Bem-estar, ensino à distância e lazer prometem reaquecer a economia em 2022
Saiba mais sobre os nichos de negócios promissores para o próximo ano, segundo especialistas
A pandemia de Covid-19 ressignificou o dia a dia da maior parte da população. Após um longo período de isolamento, contato social restrito e saúde em risco, novas tendências de costumes surgiram e prometem se solidificar ainda mais em 2022. De acordo com especialistas, mercados como o de bem-estar, saúde, lazer e ensino à distância destacam-se entre os considerados promissores.
Confira abaixo quatro tendências de negócios para 2022:
Fitness
O número de pessoas que pratica exercícios físicos no Brasil já era bastante considerável antes mesmo da pandemia. Após o coronavírus esse número tende a subir ainda mais porque praticar exercícios tornou-se muito mais do que uma estratégia para conquistar o corpo ideal ou ter momentos de lazer. Agora ser fitness significa, mais do que nunca, cuidar da saúde.
E é por isso mesmo que o mercado fitness é considerado promissor em 2022. “Sejam academias de ginástica, sejam equipamentos ou suplementos alimentares, tudo o que atende demandas de bem-estar e saúde mostra uma retomada acima da média”, disse em entrevista César Rissete, gerente de competitividade do Sebrae nacional.
Antonio Maganhotte, CEO da Tecnofit, startup especialista em sistema de gestão para apoio à tomada de decisão de negócios fitness, explica que além do cuidado com o corpo, o exercício físico promove o bem-estar mental, duramente atingido ao longo da pandemia.
“A preocupação com o bem-estar aumentou, e muito, ao longo dos últimos dois anos. Não há mais restrições: todos, de qualquer idade, voltaram a priorizar sua saúde física e mental. E dentro desse contexto os espaços fitness estão trabalhando duramente no fator prevenção. Isso, somado ao fato de que boa parte da população está vacinada, dará um boom nos negócios fitness em 2022”, comenta.
Dentre desse contexto, Maganhotte também contextualiza que exercícios como yoga, treinos ao ar livre e esportes em equipe também ganham força para 2022.
Saúde
Saúde deve ser o principal pedido ao Papai Noel em 2022. E por isso, tudo que engloba esse nicho deve ganhar força para o próximo ano. Além do já citado mercado fitness, a procura por serviços de apoio ao equilíbrio mental, consultas com terapeutas e aplicativos para relaxar ou dormir melhor aumentou na pandemia e vai continuar por décadas, conforme sinalizou em entrevista Dario Caldas, diretor do birô de tendências Observatório de Sinais.
Também na área da saúde deve seguir forte a busca por uma alimentação saudável, segundo Rissete, do Sebrae. De acordo com o que disse a nutricionista Karine Holanda no estudo Tecnofit Trends, os alimentos e nutrientes para performance mental estarão em alta no próximo ano. Ou seja, baixos níveis de açúcares e frituras, aliados a uma suplementação específica com antioxidantes, ômega 3 cogumelos e ervas adaptógenas.
Lazer
Após tanto tempo em casa é natural que, com o relaxamento das medidas restritivas, as pessoas voltem a sair, participar de eventos, reuniões e viagens de lazer. Portanto, as áreas de lazer e entretenimento devem se recuperar e despontar como grande tendência de negócios em 2022.
“Pressupondo que se mantenham o ritmo de vacinação e os protocolos de saúde, o setor vai se beneficiar. O consumidor deve procurar muito espaços de convívio social, entretenimento e arte, como casas de shows, galerias, teatros”, diz Rissete em entrevista.
O setor de viagens, inclusive, já vem dando sinais de reaquecimento, com destaque para os locais na natureza, refúgios e nada de grandes aglomerações.
Ensino à distância
Seja para desenvolvimento pessoal ou para o profissional, o fato é que a pandemia mostrou que o ensino à distância é prático e eficaz. Sendo assim, aumentou e deve aumentar ainda mais a procura por cursos, workshops e aulas à distância.
Muitas vezes com preço mais acessível, a grande vantagem também é estar conectado com profissionais inacessíveis em aulas presenciais e aumentar ainda mais o networking.