Toque de recolher mantém home office, mas empresas ignoram mudança nos contratos dos funcionários

 

 

 

Toque de recolher mantém home office, mas empresas ignoram mudança nos contratos dos funcionários

Situação pode gerar passivo trabalhista no futuro; Contratos devem ser formalizados por escrito e detalhar qual tipo de função será desempenhada em casa

A imposição do toque de recolher e decretos municipais, na tentativa de evitar aglomerações em locais públicos e barrar o avanço dos novos casos da Covid-19 em cidades do Paraná, mostra que a realidade do ambiente de trabalho para muitos profissionais permanecerá transferida por mais tempo da sede da empresa para dentro de casa.

Baseado no decreto que reduz horários de funcionamento dos estabelecimentos comerciais baixado esta semana pelo governo do Estado, o toque de recolher é um fator que afeta os direitos trabalhistas dos funcionários. No entanto, observa-se que os empregadores ainda não se deram conta para adotar providências com o objetivo de respeitar estes direitos.

“Com o crescimento do teletrabalho, conhecido por home office, as empresas precisam rever urgentemente o contrato dos seus colaboradores. Elas devem adequá-los à nova realidade imposta pela pandemia e as regras de distanciamento social, com a finalidade de evitar passivos trabalhistas na Justiça. No entanto, é uma situação ainda em aberto, pois os contratantes não se atentaram para esta nova situação”, afirma o advogado trabalhista Arno Bach.

Conhecido e desrespeitado

O chamado teletrabalho - que é a prestação de serviços fora das dependências do empregador e com a utilização de tecnologias de informação e de comunicação - foi instituído com a reforma trabalhista de 2017.

Tornou-se mais conhecido com Medida Provisória 927, publicada com a finalidade de prevenir o desemprego no período de pandemia. A MP 927, baixada em março, flexibilizou parcialmente as regras vigentes na CLT, que voltaram a valer a partir da perda da validade da MP, em julho. No entanto, de acordo com o advogado Arno Bach, percebe-se que o regime precário nas relações entre patrão e empregado permanece, como se a MP estivesse ainda valendo.

Entre as exigências previstas na CLT para que a empresa esteja com contratos dentro da lei envolvendo o teletrabalho, estão a assinatura de um acordo escrito entre as partes para especificar qual serviço que será prestado.

Regras claras, por escrito

Mesmo não havendo controle direto sobre o tempo do expediente, o funcionário deverá cumprir as 44 horas semanais, a depender do caso. Se exceder a jornada, terá direito ao pagamento de hora extra.

Benefícios como vale refeição e plano de saúde devem ser mantidos. Já o vale transporte pode ser suprimido. A transferência de equipamentos para a casa do colaborador também deve ser especificada em contrato, assim como assistência na área de segurança de trabalho para evitar acidentes bem como um termo de compromisso do empregado.

O trabalho em domicílio - que é diferente do home office, quando o empregador praticamente transfere parte da estrutura da empresa para a casa do funcionário, como equipamentos de produção, como por exemplo as máquinas industriais - também exige um contrato assinado e todo o detalhamento por escrito. No caso do trabalho em domicílio, não há utilização de tecnologias de informação para que o serviço seja realizado.

“Em ambos os casos, tanto no trabalho em domicílio quanto no teletrabalho, não poderá haver redução salarial. Caso o empregado trabalhe por produção, o empregador deve garantir a atividade mínima para que aquele empregado atinja a média de seu salário”, explica o advogado trabalhista.

O combinado não sai caro

Em Curitiba, além de seguir o toque de recolher do governo estadual, a Prefeitura baixou outras normas para regular a circulação de pessoas para o enfrentamento da pandemia. O artigo 13 do Decreto 1600/20 afirma que os estabelecimentos deverão adequar o expediente dos seus trabalhadores aos horários de funcionamento definidos no decreto.

Também devem priorizar a substituição do regime de trabalho presencial para o teletrabalho, trabalho remoto ou outro tipo de trabalho à distância, quando possível, de modo a reduzir o número de pessoas transitando pela cidade ao mesmo tempo, evitando-se aglomerações no sistema de transporte, nas vias públicas e em outros locais.

