O primeiro mês de 2020 mostra o que vamos enfrentar nas próximas décadas

O primeiro mês de 2020 mostra o que vamos enfrentar nas próximas décadas

Os dois eventos de proporções globais que apresentaram as primeiras credenciais do ano que se inicia foram a morte do líder da guarda revolucionária iraniana, derivada de uma investida militar norte-americana no Iraque, e o passeio global da pluma de carbono — resultado do incêndio australiano.

De um lado, um ataque aéreo e unilateral do governo americano ao aeroporto de Bagdá executou Qasem Soleimani, sendo justificado pelo presidente Trump como uma janela de oportunidade única para retirar o arquiteto da estratégia de expansão e da influência iraniana no Oriente Médio.

A morte do general criou um cenário de incerteza, seja no interior da sociedade americana, seja no Oriente Médio. Do lado americano, a ação do presidente abriu espaço para um possível enfrentamento entre EUA e Irã em meio ao processo de impedimento aberto contra Trump, que acontece no calor da corrida eleitoral. Do lado iraniano, Soleimani era a provável próxima liderança a dar continuidade à tradição dos aiatolás. Como chefe da guarda revolucionária iraniana, força militar organizada e institucionalmente formada para preservar o regime dos aiatolás, Soleimani era seu principal estrategista e provável liderança responsável por perpetuar o regime.

Já no hemisfério sul, ainda que concomitante ao cenário hobbesiano no Oriente Médio, a nuvem de gás carbônico, derivada do incêndio generalizado na Austrália, espalhava-se pelo globo, indo em direção à sua volta olímpica pelo planeta. A proporção, a força e as causas dessa pluma estão relacionadas a fatores locais, como o excesso de biomassa acumulada nos ecossistemas florestais australianos, mas sobretudo pela influência sistêmica de um clima globalmente mais aquecido e menos previsível.

Ambos eventos, tanto o quase colapso das relações entre EUA e Irã (os quais poderiam ter resultado em uma escalada imprevisível dos conflitos e da guerra no Oriente Médio) como os lastros de uma primeira catástrofe atmosférica de escala global revelam o limiar em que a sociedade internacional estará submetida daqui em diante. Ou seja, eventos com potencial de estilhaçar o tecido humano-social e a vida biológica no planeta.

Autor: André Frota é membro do Observatório de Conjuntura e professor do curso de Relações Internacionais do Centro Universitário Internacional Uninter

Add a comment

O maravilhoso mundo das informações

O maravilhoso mundo das informações

A caminho do terceiro ano, Empresômetro celebra bons resultados e investe em expansão

Todos os dias, milhares de informações são trocadas mundo afora. São dados, cálculos, validações e cruzamentos que precisam ser verificados e entregues ao mercado com precisão “cirúrgica”. Há quase três anos, o Empresômetro, empresa especialista em inteligência de mercado, coleta de bases públicas informações relevantes para o mundo corporativo. Mas o trabalho não para por aí. As informações são levantadas de diferentes fontes, cruzadas, combinadas e validadas. “São informações que fazem a diferença em diversos setores da economia. Nossos dados são coletados e apurados para que possamos entregar ao mercado o panorama de um segmento específico, contendo o porte da empresa, faixa de funcionários, faturamento, além de outros dados”, afirma o CEO do Empresômetro, Otávio Amaral.

Com sede em Curitiba e filial em São Paulo, o Empresômetro nasceu dentro do IBPT – Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação, referência no país em questões tributárias e que já contribuiu com projetos importantes, como o De Olho no Imposto, Impostômetro, entre outros. “Percebemos, dentro do IBPT, que nosso negócio tinha potencial e poderíamos entregar muito mais do que informações tributárias, funcionando como um verdadeiro raio-x empresarial e, por conta disso, investimos em servidores cerificados e ágeis, além de buscar pessoal capacitado para fazer as análises de nossas coletas, sendo entregues no menor tempo possível e com a maior precisão ao empresário”, conta Amaral. O Empresômetro congrega a base mais atualizada sobre as mais de 20 milhões de empresas em atividade no país, contendo informações relevantes que ajudam o empresário a tomar decisões para definir os caminhos do seu negócio.

Rumo ao seu terceiro aniversário, atualmente, cerca de 40 pessoas trabalham na empresa, que começou pequena, em 2017, com apenas três funcionários. “Estamos em constante expansão. Recentemente, investimos na ampliação do nosso espaço físico e em nossa equipe para poder atender às demandas de nossos clientes com maior precisão ainda”, afirma o CEO.

Números

A ferramenta Listas, carro-chefe da empresa, permite ao usuário consultas simples sobre as empresas em atividade no país e oferece aos assinantes informações ricas das empresas por meio de consultas específicas com base nos CNAES - Classificação Nacional de Atividades Econômicas.

Cerca de 54 mil pessoas já acessaram a plataforma e efetivaram seus cadastros, ainda 124 mil pesquisas foram feitas, mais de 2 mil higienizações de bases foram feitas na ferramenta (revalidação de informações angariadas anteriormente, excluindo o que não está correto, atualizando e enriquecendo os dados fornecidos) e mais de 1.200 vezes bases foram segmentadas, gerando perfis de alvos, a chamada perfilização, em que o usuário fornece uma lista com CNPJ e acessa uma tela com gráficos que indicam localização, porte, CNAE, faixa de funcionários e demais informações. Além disso, foram feitas mais de 4 mil consultas a CNPJs.

“São números bastante expressivos quando levamos em conta o universo empresarial brasileiro. Nossos números ajudam o empresário a saber qual o tipo de negócio está em evidência no país, onde determinado ramo está em expansão, assim como também é possível saber quem é o seu concorrente, onde ele está localizado, qual o seu tamanho, entre outras informações as quais ele não teria acesso de maneira isolada com buscas simples na internet”, declara Amaral.

A ferramenta Listas tem ajudado empresários de todo o país a darem rumo aos seus negócios.

“Temos uma base de clientes que vai desde o pequeno empresário autônomo até grandes empresas de setores diversos. Independente do porte das empresas, embora nossa ferramenta chame-se Listas, dizemos que mais do que listas, somos especialistas e podemos entregar informações diversificadas e completas sobre qualquer tipo de negócio ou empresa. Tudo isso amparado pela Lei de Acesso à Informação, obtendo nossas informações de maneira legítima, sem fraude ou qualquer meio ilícito para isso”, conclui o empresário.

SOBRE O EMPRESÔMETRO

O Empresômetro é uma empresa que oferece soluções de mercado B2B para toda empresa que almeja crescer com inteligência. Oferta soluções que utilizam a mais alta tecnologia da informação, garantindo segurança na tomada de decisão de gestores de grandes empresas, como também proporciona conhecimento de mercado para pequenas e médias empresas através da ferramenta online, Empresômetro Listas.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 2117-7300 ou pelo site www.empresometro.com.br.

Add a comment

Vila Urbana vai promover exibição gratuita de filmes nas terças-feiras

Vila Urbana vai promover exibição gratuita de filmes nas terças-feiras

A programação do CineVila terá início no dia 11 de fevereiro, com filmes de classificação livre

A partir da próxima terça-feira, dia 11 de fevereiro, o público curitibano vai ganhar uma programação semanal de cinema gratuito: o CineVila. Todas as terças-feiras, a partir das 19h, o complexo de gastronomia e entretenimento Vila Urbana, localizado no Centro da cidade, vai promover exibições de filmes com classificação livre para agradar toda a família. Na estreia, o empreendimento vai exibir o filme “O Menino que Descobriu o Vento”.

A iniciativa tem o intuito de democratizar a cultura e oferecer uma nova opção de entretenimento aos clientes. “Pensando em reforçar nosso compromisso cultural, decidimos promover a transmissão semanal e gratuita de alguns filmes cult do cinema nacional e internacional no Palco do Vila com a intenção de fazer um Happy Hour diferente para curtir com a família e amigos” conta Lucas Velasques, sócio administrador do Vila Urbana.

Além de assistir aos filmes, quem comparecer a Vila Urbana vai poder se deliciar com diversos sabores baseados nas mais variadas vertentes da gastronomia mundial. No local é possível encontrar, por exemplo, pizzas, batata suíça, pratos executivos, salgados veganos, comida oriental, pastel, hambúrgueres, saladas, comida havaiana, comida mexicana, carnes especiais e doces gourmets. Para harmonizar com as refeições, o complexo de entretenimento conta ainda com lojas especializadas em cerveja artesanal, drinks autorais e vinhos.

O CineVila vai acontecer todas as terças-feiras, a partir do dia 11 de fevereiro, às 19h, no complexo de gastronomia e entretenimento Vila Urbana (Rua Mal. Deodoro, 686). Mais informações nas redes oficiais do empreendimento.

Add a comment

Fevereiro inicia com liquidações no Shopping Curitiba

Fevereiro inicia com liquidações no Shopping Curitiba

Ofertas podem chegar a 70% de descontos em lojas de diversos segmentos

Quem gosta de promoção não pode deixar de conferir os descontos pelos corredores do Shopping Curitiba. As lojas estão liquidando a coleção de verão, com descontos que podem chegar a 70%.

Confira abaixo algumas ofertas:

Na Beagle, peças masculinas e femininas, como bermudas, blusinhas e vestidos, estão com descontos de até 70%. Já na loja Hering Store os descontos variam entre 20% e 50%. Tem camisas femininas de R$ 139 por R$ 69, além de outros produtos como blusas, regatas e vestidos.

Outra opção é a M.Officer, que tem roupas para homens e mulheres com descontos de 10% até 70%. A loja ainda está com outra ação promocional: na compra de 2 peças, a 3ª sai de graça (uma camiseta de menor valor ou igual). Na Schooner os descontos podem chegar até 70%, tem blusa de R$ 149 por R$ 69, por exemplo.

As lojas de calçados também estão com as liquidações a todo vapor. A Mr. Cat está com a coleção de verão, feminina e masculina, com descontos que podem chegar a 50%. Já na loja Anacapri, a coleção primavera/verão está com desconto de até 50%, tem mule de R$ 139,90 por R$ 89,90.

Outra opção de loja é a Santa Lolla que está com descontos de até 50% em produtos selecionados, o tênis Slip On com brilho, por exemplo, custa R$ 89,90 e sapatilhas saem por R$ 49,90

O Shopping Curitiba funciona diariamente: de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h, e domingos e feriados, das 12h às 20h.

Shopping Curitiba

Rua Brigadeiro Franco, 2.300

Curitiba (PR)

(41) 3026-1000 | www.shoppingcuritiba.com.br

@ShoppingCtba | www.facebook.com/ShoppingCuritiba

Add a comment

Mais duas lojas da Kopenhagen em Curitiba ganham visual moderno e clean

Mais duas lojas da Kopenhagen em Curitiba ganham visual moderno e clean

As lojas dos shoppings Estação e Novo Batel passam a ter o mesmo padrão das lojas-conceito da líder e precursora no segmento de chocolates finos no Brasil

A Kopenhagen entregou as lojas dos shoppings Estação e Novo Batel, em Curitiba, totalmente repaginadas. O layout moderno e clean segue o padrão das lojas-conceito da líder e precursora do segmento de chocolates finos no Brasil. 

O empresário Rodrigo Caterina, responsável por todas as franquias da marca em Curitiba, afirma que as mudanças foram planejadas para aprimorar o atendimento ao exigente público da Kopenhagen.

“As lojas contam com prateleiras de vidro e iluminação arrojada que deixam o ambiente mais claro, além de valorizarem a exposição das delícias da Kopenhagen”, destaca o empresário. A proposta também estreita a proximidade do cliente com os itens expostos, além de proporcionar a experiência de escolher os produtos desejados com mais liberdade por meio do sistema de self de atendimento, pontua Caterina.

“A modernização das lojas com certeza irá ampliar e melhorar o atendimento com mais conforto para nossos clientes”, garante Caterina. A loja do Novo Batel tem espaço interno e externo para o cliente saborear os produtos com café de sua preferência. A do Shopping Estação dispõe de mesas e cadeiras do lado de fora para atender os consumidores.

Informações: (41) 3018-6057

Site: www.kopenhagen.com.br

Site Kop Club: www.kopclub.com.br

Facebook: www.facebook.com/ChocolatesKopenhagen

YouTube: www.youtube.com/user/ChocolatesKopenhagen

Instagram: @kopenhagencuritiba

Loja: loja.kopenhagen.com.br

Twitter: @Kopenhagen_

SAC: 0800 100 678

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos