Imposição de metas agressivas pode gerar fraudes e processos trabalhistas  

Imposição de metas agressivas pode gerar fraudes e processos trabalhistas

Prática cria ambiente tóxico e aumenta ocorrência de fraudes, diz especialista

A imposição de metas muito agressivas e inatingíveis vem causando problemas jurídicos e de relacionamento que provocam prejuízos incalculáveis às empresas. O advogado, especialista em Compliance e autor do livro Entrevista Forense Corporativa, André Costa, explica que, além de processos por gestão por injúria e fraudes, a prática pode até resultar em ações de rescisão indireta.

Segundo ele, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) é clara ao prever, no artigo 483, a possibilidade de rescisão indireta quando forem exigidos serviços superiores às forças do colaborador e alheios ao contrato de trabalho. “A rescisão indireta é como uma demissão por justa causa, mas acontece de forma invertida. Quando as cláusulas contratuais não são respeitadas e tornam a relação de trabalho insustentável, é possível pleitear na Justiça uma indenização que dá direito a todas as verbas rescisórias como se o trabalhador houvesse sido demitido”, afirma o especialista.

O especialista explica que conflitos gerados por metas inatingíveis têm se tornado cada vez mais comuns desde o retorno às atividades presenciais e podem provocar uma série de danos. “Sempre que é colocada uma meta ou um prazo inatingível as chances de os colaboradores cometerem fraudes ou agirem de maneira desonesta é potencializada, porque ficam desesperados para entregar o resultado a qualquer preço. Além disso, quase sempre geram um ambiente de trabalho tóxico afetando a saúde e o bem-estar de todos”, pontua Costa.

Gestão por injúria

O advogado conta que nem sempre cobranças relacionadas à produtividade são caracterizadas como assédio moral. “Nem sempre o líder é um assediador. Esse tipo de cobrança exagerada para obter resultado a qualquer custo acontece pela falta de maturidade de quem está liderando a equipe, que não tem condição de se levantar em uma sala de executivos, por exemplo, e falar que a meta exigida é impossível de ser atingida. Geralmente, essa pessoa fica quieta, acata e começa a ter condutas totalmente ilegais tentando entregar o que sabe não ser possível com os recursos que tem”, diz.

Costa, que também atua como entrevistador forense há mais de 10 anos investigando fraudes e outras condutas inadequadas nas empresas, conta que casos de gestão injuriosa são comuns em seu dia a dia. “Atendi um caso em que o líder trancou os funcionários na empresa com cadeados, pediu pizza, refrigerante e não os deixou sair enquanto não terminassem o serviço. Em outra situação, o líder criou uma planilha para controlar quantas vezes os colaborares iam ao banheiro, o tempo que demoravam e compartilhava o arquivo com toda a empresa, como justificativa para a produtividade baixa de cada colaborador. Isso pode gerar um problema jurídico para a empresa”, fala.

Atenção aos limites

Para evitar ultrapassar os limites da lei, da ética e da moral, o especialista orienta estabelecer metas baseadas em análises. “A empresa precisa dosar essas metas com base em um estudo técnico e responsável e ouvir todos os setores para entender o que é possível ser aplicado. É fundamental ter conhecimento sobre a realidade econômica do país, de seu segmento, da quantidade de membros na equipe, do volume que o maquinário aguenta e o orçamento disponível, por exemplo”, orienta.

Crescimento da judicialização

O Superior Tribunal do Trabalho (TST) registrou um aumento de 13,27% nos pedidos de rescisão indireta no primeiro grau nas Varas do Trabalho do Brasil no ano passado. O número saltou de 118.736 em 2020 para 134.503 casos em 2021.

Add a comment

Covid-19 e H3N2: como retomar a eficiência na gestão hospitalar a partir de agora  

Covid-19 e H3N2: como retomar a eficiência na gestão hospitalar a partir de agora

Já é possível adotar a operação de rotina dos tempos de pré-pandemia, com a retomada dos procedimentos eletivos, enquanto novos casos de Covid-19 voltam a crescer

Valmir Júnior, diretor da unidade hospitalar da MV

O último trimestre de 2021 trouxe muito otimismo para a Saúde, graças ao avanço da cobertura vacinal contra a Covid-19 no País. Já naquela época, as taxas chegavam a 80-90% da população brasileira adulta com pelo menos a primeira dose da vacina aplicada e os idosos se preparavam para receber a terceira dose, para um reforço do imunizante. Como consequência, as internações hospitalares também caiam em percentual e todos os indicadores apontavam para a chegada do tão aguardado “começo do fim” da pandemia.

Até que apareceu a variante ômicron.

A nova versão da SARS-CoV-2, identificada em meados de novembro de 2021 na África do Sul, chamou atenção por sua elevada taxa de contágio. Sabíamos, portanto, que era uma questão de tempo até ela chegar por aqui - especialmente porque nenhuma política sanitária de barreira eficaz foi criada para contê-la.

Junte a isso as festas de fim de ano e suas aglomerações e chegamos a um momento em que as taxas de infecção por Covid-19 voltam a bater recordes no País. Hoje (07/02), enquanto escrevo esse texto, foram registrados 64 mil novos casos, mas semana passada (03/02) chegamos a bater recordes de quase 300 mil em 24 horas.

Só que enquanto a Covid-19 volta a assustar, outra epidemia dá as caras.

A falta de incentivo à vacinação contra a gripe nos últimos anos resultou neste momento ímpar em que a gestão hospitalar enfrenta uma pandemia e suas consequências enquanto o número de infectados pelo vírus Influenza H3N2 cresce, com pacientes também necessitando de assistência de Pronto-Atendimento e até internação.

Forma-se então a “tempestade perfeita” para um atendimento hospitalar que se encontra superlotado, fragilizado e com dificuldades de atender a mais essa demanda.

Lembrando que os profissionais de Saúde foram os primeiros a sofrer pelo alto contágio da ômicron e precisaram se afastar do cuidado ao paciente. E até mesmo a telemedicina, que nas demais ondas da Covid-19 foi fundamental para apoiar e evitar o excesso de procura por atendimento presencial no pronto-socorro, desta vez ficou superlotada, com serviços chegando a ter fila de espera de mais de 5.000 pessoas.

E mais: mesmo tido como uma cepa mais branda em seus sintomas, pessoas não vacinadas e com comorbidades continuam à mercê das piores consequências da doença e necessitando de toda a estrutura de UTI.

A saída para retomar a eficiência perdida está na Saúde Digital.

Especialmente porque o setor de Saúde não suporta mais uma nova parada e/ou cancelamento de seus procedimentos eletivos. É preciso então aproveitar desse momento em que nos encontramos, com 70% da população brasileira com o ciclo de vacinação completo e, portanto, condizente com uma menor taxa de hospitalização, e preparar o cenário para a continuidade da operação.

E isso deve acontecer em duas frentes distintas, cada uma delas com seu plano e ação:

Atendimento aos pacientes infectados Covid-19 e H3N2

Crie uma infraestrutura separada. E neste local atenda apenas pacientes com Covid-19, gripe e outras doenças respiratórias graves e que requerem atendimento de emergência apropriado.

Separe também as equipes. Um sistema de gestão pode ajudar a planejar melhor as escalas das equipes para que as mesmas pessoas prestem atendimento apenas a essa área de maior contágio.

Use a telemedicina para a triagem dos pacientes. Ela passa a ser a porta de entrada no hospital, com o profissional de Saúde verificando a distância as condições de saúde do paciente e passando as orientações necessárias sem que ele precise se expor no ambiente hospitalar.

Faça uma gestão de estoques eficiente: O alto volume de atendimentos foge da série histórica dos últimos meses e, por isso, requer um bom mapeamento sobre o que comprar, quando comprar e quanto tempo a compra vai durar, para que não faltem fármacos e outros insumos. E a tecnologia é capaz de identificar, por meio dos indicadores, o crescimento da curva de consumo [desvio padrão] para que as compras sejam feitas de forma racional, sem comprometimento do fluxo de caixa.

Ajuste a sua programação de leitos. Isso permite o direcionamento dos pacientes que necessitem de suporte de terapia intensiva para uma UTI específica para casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), garantindo segurança para o paciente e o profissional de Saúde que o atende.

Cuidado aos pacientes eletivos

Planeje a operação hospitalar de rotina. Não é mais saudável para a instituição continuar postergando o atendimento dessa alta demanda que foi reprimida na primeira e segunda onda da ovid-19. É chegado o momento de travar essa batalha ao mesmo tempo em que se continua com o enfrentamento da pandemia.

Volte a agendar cirurgias, exames e tratamentos. Em um ambiente separado dos pacientes infectados, já é possível retomar a agenda de cirurgias eletivas, tratamentos oncológicos, hemodiálise e exames diagnósticos.

Automatize a gestão de contas: Com o aumento da demanda, o uso da tecnologia permite que, com os mesmos recursos humanos existentes no backoffice, seja possível entregar uma produtividade maior na auditoria eletrônica para uma gestão inteligente das contas médicas.

Crie uma auditoria eficaz do faturamento: O aumento da quantidade de atendimentos vai refletir no aumento de guias e autorizações. Mas toda estratégia de retomada da operação hospitalar para a criação de receita pode ir por água abaixo se não houver a conferência final do faturamento a partir de tudo o que foi produzido durante o mês e das autorizações das operadoras de Saúde. E isso só é possível através da automação.
Naturalmente, todas essas ações vão se refletir em um aumento do custo assistencial, porque não é possível usar os mesmos recursos nessas duas áreas. Só que existe uma saída para produzir mais com os mesmos recursos: a tecnologia.

Com ela, a gestão hospitalar tem mais informações e recursos para resolver problemas e não deixar que eles se avolumem. Tudo isso no menor tempo para evitar que os erros aconteçam.

Sem ela, é como pilotar um voo às cegas. 

Add a comment

Curitiba ganhará empreendimento inspirado em arquitetura nova iorquina  

Curitiba ganhará empreendimento inspirado em arquitetura nova iorquina

Com a abertura de loja da Starbucks, o Spot Compact Mall inicia suas atividades

Depois de grandes expectativas, chegou o dia do início de um novo conceito de varejo com a praticidade das ruas e o conforto de um shopping! O Spot Compact Mall iniciará suas atividades nesta terça-feira, 22 de fevereiro, com grande expectativa para impulsionar o desenvolvimento socioeconômico da região do Batel. Localizado em uma esquina estratégica, que divide os bairros Centro e Batel, Avenida Vicente Machado com a Rua Brigadeiro Franco, o Spot oferece um diversificado mix de lojas em uma estrutura inspirada em uma arquitetura moderna.

O destaque da obra é um projeto inovador de estrutura metálica e vidro, muito utilizado em Nova Iorque, o que proporciona um novo conceito de varejo, além de praça de alimentação com o pé direito de 12 metros, mobiliário em estilo industrial com luminárias suspensas e vegetação incorporada.

O empreendimento ocupa uma área total de 2.800m2 e conta com 19 lojas, além de salas comerciais (segundo pavimento), um Rooftop (no terceiro pavimento) que receberá um grande restaurante com uma área de 480m2 com um terraço ao ar livre, além de estacionamento para os clientes (localizado no subsolo).

Entre as lojas confirmadas estão a Starbucks, que será a loja âncora do Spot Compact Mall, Gioia (pizzas, pinsas e pães de fermentação natural), Amme Acessórios, O Padeiro Artesanal (pães de fermentação natural e farinhas orgânicas), Paineiras Cozinha Árabe, Mestre Cervejeiro, Dermage e Coldstone.

A Starbucks abriu sua unidade no Spot Compact Mall nesta terça-feira, 22 de fevereiro.

A loja conta com 140m2, está localizada no piso térreo e também terá acesso pela Avenida Vicente Machado. Os clientes poderão apreciar cafés arábica de alta qualidade, do Brasil e do mundo, além de bebidas artesanais e itens únicos do cardápio brasileiro, como o Starbucks Brigadeiro Frappuccino®, o pão de queijo e a coxinha de frango. Na nova loja, também poderão ser encontrados blends de cafés especiais como o Starbucks® Brasil Blend, que traz uma mistura de grãos brasileiros.

Instagram oficial da marca no Brasil: @starbucksbrasil

Serviço:

Spot Compact Mall

Avenida Vicente Machado, 520, esquina com a Rua Brigadeiro Franco, 1498, Curitiba/PR

Horário de funcionamento: 10 às 22h, segunda a domingo.

http://www.spotcompactmall.com.br

Nas redes sociais:

Facebook/spotcompactmall

Instagram @spotcompactmall

Informações: (41) 99561-0020

Add a comment

Tendência em design de interiores

Tendência em design de interiores

Um dos maiores movimentos percebidos durante a pandemia foi a mudança da percepção das pessoas sobre o lar. Isolados e distantes do mundo exterior, a sociedade voltou-se para o interior de suas casas e à importância de um espaço confortável, aconchegante, multifuncional e completo. Pesquisa feita pela Casa do Construtor, em parceria com a AGP, revelou que sete em cada dez brasileiros realizaram algum tipo de reforma em suas casas nos últimos 12 meses. O estudo ainda revelou que, das pessoas que fizeram alguma mudança, 78% são da classe A e B, e 54% da classe C. Compreende-se que os últimos anos implicaram em uma ressignificação dos espaços interiores, tendo em vista o maior tempo trabalhado e vivido dentro dos lares.

Após dois anos, o aconchego, memórias e multifuncionalidade dão o tom

O ano de 2022 começa valorizando praticidade, conforto, proximidade com a natureza, versatilidade e bem-estar físico e mental. “Nós nos habituamos a trabalhar, socializar, se divertir e basicamente viver dentro das nossas casas. É claro que as tendências de decoração e arquitetura refletem esse novo modo de viver e existir destacando cada vez mais a estética comfy, uso de tecidos orgânicos e naturais que trazem conforto sensorial e muitas plantas para nos aproximar da natureza”, explica o designer de interiores, Izac Zeni.

Harmonia de cores nos ambientes

Izac aconselha combinar cores que transmitam tranquilidade, segurança e leveza com conforto, aconchego e calor. “Conhecer o círculo cromático e compreender quais cores são primárias, secundárias e terciárias e como harmonizá-las é importante. Um ambiente pode apresentar mobiliário com cores complementares ou cores opostas”, explica. Tons de rosa e verde são excelentes opções. Para quem é mais conservador e prefere não arriscar em um produto colorido, recomenda-se compôr tons neutros e claros atemporais com detalhes em cores mais vibrantes, como amarelo, que traz sensação de luz e calor e estimula o raciocínio e a criatividade.

“Para quem não tem medo de ousar, um dos meus ambientes preferidos da Multiloja Avenida é a cozinha em verde jade. Esse espaço combina a leveza da cor, com o calor e profundidade da madeira e o movimento e organicidade do mármore”, indica Izac.

Charme e nostalgia com o retrô

Nada implica em reconexão e memória afetiva como o estilo retrô, caracterizado pelo resgate de mobiliários, estilos e formas antigas com um toque moderno. Além de originais, as peças retrô são um convite ao passado em uma releitura do presente. “Peças em formato circular e modelos mais curvos são a primeira lembrança de estilo dos anos 1960 e 1970 e voltaram com força agora. Me chamaram muita a atenção as poltronas em veludo verde com detalhes metalizados nos pés e o balcão buffet com puxadores circulares e suaves ao lado de detalhes lineares. Peças que trarão muita personalidade para o ambiente”, explica o designer.

Aguce as sensações com tecidos naturais e orgânicos

Estofados com volume, costuras e contornos trazem aconchego e conforto para o lar. “O veludo, veludo-suede, linho com toque aveludado, sarja e até mesmo o couro. Todos esses tecidos deixam o mobiliário mais confortável, caloroso e despertam a sensação de bem-estar”, detalha Izac. Optar pela decoração orgânica e natural renova a casa e é a escolha ideal para o clima tropical do Brasil. Servindo como um contraponto à dureza da cidade, asfalto, concreto e rotina atribulada, essa tendência é um convite para a tranquilidade e reconexão com o meio ambiente. “Uma dica importantíssima é investir em uma cortina feita em linho natural ou algodão orgânico. Vai abraçar o ambiente e deixar seu espaço muito mais aconchegante”, complementa.

Biofilia: a natureza invade o cenário urbano

Como o próprio nome denota, a biofilia é o amor às coisas vivas. Componentes imprescindíveis para a decoração de interiores em 2022 são as plantas, cores que remetem à natureza como tons terrosos e verdes e, ainda, outros detalhes vivos como espelhos d’água, pedras e flores. “Não existe limitação para onde as plantas podem ir. Acredito que elas são bem-vindas na sala de estar, dining room, quarto e, até mesmo, no banheiro. Elas trazem vida aos espaços”, explica. A proposta biofílica é aplicar paisagens naturais em ambientes construídos, geralmente mais frios e distantes. A natureza gera sensação de acolhimento, bem-estar mental, leveza e purificação.

Erros mais comuns na hora de decorar

“Vemos alguns erros clássicos na hora de reformar uma casa como não checar as medidas dos espaços antes de comprar móveis ou comprar mobiliários separados e na hora de compor o ambiente, descobrir que os itens não são harmônicos. Para isso, é muito importante contratar um profissional para auxiliar nas escolhas e acompanhamento”, explica Izac.

A Multiloja Avenida possui mais de 1.800 metros quadrados e um portfólio abrangente com grandes marcas nas categorias de móveis com um mix completo para salas de estar, sala de jantar, espaços conjugados, cozinhas, quartos, banheiros e escritórios.

Add a comment
Legenda foto: A gerente de comunicação do McDonald´s Brasil, Mariana Augusto, a diretora de comunicação da marca, Mariana Scalzo, a coordenadora de comunicação estratégica do Grupo Excom, Karina Trzeciak, e a diretora, Cecile Freire Kruger

Grupo Excom recebe o prêmio de Melhor Agência de Comunicação do Brasil pelo McDonald’s

Grupo Excom recebe o prêmio de Melhor Agência de Comunicação do Brasil pelo McDonald’s

Este é o terceiro ano consecutivo que a equipe paranaense se destaca pelo trabalho realizado junto à multinacional e recebe o reconhecimento máximo. A Excom também arrematou o troféu de melhor case com influenciadores e foi finalista na categoria Matéria Destaque

Na última quinta-feira, 17 de fevereiro, durante o 6º Workshop de Comunicação da Arcos Dorados, realizado em São Paulo, e que reúne os profissionais de comunicação de agências parceiras da marca em todas as regiões do Brasil, a equipe da Excom, representada pela diretora, Cecile Freire Kruger, e a coordenadora de comunicação estratégica, Karina Trzeciak, recebeu o troféu de Melhor Agência do Brasil em 2021.

A disputa acontece anualmente entre mais de 20 agências de comunicação do país que formam uma rede de afiliadas com a missão de realizar a comunicação da marca nas mais variadas praças. O prêmio foi entregue pela diretora de comunicação do McDonald´s Brasil, Mariana Scalzo e Mariana Augusto, gerente de comunicação da marca, durante o evento que aconteceu de forma híbrida na Universidade do Hambúrguer, em Alphaville (SP). Na mesma ocasião a Excom também conquistou o troféu de Melhor Ação com Influenciadores de 2021, e ainda foi finalista na categoria Matéria Destaque. Este é o terceiro ano consecutivo que o Grupo Excom recebe a premiação de Melhor Agência.

“2021 não foi um ano fácil e o termo “se reinventar” nunca fez tanto sentido para nós, profissionais de comunicação. De uma hora pra outra nos deparamos com um mundo totalmente novo e com um desafio ainda maior para atender todas as demandas de clientes, que precisavam se comunicar com os seus públicos - e no caso do Méqui, com todos os restaurantes fechados. Graças à criatividade, ao empenho, comprometimento e união da nossa equipe, somados ao apoio que recebemos de todos os franqueados e o time de operações do Méqui no Paraná, conseguimos seguir com um trabalho totalmente inovador e que trouxe um resultado incrível. Sermos reconhecidos entre tantos profissionais de excelência de todo o Brasil nos faz acreditar que valeu a pena e nos traz garra para seguirmos cada vez mais fortes. Hoje é dia de comemorar e quero dividir esse prêmio não só com minha equipe, mas também com todos os nossos clientes, colegas da imprensa e influenciadores, que tanto nos apoiam e acreditam no nosso trabalho”, comemorou a diretora do Grupo Excom, Cecile Freire Kruger.

Sobre a Excom

Com mais de 25 anos de mercado, o Grupo Excom busca aproximar as marcas do seu público, com a linguagem certa e estratégia assertiva. A empresa trabalha com clientes das áreas de varejo, gastronomia, hotelaria, saúde, entre outros. Com uma equipe multidisciplinar, atua lado a lado com clientes e parceiros, fortalecendo seu relacionamento com a imprensa, formadores de opinião, governo, empresas, digital influencers e o público em geral, por meio de conteúdo direcionado e relevante.

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos