Biomédicas alertam sobre cuidados estéticos   

Biomédicas alertam sobre cuidados estéticos  

Biomédicas alertam sobre cuidados estéticos

Procedimentos de beleza crescem no Brasil e no mundo; tratamentos ajudam na autoestima, mas especialistas recomendam cautela

O mercado global de medicina estética foi avaliado em US$ 99,1 bilhões em 2021 e deve se expandir a uma taxa composta de crescimento anual de 14,5% de 2022 a 2030. A previsão de receita em 2030 é de US$ 332,1 bilhões, segundo dados da consultoria americana Grand View Research.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o setor movimentou mais de R$ 47,5 bilhões em 2021 e tem perspectivas otimistas para os próximos anos, uma vez que o Brasil se tornou o terceiro maior mercado de estética do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e China.

Segundo a consultoria americana, a pandemia afetou o setor em escala global, mas com o trabalho remoto e o maior tempo nas vídeo-chamadas, os adultos prestaram mais atenção à aparência física, o que aumentou a demanda mundial por procedimentos injetáveis.

A campeã foi a toxina botulínica, conhecida como botox; uma técnica que bloqueia a musculatura das linhas indesejadas – principalmente do rosto, sem necessidade de cirurgia - e ajuda na correção de rugas, marcas de expressão, pés-de-galinha nos cantos dos olhos, aparência dos lábios e linhas verticais entre as sobrancelhas.

Estética no verão

Com o retorno ao trabalho presencial, os dias ensolarados de verão, o período de férias e viagens, a demanda por procedimentos estéticos também continua alta.

“As mulheres são as que mais procuram esses cuidados. O público masculino tem crescido ultimamente e todos querem se sentir mais bonitos nessa época do ano. Esses procedimentos também ajudam na autoestima e no bem-estar individual”, explica a biomédica e integrante da comissão de Ética e Estética do Conselho Regional de Biomedicina do Paraná 6ª Região (CRBM6), Karla Malachoski.

Expectativa x realidade

Mas para que os resultados sejam aqueles desejados, qualquer tipo de tratamento deve ser feito somente com profissionais habilitados e nunca com ‘algum conhecido’ que aprendeu a fazer há pouco tempo.

“É fundamental averiguar se a clínica ou a pessoa que irá realizar esses procedimentos têm a devida capacitação, registro profissional e experiência necessária para cada tipo de procedimento. Da mesma forma, é necessário seguir as recomendações dos especialistas, evitar a excessiva exposição solar, manter a hidratação entre outras indicações”, alerta a integrante do CRBM6.

Karla também enfatiza que é comum ouvir depoimentos de quem arriscou fazer um tratamento de beleza sem as devidas precauções. “Curiosamente, muitas pessoas vêm nos procurar quando já tiveram problemas e os resultados ficaram longe do esperado. É preciso reforçar que esses procedimentos exigem conhecimento científico e não dá para fazer de qualquer jeito, sem mais nem menos”.

Os mais procurados

De acordo com estudos da Grand View Research, os procedimentos injetáveis mais procurados depois da toxina botulínica são os preenchimentos de tecidos moles, peeling químico, depilação à laser e microdermoabrasão; também conhecida como peeling de cristal, uma esfoliação da pele feita por um aparelho, seguida da aplicação de um ácido que melhora a textura, poros abertos, manchas e acnes.

“O botox tem capacidade de tratar as rugas e linhas de expressão, combater o envelhecimento, tem efeito rápido, resultado em poucos dias e a sua durabilidade depende de alguns fatores. Apesar de ser um método simples e seguro, é importante tomar alguns cuidados para que o procedimento provoque os resultados esperados. Cada paciente tem suas particularidades, expectativas e reais indicações. No entanto, é de suma importância a atenção na escolha do especialista, independentemente de qual for a razão para o tratamento estético”, destaca a biomédica esteta e patologista clínica, Juliana Leal.

Outro procedimento que tem grande procura no Brasil envolve o preenchimento facial com ácido hialurônico, cuja finalidade é de repor volume, preencher sulcos mais profundos como olheiras, lábios, bigode chinês, maçãs do rosto, nariz, queixo, mandíbula e realçar o contorno da face.

Mas a especialista faz um alerta em relação à busca por padrões de beleza muitas vezes impossíveis de serem atingidos. “Pacientes e profissionais devem entender que exageros podem acarretar frustrações para ambos. Trabalhar dentro dos parâmetros da naturalidade gera mais satisfação tanto nos resultados, quanto nas questões de intercorrências”, completa Juliana Leal.

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Floratta Red, clássico da perfumaria do Boticário, ganha versão mais moderna e sensual com Floratta Red Blossom

Floratta Red, clássico da perfumaria do Boticário, ganha versão mais moderna e sensual com Floratta Red Blossom

Floratta Red, clássico da perfumaria do Boticário, ganha versão mais moderna e sensual com Floratta Red Blossom

O lançamento traz todo o desejo e leveza das novas paixões, entregando um olfativo floral ainda mais atual e feminino, para as mulheres que vivem romances sem compromisso

Floratta, maior marca de perfumaria feminina do Brasil*, é conhecida por suas fragrâncias florais e tem, como queridinho do público, o desodorante colônia Floratta Red. Buscando aumentar a conexão com os amantes da marca, o Boticário acaba de lançar uma nova versão do clássico, ainda mais moderna, sensual e floral: Floratta Red Blossom, ideal para mulheres que vivem romances intensos, sem a necessidade de ser para sempre.

O lançamento se destaca por ter uma fragrância mais luminosa do que a anterior, com assinatura floral frutal. Isso porque ele apresenta uma releitura da Maçã de Vermont, explorando todo o esplendor de uma saída suculenta e fluida de maçã, associada a um bouquet floral robusto. Aliado a isso, seu aroma conta com a sofisticação das notas de madeiras cremosas mais o calor do âmbar e do musk combinados à gardênia, que entregam uma fragrância potente, vibrante, aditiva e irresistível. Ou seja, o item é perfeito para ser usado durante o dia e em climas mais quentes – ao contrário de Floratta Red, que é mais usado à noite ou no frio.

Floratta incentiva as mulheres românticas a viverem seus amores intensos e modernos, mesmo que contemporâneos, pois acredita que o amor precisa dessa espontaneidade para ser verdadeiro. “Percebemos o quanto os jovens anseiam por viver amores casuais e buscamos trazer, em Floratta Red Blossom, todo o desejo e a leveza das novas paixões, entregando um olfativo floral ainda mais moderno e feminino, que traduz o conceito ‘romances curtos, mas de amores intensos’”, explica Letícia Schwartz, Diretora de Perfumaria Feminina & Genderfluid do Grupo Boticário. Com esse toque contemporâneo, a novidade é perfeita para as consumidoras determinadas e dispostas a se surpreenderem com os romances, sem precisar defini-los.

O lançamento chega com 20% de desconto até dia 5 de março. Os itens são encontrados em todas as lojas físicas e no e-commerce da marca, no link www.boticario.com.br, além do aplicativo Boticário, disponível para as versões Android e iOS. Também é possível fazer pedidos via WhatsApp pelo número 0800 744 0010 – número oficial e seguro – diretamente na plataforma do dispositivo. Basta o cliente contatar a marca por esse número para verificar a disponibilidade na região dele. Há ainda a opção de contatar um revendedor da marca pelo endereço boticario.com.br/encontre.

*Fonte: Kantar, Worldpanel Division, período: 2021 – Ranking em Valor Absoluto (R$).

Serviço:

#OndeTemAmorTemBeleza

Floratta Red Blossom – 75 ml

Preço sugerido: R$ 134,90

Valor com desconto até 5 de março: R$ 129,90

Floratta Red Blossom apresenta uma releitura da Maçã de Vermont, explorando todo o esplendor de uma saída suculenta e fluida da maçã, associada a um bouquet floral robusto. Aliado a isso, seu aroma conta com a sofisticação das notas de madeiras cremosas mais o calor do âmbar e do musk combinados à gardênia, que entregam uma fragrância potente, vibrante, aditiva e irresistível. Ou seja, o item é perfeito para ser usado durante o dia e em climas mais quentes – ao contrário de Floratta Red, que é mais usado à noite ou no frio.

Sobre O Boticário

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada** de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e com presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas com o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla. Além de fazer parte do movimento Diversa Beleza - um compromisso com a beleza livre de estereótipos - e não realiza testes em animais.    

Fontes:    *Kantar, LinkQ On-line, maio de 2022

**ABF (Associação Brasileira de Franchising). Ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil por número de unidades de 2022

www.oboticario.com.br 

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A websérie “Tino Felino” estreia novos episódios no YouTube   

A websérie “Tino Felino” estreia novos episódios no YouTube  

A websérie “Tino Felino” estreia novos episódios no YouTube

A websérie “Tino Felino” estreia novos episódios neste mês de fevereiro. Composta por duas temporadas e um total de 16 episódios, ela é dedicada ao público infantil e apresenta situações cotidianas da vida familiar, promovendo reflexões sobre meio ambiente, escola, infância, consumo e família. Os roteiros são divertidos e podem servir como material de apoio pedagógico para pais e educadores abordarem com as crianças temas como organização, estudo, gestão de conflitos, afetividade, sustentabilidade e cidadania.

A primeira temporada, composta por oito episódios de dois minutos, foi lançada em 2019. Tanto a primeira quanto a segunda temporada podem ser assistidas no Canal Parabolé, no YouTube, juntamente com os videoclipes da banda que compõem o musical “Tino Felino”. Em cena estão os atores Junior Obata (Tino Felino), Luana Godin (Mina Felina), Cleydson Nascimento (Lino Felino) e Keila Aquino (Tina Felina). Roteiro e direção são assinados por Levi Brandão e a produção audiovisual é da Parabolé e Estúdio LRVisuals.

A websérie foi inspirada no espetáculo cênico-musical que traz canções de Claudio e Rogério Teixeira. O enredo do espetáculo apresenta uma comunidade formada por animais que fugiram da cidade em busca de uma vida melhor. Entre eles está Tino, um gato filhote que vive questionando seus pais sobre a origem da comunidade e de sua própria família. Essas inquietações desencadeiam uma série de questionamentos sobre vida comunitária, sustentabilidade e cidadania. O espetáculo irá reestrear em março com uma temporada no teatro Ebanx Regina Vogue.

O projeto Tino Felino é uma realização da Parabolé Educação e Cultura através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Tem como instituição beneficiada o Hospital Pequeno Príncipe e conta com o patrocínio de Sideral Linhas Aéreas, Care Plus, Bom Futuro e Metisa. As ações buscam proporcionar ao público infantil momentos de diversão e reflexão por meio da música e do teatro. Acesse a playlist no YouTube e mergulhe no universo musical e teatral de Tino Felino!

Acesse:

https://youtube.com/playlist?list=PLRmMFh6t9FQssTcXgLktmIfkuY0CPC_f9

Sobre a Parabolé

A Parabolé é uma produtora focada em arte-educação. Foi fundada em 2008 e, desde então, produziu mais de 60 projetos culturais, 11 espetáculos, 12 cds, 13 livros, 3 filmes, 1 série televisiva infantil e diversas oficinas. É composta por arte-educadores e produtores culturais que se dedicam à promoção da arte e à formação artística por meio da literatura, da música e da cultura popular brasileira. Seus espetáculos, oficinas e projetos culturais reúnem as pesquisas de campo de seus integrantes, utilizam referências estéticas contemporâneas e evocam conteúdos pertencentes às tradições populares. Valendo-se da integração de diversas linguagens artísticas, o grupo idealiza e desenvolve projetos culturais que apresentam interesse educacional e social. Intervindo no cotidiano das instituições de forma criativa e estreitando o laço entre os campos da cultura e da educação, a Parabolé é reconhecida atualmente como uma empresa altamente profissional, cumpridora do seu papel social, respeitada pela originalidade e alcance de suas ações.

Sobre o Hospital Pequeno Príncipe

Com sede em Curitiba (PR), o Pequeno Príncipe, maior hospital exclusivamente pediátrico do Brasil, é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que oferece assistência hospitalar há mais de 100 anos para crianças e adolescentes de todo o país. Disponibiliza desde consultas até tratamentos complexos, como transplantes de rim, fígado, coração, ossos e medula óssea. Atende em 35 especialidades, com equipes multiprofissionais e realiza 60% dos atendimentos via Sistema Único de Saúde (SUS). Conta com 378 leitos, 68 de UTI e em 2021, mesmo com as restrições impostas pela pandemia de coronavírus, foram realizados cerca de 200 mil atendimentos e 14,7 mil cirurgias que beneficiaram pacientes do Brasil inteiro.

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Santuário recebe escultura de Santa Rita na Pedra da Oração   

Santuário recebe escultura de Santa Rita na Pedra da Oração  

Santuário recebe escultura de Santa Rita na Pedra da Oração

Imagem da Santa das Causas Impossíveis ficará no jardim do Santuário do Hauer, em Curitiba

O Santuário Santa Rita de Cássia [rua Padre Dehon, 728, Hauer, Curitiba-PR] inaugura nesta Quarta-Feira de Cinzas (22/02) um novo monumento em honra à padroeira. A ação integra o projeto de revitalização do templo e coincide com o Dia Devocional da Santa das Causas Impossíveis. 

Com o nome de Santa Rita na Pedra da Oração, a escultura ficará instalada no jardim Roccaporena, área externa do santuário. A imagem é toda branca, feita em cimento e tem quase um metro de altura. 

O cenário remete à Pedra da Oração, localizada na cidade de Cássia, na Itália, onde viveu Santa Rita. A pedra original fica no alto de uma colina no povoado de Roccaporena, lugar em que Santa Rita, ainda leiga - antes de entrar para o Convento das Monjas Agostinianas -, habitualmente subia para fazer suas orações. Após sua canonização, o local foi transformado em capela. 

História

A história de Santa Rita na Pedra da Oração se passa no momento em que Rita foi conduzida até esta pedra pelos seus três santos protetores: Santo Agostinho, São Nicolau de Tolentino e São João Batista. Ela teria seguido os três até o local onde já costumava rezar e, na sequência, teria sido conduzida, milagrosamente, até o interior do Mosteiro de Santa Maria Madalena; ao qual desejava ingressar. 

O pároco-reitor do Santuário Santa Rita de Cássia, no bairro Hauer de Curitiba, Maicon Frasson (SCJ), conta que o ingresso de Santa Rita na Ordem já havia sido negado pelas freiras pelo fato de a mesma ser viúva, pelo histórico do marido assassinado e dos filhos rebeldes. “Os três santos então teriam conduzido Rita até o interior do convento; mas isso não era possível uma vez que todas as portas estavam fechadas. Isso surpreendeu as irmãs Agostinianas que reconheceram o fato como um milagre, aceitando então o ingresso de Santa Rita no convento”, relata. 

Segundo o pároco, o espaço Santa Rita na Pedra da Oração será mais um lugar de devoção à Santa das Causas Impossíveis, na capital paranaense. “Os fiéis podem e devem fazer suas orações também neste local tendo como exemplo a história de Santa Rita que buscava, incansavelmente, a espiritualidade e a vida de oração. Foi por meio das preces que Santa Rita encontrou a realização do impossível em sua vida”, complementa o pároco. 

Padre Maicon observa que a revitalização da Praça Roccaporena também é uma forma de agradecer aos devotos paranaenses e de todo o Brasil que contribuíram com a campanha “Um novo véu para Santa Rita”, cujo objetivo foi a troca do telhado do Santuário, em 2022. “As doações foram fundamentais e alcançamos 80% do valor necessário para a obra”, destaca o sacerdote. 

Devoção das rosas e terço de Santa Rita

Embora seja Quarta-Feira de Cinzas, o dia 22 de março também é um convite para que os fiéis tragam rosas para a padroeira e participem do terço de Santa Rita, oração que passa a ser incluída nas celebrações do dia 22 de cada mês e também às quintas-feiras, dia dedicado à Santa Rita em forma de novena perpétua. “Rezaremos o terço de Santa Rita 30 minutos antes de cada celebração e, neste dia 22, em particular, também teremos a distribuição das cinzas conforme nosso calendário litúrgico”, complementa o sacerdote. 

Serviço:

O que: Inauguração da escultura de Santa Rita na Pedra da Oração

Onde: Santuário de Santa Rita de Cássia [rua Padre Dehon, 728, bairro Hauer em Curitiba]

Quando: Nesta Quarta-Feira de Cinzas (22/02) às 19h

Horários de Missas neste dia 22/02: Missa com novena e distribuição de cinzas às 9h, 14h, 16h e 19h. A bênção da imagem será realizada na celebração das 19h. 30 minutos antes de cada celebração será rezado o terço de Santa Rita

Novena perpétua de Santa Rita: toda quinta-feira, às 9h, 16 e 19h (missa com novena). 30 minutos antes de cada celebração será rezado o terço de Santa Rita

*A partir de 22/03 – Dia devocional: 7h, 9h, 16h e 19h (missa com novena); às 12h e às 14h (celebração da palavra com novena)

Informações paroquiais: (41) 9 8778-1840 (terça-feira a sábado, em horário comercial)

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ChatGPT pode se tornar o braço direito dos profissionais de marketing digital

ChatGPT pode se tornar o braço direito dos profissionais de marketing digital

*Saulo Camelo

Nos últimos meses houve uma crescente onda de Inteligências Artificiais capazes de realizar as mais distintas tarefas. Algumas, inclusive, se popularizaram por gerar imagens graficamente perfeitas com apenas alguns comandos de texto.

Dessa onda, surgiu o ChatGPT, uma tecnologia de Inteligência Artificial que permite a criação de conversas humanizadas e personalizadas. Com a disponibilidade desse tipo de tecnologia, a solução desenvolvida pela OpenAI começou a ser utilizada nas mais diversas operações, inclusive em campanhas de marketing capazes de aprimorar a interação com o público e melhorar a eficiência das estratégias.

O marketing tradicional tem o objetivo de atrair e fidelizar clientes, aumentando as vendas e a visibilidade da marca. O marketing digital, por outro lado, é baseado no uso da tecnologia para promover produtos ou serviços por meio de canais digitais, como blogs, portais, aplicativos e redes sociais. Nesse sentido, o ChatGPT é uma ferramenta valiosa para as duas modalidades, pois permite uma série de personalizações na interação de empresas e clientes.

Com facilidade na elaboração de diálogos, a inovação pode ser usada de inúmeras maneiras, o que causou empolgação entre os profissionais do setor. A solução é capaz de produzir roteiros ou até mesmo campanhas com um simples comando, otimizando o tempo de trabalho e auxiliando, até mesmo, na criação de ideias e conceitos.

Além disso, o ChatGPT pode ser usado como uma poderosa ferramenta de marketing digital, permitindo que os profissionais criem interações personalizadas e enriquecedoras com seu público-alvo. Por meio de diálogos baseados em linguagem natural, a solução pode responder a perguntas comerciais, fornecer recomendações de produtos e serviços e, até mesmo, ajudar na geração de leads.

Ainda assim, fique atento ao conteúdo produzido pela Inteligência Artificial

É importante que os profissionais se lembrem que essa é uma ferramenta para auxiliá-los no desenvolvimento de tarefas, e as deficiências que a tecnologia carrega podem afetar as estratégias de marketing criadas pelas equipes.

Em algumas situações, por exemplo, o chatbot pode fazer justamente o contrário do que se espera, gerando um conteúdo tendencioso ou, até mesmo, informações equivocadas. Para isso, a atuação humana é de extrema importância, servindo como um filtro que irá identificar o que funciona e o que, provavelmente, não apresentará bons resultados.

De qualquer maneira, o ChatGPT mostra um imenso potencial para se tornar uma ferramenta vital e, até mesmo, um auxiliar dedicado. Assim como qualquer outra tecnologia, o caminho para alcançar esse objetivo é treinar a IA, o que permitirá que ela tenha um impacto positivo nas estratégias de marketing digital, tornando-se uma parte fundamental da comunicação entre empresas e consumidores.

Sobre Saulo Camelo

Saulo Camelo é publicitário, formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e empresário há mais de dez anos no ramo de comunicação, marketing e publicidade. Com background nas áreas de branding e design, fundou em 2011 a Camelo Digital, agência de marketing e publicidade com mais de 500 clientes atendidos em mais 12 países e que hoje se torna a CMLO&CO. Responsável por liderar projetos de planejamento estratégico, marketing, performance, comunicação e tecnologia, Saulo é o CEO e presidente das operações da CMLO&CO, gerenciando times responsáveis por atender grandes marcas como Nestlé, Garoto, Petrobras, Coqueiro, Shopping Center 3 entre outros.

Sobre a Agência CMLO&CO

Há mais de 10 anos, a Camelo Digital - agora CMLO&CO, escreve a comunicação para empresas de todos os segmentos. Hoje, a missão é apoiar as marcas em novos desafios, oferecendo soluções voltadas para marketing, tecnologia e publicidade. A mudança de nome é fruto da inquietude de uma equipe que busca sempre ir além, e que entende que os ambientes se expandem e por isso a necessidade da adequação para oferecer uma nova proposta, mais robusta e sofisticada. Atualmente, no portfólio estão organizações como Nestlé Health Science, Lego, Editora Moderna, Camil, Coqueiro, Garoto, Saúde Petrobras entre outros. Para saber mais, acesse www.cmlo.co, pelo instagram @cmlo.co

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