Família e escola: uma parceria fundamental

Família e escola: uma parceria fundamental

Muito se fala sobre a importância de duas instituições pilares da sociedade, a família e a escola. Porém, precisamos cada vez mais pensar em como essas esferas podem se articular de maneira efetiva em prol do desenvolvimento das crianças.

Há por vezes uma transferência da educação, que seria papel da família, à escola. E muitas vezes a escola reclama da falta de participação das famílias na vida escolar dos alunos e se vê sobrecarregada, pois além de conteúdos das mais diversas disciplinas, se vê obrigada a ensinar às crianças valores básicos como respeito, honestidade, responsabilidade, entre outros.

A questão é que não podemos ficar em um jogo de culpados e de transferência de atribuições, mas se faz necessário buscarmos parceria e integração. A escola como lugar sistematizado de construção de conhecimento deve buscar cada vez mais planejar ações e estratégias para envolver as famílias no processo educativo. Não basta somente chamar os pais para reclamar dos alunos, ou para entregar boletins, mas talvez seja interessante convidá-los para feiras, exposições, cafés filosóficos ou poéticos e também investir na formação das famílias, pois muitas se encontram confusas e perdidas frente aos desafios que a sociedade moderna as impõe. É importante a escola promover palestras e formações sobre a questão dos limites na formação da cidadania, uso indevido de drogas, bullying, uso responsável de redes sociais, depressão, enfim tantos temas que pela troca de experiência entre escola e família podem ser melhor esclarecidos, prevenidos e trabalhados com nossas crianças e adolescentes.

Por sua vez, as famílias também devem pensar mais na formação ética de seus filhos. Ensinar e cobrar valores essenciais na formação do ser humano, buscar ler e pesquisar sobre o desenvolvimento das crianças e adolescentes e participar mais da vida escolar de seus filhos, acompanhar trabalhos e tarefas de casa, perguntar sobre o que estão aprendendo, ligar ou ir à escola mesmo que a mesma não as chame, pois assim os alunos percebem que de fato a educação tem importância e relevância na vida deles.

Além disso, é importante trabalharmos com questões de direitos e deveres, nas quais as pessoas entendam suas responsabilidades, e tornar isso parte da formação de cada um desde a infância. Ter cuidado com horários, normas, regras e rotina também é essencial na formação de toda pessoa. Tudo isso deve ser ensinado desde o início do desenvolvimento infantil.

Dessa forma, se faz necessário entender a importância da parceria entre escola e família. É importante que essa interação tenha lugar privilegiado no planejamento escolar e até em novas políticas públicas que visem esse fim. E como salientava Içami Tiba, "o ambiente escolar deve ser de uma instituição que complemente o ambiente familiar do educando, os quais devem ser agradáveis e geradores de afetos. Os pais e a escola devem ter princípios muito próximos para o benefício do filho/aluno”. Pois, somente com essa parceria conseguiremos construir uma educação eficaz e uma formação integral de nossos alunos para realmente formarmos cidadãos que atuem no mundo de forma colaborativa e responsável.

Vanessa Queirós Alves – professora e tutora do curso de Pedagogia no Centro Universitário Internacional Uninter.

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Imposto de Renda: o que mudou e porque não deixar para última hora

Imposto de Renda: o que mudou e porque não deixar para última hora

O prazo para declarar o Imposto de Renda já começou e vai até o dia 30 de abril. De acordo com a Receita Federal, neste ano, são esperadas 30 milhões de declarações. Dentre as principais novidades na hora de encarar o Leão, está a exigência de CPF para dependentes, mesmo abaixo de 8 anos. Segundo o coordenador e professor dos programas de MBA nas áreas Tributária, Contábil e de Controladoria da Universidade Positivo, Marco Pitta, as informações complementares, temidas por muitos contribuintes, sobre posse de veículos (como o Renavam) e imóveis (data de aquisição, área do imóvel, número de registro, por exemplo) , continuam facultativas para 2019.

Em geral, precisam declarar contribuintes que obtiveram rendimento superior a R$ 28.559,70 em 2018, quem obteve ganho de capital pela alienação de bens e direitos, realizou operação na Bolsa de Valores, recebeu rendimentos isentos – não tributáveis ou tributados na fonte (como indenização trabalhista ou rendimento de poupança) acima de R$ 40 mil em 2018 – ou que tenham bens com valor acima de R$ 300 mil, entre outras situações mais específicas.

E com todas as mudanças e complexidade do assunto, é importante não deixar o processo para última hora. Pitta dá alguns motivos para iniciar a declaração o quanto antes:

Não deixar de cumprir o prazo, pois há multa mínima de R$ 165,74 que pode chegar a 20% sobre o valor do imposto.
A quantidade de itens que passaram a ser obrigatórios a partir deste ano – então, quanto antes se preparar, mais tempo terá para coletar essas informações.
Restituição: quem envia primeiro tem grandes chances de receber o valor antes, a partir do segundo lote, provavelmente em julho de 2019.
Se feito com calma e atenção, há menos chance de erros e problemas futuros.

Tira dúvidas em Curitiba

Com o objetivo de auxiliar àqueles que têm dúvidas sobre a declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF), alunos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Positivo vão oferecer orientações gratuitas, com apoio dos professores. Os atendimentos acontecem na Praça Osório, em frente à Universidade Positivo, nos dias 30 de março, 6 e 13 de abril (sábados), das 9h às 13h. O serviço é gratuito e os interessados não precisam se inscrever. O atendimento é por ordem de chegada.

Serviço:

Orientação Imposto de Renda – Universidade Positivo

Local: Praça Osório, 125 - Centro (em frente à Universidade)

Data: sábados, 30 de março, 6 e 13 de abril, das 9h às 13h

Mais informações: Giovani Berdini - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

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Curitiba celebra o Dia Mundial de Conscientização da Epilepsia no dia 24 de março

Curitiba celebra o Dia Mundial de Conscientização da Epilepsia no dia 24 de março

Grupo de mães se reunirá no Jardim Botânico para tirar dúvidas e conversar sobre a doença 

Cercada por muitas dúvidas, a epilepsia ainda é vista com preconceito por parte das pessoas que não conhecem a doença. De causas às vezes desconhecidas e diagnóstico complexo, ela pode atingir indivíduos de qualquer faixa etária.

A fim de desmistificar a doença, suas causas e tratamento, no dia 26 de março, o mundo todo celebra o Purple Day. Nesse dia, as pessoas ligadas à causa vestem alguma peça de roupa na cor roxa e trabalham voluntariamente para esclarecer os mitos e verdades sobre a epilepsia e orientar o maior número de pessoas possível.

“A intenção é aumentar a conscientização mundial sobre a epilepsia e dissipar mitos e medos comuns a esse distúrbio neurológico, bem como tentar diminuir o preconceito ainda fortemente existente em relação à doença”, diz a servidora pública Luana Vieira, uma das organizadoras do evento em Curitiba, que acontece no dia 24 de março, domingo, às 15h, no Jardim Botânico.

Luana decidiu entrar na luta pelos portadores de epilepsia após o filho, Bernardo, um menino de 9 anos na época (2016), ser diagnosticado com a doença. “Meu mundo caiu. O primeiro diagnóstico foi o de encefalite autoimune. Eu também não sabia o que era a doença, não tinha ideia e comecei a pesquisar. Foi aí que eu percebi que temos pouca informação a respeito, e que muitas vezes, recebemos diagnósticos e tratamentos equivocados por também não nos inteirarmos de todo o processo”, conta Luana.

Na época do diagnóstico, Luana estava fora de Curitiba. O filho passou por diversos hospitais, 72 dias de internamento, diversos exames, até ser diagnosticado com uma má formação rara chamada Heterotopia Periventricular Nodular, que causa crises epiléticas. “Ele continua tendo crises, mesmo tomando muita medicação. Chegou a tomar, até pouco tempo atrás, sete medicamentos diferentes ao dia, em dosagens bem altas”, conta a mãe. O filho de Luana faz parte de uma estatística das pessoas que têm epilepsia de difícil controle, ou seja, mesmo medicado, as crises continuam, a chamada epilepsia refratária.

Tratamento complexo

Em 70% dos casos, as crises podem ser controladas por medicamentos e tratamentos, o que proporciona uma vida normal ao paciente. Mas nos outros 30%, os medicamentos não são eficazes para o controle. “Muitos não têm indicação cirúrgica, como é o caso do Bernardo, cuja má formação se encontra em local muito profundo no cérebro”, relata Luana.

Outro ponto destacado pela mãe é a dificuldade em relação aos medicamentos. “Ano passado chegou a faltar nas farmácias do estado e nas municipais que fornecem. Isso impacta no tratamento de maneira muito negativa, pois alguns medicamentos são muito caros, e as famílias mais humildes não têm condição de comprá-los. É essencial que os pacientes não fiquem sem os medicamentos, pois eles são fundamentais para combater as crises”.

A luta contra o preconceito

Luana conta que outra dificuldade é o tratamento humanizado para portadores de epilepsia, principalmente no âmbito escolar. Na prática, a inclusão escolar é insuficiente, o que leva a criança ao isolamento e, consequentemente, ao sofrimento por ficar de lado, excluída dos demais colegas. “Existe muito preconceito e desconhecimento por parte das crianças e professores. Os amigos simplesmente desaparecem, sei bem o que é isso, pois meu filho tem uns dois amigos somente. A deficiência mental, mesmo que leve, não aparece claramente como a física, e é muito mais difícil de lidar. A perda cognitiva e as dificuldades advindas das crises são enormes. É necessária muita compaixão e empatia, coisa que nem todo mundo tem. Não há uma preparação nas escolas, um treinamento sequer para que as pessoas saibam lidar com crianças epiléticas e com déficit cognitivo. Resolvi de alguma maneira entrar nessa luta para desmistificar a doença e tentar diminuir o preconceito que existe com as crianças”.

Sobre o Purple Day

O Purple Day foi criado em 2008 por Cassidy Megan, uma criança na época com nove anos, da Nova Escócia, no Canadá, com a ajuda da Associação de Epilepsia da Nova Escócia (EANS), atualmente sendo representado mundialmente pela Fundação Anita Kaufman. Cassidy escolheu a cor roxa para representar a epilepsia por causa da lavanda. A flor de lavanda também é frequentemente associada com a solidão que representa os sentimentos de isolamento que muitas pessoas com epilepsia sentem. No Brasil, as iniciativas maiores relacionadas ao Purple Day foram a partir de 2011 e a cada ano que passa vem crescendo mais e mais.

Serviço:

Purple Day Curitiba 

O evento acontece no dia 24 de março, domingo, a partir das 15h, no Jardim Botânico de Curitiba e é aberto ao público. Mais informações podem ser obtidas no link do evento no Facebook: Dia Roxo Curitiba – Purple Day: https://www.facebook.com/events/400777860490933 

A ação é apoiada pela Associação Brasileira de Epilepsia (ABE) e pelo embaixador do Purple Day no Brasil e Viva com Epilepsia, Eduardo Caminada Junior. Haverá a distribuição de panfletos informativos da doença, além de bate-papo com as pessoas interessadas, explicando sobre a doença, promovendo a troca de informações. 

** Caso haja previsão seja de chuva, o local será mudado.

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Mestre-Cervejeiro.com promove terceira edição da St Patrick's Week

Mestre-Cervejeiro.com promove terceira edição da St Patrick's Week

Celebração acontece entre os dias 11 e 17 de março e terá muita festa e estilos de cervejas tradicionais irlandesas

Celebrado no dia 17 de março, o St Patrick’s Day, ou Dia de São Patrício, é uma das maiores festas cervejeiras ao redor do mundo, onde as pessoas se vestem de verde e de Laprechaun, ou duende irlandês, e usam como adereços a cartola e o shamrock - amuleto da sorte para os irlandeses representado pelo trevo de três folhas. A data celebra o santo padroeiro da Irlanda e é festejada sempre com muita diversão e chope. E claro, a rede de lojas Mestre-Cervejeiro.com não poderia ficar de fora e promove entre os dias 11 e 17 de março a terceira edição do St Patrick’s Week.

Na programação, as lojas terão decoração temática e adereços disponíveis para os clientes, músicas irlandesas e o tradicional chope artesanal verde, exclusivo para a celebração. Também serão oferecidos nas lojas chopes e cervejas com os estilos típicos da Irlanda, como Irish Red Ale e Stout, além de rótulos de vários outros estilos, para todos os tipos de paladares.

A rede Mestre-Cervejeiro.com é a maior rede de cervejas artesanais do Brasil e conta com mais de 3.500 rótulos, com cervejas nacionais e importadas. A marca surgiu em 2004 como site de conteúdo e consultoria especializada em cervejas e em 2009 inaugurou sua primeira loja física em Curitiba (PR). Atualmente, a rede conta com mais de 60 unidades abertas em diversas regiões do país. Além disso, a rede também disponibiliza snacks selecionados, presentes e acessórios.

Para consultar a loja mais próxima, acesse: www.mestre-cervejeiro.com.

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Jogador troca a bola pelos carros e faz empresa crescer 70% ao ano no Brasil

Jogador troca a bola pelos carros e faz empresa crescer 70% ao ano no Brasil 

Aos 18 anos, Felipe Muraski realizava sonho de criança de jogar futebol na Europa. Formado nas categorias de base do Ypiranga, de Erechin-Rs, ele foi contratado pelo Borgosesia, da Itália 

Como se tratava de um clube amador, Felipe trabalhava de dia, treinava a noite e jogava nos fins de semana. Trabalhou como motorista de trator e vendeu chip de telefonia até que foi convidado pelo seu mentor e atual sócio, o italiano Diego Pinzano, para trabalhar em uma revendedora de veículos usados. Mais tarde passou a ser gerente da loja, além de morar e fazer parte da família de Pinzano. 

Depois de ter passado por cinco clubes em nove anos na Itália, em 2011, Felipe decidiu retornar ao Brasil para viver próximo à família. E trouxe contigo a ideia e a expertise de Pinzano, que além da loja de veículos, tinha uma empresa sólida de gestão de garantia mecânica na Itália e Espanha. 

Felipe escolheu a cidade de Curitiba para iniciar o negócio. Por ser uma novidade, a gestão de garantia mecânica passou a ser uma saída para as lojas de seminovos em tempos de crise: um diferencial atrativo para aumentar as vendas, se destacar da concorrência, não ter custo com pós-vendas e ainda ganhar dinheiro com o produto. 

Mas Felipe lembra que não foi fácil ganhar a confiança do mercado brasileiro. “Mesmo com um produto fantástico os donos de lojas e concessionárias tinham muita desconfiança. Com essa insegurança quase que o negócio não foi para frente, até que bons relacionamentos abriram portas para um negócio que não parou mais de crescer”, conta ele. 

Na contramão do cenário retraído por que passou o país nos últimos anos, a Gestauto Brasil cresceu 70% entre 2017 e 2018. E entra em 2019 com o quadro de funcionários ampliado de 20 para 50 colaboradores e representantes em 18 estados no Brasil. São funcionários nas áreas; administrativa, técnica, comercial, marketing e TI. Com tecnologia própria a Gestauto consegue fazer a gestão de atendimento, sinistro e comercialização do produto em sua própria sede, em Curitiba. 

Atualmente são 600 clientes entre concessionárias e lojas multimarcas, 15 mil pós-vendas gerenciados e 50 mil garantias atendidas. São garantidas de um ano para três produtos diferentes para veículos com até oito anos: Motor e Câmbio (+ de 30 itens cobertos), Garantia Futura (+ de 70 itens cobertos) e Garantia Prime (+ de 100 itens cobertos). 

“Esse ano fizemos uma parceria com a seguradora JNS e vamos emitir apólice de seguro. Isso dá mais segurança para as concessionárias fecharem negócio conosco. Com isso, esperamos crescer mais 70% esse ano e dobrar o número de vendas gerenciadas para 30 mil, além de fechar parcerias com montadoras e financeiras”, aposta Felipe Muraski. 

www.gestautobrasil.com.br

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