CCBB-BH recebe mostra que celebra um século de nascimento do artista Athos Bulcão

CCBB-BH recebe mostra que celebra um século de nascimento do artista Athos Bulcão 

Mais de 300 trabalhos, alguns dos quais inéditos, assinados por Athos Bulcão, poderão ser conferidos na exposição "100 anos de Athos Bulcão", que chega a BH depois de passar por Brasília, onde fica a sede da Fundação Athos. Na capital mineira, a mostra poderá ser conferida entre os dias 11 de abril e 25 de junho. 

Athos Bulcão está na brasilidade das cores, nos traços inconfundíveis dos desenhos, na personalidade das pinturas, na lógica imprevista das fotomontagens, na força dos cenários e figurinos, na relação univitelina entre arte e arquitetura, no sagrado e no profano, na explosão da azulejaria brasileira. 

Esse universo riquíssimo, presente na capital mineira em construções como o Edifício Oscar Niemeyer, ao lado do CCBB-BH, no Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais e na Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação, compõe a exposição "100 anos de Athos Bulcão", com curadoria assinada por Marília Panitz e André Severo, que estará em cartaz no CCBB da capital mineira, a partir de 11 de abril. 

Com a intenção de propor um profundo mapeamento e imersão na diversidade dos trabalhos e técnicas do artista, a mostra oferece ao espectador a possibilidade de conhecer o processo de produção do artista, com a exibição de mais de 300 trabalhos, alguns dos quais inéditos, realizados entre os anos 1940 e 2005. Obras de artistas mais jovens que direta ou indiretamente foram influenciados por Athos também serão apresentadas. Com o patrocínio do Banco do Brasil, realizada pela Fundação Athos Bulcão e produzida pela 4 Art, a exposição, que já esteve em Brasília, irá percorrer também as unidades do CCBB de São Paulo e Rio de Janeiro, ao longo desse ano.

Dividida em núcleos, "100 anos de Athos Bulcão" vai além da arte da azulejaria: destaca também a pintura figurativa do artista realizada nos anos 1940 e 1950, antes de Brasília. – A série dos carnavais e sua relação com a pintura sacra é extraordinária – afirma Marília Panitz, ao destacar que Athos Bulcão utilizou uma mesma estrutura composicional para trabalhos sacros e profanos, citando como exemplo A Vida de Nossa Senhora, que está na Catedral de Brasília. A mostra contém ainda os croquis que Athos Bulcão fez para o grupo de teatro O Tablado, do Rio de Janeiro, os figurinos das óperas Amahl e Os Visitantes da Noite de Menotti, paramentos litúrgicos modernistas, grande acervo de seu trabalho gráfico e até os lenços que desenhou quando estava em Paris.

Outro aspecto da exposição é a interatividade, desenvolvida a partir do caráter urbano e democrático da obra pública de Athos Bulcão inserida nas cidades. Através de um aplicativo criado especialmente para a mostra, o público será convidado a interagir e apropriar-se de projetos do artista. 

A EXPOSIÇÃO 

– Combinando o viés cronológico com uma aproximação temática, "100 anos de Athos Bulcão" aposta nos vínculos, mais ou menos evidentes, entre diferentes momentos da trajetória do artista e se estrutura a partir de núcleos de obras e estudos que se interpenetram e deixam evidente a diversidade conceitual e material que permeia toda o seu trabalho – afirma André Severo. 

As obras do Núcleo 1 – A cor da fantasia – exibem o caráter figurativo, e menos conhecido, no conjunto de criação de Athos Bulcão. Com figuras simplificadas e uma paleta particular, as cores puras e os tons terrosos predominam. O universo imaginário do artista formalmente aproxima as festas profanas com as imagens religiosas que produziu, ainda no início dos anos 1960, para a Catedral de Brasília. Nesse núcleo estão também as vestes litúrgicas e projetos para painéis e vitrais de igrejas, assim como os desenhos realizados no final da vida do artista, quando o tema do carnaval que aparece como lembrança ancestral, reaparece. 

As fotomontagens são um momento único na obra de Athos Bulcão. No Núcleo 2 – Devaneios em preto e branco – elas apontam para certo pensamento tributário das experimentações surrealistas e de certa vertente construtiva presente nos desdobramentos da experiência da Bauhaus. Trata-se também da utilização daquilo que o aprimoramento do offset e das revistas possibilitou. Aqui é possível identificar a maestria da composição associada a um viés de humor. Além das Fotomontagens pertencentes ao acervo da Fundação Athos Bulcão, a mostra exibe pela primeira vez as colagens que deram origem a elas – todas pertencentes a uma coleção particular. 

Na abertura do Núcleo 3 – É tudo falso – surge o artista segurando uma máscara que é a reprodução de uma outra, ancestral. O título do núcleo toma uma fala de Athos Bulcão que questionava a ideia de originalidade e, portanto, a de falsificação, assim como outros artistas seus contemporâneos. Junto a essas "pinturas objetos" estão pinturas, gravuras e desenhos em torno do mesmo tema da documentação antropológica imaginária. Ainda estão presentes alguns dos bichos – coleção de esculturas criadas em pequena escala, à maneira dos seres imaginários de Borges, e depois construídas em tamanho maior para ajudar o desenvolvimento do aparelho locomotor das crianças da Rede Sarah de hospitais. 

No Núcleo 4 – A geometria e a poesia – se pode observar mais profundamente o grande colorista Athos Bulcão e sua paleta de cores. Em um tríptico estão reunidos os três vieses desse grupo de obras pictóricas desenvolvidos entre o final dos anos 1960 e os anos 1990: as máscaras, que quase desfaziam a figuração; a associação de recortes quadrados que se espalhavam sobre o fundo monocromático; e as texturas com pequenos círculos, pontos, cruzes, quase ideogramas particulares criados pelo artista, que se espalham por toda superfície da tela e definem, sutilmente, formas que parecem instáveis dando-se a ver e desaparecendo sob o olhar do observador. Em diálogo com as telas, estudos de painéis de azulejos, desenhos e gravuras que comprovam o parentesco conceitual nas diversas experimentações: coerência e diversidade. 

O Núcleo 5 – A forma reinventada e seus modos de usar – reúne as experiências do artista em diversos campos como capas de revistas e livros, ilustrações de jornais, projetos de estamparia em lenços e capas de discos. Também são apresentadas suas incursões no teatro – em especial, junto ao grupo O Tablado, de Aníbal Machado – onde foi cenógrafo e figurinista, além de designer dos programas das peças. Os projetos para mobiliário, realizados em residências particulares e também para a Rede Sarah, completam esse núcleo. É um bom momento para refletir como, a partir de uma clara proposta estética e conceitual, o artista se aventura por outros campos de fazer. 

O Núcleo 6 – Construções/Montagens: a invenção de uma forma de integração da arte à arquitetura – é o maior núcleo da mostra. Dele fazem parte os trabalhos que evidenciam essa integração reconhecida em muitas cidades no Brasil – Brasília (mais massivamente), Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Natal, Recife, Salvador, Fortaleza, São Luiz, Teresina, Cuiabá, Aracajú, Vitória – e no exterior – Buenos Aires (Argentina), Praia (Cabo Verde), Lagos (Nigéria), Nova Delhi (Índia), Milão (Itália), Saint-Jean-Cap-Ferrat (França). Nesse conjunto de obras é possível observar o método do artista, sua precisão e sua abertura para a surpresa, para o inesperado, o que mantêm sua obra com um frescor perene. 

À maneira de um jogo, o visitante é convidado a interagir e apropriar-se de projetos de painéis de azulejos (marca maior do trabalho do artista). O exercício proposto no Núcleo 7 – Interagir com Athos Bulcão, transformar a cidade – ocorre através da utilização de um aplicativo desenvolvido especialmente para a mostra. A reprodução de imagens projetadas na parede da sala permite que o público possa experimentar os azulejos de Athos Bulcão sobre superfícies de prédios escolhidos dentro do repertório oferecido pelo jogo. 

O Núcleo 8 – Rastros de Athos Bulcão – mostra a influência de Athos no trabalho de artistas contemporâneos. Obras de alguns artistas que reconhecem de alguma forma a presença de Athos Bulcão em suas poéticas são exibidas junto a obras de Athos Bulcão, que correspondem a esta zona de influência. 

Ao longo de toda a mostra encontra-se a reprodução em escala de alguns dos relevos acústicos que foram desenvolvidos pelo artista, assim como algumas divisórias utilizadas em diversos prédios públicos, cuja originalidade e funcionalidade são marca do trabalho, sem precedentes, de integração entre arte e arquitetura proposto por Athos Bulcão. 

No espaço externo um cubo de 9m2 propõe uma aventura aos visitantes: documentar viagens imaginárias, a partir de fotos realizadas junto à figura geométrica. Cada uma das faces do cubo é revestida com painéis de azulejos do artista encontrados em prédios públicos devidamente identificados. A dimensão generosa do cubo possibilita ao público a experiência do corpo a corpo com os painéis e também propicia a aventura de "estar" nos vários locais onde se encontram os trabalhos do artista, com um só clique. 

"100 anos de Athos Bulcão" contextualiza a trajetória do artista, a conexão entre suas obras e um adensamento em sua poética. Da sua inspiração inicial pela azulejaria portuguesa, do aprendizado sobre utilização das cores, quando foi assistente de Portinari, até as duradouras e geniais parcerias com Niemeyer e João Filgueiras Lima, o Lelé. – Para nós, que divulgamos e preservamos seu legado, é sempre uma alegria homenagear o talento desse homem discreto, preocupado especialmente em harmonizar e compor o trabalho do arquiteto na integração de sua arte, mas que também se engrandece quando envolvido em telas, tintas e pincéis, produzindo um dos mais destacados repertórios da arte brasileira – afirma Valéria Cabral, secretária executiva da Fundação Athos Bulcão. 

Serviço: 

100 anos de Athos Bulcão 

Visitação: De 11 de abril a 25 de junho 

Local: Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte

Praça da Liberdade, 450 – Funcionários, Belo Horizonte/MG 

Horário de funcionamento: de quarta a segunda, das 9h às 21h 

Com patrocínio do Banco do Brasil 

Entrada franca | Livre para todas as idades 

Produção: 4 Art Produções Culturais 

Curadoria: Marília Panitz e André Severo

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História de Peter Pan é tema de espetáculo do Festival de Teatro Infantil “Era uma vez...eram duas, eram três"

História de Peter Pan é tema de espetáculo do Festival de Teatro Infantil “Era uma vez...eram duas, eram três" 

Incorporando elementos próprios da cultura brasileira, clássico infantil abre a temporada 2018 do Festival 

Ao lado de Wendy, Sininho e Capitão Gancho, o famoso menino que se recusa a crescer vive uma série de aventuras na Terra do Nunca. Depois do sucesso de "Alice no País das Maravilhas" e "Os Três Mosqueteiros", o Festival de Teatro Infantil “Era uma vez...eram duas, eram três" inicia a temporada 2018 com "Peter Pan - Em busca da Terra do Nunca". O espetáculo acontece em duas apresentações, dias 24 e 25 de março, às 16h, no Teatro Bom Jesus. Toda a renda arrecadada na bilheteria será revertida ao Hospital Pequeno Príncipe, instituição beneficiada pelo projeto.

O personagem - criado pelo escritor e dramaturgo britânico J.M. Barrie e que se tornou famoso ao ser adaptado para o cinema pela Disney - ganha uma nova história pelas mãos da Cia do Abração. A aventura começa quando Peter convida Wendy para voar até a Terra do Nunca - um lugar mágico onde se é criança para sempre. Neste mundo encantado, os dois se deparam com o grande inimigo de Peter: Capitão Gancho, que não suporta toda a alegria das brincadeiras infantis. Peter e Wendy percorrem então lugares maravilhosos e conhecem seres fantásticos que os ajudam a vencer o rabugento Gancho. "É um espetáculo lindo e fundamental para compreendermos mais sobre todo o processo de deixar de ser criança e enfrentar o mundo adulto", explica Letícia Guimarães, diretora da companhia.

É também uma história de confiança - afinal, para voar e chegar até a Terra do Nunca, basta acreditar. "A peça, além de muito lúdica e divertida, aborda temas importantes, como a autoconfiança e a importância de ser criança e vivenciar de forma criativa a infância", afirma Letícia. Com linguagem contemporânea, a trama incorpora elementos próprios da cultura brasileira, como o frevo, e traz ainda referências a religiões afro-brasileiras. Bonecos desenvolvidos pelo artista Élio Chaves também fazem parte do espetáculo - um deles, inclusive, foi inspirado nos grandes bonecos de Olinda. Já a trilha musical é uma homenagem à música brasileira. Os ingressos estão à venda na bilheteria do Teatro Bom Jesus (nos dias das apresentações) e no Disk Ingressos (www.diskingressos.com.br).

Com expectativa de reunir um público de mais de 8 mil pessoas, o Festival de Teatro Infantil “Era uma vez...eram duas, eram três" segue até maio de 2018. A próxima apresentação, que conta a história de Pinóquio, acontece nos dias 28 e 29 de abril. 

Festival “Era uma vez...eram duas, eram três”

Peça Peter Pan - Em busca da Terra do Nunca

Data: 24 e 25 de março, sábado e domingo

Horário: 16h

Tempo de espetáculo: 50 minutos

Local: Teatro Bom Jesus - Rua 24 de maio, 135 - Centro

Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada). Ingressos disponíveis na bilheteria do teatro (apenas nos dias de apresentação) e no Disk Ingressos (www.diskingressos.com.br)

Classificação: Livre - Indicada para todas as idades

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Páscoa divertida acontece no Shopping Novo Batel

Páscoa divertida acontece no Shopping Novo Batel

Oficinas de arte e brincadeiras gratuitas são realizadas todos os sábados, das 14h30 às 18h30

 

As atividades da Páscoa Divertida prosseguem no Shopping Novo Batel, em parceria com o Muralzinho de Ideias. São oficinas de arte e brincadeiras gratuitas que acontecem todos os sábados, a partir das 14h30 às 18h30. Diversão garantida para crianças de 0 a 12 e anos, acompanhadas de seus responsáveis.

Para dia 24, às 14h30, está programada para começar a Oficina de Adereços de Coelhos. Nesta atividade, os pequenos criarão máscaras de coelhinhos e vão poder usá-las para outras brincadeiras.

A partir das 16 horas, começa a Caça aos Ovinhos, na Toys & Papers. Nesta aventura, a criança terá de explorar um mapa e percorrerá o shopping seguindo pistas até encontrar surpresas deliciosas. As inscrições para participar podem ser feitas na loja, que fica no Piso T.

Sobre o Shopping Novo Batel - Considerado o mais tradicional de Curitiba e um dos primeiros shoppings da cidade, o Novo Batel está localizado em um empreendimento único que oferece variado mix de lojas, além de espaços dedicados a lazer e cultura, como o Cineplex Batel, que possui uma exclusiva programação de estreias. É um dos únicos shoppings de Curitiba a possuir espaços dedicados às artes cênicas, com três teatros: Fernanda Montenegro, João Luiz Fiani e Paulo Autran. O shopping está localizado na Alameda Dom Pedro II, 255, www.shoppingnovobatel.com.br.

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Páscoa com cerveja: Bodebrown lança nova versão da Cacau Wee

Páscoa com cerveja: Bodebrown lança nova versão da Cacau Wee

Não é só de ovos de chocolate que vivem os fãs da Páscoa. O público cervejeiro também tem seus produtos na medida para celebrar o período em grande estilo. De olho neles, a Bodebrown lança uma edição limitada da Cacau Wee, cerveja sazonal que faz parte do seu portfólio e é produzida somente em ocasiões especiais do ano. A nova versão vem em garrafa de 750ml. Ela já está disponível para ser adquirida no site da Bodebrown e na loja da fábrica.

"Esta cerveja celebra uma inusitada união entre Bahia e Escócia", conta Samuel Cavalcanti, cervejeiro da Bodebrown. "Segue o estilo Brazilian Scotch Ale e ao mesmo tempo tem adição de cacau brasileiro proveniente de fazendas na cidade de Ilhéus. Após algumas experiências sensoriais, ela foi desenvolvida como uma das variações da nossa primeira cerveja, a Wee Heavy". Além do cacau, é composta por sete tipos de maltes e levedura escocesa.

A Cacau Wee tem teor alcoólico de 8%, com aroma maltado e de frutas secas. A cor é rubi com sabor de caramelo, chocolate e leve defumado. Com todas estas características únicas, em 2014, ganhou medalha de ouro no Mondial de la Bière em Montreal (Canadá).

É uma cerveja ideal para harmonizar com sobremesas como sorvete, tiramisu, tortas de frutas e até mesmo chocolate, ou ainda carnes leves como pato e vegetais como couve-flor.

Serviço:

Lançamento da Cacau Wee

Loja da fábrica: R. Carlos de Laet, 1015 - Hauer, Curitiba - PR

Funcionamento: De segunda a quinta-feira, das 9h às 18h, sexta-feira das 9h às 20h, sábado das 9h às 13h

Já disponível no site: https://loja.bodebrown.com.br/cervejas/pascoa

Informações: (41) 3082-6354

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L’Occitane au Brésil lança Patauá para os cabelos de todas as brasileiras

L’Occitane au Brésil lança Patauá para os cabelos de todas as brasileiras 

A L’Occitane au Brésil, marca franco-brasileira do Grupo L’OCCITANE, lança Patauá, linha com foco no tratamento capilar. O lançamento traz três sublinhas: Reparação Nutritiva, Hidratação Equilibrante e Tratamento Capilar. Todas elas contêm o precioso óleo de patauá, que nutre e repõe a massa da fibra dos cabelos1 e proporciona benefícios específicos para a necessidade de cada cabelo. Além disso, a novidade também traz uma fragrância inovadora, criada dentro dos padrões de perfumaria fina. 

É em Anajás, Ilha do Marajó (PA), que o patauá da L’Occitane au Brésil é colhido e artesanalmente transformado em um óleo dourado, ideal para cuidar da fibra capilar. O óleo de patauá é utilizado tradicionalmente pela família do Sr. José Maria para o tratamento dos cabelos há gerações e é o ingrediente principal da linha Patauá de L’Occitane au Brésil. Os novos produtos da marca juntam essa tradicionalidade à tecnologia desenvolvida especialmente para os cabelos das brasileiras, que são tão diversos e estão expostos aos diferentes climas do Brasil. 

Ao todo, a linha conta com nove produtos distribuídos em três sublinhas: Reparação Nutritiva, Hidratação Equilibrante e Tratamento Capilar. Reparação Nutritiva é indicada para cabelos danificados. A linha traz quatro etapas de cuidados com o Shampoo Reparação Nutritiva Patauá, o Condicionador Reparação Nutritiva Patauá, o Creme Finalizador Reparação Nutritiva Patauá e a Máscara Reparação Nutritiva Patauá. 

Já Hidratação Equilibrante, é ideal para cabelos com raiz oleosa e pontas secas, oferecendo um cuidado que hidrata intensamente2, traz sensação de raiz leve2, proporciona um visual de vitalidade2 e traz brilho para os fios2. Esta rotina conta com o Shampoo Hidratação Equilibrante Patauá, o Condicionador Hidratação Equilibrante Patauá e o Spray Finalizador Hidratação Equilibrante Patauá. 

Para completar, os produtos de Tratamento Capilar são transversais, ou seja, podem ser intercalados com as outras rotinas. Esta sublinha chega com dois produtos: Shampoo Tratamento Capilar Patauá e Óleo Concentrado Capilar Patauá. O primeiro deles traz partículas de carvão na formulação, que foi especialmente desenvolvida para cuidar do couro cabeludo, controlando o excesso de oleosidade3 sem danificar os fios4. Já o óleo, protagonista entre os lançamentos, oferece um tratamento capilar multifuncional e contém a maior concentração do óleo de patauá de toda a linha. Suas gotas podem ser usadas como complemento para o Condicionador e Máscara da rotina de Reparação Nutritiva Patauá, além de funcionar como um finalizador para reduzir o frizz e trazer suavidade aos cabelos. 

De acordo com Victoria Gallo, Diretora de Marketing de L’Occitane au Brésil, a diversidade dos cabelos brasileiros é inspiradora e reflete a riqueza cultural do Brasil. “É uma honra poder trabalhar com o Patauá, que já é incorporado na cultura de cuidados capilares das mulheres da Ilha do Marajó, e agora poderá ser utilizado para cuidar dos cabelos de todas as brasileiras”, afirma. 

A artista Renata Moura se inspirou no fruto e na palmeira para criar o design da embalagem, cujo frasco faz alusão ao óleo, por sua cor e translucidez. Nos rótulos, a representação da semente de patauá também reflete a origem dos produtos. Outra característica da linha é a indicação da concentração do óleo na composição de cada produto, que é padronizada em níveis de intensidade. 

A linha já está disponível nas lojas físicas e na loja virtual da marca.  

Sobre a L’Occitane au Brésil

A L’Occitane au Brésil desperta o olhar para a beleza brasileira em suas mais diversas facetas, trazendo alegria, pluralidade e espontaneidade em cosméticos de alta qualidade. Cada produto da marca é feito de histórias verdadeiras e apaixonantes. Com ingredientes naturais cuidadosamente selecionados e design exclusivo de artistas que enaltecem a brasilidade, os produtos da marca refletem as riquezas naturais e culturais do Brasil. Lançada em 2013, a L’Occitane au Brésil conta com mais de 180 pontos de vendas no Brasil e faz parte do Grupo L’OCCITANE. 

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