startup que atua na digitalização do mercado automotivo, está lançando um novo posicionamento de marca, alinhado à expectativa e à necessidade do setor automotivo.

Segundo o CEO da Dealersites, Cesar Cantarella, o rebranding faz parte de um novo momento da empresa que está há sete anos no mercado. "Antes, o processo de compra de um automóvel era totalmente presencial, e hoje, isso acontece de forma híbrida, com boa parte sendo on-line. Sabemos que a Dealersites é parte importante dessa transformação", destaca. A intenção com a mudança de posicionamento, de acordo com Cantarella, é continuar a impulsionar a transformação do mercado automotivo e fazer com que a experiência 100% digital seja modelo.

“A principal escolha das concessionárias”. Com esse slogan, a nova marca sustenta o que a empresa quer levar aos clientes: modernização e transformação. Desenvolvida pela Lumen Design, a identidade traz dois elos com o formato da letra “D”, que simbolizam a conexão comercial permitida pela efetivação de uma venda. Para o CEO, o principal objetivo é fortalecer os vínculos comerciais e a confiança de concessionárias, clientes e fornecedores. “Queremos alcançar a integração entre os mundos físico e digital, na direção de uma atuação omnichannel que traz conveniência e agilidade a todos os elementos que fazem a engrenagem do mercado se movimentar”, explica.

Planos arrojados

A Dealersites tem planos arrojados, motivados por uma sequência de bons resultados. Depois de crescer 93% durante a pandemia, a previsão é de um novo recorde para 2022, com crescimento de 133% até dezembro. Em 2021, a startup chegou aos R$ 6 milhões de faturamento, e a expectativa para este ano é atingir R$ 14 milhões. Para isso, a empresa segue um planejamento cuidadoso com aplicação de tecnologia de ponta e foco na experiência do consumidor final de concessionárias.

Uma das estratégias para alcançar resultados positivos é investir em mercados que também precisaram se reinventar ao longo da crise sanitária. O setor automotivo, por exemplo, apresenta sinais de retomada após meses de instabilidade. Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), apesar da falta de peças, a produção de veículos em julho é a melhor desde novembro de 2020. O mês fechou com alta na produção de 7,5% sobre junho de 2022, e de 33,4% na comparação com julho de 2021.

Para promover a recuperação do mercado é preciso competitividade e soluções inovadoras. É o que acredita o head comercial da Dealersites, Marcos Pavesi, ao dizer que o foco deve ser o Brasil, que precisa ser reconhecido como um grande mercado com potencial de crescimento. "Ainda que algumas situações macroeconômicas conjunturais possam afetar os segmentos automotivos nacionais, nossos estudos apontam para um significativo desenvolvimento do setor neste ano. E para acompanhar as demandas e continuar a ajudar o cliente final em sua jornada de compra, vamos apresentar novas funcionalidades no nosso Digital Experience (DXP)”, anuncia.

"A nova marca chega para celebrar tudo isso, com o olhar voltado para o futuro, mas sem esquecer o que nos trouxe até aqui", reforça Pavesi. Com o rebranding e atenção na pesquisa, inovação e no desenvolvimento, o head comercial afirma que o mercado pode ultrapassar muitas fronteiras. "Somos a principal escolha das concessionárias de automóveis no Brasil. E, aquilo que já fazemos com muita propriedade na venda de carros zero quilômetro está se consolidando também para motos, veículos seminovos e caminhões. Mais uma prova da autoridade no segmento automotivo, construída ao longo de todos esses anos", finaliza.

Sobre a Dealersites

A Dealersites é uma startup paranaense que atua na digitalização do mercado automotivo. Criada em 2015, a startup tem mais de mil clientes em todo o país. O foco da empresa é atuar na experiência do consumidor, investindo em estratégias de marketing digital para gerar maior conversão para as concessionárias. Para isso, desenvolve plataformas digitais 100% voltadas ao setor automotivo, à performance de vendas e a análises e integração de dados, além de realizar um trabalho de SEO para manter os clientes bem ranqueados nos mecanismos de busca e oferecer indicadores de marketing digital – como métricas de analytics – que ajudam nas estratégias e tomadas de decisões.

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos