Três dicas para otimizar os negócios diante dos desafios econômicos previstos para 2023

Três dicas para otimizar os negócios diante dos desafios econômicos previstos para 2023

Especialista indica que uma das alternativas para crescer com menos recursos é investir na gestão de pessoas

Como fazer mais com menos? Este é um questionamento que tem sido frequente nas rodas de conversa dos empreendedores por conta dos últimos acontecimentos políticos e econômicos, que resultaram na alta da inflação. No início do mês, informações divulgadas pelo Banco Central no Boletim Focus revelaram que a expectativa para 2023 é a de que a inflação brasileira encerre acima da meta pelo terceiro ano consecutivo, produzindo uma elevação nos juros e desacelerando o crescimento econômico do país.

De acordo com Daniel Abbud, CEO e fundador da Dryve, fintech com foco no financiamento de automóveis, uma das respostas para essa pergunta está na gestão de pessoas. “A verdade é que em uma realidade de escassez financeira, a primeira decisão a ser tomada é a demissão, visto que é um movimento natural para alcançar um alívio imediato nas finanças, mas é necessário ter precaução nesse tipo de estratégia. Afinal, a missão, propósito e valores das empresas só podem ser concretizadas diariamente por meio dos colaboradores. Desta maneira, partir direto para o desligamento pode ser um equívoco”, diz.

Pensando em auxiliar os empreendedores a entrarem em 2023 com o pé direito mesmo com menos recursos, o CEO separou três dicas-chaves. Confira abaixo:

1. Realinhe as metas

Em contextos de crise é necessário subir a régua. Ou seja, é esperado que diretores, gerentes e demais colaboradores aumentem os níveis de produtividade. “Neste reajuste das metas, o principal objetivo é igualar as despesas com a performance. Isso significa que se os custos tiveram um crescimento de 20%, é fundamental que o nível de eficiência da equipe siga essa tendência”, exemplifica o executivo.

2. Transforme os colaboradores em donos do negócio

Apenas criar uma pressão em cima da performance não é o suficiente para impactar positivamente o desempenho organizacional. “É preciso que todo o time esteja bem alinhado com os bastidores da empresa por meio de uma cultura de transparência porque se a equipe não entende as razões das novas cobranças e ajustes, dificilmente irá comprar a ideia”, pontua Abbud, que sugere abrir o balanço do empreendimento de forma horizontal. “Mostrar os números, expectativas e explicar como o salário deles são pagos ajuda a desenvolver uma cultura de dono, já que passam a sentir as reais dores do negócio e a ter uma visão de longo prazo”, explica o CEO da Dryve.

3. Invista em desenvolvimento

Se o profissional estiver disposto a trocar de área, vale a pena realocá-lo e investir no desenvolvimento ao invés de demitir, porque temos certeza que esse colaborador já tem aderência à cultura, propósito e valores do negócio. “Esse fit entre marca e profissional é essencial para o engajamento do time, o que resulta em uma melhor performance”, finaliza o CEO.

Sobre a Dryve

A startup Dryve é uma plataforma digital que por meio da sua rede exclusiva de agentes autorizados oferece produtos e soluções automotivas ao cliente final. São mais de 10 mil agentes autorizados que prestam suporte aos clientes na análise de crédito, formalização e pagamento de financiamentos. O potencial tecnológico de uma sofisticada combinação de algoritmos proporciona velocidade e precisão nas propostas de financiamento ao cliente, sugerindo a instituição financeira que mais se adequa ao momento econômico do comprador.

Add a comment

Noite curitibana ganha nova opção de entretenimento: a Villa 1585

Noite curitibana ganha nova opção de entretenimento: a Villa 1585

A casa, acaba de inaugurar no Hugo Lange com programação musical variada, do rock ao pagode, e cardápio que valoriza clássicos de boteco

Animação, boa música e gastronomia variada fazem parte do conceito da Villa 1585, novo bar que acaba de ser inaugurado em um dos principais polos noturnos de Curitiba: a Rua Itupava (nº 1585), no bairro Hugo Lange.

A programação musical variada foi pensada para animar o público de quarta a sábado, agitando o espaço que tem capacidade para atender até 300 pessoas. Do rock ao pagode, com destaque para a micareta, o palco da casa receberá shows com bandas locais de destaque, que interpretam hits desses gêneros.

“O conceito alia esses destaques musicais com uma gastronomia de bar”, comenta Thiago Zotelli, proprietário da casa. Zotelli empresta ao bar toda sua expertise de outros empreendimentos em Curitiba, entre eles o Hey Hop. “A Villa 1585 foi pensada para valorizar a animação de um jeito bem brasileiro, do som à cozinha. Chegamos para ser o bar mais feliz de Curitiba”, destaca o empresário.

No cardápio da casa, clássicas pedidas de boteco. Para itens individuais, espetinhos e hambúrgueres, ideais para aproveitar tanto sentado quanto em pé, para não perder nem um minuto dos shows. Quem quer compartilhar, aproveita escolhas típicas, como a saborosa carne de onça. O bar conta ainda com drinks autorais, com destaque para preparos com gin, e chopes artesanais, que serão disponibilizados em diversas torneiras.

Para ser o bar mais completo da cidade, a Villa 1585, que tem 400 m² em dois andares, conta com mesa de sinuca e um lounge exclusivo focado em narguilé. “Os clientes tem a oportunidade de alugar todo o aparato para curtir o fumo oriental aqui no bar. Vamos oferecer uma grande variedade de opções para que nosso público tenha uma experiência única”, completa Zotelli.

A Villa 1585 funciona de quarta a sábado, a partir das 17h, na Rua Itupava (nº 1585), no bairro Alto da Glória. Mais informações no perfil oficial da casa no Instagram (@villa_1585)

Add a comment

Dia Internacional da Proteção de Dados: como está o cenário no Brasil?

Dia Internacional da Proteção de Dados: como está o cenário no Brasil?

Especialista em cibersegurança explica a importância da proteção de dados para evitar vazamento de informações e ataques de cibercriminosos

Em 28 de janeiro é comemorado o Dia Internacional da Proteção de Dados. A data foi escolhida por conta da abertura à assinatura da Convenção nº 108, do Conselho da Europa para a Proteção de Pessoas e criada para aumentar a conscientização sobre boas práticas no tratamento e proteção de dados pessoais. No Brasil, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), Lei nº 13.709/2018, foi sancionada em agosto de 2018 e entrou em vigor em setembro de 2020.

De acordo com a Pesquisa Nacional de Privacidade e Proteção de Dados, realizada pelo Grupo DARYUS, referência em consultoria e educação em gestão de riscos, cibersegurança, proteção de dados e segurança da informação, 80% das empresas no Brasil ainda não estão completamente adequadas à Lei. A pesquisa identificou também que a preocupação com os dados pessoais vem crescendo entre os usuários da internet.

A maioria já deixou de fazer alguma atividade por preocupações com dados pessoais (87%), como deixar de instalar aplicativos para celulares, navegar em alguma página da web por conta do phishing (roubo de dados pessoais online) ou realizar alguma compra online por receio de fraudes e golpes.

“Com a transformação digital nos últimos anos, houve um aumento de ataques de cibercriminosos, que utilizam engenharia social ou a disseminação de códigos maliciosos para manipular esses dados sensíveis. É importante conscientizar as pessoas, colaboradores e empresas sobre a importância de proteger dados e informações no ambiente digital. O mau uso de dados pessoais ou corporativos pode prejudicar uma organização. Portanto é necessário tratar o tema e contar com uma equipe especializada para implementar ações de prevenção” ressalta Cláudio Dodt, sócio-gerente e líder de prática na área de cibersegurança da Daryus Consultoria.

*Cláudio Dodt é sócio da DARYUS Consultoria, especialista e evangelista em Cibersegurança e Proteção de Dados. Atua na área de tecnologia há mais de 15 anos, exercendo atividades como Analista de Suporte, Analista de Segurança Sr., Security Officer e Supervisor de Infraestrutura e Segurança. Desenvolveu atividades em empresas brasileiras e multinacionais, tendo participado no Brasil e no exterior em projetos de segurança de diversos segmentos como Educacional, Financeiro, Telecomunicações, Saúde, Agroindústria, Indústria Alimentícia, Naval, Metal-Mecânica e Têxtil. Geek convicto, mergulhador autônomo, amante incondicional da leitura, cinema e dos videogames.

Sobre a Daryus Consultoria

O Grupo Daryus, empresa brasileira com experiência no mercado nacional e internacional, é referência na prestação de serviços em Consultoria e Educação. A Daryus Consultoria, unidade estratégica de negócios do Grupo, integra as áreas de Continuidade de Negócios e Gestão de Riscos, Governança e Gestão de TI, Privacidade e Proteção de dados pessoais (LGPD) e Segurança da informação e cibersegurança. Desde 1998, proporciona aos seus clientes apoio à gestão empresarial, estratégia e de riscos e, com isso, atende organizações líderes de vários segmentos. Seus parceiros internacionais incluem: DRII, EXIN, ISACA, PECB, PeopleCert, Axelos e DMI. Dentre os prêmios conquistados estão SECMASTER 2006 pela ISSA International e Infragard USA 2011. Para mais informações, acesse: https://www.daryus.com.br/consultoria

Add a comment

Magalu oferece "colônia de férias" para filhos de colaboradores

Magalu oferece "colônia de férias" para filhos de colaboradores

Primeira edição do projeto acontece até o dia 26 de janeiro; cerca de 50 crianças participam das atividades recreativas diariamente

O Magalu, empresa que está digitalizando o varejo brasileiro, abre as portas do escritório de São Paulo para os filhos e enteados dos colaboradores na primeira edição da “colônia de férias”, até o dia 26 de janeiro. Cerca de 50 crianças, entre 4 e 12 anos, participam diariamente das atividades recreativas na Arena Magalu, como brincadeiras folclóricas, rodas cantadas, contação de histórias, gincanas, caças ao tesouro, além do uso das quadras poliesportivas.

A ação tem o objetivo de dar mais praticidade no dia a dia dos pais e aproximar ainda mais as famílias da empresa. “A ideia surgiu após escutarmos sobre o desafio que é encontrar um local para deixar os filhos no período das férias escolares. Ao receber as crianças para atividades na empresa, deixamos os responsáveis mais confortáveis por saberem que os pequenos estão seguros, bem cuidados e perto deles”, afirma Patricia Pugas, diretora-executiva de gestão de pessoas do Magalu.

Um estudo do International Finance Corporation (IFC), do Banco Mundial, mostra que empresas que oferecem benefícios relacionados aos filhos dos colaboradores - no caso do Magalu, a colônia de férias e o cheque-mãe, por exemplo - traz efeitos positivos às suas atividades, melhorando o recrutamento, a retenção e a produtividade desse funcionários. O relatório destaca que os funcionários ficam mais focados em suas atividades e se mostram mais motivados e comprometidos. O estudo ainda aponta um aumento da diversidade de gênero e do número de mulheres em cargos de liderança, a partir dessas oportunidades.

A colônia de férias do Magalu funciona em período integral, de segunda a quinta-feira, das 9h às 18h. Os pais que preferirem podem optar por meio período, das 14h às 18h. Essa é mais uma ação da empresa voltada para os familiares dos colaboradores. Em outubro do ano passado, mês das Crianças, o Magalu realizou diversas atividades para os filhos dos funcionários no escritório.

Sobre o Magalu

O Magalu é o maior ecossistema para comprar e vender no Brasil, uma plataforma digital, com pontos físicos e calor humano. Desde maio de 2011, a companhia é listada no Novo Mercado da B3. Nos últimos anos, fez diversas aquisições, consolidando sua presença nacional. Além de 1.400 lojas em 21 estados do país, o Magalu conta com mais cinco marcas online: Netshoes, Zattini, Shoestock, Época Cosméticos e Estante Virtual - além de milhares de sellers em seu marketplace, a plataforma de delivery AiQFome e um SuperApp com quase 38 milhões de usuários ativos. Atualmente, o Magalu emprega mais de 45 mil funcionários. Sua política de gestão de pessoas foi reconhecida com diversos prêmios.

Add a comment

Por que a procura por BPO deve crescer 14% até 2024?

Por que a procura por BPO deve crescer 14% até 2024?

Por Renata Melloni, Diretora de BPS da b2finance

A procura por BPO, também conhecido como terceirização de processos de negócios, deve ter um aumento até 2024. A informação surgiu na Pesquisa de Mercado Global Technavio e constata que, entre 2020 e 2024, deve haver um crescimento de aproximados US$77 bilhões neste tipo de serviços por parte das empresas.

Segundo a Transparency Market Research, o mercado espera um crescimento de 14% nas empresas que utilizam o BPO até o ano que vem. De acordo com especialistas, o principal motivo para essa alta nos processos de terceirização de negócios, é um reflexo da covid-19.
Entre 2020 e 2022, algumas das maiores preocupações das empresas foram redução de custos, automação de tarefas para harmonizar gastos e eficiência nos negócios durante o período de crise econômica causado pela pandemia.

O cenário da transformação digital na procura por BPO

Atualmente, os serviços de automação de processos e armazenamento em nuvem são alguns dos mais procurados no mercado. De acordo com a pesquisa Frost & Sullivan, Brazilian IT Outsourcing Market, 63% das empresas brasileiras já contam com recursos da transformação digital. Ao todo, o setor de tecnologia concentra 48,5% do mercado e tem uma estimativa de investimento de US$ 250 bilhões até 2026.

Ao terceirizar processos administrativos, operacionais e manter as equipes focadas nas tarefas estratégicas, as empresas têm um aumento em produtividade, eficiência nos resultados e mais recursos inovadores no dia a dia.

Conheça as principais vantagens de contar com o BPO nas operações da sua empresa

Ter uma equipe qualificada exige tempo de recrutamento, custos elevados e uma infraestrutura preparada para o treinamento dos colaboradores. Em alguns casos, esse investimento excede o valor da contratação do BPO. Na pesquisa da Transparency, citada acima, duas das razões que vão elevar a procura por BPO são a realocação de investimento e uma necessidade de melhoria na execução das operações empresariais.

Além desses dois pontos benéficos, com o BPO também é possível:

• Reduzir custos por meio de uma diminuição de tarefas burocráticas e que podem ser automatizadas;

• Otimizar o tempo utilizando o BPO em funções que, normalmente, consomem muitas horas das equipes, economizando tempo, deixando colaboradores focados em atividades do core business;

• Crescer de forma sustentável com uma visão mais consciente dos gastos fixos da companhia, utilizando os investimentos de forma inteligente, gerando melhorias para um desenvolvimento eficiente.

Quer entender melhor o que é o BPO e outros detalhes desse serviço que as empresas estão contratando? No artigo Guia definitivo sobre o que é BPO você encontra as principais informações para compreender esse modelo de terceirização de processos de negócios que está mudando a forma como as organizações estão pensando a gestão.

O importante antes de contratar o BPO é fazer uma análise minuciosa na sua empresa. É por meio desse estudo que será possível entender os desafios que enfrenta e como solucioná-los por meio da terceirização. E claro, contar com uma equipe qualificada que dê o respaldo necessário nessa transição.

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos