UniCuritiba contribui em julgamento do STF

UniCuritiba contribui em julgamento do STF

Professor de Direito atuou como “amicus curiae” em ações de controle de constitucionalidade

O professor do curso de Direito do UniCuritiba, Luiz Gustavo de Andrade, realizou uma sustentação oral junto ao Supremo Tribunal Federal (STF). A participação como “amicus curiae” ocorreu na quarta-feira, dia 31 de agosto, em ações de controle de constitucionalidade que discutem a inconstitucionalidade de decreto criador de um banco de dados governamental.

O debate trata da possível violação do direito à intimidade e à vida privada, além do direito à proteção de dados, positivado como direito fundamental pela Emenda Constitucional - EC 115.

O “amicus curiae” – ou “amigo da corte” – é uma forma de intervenção de terceiros prevista no novo Código de Processo Civil. O recurso permite que um representante de uma instituição participe de um debate com o objetivo de colaborar com a solução de um conflito ou formação de precedentes.

O professor do UniCuritiba representou o Instituto Mais Cidadania e embasou sua sustentação no trabalho realizado por outros professores da instituição de ensino que faz parte da Ânima Educação, entre os quais o professor Roosevelt Arraes. “Na ocasião, além de citar a pesquisa dos colegas a respeito do tema, ainda recordei, publicamente, que o Ministro Edson Fachin já foi professor do UniCuritiba”, conta.

Sobre o UniCuritiba

Com mais de 70 anos de tradição e excelência, o UniCuritiba é uma instituição de referência para os paranaenses e reconhecido pelo MEC como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR). Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais. Conta com mais de 40 opções de cursos de graduação, em todas as áreas do conhecimento, além de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.

Possui uma estrutura completa e diferenciada, à disposição dos seus mais de 6 mil estudantes, com dois campi (Milton Vianna Filho e Pinheirinho) e mais de 60 laboratórios. Com professores mestres e doutores que possuem vivência prática e longa experiência profissional, o UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares.

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Meningite: agilidade no diagnóstico pode salvar vidas

Meningite: agilidade no diagnóstico pode salvar vidas

LANAC disponibiliza exame que identifica 14 patogêneses da doença com resultado em até uma hora

Febre, dor de cabeça, rigidez no pescoço, enjoo, vômito e mal-estar. Esses são os sintomas da meningite, uma inflamação das membranas que revestem o sistema nervoso e a medula. Segundo o Ministério da Saúde, a meningite é considerada uma doença endêmica, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais, sendo mais comum a ocorrência das meningites bacterianas no inverno e das virais no verão.

Esta semana, uma criança de três anos morreu em Londrina, no norte do Paraná, após contrair meningite pneumocócica. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a meningite pneumocócica já deixou 44 pessoas doentes nos primeiros oito meses deste ano. Durante todo o ano de 2021, foram 20 casos. O número de mortes causadas pela meningite meningocócica, causada por bactérias, aumentou de uma, em 2021, para quatro até agosto deste ano,

O LANAC – Laboratório de Análises Clínicas realiza os exames BiofireR FilmArray, que trazem resultados para até 27 patogêneses ao mesmo tempo: bactérias, vírus, leveduras, parasitos e/ou genes resistentes aos antimicrobianos. Depois da coleta, os resultados saem em apenas uma hora. O exame é indicado para problemas respiratórios, gastrointestinais, meningite/encefalite e para identificação de hemoculturas. Para a meningite, são investigadas 14 patogêneses (7 vírus, 6 bactérias e 1 levedura). A agilidade no diagnóstico pode significar a diferença entre a vida e a morte e entre uma cura com ou sem sequelas”, explica o especialista em bacteriologia do LANAC, Marcos Kozlowski.

A vacinação é uma arma importante para combater a doença. Segundo a enfermeira especialista em vacinação da Clínica Vacinne, Kátia Oliveira, a rede pública oferece com exclusividade a vacina meningocócica C conjugada. A rede privada conta com a meningocócica B recombinante. E tanto a rede pública como a privada, oferecem a meningocócica conjugada quadrivalente — ACWY. ““A vacinação é uma arma poderosa para combater doenças e fortalecer o organismo. Verifique quais imunizações estão em atraso e realize as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação, garantindo assim um organismo mais forte para todas as doenças”, finaliza.

Segundo nota da Sociedade Brasileira de Imunizações – SBIM – é observado um predomínio do sorogrupo B em menores de 5 anos, com presença do sorogrupo W em diversos grupos etários, particularmente no Sul do país, chegando a representar, em 2018, mais de 20% dos casos em alguns estados.

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Após sucesso, Max Fashion Tour retorna à Santos

Após sucesso, Max Fashion Tour retorna à Santos

Evento é realizado pela agência de modelos Max Fama e seleciona novos modelos para o mercado

Após sucesso em edição realizada em julho, a cidade de Santos, no litoral paulista, recebe nova seletiva do Max Fashion Tour, que tem como objetivo encontrar novos talentos da moda escondidos no nosso país. O evento, organizado pela agência de modelos Max Fama, acontece nos dias 10 e 11 de setembro, no Centro de Convenções Blue Med Convention Center, com inscrições gratuitas, e promete repetir o sucesso da edição anterior.

“Estamos muito felizes em poder trazer nova seletiva para Santos. No mês de julho fizemos uma edição histórica que agitou a cidade. Daquela etapa, já temos quatro modelos que já estão fazendo trabalhos para marcas grandes, e isso nos deixa muito felizes, afinal, esse é o nosso objetivo, levar novos talentos para o mundo”, relata o diretor da agência de modelos Max Fama, Paulo Henrique Albuquerque. “Sabemos que o mercado da moda precisa de novos rostos e vamos seguir nessa missão. Não somos conhecidos como a melhor agência de new faces do Brasil à toa”, finaliza.

Como participar?

Para participar da seleção do Max Fashion Tour será necessário fazer uma inscrição prévia no site www.maxfama.com.br , na aba “Max Fashion Tour”. O candidato irá receber um e-mail de confirmação e, posteriormente, um contato telefônico, com a informação do horário e dia que ele deverá comparecer.

Durante o processo o modelo assistirá uma palestra explicando como funciona o mercado artístico e passará por uma avaliação com os produtores da agência de modelos Max Fama. Em caso de aprovação, o candidato terá a oportunidade de se agenciar. Modelos de 0 até 60 anos poderão participar.

Onde será?

O Max Fashion Tour acontece no Centro de Convenções Blue Med Convention Center, localizado na Pr. Almirante Gago Coutinho, 29, na Ponta da Praia, em Santos, litoral Paulista.

Sobre a Max Fama

A agência de modelos Max Fama está no mercado desde 2002. Sediada em Pinheiros, zona oeste de São Paulo, ela ainda possui 5 filiais localizadas em Osasco, Santo André, Jardim São Paulo, Santo Amaro e na região central de São Paulo.

É consolidada no mercado como uma agência com maior número de “new faces” do Brasil, onde trabalha com todos os tipos de perfis de modelos.

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Da China para o Brasil: Asia Shipping realiza transporte diferenciado de maquinário de sorvete via serviço courier

Da China para o Brasil: Asia Shipping realiza transporte diferenciado de maquinário de sorvete via serviço courier

Além do transporte porta a porta, a companhia realizou uma consultoria que envolveu documentação e desembaraço da carga

A Asia Shipping, multinacional brasileira que há 26 anos atua na gestão de processos logísticos de mercadorias, realizou um transporte diferenciado via serviço courier, que envolveu um maquinário para produção de sorvetes, com cerca de 70kg, da China para o Brasil. Outras duas máquinas serão transportadas nos próximos dias.

Além do transporte em si, o cliente contou com uma consultoria especializada, que o auxiliou na documentação, desembaraço e transporte porta a porta. A carga seguiu via caminhão de Shenzen até Hong Kong, na China, e de Hong Kong até Guarulhos (SP), via aéreo. A perna final, de São Paulo (SP) até a planta do cliente, em Curitiba (PR), seguiu por transporte rodoviário no mesmo dia em que o desembaraço foi realizado, sendo entregue no dia seguinte.

Diferente do que muitos acreditam, o courier não é utilizado apenas para envios de documentos e pequenos volumes. Nesse serviço, conseguimos transportar cargas maiores e mais complexas, sempre orientando o cliente no que se refere à documentação e desembaraço da carga”, comenta Rafael Dantas, diretor de Vendas da Asia Shipping.

O principal diferencial do transporte courier da Asia Shipping é a agilidade na liberação alfandegária da carga e consultoria especializada para o cliente. Dentro desse processo, a companhia ainda disponibiliza para os clientes rastreadores, despachantes, atendimento especializado e qualquer outra necessidade para a realização do envio.
Outra praticidade do serviço: as cargas com valor acima de mil dólares são desembaraçadas pela própria equipe da Asia Shipping no terminal de cargas, utilizando somente a nota fiscal e a fatura comercial, sempre com a mesma credibilidade e know how dos outros serviços oferecidos pela multinacional brasileira.

Sobre a Asia Shipping

Criada em Santos em 1996, a Asia Shipping é uma multinacional brasileira que atua na gestão de processos logísticos de mercadorias tanto na importação quanto na exportação, utilizando diversos modais como aéreo, marítimo e rodoviário. Além disso, a companhia também é especializada em Inteligência Fiscal e Tributária, Desembaraço Aduaneiro e Seguros de cargas.

Em 2021, a Asia Shipping comemora 25 anos de existência como maior integradora logística da América Latina e a única da região presente no Ranking dos 50 maiores agentes de carga do mundo. Também foi certificada pelo Great Place to Work como uma das “Melhores Empresas para se Trabalhar” no Brasil. A companhia está em 11 países, com 40 escritórios no mundo – 10 no Brasil – e mais de 1.000 colaboradores. A empresa aderiu ao Programa Brasileiro de Operador Econômico Autorizado, o OEA, e ao Pacto Global da ONU.

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Escritórios menores, mais conectados e criativos: como as mudanças no trabalho influenciam os fornecedores

Escritórios menores, mais conectados e criativos: como as mudanças no trabalho influenciam os fornecedores

Talk show vai debater em Curitiba os desafios do pós-pandemia, com arquitetos especializados em projetos corporativos

Com um notebook, um smartphone e uma boa conexão de internet você trabalha em qualquer lugar, diz o senso comum, numa percepção coletiva amplificada pela pandemia da Covid-19, que estimulou o trabalho remoto. Mas será assim mesmo? Estudos sobre o novo modo de trabalhar mostram que isso pode ser uma meia verdade. Nem todos os lugares - em casa ou no escritório - reúnem boas condições de conforto e ergonomia, estimulam a conexão e a criatividade, ou atendem às novas exigências dos profissionais, cada vez mais interessados em flexibilidade.

Esse é um dos aspectos que serão abordados em um talk show com quatro renomados profissionais de arquitetura no dia 14 de setembro, em Curitiba. O debate será conduzido pelo jornalista Reinaldo Bessa e transmitido pelo instagram @reinaldobessa_ e @tombinimoveis. Os debatedores serão os arquitetos Luize Andreazza Bussi, da Luize Bussi Interiores + Corporativo, Alexandre Kenji, da Numa Arquitetura, Carolina Cimadon, da CM2 Arquitetura, e Renata Pisani, da RP Arquitetura.

Ambientes para reter talentos

“Com as mudanças na maneira de trabalhar, várias questões têm surgido: como os arquitetos, especificadores de espaços corporativos, vêem o mercado regional? Quais têm sido os seus maiores desafios ao projetar esta nova maneira de ocupar os espaços? Como as empresas fornecedoras de soluções corporativas podem/devem se preparar?”, questiona Rafaela Tombini, diretora da Tombini Mobiliário Corporativo, que organiza o encontro e vai receber cerca de 30 convidados para o debate, em sua unidade de Curitiba. Com 35 anos de mercado, a rede Tombini tem lojas também em Londrina e Maringá.

A maneira como as pessoas trabalham mudou muito com o avanço da tecnologia no trabalho e na vida pessoal, duas instâncias que passaram a se confundir no home office. “Já antes da pandemia, as grandes empresas vinham modificando os seus escritórios, apostando em layouts que estimulam novas formas de interação e colaboração entre funcionários, que retenham talentos e contribuam para a criatividade. Vinha crescendo a ideia de que o sucesso de uma empresa tem de ser o sucesso coletivo e não o sucesso individual”, observa Claudio Valério, especialista em design para o trabalho e consultor da Tombini.

Menos espaço, novos usos

Com o impacto da pandemia e a adoção de expedientes que somam trabalho remoto com o presencial, as mudanças foram aceleradas. Uma pesquisa da consultoria KPMG com 361 companhias no Brasil, de setores como varejo, energia e tecnologia, indica que 38% reduziram o tamanho do ambiente de produção durante o confinamento e pretendem mantê-lo mesmo após a vacinação em massa. 14% passaram por redução nas lajes, mas esperam retomar as metragens anteriores.

Para a maioria dos gestores, a mudança é mais relevante na forma como as áreas são usadas do que na quantidade de pavimentos que deixam de ser ocupados pelas organizações.

Flexibilidade e oportunidades

Ocorre que as pessoas não querem voltar para a rotina anterior, de ir cinco dias por semana ao escritório, e querem flexibilidade. Quando não encontram, partem atrás de oportunidades.

A PepsiCo Brasil concluiu recentemente uma reforma em seu escritório no bairro paulistano da Vila Olímpia em uma área de 4,2 mil metros quadrados. De dez andares ocupados anteriormente, com capacidade 1,2 mil pessoas, a empresa oferece hoje pouco mais de 600 postos de trabalho.

“Exemplos como esse se multiplicam e precisamos entender como esse comportamento vai impactar no nosso setor de arquitetura corporativa no curto e no médio prazo. Temos uma longa cadeia que começa na indústria de móveis, pisos, divisórias, entre outros, envolve projetos de arquitetura e o varejo. Precisamos nos antecipar às tendências para atender o novo mercado”, acrescenta Rafaela.

Sobre a Tombini Mobiliário Corporativo

Com mais de 35 anos de experiência, a Tombini assina uma trajetória inconfundível no mercado do mobiliário corporativo e comercial. Nossa marca está associada à inovação, a soluções de alta qualidade e à conexão com as necessidades de cada cliente. Olhamos para o futuro, antecipando tendências e novidades para que o ambiente de trabalho seja o espaço da partilha de conhecimento e o berço das novas ideias. Temos unidades em Curitiba, Londrina e Maringá, trabalhando com as melhores marcas do setor.

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