Super Summit Sicredi reúne mil pessoas para debater lideranças plurais  

Super Summit Sicredi reúne mil pessoas para debater lideranças plurais

Evento realizado em Foz do Iguaçu (PR) emocionou jovens e mulheres com histórias reais de equidade e inclusão nas Instituições Financeiras Cooperativas; Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (WOCCU) e comitivas internacionais marcaram presença

Com o objetivo de reunir e compartilhar as experiências dos integrantes dos Comitês Jovem e Mulher, o Sicredi realizou nos dias 17 e 18 de abril o Super Summit. O encontro promovido pela Central Sicredi PR/SP/RJ reuniu cerca de 1,2 mil líderes nas instituições financeiras cooperativas dos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. A iniciativa é voltada aos integrantes dos Comitês Jovem e Mulher, movimentos que têm contribuído para o fortalecimento de uma governança mais diversa, especialmente com a presença de lideranças femininas e das novas gerações no dia a dia das cooperativas de crédito e investimento.

O Super Summit foi aberto com um show de dança em alusão à força das águas - celebrando a grande foz do Rio Iguaçu. Em seguida, aconteceu o desfile das bandeiras dos 14 países representados no evento, carregadas por jovens que participam do Programa A União Faz a Vida (PUFV) - principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi - e as falas do presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock, e do presidente da Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ, Aldo Dagostim. Além deles, a chair do WOCCU (Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito), Diana Dykstra, também discursou sobre a força das cooperativas brasileiras.

Logo na abertura, um dos momentos mais emocionantes do encontro: um vídeo em homenagem a Adriana Conceição Barros Mêes, uma mulher apaixonada pela vida e pela cooperação, que faleceu em 2021 em decorrência de complicações causadas pela Covid-19. Todos os participantes receberam um livro com a biografia da executiva, que trabalhava na Sicredi Fronteiras PR/SC/SP, mas que inspirou muita gente em seus 51 anos de vida.

A primeira palestra do dia foi da CEO do WOCCU e presidente da Fundação WOCCU (Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito), Elissa McCarter LaBorde, que falou sobre a força da cooperação e do "dom" do setor ao reunir milhões de pessoas de diferentes culturas em prol de um bem comum: ajudar ao próximo. A executiva também abordou a energia do Brasil e do quanto o País representa no cenário global do cooperativismo de crédito. "Vocês, mulheres e jovens, inspiram pessoas de todo o mundo com suas iniciativas e projetos realizados, a partir dos Comitês Jovem e Mulher. E essa força pode fazer algo sobre muitos dos desafios sufocantes e desigualdades que enfrentamos no mundo", destacou.

Após a explanação de Elissa, a representante do Sicredi na Sister Society da Rede Global de Mulheres Líderes (GWLN), Gisele Gomes, debateu com a CEO do WOCCU os principais desafios das mulheres no mundo corporativo - principalmente o de conciliar as atividades profissionais com as pessoas, como buscar as crianças na escola, honrar os compromissos familiares, manter uma vida social ativa. "Sou casada, tenho três filhos e digo que é quase impossível alcançar um 'work life balance' perfeito. Tento fazer o meu melhor para equilibrar tudo isso e ainda conseguir me exercitar, cuidar da mente e alcançar bons resultados. Isso só é possível com muita dedicação e disciplina, mas, ao mesmo tempo, sabendo que não somos perfeitos e que devemos aproveitar as oportunidades do hoje, pois o tempo passa muito rápido", argumentou.

Também no primeiro dia de evento, aconteceu a palestra de encerramento no palco principal, na Sala Grande Foz, com o especialista em inovação Arthur Igreja. Para ele, as pessoas não vão perder sua importância com a chegada de novas tecnologias, com a inteligência artificial. "O atendimento presencial ainda é essencial, por mais soluções inovadoras que surjam", alertou. O especialista trouxe inúmeros exemplos de uso da tecnologia atrelada ao fator humano, reforçando a importância das experiências. "Seria o mesmo que as pessoas aqui do evento participassem de forma on-line com uso de óculos virtual. Não seria a mesma coisa. Nenhuma tecnologia vai substituir o presencial", ressaltou Arthur, que completou: "O ChatGPT, por exemplo, pode ser utilizado para dar subsídio para atender um cliente, com dados atualizados sobre investimentos. Mas não vai resolver o problema de ponta a ponta.

Na abertura do segundo dia, foi realizada mais uma apresentação de dança tendo a água como cenário. "Sentimos a energia positiva dos participantes e ajudamos a inspirar as mulheres e jovens presentes ao Super Summit. É um sentimento de missão cumprida", disse Manfred Dasenbrock, representante brasileiro no WOCCU.

O empreendedor social Daniel Paixão, que pelo projeto Fruto de Favela representa a juventude brasileira na ONU, abriu sua palestra com um cordel - manifestação da cultura popular brasileira que teve origem no Nordeste, sua terra natal. A iniciativa encabeçada por ele impacta milhares de crianças e jovens, abrindo oportunidades de geração de renda. "Por meio do Fruto de Favela afastamos essas jóias das drogas e da criminalidade. Estamos criando novos líderes e ajudando a mudar o mundo, assim como faz o cooperativismo", destacou.

A empreendedora Sandra Chemin fez a palestra de encerramento do Super Summit Sicredi compartilhando sua experiência de atravessar o mundo e estabelecer residência na Nova Zelândia. Durante a expedição pelo mar, ela criou suas filhas e aprendeu a empreender em rede - o que rendeu o livro "Better Work Together". Para ela, trabalhar em equipe é sempre melhor: "o que o Sicredi faz é exatamente o que acredito. Porque o poder da cooperação, da colaboração do fazer juntos é o que pode mudar o mundo. E essas mudanças não vão parar de acontecer".

ESPAÇOS TEMÁTICOS

Além do ambiente central do evento, o Super Summit convidou os participantes a uma experiência imersiva pelas forças da natureza, inspirando um movimento de liderança baseado na diversidade e na sustentabilidade. Foram criadas quatro áreas temáticas, entre elas o Espaço Energia, dedicado ao empreendedorismo jovem e feminino e que teve como convidados diversos profissionais de destaque, como a co-fundadora e diretora-executiva da Aliança Empreendedora, Lina Useche, e o co-fundador da Escola de Criatividade, Jean Sigel.

O Espaço Vida foi palco de discussões sobre o cuidado com o meio ambiente e teve a participação da idealizadora da plataforma de educação ambiental Menos 1 Lixo e defensora da ONU Meio Ambiente pela campanha Mares Limpos, Fê Cortez. Já o Espaço Diversidade fez referência à variedade de espécies e à exuberância da Mata Atlântica, e teve como tema a inclusão, diversidade e equidade. E, para fomentar a discussão sobre etarismo e gênero no espaço, os participantes puderam assistir à palestra da comunicadora e escritora, Cris Pàz.

No Espaço Caminhos, o tema principal foi a governança com a participação de lideranças como a diretora do Programa Global Women's Leadership Network (GWLN), do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito, Eleni Giakoumopoulos, e do diretor-executivo da Central Sicredi PR/SP/RJ, Maroan Tohmé. Também participaram dos momentos de reflexão e conhecimento o diretor do Programa de jovens (WYCUP) do WOCCU, Thomas Belekevich, a embaixadora do Rede Global de Mulheres Líderes (GWLN) no Brasil, Gisele Gomes, e a secretária executiva da Central Sicredi PR/SP/RJ, Suzane Almeida, além de representantes das cooperativas, que compartilharam seus cases de sucesso.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 6,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.400 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando mais de 300 produtos e serviços financeiros.

Site do Sicredi: www.sicredi.com.br 

Add a comment

Chef Paolo Pisano ensina receitas regionais da Itália em Curitiba  

Chef Paolo Pisano ensina receitas regionais da Itália em Curitiba

Especialista promove workshops sobre gastronomia do Vêneto e de Piemonte com harmonização de vinhos

Um workshop para literalmente colocar as mãos na massa. O chef italiano Paolo Pisano (@chefpisoso) promove o Giro d’Italia, uma série de aulas com vagas limitadas para quem quer aprender receitas tipicas da Itália, como tortellini burro e salvia e bigoi (massa artesanal) com ragu de pato.

O curso é direcionado a estudantes de gastronomia e simples apaixonados pela culinária italiana que desejam aprender pratos que fogem do comum. As aulas começam em maio e cada semana é dedicada à cozinha de uma região diferente.

Na primeira semana, Pisano ensina o passo a passo de duas receitas do Vêneto, região no nordeste do país: bigoli (ou bigoi, em dialeto vêneto), um espaguete grosso artesanal servido com ragu de pato; e o tortellini di Valeggio, recheado com carne, na manteiga e sálvia.

Na segunda semana é a vez de dois pratos do Piemonte, no noroeste da Bota: plin, versão piemontês de ravioli com recheio de carne servido com demi glace de carnes e legumes; e talharim com 30 gemas de ovo e ragu Delle Langhe, um molho à bolonhesa de linguiça de pernil e fígado de frango.

“O Giro d’Italia é a famosa corrida de bicicleta que todo ano percorre as estradas italianas de Norte a Sul, mas nós cozinheiros italianos usamos a expressão também para indicar uma viagem gastronômica. O objetivo do curso é aproximar os curitibanos à gastronomia, lingua e cultura regional italianas”, explica Pisano.

Após uma breve introdução teórica sobre a história do prato e da culinária regional, os alunos vão preparar a comida sob orientação do chef. Os pratos serão também harmonizados com vinhos italianos. Nas aulas do Vêneto, será servido um tinto da Valpolicella; nas do Piemonte, os pratos serão acompanhados pelo tinto Barbera d’Asti. A seleção dos rótulos é realizada pelo sommelier italiano e jornalista enogastronômico Andrea Torrente, que vai conduzir a degustação harmonizada e apresentar as principais noções sobre a produção vitivinícola das duas regiões.

As aulas são realizadas sempre às terças e quintas-feiras, das 19h às 22h, na Universidade Positivo, e custam R$ 180 por pessoa, com direito à degustação dos pratos e dos vinhos. O Giro d’Italia é realizado pelo Centro Cultural ítalo/brasileiro Dante Alighieri, em parceria com a UP Experience.

Sobre o chef

Paolo Pisano (@chefpisoso) é natural de Sanremo, na região da Liguria, e conhece em profundidade a gastronomia italiana. Autodidata, morou em Florença e Paris, onde aperfeiçoou os conhecimentos culinários. Em 2006, transferiu-se com a família para Curitiba, onde atuou como chef pelo Consulado Geral Da Itália de Curitiba e participou de muitos eventos culinários. É também professor de língua italiana no Centro Cultural ítalo/brasileiro Dante Alighieri.

Serviço:

Inscrições: WhatsApp (41) 99644-6096

Instagram @chefpisoso e @andrea.torrente

Local: Laboratório de gastronomia 117 da Universidade Positivo (campus Ecoville)

 

1ª SEMANA - Região: VÊNETO

Terça-feira (2/05), das 19h às 22h

Massa: “BIGOI” (massa artesanal)

Molho: RAGOUT DI ANATRA (bolonhesa de pato)

 

Quinta-feira (4/05), das 19h às 22h

Massa: TORTELLINI DI “VALEGGIO” (massa artesanal com recheio de carne)

Molho: BURRO E SALVIA

 

2º SEMANA - Região: PIEMONTE

Terça-feira (08/05), das 19h às 22h

Massa:” PLIN” (massa artesanal com recheio de carne)

Molho: IL SUO FONDO (demi glace de carnes e legumes)

 

Quinta-feira (11/05), das 19h às 22h

Massa: “TAJARIN” AI 30 TUORLI (massa artesanal com 30 gemas de ovo)

Molho: RAGOUT DELLE LANGHE (bolonhesa de linguiça de pernil e figado de frango)

Add a comment

Própolis traz benefícios para a saúde e ajuda no controle do diabetes, sugere estudo  

Própolis traz benefícios para a saúde e ajuda no controle do diabetes, sugere estudo

Substância natural produzida pelas abelhas pode ajudar a controlar níveis de glicemia, reduzir inflamações e auxiliar no tratamento do diabetes, de acordo com pesquisa publicada no Journal of Diabetes & Metabolic Disorders

Além do mel, as abelhas produzem outras substâncias benéficas à saúde, como a própolis, muito usada em forma de spray para tratamento de inflamações e dores na garganta. Mas um novo estudo do Journal of Diabetes & Metabolic Disorders, revista científica referência em pesquisas relacionadas ao diabetes e distúrbios metabólicos, apontou possíveis novos efeitos positivos dessa substância quando utilizada como suplemento alimentar.

Além do mel, as abelhas produzem outras substâncias benéficas à saúde, como a própolis, muito usada em forma de spray para tratamento de inflamações e dores na garganta. Mas um novo estudo do Journal of Diabetes & Metabolic Disorders, revista científica referência em pesquisas relacionadas ao diabetes e distúrbios metabólicos, apontou possíveis novos efeitos positivos dessa substância quando utilizada como suplemento alimentar.

Para chegar a esses resultados, os pesquisadores realizaram uma revisão sistemática de 12 estudos, todos eles randomizados e controlados, que também sugerem que a suplementação alimentar com própolis pode reduzir inflamações e o estresse oxidativo decorrentes do diabetes. Em pessoas com condição de pré-diabetes, o uso do composto pode ajudar a regular os níveis de triglicerídeos e aumentar o colesterol HDL, conhecido popularmente como “colesterol bom”.

Isso se deveria à presença de grande número de antioxidantes na própolis. “Os principais constituintes da própolis responsáveis pela atividade biológica são flavonoides como rutina, quercetina, galangina, CAPE, terpenos, fenóis, β-esteróides, sesquiterpenos e aromáticos”, descreve o estudo. A rutina, por exemplo, é conhecida como um poderoso antioxidante e anti-inflamatório e teria também propriedades antibacterianas e anticarcinogênicas. Já a quercetina, muito comum em frutas, vegetais e encontrada no vinho tinto, atua na redução dos radicais livres que circulam pelo organismo.

“Os resultados são muito animadores, pois a própolis é um produto natural e acessível, que demonstra cada vez mais benefícios à saúde”, explica o doutor em engenharia de alimentos e CEO da Baldoni, Daniel Cavalcante.

Em seu mix de produtos, a Baldoni, líder do mercado nacional de produtos derivados de mel e pioneira no gerenciamento desta categoria, conta com extratos de própolis silvestre e de própolis verde. Cavalcante conta que a própolis silvestre é produzida pelas abelhas a partir da seiva das árvores, caules e folhas de plantas genuinamente brasileiras. É rica em vitaminas, aminoácidos e bioflavonóides.

Já a própolis verde é produzida na colmeia a partir da resina do Alecrim-do-campo e contém mais de 70 substâncias benéficas ao organismo, como o artepillin-C, substância que está sendo pesquisada por possível benefício na prevenção e tratamento do câncer.

Conheça o portfólio completo de Baldoni: www.baldoni.com.br 

A Baldoni Agroindústria é líder do mercado nacional de produtos derivados de mel e pioneira no gerenciamento desta categoria. Fundada em 1983 pela família Baldoni, está sob a gestão de Daniel Augusto Cavalcante desde 2016.

A Baldoni tem a visão de se tornar referência em inovação no desenvolvimento de produtos à base de mel e disponibiliza no seu portfólio, além do mel de abelhas nas diversas floradas, geleias adoçadas com mel, extrato de própolis e suplementos alimentares. A empresa possui certificações reconhecidas mundialmente, como: HACCP, IFS Global Markets, FDA, Certificação Orgânica, Kosher, Halal e é fiscalizada e auditada pelo Serviço de Inspeção Federal no Ministério da Agricultura.

O Mel da Baldoni, além de ter sido eleito por quatro vezes o Melhor do Brasil no Congresso Brasileiro de Apicultura, tem notórios prêmios internacionais da cadeira de Apicultura recebidos em Londres, Canadá e Bélgica. É a única empresa do segmento a receber o prêmio Agro+ Integridade, que reconhece boas práticas de compliance, governança e responsabilidade Social.

Add a comment

Dia das Mães: marketplaces já percebem movimentação dos consumidores e a tendência é que as compras sejam no ambiente digital  

Dia das Mães: marketplaces já percebem movimentação dos consumidores e a tendência é que as compras sejam no ambiente digital

Os marketplaces já se preparam para o Dia das Mães 2023. A expectativa é ultrapassar 6,4 bilhões somente nas vendas on-line

Às vésperas do Dia das Mães de 2023, a expectativa do varejo está em alta e com fortes indicativos de recordes, já que a data concentra o maior pico de consumo no Brasil para este primeiro semestre. 

Segundo informações da All In, o Dia das Mães, em 2022, resultou em um faturamento de R$ 6,4 bilhões somente no e-commerce, o que, segundo especialistas, provavelmente se repetirá nos anos seguintes.

Para Bruno Darolt, especialista em vendas pelo comércio eletrônico, sendo um dos principais assessores de vendas por marketplace no Brasil, o isolamento social fez com que o brasileiro aprendesse a consumir pela internet, com maior segurança, conforto e rapidez na entrega.

“O brasileiro tinha medo de comprar pela internet. Medo de pagar e não receber o produto, medo de receber um produto diferente daquilo que havia comprado, medo de suas informações de cartão serem disponibilizadas publicamente... O isolamento social, apesar de todo o impacto negativo, obrigou o Brasil a um salto em termos de comportamento de compra na internet muito grande, já que não haviam muitas opções. Agora, mais confiantes e conhecendo a tecnologia por trás de uma venda on-line, a tendência é que o brasileiro prefira, daqui em diante, sempre comprar pela internet”, afirma o especialista, CEO da BD Consultoria, especializada na estruturação de lojas para marketplaces.

O Mercado Livre, líder de vendas online na América Latina, aponta que, nos dias anteriores ao Dia das Mães, cerca de 35 mil buscas por minuto são feitas na plataforma. Segundo informações da própria plataforma, no ano anterior, itens de moda e beleza lideraram as intenções de compra, seguido de celulares, acessórios e eletrodomésticos, o que não deve, segundo o marketplace, sofrer grandes alterações este ano.

Darolt, que atua diariamente na formatação, concepção e operacionalização de vendas em marketplaces, entre eles o Mercado Livre, aponta que, mesmo com a retomada da ‘vida normal’, o brasileiro segue preferindo as compras online.

“O pós-pandemia fez as pessoas voltarem a se aproximar presencialmente, o que faz com que o ato de presentear seja extremamente prazeroso, reforçando a importância da relação. Mesmo os presentes, este ano, sendo entregues pessoalmente, seguido dos abraços que sentimos tanta falta durante a pandemia, o ato da compra do presente em si, continua no mundo digital. A facilidade de filtrar por preço, cor, tamanho, prazo de entrega, comparar os preços de lojas diferentes, tudo isso sem precisar andar quilômetros pelos grandes centros, é um dos fatores que mais levam o consumidor a preferir plataformas como o Mercado Livre para comprar.”, aponta o especialista.

O CEO e fundador da BD Consultoria afirma ainda que mais de 13 milhões de brasileiros fizeram sua primeira compra pela internet durante a pandemia, e que conforme apontam os dados de crescimento a cada ano, este é ‘um caminho sem volta’, fazendo com que o público consumidor traga, cada vez mais, volume e solidez ao comércio eletrônico.

Add a comment

Assegurou lança seguro para bikes com objetivo de proteger usuários  

Assegurou lança seguro para bikes com objetivo de proteger usuários 

Novo serviço está disponível com valores a partir de R$ 12,50; Saiba quais os tipos de apólices e coberturas 

Conhecida por ser um objeto de lazer, a bicicleta atualmente ocupa também uma função de ser uma ferramenta de trabalho e um veículo de mobilidade urbana para muitos brasileiros. Pensando neste consumidor, a Assegurou anuncia o lançamento de um seguro específico para bikes, que garante a proteção contra roubos, furtos e danos acidentais, além de uma extensão para demais usuários do produto com valores a partir de R$12,50 ao mês.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Compre & Confie em parceria com a Aliança Bike, em 2020, houve um aumento de 44% nas vendas de bicicletas em relação ao ano anterior, impulsionado pela pandemia da Covid-19. Ainda segundo a pesquisa, cerca de 30% dos entrevistados afirmaram já ter tido uma bicicleta roubada ou furtada.

Buscando entregar segurança e proteção contra furtos ou, até mesmo, manutenções inesperadas nas peças que compõem a bike, o seguro da plataforma Assegurou pode ser contratado de maneira 100% online no site da empresa após uma simulação gratuita.

Para José Carlos Macedo, Sócio Fundador & CEO da Assegurou, em um mercado cada vez mais impulsionado pela tecnologia, como o de seguros, é importante ter agilidade, praticidade, inovação e atender às novas necessidades da população: “Com a Assegurou, os diferentes perfis de quem tem uma bicicleta podem encontrar as melhores soluções de proteção. Além disso, conduzir essa jornada do consumidor no digital torna o processo muito mais prático e agradável, esse é o nosso propósito”, explica.

De maneira geral, os seguros têm como principal objetivo proteger o segurado de custos adicionais que possam acontecer eventualmente e não estavam previstos no orçamento. Por isso, é importante que o serviço faça parte do plano financeiro e que se tenha em mente todos os benefícios que aquele serviço trará em caso de necessidades.

Dentre alguns vantagens, José Carlos ressalta que os interessados em fazer a contratação devem levar em consideração alguns pontos, como:

Custo-benefício;

Preservação dos bens;

Comodidade e tranquilidade;

Segurança financeira;

Assistência e serviços diversos.

“Ter um seguro hoje é fundamental para qualquer brasileiro. Caso você tenha algum bem material, um objeto com uso frequente é importante considerar ter um seguro para ele, não apenas para reaver o valor caso seja vítima de um furto ou roubo, mas por toda a assistência disponível para os consumidores”, finaliza José Carlos Macedo.

Sobre a Assegurou

Focados na inovação digital de seguros, a Assegurou tem como propósito trazer em um único lugar as melhores soluções de proteção para quem quer fazer a contratação de apólices. Aliando expertise e tecnologia, a grande diferença é revolucionar a experiência do consumo, trazendo para a população o poder de escolha de se sentir seguro. Saiba mais em: www.assegurou.com.br 

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos