Executivos de empresas brasileiras e estrangeiras discutem o cenário e as oportunidades nas áreas de Educação, Marketing, Empreendedorismo, Negócios e Tecnologia em tempos de pandemia

 

 

 

Executivos de empresas brasileiras e estrangeiras discutem o cenário e as oportunidades nas áreas de Educação, Marketing, Empreendedorismo, Negócios e Tecnologia em tempos de pandemia

Profissionais da Tecnisa, ExxcomMobil, Icatu Seguros, GoPRO LATAM participam de evento online e 100% gratuito, de 7 a 10 julho, promovido pela Slash Education, startup parceira da PUC Paraná. Inscrições abertas!

Com mais de dez mil inscritos nas duas últimas edições, a 3ª Semana de Humanidade Aumentada reúne mais uma vez experientes profissionais de mercado para discutir o cenário e oportunidades das áreas de Educação, Marketing, Empreendedorismo, Negócios e Tecnologia em tempos de pandemia. Mais uma vez o encontro virtual reúne executivos de grandes empresas brasileiras e estrangeiras. Com conteúdo 100% online e gratuito, a programação terá a participação de gestores da Tecnisa, ExxcomMobil, Icatu Seguros, GoPRO LATAM e Colégio Marista. Para se inscrever basta acessar o site www.slasheducation.com.br ou no link encurtador.com.br/jpA02

A programação começa na próxima terça-feira (7), às 10h, com o tema Digital Skills, Mercado e Consumo, com o vice-presidente de Marketing e Ambientes Digitais da Tecnisa, Romeu Busarello. Na quarta (8), às 19h, o assunto será Tecnologia, Empreendedorismo e Negócios com a supervisora de TI da ExxconMobil, Antonella Satyro, e a coordenadora de Inovação da Icatu Seguros, Izabel Barreto. Na quinta (9), às 19h, o tema é Humanização do Consumidor e Personalização do Mercado com o diretor de vendas da GoPRO LATAM, Sérgio Bruno.

O evento online encerra com um encontro na sexta (10), às 19h, para discutir o futuro da Educação com Stephan Younes, CEO da Slash Education, Aldivina Américo de Lima, diretora do Colégio Marista de Maringá, José Claudio Securato, CEO e Fundador da Saint Paul e CEO e Idealizador do LIT, e Paulo Tomazinho, fundador da Meta Linguagem e co-fundador da MoonshotEdu.

Mais informações: www.slasheducation.com.br.

 

 

 

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Para atenuar impactos da pandemia, jovens lideranças de Curitiba propõem arrecadação de R$ 45 mil em 45 dias

 

 

 

Para atenuar impactos da pandemia, jovens lideranças de Curitiba propõem arrecadação de R$ 45 mil em 45 dias

Plano C - Curitiba Contra o Corona é iniciativa do Global Shapers CWB, hub jovem ligado ao Fórum Econômico Mundial, em parceria com MappaSocial, braço social do Grupo Mappa. Campanha já contabilizou R$ 15 mil em doações destinadas a projetos socioambientais

O Global Shapers Curitiba, hub de jovens lideranças ligado ao Fórum Econômico Mundial e a MappaSocial, organização que atua com tecnologia em prol da igualdade e sustentabilidade, estão mobilizados para articular a comunidade local em busca de medidas que minimizem o impacto social da crise causada pelo novo coronavírus. Para auxiliar 15 projetos socioambientais que atuam na região de Curitiba, a rede formada por jovens com potencial de alto impacto, lançou, por meio da tecnologia digital da MappaSocial, o Plano C - Curitiba Contra o Corona, uma plataforma de doações online que conecta pessoas e empresas com intenção de doar e ações que precisam de recursos emergenciais.

Desde o início da pandemia, mais de R$ 15 mil já foram arrecadados e destinados aos projetos. Mas o desafio é maior: enquanto Curitiba vive o alerta laranja, com a subida do número de pessoas infectadas e um novo decreto que restringe as operações econômicas, o Plano C decide redobrar os esforços e lança uma nova fase da campanha, com a meta de converter R$ 1.000 por dia em doações até 19 de maio. A expectativa é impactar positivamente cerca de 8 mil pessoas. “Esse é um momento muito difícil, em especial pra quem já vivia em vulnerabilidade antes mesmo da pandemia. O Plano C vem justamente no intuito de conectar Curitiba, aproximando quem quer ajudar com quem já está na linha de frente”, afirma Laís Leão, coordenadora do Plano C pela comunidade Global Shapers. Em janeiro de 2020 ela foi uma das duas jovens brasileiras que participaram do encontro anual do Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça.

A campanha com meta de R$ 45 mil em 45 dias tem início nesta segunda-feira (6) e será anunciada pelas redes sociais da iniciativa (@curitibacontraocorona). Para doar, tanto pessoas físicas quanto empresas podem acessar o site curitibacontraocorona.com.br e conhecer as iniciativas apoiadas. “Estamos vivendo tempos difíceis, cujos efeitos serão sentidos por muito tempo. Toda ajuda é bem-vinda e a tecnologia nos permite oferecer apoio sem sair da nossa casa, principalmente para quem tem de sair e nos ajuda lá de fora”, ressalta a fundadora da MappaSocial, Patricia Moreira Salvação.

O doador escolhe para qual dos 15 projetos disponíveis deseja contribuir e acompanha em tempo real se a meta estabelecida está sendo atingida.

A coordenação da campanha também busca parcerias com empresas e outras instituições dispostas a colaborar com recursos. Além da realização do Global Shapers e MappaSocial, a campanha conta com o apoio da DePropósito Comunicação de Causas, agência de comunicação especializada em iniciativas de impacto socioambiental positivo, e organizações como inCities e TranslateWay.

Sobre o Global Shapers e o Fórum Econômico Mundial

O Global Shapers é uma rede global de jovens líderes apoiados pelo Fórum Econômico Mundial. São nomes da juventude local que representam diferentes áreas da sociedade e participam de grandes discussões globais. A comunidade Global Shapers foi fundada pelo presidente executivo do Fórum Econômico Mundial, o Professor Klaus Schwab, em 2011, com intenção de dar voz aos jovens influenciando a agenda global enquanto empoderam seu impacto local. A rede é composta por mais de 350 Hubs baseados em cidades, integrando jovens líderes com idade entre 20 e 30 anos unidos por valores comuns, como inclusão, colaboração e tomada de decisão compartilhada.

Sobre a MappaSocial

MappaSocial é o braço social do Grupo Mappa, uma organização cujo objetivo é utilizar a tecnologia para estimular transformações na sociedade e nas empresas. Fundado em Curitiba, o braço social quer aproveitar o uso da tecnologia e expertise do Grupo Mappa em prol de uma sociedade mais igual e sustentável de duas maneiras: a comunicação, por meio das redes sociais, e da plataforma www.mappasocial.com, pautada nos objetivos da ONU de trabalho decente, crescimento econômico, industrialização inclusiva e sustentável, fomento à inovação e infraestrutura.

 

 

 

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McDonald's doa mais de mil refeições em seis cidades do Paraná na Campanha McObrigado

 

 

 

McDonald's doa mais de mil refeições em seis cidades do Paraná na Campanha McObrigado

Com a meta de chegar a 100 mil doações, empresa aderiu à ação global Thank You Meal e preparou refeições especiais para os profissionais de saúde

Desde o início da pandemia provocada pelo novo coronavírus, o Mcdonald’s, operado pela Arcos Dorados no Brasil, está doando refeições aos profissionais que estão atuando na linha de frente do combate à covid-19, como forma de agradecer ao trabalho que eles têm realizado.

Em junho, no Paraná, em um período de uma semana, os profissionais de saúde de seis cidades foram reconhecidos pela marca e, juntos, receberam mais de mil refeições. Em Curitiba, o Hospital Pequeno Príncipe e o SAMU foram as instituições que receberam combos de Quarterão e acompanhamento. Já na região metropolitana, as entidades foram o Hospital São Lucas, em Campo Largo, e UPA Alto Maracanã, em Colombo. A Santa Casa de Misericórdia de Ponta Grossa também foi agraciada, assim como o Hospital Germano Lauck, em Foz do Iguaçu. Para fechar, as doações foram entregues à equipe que está sediada na Secretaria de Saúde de Cascavel e fazendo a maior parte de atendimento da covid-19 no município.

A ação faz parte da campanha global Thank you Meal, lançada nos Estados Unidos. No Brasil, o nome da campanha foi ajustado para McObrigado. “Trata-se de uma forma de levar, além de comida, solidariedade e mensagens de encorajamento para esses profissionais que têm tido uma atuação incansável e excepcional”, explica Paulo Camargo, presidente da Divisão Brasil da Arcos Dorados. Por aqui, a meta é chegar a 100 mil combos doados, o que equivale a um investimento de cerca de R$ 2,5 milhões de reais.

Até o momento, já foram realizadas mais de 65 mil doações para profissionais de saúde, instituições que atuam no combate à fome, cooperativas e caminhoneiros. Todas têm sido preparadas pelos funcionários da rede, que também estão se mobilizando para colocar recados de agradecimento juntos das refeições. No Paraná, cerca de duas mil refeições já foram doadas nas cidades de Curitiba, São José dos Pinhais, Maringá e Londrina.

Outras medidas da Arcos Dorados

Acreditando na união de forças para que o país possa superar esse momento de crise, o McDonald’s decidiu apoiar micro e pequenas empresas do setor de alimentação no Brasil, abrindo turmas de formação gratuita e online voltadas a profissionais que atuam nesse segmento.

A companhia criou um curso para microempreendedores, que conta com uma grade dividida em três pilares principais: Segurança Alimentar, Higiene e Desenvolvimento Sustentável, áreas em que a companhia é reconhecida internacionalmente por sua excelência. Essas são esferas fundamentais para garantir medidas de prevenção de contaminação por microrganismos, incluindo o novo coronavírus.

Os módulos estão sendo disponibilizados por meio do site https://trilhas.info/ para que os novos interessados possam acompanhar o conteúdo.

Além disso, O McDonald’s abriu vagas gratuitas para o curso de Desenvolvimento Sustentável em Foco, que nos últimos dois anos contou com cerca de dois mil inscritos e aborda uma grade que contempla 12 temas como Compromisso Social, Energia Renovável, Diversidade & Inclusão, Economia Circular, Mudanças Climáticas e Gestão de Resíduos, entre outros. O curso é o maior programa corporativo de educação para o desenvolvimento sustentável do Brasil.

Medidas para segurança de seus colaboradores

Tendo como prioridade proteger a saúde e bem-estar de seus funcionários e clientes, a companhia implementou um comitê focado especialmente em monitorar e agir em torno de diversos assuntos relacionados ao tema. Abaixo as principais ações da marca para garantir a segurança nos restaurantes:

• Todos os funcionários passaram a atender com luvas e máscaras nas interações de entrega no balcão, Drive, Quiosques e McCafé. Além disso, todos os pedidos estão sendo entregues já em embalagens para viagem.

• No interior dos restaurantes, o chão recebeu a aplicação de adesivos de segurança, formando linhas que delimitam o distanciamento social exigido na aproximação dos entregadores ou de clientes.

• Nos caixas do Balcão, Quiosque e McCafé, nas áreas de retirada e nas cabines do Drive-Thru foram implantadas barreiras de acrílico para reduzir o contato.

• Aumento na frequência da limpeza dos balcões, equipamentos e portas e no número de dispensers de álcool em gel no salão.

• As máquinas de cartão passaram a ser higienizadas após cada uso e os restaurantes estão sugerindo que os clientes do Drive-Thru façam uso de formas de pagamento à distância, como o Sem Parar.

• As unidades também oferecem materiais para higienização das bolsas dos profissionais que entregam os pedidos feitos pelo McDelivery. A marca tem estimulado que esses profissionais higienizem as bolsas, lavem as mãos ou façam uso do álcool gel todas as vezes que chegam para retirar um pedido.

 

 

 

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Tecnologia de autoatendimento cresce no varejo brasileiro

 

 

 

 

Tecnologia de autoatendimento cresce no varejo brasileiro

Empreendimento em Curitiba implementa totens para compras em operações de alimentação

A opção de autoatendimento, praticada nos Estados Unidos há mais de 10 anos, vem ganhando força no Brasil. A Global Markets Insights, empresa especializada em estudos de mercado, estima que a implementação de caixas de autoatendimento vai crescer 16% ao ano até 2023, alavancada pela pandemia da Covid-19. Seja em supermercados, shoppings centers ou lojas, este avanço digital e automação são apostas para o segmento.

Em Curitiba, o Tacla Labs, centro de inovação do Grupo Tacla Shopping, firmou uma parceria com a ConnectPlug, empresa de soluções de gestão, para implementar um projeto de autoatendimento inédito no setor de shopping centers. O sistema chamado de “Aqui Podi” está instalado no Palladium Shopping Center Curitiba e possibilita a realização de pedidos nas operações de alimentação por meio de totens. Basta escolher o que deseja, efetuar o pagamento, retirar o comprovante fiscal e aguardar o pedido próximo ao balcão.

Entre as vantagens, o serviço de autoatendimento oferece agilidade, conforto, segurança e rapidez no processo de compra, evitando filas, e proporcionando uma experiência personalizada durante o processo. “O Aqui Podi é a primeira iniciativa no setor de shoppings de auto-atendimento unificado com a Praça de Alimentação e 100% seguro. O sistema conta com uma tecnologia inédita e possui cardápios interativos e intuitivos para concluir a compra. Estamos ficando cada vez mais digitais e, ao mesmo tempo, queremos trazer recursos personalizados e pessoais, o que nos deixa mais próximo dos clientes. A adaptação digital está cada vez mais presente no dia a dia dos nossos consumidores. Essa é uma inovação entre várias que o Grupo Tacla vai trazer nos próximos meses”, conta o diretor de inovação do Grupo Tacla Shopping, Gustavo Tacla.

No Palladium Shopping Center Curitiba, os totens de autoatendimento estão instalados em diversas localidades do empreendimento. A gerente de marketing do empreendimento, Cida Oliveira, conta que a aceitação está excelente. “Tanto os lojistas quanto os clientes estão contentes com esta implementação. A autonomia para escolher as refeições, agilidade no processo e diminuição de filas em frente à operação para fazer o pedido é vantajoso para todos. A tendência é tornar o varejo cada vez mais tecnológico”, explica.

O Grupo Tacla Shopping possui outros sete empreendimentos em funcionamento nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo e a tendência é que todos passem a utilizar com mais frequência as tecnologias de autoatendimento.

 

 

 

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Quarentena, bebê, trabalho, muitas tarefas e incertezas: como lidar com tantas emoções e atividades?

 

 

 

Quarentena, bebê, trabalho, muitas tarefas e incertezas: como lidar com tantas emoções e atividades?

Temos ouvido muito sobre os desafios enfrentados pelos pais durante o isolamento social, na árdua tentativa de conciliar trabalho, atividades domésticas, responsabilidades escolares e cuidados pessoais, entre tantas outras obrigações e incontáveis preocupações durante esta pandemia sem precedentes, e com poucas certezas futuras. Seria impossível discorrer sobre tantas questões em uma única matéria, afinal de contas, só quem vive para saber “a dor e a delícia de ser quem é”, parafraseando Caetano Veloso.

Ao mesmo tempo que muitos pais têm tido a deliciosa oportunidade de passar mais tempo do que comumente passariam com seus filhos durante a semana, o período de quarentena têm sido um desafio para a maioria que se encontra em isolamento social, e precisa manter seus compromissos diários de trabalho, concomitantemente à criação, atendimento e educação das crianças, sem mencionar a necessidade de também manter seu cuidado pessoal com alimentação, possíveis tratamentos, hidratação, entre outros cuidados pessoais, que, infelizmente, acabam sendo esquecidos por muitos.

Anteriormente, famílias cujos pais trabalham fora, podiam contar com sua rede de apoio, formada por escola, familiares, auxiliares domésticas, babás, etc, para que então pudessem cumprir com suas responsabilidades profissionais, e seus filhos fossem cuidados com segurança e amor. Para evitar a transmissão do vírus, essa rede de apoio precisou parar de ser acessada, e, para alguns, a responsabilidade do trabalho seguiu em sua plenitude, com inúmeras videoconferências e reuniões virtuais adicionadas à rotina, entre fraldas, mamadeiras, brincadeiras, preocupações com segurança, educação, entre outras.

Não é possível generalizar as necessidades das crianças, pois cada fase apresenta uma demanda diferente. Um bebê de seis meses tem necessidades muito diferentes de uma criança de um ano e meio, assim como as crianças de cinco anos, por exemplo. São fases distintas e que precisam de olhares especiais para cada momento. Neste artigo, abordaremos aspectos vividos especialmente por pais de crianças de até dois anos.

A rotina destes pais, via de regra, começa muito cedo. Bebês acordam cedo, alguns dormem muito mal, e a atividade profissional também começa logo nos primeiros horários da manhã. Entre as primeiras fraldas, mamá, alimentação, brincadeiras, troca de roupa, limpeza da casa, cuidado com as roupas, e com todas as outras atividades, há também que manter a certeza de que seu filho não está colocando o dedo na tomada, engolindo algo pequeno ou até mesmo subindo no sofá onde ele pode cair, enquanto telefones tocam, reuniões começam, e-mails chegam e notificações não param. Impossível não dizer que tudo isso, associado à preocupação do que está acontecendo com o mundo, riscos de contaminação a cada saída de casa para atividades essenciais e muitas vezes, inclusive, com o próprio trabalho e geração de renda, coloca, naturalmente, estes pais em uma zona de stress intensa diariamente.

Há inúmeras variáveis que irão influenciar e, inclusive, agravar este processo, como por exemplo, o número de adultos responsáveis e disponíveis na casa, a quantidade de crianças, entre outros pontos. Há mães e pais solo com seus filhos em homeoffice, e que precisam dar conta de tudo sozinhos; há casas onde o casal tem apenas um filho; em outras há mais crianças correndo e brincando.

Fisicamente, pode-se dizer que conciliar tudo isto, muitas vezes sem a empatia e entendimento dos demais colegas de trabalho, não é uma das tarefas mais fáceis e leves, porém, pode ser possível e inclusive prazerosa, se a família conseguir criar miniminamente um ritmo de tarefas e horários. Falamos aqui de “ritmo” ao invés de rotina para dar justamente este sentimento de leveza e fluidez, que todos nós precisamos tentar desenvolver em meio ao caos, diminuindo as autocobranças. Este ritmo, no mínimo, pode te auxiliar a prever os acontecimentos do dia, permitindo esta fluidez frente à inúmeras flexibilizações imprevisíveis e necessárias.

Quando possível, o estabelecimento de uma parceria entre os responsáveis no cuidado diário é o primeiro ponto que precisa ser levado em consideração. A divisão das responsabilidades e estabelecimento de alguns horários podem contribuir, e muito, para que este ritmo diário seja menos estressante, mentalmente e fisicamente. Estabelecer um ritmo com horários para os afazeres diários, também pode contribuir no dia a dia, como hora para o bebê dormir, hora para o banho e até mesmo para ver televisão, lembrando que a recomendação do Ministério da Saúde para crianças até 2 anos é de no máximo 1 hora diária.

Sabe-se que é impossível ter uma “receita de bolo” para estas situações, considerando a peculiaridade vivida por cada família, mas, lista-se abaixo algumas sugestões visando lhe auxiliar a viver esta fase, gerando, principalmente, boas lembranças às crianças e menos stress à família:

- Quando possível, tentem aproveitar a oportunidade de estarem o dia todo juntos e façam as refeições em família. Mesmo que seja apenas você e seu filho, tentem reunir-se à mesa ou onde costumam fazer as refeições, brinquem com a criança, conversem, estimulem e curtam este momento em família.

- Não deixe seu autocuidado de lado. Sabemos que “banho relaxante” não é mais uma realidade de muitos, mas, se dê ao menos algum momento pessoal de prazer no dia, como uma xícara de café, algumas páginas de livro, uns minutos no sofá ou algo que goste. Faz bem para sua saúde mental!

- Brinquem, façam pausas para interagir, cantem, dancem, escutem músicas! Tragam uma leveza para o ambiente através destes momentos e gerem lindas lembranças.

- Quando possível, na hipótese de ter mais um adulto responsável pela criança em casa, onde ambos estão em homeoffice, tentem estabelecer uma divisão de horários. Exemplo: entre 9h e 10h, a mãe trabalha e o pai cuida da criança, depois revezam. Assim, pouco a pouco cada um consegue se concentrar nas atividades profissionais e se dedicar na totalidade para cuidar e dar atenção à criança.

- Lembre-se que, neste cenário, a conta não fecha. Tudo bem se hoje a louça não for lavada, se a casa estiver bagunçada. Tentem, na medida do possível, manter como prioridade a leveza e alegria na casa.

São momentos difícieis, tensos e exaustivos, e que crianças desta idade ainda não conseguem entender. Porém, diversão, brincadeiras, colo e muito amor são entendidos por completo, universalmente, a qualquer tempo.

- Não se cobrem tanto e evitem comparações desnecessárias. Cada casa é uma casa, cada família é uma família. Olhe para dentro da sua, para as suas possibilidades e necessidades. Faça as flexibilizações e adptações necessárias para que o que precisa seja feito.

- Por fim, lembre-se que não é uma competição de produtividade e de quem é a família mais perfeita, é um momento diferente, único, e que cada família precisará passar, adaptando suas possibilidades, frente à tantas responsabilidades e pouco auxílio, não deixando, porém, de manter o amor, a alegria e a união sempre presentes.

Autores:

Vinícius Bednarczuk de Oliveira – Pai da Lelê, Doutor em Ciências Farmacêuticas e Coordenador dos Cursos de Farmácia e Práticas Integrativas e Complementares do Centro Universitário Internacional Uninter

Verônica Stasiak Bednarczuk de Oliveira – Mãe da Lelê, Psicóloga, Especialista em Análise do Comportamento e Diretora do Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção a Fibrose Cística

 

 

 

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