Conservação da natureza é recompensada com investimento público

Conservação da natureza é recompensada com investimento público

Programa de Serviços Ambientais oferece incentivo econômico para a conservação de áreas naturais

Quase 1 milhão de reais do Fundo Estadual de Meio Ambiente foram destinados a vinte propriedades privadas do estado do Paraná nos últimos meses. O valor é referente ao programa de Pagamento por Serviços Ambientais para Reservas Particulares do Patrimônio Natural (PSA/ RPPN), que tem como principal objetivo conceder incentivo econômico a proprietário de imóveis que possuam áreas naturais capazes de fornecer serviços ambientais.

“Os Serviços Ambientais são os serviços prestados a favor da natureza por meio de ecossistemas que sustentam a vida no planeta e beneficiam toda a sociedade, que seria incapaz de fabricar estes serviços por si mesma”, explica a coordenadora do Projeto PSA/RPPN do Instituto Água e Terra, Tereza Hoffman. “Como no Paraná boa parte dessas áreas está em propriedades particulares, é importante incentivar que os proprietários conservem. Nada mais justo, então, do que premiar quem conserva a natureza e gera benefícios para toda a população”, defende ela.

Para participar do programa, cada RPPN teve que passar por uma vistoria e respeitar todos os critérios de elegibilidade previstos em edital, que classificou cada RPPN para priorização da distribuição de recursos. A área com melhor classificação no Paraná foi a Mata do Uru, uma floresta de Araucárias presente no município da Lapa, que foi contemplada com R$ 50 mil, limite máximo do PSA/RPPN definido em Edital.

Iniciativa privada também colabora com PSA

A Mata do Uru foi a primeira RPPN do Brasil a fazer parte do Programa Desmatamento Evitado - antes mesmo de ter esse nome -, organizado pela Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem (SPVS). O programa é a construção de uma tríplice aliança entre a SPVS, empresas interessadas na causa ambiental e proprietários de reservas naturais bem conservadas. No caso da Uru, o apoio privado é oriundo da Posigraf, gráfica do Grupo Positivo, que ao longo de 16 anos já investiu quase R$ 2 milhões na conservação e manutenção da área e, com esse investimento, consegue minimizar os impactos de emissão de carbono gerados pela empresa.

“O Grupo Positivo entende a conservação da biodiversidade e a sustentabilidade como estratégia de manutenção dos negócios. Entendemos que todas as organizações, independente do tamanho ou do setor de atuação, impactam de alguma forma o meio ambiente, seja pela utilização de matérias primas oriundas da natureza, seja pelo consumo de água, energia, geração de resíduos, gases do efeito estufa, até pela ocupação da área e mudança das atividades do solo”, conta a coordenadora de sistema de gestão no Grupo Positivo, Andréa Arantes. Para ela, a contrapartida é que, ao mesmo tempo que as organizações geram impacto ao meio ambiente, elas também precisam dos serviços fornecidos pela natureza, como regulação do clima e fornecimento de todos os insumos para produção e manutenção dos negócios. “Então, a partir do momento em que começamos a enxergar a conservação da biodiversidade como estratégia, conseguimos entender a ligação direta da conservação da Mata do Uru e de áreas naturais com o nosso negócio”, explica.

Sobre a Posigraf

Há mais de 45 anos no mercado, a Posigraf, gráfica do Grupo Positivo, é uma das maiores gráficas da América Latina. Instalada em uma área de 52 mil m2, a companhia tem representações em todo o Brasil. Seu portfólio de serviços compreende a produção de livros didáticos e publicações especiais, tabloides e materiais promocionais, além de revistas e periódicos.

Add a comment

Com ar contemporâneo e espaço aconchegante, café faz sucesso em Curitiba

Com ar contemporâneo e espaço aconchegante, café faz sucesso em Curitiba

A Ben-Café foi inaugurada em 2018 em um dos pontos mais tradicionais da cidade: a Praça Osório

No coração de Curitiba, em frente à Praça Osório, fica um dos cafés mais charmosos da cidade: A Ben-Café, inaugurada em 2018. Com ar contemporâneo e um espaço super aconchegante, a cafeteria vem chamando a atenção de quem passa por ali. A ideia é dos empresários Bruno Borges, Nicolas Nomura e Monique Nomura, que após uma viagem para a Califórnia, em 2017, decidiram que estava na hora de trazer um pouco da ideia daqueles cafés para o Brasil.

“Foi naquele momento que decidimos trazer para Curitiba um pouco do que vimos por lá. Aquelas cafeterias parecem completar a comunidade, fazendo o dia a dia de todos mais leve e mais bonito, e era justamente isso que queríamos para o nosso negócio. Criamos a Ben-Café para ser um espaço onde as pessoas se sintam acolhidas, um espaço onde as relações sejam amigáveis e solidárias. Queríamos que as pessoas nos vissem quase como uma segunda casa”, explica Borges.

A loja tem 120M² e cada detalhe da cafeteria foi pensado com muito carinho e dedicação. O projeto é do Studio Boscadincorsi, que reformulou por inteiro o layout que conta, hoje, com uma área de serviço, salão principal e lounge, tudo perfeitamente pensado para atender aos clientes. “Nossa principal exigência foi ter um espaço minimalista, claro e iluminado, que trouxesse paz e tranquilidade, fugindo um pouco dos tons tradicionais dos cafés de Curitiba. Optamos então pelo branco e madeira clara como cores principais do projeto”, avalia o empresário.

Quanto ao local, de acordo com Borges, a escolha foi totalmente proposital. O objetivo era trazer, para o coração da cidade, um lugar que ajudasse a democratizar o cenário de cafés especiais em Curitiba, além de possibilitar o atendimento a uma variedade maior de pessoas que passam ali todos os dias. A gastronomia é outro sucesso à parte, já que a cafeteria oferece produtos de produção própria, idealizados pelos três sócios. A proposta é trazer a simplicidade e um sabor especial para cada prato.

A Ben-Café também incentiva a arte e apoia o trabalho de artistas locais. A cada dois meses, artistas têm a oportunidade de expor suas obras no espaço, através da “Mostra Bem”. Desde sua abertura, já passaram por lá mais de quinze exposições diferentes. A cada nova exposição, a cafeteria realiza um evento especial de abertura da mostra, para apresentação do(a) artista e de suas obras que, aliás, podem ser vendidas no local durante o tempo da exposição.

Para 2020 os empresários preparam grandes novidades, entre elas, a produção do seu próprio café especial. “Com quase 2 anos, nosso próximo passo é criar uma relação mais próxima com os produtores de cafés especiais, trazendo mais um produto exclusivo da marca para os nosso clientes. E isso é só o começo, tem muita coisa legal vindo por aí. Nosso objetivo é trazer o melhor desse mundo para quem mora ou está passeando por Curitiba”, finaliza Bruno Borges.

Sobre a Ben-Café

Idealizada pelo casal Bruno Borges e Nicolas Nomura, com a irmã Monique Nomura. A ideia se consolidou após uma viagem em família para Nova York. Assim, surgiu a BEN-CAFÉ, um compilado de viagens, experiências, sabores, aromas e o sonho de três empreendedores. Um espaço harmonioso e aconchegante para quem busca saborear um delicioso café na cidade de Curitiba. Para mais informações, acesse as redes sociais da marca no Instagram https://www.instagram.com/bencafecafeteria/ e no Facebook https://www.facebook.com/bencafecafeteria/.

Add a comment

Nova edição do Cine Azul acontece no Shopping Curitiba

Nova edição do Cine Azul acontece no Shopping Curitiba

Projeto inclusivo para autistas é realizado neste sábado (8)

O Cinesystem do Shopping Curitiba realiza mais uma vez o Cine Azul, projeto de inclusão no qual a sessão de cinema é adaptada para receber crianças e adultos com Transtorno do Espectro Autista. Luzes um pouco acessas, som mais baixo e liberdade para movimentos são alguns dos diferenciais.
O filme exibido neste sábado (8), às 11h, será Um Espião Animal, que conta a história do superespião Lance Sterling e do cientista Walter Beckett. Completamente opostos, eles precisam confiar um no outro após algo inusitado acontecer.

Em sessão única, a terceira edição do Cine Azul acontece às 11h. Os ingressos podem ser comprados na bilheteria do cinema e também online pelo site www.cinesystem.com.br .

Serviço:

Terceira edição Cine Azul

Quando: 8 de fevereiro (sábado)

Horário: 11h

Ingressos à venda na bilheteria do cinema e de forma online

Onde: Cinesystem Shopping Curitiba (Piso L4)

Shopping Curitiba

Rua Brigadeiro Franco, 2.300.

Curitiba (PR)

(41) 3026-1000 | www.shoppingcuritiba.com.br

@ShoppingCtba | www.facebook.com/ShoppingCuritiba

Add a comment

Meia Maratona do Litoral do Paraná acontece em fevereiro

Meia Maratona do Litoral do Paraná acontece em fevereiro

Organizada pelo Grupo Uninter, evento tem categorias de 5km e 21km.

Matinhos vai ficar movimentada no dia 23 de fevereiro com a Meia Maratona Litoral Uninter 2020. A prova terá trajetos com 21 e 5 quilômetros, com saída do Balneário da Praia Grande.

Para os atletas que vão percorrer a maior distância, a largada será às 7h; já para o percurso de cinco quilômetros, a saída é às 7h10.

Podem participar adultos com idades entre 18 e 65 anos ou mais nas categorias feminina e masculina de 21 quilômetros; e 16 e 65 anos, no percurso dos cinco quilômetros.

Além da corrida para adultos, a Meia Maratona também terá a categoria ‘Corrida Kids’. Crianças de quatro a seis anos podem percorrer a distância de 100 metros; assim como as de sete a nove podem participar da corrida com distância de 200 metros; além delas, os que tem entre 10 e 12 anos podem correr na categoria dos 400 metros de distância. A largada acontecerá às 10h.

Os atletas que quiserem participar podem fazer a inscrição e encontrar mais informações pelo site https://bit.ly/2Gipe8q

Add a comment

"Grito Mr. Hoppy" terá rock, hambúrguer e sorteio de chope grátis por um ano

"Grito Mr. Hoppy" terá rock, hambúrguer e sorteio de chope grátis por um ano

O evento acontece no dia 14 e 15 de fevereiro, a partir das 17h, em Curitiba, Pinhais, São José dos Pinhais e Campo Largo

No próximo final de semana, 14 e 15 de fevereiro, a partir das 17h, acontece o primeiro “Grito Mr. Hoppy”, um evento com muita música, burgers e um sorteio especial. A festa é um esquenta da rede Mr. Hoppy Beer & Burguer para o carnaval e vai premiar 39 sortudos pelo Brasil com um ano de chope grátis – um ganhador por unidade. Em Curitiba e Região Metropolitana serão 16 ganhadores. A entrada é gratuita.

Para participar do sorteio é simples: basta escolher a sua melhor fantasia e postar uma foto nas redes sociais com a #gritomrhoppy e a unidade que você visitou. Por exemplo: #gritomrhoppymateusleme. Depois disso feito, é só torcer. Os ganhadores da promoção serão revelados individualmente pelas unidades na quarta-feira, dia 18 de fevereiro, através das redes sociais.

O som nos dias de evento, fica por conta das melhores bandas de rock e blues do país. No cardápio da rede você encontra, seis opções de hambúrgueres – incluindo o já famoso “burger de 10ão” -, chopes artesanais, além de porções e os clássicos mini churros para a sobremesa.

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos