Mas, e o conteúdo?

 

 

 

Mas, e o conteúdo?

Com as mudanças que a pandemia causou em nossa vida e, consequentemente, na vida escolar das crianças e professores, são frequentes essas perguntas, seja em conversa entre pais ou nas reuniões da escola, agora virtuais: mas, e o conteúdo? E a reposição das aulas? E 2021? E o processo de alfabetização? A ansiedade é grande: o que fazer diante desse tempo perdido? Mas, será perdido mesmo?

O modelo curricular das escolas brasileiras é enciclopédico, com excesso de conteúdo, pouco flexível e desconectado das necessidades do contexto atual. Com a pandemia, essas características foram ressaltadas, demonstrando que as escolas permanecem com um modelo ultrapassado e que, talvez, esse seja um bom momento para repensarmos esse modelo curricular, e também a nossa relação com a escola e com a produção de saberes.

Com as aulas remotas, a relação interpessoal mudou. Mudaram também as relações com o aprender, com o conhecimento, com a tecnologia. Isso não significa que as crianças estão aprendendo menos ou mais: estão aprendendo diferente. E aprendendo além dos conteúdos elencados no currículo.

Ter claro que esse é um momento de aprendizagem, ainda que as crianças estejam fora da escola, e que aprender vai além dos conteúdos curriculares, nos ajuda a perceber que esse não é um tempo perdido. É um tempo diferente e precioso. Por isso, precisamos vivenciá-lo de forma serena, procurando criar memórias afetivas e positivas para as crianças – e para nós, adultos, também.

Cozinhar juntos, ouvir músicas, cuidar de plantas, dividir afazeres da casa, pintar, ler. São atividades que nos aproximam e podem ser inseridas na rotina, tanto para pais que estão saindo de casa para trabalhar como para os pais que estão em teletrabalho.

Por que não inserir na rotina um momento de leitura compartilhada? A criança pode participar da escolha do livro e os pais contarem a história antes de dormir, após o almoço, durante a tarde, enfim, no período do dia em que a rotina familiar e de trabalho permitir. A literatura fortalece o ser, permite o autoconhecimento, o respeito ao próximo, a compreensão do meio em que se vive, o desenvolvimento da criatividade, a ampliação do vocabulário. E mais: o encontro do texto com o leitor e com o ouvinte.

Estamos vivenciando uma experiência única, que propicia uma forma diferente de aprender e de ir além dos conteúdos. As crianças não estão perdendo, mas ganhando outras possibilidades de convivência, de conteúdo, de conhecer o mundo. A alfabetização acontecerá, o aprender também. De outro modo, com outros matizes. E pais e escola, juntos, estão encontrando caminhos e ganhando horizontes.

Deisily de Quadros é professora da área de Linguagens e Sociedade da Escola Superior de Educação do Centro Universitário Internacional Uninter, estuda literatura infantil e a formação de leitores e é mãe do Théo.

 

 

 

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Conferência gratuita capacita profissionais para vender online

 

 

 

Conferência gratuita capacita profissionais para vender online

Direcionado para quem quer começar ou profissionalizar seu e-commerce, o evento reúne as principais ferramentas para o segmento e marketplaces do Brasil

Amazon, Magalu, Carrefour, Correios, Sebrae, E-commerce Brasil, E-commerce na Prática, Bling!, entre outros grandes nomes do e-commerce e marketplaces mundiais estarão presentes na SGPWeb Conference, que acontece dia 19 de agosto, a partir das 9h30. O evento, online e 100% gratuito, tem mais de 10 horas de duração e irá capacitar e profissionalizar empreendedores e empresas para vender online. “O nosso objetivo é discutir o crescimento do e-commerce no Brasil em meio à pandemia e mostrar as ferramentas necessárias tanto para quem quer começar a vender online, quanto para profissionalizar empresas do setor”, explica o CEO da SGPweb, idealizadora do evento, Emerson Scholze.

Segundo um levantamento feito pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), foram abertas mais de uma loja virtual por minuto desde o início do isolamento social, em março. Mais de 107 mil novas empresas foram criadas na internet, em pouco mais de dois meses. O índice MCC-ENET, desenvolvido pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) em parceria com o Movimento Compre & Confie, aponta que as vendas online mais que dobraram (137,35%) ao comparar maio de 2020 com o mesmo período do ano passado, e o faturamento do setor, no mesmo período, seguiu essa tendência, com alta de 127,77%.

Segundo Scholze, o evento mostrará as tendências, inovações e ferramentas disponíveis para quem atua no mercado eletrônico. “Selecionamos parceiros com ferramentas de custo baixo e usabilidade fácil para inserir essas pessoas nesse mundo digital. Nosso objetivo é capacitar essas pessoas para um mercado que caminha a passos largos no nossos país”, afirma.

A SGPweb Conference recebe nomes de peso, entre eles o gerente de marketplace da Amazon, Nicolli Ciappina de Souza; CEO da Magalu, Frederico Trajano e o gerente regional de vendas da Pitney Bowes Brasil, Rodrigo Melo, e também encontros com influenciadores da área em salas privadas – que possibilita uma imersão ainda mais intensiva. Além disso, os participantes poderão conhecer ferramentas que possibilitam colocar uma loja virtual no ar em menos de 24 horas com custo baixo e o caminho para colocar produtos à venda nos maiores marketplaces do país.

O evento traz conhecimento para realização de todo o processo de vendas online, desde a criação da loja, dicas de como expor o produto, estratégias de vendas, processo logístico e tecnologia disponível para tal. “Os participantes sairão capacitados para realizar tanto a inserção de seus negócios como pulverização das possibilidades de vendas online, ampliando assim a capacidade desses empreendedores para conquistar mais clientes e aumentar o faturamento da empresa”, afirma Scholze. Os parceiros ainda oferecerão descontos exclusivos em seus serviços, de até 50%, para os participantes do evento.

Durante a conferência, os participantes poderão doar qualquer quantia para a ONG "Eu Cuido de Ti", instituição sem fins lucrativos que tem como objetivo ajudar entidades carentes de Curitiba e Região Metropolitana. Até o momento, já foram arrecadados mais de R$22 mil reais entre os parceiros do evento, que serão direcionados para a compra de cestas básicas para instituições selecionadas pela instituição.

As inscrições para o SGPWeb Conference, bem como a agenda de palestras e salas de negócios estão no site: www.sgpweb.com.br

CRONOGRAMA DO EVENTO:

Saiba como montar uma loja virtual completa

Loja Integrada – 9h30

Principais vantagens de vender em marketplace

10h – Amazon

10h30 – Magalu

11h – Webcontinental Marketplace

11h30 – Carrefour Marketplace

Intervalo com estande online para networking: 12h

Dicas especiais para tratar suas fotos e descrições

13h – Foto.com

Aumente seu poder em vendas, se integre com mais de 40 marketplaces

13h30 – Plugg.to

Como Alavancar suas vendas por marketplace

14h – Conecta Lá

Gerencie todas as vendas com um ERP completo

14h30 – bling!

Automatizando a postagem com a balança de cubagem

15h – pitney bowes

Experiência da entrega! Importância do rastreio para a venda

15h30 – SGPweb

Correios é sua melhor escolha para logística, saiba as vantagens da maior empresa logística do Brasil

16h – Correios

Informação é o novo petróleo – conheça o principal meio de informação sobre o mercado eletrônico

16h30 – e-commerce brasil

Precisa de mais ajuda? Participe da escola de e-commerce que mais cresce no Brasil.

17h – e-commece na prática

Tenha ajuda de quem sempre apoiará o empreendedorismo digital

17h30 – SEBRAE
Bate papo exclusivo com os principais influencers do mercado, a partir das 17h30 para os sorteados durante o evento:

Alfredo Soares -Autor do livro #BoraVender | Sócio Vtex

Bruno de Oliveira - Fundador e CEO do Ecommerce na Prática

André Santos Play - Autor do Livro Supervendedores Mercado Livre Brasil - Awareness (Mercado Livre no Brasil)

Ney Green - Fundador da agência Green Digital Marketing

Hele Moura – Predidente do Comitê de Líderes de e-commerce, fundadora da Liga Digital.

Gilmar Theobald – Dono e fundador da Academia do E-commerce

Encerramento:

19h – show com Igor Ferraz

Sobre a SGPweb

A SGPweb é um sistema que proporciona maior controle na gestão dos envios, com a apresentação de forma fácil e intuitiva de informações antes da postagem, relatório completo do que foi enviado por departamento, por serviço e por data. A ferramenta permite fácil integração com marketplaces, e-commerces, ERP's , CRM's, e foi desenvolvida com foco nas mais atuais tecnologias voltadas para internet, com integração a diversos sistemas e empresas, para que a informação chegue fiel e em tempo real a todos os interessados no processo.

 

 

 

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Lei Geral de Proteção de Dados: da garantia de direitos à qualificação de padrões empresariais

 

 

 

Lei Geral de Proteção de Dados: da garantia de direitos à qualificação de padrões empresariais

*Julio Cardozo

As novas condições mercadológicas impulsionadas pela transformação digital, que culminou na mutação de processos do off-line para o on-line e na necessidade de personalizar a experiência do consumidor cada vez mais adepto dos ambientes virtuais, trouxeram à tona o debate sobre o tratamento mais adequado de informações pessoais.

Nesse contexto, a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) se tornou uma necessidade estratégica para o país, pois a partir da adoção de marcos regulatórios avançados como o europeu General Data Protection Regulation (GDPR) - ou Regulamento Geral de Proteção de Dados, em português, que serviu de base para criação da LGPD brasileira -, aquelas jurisdições que insistirem em não proteger os dados pessoais de seus titulares ficarão de fora da transformação digital que hoje presenciamos no mundo.

Nesse contexto, empresas de diferentes setores - especialmente as chamadas “B to C” - que elevarem seus padrões de tratamento de dados pessoais poderão ter ganhos consideráveis em reputação digital. Além de estarem em conformidade com a lei, o que é condição básica para qualquer operação, terão o reconhecimento de seus consumidores (na LGPD chamados de titulares de dados pessoais) em questões ligadas à segurança da informação, proteção de dados e confiabilidade.

Sancionada pelo Planalto em agosto de 2018, em compasso com o cenário internacional – já que diversos países da União Europeia, entre outros, já buscavam implantar legislações contemplando esta temática naquele período, a entrada da Lei Geral De Proteção de Dados em vigor, no Brasil, foi adiada devido a uma série de alterações legislativas e contextos sociopolíticos domésticos, e, após sucessivos adiamentos, continua uma certa dúvida a respeito do início da vigência da LGPD no país (possivelmente entrará em vigor em agosto deste ano, ainda que as sanções administrativas passem a ocorrer somente a partir de agosto de 2021).

As novas regras estabelecem procedimentos para o tratamento de dados pelas organizações. Regulamenta, portanto, qualquer processo que envolva a utilização de informações pessoais: a maneira como são coletadas, sua classificação, utilização, processamento, armazenamento, compartilhamento, transferência e eliminação, entre outras ações. Temas muito relevantes para os diversos setores econômicos são como vai atuar a nova autoridade nacional de proteção de dados (ANPD) e como a LGPD se relacionará com outras leis em vigor no Brasil, como a lei do cadastro positivo e o código do consumidor.

Adequar-se à nova LGPD não se trata de um processo trivial. São necessárias medidas técnicas (de TI), físicas (cuidado com documentos impressos, telas de computador desbloqueadas) e organizacionais (normativos, equipes de proteção de dados pessoais) que transformam a maneira de uma organização trabalhar com dados pessoais. É compreensível um certo atraso inicial, desde que não muito longo. Foi assim na Europa e tem sido assim nos EUA, que optou por várias peças normativas regulando a proteção de dados em várias indústrias, ao invés de uma lei única.

Do lado de fora do Planalto, empresários, profissionais de TI e aqueles que atuam em áreas diretamente influenciadas pela nova legislação buscam identificar meios para uma correta adequação de seus processos e de seu pessoal, bem como maneiras de comunicar essas mudanças a seus stakeholders, e principalmente fornecedores. É possível que, embasados nas experiências verificadas no exterior e depois de a lei ser tantas vezes adiada no Brasil, já tenham acesso a boas referências e tido tempo suficiente para adaptações – o que é considerado uma vantagem por alguns, enquanto outros ainda investigam caminhos para uma adequação sem que haja risco para seu modelo de negócio.

Revisar cada operação de tratamento de dados, a fim de verificar o que é preciso ser feito para estar em conformidade com a LGPD é algo essencial. Vale atentar, desde já, se o seu negócio já tem o controle das informações pessoais que coleta, ou seja, como as processa e o que é feito com elas desde seu primeiro registro até o momento em que são apagadas. A partir de agora, implementar políticas corporativas de proteção de dados e de avisos de privacidade é algo fundamental para empresas que atuam no Brasil ou no exterior.

Importante destacar neste contexto a mudança de cultura que as empresas terão que adotar quanto ao ciclo de vida dos dados. Treinamentos, controles, rastreamento e eventuais medidas referentes a condutas, deverão ser continuamente desenvolvidas. No Sicredi, por exemplo, já existem áreas e processos dedicados à melhoria do tratamento dos dados e atendimento à legislação. O processo de mudança ocorre por meio de treinamentos online, workshops, ações de endomarketing, melhorias nos controles de segurança e na formação de facilitadores nas áreas, chamados de Agentes de Riscos.

Todos estamos inseridos em um contexto completamente influenciado e familiarizado com as novas ferramentas digitais – principalmente as mídias sociais e as plataformas de e-commerce. Assim, os dados pessoais tomam um lugar de extrema relevância na concepção e aprimoramento de mecanismos de promoção e manutenção de negócios. A LGPD, portanto, chega como um importante instrumento para elevar os padrões de segurança nas empresas, ao mesmo tempo que, acima de tudo, que preserva direitos fundamentais dos cidadãos no que se refere a eventuais violações de sua privacidade.

* Julio Cardozo é diretor executivo de riscos do Banco Cooperativo Sicredi

 

 

 

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Mauricio Meirelles traz para Curitiba seu stand up comedy interativo para o formato drive-in

 

 

 

Mauricio Meirelles traz para Curitiba seu stand up comedy interativo para o formato drive-in

“A terra não parou”, novo espetáculo do badalado comediante, será apresentado no Planeta Drive-In Curitiba, na Pedreira Paulo Leminski, nesta quinta-feira dia 13

A pandemia da COVID-19 trouxe uma nova realidade para o universo do entretenimento e a necessidade de reinventar experiências é inevitável. Aos poucos o mundo todo vai se adaptando ao distanciamento social e buscando novas formas de manter as atividades de divertimento e lazer. Com esse pensamento e muita vontade de levar diversão aos curitibanos, o Planeta Drive-In Curitiba, implantado na icônica Pedreira Paulo Leminski, vai promover mais um grande show da era “novo normal” na capital paranaense, ao ar livre e com o público dentro de carros. No próximo dia 13 de agosto, o espaço vai receber a apresentação do comediante Mauricio Meirelles, que trará para Curitiba seu mais novo show intitulado “A terra não parou”, idealizado especialmente para o formato drive-in.

Com 13 anos de carreira, acumulando trabalhos em programas de grande repercussão na televisão e viral na internet com o quadro “Webbulling”, Mauricio Meirelles trará para a capital paranaense um show criado especialmente para o momento atual de pandemia e distanciamento social. O comediante, que já viaja pelo Brasil desde 2011 com apresentações solo de stand up, criou um espetáculo diferenciado para a nova realidade do entretenimento. O show “A terra não parou” conta com um texto que aborda temas ligados ao cotidiano em confinamento, home office, tarefas domésticas, convivência com filhos e casamento, tratados de forma cômica e interativa.

O show de Mauricio Meirelles promete trazer ainda mais inovação para o conceito drive-in, que caiu no gosto dos curitibanos. Conhecido pela interação com a plateia durante as apresentações, o comediante buscou maneiras de manter a proximidade com a audiência mesmo com o novo formato e criou uma apresentação inédita e única, explorando a interatividade por meio da tecnologia e trazendo o público para o palco com aplicativos de conversa e comunicação.

Entretenimento seguro

Segundo o diretor da Planeta Brasil Entretenimento, Patrik Cornelsen, o Planeta Drive-In foi desenhado como uma forma de trazer de volta atrações culturais fora de casa à vida das pessoas, uma experiência vintage, com tecnologia de última geração aplicada, além de uma infraestrutura completa de gastronomia e serviços com comodidade e segurança, respeitando as principais orientações dos órgãos oficiais para diminuir a disseminação da Covid-19, entre elas evitar aglomerações em locais públicos. “Trata-se de um modelo inteiramente pensado para atender as demandas de cultura e entretenimento. Diferentemente de qualquer comércio ou serviço, no drive-in não há contato entre as pessoas”, afirma.

No Planeta Drive-In, não existe qualquer forma de aglomeração e o modelo foi pensado para os cenários mais extremos de isolamento social, seguindo as melhores referências de eventos já realizados na Europa e na Ásia para controle da Covid-19. Os colaboradores envolvidos na produção são em número bastante reduzido, e submetidos a exames, paramentos e esterilização total, inclusive de pertences, antes do início de suas atividades.

Levando em consideração o público espectador, os veículos passam por um pioneiro sistema de desinfecção nos pneus e da lataria, com ingresso validado eletronicamente e sem contato humano. A venda de alimentação e bebida é feita via aplicativo, e os produtos são entregues embalados na janela do veículo, que só pode permanecer aberta do lado esquerdo. “Até mesmo o uso dos sanitários ganhou uma ajuda muito importante no combate ao coronavírus. A ida aos banheiros deve ser solicitada e agendada via aplicativo, pois apenas uma pessoa por vez é autorizada a transitar na arena. Além da limpeza tradicional, os sanitários são dotados de um moderno sistema de esterilização de ar”, completa Cornelsen.

O espetáculo A Terra não Parou com Mauricio Meirelles será realizado no dia 13 de agosto, a partir das 19h, no maior drive-in do Sul do Brasil, implantado na Pedreira Paulo Leminski - Parque das Pedreiras (R. João Gava, 970). Os ingressos, vendidos antecipadamente, custam a partir de R$ 120 por carro (até 4 pessoas por automóvel) e estão disponíveis no site www.planetadrivein.com. Mais informações nas redes sociais oficiais da Planeta Brasil Entretenimento e do Planeta Drive-In.

 

 

 

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Projeto Ópera em Casa promove tour virtual pela Ópera de Arame

 

 

 

Projeto Ópera em Casa promove tour virtual pela Ópera de Arame

Resgate histórico, imagens exclusivas do período de isolamento e entrevistas com responsáveis são alguns dos materiais à disposição no Webdocumentário

Com a maioria da população em isolamento desde março, devido ao Coronavírus, uma das atividades que as pessoas mais sentem falta de fazer é passear e viajar. Passear pela cidade onde moram, pelos pontos turísticos ou viajar para outras cidades. Em pesquisa feita pela Rede Nossa São Paulo, em parceria com o IBOPE Inteligência, para os moradores da região Oeste, por exemplo, a maior saudade é essa: viajar. 29% dos internautas votaram nessa opção.

Pensando nisso, nasceu, em meio à pandemia, o trabalho acadêmico e projeto Ópera em Casa – um webdocumentário veiculado no Instagram, personalizado à Ópera de Arame. Criado por quatro jovens como ideia de projeto final para sua pós-graduação, o webdoc mostra como está atualmente a Ópera de Arame, divulga entrevistas com responsáveis do Ópera Arte e Vale da Música – ambos situados dentro da Ópera – e também publica materiais exclusivos que podem ser compartilhados e aproveitados nas redes sociais enquanto ninguém pode entrar no complexo.

Nas palavras de Giuliano Pilagallo, proprietário do Ópera Arte e que concedeu uma entrevista exclusiva para o projeto, a importância da iniciativa de se ter um material como esse é de “se orgulhar”. “Quando o grupo me explicou o projeto e pediu o nosso apoio, topamos e ajudamos para que ele se tornasse realidade. Afinal, eu acredito que todos os curitibanos, inclusive eu, temos muitas saudades de entrar na Ópera, andar pela passarela e sentir esse lugar único em Curitiba”, afirma o empresário.

Uma das estudantes idealizadoras do projeto, Mahayla Haddad, conta que antes mesmo da pandemia, a ideia para o TCC era fazer algo voltado a Ópera de Arame e a importância que esse local tem em nossa capital, mas que com o Coronavírus, tudo mudou. “Assim que o complexo foi fechado por normas de segurança, tivemos que dar a volta por cima e pensar em outro projeto, mas não queríamos largar o nosso principal tema: mostrar a história e importância que a Ópera de Arame tem em nossa cidade e estado a jovens, adultos e crianças por meio de um webdoc nas redes sociais”, conta.

O grupo ainda esclarece que o feed do projeto conta com tantas curiosidades e histórias que motivos para os espectadores sentirem saudade de ir até lá não vão faltar. O webdocumentário pode ser acessado pelo perfil de Instagram @operaemcasa e foi realizado pelos estudantes Felipe Martins, Laura Lana, Mahayla Haddad e Paulo Saito no curso de Pós-graduação em Narrativas Audiovisuais e Novas Mídias do UniBrasil.

 

 

 

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