Maioria dos brasileiros são flexitarianos, aponta pesquisa  

Maioria dos brasileiros são flexitarianos, aponta pesquisa

Embora o termo siga relativamente desconhecido, a maior parte da população adota um cardápio semanal com enfoque principal em vegetais 

Nos últimos anos, grande parcela da população tem prestado cada vez mais atenção nas consequências de seu consumo. Seja através da adoção de marcas eco-friendly ou de mudanças em nosso estilo de vida, ficou finalmente claro que as ações individuais têm um impacto coletivo na sociedade e no planeta.

Um dado interessante que demonstra esta mudança é o crescimento no número de pessoas que se consideram “flexitarianos”. Este termo denota um segmento da população que, embora não elimine completamente a ingestão de produtos de origem animal, tem uma dieta composta majoritariamente por alimentos de origem vegetal. Segundo uma pesquisa do Ibope encomendada pela Archer Daniels Midland, 52% dos consumidores brasileiros se consideram flexitarianos.

Quando levamos em conta o impacto ambiental do setor de agropecuária, responsável por cerca de 31% do total das emissões de gases do efeito estufa, a diminuição no consumo de proteína de origem animal pode ter um impacto profundamente positivo no planeta. O mercado de alimentos está atento a estas mudanças; espera-se que o setor de proteínas à base de plantas alcance o valor de R$ 11,33 bilhões em 2027. 

Produtos com sabor e textura, só que plant-based

De olho na mudança dos hábitos alimentares, empresas estão se movimentando para atender o consumidor que exige uma experiência sensorial similar aos produtos de origem animal, além da presença de nutrientes essenciais para a manutenção do organismo. A Positive Brands, uma plataforma de marcas que tem como diretriz a autenticidade e o impacto positivo não somente nas pessoas, mas também no planeta tem como uma das suas marcas a Foodtech Possible®, que produz e comercializa bebidas de origem vegetal dentro da categoria plant-based.

A ideia do negócio surgiu através dos sócios Rodrigo e Felipe Carvalho, que de olho no crescimento do mercado global de alimentos e bebidas à base de vegetais, identificou a necessidade de lançar um leite ligeiramente mais democrático para atrair novos consumidores por meio do preço.

"Estamos propondo algo novo que pode ser incluído no café da manhã de muitos brasileiros. Queremos que mais pessoas consigam fazer substituições de produtos de origem animal para o vegetal, sem pesar tanto no bolso", explica Rodrigo Carvalho.

São dois sabores disponíveis. A versão Original, feita com água, açúcar demerara orgânico, castanha de caju orgânica, carbonato de cálcio, sal marinho, espessante goma guar e aromas naturais; e Chocolate, elaborado com água, açúcar demerara orgânico, castanha de caju orgânica, cacau, carbonato de cálcio, sal marinho, espessante goma guar e aromas naturais. Ambos são livres de glúten, além de serem fortificados com cálcio para atender as demandas nutricionais de quem sabe da necessidade de ter o nutriente na alimentação para a manutenção da saúde.

“O nosso maior público hoje é de flexitarianos. Ou seja, as pessoas que estão fazendo mudanças pontuais no consumo são as mesmas que querem diminuir o seu impacto no planeta garantindo um futuro mais susténtal”, finaliza Rodrigo.

Comentando do ponto de vista nutricional, hoje é perfeitamente possível manter uma dieta saudável e balanceada sem o consumo de proteínas de origem animal. Com o auxílio de um profissional de nutrição é possível fazer adaptações de forma adequada para cada necessidade. A inclusão de leguminosas como grão de bico, ervilha, feijões, vegetais de folhagem escura e oleaginosas como castanha de caju e nozes estão entre as principais recomendações dentro do consultório.

Muitos desses alimentos além de serem consumidos in natura também são base para a criação de produtos que incluem hambúrgueres, snacks e outras delícias. Ou seja, nada de monotonia nesse cardápio.

Sobre Positive Brands

A Positive Brands é uma plataforma de marcas com propósito, ou seja, buscamos atingir lucros e ser referência em nossos nichos de mercado, que mantêm um forte compromisso de preservação do bem estar do planeta. Estamos alinhados com as novas maneiras de produção e somos convictos de que é possível crescer e se destacar sendo responsáveis, conscientes e comprometidos para diminuir ao máximo os danos causados na produção de nossos produtos. Acreditamos que empresas podem crescer com responsabilidade e ética, prezando pela sustentabilidade, pela valorização dos seus colaboradores e do meio ambiente, gerando um ciclo virtuoso de impacto positivo no mundo. Temos em nosso DNA o compromisso de levar ao consumidor produtos naturais, sem aditivos ou conservantes, e trabalhamos para reduzir ao máximo nossas emissões de carbono e lixo.

Add a comment

Primeira etapa do projeto Sesc Mulheres 2022 recebe Eliana Brasil e Tulipa Ruiz  

Primeira etapa do projeto Sesc Mulheres 2022 recebe Eliana Brasil e Tulipa Ruiz

Sesc Mulheres 2022 terá cinco encontros presenciais no Teatro do Sesc da Esquina

Para marcar o Dia Internacional da Mulher e debater sobre a condição feminina e suas demandas, o Sesc Paraná realiza no dia 8 de março, a partir das 19h30, o primeiro encontro presencial, gratuito e com vagas limitadas do projeto Sesc Mulheres em 2022.

A vencedora do Grammy latino, cantora, compositora, ilustradora e estilista, Tulipa Ruiz, e a artista visual do Coletivo Ero Ere Mulheres Artistas, Eliana Brasil, debatem o “Fazer manual: artes visuais como linguagem e expressão poética”.

De acordo com os organizadores do projeto, a proposta do Sesc Mulheres é proporcionar um espaço para a conversa, o debate, instigando os interlocutores nos temas de interesse do universo feminino e sua relação com a cultura. “O mundo contemporâneo tem exigido cada vez mais respostas e articulações em torno de temas e problemáticas que envolvem todo o espectro da vida em sociedade. Esta será uma oportunidade para visibilizar debates importantes no campo da cultura a partir do olhar de mulheres que trabalham e vivem o setor cultural no Brasil”, destacam.

Durante o ano de 2022 serão promovidas outras quatro etapas do projeto Sesc Mulheres. Toda a programação, pré-inscrição e informações complementares podem ser acessadas no site https://www.sescpr.com.br/atividade/sesc-mulheres-fazer-manual-artes-visuais-como-linguagem-e-expressao-poetica-08-03-2022-1930/.

Convidadas

Tulipa Ruiz, vencedora do Grammy Latino, santista de nascimento e mineira de criação, é cantora e ilustradora. Formada em Comunicação em Multimeios pela PUC-SP, a artista tem músicas incluídas em filmes, novelas e games e costuma se apresentar em teatros e festivais do mundo todo, como Rock in Rio e Montreux Jazz Festival. Seu trabalho, além de receber o acolhimento do público, é respeitado pela crítica especializada com destaque em publicações como os jornais britânicos The Guardian e The Independent. Em 2020, realizou turnê pela China, pelo projeto China Tropical. Uma de suas primeiras músicas, Efêmera, foi trilha sonora do game Fifa e uma das mais recentes, Banho, foi gravada por Elza Soares. Como ilustradora, Tulipa faz capas de discos, livros e colaborou com o jornal Le Monde Diplomatique Brasilil. É sócia da Brocal Agência Cultural que engloba uma editora, um estúdio, uma produtora de música e uma marca de roupas e produtos criativos criada por Tulipa. Atualmente, a artista prepara a gravação de seu quinto álbum. Sua primeira coleção como estilista, chamada “Aconteceu de Caber”, foi lançada na Casa de Criadores 2021, um dos maiores eventos de moda autoral da América Latina.

Eliana Brasil é artista visual graduada em Artes Visuais pela UFPR (2019). Integra o Coletivo Ero Ere Mulheres Artistas, junto de outras artistas negras em Curitiba. Apresenta em seus trabalhos questões pertinentes à memória, afetividade e pertencimento, sua poética também aborda a autoafirmação e a construção de identidade da mulher preta. A artista se expressa por meio da performance, pintura e de instalações têxteis, pensando nas possibilidades de intersecção da arte têxtil com as linguagens da pintura e escultura. Ativista da identidade racial e pertencimento da população negra, integra desde 2016 a Rede de Mulheres Negras do Paraná (RMN-PR). Em 2018, iniciou pesquisa sobre a presença de artistas mulheres negras em Curitiba, que culminou na formação do Coletivo “Ero Ere Mulheres Artistas”. No mesmo ano, integrou mostras no Museu Paranaense, SEED e Museu do Saneamento – Sanepar. No ano de 2019, foi proponente e integrante da mostra coletiva “Ero Ere: negras conexões” no Museu de Arte Contemporânea do Paraná – MAC/PR. Participou ainda como performer no 1° “Simpósio Internacional de Performance Arte” em Curitiba, com a apresentação da Performance “Carne Nobre”, da mostra coletiva “Estratégias do Feminino”, no Farol Santander em Porto Alegre e da mostra coletiva “Linha Preta” no espaço de arte Inter Americano.

Serviço:

Sesc Mulheres 2022 - 1ª etapa

Convidadas: Tulipa Ruiz e Eliana Brasil

Quando: 8 de março, às 19h30

Local: Teatro do Sesc da Esquina - Rua Visconde do Rio Branco, 969

Ingressos: gratuitos Pré-inscrição pelo www.sescpr.com.br ou uma hora antes do encontro, na bilheteria do teatro.

Add a comment

Março Lilás: na maioria dos casos, câncer de colo uterino pode ser evitado

Março Lilás: na maioria dos casos, câncer de colo uterino pode ser evitado

Campanha busca conscientizar a população feminina sobre a importância da prevenção

Terceiro tumor maligno mais frequente em mulheres, o câncer de colo uterino tem medidas de prevenção acessíveis e muito eficazes. O mês de março foi o escolhido para simbolizar a importância dessa conscientização e chamar atenção para que esses cuidados se tornem mais presentes.
Entre as principais medidas de rotina para ajudar a prevenir este tipo de câncer estão a vacinação contra o HPV, capaz de evitar até 70% desses tumores, o uso de preservativos nas relações sexuais e a realização de exames periódicos, como o Papanicolau.

“Datas simbólicas para conscientizar a população em relação a questões de saúde têm grande importância para popularizar os temas. Falar em ‘Março Lilás’ proporciona uma entrada muito maior nos grupos sociais do que falar em câncer de colo uterino, por exemplo. A partir disso, as pessoas descobrem que determinados procedimentos são simples, que muitas formas de prevenção são plenamente acessíveis e que inserir certos cuidados em sua rotina pode ter uma importância enorme. Por isso, “adaptar” a comunicação desses assuntos sempre será uma boa ideia”, diz Vitor Moura, CEO da plataforma de saúde VidaClass.

A healthtech traz em suas assinaturas diversos serviços de prevenção e cuidado rotineiro. Focando no tema do Março Lilás, a VidaClass tem o seguro Bem Estar, que oferece diversas comodidades para o cotidiano, como envio de produtos para a mãe e o bebê por meio da assistência natalidade e a disponibilização de profissionais de educação com a assistência educacional. Principalmente voltado para o público feminimo, o pacote ainda oferece auxílio em hipóteses de diagnóstico oncológico em mulheres. Aqui é possível conhecer mais sobre o pacote.

Sobre a empresa - Criada em 2014, a VidaClass é uma startup que promove acesso a diversos serviços na área da saúde. Entre eles, médicos, dentistas, exames de imagens e laboratoriais, consultas multiprofissionais, pacotes hospitalares, seguro de diária internação hospitalar e benefícios farmacêuticos.

Add a comment

Contagem de passos: qual o número ideal para manter a saúde?  

Contagem de passos: qual o número ideal para manter a saúde?

Embora equipamentos sejam úteis, é preciso fazer acompanhamento profissional para garantir segurança e qualidade de vida

Um, dois, três, dez mil. Na telinha do relógio ou do celular, a contagem progressiva vai mostrando quantos passos você deu para ir ao mercado, à padaria ou na caminhada no fim do dia. É uma forma de controlar sua atividade física, claro, mas, afinal, quantos passos é preciso dar por dia para se manter saudável?

Os smartwatches viraram febre no Brasil ao longo dos últimos anos. De acordo com levantamento feito pela Counterpoint Research, só em 2021, esse mercado cresceu 35%. Desenvolvidos pelas grandes empresas de tecnologia do mundo, como Apple, Samsung e Huawei, os aparelhos se tornam cada vez mais tecnológicos e precisos - e começam a fazer parte da rotina de cuidados com a saúde.

Para o doutor em Ciências da Saúde e coordenador do curso de Educação Física da Universidade Positivo, Zair Cândido de Oliveira Netto, essa é uma forma prática de monitorar o nível de atividade física diária e, até mesmo, de respeitar os próprios limites, desde que haja um acompanhamento feito por profissionais. “É importante consultar um cardiologista, principalmente se a pessoa é sedentária, está acima do peso ou tem uma dieta desregulada, com muito carboidrato, muita gordura ou consumo excessivo de álcool”, explica.

O cardiologista pode, junto do paciente, calcular os limites apropriados de atividade física para cada caso - e o smartwatch ajuda a se manter dentro desses limites. “Do contrário, quando você acelera os batimentos cardíacos e aumenta a pressão arterial - o que acontece durante os exercícios - há o risco de deslocar placas de gordura de alguma artéria ou entupir um capilar do sistema nervoso central, por exemplo, e acarretar um problema sério de saúde”, alerta. Com esses equipamentos, é possível monitorar o nível de atividade que se quer atingir, e até programar alertas para quando esse nível for ultrapassado.

Um passo de cada vez

Qualquer atividade física é melhor que nenhuma atividade física. No entanto, quando se trata de melhorar o condicionamento e fortalecer o sistema cardiovascular, o ritmo conta muito. Segundo Zair Netto, o ideal é cumprir entre sete e dez mil passos por dia. Isso equivale a aproximadamente nove quilômetros percorridos. “Se eu der quatro mil passos, estarei caminhando três quilômetros, o que é pouco para os sistemas cardiovascular e muscular”, afirma.

Também é importante saber de que forma esses passos estão sendo dados. “Se as passadas são aleatórias, por exemplo, para ir à padaria ou ao trabalho, é provável que não estejam servindo para fortalecer o organismo.” A melhor opção é destinar um tempo diário a fazer uma caminhada em bom ritmo ou uma corrida. “Dessa forma, há um ganho melhor porque mantém-se a frequência cardíaca mais elevada, um ritmo muscular mais adequado. Isso agrega mais valores fisiológicos à atividade física”, detalha.

Não há um ideal universal. Segundo o especialista, cada organismo tem suas próprias necessidades e limitações, que precisam ser respeitadas. Segundo ele, para um exercício físico ser proveitoso, muitos fatores devem ser levados em conta. Intensidade, idade do praticante, nível de condicionamento físico, roupas e calçados escolhidos, temperatura do ambiente, umidade do ar e alimentação prévia são apenas alguns deles.

“De forma genérica, eu aconselharia entre 40 e 50 minutos de caminhada por dia, de cinco a seis vezes por semana. Assim, somaremos ao menos 5 quilômetros de caminhada, ou quase seis mil passos. Somada à rotina, teríamos cerca de sete ou oito mil passos diários, o que é um bom número”, pontua o especialista. Ele considera que algo em torno de 200 minutos de atividade física por semana já é um nível adequado para reduzir os riscos cardiovasculares, que atingem principalmente os mais sedentários.

Por fim, os aparelhos de contagem de passos ajudam a manter um histórico importante de saúde porque fornecem informações sobre movimentação, gasto calórico, batimentos cardíacos, pressão arterial, entre outras. “Se houver acompanhamento com educador físico e nutricionista, é possível montar uma rotina muito saudável para o usuário”, finaliza.

Add a comment

Santander Universidades e British Council oferecem 5 mil bolsas online gratuitas de inglês

Santander Universidades e British Council oferecem 5 mil bolsas online gratuitas de inglês

Bolsa Santander Idiomas é destinada a residentes maiores de 18 anos e inscrições vão até 29 de março

O Santander Universidades e o British Council, instituto cultural cuja missão é difundir o conhecimento da língua inglesa por meio de atividades educativas, acabam de lançar uma nova edição online da bolsa Santander Idiomas | Cursos de inglês online - British Council. Serão 5 mil bolsas para residentes maiores de 18 anos de 13 países – Argentina, Alemanha, Chile, Brasil, México, EUA, Espanha, Peru, Colômbia, Portugal, Polônia, Reino Unido e Uruguai.

Com a finalidade de aumentar a empregabilidade dos estudantes e facilitar seu acesso ao mercado internacional, as bolsas possibilitam treinamento e capacitação da língua inglesa de forma totalmente online, sem custo aos bolsistas. Os interessados podem se inscrever no site Becas Santander Language | Online English Courses 2022 – British Council (becas-santander.com) até 29 de março deste ano.

“A bolsa internacional permite aos estudantes não só aprender inglês, como facilitar o acesso ao mercado de trabalho internacional. Um dos nossos objetivos é promover a empregabilidade por meio da formação em habilidades e competências transversais, como idiomas” diz Nicolás Vergara, superintendente executivo do Santander Universidades no Brasil.

São cinco níveis de treinamento, dependendo do conhecimento de inglês dos candidatos: do iniciante (A1) ao avançado (C1), com duração de 12 semanas (abril a julho de 2022) e 12 sessões online com tutores do British Council. O programa também inclui acesso a materiais interativos de autoestudo com vídeos e atividades, e duração estimada de 48 horas.

O curso também capacita os interessados em atuar em reuniões, palestras, além de possibilitar de networking com profissionais de diferentes áreas e estudantes de diferentes países. Uma vez concluído o curso, os beneficiários receberão um certificado do British Council que garante sua conclusão com êxito.

Sobre o Santander Universidades

O Santander Brasil foi selecionado para o top 10 do ranking Change The World 2019 da revista americana Fortune, que aponta as empresas que colaboram para tornar o mundo um lugar melhor por meio de seus próprios negócios. O firme compromisso com a educação superior, por meio do Santander Universidades (www.santander.com.br/universidades), também diferencia o Banco como a empresa que mais investe em educação no mundo, segundo Informe Varkey / UNESCO / Fortune 500 de 2018. Já são acordos de colaboração com 1.000 universidades e instituições de 22 países, além de 2 bilhões de euros destinados a iniciativas acadêmicas e 600 mil bolsas de estudo desde 2002. O Santander Brasil tem investido mais de R$ 40 milhões por ano em educação, e em 2021 apoiamos mais de 33 mil estudantes por meio de diversos programas de bolsas de estudo.

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos