Economia doméstica: 10 dicas para não se endividar em 2023

Economia doméstica: 10 dicas para não se endividar em 2023

Planejamento financeiro ajuda a equilibrar o orçamento apertado; professor do UniCuritiba dá dicas para manter as contas em dia

Oito em cada dez famílias brasileiras estão endividadas. Em novembro do ano passado, 78,9% dos lares brasileiros tinham dívidas atrasadas ou a vencer. Os inadimplentes somavam 30,3%, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Outro levantamento da Hibou, empresa de monitoramento de mercado e consumo, revela que 77% dos brasileiros adultos têm dívidas de mais de R$ 2 mil. As dívidas acima de R$ 15 mil tiram o sono de pelo menos 28% dos brasileiros.

Em 2022, o avanço da inadimplência foi maior entre os consumidores com renda de até dez salários-mínimos mensais. Destes, 34% chegaram ao fim do ano com dívidas em atraso.

Para equilibrar o orçamento apertado e evitar a bola de neve dos juros, o doutor em Administração, especialista em Marketing e consultor em vendas Sérgio Czajkowski Júnior dá algumas dicas.

“A primeira providência é usar o décimo terceiro e/ou outra bonificação recebida no final no ano para quitar à vista a maior quantidade possível de dívidas. Caso não seja possível, o mais interessante é revisar o parcelamento das dívidas em sintonia com uma renegociação dos juros”, ensina o professor do UniCuritiba – instituição que faz parte da nima Educação, o maior e o mais inovador ecossistema de ensino do país.

Outra dica importante do especialista é: “Evite ao máximo o parcelamento da fatura do cartão de crédito e o uso do cheque especial, já que as taxas de juros costumam ser altas.”
A orientação é pagar à vista as despesas do início do ano, como material escolar, IPTU, IPVA e outros impostos.

“Sempre que o consumidor tiver desconto em algum pagamento à vista, é melhor optar por essa modalidade. Muitas empresas oferecem descontos bastante atrativos”, completa Sérgio.

Planejamento financeiro

Um levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Econômicos (Dieese) aponta que o salário-mínimo ideal para cobrir todas as despesas familiares, sem endividamento, gira em torno de R$ 6 mil.

No Brasil, o novo valor (na casa de R$ 1,3 mil) obriga os brasileiros a aprimorarem o planejamento financeiro, equilibrando a renda e os gastos mensais. “A saída, definitivamente, não é o uso de cartão de crédito rotativo, muito menos o limite do cheque especial”, alerta Sérgio Czajkowski Júnior.

O primeiro passo para sair do vermelho é anotar todas as despesas mensais e os rendimentos. Priorizar o pagamento das contas fixas é fundamental. Outra medida é evitar compras por impulso que possam comprometer os recursos destinados às necessidades básicas como alimentação, luz, água, gás e educação.

Rever os hábitos de consumo é sempre uma boa ideia. De acordo com o professor do UniCuritiba, isso contribui no planejamento financeiro. “O ideal é que as pessoas tenham como hábito controlar suas finanças e, se for o caso, juntar o dinheiro necessário para compras à vista, normalmente mais vantajosas. Além disso, é importante se manter fiel ao planejamento e não exceder o limite pré-determinado para cada despesa, sejam as necessidades básicas, lazer, compras ou investimentos.”

Alguns aplicativos ajudam na educação financeira e facilitam o controle das finanças domésticas. Entre eles estão o Mobills, Orçamento Fácil, Organizze, Minhas Economias, Money Lover, Monefy, CoinKeeper, Toshl Finance e Wisecash. As planilhas de excel e outras ferramentas de gestão e organização de tarefas, como Trello, Google Keep, Evernote, Minhas Metas etc., também são aliadas. Até mesmo um caderno ou agenda são bem-vindos. O importante é manter as despesas à vista.

Estratégias para manter as finanças em dia
Analise e reconheça a sua realidade financeira. É importante saber exatamente como andam as finanças, qual sua renda e quais as despesas da família.

Anote diariamente todas as suas despesas e gastos, por menores que sejam. Muita gente chega ao fim do dia sem se dar conta de onde ficou o dinheiro.

Separe as despesas por categorias, considerando as necessidades básicas, gastos supérfluos, dívidas em atraso e a vencer etc. Assim fica mais fácil fazer cortes no orçamento.

Planeje também os investimentos futuros, economize e só então destine parte da renda para as aquisições maiores.

Sempre que possível, tenha um fundo de reserva, assim, em caso de emergências ou problemas, você terá recursos para arcar com as despesas essenciais sem se endividar.

Reveja seu comportamento e os hábitos de consumo. Fuja das compras emocionais e por impulso. Combine os novos procedimentos com os demais membros do núcleo familiar. O planejamento orçamentário deve estar embutido na rotina de toda a família.

Pesquise preços e condições de pagamento antes de fazer uma compra. A diferença entre uma loja e outra pode surpreender.

O preço dos produtos no e-commerce costuma ser menor do que nas lojas físicas. Se não tiver pressa em receber a mercadoria, utilize a internet como ferramenta de compra.

Lembre-se: o limite do cartão de crédito e do cheque especial não é dinheiro seu. Em caso de emergência, ele até pode ajudar, mas é fundamental avaliar se os juros valem a pena.

Assim que possível, cubra o cheque especial e pague o cartão de crédito sempre à vista.

Tenha planos e metas claras. Antes de adquirir algo que não é prioridade ou de se endividar, seja realista. É preciso reconhecer sua realidade e fazer o planejamento financeiro de curto, médio e longo prazos adequados ao seu rendimento.

Sobre o UniCuritiba

Com mais de 70 anos de tradição e excelência, o UniCuritiba é uma instituição de referência para os paranaenses e reconhecido pelo MEC como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR). Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais.

Integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil, o Ecossistema nima, o UniCuritiba conta com mais de 40 opções de cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento, além de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.

Possui uma estrutura completa e diferenciada, com mais de 60 laboratórios e professores mestres e doutores com vivência prática e longa experiência profissional. O UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares.

Add a comment
Associação que representa mais de mil condomínios no Paraná tem novo presidente

Associação que representa mais de mil condomínios no Paraná tem novo presidente

Associação que representa mais de mil condomínios no Paraná tem novo presidente

Nova gestão quer ampliar ações, gerar mais benefícios aos filiados e estreitar contatos com órgãos de classe, do município e Estado

A Associação das Administradoras de Condomínios do Estado do Paraná (AACEP) tem novo presidente. A partir de janeiro quem coordena os trabalhos da entidade que representa mais de mil condomínios no Paraná é o advogado Claudio Marcelo Baiak.

Entre os objetivos desta nova gestão para os próximos dois anos está a ampliação do número de administradoras filiadas à entidade, gerar mais benefícios aos participantes, criar um clube de serviços, aproximar a AACEP de órgãos representativos de classe, do município e do Estado.

“Também convidamos alguns profissionais experientes do mercado para serem colunistas em nosso site. Dessa forma, todo mês eles devem escrever sobre temas relacionados à gestão condominial, leis, novidades, atribuições do administrador, do síndico, dos moradores entre outros assuntos. O objetivo é trazer mais conhecimentos e prestar um serviço gratuito àqueles que transitam pelo segmento condominial e que também residem em condomínios em todo Paraná”, explica Baiak.

Segundo estimativas do setor, em Curitiba e Região Metropolitana existem cerca de 10 mil condomínios residenciais, empresariais e mistos. No Paraná, o número fica próximo de 20 mil ambientes coletivos. Já no Brasil, segundo a base de dados da Receita Federal, existem cerca de 500 mil condomínios registrados.

Fortalecimento do setor

A Associação das Administradoras de Condomínios do Estado do Paraná foi fundada em maio de 2016 e tem sede em Curitiba (PR). A entidade foi criada para auxiliar empresas do ramo condominial, trazer novidades e informações para desenvolver o setor com profissionalismo, compromisso, ética e qualidade.

Em 2022, a entidade realizou o Segundo Meeting de Administração Condominial e movimentou o setor com novidades, interações e palestras gratuitas. Em 2023, segundo o presidente Claudio Marcelo Baiak, está prevista uma nova edição do Meeting – associado à uma feira de serviços –e uma série de palestras formativas ao longo do ano.

“Pretendemos criar mais ações para aproximar ainda mais as administradoras conveniadas à entidade, trazer informação e qualificação ao setor que representamos”, destaca. O calendário de ações da entidade poderá ser conferido no www.aacepr.com.br

Add a comment

Inscrições abertas para o 35º Troféu HQMIX

Inscrições abertas para o 35º Troféu HQMIX

Novidade é a inclusão da categoria "Mangá e Produções Correlatas"

Estão abertas desde o dia 20 de janeiro e vão até 10 de março de 2023, as inscrições de obras e autores para a 35ª edição do Troféu HQMIX. Podem ser inscritos os trabalhos e obras realizados em 2022.

O Troféu HQMIX, importante evento na área de quadrinhos no Brasil, já começa com uma novidade na divulgação da abertura das inscrições - a criação da nova categoria: Mangá e produções correlatas.

Como o HQMIX sempre acompanha a evolução das publicações e do mercado, várias editoras começaram a publicar mangá pelo interesse de um público cada vez maior. Já houve essa experiência há vários anos, mas agora com um olhar mais aprofundado desse segmento que cresce a cada ano.

Para os interessados em se inscrever é importante que leiam todo o regulamento com atenção. E que os autores e editoras combinem entre si para que não haja duplicidade de inscrição de uma mesma publicação (cada publicação poderá concorrer em diversas categorias numa única inscrição em cada uma delas).

Ao entrar no link https://hqmix.com.br/ e abrir o regulamento, o visitante poderá ver todas as categorias devidamente esclarecidas para melhor entendimento de como a sua obra poderá ser encaixada. O valor para a inscrição em cada categoria é de R$ 20.

Sobre o Troféu HQMIX

O Troféu HQMIX foi criado em 1988, pela dupla JAL e Gualberto Costa, no programa TV MIX, da TV Gazeta. O prêmio logo foi apadrinhado pelo então apresentador do programa, Serginho Groisman. A votação nacional é feita pela categoria dos desenhistas de HQs e Humor Gráfico, por meio da Associação dos Cartunistas do Brasil (ACB) e do Instituto Memorial das Artes Gráficas do Brasil (IMAG).

Add a comment

Grupo Intelipost e Shopee falam sobre a importância das campanhas fora de época para o impulsionamento de vendas no e-commerce

Grupo Intelipost e Shopee falam sobre a importância das campanhas fora de época para o impulsionamento de vendas no e-commerce

Datas duplicadas, como 2/2 movimentam o setor varejista e geram evolução ao setor logístico que tem tido que se adaptar para manter a qualidade das entregas

Entre os principais motivos que têm feito consumidores aderirem cada vez mais ao e-commerce e suas tendências são os descontos, valores reduzidos no frete, variedade de produtos e praticidade. Por isso, as datas mais especiais para o comércio, como Dia das Mães, Dia dos Pais, Black Friday e Natal, estão começando a dividir espaço com outras, que foram ganhando força no varejo brasileiro devido aos preços promocionais, atrelados a agilidade e qualidade de entrega.

A Shopee, plataforma de comércio eletrônico que conecta vendedores, marcas e consumidores, por exemplo, realiza todos os meses, os chamados “Dias Shopee”, que geralmente acontecem em datas duplas, como 2.2 (2 de fevereiro), e é a data que concentram mais benefícios para os consumidores economizarem no período. Essa é uma das estratégias de negócios que a empresa utiliza desde o começo de sua história para alavancar vendas.

Com a alta demanda de entregas nestas datas, a Intelipost - plataforma líder em gestão de transporte no Brasil e um dos principais parceiros de gestão de entregas do marketplace no país - ressalta que esse é um dos momentos mais importantes para a logística. Além de ser uma ótima ferramenta que estimula e estratégia para a fidelização de novos consumidores, auxilia no aumento da recorrência de compras durante todo o ano.

“Os consumidores estão cada vez mais engajados para realizar as compras no e-commerce, visto que as mudanças de comportamento aconteceram e estão aumentando a confiança com os canais. O impulsionamento de vendas em datas duplicadas como vemos em grandes marketplaces como a Shopee, é mais um exemplo de que sim, é possível criar campanhas fora dos períodos de efemérides e alavancar as vendas, criando datas de diferenciação frente aos seus concorrentes”, comenta Stefan Rehm, CSO do Grupo Intelipost.

O Grupo Intelipost ainda destaca que para ter bons resultados em estratégias bem sucedidas como essa da Shopee, quanto mais informações o dono do negócio tiver sobre o comportamento dos consumidores, mais fácil é elaborar campanhas que gerem interesse e que estejam conectadas com as necessidades deles.

Sem contar que o frete continua sendo um fator decisivo, já que a entrega é a principal apresentação do que sua marca quer transmitir. Frete grátis e redução nos prazos de entregas são os grandes atrativos na fidelização. Segundo o relatório Black Friday 2022 da Intelipost, a oferta de frete grátis teve grande protagonismo. Com destaque para a categoria de Livros e Revistas liderando neste ponto, apresentou um índice de frete grátis para 80% dos pedidos realizados, seguido das categorias Pet e Eletroeletrônico, que ofereceram frete grátis para 75% e 64% respectivamente. Falando sobre o total dos pedidos realizados com frete grátis no período, a categoria Moda Calçados e Acessórios teve a maior representatividade, sendo responsável por 37,6% das entregas realizadas sem a cobrança do frete.

Outra mudança para o consumidor que vale ressaltar é o crescimento da demanda por entregas expressas, principalmente para algumas categorias de produtos, como itens de mercado, saúde e moda, em que observa-se estratégias de entrega em até 2h após a aprovação do pagamento. Além disso, o investimento em tecnologias que ajudem a promover uma experiência mais personalizada e especial aos consumidores, será um diferencial competitivo de alta relevância e uma das principais tendências nas operações em 2023.

Em novembro de 2022, a Shopee realizou duas campanhas, a 11.11 Black Friday Antecipada e a 25.11 Black Friday, período em que a empresa registrou um aumento de mais de 300% nas vendas de lojas locais, quando comparado a um dia comum. Já os consumidores saíram em vantagem economizando mais de R$ 65 milhões, considerando as ofertas especiais, cupons do marketplace e de parceiros, além das Moedas Shopee nas duas datas.

Com força nas vendas, algumas categorias estão se destacando como: casa & decoração, beleza, roupas femininas, calçados e acessórios de moda. Nestes dias, o foco é concentrar benefícios aos consumidores e trazer mais economia para alavancar também as vendas locais. Outro momento importante para o negócio é a campanha 9.9 Super Shopping Day.

“A Shopee tem o compromisso de oferecer uma plataforma acessível para todos, tanto consumidores comprarem com economia como para pequenos e médios empreendedores venderem online. Queremos contribuir com o crescimento do ecossistema de comércio eletrônico no país. O nosso time local está atento para compreender as necessidades dos brasileiros e oferecer cada vez mais uma experiência fácil, segura e divertida de compras. Percebemos que nossas campanhas e os benefícios exclusivos têm agradado nossos usuários.”, ressalta Felipe Piringer, responsável pelo marketing da Shopee no Brasil.

SOBRE O GRUPO INTELIPOST

Presente no mercado há oito anos, o Grupo Intelipost é o maior grupo de tecnologia logística do Brasil e é formado por três empresas, sendo elas: Intelipost - plataforma líder em gestão de transporte no Brasil que tem como propósito simplificar a logística do e-commerce -, AgileProcess - Startup de roteirização de entregas e coletas para otimização logística - e, Pegaki - plataforma que conecta rede de pontos com e-commerces, transportadores e centros de distribuição. O grupo, que atende empresas de grande e médio porte, tem como missão revolucionar a logística por meio de tecnologias inteligentes e assim, ajudar empresas a crescer no mercado.

Add a comment

Liquidação: lojas do Shopping Curitiba oferecem descontos de até 50%

Liquidação: lojas do Shopping Curitiba oferecem descontos de até 50%

Janeiro é o mês de liquidar as coleções de verão e no Shopping Curitiba as promoções seguem a todo vapor. Lojas de diversos segmentos, como roupas, calçados, lingerie, cama, mesa e banho estão com peças remarcadas, com descontos de até 50%. Confira alguns destaques:

A Riachuelo está com descontos imperdíveis de até 60%, em peças masculinas, femininas e infantis. Na C&A as promoções estão por toda a loja, há blusas femininas por R$ 19,90. Na Renner, também há ofertas.

Hering, Cotton On, Gregory e Makenji têm peças da coleção de verão pela metade do preço. E as lojas especializadas em vestuário masculino, como Vila Romana e Via Veneto também estão em liquidação.

As marcas de calçados, como Arezzo, Mr. Cat, Anacapri, Melissa, Santa Lolla e Zutti, estampam em suas vitrines promoções com 50% de desconto.

Peças infantis selecionadas estão até pela metade do preço na Tip Top e com 40% de desconto na Lilica e Tigor. Na Centauro, é possível encontrar descontos variados em roupas de academia e tênis de marcas como Mizuno e Adidas.

Na Jogê, Hope e Recco, os descontos são de até 50% em camisolas, pijamas e lingerie. Itens para cama, mesa e banho também estão em oferta na MMartan.

Os descontos estão sujeitos à alteração e disponibilidade de produtos.

Compras por whatsapp

É possível também comprar por WhatsApp e receber o produto por delivery ou retirar no drive-thru, por meio do serviço de Assistente de Compras do shopping. Basta o cliente entrar em contato pelo número (41) 99274-1015. O atendimento acontece diariamente, das 11h às 19h.

Shopping Curitiba

Rua Brigadeiro Franco, 2.300, Centro, Curitiba (PR)

(41) 3026-1000

www.shoppingcuritiba.com.br 

|https://www.instagram.com/shoppingcuritiba/

www.facebook.com/ShoppingCuritiba 

Compras com a Assistente de Compras: (41) 9274-1015 (Whatsapp)

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos