Investimento em recursos humanos surge como diferencial para as Cooperativas

 

 

 

Investimento em recursos humanos surge como diferencial para as Cooperativas

Com a colaboração em sua essência, cooperativas usufruem dessa característica para investir em projetos visando a evolução das pessoas, consideradas o seu principal ativo

Cooperativas de todo o país estão buscando cursos de capacitação com o objetivo de melhorar as competências de seus colaboradores e, ao mesmo tempo, contribuir para a gestão do conhecimento e sustentabilidade da organização. Neste mês de Novembro, a Unimed Curitiba implantou o Programa Venturo, que já capacitou mais de 40 colaboradores em workshops com carga horária total de 40 horas. O projeto foi criado sob medida para cooperativa de saúde por intermédio do ISAE Coop, braço da instituição de ensino ISAE Escola de Negócios, que desenvolve soluções específicas para cooperativas há 20 anos e já atuou em mais de 700 projetos em 200 cooperativas de 8 estados.

A Unimed Curitiba adotou os programas de capacitação desenhados para analistas e assistentes. Após a análise de desempenho, os colaboradores que obtém performance acima do esperado ganham a possibilidade de participar do curso, que é dividido em cinco workshops: “Fui promovido, e agora?”, “Plano Estratégico de Vida e Carreira”, “Design Thinking”, “Global Mindset” e “Melhorando Resultados”. Ao fim da iniciativa, os participantes são avaliados e integram um Banco de Talentos, que é usado para preencher cargos futuros na cooperativa antes de abri-los ao mercado externo.

“Um dos objetivos da área de Recursos Humanos é reconhecer as pessoas que se destacam e tem feito entregas além do esperado. Nosso foco com essa iniciativa é desenvolver as pessoas que já atuam conosco e que estão na posição de assistentes”, explica a analista da Unimed Curitiba, Aline Bernardo Bandeira. “Muitos já tinham avaliações positivas e, com o programa, conseguimos estimulá-los ainda mais para focar no avanço de carreira, potencializando as suas competências”, ressalta.

Devido à pandemia, todos os workshops do programa estão sendo realizados integralmente em formato digital, com aulas ao vivo. Além da capacitação, o propósito do Venturo – que mescla as palavras “aventura” e “futuro” – é dar aos colaboradores informações para que sejam protagonistas de suas carreiras. “Nosso objetivo é dar subsídios para que possam dar esse passo por conta própria. Existe também a questão do pertencimento à cooperativa. O colaborador passa a se sentir orgulhoso”, diz Aline.

Na avaliação do professor de Recursos Humanos e Gestão do ISAE, Júlio dos Reis, as cooperativas precisam evidenciar seus pontos facilitadores na relação com os colaboradores, especialmente para transmitir o seu propósito. “É preciso envolver as pessoas nas ações da cooperativa para que se engajem mais e tenham mais comprometimento e entendimento do propósito da cooperativa, fortalecendo seu vínculo e história”, diz. Estima-se que existam mais de 6,8 mil cooperativas no Brasil, de acordo com dados da Organização das Cooperativas do Brasil, com 14,6 milhões de cooperados e 425 mil colaboradores.

Capacitação na essência

Para o professor, a forma de operação das cooperativas – baseada em um objetivo em comum de um grupo de pessoas – demanda investimentos constantes nas pessoas, consideradas o principal ativo do negócio. A aplicação de recursos em iniciativas que visem essa melhora, como o Programa Venturo, devem ser incentivadas. “Nesse ambiente, que tem a integração de pessoas na essência, o investimento na formação de colaboradores deve fazer parte do propósito do negócio pelo seu aspecto estratégico”, explica.

De acordo com o especialista, as iniciativas de capacitação devem estar conectadas a outros processos internos para que resultem em melhora palpável, seja no atendimento ao cliente, na produtividade ou na qualidade dos serviços. “Uma empresa só muda de patamar se tiver pessoas que elevem ao nível esperado de performance”, diz. Para ser estratégica, a área de Recursos Humanos precisa se integrar a outros setores em busca de soluções eficazes.

Nesse contexto, o foco deve ser mais nas pessoas do que na tecnologia – um erro comum cometido por muitas empresas. “A tecnologia é um meio, não o fim. Ela dá condições para melhorar resultados, mas não de forma isolada. Atualmente, há tecnologia por preço acessível e de forma confiável, mas há necessidade de que as pessoas saibam usá-las”, completa Júlio dos Reis.

 

 

 

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ICI apoia programas sociais que buscam aproximar Poder Judiciário da população

 

 

 

 

ICI apoia programas sociais que buscam aproximar Poder Judiciário da população

Iniciada em 2004, a parceria com o TJPR foi renovada por mais cinco anos e beneficia ações dos projetos Justiça no Bairro e Núcleo de Conciliação

Instalação de rede lógica e elétrica para a realização de eventos, configuração da rede de dados, instalação de licença do sistema digital e treinamento de usuários são algumas das ações que beneficiam os programas Justiça no Bairro e Núcleo de Conciliação. Realizadas pelo Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), as atividades fazem parte de uma parceria com o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) que começou em 2004 e agora foi renovada por mais cinco anos.

O programa Justiça no Bairro tem por objetivo aproximar o Poder Judiciário da população economicamente mais vulnerável, oferecendo condições dignas de acesso à Justiça. A iniciativa nasceu nas Ruas da Cidadania de Curitiba e foi estendida para todo o estado do Paraná por meio da parceria entre ICI e TJPR.

A desembargadora Joeci Machado Camargo, que idealizou e lidera o programa, comenta que essa união de esforços tem possibilitado a atuação em diversas ações sociais. “A parceria entre o Justiça no Bairro e o ICI existe desde 2004. Nosso programa de responsabilidade social conta com uma participação efetiva do Instituto, que já vem de longa data junto conosco. Além disso, o ICI também está contribuindo para a realização do nosso casamento coletivo, que este ano será realizado pela internet. Vamos utilizar a estrutura das escolas municipais para receberem os casais e é de vital importância o trabalho do Instituto para organizar toda a infraestrutura de rede. Essa cooperação, para nós, é muito importante”, diz.

“Manter essa parceria por mais meia década é uma importante iniciativa para o ICI. Queremos cada vez mais estar envolvidos em projetos sociais e disseminando o nosso propósito de melhorar a vida das pessoas e transformar as cidades”, complementa o diretor-presidente do ICI, Fabrício Ormeneze Zanini.

 

 

 

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Grupo Tacla lança aplicativo para integrar físico e digital

 

 

 

Grupo Tacla lança aplicativo para integrar físico e digital

Para fortalecer a estratégia omnichannel, Podi oferece vantagens ao consumidor, como integração com WhatsApp, promoções exclusivas e funcionalidades de conveniência

A transformação digital foi acelerada no Brasil em 2020 e a expectativa é que no próximo ano esse movimento se intensifique. Mesmo durante a pandemia, quando a economia sofreu forte retração, os investimentos em novas tecnologias cresceram 4,2% no primeiro semestre deste ano, chegando a movimentar R$ 41 bilhões, de acordo com o IDC (International Data Corporation).

E o varejo foi um dos setores que mais receberam aportes, por conta dos novos comportamentos de compra dos brasileiros. Exemplo disso é o Grupo Tacla Shopping, conglomerado com oito empreendimentos em operação e três em construção no Brasil, lançou em novembro o aplicativo chamado “Podi”. Idealizado pelo Tacla Labs, braço de inovação do grupo, o app agrega diversos serviços e funcionalidades que prometem facilitar a experiência do consumidor, estreitar os laços de conexão e fidelização, e também potencializar vendas dos lojistas.

Na versão disponível, o usuário pode encontrar informações de lojas e restaurantes, horários de funcionamento, resgatar descontos exclusivos, trocar notas fiscais por cupons para concorrer em sorteios dos shoppings, resgatar descontos exclusivos, comprar ingressos do cinema e pagar o ticket de estacionamento. Outra funcionalidade é o PodiConversar, ferramenta de venda direta, que possibilita o contato com as lojas de maneira integrada com o WhatsApp, onde o cliente pode combinar a compra diretamente com o lojista.

Na segunda fase do aplicativo, prevista para início de 2021, o Podi oferecerá seu próprio marketplace, onde será possível comprar em lojas e restaurantes dos shoppings, com entrega em delivery em até duas horas, em localizações no raio de entrega pré-estabelecido. A previsão que o marketplace seja lançado inicialmente no Palladium Shopping Center e, em seguida, no Ventura Shopping - ambos em Curitiba (PR).

Os investimentos em tecnologia, que chegaram a R$ 1 milhão, já estavam programados, mas os prazos foram encurtados por conta do período. "Prevíamos lançar o Podi apenas em 2021, mas tivemos que nos antecipar. E seguiremos investindo em novas soluções que facilitem a vida dos nossos clientes. Seja por meio de iniciativas próprias, ou com parcerias, vamos sempre buscar a inovação e reforçar a nossa estratégia multicanal, para atender aos anseios dos consumidores e de nossos lojistas. O Podi é um passo muito importante nesse caminho sem volta e já estamos planejando outras soluções, que serão lançadas em breve”, ressalta o diretor de inovação do Grupo, Gustavo Tacla.

Ele lembra ainda que, por meio do aplicativo, também será possível ampliar o conhecimento sobre novos comportamentos de consumo. “A tecnologia é essencial para entender como podemos nos antecipar às tendências e melhorar a experiência do nosso consumidor dentro dos nossos shoppings. Com uma equipe própria que desenvolverá constantemente novos produtos e tecnologias, vamos conseguir entender e aprender com os dados gerados a partir do aplicativo - sempre respeitando as normas da LGPD - para integrarmos cada vez mais o físico e o digital”, finaliza.

Tacla Labs

Em 2019, o Grupo Tacla criou o Tacla Labs, um hub de inovação que pensa e executa soluções tecnológicas de forma própria ou em parceria com os mais diversos ecossistemas espalhados pelo país. Por meio de parcerias, pensa em ferramentas para a geração de novos negócios e ampliação dos atuais. Além disso, por meio do programa Connecta, faz o relacionamento, conexão e catalogação de startups.

Desde 2019, no início da sua atuação, o Tacla Labs já firmou parcerias, como a com a Delivery Center para implementação de hubs logísticos e integração aos maiores marketplaces do mercado (B2W, Mercado Livre, Google, Ifood e Rappi), disponibilizou o pagamento de estacionamentos de shopping do grupo via Bancos Digitais, implementou projeto dos lockers (armários inteligentes), desenvolveu novos sistemas de back office e gestão, e lançou um projeto inédito de totens de autoatendimento multiloja para realização de pedidos nos estabelecimentos de alimentação.

 

 

 

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Loja supera a falta de insumos na venda de vinhos e espumantes com criatividade

Loja supera a falta de insumos na venda de vinhos e espumantes com criatividade

Escassez de vidros, caixas e rótulos surge num momento de alta procura com as festas de fim de ano e isolamento por conta pandemia

A venda de vinhos e espumantes online foi um dos setores que mais cresceu durante a pandemia. Sem a realização de grandes eventos, as bebidas passaram a ser mais apreciadas dentro dos lares brasileiro. “Em meados de 2020, chegamos a ter um crescimento de mais de 400% nas vendas de um mês para o outro. Agora já perdemos 50% das vendas em tempos normais”, lembra Giselle Gura, da VinVino, e-commerce de vinhos e espumantes, que atende Curitiba e região .

O problema, segundo ela, não é a ausência de procura por vinhos e espumantes, mas sim pela falta de insumos. De acordo com o presidente da União Brasileira de Vitinicultura (Unibra), Deunir Luis Argenta, o problema passou a afetar as empresas em outubro, quando bares e restaurantes voltaram a operar. Aí então começou a faltar os materiais de embalagens e rótulos.

Com falta desses insumos, as lojas precisam de estratégias para atrair clientes para outras opções nas prateleiras. “Alguns clientes nos procuraram para comprar moscatel, o que é comum nessa época. Como não conseguimos muitas opções dele, oferecemos outras opções acessíveis aos clientes, como lambrusco e frisantes”, disse Giselle.

Ela lembra que algumas vinícolas não estão mais nem produzindo e nem vendendo mais por conta da falta de insumos. Por isso, o objetivo agora é usar a criatividade para zerar o estoque. “Nos próximos dias, teremos lançaremos a promoção nas compras acima de R$ 400 em espumantes os clientes ganharão uma garrafa vinho branco - Ventisquero Clássico Chardonnay,o mais vendido em 2020 em nossa loja), destaca.

Confira as promoções de Natal da Vinvino

https://www.vinvino.com.br/

https://www.instagram.com/vinvinobr/

https://www.facebook.com/vinvino.com.br/

Pedidos : Whatsapp – 41 98725-6329

 

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Instituição curitibana ganha selo Sesi Ods de boas práticas à prevenção da COVID-19

 

 

 

Instituição curitibana ganha selo Sesi Ods de boas práticas à prevenção da COVID-19

O programa internacional Business for Social Impact in Emerging Markets – BSIEM, do ISAE Escola de Negócios, é reconhecido pelas ações relacionadas ao atingimento dos ODS

Na última quinta-feira, dia 03 de dezembro, o programa internacional Business for Social Impact in Emerging Markets – BSIEM, da instituição curitibana ISAE Escola de Negócios, recebeu o Selo Sesi ODS 2020 na categoria ações pós-pandemia, que premia boas práticas para a prevenção e combate da COVID-19, assim como ações relacionadas ao atingimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU.

O programa envolve quatro instituições – ISAE, RANEPA (Rússia), Universidade Externado (Colômbia) e SPJIMR (Índia) – em módulos semanais imersos em cada uma das localidades. O estudante recebe uma certificação internacional em cada um dos países, além de possibilidade de créditos oferecidos pelas universidades. “Para nós é muito importante o reconhecimento desse programa, por ser uma atividade 100% colaborativa com nossos parceiros internacionais. Engajar alunos do mundo todo para discutir temas relevantes dos mercados emergentes é muito inspirador e desafiador, considerando que esse ano tivemos que mudar todo o programa para oferecê-lo de maneira remota”, celebra Gustavo Loiola, coordenador do programa no ISAE.

O objetivo do selo é reforçar o compromisso do setor empresarial em contribuir para o desenvolvimento sustentável, garantindo resultados econômicos satisfatórios aos negócios, equidade social e respeito ao meio ambiente. “Ao ampliar e consolidar atividades focadas nos ODS, as pessoas se conscientizam sobre as transformações do mundo, compreendendo para onde a sociedade caminha e o que nós podemos fazer para atingir um futuro melhor e mais sustentável”, complementa Gustavo Loiola.

Para mais informações sobre o programa internacional Business for Social Impact in Emerging Markets – BSIEM, acesse www.isaebrasil.com.br.

 

 

 

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