“Vozes do Paraná 13” será lançado nesta segunda (12) na Sociedade Garibaldi  

“Vozes do Paraná 13” será lançado nesta segunda (12) na Sociedade Garibaldi

Professor Aroldo Murá lança o 13º volume com mais 15 perfis. Evento também terá a entrega do diploma "Grandes Porta-Vozes do Paraná" a sete personalidades, como o empresário Leonardo Petrelli e a arquiteta Valéria Bechara 

Nesta segunda-feira (12), a partir das 18h30, a Sociedade Garibaldi (Palácio Garibaldi, São Francisco), em Curitiba, vai sediar pela quinta vez o lançamento da coleção “Vozes do Paraná – Retratos de Paranaenses”, que chega ao 13º volume trazendo mais 15 perfis de homens e mulheres que ajudam a construir o Paraná de hoje. Tudo sob a ótica, seleção e o crivo do jornalista e professor Aroldo Murá G. Haygert, em seus 62 anos de jornalismo profissional.

“O trabalho não é uma missão fácil, envolve enorme dose de dedicação em avaliação de currículos, de pesquisas, de entrevistas, longos processos de checagem de fontes e fatos, delicado trabalho em torno da infografia, sem contar o envolvimento essencial em design gráfico, revisão, entrevistas”, conta o autor.

OS PERFILADOS

Nesta edição, o leitor encontrará perfis de personagens que apostaram no futuro e hoje são parte vital do progresso do Paraná. É o caso de Arnoldo Hammerschmidt, empresário da área de combustível que começou a vida vendendo guloseimas, que a mãe produzia, à beira de uma rodovia. E que hoje tem negócio que faturou bilhões de reais em 2021. Detalhe: ele dá enorme contribuição ao meio ambiente, produzindo ainda biocombustíveis para muitos estados”, antecipa Murá.

Na região de Guarapuava, Pinhão e Reserva do Iguaçu, um muito bem sucedido produtor agrícola e agropecuário divide seu mundo de conhecimentos com dados reveladores de momentos da História do Paraná. É Francisco Dellê, o pecuarista que pinta quadros e guarda a memória de Pinhão.

“Aberto à alma dos paranaenses, o livro dá espaço, agora, a uma sacerdotisa da Umbanda, com seu Terreiro do Pai Maneco, uma vertente de espiritualidade aberta todos os dias para a percepção do sagrado por parte de multidões de curitibanos”, descreve o professor, referindo-se à perfilada Lucília Guimarães, fotojornalista e dirigente do Terreiro do Pai Maneco.

Completam a lista de personagens três representantes da Nova Geração: Lara Dellê Urban, Daniel e Julio Hey (os Irmãos Ahimsa); os advogados Flávio Zanetti de Oliveira e Gustavo Scandelari; os médicos Maria Augusta Karas Zella e Marcelo Bendhack; a ex-diretora do Teatro Guaíra, Monica Rischbieter; os jornalistas Eliseu Tisato e Pedro Ribeiro; o arquiteto Salvador Gnoato e o empresário Luiz Bonacin Filho, idealizador do programa Bom Aluno. Também há o perfil institucional do Grupo Uninter, grande empreendimento da educação brasileira, capitaneada pelo professor Wilson Picler.

“Enfim, os personagens são vencedores, no sentido de que se impõem muito além do dever cumprido; ou por simplesmente estarem fazendo uma ‘carreira de sucesso’. Vencedores porque eles estão com espírito e energia fincados na montagem de futuro que não perdoará o mundo que lhe legarmos.”

GRANDES PORTA-VOZES DO PARANÁ

Junto com esta edição do livro, serão apresentados e diplomados sete novos “Grandes Porta- Vozes do Paraná”, realização com o selo do Instituto Ciência e Fé – Fidelis et Constans. São eles:

 Jaime Lechinski, jornalista;

 Leonardo Petrelli, empresário;

 Luiz Julio Zaruch, jornalista;

 Maria Luiza Marques Dias, arquiteta;

 Maí Nascimento Mendonça, jornalista;

 Valéria Bechara, arquiteta;

 Valdir Cruz, jornalista e professor.

Serviço:

Lançamento: "Vozes do Paraná 13", de Aroldo Murá

Data: 12 de setembro de 2022 (segunda-feira)

Horário: A partir das 18h30

Local: Sociedade Garibaldi (Palácio Garibaldi, São Francisco, Curitiba)

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Agosto de recordes: com crescimento de 50% em volume de passageiros, Schultz Operadora comemora melhor performance desde 2019  

Agosto de recordes: com crescimento de 50% em volume de passageiros, Schultz Operadora comemora melhor performance desde 2019

Com meta de comercialização na ordem de 60 mil passageiros, performance acumulada entre janeiro e agosto já supera todo ano de 2019

“O ano, que já vinha sendo bom, se mostra ainda mais especial”. A comemoração é de Ana Santana, diretora-geral da Schultz, ao revelar os dados de produção e performance financeira da companhia no mês de agosto. “Nós sempre fizemos uma gestão muito ‘fina’ de nossos recursos financeiros”, complementa, fazendo referência à atenção e cuidados quanto aos números da companhia no que diz respeito à toda operação, envolvendo colaboradores, clientes, parceiros e fornecedores. “Essa condição está em nosso DNA e mantém nossa empresa saudável há 36 anos, o que nos orgulha muito. Por isso, quando comemoramos o crescimento, nós mergulhamos para entender o que, além da performance financeira, eles representam”. 

E é assim que ela antecipa a previsão de comercializar, até o final do ano, 60 mil passageiros pela Schultz Operadora que, no acumulado dos meses de janeiro a agosto, superou a marca de 38,9 mil. “Este volume já é 10% maior do que toda nossa comercialização em 2019, pré-pandemia”. 

Sem revelar detalhes do volume financeiro e nem do tíquete médio da Operadora, especializada em roteiros de parceiros e no desenvolvimento de roteiros próprios, nacional e internacionalmente, a executiva confirma que, em termos de faturamento, o acumulado nos primeiros oito meses do ano já é 90% do registrado em todo o ano de 2019; sendo que no mês de agosto, representou o dobro do mesmo período de 2019. “Essa alta se explica, além da ampliação das vendas demonstrada pelo aumento de passageiros comercializados, pela diferença cambial que, naturalmente, elevou o tíquete médio nos roteiros internacionais”, pontua Ana. 

De acordo com Ana Santana, a boa performance está diretamente ligada tanto aos excelentes acordos, quanto ao ganho de eficiência operacional e produtividade, e se aplicam e refletem, também, em outras unidades da empresa. “Na Vital Card também temos acompanhado a ampliação da performance e, mais do que isso, uma mudança de comportamento do viajante, que passa a demandar o seguro viagem como item de primeira necessidade”, diz. 

Sobre o futuro, Ana é enfática: “se continuarmos nesta curva ascendente – e estamos trabalhando para isso –, vamos chegar em dezembro comemorando e confirmando 2022 como o melhor ano dos últimos 10 anos”, finaliza. 

Sobre a Schultz

Criada há 36 anos, a Schultz é uma das mais completas empresas turísticas do Brasil, integrada pelas operações da Vital Card (seguro-viagem e telemedicina), Schultz Vistos (vistos de turismo, estudos, trabalho e negócios), TZ Seguros (corretora de seguros para empresas de turismo), TZ System (tecnologia) e TZ Viagens (franquia de agências) e Schultz Operadora. 

Além de sua sede, está localizada em Curitiba, na capital paranaense, a empresa possui filiais e representantes nas principais cidades brasileiras, além de atendimento em Portugal. 

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Número de brasileiros morando sozinhos cresce 43,7% em uma década

Número de brasileiros morando sozinhos cresce 43,7% em uma década

Levantamento do IBGE mostra tendência de domicílios individuais; professor do UniCuritiba avalia os motivos e impactos dessa mudança nas relações de consumo

O número de domicílios com um único morador cresceu 43,7% no Brasil nos últimos anos. Em 2012 eram 7,5 milhões. Em 2021, quase 10,8 milhões, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Esse crescimento no número de residências unipessoais leva, sem dúvidas, a mudanças no perfil de consumo e nas relações de mercado, explica o doutorando em Administração e especialista em Marketing, Sérgio Czajkowski Júnior, professor do UniCuritiba – instituição que faz parte da Ânima Educação, uma das maiores organizações de ensino superior do país.

De acordo com o especialista, os dados revelam um potencial de mercado cheio de oportunidades para a indústria, atacado e varejo. “Essa mudança de comportamento que está ocorrendo na sociedade é o retrato de um quadro maior, que mostra, por exemplo, a redução da média de filhos por casal no Brasil. Estamos nos aproximando de uma média de 1,5 de filhos por casal. E isso traz uma série de impactos para a indústria. Se você tem hoje uma quantidade crescente de pessoas morando sozinhas, é preciso mudar toda uma gama de produtos para atender a necessidade desse público-alvo”, diz Sérgio, consultor nas áreas de Marketing, Vendas e Planejamento Estratégico.

O “mercado single” não deve parar de crescer, apontam estudos. Uma pesquisa realizada pela Euromonitor Internacional indica que, entre 2019 e 2030, o número de lares habitados por uma única pessoa aumentará 23,4% no mundo todo. Um público com idades diversificadas, de jovens a pessoas com mais de 65 anos.

No Brasil, a PNAD mostrou que, entre as pessoas vivendo sozinhas, os homens são maioria (56,6%). A participação das mulheres nesse tipo de arranjo domiciliar é maior no Sudeste (46,4%) e no Sul (46,5%), enquanto no Norte gira em 32,7%. O estudo do IBGE revelou ainda que, entre as mulheres deste novo arranjo domiciliar, cerca de 60% são idosas. Os homens são, em média, mais jovens.

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Copa do Mundo movimenta setor de chocolates temáticos artesanais

Copa do Mundo movimenta setor de chocolates temáticos artesanais

A proximidade da Copa do Mundo de Futebol já movimenta o comércio em todo país. De olho nessa competição, a D’Fuhrmann Chocolates quer deixar o torneio ainda mais divertido e saboroso. Por isso, elaborou uma série de guloseimas artesanais para crianças e adultos e lançou novos produtos que agradam aos paladares mais exigentes.

O pirulito bandeira do Brasil com 12g sai por R$ 6 a unidade, o pacote com 8 unidades de mini bolas de futebol ao leite sai a R$ 9 e as drágeas de banana passas 150g custam R$ 13,90.

Entre os lançamentos exclusivos edição 2022 estão a chuteira amarela com 165g que fica em R$ 32, o pinguim torcedor 130g com bombons variados a R$ 47 e o Combo Torcedor com 1 drágea de banana, 2 pirulitos da bandeira, 2 pirulitos camisa e pacote com 8 bolinhas de chocolate sai por R$ 46,50.

A previsão da empresa é ampliar as vendas de chocolates artesanais com temas que remetem à Copa do Mundo de Futebol em 20%.

Sobre

A D’Fuhrmann Chocolates é uma empresa curitibana com suas origens na tradição alemã. Está no mercado há mais de 20 anos e oferece ampla variedade de chocolates artesanais, com elevada qualidade e sabor único.

Empresa familiar, a D’Fuhrmann Chocolates tem em seu comando a empresária e chocolatièr Selma Maria Fuhrmann Dembiski e sua filha, arquiteta Ana Cecília Dembiski Erbano.

O amor e o interesse pelo fabuloso mundo do chocolate transformaram Selma em uma especialista no assunto, que sempre participa de feiras e cursos no Brasil e na Europa. Já Ana Cecília - que desde pequena interage com a produção e setor de embalagens - complementa a empresa como diretora administrativa.

Além da loja virtual, a www.dfuhrmannchocolates.com.br tem duas unidades físicas em Curitiba. A matriz e a fábrica ficam no Eixo Rodoviária-Aeroporto, no Uberaba, e a filial atende os turistas e a região no Mercado Municipal de Curitiba.

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Com faturamento 60% acima do previsto para o mês, Grand Mercure Curitiba Rayon registra melhor mês do ano  

Com faturamento 60% acima do previsto para o mês, Grand Mercure Curitiba Rayon registra melhor mês do ano

Eventos já programados para a cidade nos próximos meses ampliam ainda mais a expectativa para o último quarter do ano 

2022 começou cheio de expectativas e, logo nos primeiros meses, preocupou com a chegada da variante Ômicron, em janeiro, e, em seguida, com os possíveis impactos econômicos da invasão do território da Ucrânia pela Rússia, em fevereiro. Com isso, estratégias e investimentos recuaram, enquanto outras iniciativas foram paralisadas em vários segmentos econômicos – e não foi diferente no turismo, em geral. “A hotelaria, em particular, sofreu com os cancelamentos dos eventos B2B, com a paralisação de iniciativas de engajamento do público local e com a diminuição das viagens, quer seja de negócios, quer seja de lazer”, diz Fernando Kanbara, gerente-geral do Grand Mercure Curitiba Rayon.

O executivo reforça que “para nós, o impacto destes acontecimentos foi um balde de água fria em nosso planejamento de 2022. Mas não nos paramos e tínhamos certeza do crescimento para o ano. Seguimos nosso plano de renovação e de melhorias em nosso produto, além da capacitação em nosso time. Como resultado, ficamos mais preparados e mais fortes”, reflete. Todo o trabalho desenvolvido pela equipe do Grand Mercure Curitiba Rayon – sob o comando de Kanbara e com o apoio das equipes de gestão e técnica da Atrio Hotel Management, responsável pela administração do empreendimento – tem mostrado resultados expressivos e crescimento ao longo dos últimos meses, mas com destaque especial em agosto.

No último mês, o Grand Mercure Curitiba Rayon registrou faturamento de R$ 1,6 milhão, considerada a melhor receita do ano, com crescimento de mais de 200% em relação a agosto de 2021 e 61% acima do budget projetado para este ano.

Em taxa de ocupação, o crescimento foi de 107% e, em diária média, os números estão 9% maiores do que os verificados no mesmo período em 2021. “Ainda temos um caminho de recuperação de diária média e sabemos que a ocupação, em 2021, sofria forte impacto da instabilidade da pandemia naquele período que tinha mais restrições”, avalia o executivo.

Sem revelar detalhes e expectativas até o final do ano, Kanbara reforça sua aposta nos eventos médicos programados para os próximos meses. “O fluxo de hóspedes do chamado turismo médico já tem sido uma fatia importante na nossa ocupação. Isso se explica, além dos serviços diferenciados e qualidade do nosso produto, pela nossa localização estratégica. Temos acompanhado esse mercado com muita atenção”, diz.

Sobre o Grand Mercure Curitiba Rayon

O Grand Mercure Curitiba Rayon está localizado na Rua Visconde de Nácar, 1424, Centro, em Curitiba (PR). São 12.848 metros quadrados de construção, sendo 18 andares com 159 apartamentos. Oferece espaço fitness, sauna, spa e salas de eventos com capacidade para até 200 pessoas. Abriga dois renomados restaurantes: Hai Yo, com gastronomia asiática, e Garbo, de culinária contemporânea brasileira.  

Em julho de 2021, o empreendimento passou a ser administrado pela Atrio Hotel Management, sob a bandeira Grand Mercure, se tornando o primeiro hotel upscale de bandeira internacional administrado pela operadora hoteleira no sul do Brasil.

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