“São muitos detalhes que precisam ser levados em conta pelo empregador para que o funcionário possa continuar cumprindo sua função, sem ter seus direitos desrespeitados por causa da pandemia. A Covid-19 não pode ser uma espécie de biombo para camuflar o desrespeito às leis trabalhistas em contratos precários que não atendem os colaboradores. Quanto mais precária a relação, maiores são as chances de um processo contra a empresa na Justiça do Trabalho”, afirma Arno Bach. 

 

 

 

Add a comment

HC reforma Setor de Endoscopia e eleva oferta de exames para 1,4 mil/mês

 

 

 

HC reforma Setor de Endoscopia e eleva oferta de exames para 1,4 mil/mês

A Unidade de Endoscopia do Complexo Hospital de Clínicas da UFPR foi revitalizada com o apoio dos Amigos do Hospital de Clínicas. No valor de aproximadamente R$526 mil, a revitalização foi feita em parceria com a Megamania. As novas instalações garantem melhorias estruturais importantes para proporcionar um atendimento de excelência, com mais conforto e segurança aos pacientes e seus acompanhantes.

A Unidade é responsável pela realização de mais de 20 exames diferentes, entre eles a Endoscopia digestiva alta, Colonoscopia, Colangiopancreatografía Retrógrada (CPRE), Ecoendoscopia alta e baixa, Dilatações, Gastrostomia Endoscópica, Manometrias, Broncoscopias, Biópsias, entre outros. Segundo o chefe da Divisão de Apoio Diagnóstico e Terapêutico, Railson Henneberg, a reestruturação evidencia a qualidade no atendimento e possibilita o aumento de oferta de exames. "A capacidade será de 1,4 mil exames por mês, aproximadamente 16 mil por ano", enumera. Ele explica que a reforma proporciona uma mudança total do funcionamento da Unidade. "A previsão é de zerar a fila de espera em cinco meses", conta.

O chefe do Setor de Infraestrutura Física do Hospital de Clínicas, Washington Batista de Souza, conta que a revitalização foi completa, envolvendo a substituição de todas as instalações elétricas, hidráulicas, instalação de aparelho de ar condicionado, substituição de porta, forro, piso e revestimento cerâmico. Foi feita nova pintura, blindagem radiológica para salas de uso do arco em C e instalação de novos pontos de informática e gases medicinais.

Segundo ele, foram oito meses de obra e 307m2 de área reformada. De acordo com o presidente dos Amigos do HC, Pedro de Paula Filho, a entrega é uma realização de extrema importância. "Além de aumentarmos a capacidade de exames, sabemos que os pacientes serão mais bem atendidos, os profissionais de saúde trabalharão em um ambiente melhor e os residentes sairão melhor formados para seguir a vida profissional", afirma. O presidente diz que esse é, no fim das contas, o objetivo dos Amigos do HC. "Queremos melhorar a condição de atendimento do HC, dos pacientes, dos profissionais e acompanhantes de tratamento", explica.

Sobre os Amigos do HC

]A Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas é uma Organização da Sociedade Civil (OSC), sem fins lucrativos, que atua na defesa de direitos e promoção da saúde. Nosso compromisso consiste em melhorar a qualidade do atendimento aos pacientes, familiares e acompanhantes de tratamento no Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná.

Para mais informações sobre os Amigos do HC, acesse: https://amigosdohc.org.br/. 

 

 

 

Add a comment

Symrise coloca no ar campanha "Juntos Cuidamos!" em prol de instituições e projetos sociais em toda América Latina

 

 

 

Symrise coloca no ar campanha "Juntos Cuidamos!" em prol de instituições e projetos sociais em toda América Latina

Com a hashtag #caringtogheter empresa inicia campanha online. Qualquer pessoa pode participar com apenas um voto e ajudar a beneficiar 12 instituições em toda América Latina

2020 foi um ano desafiador, de mudanças e reflexões, mas também de muita superação e principalmente descobertas de novas maneiras de interagir uns com os outros. E neste ano tão diferente, onde aprendemos também a pensar muito além de nós mesmos a Symrise, uma das líderes globais no mercado de fragrâncias, decidiu fazer diferente e transferir a verba que utilizaria para presentear clientes e colaboradores para instituições e projetos sociais em diversos países da América Latina.

Baseadas em seus valores sustentáveis e de cuidados que vão além dos seus sabores e fragrâncias, as unidades da Symrise na América Latina se uniram na campanha “Juntos, cuidamos!”, onde apoiarão instituições que estão fazendo trabalhos relevantes para a sociedade durante a pandemia. As doações serão realizadas pela Symrise, mas a votação é online e aberta ao público, ou seja, qualquer pessoa pode acessar o site da campanha e escolher uma instituição. Ao final da campanha, todas as instituições serão beneficiadas. As doações serão realizadas proporcionalmente de acordo com a porcentagem de votos recebidos por cada instituição participante.

No Brasil, a Symrise escolheu a Coopernova Cotia Recicla, empresa que ajuda a minimizar o impacto de produção de lixo gerado pela cidade e jogados na natureza, tal como o descarte de EPIs, o Lar São Vicente de Paulo, instituição que abriga mais de 60 idosos em situação de vulnerabilidade ou enfermidade, e a Casa da Criança, organização que acolhe e promove o desenvolvimento de crianças em situação de vulnerabilidade, garantindo seus direitos e sua formação.

“Diferente dos outros anos, onde cada unidade da Symrise possuía seu próprio budget para ações e brindes de fim de ano, em 2020 decidimos nos unir em um propósito maior: agradecer aqueles que tanto fizeram, e ainda fazem, pelos que precisaram durante este ano tão difícil. Entendemos que ajudar quem ajuda também é necessário, e juntos podemos fazer mais!” comenta Ricardo Patrocínio, Vice Presidente Consumer Fragrances LATAM. Abraçando este conceito de “juntos somos mais fortes”, a ação reflete a união e a filosofia do grupo, atrelada aos seus principais valores: inspiração e cuidado. A conscientização da pandemia trouxe aos colaboradores a importância de se estar ainda mais atento aos pequenos detalhes, a empatia e a solidariedade, e isto fez com que eles optassem por presentear quem realmente precisa. “Este ano o presente será de nós para todos, para seguirmos melhorando a vida de quem mais precisa”, comenta Lincoln Romero, Presidente Regional Aromas. Juntas, as unidades latino-americanas irão incentivar a participação dos seus colaboradores, clientes e parceiros.

A votação vai até o dia 10 de dezembro. Basta acessar o site da campanha https://symrisetogetherwecare.com e seguir o passo a passo. A doação será distribuída até o primeiro trimestre de 2021 em espécie ou em itens que as instituições mais estiverem precisando.

Sobre a Symrise

A Symrise é uma fornecedora global de fragrâncias, sabores, alimentos, nutrição e ingredientes cosméticos. Seus clientes incluem fabricantes de perfumes, cosméticos, alimentos e bebidas, farmacêuticos, produtores de suplementos nutricionais e alimentos para animais de estimação. Em 2019, vendas de aproximadamente € 3,4 bilhões de Euros fizeram da Symrise a principal fornecedora global do segmento de aromas e sabores.

Com sede em Holzminden, Alemanha, o Grupo é representado por mais de 100 localidades pelo mundo, com sedes na Europa, África, Oriente Médio, Ásia, Estados Unidos e América Latina. A Symrise trabalha junto de seus clientes no desenvolvimento de novas ideias e conceitos prontos para o mercado, compondo produtos que fazem parte do dia a dia. O sucesso econômico e a responsabilidade corporativa estão indissociáveis como parte desse processo. Symrise – always inspiring more...

 

 

 

Add a comment

Jornalista usa mídias sociais para falar sobre o universo das mulheres 40+

 

 

 

Jornalista usa mídias sociais para falar sobre o universo das mulheres 40+

Nina Machado usa seus conhecimentos em comunicação e marketing digital para criar uma rede de profissionais de saúde com o objetivo de motivar mulheres a buscarem equilíbrio no dia-a-dia

Usar as redes sociais para motivar e elevar a autoestima das mulheres não é uma novidade. Porém, depois se recuperar de um quadro de depressão, a jornalista curitibana Nina Machado decidiu ajudar outras mulheres a se cuidarem mais.

“O meu objetivo nunca foi falar sobre meu estilo de vida, mas levar conteúdo de qualidade e dicas valiosas para mulheres que, como eu, têm mais de 40 anos e se desdobram em vários papéis e muitas vezes não conseguem um tempo para cuidar de si mesmas”, explica Nina.

O “Ficar Bem aos 40” é um projeto multiplataforma que pode ser acessado por meio do:

• Blog internet www.ficarbemaos40.com.br,

• Perfil no Instagram www.instagram.com/ficarbemaos40,

• Fanpage www.facebook.com/ficarbemaos40,

• Comunidade www.facebook.com/groups/ClubedoBatomCtba.

“A ideia do projeto Ficar Bem aos 40 é ser um movimento de mulheres que apoiam outras mulheres que estão entrando ou atravessando a fase dos quarenta anos. Queremos criar um ponto de referência e acolhimento para essas mulheres trocarem experiências e informações sobre assuntos que são relevantes nesse momento da vida dessas mulheres”, complementa a jornalista.

O “Ficar Bem aos 40” conta com um ecossistema de parcerias que, além de ser ajudar na construção técnica do conteúdo que vai ao ar nas plataformas do projeto, ainda abrem diversas oportunidades e vantagens para as seguidoras.

Quem são as especialistas que fazem o “Ficar Bem aos 40” acontecer:

ADRIANA CANCELIER é psicóloga clínica (CRP 08/21255), pós-graduada em psicologia positiva, ciência do bem-estar e auto realização. Especialista em obesidade e emagrecimento.

https://www.instagram.com/psicologa_adrianacancelier/


ANDRESSA PLACERES é fotógrafa especializada em elevar a alma feminina e despertar o auto-amor por meio da fotografia.

https://www.instagram.com/andressaplaceres/

ANGELA FEDERAU é nutricionista clínica (CRN-8: 5047), pós-graduada em fitoterapia aplicada à nutrição, especializada em nutrição funcional, pediátrica e escolar. Participa como convidada de pesquisas científicas e genéticas da UFPR como o mapeamento e estudo genético da comunidade Menonita e é revisora de artigos científicos e textos para sites médicos. É palestrante, escritora de livros, artigos e colunas em jornais e revistas. Nutricionista responsável pela APSAM - Associação Paranaense Superando a Mielomeningocele. Além disso, a nutricionista é empresária do segmento alimentício e atua como parceira da Polícia Militar do Paraná e de clínicas de fertilidade. 

https://www.instagram.com/angelafederau.nutri/

CAROLINA SCHEIBE é nutricionista, beer sommelière e cofundadora da Whatever Cervejaria.

https://www.instagram.com/caca_scheibe/

DANIELA FIORIN CUBAS (CRM-PR 26.131) é médica endocrinologista e pós-graduada em nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (Abran). Além disso é corredora amadora desde 2010 com nove meias-maratonas e uma maratona no currículo.

https://www.instagram.com/dra.daniela.endocrino/

DANIELE BRYCHTA é professora de Hatha e Vinyasa Yoga, palestrante e fundadora do estúdio Casa de Ananda Yoga.


https://www.instagram.com/danibrychtayoga/

 


https://www.instagram.com/casadeanandayoga/

GISELLE SILVA é formada em Desenho Industrial e especialista em marketing e gestão de projetos. Hoje atua como sócia administradora da Vinvino - Loja Online de VInhos e Espumantes e como diretora de marketing e desenvolvimento de e-commerce na Brainstorming Marketing Digital.

 https://www.instagram.com/giiii_silva/

ILSE GAEDKE é consultora de imagem desde 2017, quando fez transição de carreira da área de gerenciamento de projetos. De lá para cá, Ilse já ajudou dezenas de pessoas com seu método exclusivo de trabalho. Em seus atendimentos, Ilse faz análise de estilo e cores, análise facial e visagismo, etiqueta, montagem de visuais, orientação para compra de peças sempre de forma objetiva e levando em consideração o perfil de cada cliente.

https://www.instagram.com/ilsegaedke/

ISABELLE PABST BREMER é chef fit & funcional e proprietária da marca de culinária funcional Belle´s Kitchen.

https://www.instagram.com/belleskitchenbr/

JAQUELINE LUNARDI é cirurgiã dentista, especialista em harmonização orofacial. 

https://www.instagram.com/drajaquelinelunardi/

LINDSLEI MONTEIRO ANTUNES é sommelière profissional formada pela Escola Alta Gama de Curitiba, com curso de especialização em harmonizações realizado em Roma na Itália.

 https://www.instagram.com/lindslei/

MARIANA CELESTRINO é formada em Administração de Empresas e trabalhou bastante na área até se encontrar na confeitaria. Hoje a chef patissier da Di Mari Doceria Artesanal, produz bolos decorados em buttercream, naked cakes e doces em geral.

https://www.instagram.com/dimari_doceriaartesanal/

MIKIE MAGNERE é mãe, empreendedora, especialista em redes sociais e mestre em educação. Atua com grandes e pequenas empresas e sua realização pessoal é ver que, com pequenos ajustes, os pequenos empreendedores podem fazer publicidade online e se destacar tanto quanto os grandes nas redes sociais.

https://www.instagram.com/mikie_magnere/

REJANE CASARE é médica ginecologista e obstetra, especializada em infertilidade conjugal e reprodução humana. 

https://www.instagram.com/drarejanecasare/

SARA CROSATTI (Msc. Dn.), prof. Educação Física, especialista em treinamento personalizado e musculação, mestre e doutoranda em Atividade Física e Saúde e apaixonada pela corrida. Possui formação em pilates tradicional, solo e aéreo, com mais de 10 anos de experiência no treinamento personalizado, com especial atenção à melhor idade, reabilitação, pós-cirúrgico e emagrecimento. É também revisora da Human Moviment e Journal of Bodywork & Movement Therapies.

https://www.instagram.com/prof.saracrosatti/

STELLA T. FARIA DUMKE é dentista (CRO/PR 14.636), especializada em ortodontia, ortopedia funcional dos maxilares, odontopediatria e neuroclusão.

https://www.instagram.com/dra.stellatfariadumke/

VIVIANE MANCINI é maquiadora profissional e professora de automaquiagem, especialista em peles maduras estudou em Lisboa e Paris onde aperfeiçoou sua técnica. Natural de Londrina, ao voltar ao Brasil, atuou como maquiadora e professora por 5 anos em São Paulo antes de escolher Curitiba para fixar residência em 2019. Com a pandemia do novo coronavírus, Vivi, como também é conhecida, criou a Sinal de Amor para oferecer opções de presentes criativos para datas especiais.

https://www.instagram.com/vivimancinimaquiagem/

Sobre NINA MACHADO

NINA MACHADO é jornalista, especialista em marketing digital e gestão de pessoas. Tem mais de 20 anos de experiência nas áreas de comunicação, marketing e comercial e é criadora do projeto “Ficar Bem aos 40” e sócia da Comando News - Comunicação & Conteúdo.

https://www.instagram.com/ficarbemaos40/

www.ficarbemaos40.com.br

https://www.facebook.com/ficarbemaos40

www.facebook.com/groups/ClubedoBatomCtba

 

 

 

Add a comment

Busca pelo bem-estar em cidades felizes também deve ser política pública

 

 

 

Busca pelo bem-estar em cidades felizes também deve ser política pública

Tema vem ganhando força e será uma das trilhas temáticas dos painéis do Smart City Session, evento online realizado pelo iCities nos dias 8 e 9 de dezembro

Encarada por muito tempo como um assunto pessoal, a busca pela felicidade e bem-estar vem ganhando protagonismo como aspecto coletivo, de comunidade. Não somente pela saúde física, mental e emocional de cada indivíduo, mas também pela construção de uma sociedade mais feliz, inclusiva, pacífica, colaborativa e economicamente melhor distribuída.

A trilha temática das cidades felizes e da busca pelo bem-estar coletivo estará presente nos painéis do Smart City Session, primeira edição global de um evento inteiramente online sobre smart cities, organizado pelo iCities e chancelado pela Fira Barcelona, que vamos realizar no Brasil nos dias 8 e 9 de dezembro. As inscrições estão abertas pelo site, com virada para o segundo lote em 1º de dezembro.

“Nos últimos anos, vêm se multiplicando as pesquisas e levantamentos, até da ONU, sobre os impactos de cidades e países que investem na felicidade coletiva. O poder público, a partir dessas pesquisas, começa a trabalhar em políticas voltadas ao bem-estar, colocando não apenas o crescimento econômico como meta, mas a felicidade de sua população. Isso passa transversalmente pela segurança pública, saúde, educação, chegando inclusive a modificações na legislação”, explica o professor Gustavo Arns, idealizador do Congresso Internacional de Felicidade – evento anual que atrai milhares de pessoas do Brasil – e presidente da Escola Brasileira de Ciências Holísticas.

Arns auxiliou na curadoria de Felicidade e Bem Estar do Smart City Session. “Teremos quatro painéis sobre essa temática, reunindo profissionais de várias áreas, da arquitetura às startups, que aplicam soluções voltadas para o bem-estar em seus produtos, serviços e empreendimentos.”

O professor elenca países que se destacam no incentivo à políticas públicas pensadas para cidades mais felizes. “A Nova Zelândia hoje tem um ‘orçamento do bem-estar’ e vem liderando, junto com a Islândia e a Escócia, a chamada economia do bem-estar. São ações para que a macroeconomia possa ser retroalimentada por uma população mais feliz. Também já temos exemplos na Austrália, Europa e Reino Unido, onde foi criado o Ministério da Solidão, em 2018, para políticas voltadas aos altos casos de depressão e suicídios. Já os Emirados Árabes criaram um Ministério da Felicidade. Isso tudo enseja o tema em eventos anuais como o Congresso da Felicidade, que buscam embasar cientificamente e avaliar essas políticas públicas, resultando na publicação de um caderno anual para que outros países e cidades possam aplicá-las em suas realidades locais.”

Sobre o Smart City Session

O Smart City Session inaugura uma experiência totalmente nova no segmento. Além das palestras de especialistas em temas que brotaram da crise da pandemia e permitirão planejar o ano de 2021, o evento terá salas de discussão com os convidados, em que o público poderá seguir o debate e interagir com os speakers e demais participantes em ações de networking de negócios, matchmaking e reuniões. O Session também servirá de avant-première para a realização da terceira edição do Smart City Expo Curitiba, em 2021. A edição presencial deste ano, que deveria reunir cerca de 10 mil pessoas, foi suspensa por causa da pandemia da Covid-19.

Os keynotes principais do evento serão o expert em cidades inteligentes, Renato de Castro, autor do livro “A Cidade StartUp”, CEO da SmartUp, empresa de consultoria de Barcelona especializada em transformação digital para cidades. Ele é membro do conselho de administração da Leading Cities de Boston e embaixador internacional do Centro de Operações do Rio de Janeiro (COR). Acumulou mais de duas décadas de experiência atuando como executivo global em países da Ásia, Américas e Europa, e já visitou mais de 30 países dando palestras e assessorando governos em projetos de desenvolvimento urbano; e o fundador do portal Mobilize Brasil, Ricky Ribeiro, membro da equipe de Sustentabilidade Corporativa da EY (Ernst & Young).

O Smart City Session está baseado em quatro pilares temáticos relacionados ao cenário das cidades e soluções pós-pandemia: Felicidade e Bem-Estar; Legado da Pandemia; Resiliência do Espaço Urbano; e Governança e Economia. O evento tem como global partner a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI); como local partner o Sebrae Paraná; como event partner a Dataprom, a Celepar, a FRG e a Wallonia; e como digital partner a Betha Exati, Iwg, Cits, Portal dos Elétricos/Smart Moov, Sanetran, Smart Green, Muni Digital e Gazz Conecta.

Serviço:

Smart City Sessions (evento online)

8 e 9 de dezembro de 2020

Lote 2: R$ 490 a partir de 1º de dezembro

Adquira o seu ingresso no www.smartcitysession.com

Sobre o iCities

O iCities foi fundado em 2011 com a visão de que as cidades devem ter papel muito mais proativo no desenvolvimento da sociedade. Dentre os projetos de maior relevância da empresa estão a vinda e organização do maior congresso do tema de smart cities de Barcelona para Curitiba – o Smart City Expo Curitiba. O iCities também trabalha com consultoria para projetos de smart city para municípios de todo o país.

 

 

 

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos