Curso “Elas Empoderam Empreendendo” inaugura uma nova fase

Curso “Elas Empoderam Empreendendo” inaugura uma nova fase

Capacitação gratuita e online já atendeu 300 empreendedoras em 8 turmas e agora abre inscrições para mentorias com foco na evolução do modelo de negócios

Empreender é lançar-se num oceano de incertezas, principalmente no cenário atual, de pós-pandemia. A Covid-19 acelerou as tendências que já estavam em curso e transformou a sociedade: as relações pessoais, profissionais e a forma de fazer negócios nunca mais serão as mesmas. E se antes do Coronavírus vivíamos no mundo VUCA, caracterizado pela volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade, com a pandemia desembarcamos no mundo BANI, marcado pela fragilidade, ansiedade, não-linearidade e incompreensão.

“A pressão de vivermos em uma instabilidade permanente, onde tudo pode mudar a todo momento, é um teste de resiliência e superação para os empreendedores. Os desafios fazem parte deste novo tempo. Eles precisam estar preparados para lidar com um mercado disruptivo, no qual o que valia para ontem não é o mais indicado para hoje. Tudo isso causa ansiedade e insegurança”, aponta Lênia Luz, mentora de mulheres.

Lenia lidera um grupo de voluntárias que fazem parte do Comitê de Empreendedorismo do Grupo Mulheres do Brasil, núcleo Curitiba. Juntas, elas promovem o Programa “Elas Empoderam Empreendendo'', que já formou 300 empreendedoras em oito turmas. Os cursos são gratuitos e online.

Agora, o grupo de voluntárias dá mais um passo: o lançamento de mentorias dirigidas para quem já passou pela capacitação. De acordo com Lênia Luz, muitas mulheres começaram a empreender a partir do programa e outras avançaram no seu negócio, com a adoção de uma gestão mais robusta e desenvolvimento de um planejamento estratégico.

“No entanto, algumas lacunas continuam em aberto, principalmente no que diz respeito à tomada de decisões. As questões comportamentais também são entraves na trajetória de muitas mulheres empresárias, que podem ser acometidas pela síndrome da impostora. Pensamentos negativos como “eu não vou conseguir”, “isso não é pra mim”, são frequentes no empreender feminino”, conta Lênia.

É neste sentido que as mentorias podem ser um divisor de águas e ajudar as empreendedoras a lidar com tantas questões técnicas e comportamentais que permeiam o mundo Bani. “As mentorias são muito importantes justamente porque promovem essa mudança de mindset, encorajando-as a tomarem decisões estratégias e se motivarem a sair da zona de conforto, que é um pecado capital num mundo de transformações rápidas, constantes e abruptas. A transformação digital, por exemplo, veio com força total durante a pandemia e não pode ser ignorada, porque sua falta pode levar uma empresa à estagnação. A gestão financeira é mais um gargalo e as mentorias serão direcionadas para quem tem essa dor”, detalha a líder do Programa.

História

O curso “Elas Empoderam Empreendedor" é gratuito e, desde a chegada do Coronavírus, migrou para a plataforma online. As candidatas passam por um processo seletivo bem concorrido e são convidadas e estimuladas a empreender ou melhorar suas características comportamentais e aprimorar o modelo e gestão.

Com duração de 12 semanas, a capacitação é dividida em dez módulos. Os temas abordados melhoram a performance das mulheres empreendedoras, encorajando-as a encararem o desafio de empreender com mais conhecimento e informação. São eles: Autoliderança e Empoderamento; Bem-estar; Parceria e Sociedade; Marca, Divulgação, Redes Sociais; Organização do Tempo e Processos; Precificação e Controle Financeiro; Modelo de Plano de Negócios (Canvas); Plano de Negócios em prática e Inovação; Vendas e Marketing Pessoal e Técnicas de Apresentação de PITCH (on e offline).

Rede de apoio

Além de receberem um Certificado de participação assinado pelo Comitê de Empreendedorismo do Grupo Mulheres do Brasil e aprenderem a gerir melhor o próprio negócio, o Programa “Elas Empoderam Empreendendo” possui outros benefícios, na visão de Lênia Luz.
“Além da construção de uma rede de networking, que é muito importante no universo do empreendedorismo, as participantes terão acesso a modelos práticos de negócios para facilitar a estruturação das suas empresas e/ou ideia de negócios e o desenvolvimento da autoliderança”, finaliza a anfitriã do curso.

Sobre o Grupo Mulheres do Brasil

O Grupo Mulheres do Brasil é uma iniciativa criada pela empresária Luiza Trajano, em 2013, na cidade de São Paulo e, desde então, vem ganhando braços em outros estados e fora do país. As empresárias Regina Arns e Margaret Groff lideram o grupo no Estado do Paraná.

Add a comment

Festival da Peperômia terá plantas custando apenas R$ 9,90 em Curitiba

Festival da Peperômia terá plantas custando apenas R$ 9,90 em Curitiba

Fáceis de cuidar, ideais para casas e apartamentos e sem risco para os pets, as peperômias Scandens estarão disponíveis por um preço bem especial entre os dias 15 e 18 de setembro, nas unidades Esalflores dos bairros Rebouças e Xaxim

Entre os dias 15 e 18 de setembro, a Esalflores, maior rede de floriculturas do Sul do país, vai promover primeira edição do Festival da Peperômia. O evento vai disponibilizar mais de mil unidades da planta, do tipo scandens, uma das mais cobiçadas pelos amantes de plantas ornamentais, por apenas R$ 9,90 cada, nas duas maiores unidades da Esalflores em Curitiba: Rebouças e Xaxim.

Com cultivo descomplicado e ideais para residências, as Peperômias demandam cuidados básicos comuns e são indicadas para ambientes internos por se desenvolverem melhor na sombra. Como item decorativo, o seu crescimento no formato cascata traz um aspecto exuberante e sofisticado para o lar. Além disso, elas não são tóxicas, portanto não oferecem perigo para animais de estimação ou crianças pequenas. “As Peperômias caíram do gosto do público que ama cultivar e conviver com plantas em casa. Percebendo essa demanda, não podíamos deixar de preparar algo especial, por isso pensamos em um evento exclusivo para evidenciar essa espécie”, conta Bruno José Esperança, diretor geral da Esalflores.

Quem visitar as lojas da Esalflores durante o Festival ainda terá a oportunidade de receber dicas de cultivo. “Serão mais de mil unidades de Peperômias disponíveis por um preço imperdível durante os quatro dias. Além de presentear alguém ou acrescentar essa planta lindíssima na decoração da casa, nossos clientes poderão tirar todas as dúvidas sobre cultivo com a nossa equipe para garantir a saúde e deixar a Peperômia linda e vistosa por mais tempo”, completa.

O Festival da Peperômia será realizado nos dias 15, 16, 17 e 18 de setembro, nas unidades Esalflores nos bairros Rebouças (Rua 24 de Maio, 1839) e Xaxim (Rua Cel José Leal Fontoura, 88 – esquina com Francisco Derosso). O estoque é limitado. Mais informações no site www.esalflores.com.br, no perfil da floricultura no instagram (@esalflores) e pelo telefone (41) 3091-0403.

Add a comment

O Boticário convida mulheres 40+ e lovers de Botik para guiar os próximos passos da marca de cuidados faciais

O Boticário convida mulheres 40+ e lovers de Botik para guiar os próximos passos da marca de cuidados faciais

Jornalista e apresentadora, Maria Cândida, ao lado de integrantes da Geração Botik, se unem para contribuir proativamente no mapeamento de oportunidades para Botik, marca de skincare dedicada às necessidades da pele madura

Com o compromisso de trazer o consumidor como protagonista e participante ativo de suas estratégias, Boticário lança a Botik Colab, um projeto que chega para incluir e escutar ainda mais as mulheres maduras no desenvolvimento das estratégias de Botik, marca de cuidados faciais lançada em 2020. Para materializar a colab, a marca convidou a jornalista e apresentadora Maria Cândida, além de quatro integrantes da Geração Botik para acompanharem os próximos passos da marca de cuidados faciais avaliando aspectos, como: posicionamento, comunicação, representatividade, relevância e atratividade, por meio da testagem de produtos e identificação de pontos positivos e de melhorias, mapeando oportunidades de acordo com as necessidades da mulher madura.

As integrantes da Geração Botik ou “botikers” - como se autointitulam - são um grupo de mulheres parcerias da marca desde 2020, ocasião do lançamento, em que foram pré-selecionadas e capacitadas como influenciadoras digitais 40+, após O Boticário identificar um gap na representatividade desse perfil no marketing de influência. Por isso, desde então, são ativadas recorrentemente pela marca para amplificar os lançamentos e as novidades em primeira mão, além de representarem o principal target de Botik. Na nova iniciativa, as quatro integrantes selecionadas passam a atuar de forma conjunta e sinérgica com Maria Cândida, representando diferentes tipos de peles e dando espaço às principais demandas da beleza madura que, muitas vezes, é desconsiderada pelo mercado.

Para Marcela De Masi Nogueira, Diretora de Branding e Comunicação do Boticário, a mulher sempre esteve no centro das principais conversas promovidas pela marca, e trazê-las para uma posição de protagonismo desde a criação do portfólio dos produtos reforça os compromissos da marca. “Temos muito orgulho de dizer que há 45 anos dialogamos de forma constante e intimista com a mulher brasileira. Trazer mulheres maduras reais para cocriar uma beleza mais representativa, inovadora e qualificada mostra o que já começamos a trabalhar e queremos seguir construindo cada vez mais nas próximas décadas”, comenta a executiva.

A iniciativa inclui as cinco mulheres em todas as etapas de pesquisa e desenvolvimento de produtos de Botik e inclui visitas periódicas ao Centro de Pesquisa&Desenvolvimento do Grupo Boticário, localizado em São José dos Pinhais (PR). O espaço é referência em tecnologia genuinamente brasileira e conta com um repertório de mais de quatro décadas no estudo da pele, aliado às necessidades e demandas reais do consumidor e da sociedade como um todo.

A Botik Colab vai ao encontro de outras ações da marca com foco em maturidade e combate ao preconceito etário, como a campanha de 45 anos do Boticário, celebrada em agosto deste ano, em que foi firmada uma parceria com a Maturi, referência em ações com impacto direto no mercado de trabalho para o público maduro, como a capacitação gratuita para mais de 5 mil mulheres empreendedoras 45+ que buscam se redescobrir na maturidade.

A marca de cuidados faciais do Boticário nasceu em 2020, com foco nas necessidades da pele brasileira madura, em tecnologia e ativos consagrados da dermatologia, como Vitamina C, Ácido Hialurônico e Vitamina B5. “"Botik é a única marca do Boticário que conta com uma comunidade que recebe treinamento e informações exclusivas desde o princípio. Em todos os lançamentos, as mulheres da Geração Botik são nossas principais embaixadoras para comunicar skincare de forma descomplicada e acessível - são quase 200 parceiras espalhadas por várias regiões do Brasil”, completa Marcela De Masi Nogueira.

As integrantes da Botik Colab

Entre as cinco convidadas, Maria Cândida, jornalista e apresentadora que esteve presente na estratégia de lançamento de Botik, une-se a quatro botikers. “Nasci analógica e me reinventei no digital, por isso incentivo outras mulheres a se aventurarem nesse universo também. Trocar com as botikers está sendo uma experiência incrível, isso porque a Botik Colab é um projeto idealizado para nós, mulheres maduras, que queremos estar cada vez mais presentes no mercado de consumo, incluindo o de beleza”, explica.

Além dela, as quatro botikers foram convidadas considerando a diversidade de peles e suas condições de pele, como rugas e linhas finas, acne, melasma e outras. A escolha contempla representantes de diferentes regiões do país, para que possam levar em consideração diferentes características climáticas na testagem dos produtos. Por meio dos feedbacks, o processo de desenvolvimento dos produtos continuará seguindo uma série de testes para garantir a eficácia, segurança e alta performance dos itens da linha, mas também levando em consideração as percepções da consumidora final.

“As mulheres maduras ainda são invisíveis no mundo, mas penso que a maturidade é um espaço possível para a realização de sonhos”, comenta Silvana Goulart (60), de Porto Alegre (RS), integrante da Geração Botik, que passa a compor o projeto de consultoria. Já Marilu Amorim destaca que os cuidados devem ir além do visual. “Tenho 45 anos e amo ser a mulher que me tornei: plena e positiva”, comenta a paranaense.

Patrícia Hitomi (46) mora em São Paulo e também destaca a importância de valorizar a beleza interna, que reflete na externa. “Estou retomando novos horizontes e procurando me olhar com mais carinho e atenção”, relata. Para completar o time, a Valdelice Duarte (56) se aventura como influenciadora digital com foco na vaidade da beleza negra. “Sou uma mulher baiana e supervaidosa que ama tirar fotos. Meus temas preferidos são: beleza, moda, viagens e decoração, de maneira geral”, finaliza.

Sobre O Boticário

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos, unidade de negócios do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem hoje a maior rede franqueada de cosméticos do país; com mais de 3.700 pontos de venda, em 1.750 cidades brasileiras, e mais de 900 franqueados. Presente em 15 países, há mais de 40 anos desenvolve produtos com tecnologia, qualidade e sofisticação – seu portfólio tem mais de 850 itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais. Eleita a marca mais lembrada em Diversidade e Inclusão** e comprometida com a beleza das pessoas e do planeta, o Boticário não realiza testes em animais e investe na melhoria contínua de produtos e processos, para torná-los cada vez mais sustentáveis.

*Fonte: Kantar, divisão Worldpanel, LinkQ On-line, campo realizado durante o mês de dezembro de 2020. Total no Brasil: 3.079 lares

**Fonte: Oldiversity, Grupo Croma, novembro de 2017

Add a comment

Publicidade movimenta o mercado de produtos e serviços

Publicidade movimenta o mercado de produtos e serviços

Investir em mídias e soluções inovadoras é fundamental para gerar impacto e conectar o público

Segundo dados da Kantar Ibope, o Brasil é o sexto maior mercado de publicidade do mundo. São mais de 3 mil agências em todo o país que investem bilhões anualmente na divulgação de produtos, serviços, ações, entre outras questões que movimentam a economia e a sociedade. Dados da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP) reforçam ainda mais a importância da publicidade, apontando que cada R$1 aplicado em publicidade tem o potencial de oferecer R$10,69 de retorno à economia.

Para o especialista em marketing e estratégia de negócios, Frederico Burlamaqui, a publicidade é muito importante para qualquer empresa, pois é uma das principais formas de criar desejo por produtos e serviços. “Ninguém vai comprar algo que não tem interesse e a publicidade cumpre esse papel de criar interesse e movimentar o mercado. Por isso, ela não deve ser vista como um gasto e sim como um investimento com grande potencial de retorno financeiro para negócios e marcas”, explica.

Frederico conta que além de entender sobre a importância da publicidade empresas também devem acompanhar as inovações do setor, pois a partir das possibilidades oferecidas hoje em dia, negócios podem alcançar um público muito diverso. “Se antes a verba publicitária era dividida em apenas jornal, revista, rádio e TV, hoje as possibilidades de mídia são inúmeras, o que movimenta não apenas o mercado, mas a maneira de comunicar, inclusive relacionando o offline com o online”, conta.

O especialista afirma que hoje em dia as campanhas publicitárias devem levar em consideração a utilização de diversos tipos de mídia, já que as possibilidades são inúmeras e cada qual carrega consigo um tipo de público. “As campanhas também precisam ser inovadoras e buscar estar cada vez mais perto do público”, lembra.

E o mercado publicitário não para de inovar e encontrar novos espaços para impactar o público. No modelo online existem diversas opções como: o SEO/SMO, que usa a produção de conteúdo para fazer publicidade de marcas; Anúncios por PPC, que são os anúncios com pagamento por cliques (disponível pelo Google); o Marketing de Afiliados, que é algo relativamente novo, mas com grande potencial de impactar pessoas; e o Redirecionamento, que usa os dados de pesquisas fazendo com que o anúncio “siga” a pessoa enquanto ela navega.

Já no offline, Frederico afirma que apesar de ser considerada uma mídia tradicional, o que não falta são opções inovadoras. “Mesmo com o advento do mundo digital, as campanhas em meios offline tem uma grande capacidade de impactar e por isso devem fazer parte da estratégia publicitária de qualquer produto, marca ou serviço”, finaliza.

Um levantamento realizado pela Kantar IBOPE Media mostra que as mudanças de comportamento e necessidades do consumidor, aliados aos avanços tecnológicos, encorajaram pequenas e médias empresas a começar a investir em publicidade, com crescimento de 50% no número de anunciantes, entre 2019 e 2022. Um exemplo é o KM Mídia, que inovou no mercado de mídia OOH – Out of Home - com a primeira plataforma online de anúncios em veículos em movimento, e conecta os carros de aplicativo que circulam todos os dias pela cidade, a uma campanha de marketing para impulsionar a marca de empresas. A empresa registrou crescimento de 40,18% no faturamento no primeiro semestre de 2022. O número de clientes também subiu: aumento de 220% comparado com o mesmo período de 2021.

Add a comment

Setembro Roxo conscientiza sobre a fibrose cística  

Setembro Roxo conscientiza sobre a fibrose cística 

Mês ressalta a importância do diagnóstico precoce da doença com o Teste do Pezinho 

A fibrose cística é uma doença genética rara e sem cura, conhecida também como Doença do Beijo Salgado ou Mucoviscidose.

“Ela é causada por uma mutação no gene CFTR (Cystic fibrosis transmembrane conductance regulator), que resulta na alteração da produção de secreções como o muco, pois elas ficam mais espessas do que o normal e dificultam a eliminação natural. Esse acúmulo de muco compromete as funções normais de órgão vitais como os pulmões e intestino”, explica a diretora primeira secretária do Conselho Regional de Biomedicina do Paraná 6ª Região (CRBM6), Jannaina Ferreira de Melo Vasco.

Os sistemas respiratório, digestivo e reprodutor são os mais acometidos. Os principais sintomas são a tosse crônica, pneumonia de repetição, suor mais salgado do que o normal, diarreia, dificuldade para ganhar peso e estatura, além de infertilidade.

De acordo com a Cystic Fibrosis Foundation, cerca de 70 mil pessoas no mundo têm fibrose cística. Já no Brasil, segundo o Registro Brasileiro de Fibrose Cística (REBRAFC), há cerca de três mil pessoas com a enfermidade, mas é possível que existam mais pacientes sem diagnóstico e tratamento adequados. Por isso, é celebrado o Setembro Roxo para conscientizar as pessoas sobre a doença, além de alertá-las sobre a importância do diagnóstico precoce.

Por se tratar de uma alteração genética, ela pode passar de geração para geração. Por isso, é fundamental a realização do “Teste do Pezinho”, que faz a triagem dessa doença e, quando descoberta precocemente, evita várias complicações.

O exame é realizado entre o 3º e o 7º dia de vida e o procedimento deve ser feito em todos os recém-nascidos brasileiros. Ele é obrigatório e gratuito em todo o território nacional desde 1992 e está disponível tanto na rede pública (SUS) quanto na rede privada.

“O tratamento da fibrose cística envolve várias etapas e é muito importante ter esse acompanhamento com equipes multiprofissionais em centros específicos, já que são necessários a realização de fisioterapia respiratória, inalações, atividades físicas, uso de enzimas pancreáticas e de medicamentos como os antimicrobianos, corticóides, vitaminas e moduladores, além de exames específicos”, pontua Jannaina que é mestre em Microbiologia e doutoranda da UFPR pesquisando sobre fibrose cística. 

Novas pesquisas e medicamentos

Segundo estimativas do Ministério da Saúde, uma em cada 25 pessoas carregam o gene da doença. Devido aos avanços da medicina, alguns estudos estão direcionados para a possibilidade de corrigir o defeito genético e restaurar a expressão correta da proteína CFTR.

“E como consequência, modificar completamente o fenótipo dessa enfermidade, que ainda apresenta alta letalidade e mortalidade. Essas pesquisas envolvem a aplicação de terapias gênicas, que resultam na possibilidade de restaurar a função de determinado gene mutado”, diz Jannaina.

Na última década, os pacientes com fibrose cística tiveram melhora significativa na sua saúde e qualidade de vida. Isso foi possível graças ao crescente aperfeiçoamento na área da engenharia genética, que possibilitou tanto o avanço no diagnóstico - com a possibilidade de realização do exame genético que auxiliou na classificação das mutações - quanto os progressos no tratamento.

“Novos medicamentos e terapias direcionadas foram desenvolvidas e trouxeram novas perspectivas aos pacientes. Essas drogas são chamadas de moduladores da proteína CFTR e atuam em algumas mutações específicas do gene. Assim, o tratamento não se limita apenas aos sintomas clínicos, mas são direcionados para atuar na causa molecular da doença”, comenta a representante do Conselho Regional de Biomedicina do Paraná.

Até o momento, existem quatro moduladores CFTR disponíveis: Ivacaftor (Kalydeco®), Lumacaftor/Ivacaftor (Orkambi®), Tezacaftor/Ivacaftor (Symdeko®) e Elexacaftor/Ivacaftor/Tezacaftor (Trikafta™).

“Todos esses moduladores têm registros aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O Trikafta™ foi o último a ter essa aprovação em 02 de março de 2022. No entanto, apenas o Orkambi ® foi aprovado para a incorporação no SUS”, finaliza Jannaina.

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos