Vacinas são até 50% mais eficazes em quem pratica atividade física

Vacinas são até 50% mais eficazes em quem pratica atividade física

Pessoas ativas também têm 37% menos chances de adoecerem e morrerem de doenças infecciosas

Estudo da Universidade Caledônia de Glasgow, no Reino Unido, aponta que pessoas fisicamente ativas têm 50% mais chances de desenvolver maiores níveis de anticorpos depois de receber uma vacina. A pesquisa, que utilizou dados janeiro de 1980 a abril de 2020, também indica que a prática de exercícios por pelo menos 30 minutos cinco vezes na semana diminui em até 37% as chances de o indivíduo adoecer e morrer de doenças infecciosas.

O estudo, publicado pela HCM Magazine, pode ajudar no enfrentamento de futuras epidemias e pandemias, como a de Covid-19. Isso porque comprova que o incentivo e o investimento em atividades físicas não apenas reduzem o risco de adoecer e falecer, mas também torna as campanhas de vacinação mais eficazes. Além disso, manter uma rotina de exercícios auxilia na prevenção do desenvolvimento de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, que são fatores de risco para outras enfermidades.

“Além de todos estes benefícios, é importante destacar que o exercício é parte importante da prevenção e tratamento das principais comorbidades que agravam a doença: hipertensão, obesidade e diabetes. E há que se ressaltar que os casos de depressão e ansiedade aumentaram exponencialmente em função do isolamento. O exercício produz no cérebro as substâncias que proporcionam bem-estar, como as endorfinas e a serotonina, melhorando a saúde emocional dos praticantes”, explica Monica Marques, educadora física e diretora técnica da Cia Athletica.

Dois principais fatores corroboram com as conclusões dos pesquisadores. Uma delas é o aumento, em quem se exercita regularmente, da imunoglobulina IgA, responsável pela proteção de mucosa dos pulmões e de outras partes do corpo, impedindo a entrada de vírus e bactérias. Outra é o aumento do número de células T CD4+, cuja tarefa é alertar o sistema imunológico sobre algum ataque e controlar a resposta imune.

A pesquisa não considerou atletas profissionais, portanto, qualquer pessoa pode começar a se exercitar para evitar o desenvolvimento de doenças infecciosas e aumentar a eficiência de imunizantes. A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que os adultos pratiquem entre 150 e 300 minutos de atividade física de intensidade moderada por semana. Para as crianças e os adolescentes, a recomendação é de 60 minutos diários de atividade aeróbica moderada.

Sobre a Companhia Athletica

A Companhia Athletica está presente no mercado há mais de 35 anos e conta com 16 unidades em operação em cinco regiões do país, a mais nova delas no Clube Cultura, em Campinas. É a primeira rede de academias a funcionar aos sábados, domingos e feriados (exceto Natal e Ano Novo), e oferece um dos maiores parques aquáticos do Brasil, com 24 piscinas, sendo 13 semiolímpicas. Juntas, as unidades somam mais de 60 mil metros quadrados de área construída de academia, fora estacionamentos.

A Cia Athletica se firmou como referência no fitness brasileiro pela seriedade e profissionalismo em seus processos. A primeira unidade foi inaugurada em 1985, em São Paulo. Instalada na Rua Kansas (Brooklin), nascia como primeiro espaço construído especialmente para abrigar uma academia de ginástica no Brasil. Todos os treinos montados na Cia Athletica são específicos e direcionados ao objetivo do aluno. Isso porque, antes de iniciar os treinos, o aluno tem três agendamentos individualizados com os professores, justamente para conhecer melhor seus objetivos e condições físicas e poder montar algo bem individualizado. Também desenvolveu o sistema CiaOn que atrela o fator humano à tecnologia.

O método ajuda os alunos a atingirem seus objetivos de forma organizada e motivadora, dando suporte à geração de treinos personalizados considerando as preferências, histórico de saúde ou lesões anteriores e objetivos de cada um. O aluno tem acesso, esteja onde estiver, à sua programação de aulas personalizadas, sua evolução e histórico e ainda pode compartilhar os seus resultados nas redes sociais.

Mais informações: https://www.ciaathletica.com.br

Add a comment

São Paulo em 200 imagens

São Paulo em 200 imagens

Livro reúne imagens do acervo fotográfico da Fundação Energia e Saneamento

No ano em que São Paulo comemora 468 anos, uma bela homenagem à cidade é o livro São Paulo em 200 imagens, um compilado de fotos do acervo fotográfico da Fundação Energia e Saneamento. A publicação reúne uma seleção de diferentes lugares, pessoas, cenários e momentos de relevância histórica da cidade e do estado como um todo.

A ideia da publicação é mostrar registros do século 20, um período de transformação da sociedade marcado por intenso processo de urbanização e industrialização. “Da diversidade dos 41 fundos e coleções do acervo da Fundação Energia e Saneamento, foi possível realizar a seleção das 200 imagens presentes no livro. Somente de documentos iconográficos, a instituição detém aproximadamente 260 mil itens”, conta Andressa Romualdo, Coordenadora do Acervo da Fundação Energia e Saneamento.

O livro é dividido em três capítulos. O primeiro, “São Paulo em movimento", traz imagens da capital, do interior e do litoral paulista no início do século 20 e dos conflitos, como a Revolução de 1924 e de 1932. No segundo capítulo, “Paisagens Urbanas”, a arquitetura e a estética das edificações do interior e da Capital ganham espaço. No último capítulo, “Energia”, o público terá a oportunidade de refletir sobre as transformações através da ótica do setor energético, com destaque ao trabalhador nas obras e na manutenção dos serviços de eletricidade, tão essenciais para as mudanças que influenciaram, para sempre, a vida em sociedade.

O livro pode ser comprado localmente nas três unidades do Museu da Energia - São Paulo, Itu e Salesópolis - no valor promocional de R$ 25. No dia 25 de janeiro, data do aniversário da cidade de São Paulo, as unidades do Museu estarão abertas e o Museu da Energia de São Paulo terá entrada gratuita.

Serviço:

São Paulo em 200 imagens

Valor promocional até janeiro de 2022: R$ 25

Onde comprar: Localmente nas unidades do Museu da Energia - São Paulo, Itu e Salesópolis

Museu da Energia de São Paulo: Alameda Nothmann, 184, Campos Elíseos, São Paulo. Contato: (11) 3224-1489 ou (11) 99169-8531 (WhatsApp).

Museu da Energia de Itu: Rua Paula Souza, 669 - Centro, Itu. Contato: (11) 4022-6832 ou (11) 94805-4429 (WhatsApp)

Museu da Energia de Salesópolis: Estrada dos Freires, km 06 - Freires, Salesópolis, São Paulo. Contato: (11) 4696-1332 ou (11) 99115-0020 (WhatsApp)

Sobre a Fundação Energia e Saneamento

Desde 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio das unidades do Museu da Energia (São Paulo, Itu e Salesópolis), realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais, trabalhando nos eixos de história, ciência, tecnologia e meio ambiente.

EMPRESA MANTENEDORA DA FUNDAÇÃO ENERGIA E SANEAMENTO

CESP

PATROCINADOR MASTER

CTG Brasil

Redes Sociais da Fundação Energia e Saneamento / Museus da Energia

Facebook: @museudaenergia

Instagram: @museudaenergia

YouTube: Museu da Energia

Add a comment

BBB22 registra aumento de 25% no engajamento com o público da internet

BBB22 registra aumento de 25% no engajamento com o público da internet

Na semana de pré-estreia, programa atingiu a marca de 2,4 milhões de menções na redes sociais; número chegou a 769 mil na estreia oficial. Entre as cotas de patrocínios, PicPay, QuintoAndar, Above, C&A e 99 foram as marcas que mais cresceram no número de total de ações nos posts sobre o reality

Com grande sucesso de público em suas últimas edições, o Big Brother Brasil tem se consolidado como fenômeno de audiência não somente na televisão, mas também no ambiente digital. Na última segunda-feira (17), durante a estreia, o BBB22 alcançou 769 mil menções nas redes sociais e contabilizou 2,4 milhões de menções ainda na semana anterior. Os números refletem um aumento de 25% no total de engajamento com o público em relação à estreia da edição de 2021.

Os dados fazem parte de uma análise conduzida pela Comscore, consultoria de planejamento, transações e avaliação de mídia em diferentes plataformas, com base em dados captados por ferramentas como BrandWatch e Shareablee. A análise identificou que, até o momento, o pico de audiência ocorreu no dia 14 de janeiro, data de divulgação dos participantes, marcado pela hashtag #BigDay - apenas no Twitter o termo chegou a contabilizar 27 mil menções naquele dia.

Participação das marcas

Com onze cotistas principais nesta edição, BBB22 é recordista também em patrocinadores. PicPay, QuintoAndar, Above, C&A e 99 foram as marcas que mais cresceram no número de total de ações (comentários, likes e compartilhamentos) nos posts durante a semana da pré-estreia (10/1 a 17/1) em relação à semana anterior (1/1 a 9/1). O banco Santander, por exemplo, aproveitou a grande audiência para lançar a campanha “Desendivida”, que conta com os vencedores de outras edições do BBB para apresentar condições especiais do banco.

“O Big Brother Brasil se tornou um outdoor interessante para diversas marcas anunciarem seus produtos de maneira diferente. O formato do programa ajuda neste sucesso, pois tem o poder de gerar grande identificação do público com os participantes, mostrando o potencial das marcas em satisfazer os clientes. Além disso, o vasto alcance do reality no ambiente digital torna a visibilidade das empresas ainda mais expressiva”, afirma Alejandro Fosk, Gerente Geral da Comscore na América Latina.

Movimentação nas redes

Na semana pré-estreia, o reality foi abordado em sua maioria (58%) pelo público feminino. Ao todo, o BBB22 foi comentado por 228 mil usuários únicos nas redes sociais, interessados por música, esportes, artes e TV. Entre os trending topics estiveram os nomes dos participantes Arthur Aguiar e Naiara Azevedo, além de alto volume de menções à Luana Piovani, ex-mulher de Pedro Scooby, que também integra o elenco da casa mais vigiada do Brasil. Outros tópicos de interesse foram “participantes com Covid-19”, “quem é Linn da Quebrada?” e “Silvio Santos grava vídeo para Tiago Abravanel”.

Além disso, a influenciadora Jade Picon, participante do camarote do BBB, já conquistou o primeiro lugar entre os mais engajados no Instagram com a hashtag #BBB22. A cantora Ludmilla, esposa da participante Brunna Gonçalves, e o jornalista Hugo Gloss também aparecem entre as principais publicações. A plataforma é líder em ações com marcas envolvendo o reality, respondendo por 90% delas.

Sobre a Comscore

A Comscore (NASDAQ: SCOR) é uma parceira reconhecida para planejamento, transações e avaliação de mídia em diferentes plataformas. Com uma cobertura de dados que inclui TV digital, linear, over-the-top (OTT) e inteligência de bilheteria de cinema com insights avançados de audiência, a Comscore permite aos compradores e vendedores de mídia que quantifiquem o comportamento em várias telas e, assim, tomem decisões de negócios com confiança. Líder consagrada em medição de audiências digitais, set-top box bem como publicidade em escala, a Comscore é uma fonte contratada que surge no mercado para medição confiável de multiplataformas.

Para saber mais sobre a Comscore, por favor, visite nosso site comscore.com.

Add a comment

Especialista orienta empresas sobre prevenção do Burnout

Especialista orienta empresas sobre prevenção do Burnout

Doença ocupacional gera os mesmos direitos trabalhistas e previdenciários de outras doenças adquiridas em razão de sua atividade

O aumento expressivo do número de trabalhadores com a Síndrome de Burnout levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a classificá-la como uma doença ocupacional desde o dia 1º de janeiro de 2022. A partir de sua inclusão na Classificação Internacional de Doenças (CID), o funcionário diagnosticado com a doença passa a ter os mesmos direitos trabalhistas e previdenciários previstos na legislação. “O empregado poderá ser afastado por auxílio-doença acidentário e terá direito a estabilidade provisória, ou seja, após a alta pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) não poderá ser dispensado sem justa causa no período de 12 meses após o fim do auxílio previdenciário”, explica o advogado especialista em Direito do Trabalho Empresarial, Fernando Kede, do escritório Schwartz e Kede.

A empresa pode ser responsabilizada pelos danos provocados à saúde dos trabalhadores. “O empregador que negligenciar os cuidados e as notificações de afastamentos por Burnout poderá ser juridicamente implicado e, consequentemente, sofrerá impactos financeiros caso haja comprovação de que o dano àquele funcionário foi provocado pela atividade laboral”, pontua Kede.

O Brasil é segundo país do mundo com o maior número de pessoas com a síndrome do esgotamento profissional. De acordo com Stress Management Association do Brasil (ISMA/BR), a doença atinge mais de 30% dos brasileiros. Outro levantamento feito pela plataforma de marketing online Semrush mostrou que, nos primeiros meses da pandemia, o índice de buscas pela palavra burnout no país aumentou 122%.

O advogado ressalta que as empresas precisam adotar medidas para garantir a integridade física e mental dos trabalhadores e prevenir a síndrome e outras doenças relacionadas à atividade profissional. “É uma questão de liderança e boas práticas para que o empregado tenha um ambiente agradável para trabalhar, não acumule funções e não exceda sua jornada”, diz. “É preciso estabelecer metas e resultados possíveis, evitar cobrança que ultrapasse a capacidade de uma pessoa e exceda o limite do poder de direção do empregador”, completa.

O especialista afirma que os gestores e líderes precisam estar atentos às emoções, ao desempenho e a todos os sinais que os funcionários podem transmitir de que algo não está bem. “É importante ter um exercício de observação, saber o que está acontecendo com a equipe, identificar problemas que possam causar danos à saúde e à integridade dos funcionários daquele setor no futuro e criar medidas de prevenção”, orienta.

Em alguns casos, há necessidade de uma mudança na cultura organizacional. “Eventualmente, pode até mesmo necessitar de uma reavaliação da política interna, dos valores, comportamentos e hábitos da empresa para trazer um ambiente mais saudável e, consequentemente, mais produtivo”, diz o advogado.

Direito à desconexão

Com o trabalho remoto adotado pelas empresas, se desligar totalmente do das atividades profissionais depois do expediente se tornou um desafio para milhares de brasileiros. E isso é determinante nos casos de Burnout. "O descanso é fundamental para prevenir o estresse e outros transtornos provocados pelo excesso de trabalho, mas para que isso aconteça a legislação tem que ser mais abrangente tanto para o empregador saber quais são os limites e para o empregado sobre os seus direitos e deveres. Ela precisa garantir, principalmente, o direito à desconexão e à intimidade pessoal e familiar para que ele desfrute de seu momento de descanso e lazer sem se preocupar com as demandas do trabalho fora de seu expediente”, finaliza.

Add a comment

5 perguntas essenciais para fazer ao médico antes da cirurgia plástica

5 perguntas essenciais para fazer ao médico antes da cirurgia plástica

É preciso atenção na escolha do profissional para evitar arrependimento pós-operatório

Não é novidade que o Brasil é o país com o maior número de cirurgias plásticas no mundo, com aproximadamente 1.5 milhões de cirurgias por ano, de acordo com a SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica). Atualmente é muito fácil encontrar locais e profissionais que realizam diversos procedimentos, portanto, é necessário redobrar os cuidados na hora de escolher em qual deles confiar para evitar frustração com o resultado da cirurgia ou complicações no pós-operatório.

Para facilitar a decisão tenha em mente que se não se sentir confortável e seguro e ainda sair do consultório com dúvidas, procurar outro profissional ao invés de colocar em risco a sua saúde é a melhor alternativa. “Questionamentos e a possibilidade de diálogo deixa a relação entre médico e paciente mais próxima e segura, diminuindo o medo e a ansiedade, e proporcionando a compreensão sobre as expectativas do paciente, para saber se estão alinhadas a realidade”, afirma a Dra. Patricia Marques, cirurgiã plástica especialista em cirurgia de cabeça e pescoço e membro da SBCP.

A médica elenca cinco perguntas essenciais que você deve fazer ao médico antes de qualquer procedimento:

• É membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica?

• Como está sua saúde?

• Quais os riscos da cirurgia?

• Como é realizada a cirurgia?

• Quais são os cuidados pré e pós-operatórios necessários?

“Perguntar é prevenir-se. Esteja sempre atento com a sua saúde e reúna o máximo de informações possíveis antes de realizar qualquer cirurgia plástica”, acrescenta Marques.

Sobre a Especialista

Doutora Patricia Marques é graduada pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, com especialização em reconstrução de mama e cirurgia linfática no Hospital Santa Creu i Sant Pau em Barcelona, e complementação em cirurgia reparadora de mama, cabeça e pescoço no Hospital Memorial Sloan-Katering Cancer Center, em NY, EUA.

CRM-SP: 146410

Site: www.drapatriciamarques.com.br 

Instagram: @dra_patricia_marques

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos