Fim da emergência global da COVID-19: pouco, muito ou nenhum impacto no turismo?   

Fim da emergência global da COVID-19: pouco, muito ou nenhum impacto no turismo?  

Fim da emergência global da COVID-19: pouco, muito ou nenhum impacto no turismo?

1.221.

Esse é o número de dias de separam a oficialização – pela Organização Mundial da Saúde (OMS) – de início da pandemia e fim da emergência sanitária global da COVID-19. Isso significa que o vírus não é mais uma ameaça sanitária global depois de três anos com medidas protetivas.

Em que pese a questão humanitária, com 6,5 milhões de mortes de pessoas oficialmente atribuídas à COVID-19 (números que divergem dos quase 20 milhões, segundo estimativa da própria OMS), muito tem se falado sobre os impactos econômicos, desafios e próximos passos para o pós-pandemia – termo que, na prática e ainda que de forma equivocada, já vem sendo adotado desde o ano passado.

A indústria do turismo, que movimenta mais de 50 setores econômicos (aviação, hotelaria, alimentos e bebidas, locação de veículos, lavanderias, parques e muitos outros), foi duramente afetada e vem, também desde o ano passado, mostrando sinais de recuperação.

Para saber o que muda – e se muda – no dia a dia da indústria, ouvimos executivos experientes nesta indústria. Confira cada uma delas:

Luciano Bonfim, diretor Comercial da Vital Card, reforça que, de modo geral, “o impacto é baixo porque os brasileiros já estavam viajando desde a flexibilização em vários destinos”. Ainda assim, ele reforça que acredita que o anúncio vá apressar a tomada de decisão de quem ainda não se sentia confortável. “É possível que, em alguns casos, esse anúncio apresse a tomada de decisão para programar as férias de julho e de dezembro, ou as iniciativas corporativas”, diz. No entanto, o executivo destaca a mudança de posicionamento do seguro, que hoje figura entre os cinco principais itens na hora de organizar a viagem. “Acreditamos que houve uma mudança efetiva no hábito de adquiri o seguro-viagem pelo viajante, principalmente na importância do seguro-viagem em relação a custo x beneficio”, reforça Bonfim.

Ana Santana, diretora das empresas Schultz Brasil, destaca que o mercado já vem em uma curva ascendente de aquecimento desde 2022 e que, este ano, o número de embarques pelas empresas Schultz vem registrando recordes históricos. “As vendas já estavam muito boas, mas agora, com o fim da emergência de saúde pública internacional decretado pela OMS na última semana, certamente a demanda aumentará e estamos prontos para atender. É preciso considerar que estas vendas serão impulsionadas pelo fim de restrição de entrada em países como Estados Unidos, que vão deixar de solicitar comprovação de vacina contra Covid-19 a partir do próximo dia 12", reforça a executiva. 

Para Fernando Kanbara, gerente-geral do Grand Mercure Curitiba Rayon, “o impacto de curto prazo é a normalidade que, para mim, é o principal ponto. Hoje conseguimos realizar todos os eventos e alcançar a capacidade máxima dos espaços do hotel (eventos, restaurantes). Com isso, a receita tem voltado ao normal”, diz, complementando que nos médio e longo prazos, o principal efeito é o de uma previsibilidade maior nos cenários de controle, especificamente de uma demanda mais normalizada. “Ainda existe uma tendência natural de mais viagens de carros por conta dos aumentos de custo com passagens aéreas. Penso que essa normalidade no médio prazo deve voltar a ocorrer. No entanto, entendo que o principal efeito a longo prazo é o retorno dos eventos presenciais, como grandes convenções com mais de 300 pessoas. Isso é muito positivo para nós. O turismo precisa desse respiro e dessa normalidade”, reforça.

Como nem tudo são flores, há quem se preocupe com a tendência de perda de espaço no turismo nacional. “A gente estava com uma performance muito boa nos destinos domésticos, com uma circulação muito forte pessoas e parte delas já está optando por retomar as viagens internacionais ou até encontrando opções de custo-benefício mais vantajosas pelo desafio do valor do aéreo no Brasil”, diz João Cazeiro, diretor de Desenvolvimento da Livá Hotéis & Resorts, primeira administradora e gestora profissionalizada de multipropriedade.

Para Hiram Della Croce, diretor de Operações para Brasil e Bolívia da Wyndham Hotels & Resorts, “essa formalização traz a certeza de que superamos essa fase pandêmica e seguimos seguros. No entanto, o turismo e a hotelaria já vêm apresentando recuperação desde o começo de 2023, sendo que em algumas praças já conseguimos superar os níveis de 2019 – na pré-pandemia. Essa formalização traz ao viajante mais tranquilidade e com isso temos a expectativa de um fluxo mais aquecido seja para viagem a lazer, seja para viagens de negócio”, diz.

Do ponto de vista prático da operação, Gabriel Fumagalli, CEO e co-fundador da Xtay – plataforma digital de moradia multistay, que opera em sistema de short e long-stay –, destaca que “continuaremos com os mesmos critérios de limpeza nos apartamentos e com o uso de álcool gel nas dependências das unidades Xtay por ajudar a evitar qualquer outro tipo de gripe ou virose. Em relação a tecnologia, nossa proposta é prover hospedagens sem burocracia, sem contato e com interações 100% digitais, por isso contamos com um check in/ out automatizado por meio de nosso App para que o cliente tenha privacidade e uma autonomia maior de ir e vir sem contato físico com a portaria”.

Para Caio Calfat, presidente da ADIT Brasil, o anúncio feito é uma confirmação de algo que, simbolicamente, já existia. “O impacto, se acontecer, vai ser pequeno porque o mercado já estava flexibilizado – neste sentido, a retirada total das máscaras foi mais impactante do que esta medida que, em nossa avaliação, é a confirmação de uma situação que já era vivida pelo mercado, com exceção de alguns pequenos grupos de turismo, entre os quais os mais idosos. Essa é uma realidade que começou em 2022 e já vem sendo sentida fortemente deste o início deste ano”, diz. 

O Chile, que tem nos brasileiros o segundo maior número de turistas estrangeiros (20% do total), destaca que a medida permite que a indústria retome o tão esperado cenário de normalidade. “O turismo receptivo está em plena reativação, aliás, esperamos que em 2023 cheguem ao nosso país 3,5 milhões de turistas estrangeiros e esperamos que este anúncio venha a dar um novo impulso a este processo. Esta é uma grande oportunidade para promover o Chile como um destino único e de classe mundial”, assegurou a subsecretária de Turismo, Verónica Pardo Lagos. 

Add a comment
D’Fuhrmann Chocolates lança novidades para o Dia das Mães

D’Fuhrmann Chocolates lança novidades para o Dia das Mães

D’Fuhrmann Chocolates lança novidades para o Dia das Mães

Com mais de 20 anos de tradição, chocolateria artesanal aposta em delícias para criar momentos de vínculos afetivos e para ampliar as vendas

Chocolate sempre é um delicioso presente, ainda mais quando o objetivo é encantar quem a gente ama. Pensando em criar mais momentos de vínculos afetivos, a D’Fuhrmann Chocolates - a mais tradicional chocolateria artesanal de Curitiba - organizou uma série de opções que primam por uma experiência única para o Dia das Mães.

Desenvolvidos com ingredientes nobres, os produtos agradam aos mais diversos paladares e trazem sabores exclusivos para quem busca doces de qualidade e com valores acessíveis. Com três lojas em Curitiba (Mercado Municipal, Galeria Suissa e Loja de Fábrica), a D’Fuhrmann aposta em cestas personalizadas ao gosto do cliente, em kits previamente elaborados e itens individuais. As entregas podem ser feitas até sábado (13 de maio).

Variedade de opções

A cesta Mãe Te Amo traz dois alfajores especiais, uma rosa feita de chocolate ao leite 25g, um coração de 250g, uma placa de homenagem comestível e uma caixa multiuso (R$ 116,00).

Já a Bomboniere dos Sentimentos (R$ 56,00) vem com oito deliciosas bolachinhas crocantes banhadas em chocolate ao leite e com palavras afetivas - como proteção, paz, força, vida, amor, carinho, mãe, afeto - dentro de um lindo utensílio de vidro hermético, colecionável e com laço decorativo.

O Kit Chocolate da Tarde inclui quatro xícaras com pires e colheres [todas são feitas em chocolate e podem ser consumidas] acompanhadas de bolachinhas de goiabinha, pastilhas de frutas, pão de mel e corações. O conjunto tem 600g, sai por R$ 169,00 e será uma atração à parte para relembrar bons momentos em família.

Por sua vez, a Caixa de Bombons 395 g nos sabores ganache, cereja e nutella, com quadradinhos de pão de mel, duas Kracherlades [bolachinhas de leite e mel feitos com secreta receita alemã] e pastilha de frutas (R$ 94,00).

Individualmente, as sugestões envolvem um coração carinhoso de 250g (R$ 59,00), coração charme ao leite de 25g nas cores vermelho e floral rosa (R$ 6,50), alfajor edição flores (R$ 7,50 cada), placa personalizada ao leite 55g com palavras à escolha (R$ 13,80), rosa ao leite 25g (R$ 8,90) e barra ao leite de 100g edição flores (R$ 15,50).

“Entendemos que nosso público é muito eclético, desde aquele que gosta de uma lembrancinha para mimar as colegas de trabalho, até aos filhos e maridos que buscam algo mais elaborado para presentear as mães. Por isso, sempre pensamos em produtos de elevada qualidade para agradar aos diversos paladares e bolsos”, observa a chocolatier, Selma Fuhrmann.

Expectativas e ampliação

A expectativa da D’Fuhrmann Chocolates para o Dia das Mães é positiva. A empresa pretende ampliar as vendas em 10% sobre o ano de 2022, estará com atendimento especial para revendas e comercialização nas lojas físicas, site e WhatsApp.

“Nossa Páscoa já retomou o ritmo de vendas pré-pandemia e permitiu abrir um novo ponto de venda na Galeria Suissa, no Centro de Curitiba. Temos investido na revisão de processos, na busca de parceiros comerciais para ampliar os canais de comercialização e trazer mais eficiência à nossa operação”, destaca a gerente de marketing, Ana Cecília Dembiski Erbano.

Ela observa que o aquecimento do setor de eventos também traz demandas de várias regiões do Brasil. “Voltamos a atender as doceiras e confeitarias de todo país. Elas pedem as bases de chocolate utilizadas em doces finos para as mais diversas ocasiões como festas de empresa, casamentos, aniversários ou confraternizações. Esse é um bom sinal de aquecimento da economia”, enfatiza Ana Cecília.

Sobre

A D’Fuhrmann Chocolates é uma empresa curitibana com suas origens na tradição alemã. Está no mercado há 22 anos e oferece ampla variedade de chocolates artesanais, com elevada qualidade e sabor único (pouco doce).

Empresa familiar, a D’Fuhrmann Chocolates tem em seu comando a empresária e chocolatier Selma Maria Fuhrmann Dembiski e sua filha, Ana Cecília Dembiski Erbano.

O amor e o interesse pelo fabuloso mundo do chocolate transformaram Selma em uma especialista no assunto, que sempre participa de feiras e cursos no Brasil e na Europa. Já Ana Cecília - que desde pequena interage com a produção e setor de embalagens - complementa a empresa nas áreas de administração e marketing.

Além da loja virtual, a www.dfuhrmannchocolates.com.br tem três unidades físicas em Curitiba. A matriz e a fábrica ficam no Eixo Rodoviária-Aeroporto, no Uberaba (Comendador Franco, 5050). A chocolataria possui um ponto de vendas na Galeria Suissa (no Centro de Curitiba) e outra filial que atende os turistas e a região no Mercado Municipal de Curitiba.

Add a comment
Saiba como apreciar o sake

Saiba como apreciar o sake

Saiba como apreciar o sake

Chef Lucas Coelho do Hai Yo se formou como Sake Expert pela Japan Sake Association e fala sobre a tradicional bebida japonesa

Bebida tradicional japonesa, o sake é único e com sabores e aromas individuais. Feito a partir de ingredientes básicos como arroz e água, são vários os tipos de sake, com destaque para:

Honjozo: são sakes com adição de álcool etílico no processo pós fermentação do grão;
Junmai Sake: feito apenas com a fermentação de arroz puro e é ideal para quem está iniciando o consumo de sake de qualidade;
Junmai Ginjo: premium, com polimento refinado, trazendo notas mais frutadas - o álcool não é tão presente no paladar nem no aroma;
Junmai Daiginjo: super premium, o mais leve e delicado entre os sakes e, dependendo do polimento, é capaz de entregar notas de frutas maduras como abacaxi, pêra e etc. (não se percebe o álcool no aroma e nem no paladar).

Pensando sempre na excelência do atendimento, o chef do Hai Yo, Lucas Coelho, se formou, esse ano, como Sake Expert pela Japan Sake Association. “Foi uma imersão gigante dentro do mundo do sake, sua história, processo de seleção do grão, nível de polimento, a estrutura do arroz e entre outras informações. Isso me ajudou na hora de comunicar ao cliente e ter mais segurança em montar uma carta de sakes de qualidade, bem como saber falar sobre cada um deles dentro das propostas de cada rótulo. Hoje, o Hai Yo traz em todos os aspectos uma experiência única, desde o atendimento, serviço de sakes, drinks, gastronomia e vinhos”, pontua o chef.

O sake conquista cada vez mais adeptos e amantes brasileiros e o chef do Hai Yo também fala sobre a harmonização da bebida. “O sake é um produto que parece fácil de harmonizar, mas não é bem assim: geralmente, pensamos que o sake e a comida japonesa combinam 100%, mas isso não é uma verdade absoluta, pois existem vários tipos de sake”.

Um exemplo da necessidade de conhecer os diferentes tipos e suas composições para harmonização é o atum, que é categorizado a partir de três diferenciações (Akami, parte mais simples e magra; Chutorô, parte intermediária, com um pouco de gordura entremeada; e Torô, parte mais nobre, com muita gordura) nas quais a harmonização com o sake deve ser inversamente proporcional. “Com o Akami, servimos um Sake Junmai Daiginjo, o Chutorô, servimos um Junmai Ginjo e o Torô, servimos com o Junmai. Colocar o melhor sake com a melhor parte do peixe não harmoniza bem, na boca, não teremos o sabor do peixe bem definido e nem do sake, pois, fará com que haja uma confusão no paladar e a experiência não seja 100% ao final”, finaliza o chef do Hai Yo.

Hai Yo

Localizado no Grand Mercure Curitiba Rayon, o Hai Yo é reconhecido por diversas premiações, por sua excelência e pela oferta de experiência a partir de uma viagem gastronômica que integra diferentes regiões, entre as quais estão China, Japão, Vietnã e Malásia. Com capacidade para 50 pessoas sentadas, o restaurante funciona de segunda a quinta-feira, das 19h às 23h30. Já na sexta-feira, sábado e feriado, o funcionamento é das 19h até meia noite e meia. Mais informações @haiyo_restaurante e pelo WhatsApp (41) 9 9961-1599.

Sobre o Grand Mercure Curitiba Rayon

O Grand Mercure Curitiba Rayon está localizado na Rua Visconde de Nácar, 1424, Centro, em Curitiba (PR). São 12.848 metros quadrados de construção, sendo 18 andares com 159 apartamentos. Oferece espaço fitness, sauna, spa e salas de eventos com capacidade para até 200 pessoas. Abriga dois renomados restaurantes: Hai Yo, com gastronomia asiática, e Garbo, de culinária contemporânea brasileira.

Em julho de 2021, o empreendimento passou a ser administrado pela Atrio Hotel Management, sob a bandeira Grand Mercure, se tornando o primeiro hotel upscale de bandeira internacional administrado pela operadora hoteleira no sul do Brasil. Informações e reservas pelo número (41) 3532-0150.

Add a comment
Mercado de trabalho: UniCuritiba anuncia abertura do curso de Enfermagem   

Mercado de trabalho: UniCuritiba anuncia abertura do curso de Enfermagem  

Mercado de trabalho: UniCuritiba anuncia abertura do curso de Enfermagem

Vestibular será no dia 27/5, com possibilidade de bolsas de até 100% para os candidatos com melhor classificação. Inscrições já estão abertas

A demanda por profissionais da Saúde não para de crescer. A enfermagem é uma das áreas que mais emprega no país. Um levantamento do LinkedIn aponta que, só na terapia intensiva, as vagas para enfermeiros aumentaram 800% desde 2021. Para contribuir com esse mercado, o UniCuritiba vai oferecer, a partir do segundo semestre, a graduação em Enfermagem, com turmas nos períodos matutino e noturno.

O vestibular para o novo curso já tem data. Será no dia 27/5 e os candidatos com melhor desempenho concorrem a bolsas de estudo de até 100%. Os interessados podem se inscrever no site https://www.unicuritiba.edu.br/. As aulas começam em agosto, com opção de turmas nos períodos matutino e noturno.

A coordenadora da área de Saúde do UniCuritiba, professora Maria Fernanda Koch Temporal, lembra que a Enfermagem está entre as atividades que mais emprega no setor de saúde. “Ter uma formação acadêmica de qualidade focada não apenas nos aspectos técnicos, mas também nas habilidades comportamentais necessárias aos enfermeiros faz toda a diferença”, diz.

Hard skills e soft skills

Para oferecer o cuidado, a atenção e o bem-estar necessários a pacientes debilitados, de diferentes idades e em condições de saúde variadas, os enfermeiros têm desafios diários. “É preciso desenvolver competências como organização, capacidade de trabalhar em equipe, agilidade na tomada de decisões, responsabilidade e, principalmente, prezar pelo atendimento humanizado”, continua Maria Fernanda.

Neste contexto, o curso de Enfermagem do UniCuritiba vai priorizar o aprendizado por competências. O método é baseado em Unidades Curriculares que visam à formação técnico-científica e à formação de competências e habilidades comportamentais capazes de tornar os atendimentos mais humanizados e éticos.

“Entendemos que os profissionais com esse tipo de formação superior têm mais chances no mercado de trabalho e são mais valorizados. Os enfermeiros são fundamentais para a área médica e o mercado de trabalho é amplo, muito além dos hospitais. O mercado de trabalho está aquecido e valorizado”, lembra a coordenadora.

Ainda que sejam comumente associados à atuação hospitalar, os enfermeiros têm sido muito requisitados em atividades de home care, cuidados paliativos, ambulatórios, serviços de reabilitação, unidades de atenção primária à saúde e saúde da família, centros de atenção psicossocial, atendimento domiciliar, terapias integrativas e consultorias. Outro campo de atuação é a docência.

Serviço:

• O quê: vestibular para a primeira turma de Enfermagem do UniCuritiba

• Quando: 27/05

• Onde: Provas online com bolsas de até 100%

• Inscrições gratuitas em https://www.unicuritiba.edu.br/.

Sobre o UniCuritiba

Com mais de 70 anos de tradição e excelência, o UniCuritiba é uma instituição de referência para os paranaenses e reconhecido pelo MEC como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR). Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais.

Integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil, o Ecossistema Ânima, o UniCuritiba conta com mais de 40 opções de cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento, além de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.

Possui uma estrutura completa e diferenciada, com mais de 60 laboratórios e professores mestres e doutores com vivência prática e longa experiência profissional. O UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares.

Add a comment

“Amor sem Fim”: Park Shopping Boulevard distribui R$100 mil em prêmios  

“Amor sem Fim”: Park Shopping Boulevard distribui R$100 mil em prêmios

Numa campanha inédita, o Park Shopping Boulevard une duas das principais datas comemorativas do ano, o Dia das Mães e o Dia dos Namorados e vai sortear R$100 mil em vale presentes. Lançada no último dia 02/05, a campanha “Amor sem Fim”, vai até o dia 13.06, com sorteios semanais no shopping.

Ao todo, a ação vai distribuir 100 prêmios no valor de mil reais cada. Todos os participantes terão a chance de ganhar mais de 1 prêmio, desde que não seja no mesmo sorteio, conforme regulamento (detalhes abaixo). Desse modo, até mesmo quem já comprou o presente para as mães ainda pode participar acumulando cupons.

Os consumidores recebem um número da sorte a cada R$200 em compras. Os sorteios serão realizados todos os sábados, pela Loteria Federal, sendo o primeiro no dia 10.05 e o último, no dia 17.06.

Serviço:

Campanha Amor Sem Fim

Data: De 02.05 a 13.06

Local: Park Shopping Boulevard

Endereço: BR-116, número 16303 - Xaxim, Curitiba - PR

Horário de funcionamento: Seg. a Sáb. 10h às 22h. Dom, 14h às 20h

Regulamento completo no site: www.parkboulevard.com.br 

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos