Mercado Municipal de Curitiba promove Semana dos Orgânicos

Mercado Municipal de Curitiba promove Semana dos Orgânicos

Setor é o primeiro do Brasil dedicado a produtos sem agrotóxicos e terá muitas ofertas de 24 a 29 de maio

O Mercado Municipal de Curitiba promove de 24 a 29 de maio a Semana dos Orgânicos com o principal objetivo de difundir os produtos orgânicos e seus benefícios nutricionais, ambientais e sociais. Durante a ação, haverá muitas ofertas e ações desenvolvidas dentro das lojas do setor.

Um dos principais objetivos da iniciativa é informar ao consumidor como reconhecer o produto orgânico nos locais de comercialização e estimular que ele participe como agente no controle da qualidade orgânica, despertando para uma causa que ganha adeptos a cada dia e movimenta diversos seguimentos da economia.

Para Cleverson Augusto Schilipacke, presidente da Associação dos Comerciantes Estabelecidos no Mercado Municipal de Curitiba (Ascesme), fortalecer o produtor orgânico é uma das missões do Mercado Municipal de Curitiba. “Nosso setor de orgânicos é um marco no Brasil, o primeiro dentro de um mercado municipal no país com a finalidade de difundir o alimento natural e sem veneno”, explica o presidente.

“É de muita relevância o curitibano poder nos visitar e ter um espaço inteiro que oferece produtos orgânicos, com uma vasta opção para escolha. Eles ganharam uma aproximação maior com seus consumidores, entendendo suas necessidades. Com isso, o setor de orgânicos como um todo cresceu e continua crescendo”, completa Schilipacke.

A data foi criada há 15 anos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que hoje contabiliza mais de 25 mil produtores de alimentos orgânicos no Brasil. Desde 2020, o Cadastro Nacional de Produtores deste segmento cresceu mais de 10% e o evento celebra essa expansão.

O primeiro do Brasil

O setor de orgânicos foi inaugurado em fevereiro de 2009 com 14 lojas pioneiras no segmento de orgânicos. Foi o primeiro espaço totalmente dedicado à comercialização de orgânicos dentro de um mercado público e vai muito além de verduras e frutas.

Além dos hortifrútis, há carnes, leite, roupas e até cosméticos sem o uso de agrotóxicos. Eles se destacam pela sustentabilidade, rastreabilidade e segurança, como os precursores Restaurante Ohana, o primeiro 100% orgânico do Brasil; o Açougue Taurino´s, o primeiro 100% orgânico da América Latina; e a Cativa Natureza, rede pioneira de cosméticos orgânicos; assim como os alimentos direto do produtor nas bancas de hortifrútis.

Aula Show

Na programação da Semana dos Orgânicos tem aula show gratuita no dia 28 de maio com a chef Iracema Bertoco, especializada em cozinha funcional e sustentável.

Serviço:

Semana dos Orgânicos

Mercado Municipal

Data: 24 a 29 de maio

Horário: das 8 às 18 horas

Local: Avenida Sete de Setembro, 1865, Curitiba / PR

(41) 3363-3764

(41) 98534-9852

www.mercadomuncipaldecuritiba.com.br 

Facebook/ Instagram: @mercadomunicipaldecuritiba

Add a comment

Clarice Lispector ganha homenagens em Curitiba

Clarice Lispector ganha homenagens em Curitiba

Ao todo, 400 ações serão realizadas em 2022 para homenagear a escritora brasileira mais traduzida no mundo

O centenário de nascimento de Clarice Lispector [10 de dezembro de 2020] coincidiu com a pandemia. Por isso, muitos eventos comemorativos precisaram ser remarcados ou cancelados. Agora, professores, estudantes e fãs de literatura podem celebrar a vida e a obra dessa consagrada escritora – que é a brasileira mais traduzida no mundo.

Até dezembro deste ano, o projeto Viva Clarice! realiza diversas atividades culturais gratuitas em escolas municipais, colégios estaduais e bibliotecas de Curitiba. Desde março, já foram realizadas 250 rodas de leitura na rede pública de ensino da capital paranaense, com aproximadamente 7 mil participantes.

Professores e diretores interessados podem solicitar as ações em suas escolas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e ver todas as informações no site www.producoesdopinguim.com Em breve, outras atividades presenciais serão realizadas e abertas ao público em geral, na Casa de Leitura Wilson Bueno, também com acesso gratuito.

“O projeto Viva Clarice! terá 400 ações literárias que envolvem contos, romances, crônicas e literatura infantil. Também vai abordar a produção da escritora na área de artes visuais e as adaptações de suas obras para o cinema”, explica o coordenador do projeto, Rodrigo Hayalla.

Clarice em números

Clarice Lispector é a escritora brasileira mais traduzida no mundo. Até agora, segundo levantamento da UNESCO de 2012, foram 113 traduções. Do mandarim ao croata, do norueguês ao russo, do turco ao hebraico, Clarice já foi publicada em 40 países: os mais recentes são Macedônia, Hungria, Sérvia e Eslováquia.

Entre os autores de língua portuguesa com mais títulos traduzidos, é a única mulher num ranking só de homens como José Saramago (534), Jorge Amado (421) e Fernando Pessoa (374). Clarice ocupa a nona posição, à frente de Machado de Assis (97). Com 1.098 traduções, Paulo Coelho é o primeiro colocado.

“Clarice aborda a essência das questões humanas. Sua obra continua moderna e atual. Por isso, é considerada uma das escritoras brasileiras mais importantes do século XX”, ressalta Hayalla.

Oficinas

O projeto Viva Clarice! também engloba cinco oficinas de mediação literária que serão ministradas pela mediadora de leitura e escritora Lilyan de Souza.

As ações vão acontecer nos dias 23 e 30 de maio no Colégio Estadual Paulo Leminski (bairro Tarumã), dias 24 e 25 de maio no Colégio Estadual Benedicto João Cordeiro (bairro Sítio Cercado) e no dia 27 de maio no Farol do Saber Gibran Khalil Gibran (bairro Centro Cívico).

A intenção é formar novos mediadores - sobretudo professores da rede pública municipal e estadual que desejam conhecer as múltiplas possibilidades de trabalho com textos de Clarice Lispector em sala de aula, atividades extracurriculares, bibliotecas e outros espaços.

“Vamos promover uma intensa reflexão teórica sobre as questões relacionadas ao incentivo à leitura e ao letramento literário, bem como a abordagem teórica e prática de alguns dos inúmeros aspectos relevantes a serem explorados no contato com as obras de Clarice. Esse trabalho tem como eixo a pronta constatação do quanto os professores são essenciais nos processos de incentivo à leitura e de divulgação das obras literárias brasileiras”, destaca Lilyan de Souza.

Semana de palestras

Entre os dias 12 a 15 de dezembro, acontece na Biblioteca Pública do Paraná, a Semana Clarice Lispector e Seu Centenário. O objetivo dessa atividade é contemplar o público que já tem uma relação com a obra da escritora, promover uma discussão mais teórica e crítica com especialistas do assunto reconhecidos no Brasil e no exterior.

A organização também vai comprar livros da Clarice Lispector, que serão utilizados durante o projeto. Ao final, as obras serão doadas para o acervo das Casas de Leitura da Fundação Cultural de Curitiba.

O projeto Viva Clarice! é realizado com os recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura, Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba. A organização é da Pinguim Produções, com apoio do Colégio Positivo.

Serviço:

O que: projeto Viva Clarice! em comemoração ao centenário de nascimento de Clarice Lispector

Quando: Até 15 de dezembro de 2022

O que será feito: 400 ações literárias voltadas a estudantes, professores e a comunidade

Onde: Em escolas municipais, colégios estaduais e bibliotecas de Curitiba

Como participar: Professores e diretores interessados podem solicitar as ações em suas escolas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e ver todas as informações no site www.producoesdopinguim.com 

Quanto: Gratuito 

Add a comment

O poder do hábito positivo

O poder do hábito positivo

*Por Edna Vasselo Goldoni

O hábito é algo poderoso e que sem dúvida nos auxilia a conquistar os nossos objetivos. E tenho alguns que trago comigo desde a minha infância, adquiridos da minha educação e da minha cultura familiar, a qual tanto me orgulho.

Sendo a família a estrutura social básica e o primeiro núcleo da construção de nossos hábitos e na construção do nosso aprendizado, penso que é relevante refletirmos como os hábitos da família podem interferir em nossos saberes, até porque são essas primeiras pessoas que temos contato logo nos primeiros anos de vida e que são indispensáveis para a construção de um indivíduo.

E hoje, quando faço uma análise dos meus hábitos positivos diários, lembro muito de quantos deles aprendi com minha mãe. Separei alguns:

1. Acordar sempre cedo e motivado a iniciar o dia: ela tinha o hábito de nos acordar com flores, colhidas em seu jardim.

2. Estabelecer uma rotina de trabalho diário para suas seis filhas, cada uma tinha sua tarefa e não podíamos deixar de cumpri-las, como por exemplo: lavar roupa (não tínhamos máquina de lavar), limpar a casa (não tínhamos empregada), cozinhar e fazer horta.

3. Almoço em família: era um hábito esperarmos meu pai chegar para ela servir o almoço com todos ao redor da mesa. Esse momento era muito especial para todos nós.

4. Cultivar flores: ela cultivava o nosso jardim sempre florido e nos ensinou a manter nossa casa sempre com flores.

5. Tratar todas as pessoas de forma igual: lembro com carinho quando ela pedia para servirmos um café para as pessoas que limpavam a frente da nossa casa.

6. Usar um batom vermelho: ela sempre dizia que a mulher era uma flor e por onde passasse tinha que espalhar beleza e um perfume no ar. Uso até hoje meu batom vermelho.

7. Ser amiga de todas as mulheres: com ela aprendi verdadeiramente o sentido da sororidade.

8. Estudar diariamente: ela aprendeu a ler e escrever na fase adulta, pois não teve acesso a escola na sua infância e sempre nos cobrou levar a frente nossos estudos e com isso ela realizou seu sonho de ver todas as suas filhas formadas em curso superior.

9. Exercício da Gratidão: sempre nos ensinou a agradecer a todos as pessoas que nos ajudavam, ela sempre preparava os buquês de flores para entregarmos aos nossos professores.

Hoje, coloquei mais um hábito na minha vida, que é o de cultivar rosas no sítio onde ela mora, para poder fazer uma homenagem a ela com toda minha gratidão e orgulho por ser filha de uma mulher inspiradora como ela.

*Edna Vasselo Goldoni é fundadora e presidente do Instituto Vasselo Goldoni, CEO da Vasselo Goldoni Desenvolvimento, HR Influencer 2021 –1º lugar no Brasil; membro honorário e vitalício da All Ladies League Global Network (Soul Sister), única mulher indicada ao Prêmio TOP OF MIND Profissional de Vendas, sendo finalista em três Edições; representou o Brasil no Congresso Mundial da ONU Mulheres em 2016.

Sobre o Instituto Vasselo Goldoni

O IVG – Instituto Vasselo Goldoni é uma instituição que promove programas de ação social, fundado em 7 de novembro de 2017 e tem como missão incentivar e difundir a equidade de gênero, a sororidade, a reintegração e o respeito à diversidade, cultivando e desenvolvendo em suas ações, os valores da autoconfiança, da resiliência e da superação para motivar mulheres e homens a serem protagonistas de histórias inspiradas nos mais nobres e elevados ideais e, juntos, construírem uma sociedade em que prevaleçam a justiça, a paz e o progresso para todos.

Add a comment

Autobunkers apresenta blindagem veicular mais leve do mercado

Autobunkers apresenta blindagem veicular mais leve do mercado

Aramid Gold reveste parte opaca com manta e traz vidros que não delaminam

Um dos principais entraves na decisão de blindar um veículo sempre foi o peso acrescido ao automóvel depois que o serviço é finalizado. E é justamente neste ponto que a Autobunkers, referência nacional em blindagem automotiva, com mais de 20 anos de experiência, chega com uma novidade que derruba esse tabu: Aramid Gold ou, pura e simplesmente, a blindagem sem uso de aço. Trata-se da blindagem veicular mais leve do mercado.

O desenvolvimento de novas tecnologias na constituição do fio de aramida possibilitou uma grande redução no peso total de um veículo blindado. A forma tradicional exige, por segurança, que parte da lataria do blindado seja revestida com aço balístico 304. São as colunas, as caixas de maçaneta, as persianas de ventilação e outras regiões do veículo, cuja área a ser coberta não ultrapassa 20 cm x 20 cm. “Agora, com a nova tecnologia, toda a parte opaca, ou seja, a lataria do veículo será revestida em manta”, revela Olavo Ehmke, sócio-diretor do grupo empresarial Autobunkers Defense.

Com a adoção da Aramid Gold, a tampa do porta-malas de um carro sedã pode ficar até 19kg mais leve e as portas com até 6kg a menos cada. “Agora nós temos a Yellowgard, uma manta aramida produzida em Kevlar®, que oferece resistência balística superior, o que nos possibilitou fazer essa substituição do aço”, justifica.

Entre as vantagens oferecidas pela Aramid Gold, Ehmke destaca a redução do peso total do carro, melhoria da dirigibilidade, estabilidade, frenagem, velocidade, consumo de combustível, diminuição dos ruídos internos devido à torção da carroceria, entre inúmeros outros benefícios.

Blindagem de vidros

Para contribuir na redução do peso total agregado ao veículo blindado, a Autobunkers Defense oferece os vidros Ballistic Pro, mais finos, de peso reduzido e de qualidade perene. Os novos vidros possuem a tecnologia Du Pont SentryGlas de melhor transparência e qualidade ótica, filtram com proteção UV de 98%, além de ser um produto que não delamina quando exposto a altas temperaturas.

Os vidros Ballistic Pro trazem para o mercado o conceito de peso específico, oriundo da física e da engenharia, que trabalha com a medida de kg/m². Para um melhor entendimento, Ehmke compara as áreas envidraçadas dos SUV VW T-Cross e BMW X5. “Um vidro de porta de uma X5 tem 0,612m² de área enquanto o T-Cross mede 0,43m². Entretanto, o peso específico de ambos é o mesmo, de 33kg/m²”, detalha.

Ehmke acredita que os vidros Ballistic Pro devem agradar principalmente aos proprietários de carros com teto solar panorâmico ou de vidro inteiriço. “Com a blindagem mais leve, eleva-se menos o centro de gravidade do carro e isso traz uma dirigibilidade melhor”, finaliza.

Sobre o Grupo Autobunkers

O grupo empresarial Autobunkers Defense se tornou referência no mercado nacional de blindagem automotiva. Com mais de 15 mil veículos blindados comercializados, 7 mil blindagens executadas e 20 anos de experiência no mercado, a Autobunkers Defense possui todos os certificados exigidos pelo Exército Brasileiro, já que a blindagem veicular é controlada pelo Exército e recebe o mesmo tratamento dos demais produtos controlados, como explosivos, armas, munições e materiais balísticos.

A empresa também assegura a garantia dos veículos zero quilômetro em que executa as blindagens tendo as certificações necessárias dentro dos padrões exigidos pelas principais montadoras e importadoras instaladas no Brasil, é certificada ISO 9001 e é associada à ABRABLIN - Associação Brasileira de Blindagem.

A Autobunkers Defense oferece uma estrutura completa, atendendo às necessidades de seus clientes na comercialização de blindagem e veículos blindados com qualidade, segurança e agilidade. Uma equipe de profissionais experientes e qualificados permite oferecer atendimento personalizado e atenção especial a cada processo. Para mais informações, acesse http://www.defenseblindagem.com/

Add a comment

Santander lança helps - a assistência que pode ser usada como o cliente quiser

Santander lança helps - a assistência que pode ser usada como o cliente quiser

Serviços de emergência e conveniência podem ser prestados inclusive a outras pessoas, a pedido do contratante

O Santander é o mais novo player do setor de assistências 24 horas. O Banco lança nesta semana o helpS, uma plataforma de soluções para diferentes tipos de emergência do dia a dia de pessoas físicas. São, no total, oito novos produtos destinados a quatro segmentos: automóvel, casa, bike e pet. A ideia é ofertar serviços complementares aos já oferecidos pelas apólices de seguro, a partir de um modelo inédito no mercado brasileiro: o contrato fica atrelado ao CPF do correntista, mas o serviço pode ser prestado a qualquer pessoa que o contratante desejar. Ou seja, cabe ao cliente decidir como usar os serviços.

O conceito de flexibilidade, uma inovação do Santander no mercado de assistências, garante que o cliente utilize os benefícios mesmo para questões envolvendo bens de terceiros, como uma casa alugada para veraneio, o cãozinho de um parente, o carro do motorista de aplicativo, em caso de pane durante o trajeto, ou até mesmo a residência de um amigo ou familiar.

Disponível inicialmente para correntistas do Santander, o helpS vai além da solução de incidentes e oferece também serviços de conveniência, como check-up de bicicletas, ou transporte de um animal de estimação para consulta no veterinário. Ainda para o segmento pet, o produto permite que o cliente faça parte de um clube de benefícios que dá acesso a uma plataforma para compra de diversos itens de varejistas parceiros: ração, medicamentos e acessórios para cães e gatos.

Segundo Marcelo Cavalcante, superintendente executivo do Santander e responsável pelo helpS, um dos focos da estratégia do Banco é a facilidade de acesso a serviços que antes estavam condicionados apenas às apólices de seguros. “Com o helpS estamos ampliando o portfólio de soluções ao cliente e, ao mesmo tempo, dando uma resposta à demanda por serviços de assistência que cresceu consideravelmente durante a pandemia, como resultado do tempo maior que as pessoas passam em casa”, avalia o executivo.

A contratação do helpS já está disponível para correntistas no aplicativo do Banco. Os planos anuais chegam ao consumidor à partir de R$ 19,90 por mês, com renovação automática. A cobrança é feita por débito em conta e o contrato dá direito a três utilizações no intervalo de 12 meses por pacote, desde que respeitando um intervalo mínimo de 30 dias entre cada uso.

Mais informações em www.santander.com.br/helps

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos