Aprenda a estimular a autonomia das crianças desde cedo

 

 

 

Aprenda a estimular a autonomia das crianças desde cedo

Ana Regina Caminha Braga, psicopedagoga especialista em gestão escolar, fala sobre como os pais e responsáveis podem auxiliar no processo de aprendizagem da criança

Errar é uma atitude comum do ser humano. Entretanto, somos cobrados desde cedo a não cometermos falhas ao longo da vida. E é esta insegurança frente aos erros que pode atrapalhar o desenvolvimento da autonomia durante a infância. Está na hora de refletir: quantas vezes você já não fez algo no lugar de seu filho e, portanto, interferiu no seu processo de aprendizagem?

De acordo com Ana Regina Caminha Braga, psicopedagoga especialista em educação infantil e gestão escolar, essa superproteção pode, em algum momento, acabar atrapalhando o desenvolvimento da criança como pessoa. “Hoje é uma criança, amanhã será um adulto. Ele precisa dessa autonomia no dia a dia pra realizar as suas tarefas, para errar e acertar sua caminhada”, diz. “É essencial que os pais e responsáveis saibam lidar com as falhas da criança da melhor maneira, sem a condenar, para que ela não fique com medo de encarar novas experiências”, complementa a especialista.

Para os pais, esse processo de aprendizagem e de ganho de autonomia pode representar um verdadeiro desafio. Mas para que a criança cresça independente e capaz de resolver os problemas da vida, é preciso que os responsáveis proporcionem as condições adequadas para que o pequeno aprenda com os próprios erros. Encaixar um brinquedo, escolher a fruta do lanche, escovar os dentes e arrumar a barra da calça, por exemplo, são tarefas simples que devem ser incentivadas às crianças.

“Uma dica importante é ensiná-las desde cedo a ter responsabilidade sobre seus atos, para que sempre que façam algo errado, sejam responsáveis por assumi-los”, conta. Segundo a especialista, refletir com os pequenos sobre os erros cometidos no passado também é uma alternativa, pois ajuda a criança a visualizar as lições aprendidas na prática. “Cabe aos pais e responsáveis incentivar seus filhos a sempre melhorarem, para que tomem decisões corretas. Afinal, é errando que se aprende”, completa Ana Regina Caminha Braga.

 

 

 

Add a comment

Fundador da mLabs ensina empreendedores a vender mais usando as redes sociais

 

 

 

Fundador da mLabs ensina empreendedores a vender mais usando as redes sociais

Rafael Kiso participa de live promovida pela startup vhsys, na quinta-feira, dia 6

Para ensinar os empreendedores de pequenos e médios negócios a vender mais por meio das redes sociais, a startup vhsys promove uma live nesta quinta-feira (6), às 17h, com Rafael Kiso, fundador e CMO da mLabs, plataforma líder de gestão de mídias sociais no Brasil, com mais de 150 mil clientes. Para participar, basta se inscrever por meio deste formulário. No dia da transmissão, os inscritos receberão um link para a live.

Entre os assuntos a serem abordados estão o uso das redes sociais como ferramenta de venda, estratégias de divulgação, fortalecimento da marca, conexão com clientes para aumentar as vendas e o futuro das redes sociais durante e após a pandemia do novo coronavírus.
Referência em startups e economia criativa e especialista em Marketing Digital e Gestão da Inovação, Rafael Kiso tem mais de 20 anos de carreira no mercado digital e foi eleito Melhor Profissional de Planejamento Digital pela ABRADi em 2017.

O bate-papo será conduzido pelo coordenador de branding da Add a comment

Logística e comércio eletrônico alinhados para o Dia dos Pais

 

 

 

Logística e comércio eletrônico alinhados para o Dia dos Pais

Muito se fala sobre valor percebido pelo cliente, percepção de valor, valor agregado e outros termos similares para se compreender como atender o cliente ou consumidor final da melhor forma possível. Resumidamente, pode-se definir valor como algo que associe a percepção do cliente ao obter um produto ou serviço com a expectativa que tinha anteriormente. Os comentários de consumidores em sites de empresas, principalmente as que atuam no comércio eletrônico, são excelentes indicadores de níveis de satisfação de clientes.

Comentários positivos (esqueçamos por um momento os negativos) do tipo “Produto atendeu muito bem às minhas expectativas e chegou dentro do prazo” mostram o quanto a logística tem papel importante nesse processo. Com relação ao produto, excetuando as caraterísticas inerentes a qualidade e funcionalidade, a logística tem participação direta na entrega do produto correto, na quantidade correta e sem avarias. Referente ao prazo, o papel da logística é fundamental para atender a expectativa dos clientes. Sem contar com o preço do frete, que é responsável por boa parte do “abandono do carrinho” pelo cliente nas compras pela internet. Portanto, para que a experiência de compra online pelo consumidor seja positiva, não faltam fatores em que a logística esteja diretamente ligada.

Estamos a algumas semanas do Dia dos Pais, data que, embora não seja o carro chefe no que diz respeito a vendas, é uma ótima oportunidade para o varejo incrementar suas receitas, principalmente por meio do comércio eletrônico, visto que, pelas restrições impostas pela pandemia, as compras em lojas físicas estão de certa forma comprometidas. Por outro lado, essas mesmas restrições são responsáveis pela entrada de novos consumidores que compravam apenas em lojas físicas no comercio eletrônico.

Estratégias como “frete grátis”, retirada do produto na loja, operações em multicanais, entregas próprias, promoções via fidelidade, etc., vão impactar de forma direta nos processos logísticos, e aí começam os desafios, e entre eles as entregas conhecidas como last mile (última milha).

Com entregas fracionadas e com a necessidade de aumentar a capilaridade, os desafios para logística não param de surgir. Segundo a DHL, gigante mundial do setor logístico, a entrega de última milha é um dos grandes gargalos para o avanço do comércio eletrônico no país. Com a entrada de novos consumidores no e-commerce devido a pandemia, abrem-se algumas oportunidades de negócio bem interessantes. Entre as grandes dificuldades das entregas “last mile” estão a de chegar em locais de difícil acesso e a ausência do morador para efetivação da entrega. De olho nessa oportunidade, a empresa DHL já está trabalhando no intuito de instalar em várias cidades no Brasil os chamados lockers, ou seja, armários específicos instalados em shopping centers, estações de metrô e lojas de conveniência em postos de combustíveis que tem como objetivo armazenar temporariamente produtos à espera da retirada pelo consumidor. Esse processo, relativamente comum nos Estados Unidos e Europa, facilita muito os processos da logística urbana, tanto na redução das atividades de entrega quanto na devolução pela ausência do morador.

Essas são apenas algumas das inúmeras oportunidades e desafios para o setor logístico. Datas comemorativas, como a do Dias dos Pais que está por vir, são excelentes termômetros para medir os processos logísticos e apresentar novos desafios.

Muito se fala no “Novo Normal”. Mas o que vem a ser esse “Novo Normal”? Alguns dizem que para humanidade, esse período que estamos vivendo será um marco: antes e depois da pandemia. Sinceramente, não acredito que o ser humano irá mudar em sua essência, pois já passamos por outras pandemias e duas grandes guerras mundiais que não foram suficientes para essa tão almejada mudança, no entanto, uma coisa pode ser considerada como certa: a pandemia vai sim alterar a forma de como se fazer negócios, e a logística será protagonista nessa mudança. Esse sim será o “Novo Normal”.

Autor: Roberto Pansonato é tutor do curso superior de Logística do Centro Universitário Internacional Uninter

 

 

 

Add a comment

Uma iminência do perigo

 

 

 

Uma iminência do perigo

Ao conduzir um veículo vamos nos defrontar com perigos iminentes no itinerário que fazemos, estamos à mercê das condições adversas do trânsito, entretanto, o grande problema são as combinações de um ou mais fatores que contribuem para o aumento de risco como exemplo: via, condutor, luz, calor, frio, trânsito, tempo.

Quem nunca passou por uma condição adversa de tempo, como por exemplo de neblina ou cerração? O problema poderá se agravar mais com a possibilidade de queimadas e fumaça ao longo da via. O grande problema é que não se sabe o que encontraremos dentro dela ou sobre o tamanho da sua extensão.

O Código de Trânsito Brasileiro Lei 9.503/97, no Capítulo III – Das Normas Gerais de Circulação e Conduta, enfatiza: “o condutor deverá, a todo momento, ter domínio de seu veículo, dirigindo-o com atenção e cuidados indispensáveis à segurança do trânsito”.

Transitar sob fumaça densa, além da iminência de possíveis acidentes, poderá causar irritação nos olhos, falta de visibilidade e problemas de respiração no condutor, principalmente nos motociclistas que ficam expostos diretamente.

Sendo inevitável transitar nessas condições combinadas de neblina e fumaça, reduza a velocidade antes de entrar em uma nuvem, mantenha a luz baixa ligada, nunca pare dentro da cortina de fumaça, evite frear bruscamente e procure sair o quanto antes.

É imprescindível dirigir com os cuidados indispensáveis para a segurança no trânsito, mantendo seu olhar proximal ao mesmo tempo longe e completo enquanto conduz. Isso inclui manter uma distância de segurança lateral e frontal dos demais veículos.

Ao presenciar um acidente de trânsito, preste socorro à vítima, no entanto, primeiro a sua segurança. Pare em um local seguro, sinalize com o pisca-alerta, triângulo, sinalizadores se possível, galhos de árvores, para que não aconteça novos acidentes.

A resolução do Contran nº 36/98 regulamenta o dever do condutor em “acionar as luzes de advertência do veículo (pisca-alerta) e colocar o triângulo de sinalização, ou equipamento similar, a no mínimo 30 metros da traseira do veículo”.

Deixar de sinalizar o local conforme regulamentado, além de expor a riscos a integridade das pessoas, caracteriza infração de trânsito.

Uma grande dica para quem não estiver ajudando a prestar os primeiros socorros como, por exemplo, curiosos, fotógrafos e cineastas amadores da imprensa marrom é evitar caminhar sobre a pista, a menos que queira ser a próxima vítima. A preocupação é real com os atropelamentos e os acidentes, devemos considerar em primeira instância a segurança, praticando diariamente o uso correto da direção defensiva.

Assim, ressalta-se cada vez mais a necessidade de uma educação para o trânsito de forma real e presente em nosso cotidiano, por meio da mídia, em nosso local de trabalho, no meio educacional, nas campanhas educativas permanentes por parte dos órgãos de Segurança Pública, ONGs e outros, no sentido de que o trânsito seguro se torne uma realidade constante em nosso pensar e agir, poupando a vida de muitos que desejam apenas chegar ao seu destino.

O texto foi escrito em decorrência do grave acidente ocorrido na BR 277, Em Curitiba (PR), no domingo 02/08/2020, contabilizando oito mortos.

Autores:

Valdilson Aparecido Lopes e Gerson Luiz Buczenko são professores do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Trânsito e Mobilidade Urbana do Centro Universitário Internacional Uninter

 

 

 

Add a comment

Jockey Plaza Shopping lança catálogo digital para o Dia dos Pais e tem horário estendido de atendimento

 

 

 

Jockey Plaza Shopping lança catálogo digital para o Dia dos Pais e tem horário estendido de atendimento

O estabelecimento passa a funcionar das 12h às 22h, de segunda a sexta

O isolamento social, causado pela pandemia da COVID-19, não vai impedir a comemoração de Dia dos Pais, celebrado esse ano no dia 9 de agosto. Uma pesquisa realizada pela Behup, especialista em entendimento do comportamento humano, mostra que 87% dos brasileiros vão presentear os pais. 61% dos entrevistados afirmaram que a importância da data aumentou com o isolamento social. Ainda, nove em cada 10 pessoas acreditam que presentear o pai é uma forma de estar presente, mesmo que distante.

O Jockey Plaza Shopping passa a funcionar essa semana das 12h às 22h, de segunda a sexta, e lança para a data um catálogo virtual, com inúmeras opções de vestuário, acessórios, cosméticos, eletrônicos, calçados, gastronomia e serviços. Para quem deseja presentear, mais de 130 lojas apresentam opções de presentes para todos os gostos. O catálogo está disponível no site jockeyplaza.com.br e também nas redes sociais (facebook: @jockeyplazashopping e Instagram: @jockeyplazacuritiba).

Para os pais que estão em casa, tem pijama, da AnyAny (R$259,00), roupão Recco (R$ 269,00) e bandeja de apoio para Notebook, da Tok&Stok (R$115,90). A gastronomia também é uma ótima opção para a data: kit cerveja Blumenau, da Beer & Wine (R$56), cesta de Dia dos Pais, da Ana Tereza Chocolates (R$89,90), caixa de trufas - La Creme, da Cacau Show (R$44,90) ou a cesta de presentes + vinho da Casa Bauducco (R$150,00).

Para os ligados na tecnologia, o Apple Watch, da iPlace (a partir de R$1.599,98) e o fone Wireless, da Selfie Cell (R$ 99,90) são ótimas opções. Os esportistas vão amar o tênis XPLR da Adidas (R$349,90), bolsa Nike da Centauro (R$139,99), casaco corta-vento Oneill, da Sumatra (R$ 172 ,43) ou camiseta esportiva da Live! (R$74,95).

E tem aqueles presentes que agradam a todos, como suéter da Cotton On (R$129,90), cinto dupla face, da Frischmann’s (R$29,90), óculos aviador da Chilli Beans (R$259,98), calça masculina 511 Levi’s (R$ 179,90), colete Aleatory (R$259) ou carteira masculina Miniso (R$ 39,99). Que tal encher seu pai de estilo e cuidados com o kit presente cabelo + barba do Expert Beauty Center (R$100) ou a depilação à laser para a barda, da Via Laser (R$590,00)?

Respeitando o tempo de cada um de frequentar shoppings, o Jockey oferece diferentes canais para a compra do presente. As lojas estão abertas de segunda a sexta, das 12h às 22h. É possível também realizar a compra online diretamente com as lojas e retirar pelo drive-thru, localizado na entrada C do empreendimento, na Rua Konrad Adenauer - local destinado aos carros de aplicativo. O cliente pode retirar suas compras com segurança, sem nem sair do carro. A entrega por delivery também está sendo usada por diversas operações. No site, é possível acessar a lista das lojas que estão operando por essas modalidades.

No final de julho, o empreendimento lançou também o Jotapê, seu amigo virtual de compras: um atendimento exclusivo para cada cliente, que seleciona produtos de sua necessidade, entre as inúmeras opções disponíveis no shopping. É só imaginar qual o produto que gostaria para presentear, entrar em contato pelo WhatsApp (41) 99678-0106, que o assistente virtual vai até a loja e manda opções de produtos com fotos e valores. Quando a solicitação for atendida, é enviado o contato para que o cliente finalize a compra e o pagamento, e selecione a forma de entrega, que pode ser física (na própria loja, se o cliente não for do grupo de risco da COVID-19), pelo drive-thru ou delivery, por meio das plataformas de venda online adotadas em cada operação.

Em todos os formatos, shopping e lojistas estão respeitando o decreto municipal 990/2020 da Prefeitura de Curitiba. O Jockey funciona de segunda a sexta, das 12h às 22h, e está fechado nos fins de semana. O shopping fica no Tarumã, na Rua Konrad Adenauer, 370 e tem estacionamento com valor fixo de R$10 para automóveis e R$ 5 para motos, por todo o período de utilização dentro da mesma diária.

 

 

 

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos