Terra Madre tem pratos especiais para o almoço de domingo

Terra Madre tem pratos especiais para o almoço de domingo

O almoço de domingo é celebrado com sugestões especiais no Terra Madre Ristorante. Neste dia da semana, a casa conta com uma seleção de pratos que servem duas pessoas e trazem aquele gostinho especial que esta refeição reserva tradicionalmente. Pato, leitão, massas e frutos do mar fazem parte deste cardápio domingueiro especial. No domingo, a casa abre das 12h às 16h.

Duas novidades fazem parte das sugestões, criadas pelo chef Diego Guidolin. Uma tem Entrecote de Angus com Spaghetti alla matriciana (pancetta, cebola roxa, peperonccino e molho sugo). Servindo duas pessoas, sai a R$ 160. Outra pedida é o Risoto de alho poró com emulsão de limão siciliano, polvo e lula salteados servido com filé de peixe grelhado, também para dois (R$ 179).

Além das estreias, o almoço tem outros pratos já tradicionais de domingo. O Pato Confit com pappardelle tem o pato confitado servido com massa fresca, para duas pessoas a R$ 148. Já o Leitão assado é apresentado com risoto de cogumelos trufados (R$ 118). O Bocconcini di vitello con chitarrina fresca ai funghi di stagione, erbe speziate e demiglace tem pedacinhos de vitelo com massa fresca, cogumelos da estação, ervas e demiglace (R$ 118).

Almoço de domingo no Terra Madre Ristorante

Horário: das 12h às 16h

Endereço: Rua Desembargador Otávio do Amaral, 515 - Bigorrilho, Curitiba - PR

Informações e reservas: (41) 3335-6070

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A importância da hidratação na prática de exercícios físicos

A importância da hidratação na prática de exercícios físicos

De acordo com vários autores, cerca de 60% de nossa composição corporal é feita de água, e em nossos músculos esse valor cresce um pouco mais (em torno de 75%). A água dá forma e estrutura para as células, está presente em todas as reações químicas do corpo, regula a temperatura corporal e facilita o transporte de oxigênio e nutrientes em nosso organismo.

O importante papel que a água exerce em nosso corpo fica mais evidente quando praticamos exercícios físicos, visto que perdemos uma grande quantidade deste líquido por meio do suor. Assim, a correta hidratação traz benefícios para a saúde, poupando o organismo e melhorando a performance específica. A perda de 10% da água corpórea pode levar a distúrbios graves, como tonturas, dificuldades de concentração, espasmos musculares e problemas renais. E se a perda for superior a 20%, pode ser fatal.

Para evitarmos a desidratação, devemos lembrar sempre dos horários mais indicados para a prática esportiva ao ar livre, que seriam o início da manhã e final da tarde. Outras recomendações são evitar exercícios físicos prolongados em dias com temperaturas elevadas, optar por uma vestimenta leve e confortável e nunca esquecer de ingerir água ou isotônicos (bebidas esportivas) durante a prática (para atividades que ultrapassam uma hora de duração e/ou alta intensidade com sudorese excessiva). Bebidas isotônicas são responsáveis pela reposição de eletrólitos, que são uma combinação de sódio, potássio e outros nutrientes eliminados no suor.

A forma mais indicada para manter o corpo hidratado em sua rotina de exercícios físicos é ingerir em média 500 ml de líquidos duas horas antes da prática, evitando refrigerantes, sucos excessivamente ácidos, bebidas alcóolicas e bebidas quentes, 100 ml de água ou isotônico a cada 20 minutos de exercício físico contínuo e manter a hidratação duas horas após o término da atividade - neste caso o ideal é não chegar ao estado da sensação de sede (pois a sede é um indicativo de desidratação). Em casos de falta ou ausência de bebidas isotônicas, opte por bebidas geladas e com uma leve quantidade de açúcar, pois neste caso elas auxiliam o processo de reidratação.

Autor: Eduardo Emilio Lang Marés da Costa é professor especialista nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física do Centro Universitário Internacional Uninter

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Muito além da gastronomia

Muito além da gastronomia

Empreendimentos gastronômicos curitibanos estão investindo no mercado da moda, criando peças de vestuário que compartilham valores defendidos pelas marcas 

No ano passado, a rede WhataFuck, maior hamburgueria artesanal do Estado do Paraná, lançou um tênis sustentável e inovador: chamado de Ueno Whatafuck Imperial, o calçado carregava resíduos do bagaço de malte da cerveja produzida pelo estabelecimento. Em junho, em uma parceria com a Öus Brasil, foram desenvolvidos 1,7 mil itens. Até o momento, 90% deles foram vendidos, seja na Whatastore – a loja da hamburgueria – ou pelos meios online. Mais do que enveredar pelo ramo da moda, a marca buscou oferecer uma oportunidade de estilo de vida ao seu público. “Nós não vendemos só gastronomia”, resume o sócio proprietário da rede Whatafuck, Daniel Mocellin. 

Seguindo no mesmo conceito, o Sirène, maior vendedora de fish & chips do Brasil, que conta com seis unidades nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo, também oferece outros produtos, que vão muito além de seu cardápio, ao seu público. Em seu site, é possível encontrar camisetas, bonés e canecas com mensagens alusivas ao comércio de peixes e batatas preparados ao estilo inglês. Em 2018, o Sirène, marca que acaba de completar 3 anos de história, vendeu 70 mil porções de fish & chips, faturando R$ 3,2 milhões. Em 2019, a marca prevê atingir R$ 6 milhões em faturamento e abrir novas lojas pelo país. 

A cervejaria artesanal curitibana Way Beer, que atua no segmento há mais de 8 anos e se transformou em uma grande referência nacional, também investiu em sua própria linha focada no mercado da moda, que conta com camisetas, moletons, bonés, toalhas e mochilas exclusivas. A ideia é conseguir levar a marca – reconhecida pelos designs de seus rótulos – a outros produtos, que estão em linha com a expectativa e perfil de seus consumidores. “A Way é uma cerveja que tem enorme conexão com o seu consumidor, e esse público gosta de mostrar a relação e o amor que tem pela marca. São necessárias inúmeras ferramentas para estabelecer, consolidar e manter uma marca ativa e relevante. Assim, nós investimos muito na construção de inúmeras peças que transformam uma ferramenta de interação em objeto de desejo dos nossos consumidores, que querem mostrar o amor que tem pela Way”, comenta Henrique Domenico, diretor geral da cervejaria. 

Valores como liberdade, sustentabilidade, coragem e criatividade estão entre as mensagens disseminadas por essas empresas e que são esperadas e até mesmo cobradas pelos clientes. A iniciativa de investir em novos segmentos, em muitos casos, surgiu a partir da percepção e cobrança do público. “No começo do WhataFuck, as pessoas pediam e queriam saber como comprar o boné ou as camisetas. Começamos a investir nisso”, afirma Mocellin. 

Rentabilização em outras frentes 

Ao ingressar no meio do vestuário e moda – ou em outra área –, as marcas buscam formas de rentabilizar em outras frentes além da gastronomia. De acordo com Mocellin, uma nova coleção da Whatafuck Hamburgueria deve ser lançada ainda no primeiro semestre de 2019. “Estamos trabalhando em novidades”, avisa. A marca já comercializou mais de mil camisetas e dois mil bonés, além de outros modelos de tênis, centenas de meias, camisas e, até mesmo, cuecas. 

Neste ano, a ideia do grupo é reservar um pedaço de cada nova loja para a Whatastore, onde é possível encontrar os itens relacionados à companhia, o que torna a gestão do negócio mais complexa. “Você sai da sua área de controle. Tudo se torna um aprendizado no dia a dia. Não há ninguém que possa fazer isso pela gente, isso desde o primeiro dia”, diz Mocellin. 

Impacto na percepção do público 

Uma pesquisa realizada pela Ogilvy, a agência associada da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), com 50 marcas e mais de 2 mil entrevistas, mostrou que, no Brasil, as marcas importam mais do que na Inglaterra e nos Estados Unidos. O índice obtido foi de 68% no país, contra 53% dos ingleses e 57% dos americanos. 

Segundo o estudo, existem cinco atributos que fazem com que uma marca caia no gosto do público: confiança, imagem, empoderamento, fazer e tradição. Entre as características, a que conta com a maior diferença entre as ações praticadas pelas empresas e a percepção do público é o fazer. A pesquisa conclui que, embora as empresas tenham vivido uma evolução no que diz respeito à visão e às necessidades dos consumidores, ainda precisam fazer algo a mais por eles. Nisso, algumas já estão trabalhando bem.

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Pringles® lança nova edição de ‘Era Sol que me faltava’

Pringles® lança nova edição de ‘Era Sol que me faltava’

Promoção terá prêmios diários e semanais entre câmeras GoPro, speaker JBL e um ano de Pringles® grátis

De 11 de fevereiro até 30 de abril, Pringles® distribuirá dois speakers JBL Clip 3 e kits de um ano de produto todos os dias. Além disso, os participantes continuam concorrendo ao sorteio de uma câmera GoPro por semana. Para participar, basta comprar qualquer produto Pringles®, cadastrar o cupom fiscal no site www.pringles.com ou enviar por WhatsApp e então descobrir na hora se foi contemplado com algum dos prêmios diários.

“Assim como em 2018, lançamos a promoção ‘Era Sol que me faltava’ para que os consumidores possam aproveitar uma das estações mais esperadas do ano. Em 2019, escolhemos novos prêmios que têm tudo a ver com o verão e com a nossa marca. A novidade dessa edição é a premiação diária, além dos sorteios semanais e a possibilidade de participação através do WhatsApp”, afirma Damian Pirichinsky, diretor de marketing da Kellogg’s® Mercosul, fabricante de Pringles®.

Sobre Pringles®

Pringles® é um produto alimentício produzido pelo grupo Kellogg’s®. A marca inovou ao tornar-se o primeiro salgadinho de batata a ser vendido em um tubo cilíndrico. Presente em 80 países, no Brasil, os produtos estão disponíveis nos tamanhos 37/40g, 70g e 121g/128g e as tortilhas no tamanho 180g. Os sabores encontrados no país são Original, Creme e Cebola, Queijo, Barbecue e Salt & Vinegar. Já na versão Tortilla, os sabores são Original, Creme e Cebola e Pimenta Picante.

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Festa de Carnaval terá mais de 8 horas de música e mais de 30 torneiras de chope em Curitiba

Festa de Carnaval terá mais de 8 horas de música e mais de 30 torneiras de chope em Curitiba

O CarnaWAY, promovido pela cervejaria Way Beer, terá entrada gratuita e contará com 4 atrações musicais, 8 horas música ao vivo e muita cerveja artesanal 

Que tal uma grande festa de Carnaval com muito chope artesanal, concurso de fantasias, comidas saborosas e mais de 8 horas de música ao vivo? Assim será o CarnaWAY, promovido pela cervejaria Way Beer, uma das grandes referências do mercado cervejeiro nacional. O evento, que acontece no próximo sábado, dia 23 de fevereiro, promete agitar a capital paranaense. 

Como não poderia ser diferente, um dos grandes destaques do evento será a grande variedade de cervejas disponíveis. O CarnaWAY contará com mais de 30 torneiras servindo opções de chopes sazonais e de linha da Way Beer, com preços a partir de R$ 10 (copos de 500ml) e R$ 20 (jarras de 1 litro). Entre as cervejas estarão rótulos como I’m Way too Sour, Catarina, Tropical IPA, Czech Revolution, Double APA, Amburana Lager, Sou Feia mas to na Moda, Avelã Porter, Die Fizzy Yellow, Red Ale e Witbier. Além disso, a festa marcará o lançamento de uma nova cerveja da Way Beer: a IPA LOKA. 

Como toda boa festa de Carnaval precisa de música animada, o CarnaWAY contará com uma programação imperdível, com 4 atrações e mais de 8 horas de shows ao vivo. O evento terá a participação de grandes destaques do Carnaval da capital paranaense: Amigos do Tatu (12h30), O Blokinho (15h), Barba Nigra (16h) e Escola de Samba Mocidade Azul (18h30). Para curtir o agito, os foliões cervejeiros podem tirar a fantasia do armário e se preparar: vai ter o esperado “Concurso da Fantasia Mais Loka”, com direito a prêmio especial. 

Para segurar toda esta festa, o CarnaWAY contará com opções gastronômicas deliciosas, entre elas os hambúrgueres do Altman Gastronomia, as batatas do Pirô na Batatinha, as Foggacias do Figurate e as Paletas mexicanas da Paleteca. O evento contará, também, com um espaço para arguilé, com a Essências Premium. Para quem quiser levar a criançada, a Way Beer vai disponibilizar um espaço kids especial com monitoria e brincadeiras temáticas. Além disso, é sempre bom lembrar que os eventos da cervejaria são Pet Friendly. 

O CarnaWAY será realizado neste sábado, dia 23 de fevereiro, na fábrica da Way Beer (Rua Pérola, 331), na cidade de Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba (PR). O evento acontece das 12h às 20h, com entrada gratuita. Mais informações pelo telefone (41) 3653-8853 ou no site www.waybeer.com.br.

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