Pesquisa mostra que metade da população mundial sofre com dores de cabeça

Pesquisa mostra que metade da população mundial sofre com dores de cabeça

Com mais de 150 tipos, distúrbio neurológico é um dos mais prevalentes e incapacitantes no mundo. No próximo dia 19 de maio marca campanha nacional de Combate à Cefaleia e especialista dá dicas de prevenção do problema

Um estudo de revisão global publicado em abril pelo The Journal of Headache and Pain revela que 52% das pessoas acima de 5 anos no mudo sofrem com cefaleia, um dos distúrbios neurológicos mais prevalentes e incapacitantes. e 14% da população mundial tem a forma crônica da condição, a enxaqueca. Ainda segundo o estudo, outros 26% possuem cefaleia do tipo tensional (dor leve a moderada, como se fosse um "apertão"), e 4,6% sentindo o incômodo durante 15 ou mais dias por mês. No Brasil, segundo a pesquisa da Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBCe), 70% da população do país, em graus diferentes, sofre com esse desconforto de vez em quando.

Para alertar sobre o problema, o 19 de maio foi instituído como Dia Nacional de Combate à Cefaleia, também conhecida como dor de cabeça. Ao todo, existem mais de 150 tipos de dor de cabeça, que são classificados de acordo com sua origem. O neurologista Iron Dangoni Filho, especialista que atende no centro clínico do Órion Complex, em Goiânia, ressalta as principais. “A enxaqueca é a mais conhecida forma de cefaleia, porém a mais comum nas pessoas é a tensional, que é caracterizada por uma dor de cabeça leve e possui maior frequência. Além disso, há ainda a cefaleia trigêmino autonômica e a cefaleia em salvas, mais comum nos homens”, explica. Os pacientes com o distúrbio, segundo o médico, representam 4,5% dos atendimentos em unidades de urgência no País, sendo o quarto motivo mais frequente de consulta.

O neurologista Iron Dangoni Filho explica que as dores de cabeça podem ser primárias e secundárias, quando são causadas por alguma outra doença, como um tumor ou AVC. “Entre as primárias, os sintomas podem se diferenciar. Por exemplo, a enxaqueca costuma ser moderada a forte, apenas de um lado, com duração de cerca de três dias e com sintomas associados, como a fotofobia (sensibilidade à luz) ou fonofobia (sensibilidade aos sons). Já a cefaleia tensional geralmente é uma dor atrás da cabeça, mais leve e que pode piorar ao longo do dia e durar até sete dias”.

Como se prevenir

O médico destaca que a maioria das pessoas faz apenas o tratamento para tirar a dor, usando analgésicos. Contudo, o especialista conta que é possível realizar a prevenção para que os episódios de cefaleia fiquem bem menos frequentes. “Tratamentos não medicamentosos, como a prática de exercícios físicos regulares, ioga, acupuntura, massagem e boa alimentação trazem excelentes resultados a médio e longo prazo. Um sono de qualidade também é essencial, pois ficar sem dormir longos períodos funciona como um gatilho para crises. Ficar longos períodos do dia sem se alimentar também é problema”, esclarece o neurologista.

O especialista ressalta que a automedicação para as dores de cabeça também é algo perigoso. “Existe a cefaleia por uso excessivo de analgésicos, que acontece quando se muda o tipo de dor em razão do uso dos remédios. Normalmente, ela fica pior e pode torna-se crônica, o que dificulta o tratamento”, afirma o médico. Ele revela que, quando a dor aparece com frequência, deve-se procurar um neurologista para solicitação de exames que irão indicar a causa dessa dor de cabeça. “Quando acontece quatro vezes por mês, já temos ai um sinal de alerta. Se a dor de cabeça aparece menos vezes, mas são fortes, também é preciso ir atrás de ajuda especializada. Quando ela muda o padrão também é sinal de alerta, como por exemplo,quando não responde aos analgésicos que costuma fazer uso ou a intensidade da dor aumenta muito”, detalha.

Add a comment

Radisson Hotel Group escolhe a Nuvei como parceiro preferencial para pagamentos

Radisson Hotel Group escolhe a Nuvei como parceiro preferencial para pagamentos

Operadora internacional de hotelaria moderniza recursos de pagamentos online para apoiar sua nova estratégia de digitalização

A Nuvei Corporation ("Nuvei" ou "Empresa") (Nasdaq: NVEI) (TSX: NVEI), fintech canadense, divulgou hoje que foi escolhida para ser a nova parceira de pagamentos do Radisson Hotel Group, operadora internacional de hotelaria com nove diferentes redes hoteleiras e mais de 1.100 hotéis em atividade e em desenvolvimento nas regiões EMEA (Europa, Oriente Médio e África) e APAC (Ásia-Pacífico).

Para expandir sua oferta internacional de pagamentos online, o Radisson Hotel Group agora conta com todo o alcance mundial e as redes locais abrangentes da Nuvei. A operadora de hotelaria também está utilizando a extensa conectividade da Nuvei, com mais de 600 formas de pagamento, acessíveis por meio de uma única integração, para permitir que seus clientes em todo o mundo possam efetuar pagamentos facilmente com os métodos de sua preferência.

Essa é a novidade mais recente anunciada pela Nuvei, que continua acelerando sua expansão em empreendimentos internacionais nos setores de turismo e hotelaria. Marcas e operadoras líderes, incluindo Virgin Atlantic, Air Transat, Westjet, Scott Dunn, LastMinute.com, Sabre e Selina Hospitality, divulgaram recentemente sua colaboração com a Nuvei como parceiro preferencial para pagamentos.

Philippe de Roose, vice-presidente sênior de impostos e tesouraria do Radisson Hotel Group, comentou sobre a notícia: "No Radisson Hotel Group, adotamos iniciativas voltadas para a modernização de nossas práticas e operações digitais, começando com o lançamento de nossa EMMA — Plataforma Integrada de Tecnologia em Hotelaria, em 2018. O próximo passo essencial nessa jornada é melhorar ainda mais nossos recursos de pagamento online. Precisávamos de um parceiro de pagamentos com quem pudéssemos compartilhar nossa visão para o futuro do gerenciamento em hotelaria digital e ficamos impressionados com a abordagem inovadora da Nuvei para oferecer serviços de pagamentos que atendem às nossas necessidades específicas. Sem contar as equipes de suporte e fornecimento, sempre focadas nas pessoas e impulsionando mudanças".

Philip Fayer, CEO da Nuvei, comentou: "Estamos entusiasmados por firmar essa parceria com mais uma operadora mundial de destaque no setor de hotelaria. Para nós, é um orgulho apoiar a reputação sólida do Radisson Hotel Group como marca de excelência durante seu processo de reserva, um ponto de contato com os clientes extremamente importante para qualquer empresa. Nosso alcance global e nossa tecnologia ágil ajudam operadoras internacionais, como o Radisson Hotel Group, com unidades em vários continentes e clientes no mundo todo, a alcançar o sucesso regional e mundial para acelerar ainda mais o crescimento".

Sobre a Nuvei

A Nuvei (Nasdaq: NVEI) (TSX: NVEI) é uma fintech canadense que acelera os negócios de clientes no mundo todo. Nossa tecnologia modular, flexível e escalável permite que as maiores empresas ofereçam todas as opções de pagamentos e se beneficiem de serviços bancários, de gestão de fraudes e riscos. A Nuvei conecta empresas aos seus clientes em mais de 200 mercados, com adquirência local em mais de 47 mercados, contando com 150 moedas e mais de 600 métodos de pagamento alternativos, fornecendo tecnologias e insights para clientes e parceiros para ter sucesso local e global com uma só integração.

Para mais informações, visite www.nuvei.com

Add a comment

Pilar Hospital recebe quarta geração do Robô Da Vinci

Pilar Hospital recebe quarta geração do Robô Da Vinci

Agora, o Pilar Hospital passa a contar com uma versão ainda mais avançada, a quarta geração do Da Vinci X, que oferece maior padronização de instrumentais cirúrgicos e de componentes

O Pilar Hospital, em Curitiba (PR) recebeu a quarta geração do Sistema Cirúrgico Robótico da Vinci X, um dos mais tradicionais sistemas de cirurgia robótica do mundo. Em 2020, a instituição foi a pioneira na capital paranaense a oferecer tratamentos com o robô Da Vinci, a tecnologia mais testada, com maior número de estudos científicos publicados, e o mais utilizado nos países de primeiro mundo, como nos Estados Unidos e em diversas regiões da Europa e da Ásia.

Agora, o Pilar Hospital passa a contar com uma versão ainda mais avançada, a quarta geração do Da Vinci X, que oferece maior padronização de instrumentais cirúrgicos e de componentes, além de ampliar a conectividade e integração entre o software e a eficiência geral da sala de cirurgia robótica.

A nova versão também apresenta um sistema com mais opções para os cirurgiões com a utilização do mesmo design dos braços robóticos. “Essa nova geração oferece mais recursos para os cirurgiões, com design otimizado dos braços robóticos, maior acesso a toda tecnologia avançada, como instrumentais de grampeamento e seladores de vasos, visualização avançada 3DHD com fluorescência Firefly e energia integral”, explica o coordenador de cirurgia robótica do Pilar Hospital, Dr. Ari Adamy. “O Da Vinci é o que há de mais avançado em termos de tecnologia na atualidade, oferece todos os benefícios da cirurgia minimamente invasiva para o paciente e traz até mais conforto para o cirurgião que irá realizar o procedimento”, comenta o cirurgião.

O coordenador analisa que os pacientes terão ainda mais benefícios com a nova geração do Da Vinci. “A cirurgia robótica pode oferecer uma maior incrementação dos resultados, auxiliando também para a diminuição do tempo de internação, bem como menor sangramento. Nosso objetivo é tratar a doença de forma adequada e reabilitar o paciente, para que ele conquiste o ‘máximo de vida normal’, que tinha antes da cirurgia, no menor tempo possível”, analisa.

Para receber equipamentos assim, tão avançados, quanto a quarta geração do Da Vinci X, é preciso ter uma equipe altamente preparada e que todos os serviços devem estar alinhados com essa tecnologia. Segundo a diretora técnica, Dra Maria Laura Nemer, “o Pilar Hospital adquiriu um parque tecnológico de ponta que permite que o paciente seja tratado de forma segura, eficiente, e com os melhores equipamentos do mercado. Com isso, todos os funcionários, todas as equipes foram treinadas. Nós alinhamos o que há de melhor em termos de tecnologia com a capacitação de recursos humanos. São equipes de alta qualidade, para que possamos aproveitar ao máximo a performance dessa nova versão”, diz.

As duas primeiras cirurgias com a nova geração do Da Vinci foram realizadas no dia 08 de maio. “É surpreendente vermos o quanto a tecnologia vem auxiliando não só no tratamento de doenças, mas na qualidade de vida dos pacientes. Desde 2020, quando apostamos e investimos na aquisição do primeiro robô para Curitiba, o Pilar Hospital se tornou referência não só no atendimento aos pacientes, mas, também, na formação e capacitação de cirurgiões para a utilização do Da Vinci, de diversas partes do país. Isso nos enche de orgulho e temos certeza que a nova geração do equipamento fará ainda mais diferença no dia a dia de pacientes e profissionais médicos”, completa Rodrigo Milano, diretor presidente do Pilar Hospital.

Sobre o Pilar Hospital

Localizado no bairro Bom Retiro, em Curitiba (PR), o Pilar é referência em procedimentos de alta complexidade com o seu moderno centro cirúrgico, que traz equipamentos de ponta. A infraestrutura inclui ainda uma Unidade de Atendimento 24 Horas para o acolhimento de qualquer tipo de urgência e emergência e um centro médico voltado para consultas. Um diferencial é o investimento constante em padrões rígidos de qualidade, que garantem o bom funcionamento de todos os processos hospitalares. A empresa possui o selo “Nível III – Acreditado com Excelência”, ponto máximo da certificação de qualidade hospitalar outorgada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) por meio de avaliação do Instituto de Planejamento e Pesquisa para a Acreditação em Serviços de Saúde (IPASS). Mais informações no site https://www.hospitalpilar.com.br, ou pelas redes sociais do hospital, no Facebook, Instagram e Youtube.

Sobre a Hospital Care

A Hospital Care é uma holding administradora de serviços da saúde. Criada em 2017, é a primeira companhia no Brasil a trabalhar com o modelo de gestão baseado nas ACO´s (Accountable Care Organizations) dos Estados Unidos, organizações responsáveis pelo cuidado e compartilhamento de risco com as operadoras. Este modelo integrado de gestão da saúde tem o objetivo de promover o equilíbrio de interesses entre pacientes, médicos, fontes pagadoras, parceiros e acionistas. Pertencente à gestora Crescera e aos fundos Santa Maria e Abaporu, a Hospital Care tem como estratégia de atuação a presença em cidades que funcionam como polos regionais para a gestão de saúde populacional, como Campinas, Ribeirão Preto, Florianópolis e Curitiba, fortalecendo todo o sistema de saúde do país.

Add a comment

PUCPR oferece workshop de vivência para casais

PUCPR oferece workshop de vivência para casais

As inscrições vão até o dia 22 de maio; serão seis encontros sobre a temática

Construir um relacionamento saudável, com amor, respeito e harmonia é essencial para uma boa vivência entre o casal. Por isso, o curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) está promovendo um workshop para fornecer ferramentas para o casal lidar com os desafios da vida a dois. Os seis encontros serão realizados nas quarta-feiras, das 19h30 às 21h, na Clínica de Psicologia da PUCPR, ministrado por estudantes do 9º período e coordenados pela professora Antoniela Yara Marques da Silva Dias.

“O amor permeia todo o ciclo do desenvolvimento do indivíduo, e uma das expressões desse amor é a relação conjugal. A qualidade da interação do casal, entretanto, pode exercer impacto sobre a saúde física e mental, parentalidade e bem-estar. Diante deste cenário, intervenções para esta população podem ser bem-vindas. Por isso, estamos promovendo o workshop, que se propõe a aumentar a conexão dos casais”, explica a professora.

Confira o cronograma com as datas e temas

24/05: Paixão, amor e valores

31/05: Aprendizagem e padrões de interação

07/06: Comunicação e solução de problemas

14/06: Intimidade

21/06: Cultivando a relação

28/06: Família de origem e autoconhecimento

As inscrições são limitadas e podem ser feitas pelo WhatsApp da Clínica: (41) 99661-6452.

Taxa social: R$ 80,00 por mês.

Add a comment

Restaurante Pérgula, do Copacabana Palace, promove jantar harmonizado a quatro mãos  

Restaurante Pérgula, do Copacabana Palace, promove jantar harmonizado a quatro mãos

Chef executivo do Copacabana Palace, A Belmond Hotel, recebe o chef Bruno Katz do restaurante Nosso para experiência exclusiva

Na sexta-feira, dia 26 de maio, o restaurante Pérgula, do Copacabana Palace, A Belmond Hotel, irá realizar mais uma edição do ‘Wine Dinner’, tradicional jantar harmonizado que acontece toda última sexta-feira do mês, às 19h. Na ocasião, o chef da casa, João Melo, convida Bruno Katz, chef do restaurante Nosso, do Chanchada bar e do KATZ-SŪ, boteco oriental recém-inaugurado no Rio de Janeiro, para elaborar um menu especial a quatro mãos.

Para começar a noite, chegam à mesa quatro preparos de snacks, um crostini de tapioca e chia, queijo de cabra da serra, gel de cupuaçu e PANCs (plantas alimentícias não convencionais), um crocante de caranguejo com macaxeira, seguidos pelo crudo de peixe com leche de tigre, capim limão, folhas aromáticas, cebola roxa e pimenta dedo de moça e pelo ovo de galinheiro com gema curada, guanciale, duxelle de cogumelos, espuma de trufas e cebolinha, elaborados a quatro mãos pelos chefs.

A entrada fica por conta da lula na brasa com palmito pupunha, ervilha e roti de cogumelos, desenvolvida por João. O primeiro prato será uma deliciosa vieira com mousseline de couve flor queimada, tuile e espuma de dieppoise — preparo à base de peixe e frutos do mar, idealizado por Katz.

Para o prato principal, o chef da casa João Melo traz um rondelli de rabada, fonduta de queijo mandala, tomates confitados e renda de agrião. A sobremesa fica por conta do chef convidado, que apresenta uma deliciosa ganache branca com iogurte grego, sorbet de morango e angostura, coulis de framboesa, suspiro de togarashi (pimenta oriental) e tangerina.

Além do menu, a noite contará com muita música ao vivo e com a harmonização de vinhos da Espanha, França, Portugal e Chile, especialmente selecionados pelo head sommelier da casa, Ed Arruda.

Harmonização

Veuve Valmante Brut – França

Casas del Bosque Reserva Sauvignon Blanc – Chile

Vergel Bodegas Pinoso Rosé – Espanha

Torre de Golban Crianza – Espanha

Porto Quinta da Romaneira Ruby – Portugal


Serviço:

Jantar a quatro mãos – chefs João Melo e Bruno Katz

Música ao vivo

Data: 26 de maio de 2023

Horário: a partir de 19h

Valor por pessoa: R$ 450 + 10%

Reservas: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou 21 2548-7070

*Neste dia, durante o jantar, o menu à la carte do restaurante não estará disponível.


Sobre a Belmond

A Belmond é pioneira em turismo excepcional de luxo há mais de 45 anos, construindo durante esse tempo uma paixão por viagens autênticas e um portfólio único de experiências exclusivas em alguns dos destinos mais inspiradores do mundo.

Desde a aquisição do icônico Hotel Cipriani em Veneza, em 1976, a Belmond continua a perpetuar a lendária arte de viajar, levando os viajantes mais exigentes em jornadas de tirar o fôlego. Seu portfólio se estende por 24 países e 50 propriedades notáveis, que incluem o ilustre trem Venice Simplon-Orient-Express, retiros em praias remotas como o Cap Juluca em Anguilla, refúgios italianos como o Splendido em Portofino ou incomparáveis portas de entrada para maravilhas da natureza como o Hotel das Cataratas, dentro do Parque Nacional do Iguaçu, no Brasil. De trens a barcos, safaris a hotéis, cada propriedade oferece uma experiência única e sua própria história para contar. A essência da marca Belmond está na sua herança e habilidade de proporcionar um serviço genuíno e autêntico. A Belmond se vê como guardiã do patrimônio atemporal, dedicada a preservar seus ativos por meio de planos de restauração sensíveis e contínuos. A Belmond faz parte do grupo de luxo líder mundial LVMH Moët Hennessy Louis Vuitton.

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos