Restaurante Velho Oriente confirmado no Gastronomix 2018

Restaurante Velho Oriente confirmado no Gastronomix 2018

Nos dias 7 e 8 de abril, grandes nomes da gastronomia local e nacional se reúnem para celebrar o 10º aniversário do maior evento da alta gastronomia popular do país: o Gastronomix. A restauranteur Vaneska Berçani, do Restaurante Velho Oriente está entre os 29 profissionais da cozinha que irão abrilhantar o evento e elaborar pratos de grande sucesso de vendas em anos anteriores, distribuídos em 25 barracas. Os pratos são servidos em porções que variam de 150 a 180 gramas e custam entre R$ 15,00 e R$ 25,00. 

Vaneska traz para esta edição o tradicional Falafel, prato da culinária libanesa que leva fava e grão de bico como ingredientes. Vale dizer que o prato escolhido pela restauranteur atende a diversos paladares e especialmente vegetarianos e veganos. Importante dizer ainda que não contém glúten e nem lactose. “É um prato muito apreciado ao redor do mundo e atende um variado público. Um mix de aromas e sabores faz parte desta receita que leva em sua composição: canela, noz moscada, pimenta dedo de moça, pimenta Síria, cominho e coentro”, revela Vaneska Berçani. 

O evento ocorre no Museu Oscar Niemeyer (MON), sob a curadoria do chef Celso Freire. Para a ocasião, o Falafel do Velho Oriente terá o custo de R$ 15,00 e é servido com três bolinhos de falafel de 30 gramas cada (90 g) e acompanha salada e pão Sírio, num total de 180 gramas. 

Atrações paralelas

Para quem gosta de ar livre, não falta espaço para curtir nos gramados. Quem prefere sombra pode aproveitar os mais diversos lugares para sentar e os pontos debaixo das árvores. Durante todo o evento há shows, aulas de gastronomia gratuitas, atividades para crianças e degustação de cafés Melitta. 


Patrocinadores

O Gastronomix - evento de Música Instrumental com Gastronomia e Arte - tem o patrocínio da Melitta, com apoio da Lowçucar, Da Magrinha, da Booking.com. Conta também com a Oxford Porcelanas como fornecedora da louça oficial do evento. 

Serviço:

12º evento do Gastronomix

10 anos Gastronomix Curitiba

Dias 07 e 08 de abril (sábado e domingo)

Local - Museu Oscar Niemeyer

Das 11h às 18h

Entrada – R$ 12,00, sem consumação

os pratos custam entre R$ 15,00 e R$ 25,00

 

Velho Oriente

Endereço: Avenida Água Verde, 1551 - Água Verde

(41) 3343-2007

Terça a sexta: das 18h00 as 00h

Sábados: das 11h30 as 15h30 / 18h as 00

Domingos: das 11h30 as 15h30 

Estacionamento Próprio

www.velhooriente.com.br

 

O Delivery

Segundas: 17h30 às 23h

Terça a sexta: das 11h30 às 14h / 17h30 até às 23h

Sábados: das 11h30 às 15h30 / 17h30h às 23h

Já aos domingos: das 11h30 às 15h30

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Shopping Curitiba realiza Festival de Sobremesas a preço fixo de R$ 9,90

Shopping Curitiba realiza Festival de Sobremesas a preço fixo de R$ 9,90

Mais de dez lojas participam; opções vão de pastel doce a churros com nutella 

O clima de Páscoa tomou conta do Shopping Curitiba. Quem circula pela praça de alimentação e pelo Largo Curitiba (piso L2) confere o Festival de Sobremesas, que acontece até dia 1º de abril.

Cafés, lojas e restaurantes oferecem doces a preço fixo de R$ 9,90, entre as opções estão bolo, churros, gelato, pizza e tortas.

Abaixo confira a lista das participantes

10 pastéis – Pastel Gateau, servido com sorvete

Agostino Bistrô e Café - Chocolate cremoso e bem casado, nos sabores trufa de chocolate ou doce de leite

Baraquias – Versão mini do doce Baba de Camelo

Brasil Cacau – Fondue de frutas cobertas com chocolate ao leite

Casa da Bruxa – Diferentes sabores de bolo no pote

Docecleta – Trio de brigadeiros gourmet

Fábrica Di Chocolate - Di Shake Chocolate

Freddo – Gelato sabor kinder ovo

Gran’s Café – Torta truffa junto com café tradicional médio

Ken Taki – Hot sensação, uma combinação de morango, cream cheese, creme de avelã e creme de leite

Olha o Churros! – Galletas de chocolate com recheio extra de brigadeiro ou doce de leite

Oven Pizza – Pizza de chocolate

Special Treat – Cheesecake de chocolate

Zapata – Churritos com nutella ou doce de leite

 

Serviço:

Festival de Sobremesas

Data: até 1º de abril

Onde: Shopping Curitiba

 

Shopping Curitiba

Rua Brigadeiro Franco, 2.300.

Curitiba (PR)

(41) 3026-1000 | www.shoppingcuritiba.com.br

@ShoppingCtba | www.facebook.com/ShoppingCuritiba

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Últimos dias para aproveitar o CWBurguer Fest

Últimos dias para aproveitar o CWBurguer Fest

O principal evento de hambúrgueres do Brasil vai até o próximo domingo e oferece mais de 70 opções do preparo 

Os curitibanos têm até o próximo domingo, dia 25 de março, para aproveitar todos os sabores e encantos da 10ª edição do CWBurguer Fest. O evento, que se consolidou como a principal celebração do hambúrguer no Brasil, conta com a participação de 37 hamburguerias, lanchonetes e bistrôs. As casas oferecem em seus endereços fixos uma opção exclusiva do preparo, que será vendido pelo valor único de R$ 27,50. 

Para conquistar o público, os empreendimentos participantes, desenvolveram receitas inéditas que darão um charme especial a um dos preparos mais tradicionais e consumidos do mundo. Em sua 10ª edição, o CWBurguer Fest vai oferecer mais de 70 opções do preparo, entre eles sanduíches tradicionais, com carnes especiais, veganos e vegetarianos. 

Entre as atrações desta edição, além das clássicas preparações de carne bovina, diversos empreendimentos participantes optaram por oferecer alternativas diferenciadas visando instigar o público a conhecer e experimentar o novo. Além das clássicas preparações de carne bovina destacam-se os hambúrgueres suínos, de carne de soja, peixe empanado, carne seca, carne de siri, salmão, frango e camarão, além de opções vegetarianas com hambúrgueres de berinjela, lentilha, falafel e grão de bico. 

“O CWBurguer Fest se consolidou como um dos principais eventos gastronômicos do Brasil, e conseguiu transformar Curitiba em uma das capitais nacionais do hambúrguer movimentando a gastronomia e a economia da cidade. O festival é uma ótima oportunidade para reunir os amigos e saborear os surpreendentes hambúrgueres da cidade, preparados com muita criatividade e talento pelos profissionais das nossas cozinhas”, detalha Philip Khouri, organizador do evento. 

Empreendimentos participantes: 277 Hamburgueria Paranaense, A Casa do Ferreiro, Adega Vô Zanon, Banoffi, Barbinha Hamburgueria, Barraca do Cláudio, Bávaro - Rua 24 horas, Beholder Gastro Bar, Gourmet 4U, Black Station Burgers, Brazil Burger, Celeiro Hamburgueria, Charles Burguer, Chelsea Café, Cidadão do Mundo, Confraria 28 (Xaxim e Rebouças), Cooldown E-Sports N’Burgers, Cores da Frida, Dixie’s Burger, Fábrica Downtown Hamburgueria, Fundição 52, Gancook Cozinha, General Chop’n Beer, Guiolla Hamburgueria Gourmet, Hamburgueria Curitiba, Le Pinguê, Maniacs Brewing Co., New York Cafe (Alto da XV e Batel), Picnic American Burger, Pit Stop Burger Grill, Redface Brewpub, Red Square Lanches, República do Hambúrguer, Supimpa Casual Food e Tahine Gourmet. 

O 10º CWBurguer Fest disponibiliza, também, um aplicativo exclusivo, compatível com os sistemas iOS e Android, com todos os endereços e cardápios do evento. O festival conta com patrocínios da Heinz e da Cervejaria Maniacs. Para mais informações, acesse a página oficial do evento no Facebook (www.facebook.com/CwBurguerFest) ou o site www.cwburguerfest.com.br.

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Exposição de Candido Portinari permanece por mais um mês na Caixa Cultural Curitiba

Exposição de Candido Portinari permanece por mais um mês na Caixa Cultural Curitiba

Período da mostra foi estendido até 22 de abril em função de sua relevância histórica e cultural e do grande interesse que despertou na comunidade

A CAIXA Cultural Curitiba estendeu o período da mostra "Portinari – A construção de uma obra" até o dia 22 de abril. A exposição é composta por esboços, desenhos e estudos que revelam o processo criativo do artista, além de oito esculturas de Sérgio Campos que apresentam a tridimensionalidade da obra de Portinari. Inicialmente prevista para terminar em 18 de março, a exibição da mostra foi estendida em função de sua importância e do grande interesse que têm despertado na comunidade. Boa parte do público é formada por estudantes, do ensino fundamental ao médio.

De acordo com o curador da exposição, Luiz Fernando Dannemann, “essa mostra é uma oportunidade única para os curitibanos conhecerem um acervo especial que pertencia ao mestre Portinari, do qual ele nunca se separou. Para os olhares atentos, movidos pela sensibilidade da arte, a exposição revela o momento exato em que acontecia a inspiração do artista para realizar as obras mais representativas da sua intensa e extraordinária carreira, tal como o primeiro estudo para os painéis ‘Guerra e Paz’; os desenhos de transporte para vários painéis célebres, como o ‘Café’; as maquetes de ‘São Francisco de Assis’ para a Igreja da Pampulha; o desenho preliminar da ‘Primeira Missa’; e estudos para painéis não executados, entre muitas outras atrações”, destaca.

Também chamam a atenção os quatro trabalhos executados em 1955 – uma nova tomada da série “Retirantes” –, quando Portinari experimentava novas maneiras de pintar, a partir da proibição de utilizar tintas a óleo, já que as mesmas lhe provocavam raro envenenamento. “A prorrogação da exposição é, sem dúvida, uma grande notícia para aqueles que ainda não tiveram chance de conhecê-la e também para todos que desejam revisitá-la, já que a cada nova visão é possível descobrir um elemento novo, até mesmo para mim que estou em contato com a obra de Portinari há 30 anos”, destacou o curador.

Sobre a exposição

A mostra "Portinari – A construção de uma obra", que está aberta para visitação desde 17 de janeiro deste ano, faz um apanhado da trajetória de Cândido Portinari, um dos maiores nomes da arte brasileira. A exposição reúne 30 estudos do pintor, muralista e desenhista que conquistou reconhecimento internacional retratando o cotidiano do país com suas mazelas sociais, num legado que possui atualidade surpreendente. Também fazem parte da montagem oito esculturas criadas pelo artista plástico Sérgio Campos e que foram inspiradas em personagens de Portinari.

Segundo o curador, os trabalhos reunidos mostram o processo criativo do artista e ilustram sua trajetória. "É uma exposição específica da construção artística de Portinari que mostra estudos, esboços e desenhos de grandes obras dele", comenta Dannemann. “São pedaços preciosos de um artista singular, de quem buscou originalidade na própria poesia do homem”. Entre eles, há estudos para o painel “Guerra e Paz” que Portinari criou para a sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, entre 1952 e 1956.

Um dos temas mais presentes no trabalho de Portinari é a desigualdade social, sempre revelada no registro do cotidiano, como surge em "Grupo com homem doente" e "Menino morto". "Portinari era um 'cronista' que, ao invés de escrever, pintava as desigualdades, as efemérides", comenta o curador. "'Os Retirantes' é a realidade do Brasil – pessoas rumando para as grandes cidades em busca de melhores oportunidades. E muitas dessas obras continuam atuais porque ainda vivemos em um país marcado pela desigualdade".

Esculturas recriam personagens de quadros

Na mostra, as esculturas de Sérgio Campos contracenam com as obras de Portinari. Campos finalizou o planejamento do próprio Portinari que desejava transformar suas figuras em esculturas. Curitiba recebe oito trabalhos, revelando uma tridimensionalidade da visão de Portinari. "Ele pretendia eternizar alguns de seus personagens em bronze. Como morreu prematuramente, aos 59 anos, não conseguiu concluir esse projeto", explica Dannemann. "Sérgio Campos, membro da família do pintor, decidiu finalizar a ideia e criou esculturas fidedignas em cada detalhe".

Candido Portinari

O artista nasceu em 30 de dezembro de 1903, em Brodowski, no interior de São Paulo. Filho de imigrantes italianos, teve uma infância humilde e recebeu apenas a instrução primária. Desde criança manifestou sua vocação artística, começando a pintar aos nove anos. Estudou na Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro e visitou países como a França e a Itália, onde concluiu os estudos. Em 1935, recebeu, em Nova York, um prêmio por sua obra “Café”, que o projetou para o mundo. Faleceu em 1962, tendo como causa aparente uma intoxicação causada por produtos químicos presentes nas tintas.

Sérgio Campos

Desenhista, pintor e escultor, é formado pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Desenvolveu uma técnica para a elaboração de esculturas em aço e cobre e executou monumentos públicos de grande porte. Estudou pintura mural e escultura em bronze com o italiano Franco Cerri. Seus desenhos têm forte identidade com os personagens de Portinari.

Mais informações sobre a obra de Cândido Portinari: www.portinari.org.br/#/pagina/candido-portinari/apresentacao.

Serviço:

Artes Visuais: "Portinari – A construção de uma obra"

Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR) – Galeria do Mezanino

Visitação: até 22 de abril de 2018 (domingo)

Horário: terça a sábado, das 10h às 20h, e domingo, das 10h às 19h

Ingressos: Entrada franca

Informações: (41) 2118-5111

Classificação etária: Livre para todos os públicos

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Do soul ao samba: espetáculo apresenta música de adultos para a criançada

Do soul ao samba: espetáculo apresenta música de adultos para a criançada

Faz de Conta do Shopping Estação tem apresentação gratuita do grupo Siricutico neste sábado

Quem disse que criança só gosta de músicas infantis? A banda Siricutico vai mostrar que gêneros rotulados como de adultos também podem cair no gosto dos pequenos. A apresentação é gratuita e acontece neste sábado (24), às 16h, no palco do Faz de Conta do Shopping Estação (piso L1).

Os multiartistas Olaf Thiessen, Má Ribeiro, Isadora Flores e Marcel Cruz vão animar o público, misturando elementos lúdicos e diferentes estilos musicais, como soul, rock progressivo, reggae, samba e jazz.

Será uma tarde de muita diversão e descobertas musicais. “Os adultos vão se encantar com as sonoridades infantis e as crianças vão cantar e pular com as músicas dos adultos”, detalha Larissa Pereira, coordenadora de Marketing do Shopping Estação.

Essa sessão tem patrocínio do Teatro de Bonecos Dr. Botica e faz parte da programação do Faz de Conta, promovido pelo Shopping Estação todos os sábados, às 16h, com espetáculos infantis gratuitos.

Serviço:

Faz de Conta com o Grupo Siricutico

Sábado (24), às 16h

Gratuito

Espaço Faz de Conta, piso L1 do Shopping Estação

Shopping Estação

Av. Sete de Setembro, 2.775, Rebouças - Curitiba (PR)

(41) 3094-5300

www.shoppingestacao.com.br

@shoppingestacao |www.facebook.com/ShoppingEstacao

O desprezo pelo conhecimento
José Pio Martins*
Diante de projetos absurdos apresentados por parlamentares no Congresso Nacional, Roberto Campos afirmou certa vez: “O mal do parlamento é que todos que vêm para cá querem fazer alguma coisa”. Em campanhas eleitorais no Brasil, é comum os candidatos à reeleição elogiarem a si mesmos em função da quantidade de projetos de lei por eles apresentados. Também é comum criticar os adversários que, durante o mandato, não tenham apresentado nem um projeto. Como ninguém é cobrado sobre a qualidade e a viabilidade das propostas, fica a impressão de que parlamentar bom é aquele que apresenta muitos projetos de lei.
Atualmente, há muitas propostas paradas nas gavetas do parlamento, as quais vão do absurdo ao ridículo, do inviável ao desnecessário, do jocoso ao trágico. Até aí, se não andarem nem forem aprovadas, não há maiores problemas, além de desperdício de tempo e dinheiro público para sustentar uma máquina de fabricar bobagens. O problema fica sério quando algum projeto de lei absurdo escapa do hospício propositório e vira lei.
Vale relembrar alguns projetos apresentados na Câmara dos Deputados, dignos de serem esquecidos. Heráclito Fortes (PSB-PI) propôs que os ventos sejam patrimônio da União, para esta cobrar royalties sobre a geração de energia eólica. Silvio Costa (PSC-PE) propõe que todo ciclista seja obrigado a emplacar sua bicicleta e pagar licenciamento. Pastor Franklin (PTdoB-MG) quer que mulher ou marido traído possam pedir indenização em caso de violação de deveres conjugais – uma espécie de bolsa-adultério.
O povo latino tem enorme disposição para emitir opinião e verdadeiro desprezo pelo conhecimento. Por aqui, há grande apreço por título, cargo, crachá, além da mania de opinar sobre tudo. É comum ver alguém opinando sobre o que não conhece, não estudou e não pesquisou, mesmo que o assunto seja complexo e fora de sua área de conhecimento. São pessoas que falam com a certeza e a convicção que a ignorância confere. É como dizia Will Rogers: “Todos somos ignorantes, apenas em assuntos diferentes”.
Lendo os debates e entrevistas sobre temas como a reforma tributária, reforma da Previdência, tratados internacionais de comércio e regulação do sistema bancário, é assustador o grau de desconhecimento que muitos parlamentares apresentam. Se fosse conversa de boteco, seria apenas perda de tempo sem consequências. O problema é que esses senhores vão tomar decisões e votar as matérias. O que salva o Brasil de aprovar leis ruins são as gavetas do Congresso, onde morre a maior parte das bobagens.
Um ex-presidente, em entrevista quando no exercício do mandato, disse: “Eu não consigo ler muitas páginas por dia, dá sono. Vejo televisão, e quanto mais bobagem, melhor”. Quem chega a presidente de uma nação de 208,5 milhões de habitantes deveria no mínimo se envergonhar de dizer que não lê e não gosta de ler. Mas não: isso é dito sem constrangimento, como se fosse um hábito exótico (ressalva: não importa a que partido pertença, qualquer presidente que diga isso merece reprovação).
Para alguém intelectualmente honesto, a ignorância sobre um assunto deveria levar a duas consequências: uma, a humildade para dizer “não sei” e abster-se de opinar; outra, dar-se ao trabalho de consultar, pesquisar e adquirir conhecimento, principalmente sobre matéria que tenha de votar e impor seus ônus sobre a sociedade. A leitura, a educação e a cultura não existem apenas para fins utilitários, como arrumar emprego ou ganhar dinheiro, mas como meio de o ser humano se elevar acima dos animais e fazer jus à linguagem, consciência e inteligência.
 
*José Pio Martins,

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