UniCuritiba terá voz no Conselho Municipal de Patrimônio Cultural

UniCuritiba terá voz no Conselho Municipal de Patrimônio Cultural

UniCuritiba terá voz no Conselho Municipal de Patrimônio Cultural

Representante da comunidade acadêmica, professora do curso de Arquitetura e Urbanismo toma posse no dia 9/11

Curitiba elegeu, no final de outubro, os representantes da sociedade civil e da comunidade acadêmica que vão compor o novo Conselho Municipal de Patrimônio Cultural. A posse dos membros atuantes na Gestão 2023/2025 está marcada para o dia 9 de novembro.

Doutora em Geografia e especialista em Restauro em Arquitetura, a arquiteta Caroline Ganzert Afonso foi uma das eleitas e representará o UniCuritiba – instituição que integra a Ânima Educação, um dos maiores ecossistemas de ensino superior privado do país.

O Conselho Municipal de Patrimônio Cultural iniciou as atividades em 2017 e tem como objetivo orientar, deliberar e fiscalizar as políticas de preservação do patrimônio cultural na capital paranaense. Os conselheiros também analisam os processos de Unidades de Interesse de Preservação, registro de patrimônio imaterial e processos de tombamento artístico e histórico.

Graças ao trabalho desenvolvido pelo Conselho nos últimos anos, importantes bens imóveis e culturais de Curitiba estão sendo valorizados e protegidos, como a Feira de Artesanato do Largo da Ordem, o Cemitério São Francisco de Paula e as capelas São Roque e Czestochowa.

De acordo com a professora do curso de Arquitetura e Urbanismo do UniCuritiba, Caroline Afonso, o Conselho analisa e emite pareceres sobre processos de tombamento, registros e inventários, além de elaborar e aprovar regulamentações. “Os processos passam por análise técnica criteriosa e garantem que Curitiba valorize cada vez mais seu patrimônio histórico.”

A eleição dos membros da sociedade civil e da comunidade acadêmica foi definida no edital 129/2023 da Fundação Cultural de Curitiba. Até a posse serão indicados ainda os representantes do poder executivo, da Câmara Municipal de Curitiba, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo e da Ordem dos Advogados do Brasil.

Ao todo, o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural conta com 28 conselheiros (14 titulares e 14 suplentes). A entidade tem duas câmaras técnicas: de patrimônio edificado e paisagem urbana (CAPC) e de patrimônio documental, artístico imaterial e arqueológico (CPDA).
Regulamentadas por decreto municipal, as câmaras analisam os pedidos de reforma e restauro, alvarás comerciais e de publicidade, além de dar pareceres e instruções que ajudam nas decisões do conselho.

Sobre o UniCuritiba

Com mais de 70 anos de tradição e excelência, o UniCuritiba é uma instituição de referência para os paranaenses e reconhecido pelo MEC como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR). Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais.

Integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil, o Ecossistema Ânima, o UniCuritiba conta com mais de 40 opções de cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento, além de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.

Possui uma estrutura completa e diferenciada, com mais de 60 laboratórios e professores mestres e doutores com vivência prática e longa experiência profissional. O UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares.

 

Add a comment

Novembro Azul: LANAC oferece até 60% de desconto no exame de PSA  

Novembro Azul: LANAC oferece até 60% de desconto no exame de PSA

O laboratório ilumina sua fachada de azul e alerta para a importância da prevenção ao câncer de próstata e cuidados com a saúde masculina

Durante todo o mês de novembro o LANAC – Laboratório de Análises Clínicas, oferece desconto de 60% nos exames de PSA e PSA Livre, e 30% no painel de câncer de próstata, em prol do Novembro Azul. O laboratório também iluminou sua sede central de azul, localizada na Rua Itupava, 998, para alertar sobre a saúde do homem e a importância de manter os exames em dia.

. O PSA - Dosagem do Antígeno Prostático Específico – é um dos marcadores tumorais mais solicitados pelos médicos em todo o mundo e é utilizado para revelar inflamações ou traumas na próstata e o crescimento benigno da glândula. “Realizada por amostra de sangue, a dosagem mostra se o PSA está normal ou aumentado. Caso esteja com valor aumentado, o paciente realiza um novo teste e, eventualmente, deve fazer exames complementares para determinar a origem deste aumento”, explica o bioquímico e responsável técnico do LANAC, Marcos Kozlowski. A taxa elevada desse antígeno indica um problema de funcionamento da próstata, mas não é suficiente para diagnosticar o câncer. É necessário que os pacientes realizem exames complementares e consultem regularmente um médico de confiança.

Segundo a publicação Estimativa 2023 – Incidência de Câncer no Brasil, lançada pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), são esperados 704 mil casos novos de câncer no Brasil para cada ano do triênio 2023-2025, com destaque para as regiões Sul e Sudeste, que concentram cerca de 70% da incidência. O câncer de próstata é predominante em todas as regiões, totalizando 72 mil casos novos estimados a cada ano do próximo triênio, atrás apenas do câncer de pele não melanoma e tem fatores de risco relacionados à idade, histórico de câncer na família, sobrepeso e obesidade. “Importante lembrar que os homens precisam visitar o médico pelo menos uma vez ao ano e realizar seus exames periódicos para manter a saúde em dia”, afirma Kozlowski.

Os exames com valores diferenciados durante todo o mês de novembro podem ser realizados em qualquer uma das 65 unidades de coleta do LANAC, em Curitiba, Região Metropolitana, litoral do Paraná, Ponta Grossa e Rio Branco do Sul.

Add a comment

Feira de Natal e adoção de cães movimentam universidade nesta quarta-feira (8)  

Feira de Natal e adoção de cães movimentam universidade nesta quarta-feira (8)

Grupo de mulheres empreendedoras e alunos de Veterinária promovem dia de solidariedade na universidade

Na próxima quarta-feira, 8 de novembro, a Universidade Positivo (UP) recebe a feira "Mulheres que Somam", a última edição do ano antes da Constelação Natal, no campus Ecoville. O evento, idealizado por Cida Leit em parceria com a Business School da UP, tem capacitado mulheres empreendedoras, impulsionando negócios e oferecendo ampla variedade de produtos criativos, sustentáveis e artesanais, como cosméticos, roupas e alimentos, com entrada gratuita para a comunidade. A edição conta com produtos de Natal e funciona das 8h às 22h. De acordo com Cida Leit, essa última edição da feira tradicional é uma prévia do que a população poderá encontrar na Constelação Natal, que reúne uma série de atrações natalinas - todas gratuitas - na Universidade Positivo. A feira também acontece na segunda-feira (6), na unidade da Praça Osório, e na terça (7), na Santos Andrade.

Ainda na quarta-feira, entre os blocos azul e bege, das 9h às 18h, alunos de Medicina Veterinária organizam a 3.ª Feira de Adoção de Cães do Complexo Penitenciário de Piraquara. Os animais de rua foram identificados pelos servidores que trabalham na Colônia Penal Agroindustrial e, por meio do projeto de extensão da UP, os cães receberam os cuidados básicos, vacinação e identificação por microchips.

A iniciativa tem como objetivo encontrar um lar permanente para 16 cães prontos para serem adotados por uma família. Cada animal tem uma coleira artesanal personalizada, produzidas pelos alunos de Medicina Veterinária. As professoras responsáveis pelo projeto de extensão, Maysa Pellizzaro, Gisela G. Castilho Westphal e Thais A. Costa Casagrande, garantem aos visitantes a oportunidade de conhecer os animais, interagir com eles e aprender sobre suas necessidades individuais. Na última edição, quatro cães encontraram um novo lar. 

Serviço:

Feira “Mulheres que Somam” e 3.ª Feira de Adoção de Cães do Complexo Penitenciário de Piraquara

Local: Eixo Central Universidade Positivo (R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 - Ecoville)

Data: 8 de novembro, das 8h às 22h

Entrada gratuita 

Sobre a Universidade Positivo

A Universidade Positivo é referência em Ensino Superior entre as IES do Estado do Paraná e é uma marca de reconhecimento nacional. Com salas de aula modernas, laboratórios com tecnologia de ponta e mais de 400 mil metros quadrados de área verde no campus sede, a Universidade Positivo é reconhecida pela experiência educacional de mais de três décadas. A Instituição conta com três unidades em Curitiba (PR) e uma em Londrina (PR), e mais de 70 polos de EAD no Brasil. Atualmente, oferece mais de 60 cursos de graduação, centenas de programas de especialização e MBA, cinco programas de mestrado e doutorado, além de cursos de educação continuada, programas de extensão e parcerias internacionais para intercâmbios, cursos e visitas. Além disso, tem sete clínicas de atendimento gratuito à comunidade, que totalizam cerca de 3.500 metros quadrados. Em 2019, a Universidade Positivo foi classificada entre as 100 instituições mais bem colocadas no ranking mundial de sustentabilidade da UI GreenMetric. Desde março de 2020 integra o Grupo Cruzeiro do Sul Educacional. Mais informações em up.edu.br/

Add a comment

PremiumAds promove o Café com Mídia no próximo dia 7, no Hard Rock Cafe Curitiba  

PremiumAds promove o Café com Mídia no próximo dia 7, no Hard Rock Cafe Curitiba

O evento vai falar sobre branding no digital, com destaque para ambientes qualificados

No próximo dia 7 de novembro, o Hard Rock Cafe Curitiba será palco do Café com Mídia, evento promovido pela PremiumAds, com o tema “Branding no Digital - A Importância dos Ambientes Qualificados".

Nesta edição do evento, os palestrantes vão abordar a relevância de se investir em ambientes digitais qualificados para potencializar campanhas de branding. Para isso, o público contará com a expertise da gerente sênior do Grupo O Boticário, Sheila Ribas; com a especialista em mídia e ganhadora de Best Mídia, Carol Popp, da Popp Media Hub; e com a gerente comercial da NZN, Karen Pacheco.

O bate-papo será moderado pelo COO da PremiumAds, Riadis Dornelles, também especialista no tema. “Será uma conversa esclarecedora sobre como o jornalismo, os dados confiáveis e o conteúdo de qualidade são fundamentais na construção de marcas sólidas”, comenta ele.

O evento também contará com a participação especial de Marcello Petrelli, presidente do Grupo ND e também da Associação Nacional dos Publishers do Brasil (ANPB) que será lançada oficialmente durante o evento. A ANPB é uma entidade sem fins lucrativos que tem como propósito aproximar anunciantes e produtores de conteúdo de todo o território nacional.

“Nosso objetivo é democratizar o acesso dos publishers a oportunidades de negócios e crescimento, assim como colaborar para que o setor se organize, se qualifique e se profissionalize cada vez mais”, conta Marcelo Petrelli.

A PremiumAds é uma empresa ad network que conta com cerca de 230 sites parceiros, de relevância nacional e regional, e por isso está à frente deste debate. “Nós administramos os inventários destes sites e intermediamos a compra qualificada por marcas e agências”, descreve Jhonas Campos, head de marketing & sales da PremiumAds. .

Hoje, o cenário digital está em constante evolução, a qualidade dos ambientes de publicidade desempenha um papel crucial na estratégia de branding das marcas e é por isso que temos o apoio da plataforma MGID, da SeedTag, da Navegg e da ANPB para que o evento aconteça e mais marcas sejam impactadas pelo assunto”, completa Dornelles.

O Café com Mídia é exclusivo para profissionais associados ao Grupo de Mídia Paraná. “Esperamos que todos estejam ansiosos por essa oportunidade única de aprendizado, networking e discussão”, completa Giorjanna Barbosa, executiva de contas para marcas da PremiumAds.

 

Add a comment
Babilônia celebra 20 anos   

Babilônia celebra 20 anos  

Babilônia celebra 20 anos

Um dos mais conhecidos endereços da cena curitibana, o Babilônia, comemora duas décadas de funcionamento. Para marcar a data, a casa que inaugurou conceito inovador na capital paranaense, ganharebranding assinado pelo escritório paulista GH&A - George Homer & Associados, especialista em design de consumo, e a primeira franquia de alta coquetelaria engarrafada de Curitiba, a APTK, marca do festejado bartender Alê D’Agostino.

Na noite de 9 de novembro, exatos 20 anos após a inauguração, o Babilônia abre suas portas para receber convidados e parceiros e apresentar o rebranding, que atualizou a fachada, ampliou o pé direito, renovou mobiliário e enxoval, além de criar uma área externa. Mais do que uma simples festa, a celebração é uma homenagem à sua história e ao compromisso de continuar a oferecer experiências excepcionais nos próximos 20 anos. Desde a sua abertura, em 2003, o Babilônia sempre foi um ponto de encontro, onde histórias são vividas e compartilhadas.

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos