Chega da artificialidade das telas. Queremos a sinceridade dos sorrisos

Chega da artificialidade das telas. Queremos a sinceridade dos sorrisos

*Matthias Schupp

Não há nada como tempos desafiadores para nos fazer enxergar novos horizontes, ajustar a rota e trilhar caminhos desconhecidos. Ao mesmo tempo, é nessas horas que devemos valorizar detalhes cotidianos dos quais somos privados em momentos críticos. Foi assim com o tempo de pandemia. Os métodos de trabalho foram adaptados para o mundo virtual, com videoconferências e aplicativos de conversas. Porém, essa falta de contato presencial aumentou substancialmente a quantidade de reuniões virtuais. Agora, que o período crítico já passou, devemos resgatar a nossa veia criativa e valorizar os encontros presenciais, o olho no olho, o tête-à-tête. Chega da quase escravidão virtual. As telas e os fones dão lugar aos olhos e aos sorrisos.

Por um lado, as reuniões virtuais agilizam discussões e permitem maior interação com equipes que trabalham a distância. Esse é o meu caso. Faço parte de empresas ligadas a um grupo suíço e minha equipe transita entre Basel (Suíça), países da América Latina, Curitiba (PR), e ainda as mais de 15 unidades espalhadas pelo Brasil. Portanto, não deixaremos de nos conectar por videoconferência. Porém, talvez o receio da desconexão nos fez criar uma hiperconexão virtual, e nos vimos em uma escala quase interminável de encontros por aplicativos. Essa quantidade precisa ser dosada. Até porque "a diferença entre o remédio e o veneno é a dose"...

Aquele momento informal tão precioso para os insights e as relações sociais, como o cafezinho, a entrada e a saída das salas de reuniões, ou mesmo o papo ao pé da mesa, não podem ser deixados para trás. Precisamos resgatar o gosto por esses momentos, sentir nas expressões faciais as reações diante das mais diferentes situações. É o papo tranquilo sobre qualquer assunto mais informal que gera a descompressão do desafio de atingir as metas do mês na empresa. É claro que sempre mantendo a preocupação com a saúde e segurança de todos.

Da mesma forma, hoje se discute a permanência do chamado home office. Muitos se adaptaram bem a esse sistema de trabalho, outros, definitivamente, não. Estamos em um período de transição e, por isso, retirar totalmente a possibilidade de ter um dia de trabalho remoto pode ser uma medida radical. Por outro lado, também devemos avaliar a necessidade de termos a equipe toda no escritório. Precisamos nos desacostumar com a rotina de discussões a distância e resgatar o que deixamos para trás antes da pandemia. Devemos, sim, continuar utilizando ferramentas digitais de comunicação, que foram impulsionadas nos últimos dois anos de maneira positiva. Mas, respeitando o limite exigido para nossa saúde psicológica. Defendo mais possibilidades de interações, fortalecendo a veia criativa que os encontros físicos permitem. E menos esse cansaço extremo das telas com as quais nos acostumamos a viver. Com certeza, vamos substituir os avatares e fundos artificiais por abraços e sorrisos verdadeiros podendo, assim, voltar a literalmente levar o coração ao trabalho.

*Matthias Schupp é CEO da Neodent e EVP do Grupo Straumann da América Latina

Add a comment

Conheça mais sobre o 08 de julho, Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico

Conheça mais sobre o 08 de julho, Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico

O objetivo da data é chamar a atenção para a importância da produção científica e despertar os mais jovens para o gosto pela ciência

Se antes a pesquisa científica só era tratada em salas fechadas nas bolhas dos pesquisadores e entusiastas, hoje, com o devido reconhecimento por conta da pandemia, ficou clara a importância do investimento no setor para o desenvolvimento e manutenção da sociedade. No dia 08 de julho comemoramos o Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional do Pesquisador Científico no Brasil. A data homenageia a criação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), criada em 1948. O objetivo é chamar a atenção para a importância da produção científica e despertar os mais jovens para o gosto pela ciência.

“A necessidade de uma resposta rápida no combate à pandemia expôs a importância de investimentos no setor clinico-cientifico. Os tratamentos e curas para doenças, o desenvolvimento e os avanços tecnológicos, por exemplo, são frutos de estudos e pesquisas, possíveis apenas com investimentos no setor”, declara Fernando de Rezende Francisco, gerente executivo da ABRACRO (Associação Brasileira de Organizações Representativas de Pesquisa Clínica).

Embora o Brasil ocupe o nono lugar no ranking mundial de publicações cientificas e o primeiro na América Latina, muitos ainda desconhecem não somente a profissão de pesquisador, mas também sua importância para o desenvolvimento de um país.

Mas, afinal, o que significa ser pesquisador? O pesquisador é um profissional que se dedica a estudos a partir de uma metodologia, testa e comprova hipóteses para chegar a conclusões nas diversas áreas do conhecimento. É responsável por investigar fenômenos e, a partir de suas observações, produzir conhecimento para a sociedade, impulsionando o desenvolvimento de diversas áreas e instituições. “No Brasil, para ser um pesquisador, é necessário estar ligado a uma instituição científica e desenvolver uma pesquisa”, explica Rezende.

O executivo da ABRACRO explica ainda que um pesquisador não precisa, necessariamente, ser graduado em uma área de conhecimento específica, podendo, assim, iniciar sua carreira já na faculdade. O contato com o âmbito acadêmico permite que o estudante interessado em se tornar pesquisador tenha acesso à criação de ensaios através dos programas de incentivo à pesquisa ofertados pelas instituições de ensino ou pelo governo, que podem ser:

• PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica) – bolsas de estudo para qualquer área do conhecimento, como incentivo para a produção de pesquisas de jovens talentos que estão para se formar;

• PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) – Incentivo para estudantes que pretendem se desenvolver na área de docência, antecipando seu vínculo com a sala de aula;

• PIBITI (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação) – incentivo para o desenvolvimento de pesquisas no âmbito tecnológico.

Um pesquisador pode trabalhar no setor privado, em indústrias e laboratórios, por exemplo, mas, no país, é mais comum que esse profissional se torne também um docente, desenvolvendo pesquisas nas instituições de ensino, enquanto atua também como professor para cursos de graduação.

O 08 de julho é dia de comemorar a ciência e os pesquisadores científicos no Brasil, no entanto, sua função é também alertar sobre a importância do investimento no capital humano, para que a área seja sempre apoiada e palco de maiores investimentos e reconhecimentos. “O futuro depende da ciência feita no presente. A pesquisa clínica pode nos tirar de tristes cenários, descobrir curas e tratamentos, humanizar processos, precisamos acreditar cada vez mais nela”, finaliza Rezende.

Sobre a ABRACRO

A Associação Brasileira de Organizações Representativas de Pesquisa Clínica é responsável pela grande mudança na reputação dessa área tão importante para a saúde no Brasil. Há 17 anos, ela representa as ORPCs (Organizações Representativas de Pesquisa Clínica) e contribui para a melhoria dos processos e atividades do setor. Hoje, são fonte para os órgãos reguladores do setor que, pela rigidez dos processos e questões éticas, muitas vezes a consulta antes da publicação de uma nova norma. A ABRACRO também realiza eventos e workshops para aproximar o paciente e o público leigo dos profissionais da área.

Add a comment

Formato por assinatura vira alternativa para cuidar da saúde

Formato por assinatura vira alternativa para cuidar da saúde

VidaClass oferece pacotes de serviços especializados de acordo com momento da vida e atividades exercidas

Buscando oferecer os melhores serviços para o cuidado com a saúde, as empresas desenvolvem novos formatos e tentam se encaixar nos bolsos e necessidades da população. Com isso, um dos investimentos da plataforma de saúde VidaClass é o modelo de assinaturas.

Os grandes benefícios desses produtos disponibilizados pela healthtech são o custo acessível, sem cobranças pelo que o cliente não utiliza, e a assistência via telemedicina 24 horas por dia, em todos os dias da semana, com preços a partir de R$ 15,90 por mês.

Além disso, vale destacar que as condições disponibilizadas na plataforma podem ser aproveitadas de forma avulsa, bastando acessar o site e agendar diretamente o serviço escolhido.

Vitor Moura, CEO da VidaClass, faz uma ligação entre o atual momento e as movimentações no setor de saúde, reforçando a importância da acessibilidade: “A pandemia mostrou de forma aumentada muitas questões que já tínhamos normalmente. O acesso aos serviços sempre teve seus obstáculos, seja por questões financeiras, de tempo, burocracia ou praticidade. Como sempre fizemos, queremos que essa barreira seja quebrada e que uma boa qualidade de vida não seja um luxo. E, também, que os cuidados, por mais simples que pareçam, não sejam adiados ou deixados em segundo plano”.

Personalização

Com planos de saúde tradicionais caros e sistema público sobrecarregado, compreender as demandas de quem está buscando o serviço é uma das chaves para o desenvolvimento de produtos. A partir disso, a VidaClass lançou recentemente o VC Mãe, assinatura focada no cuidado de mães e mulheres.

Com ele, é possível acessar condições ainda melhores nos serviços mais utilizados por esse público, como pediatria, mamografia, produtos para bebês e ginecologista. Essas vantagens são somadas aos descontos já proporcionados nos outros produtos da VidaClass, que chegam a 80%.

Além da telemedicina ilimitada e acesso aos melhores descontos, as assinaturas mensais ainda garantem delivery de medicamentos com o VC Delivery, exames em domicílio e outras vantagens.

Sobre a empresa

Criada em 2014, a VidaClass é uma startup que promove acesso a diversos serviços na área da saúde. Entre eles, médicos, dentistas, exames de imagens e laboratoriais, consultas multiprofissionais, pacotes hospitalares, seguro de diária internação hospitalar e benefícios farmacêuticos.

Add a comment
FTcom promove ação simultânea nas capitais do Sul para lançamento do Boticário   

FTcom promove ação simultânea nas capitais do Sul para lançamento do Boticário  

FTcom promove ação simultânea nas capitais do Sul para lançamento do Boticário

Agência gaúcha realizou jantares com influenciadores nas três cidades com o tema “Segredo Vermelho”

Para lançar a nova linha Nativa Spa Morango Ruby do cliente O Boticário, a agência de comunicação corporativa gaúcha FTcom organizou de forma simultânea três jantares para influenciadores em Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba. Os eventos, que aconteceram na noite do dia 28 de junho, tinham a temática “Segredo Vermelho”, seguindo o mote da campanha do novo produto: #MeuSegredo.

Ao todo, foram 30 influenciadores ativados. Ao chegarem no jantar, cada influenciador recebeu uma máscara vermelha e foi desafiado a contar um segredo, que foi guardado em uma caixa. Durante o evento, os segredos foram revelados e cada influenciador contou um pouco mais sobre o seu mistério. Ao final do evento, todos foram presenteados com a linha completa de Nativa Spa Morango Ruby do Boticário para que se tornasse o seu novo segredo de beleza.

FTcom é responsável pelas demandas de comunicação e relacionamento do Boticário com jornalistas e influenciadores nos três estados do sul do país. A empresa começou a atender a marca em janeiro de 2021, no Rio Grande do Sul. Em outubro do mesmo ano, conquistou também o atendimento no Paraná, estado sede da marca e, em janeiro de 2022, Santa Catarina passou a integrar a carteira da FTcom.

O Boticário é a marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros*. Inaugurada em 1977, em Curitiba, hoje tem a maior rede franqueada de cosméticos do país, com 4.000 pontos de venda, em 1.750 cidades brasileiras, e mais de 900 franqueados.

Além do Boticário, a FTcom atende clientes locais e nacionais, como Tramontina, Cyrela Goldsztein, MRV, Sierra Móveis e Kempinsky Laje de Pedra.

*Kantar, LinkQ On-line, campo realizado durante o mês de Dezembro de 2021. Total Brasil, 2000 lares. 

Segredo de Morango Ruby

Para lançar a nova linha Nativa Spa Morango Ruby do cliente O Boticário, a agência de comunicação corporativa gaúcha FTcom organizou de forma simultânea três jantares para influenciadores em Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba. Os eventos, que aconteceram na noite do dia 28 de junho, tinham a temática “Segredo Vermelho”, seguindo o mote da campanha do novo produto: #MeuSegredo. Representando Caxias do Sul no evento realizado no Rio Grande do Sul estava a influenciadora Gabriela Baccin. Ao todo, 30 influenciadores estiveram presentes.

Ao chegarem no jantar, cada influenciador recebeu uma máscara vermelha e foi desafiado a contar um segredo, que foi guardado em uma caixa. Durante o evento, os segredos foram revelados e cada influenciador contou um pouco mais sobre o seu mistério. Ao final do evento, todos foram presenteados com a linha completa de Nativa Spa Morango Ruby do Boticário para que se tornasse o seu novo segredo de beleza.

Add a comment

Nildo José assina SERtão Portinari, inspirado na obra “Cangaceiro”, na CASACOR SP 2022

Nildo José assina SERtão Portinari, inspirado na obra “Cangaceiro”, na CASACOR SP 2022

O ambiente explorou um olhar otimista para a região sertaneja e uma paleta de tons alegre que ganham alma nas mãos do arquiteto

Um dos principais expoentes da nova arquitetura brasileira, Nildo José participa pela quinta vez da CASACOR São Paulo, desta vez com um ambiente assinado especialmente para a marca Portinari. A mostra este ano celebra 35 anos de existência e para comemorar, aterrissa no coração de São Paulo: o Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, um dos mais importantes marcos arquitetônicos da cidade, entre 5 de julho e 11 de setembro sob o tema “Infinito Particular". No projeto, o arquiteto assina o espaço “Sertão Portinari”, que teve como principal inspiração a obra “Cangaceiro”, do maior artista plástico brasileiro Candido Portinari, para a marca que conta com o nome inspirado no do artista. O ambiente para a mostra de decoração na edição 2022, também faz um resgate às origens de Nildo.

Nildo mais uma vez planeja fazer história, com a sensibilidade e atenção excepcional aos mínimos detalhes de um projeto marcante, o arquiteto explorou os elementos mais valorizados do sertão como o céu, a chuva e a fé para dar vida ao ambiente de 250m². “Sempre achamos que o sertão é sobre a terra, sobre a seca. Quando na verdade, é sobre o CÉU, sobre a CHUVA que está por vir e sobre a FÉ. É para o céu que olhamos quando acordamos ali”, completa o profissional que traz uma visão otimista para o sertão.

Logo na entrada no Sertão Portinari, os visitantes passarão por um pórtico revestido com a lastra Grand Metal. Uma escolha imponente para adentrar no espaço que valoriza os tons terrosos. A escolha das cores foi inspirada em uma paleta de tons própria presente nas obras do maior artista plástico brasileiro. A chegada apresenta rusticidade, elegância e encantamento. Um elemento reflete o ar da região sertaneja, com um grande Mandacarú que dá as boas-vindas.

Sob uma iluminação intimista que acolhe, o piso de todo o espaço é revestido com a coleção Boulevard e confere ao chão um aspecto de terra batida. Nesta paleta de cores predominantemente em tons terrosos, o monocromático é quebrado com um toque de alegria no azul do porcelanato Acqua, que representa o céu e a água. É na promessa das chuvas que se cristaliza a fé do sertanejo. Viver a arte de viver a vida é ir além do óbvio, é enxergar com sensibilidade a beleza nos detalhes. Um olhar para a arte no dia a dia e, até mesmo, um sertão colorido e cheio de vida.

O projeto poetizado por Nildo José, traz ambientes integrados e fluidos, tendo como conceito principal a brasilidade. Com um olhar para interiores acolhedores, com menos itens e uma estética suave e fluída, é possível encontrar o equilíbrio entre as formas orgânicas e linhas retas.

Um brise formado pelos bricks Senses Decor, contorna todo o ambiente, e faz referência ao sistema construtivo da taipa: o uso do barro e da madeira criando paredes. Essa relação cria um efeito inusitado entre a rusticidade do Sertão e a elegância da proposta inovadora na disposição do porcelanato. Ainda valorizando a versatilidade dos porcelanatos da Portinari, a mesa do home office e a bancada da cozinha, exploram a grandeza da lastra Gran Metal. Com marcenaria da Ornare, a bancada central com detalhes em palha serve de estação para cozinhar e, ao mesmo tempo, compartilhar bons momentos.

No centro do espaço há uma ilha circular que divide as funções da casa, onde de um lado se encontra um bar e uma lareira, formando um lounge, e do outro, uma parte da estrutura serve para a sala de banho. O minimalismo presente nesta relação entre o interior e o exterior, revela um lado profundamente artístico e moderno e outro que não abre mão da funcionalidade e da elegância. A sala de banho conta com vidros e um espelho da Silvestre Vidros, e que faz conexão com o quarto. Nele, a Cama Dobra, da Wentz Design, formam um espaço de conforto e relaxamento.

O ambiente é composto por living, lounge, cozinha, sala de jantar e suíte máster com home office. Na cozinha e área de banho, destaque para louças e metais Deca. No teto e paredes, Nildo usou revestimentos Duratex no padrão Nogueira Venêto, um redesign das clássicas nogueiras italianas, que harmoniza a tradição e o contemporâneo.

Na área social, a sala de jantar e o espaço gourmet evidenciam uma mesa retangular, produzida pela Sandra Ortho Esculturas, com design especial do arquiteto para a CASACOR e cadeiras Bambolê, da +55 Design, completam a produção. No teto do living, uma grande luminária garante um ar mais despojado para o ambiente que também ganhou o imponente Sofá Abapo, de Roberta Banqueri.

O espaço conta com curadoria de mobiliário que permeia entre designers consagrados e novos como, por exemplo, as Poltronas Paraty, assinada por Sério Rodrigues; Poltrona Kanga, de Ricardo Van Steen; poltronas Ondine, por Jorge Zalszupin; Poltrona Cordial, por Victor Vasconcelos; Poltronas MP97, por Percival Lafer; entre muitos outros já citados.

A tecnologia também está presente na instalação. Durante toda a mostra, projetores trazem imagens reais de terra rachada, e sons da água da chuva corrente e crianças correndo pelas poças, vivendo essa atmosfera de pureza e alegria. A trilha sonora também ambienta a aura do sertão, com referências às rezadeiras, sanfonas e outros elementos mágicos da região.

Para finalizar, a obra de arte central do espaço é denominada de “Os Brasileiros’’, do artista Juraci Dórea. Escultor, pintor, desenhista, fotógrafo, programador visual, ele trabalhou em Feira de Santana e fez com que, gradualmente, sua obra convergisse linguagens visuais contemporâneas com raízes e tradições sertanejas.

CASACOR São Paulo 2022

Data: 05 de julho a 11 de setembro de 2022

Local: Conjunto Nacional – Av. Paulista, 2073 – Cerqueira César Mais Informações: www.casacor.com

Facebook: www.facebook.com/casacoroficial 

Instagram: @casacor_oficial 

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos