Cinco tendências do mercado automotivo para 2023  

Cinco tendências do mercado automotivo para 2023

Retomada da produção de veículos e novo governo devem impulsionar vendas de zero-quilômetro; tecnologia ajuda na economia de tempo, burocracia e dinheiro

Dois anos de pandemia, disparada do dólar, aumento no preço dos combustíveis e falta de componentes para a fabricação mundial de veículos. O mercado automotivo vem sofrendo com queda de vendas e problemas na cadeia de produção desde o início de 2020. Por outro lado, as mudanças que aconteceram nesse segmento nos últimos dois anos foram maiores e mais rápidas que todas as registradas na década anterior. De acordo com o vice-presidente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), Luís Antônio Sebben, o mercado se transformou rapidamente devido, principalmente, à mudança brusca no comportamento do consumidor durante e pós-pandemia. "O cliente passou por uma transformação digital brusca que não teve volta, mesmo com o fim do lockdown", aponta.

Ele explica que, em 2021 e 2022, as motos foram as grandes responsáveis por segurar o mercado em pé, com a queda no número de empregos formais e o aumento da procura por veículos de delivery (motocicletas). Isso aconteceu porque faltaram componentes para a produção dos zero-quilômetro. Mesmo com os juros de financiamento de seminovos em queda, tornando a compra mais atrativa para o consumidor, esse segmento ainda não conseguiu voltar a crescer. Para 2023, Sebben prevê um aumento tímido da indústria automobilística brasileira como um todo, algo em torno de 3% a 5%. "Dependemos muito do novo governo. Se a política econômica for bem conduzida, esperamos um número ainda melhor", revela.

De acordo com o professor de Engenharia Mecânica da Universidade Positivo, Tulio Paim Horta, um aumento na procura por novos veículos também é esperado para os próximos meses. “Tivemos, já no final do ano, filas de espera por automóveis novos. Acredito que, no Brasil, carros econômicos e que possam de alguma forma agregar valor, como no caso dos carros para Uber ou com caçamba, irão liderar as vendas”.

Segundo pesquisa do Instituto dos Engenheiros Eletrônicos e Eletricistas (IEEE), organização técnico-profissional mundial dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade, o setor automotivo e de transporte será um dos três mais impactados pela tecnologia em 2023. "Ainda que seja difícil prever o comportamento do mercado no futuro, este ano tem potencial para uma melhoria mais rápida na produção, nas vendas e uma normalização mais rápida nos preços", ressalta Sebben.

As megatendências mundiais conhecidas como ACES (sigla em inglês que significa Autonomia, Conectividade, Eletrificação e Compartilhamento) terão um impacto periférico no setor - e não uma profunda transformação, como mostra um estudo do International Car Distribution Programe (ICDP), que realiza pesquisas sobre distribuição automotiva na Europa, China e Brasil. Segundo especialistas, cinco tendências devem acelerar a recuperação brasileira no segmento. São elas:

Retomada dos importados

Horta lembra que muitos dos carros usados hoje no país vêm de outros países da América do Sul e outros, de outras partes do planeta. Por sua vez, Sebben aposta na recuperação das vendas de veículos importados, que em 2022 tiveram grande queda, principalmente em função do aumento do câmbio e de um rescaldo da falta de componentes eletrônicos.

Tecnologia e conectividade

Segundo especialistas da Dealersites, empresa que lidera a digitalização do mercado automotivo, a tecnologia redefinirá a experiência de dirigir, por meio de veículos mais seguros, customizados e inteligentes, criando verdadeiros computadores sobre rodas. "Podemos esperar ainda mais tecnologia, transparência de informações e conectividade para 2023, com carros elétricos, híbridos e por assinatura ganhando espaço", afirma Cesar Cantarella, CEO da Dealersites.

Quando se fala em descarbonização, o Brasil ainda caminha a passos lentos, mas tem potencial para acelerar. “Um cenário possível é que, com estímulo vindo principalmente do setor privado, agências de fomento e pequenos incentivos do Estado, em 2035 é possível que 30% da frota no país já sejam de veículos elétricos”, avalia Horta. Ele projeta, ainda, outros dois cenários. Em um deles, políticas públicas mais claras e funcionais incentivam a pesquisa nas universidades públicas e privadas para, por consequência, aumentar a produção e desenvolver a infraestrutura local. Assim, até 40% da frota poderiam ser elétricos. Por fim, o terceiro cenário parte de um produto nacional estratégico: o etanol. “Em termos de volume, esse cenário teria também 30% da frota nacional composta por veículos elétricos. Para isso, precisaríamos de valores menores para o investimento em infraestrutura. Podemos aproveitar as grandes pesquisas que já estão em andamento com relação ao combustível e combiná-las com a intensificação de novos investimentos a fim de promover uma descarbonização representativa”, acrescenta.

Menos estoque e mais experiência para o consumidor

Se antes as concessionárias precisavam dispor de vários modelos de veículos, hoje, os vendedores vêem na internet uma forma de driblar a concorrência. Para o CEO da Dealersites, Cesar Cantarella, migrar a jornada do cliente para o digital vai trazer facilidades e incremento na experiência do comprador. "Com o catálogo on-line, o consumidor não precisa mais bater perna e pode comprar seu próximo carro de qualquer lugar. Mas a jornada totalmente digital deve amadurecer nos próximos anos antes de passar a ser a principal forma de se comprar um automóvel", complementa.

A pandemia e o avanço dos serviços digitais mudaram a forma de vender carros. Com uma transformação que abre novos caminhos para a mobilidade urbana, as concessionárias vão precisar inovar o modelo de negócios. "O mercado está se adaptando, na busca por trazer mais opções de produtos e condições que se adequem a cada perfil de cliente. Por isso, a tendência é que as ofertas sejam mais assertivas e estejam acompanhadas do valor final pago na concessionária. Por outro lado, implementar as novidades pode ser uma tarefa muito complexa e, por isso, é importante contar com a ajuda de parceiros especialistas em cada assunto", explica Cesar.

Para o gerente comercial da Cia. de Automóveis Slaviero, tradicional concessionária Ford em Curitiba, Rogério Lechinski, as revendas caminham para instalações menores, mais modernas e atualizadas e o papel do vendedor se tornou ainda mais importante. "Veremos muita venda direta e personalizada. A tendência é que o cliente vá menos à concessionária - e quando for, já vai decidido pelo que quer. Por isso, vai se destacar o vendedor que tiver mais habilidades e agilidade no meio digital, oferecendo maior comodidade ao cliente", aponta. Ainda segundo Lechinski, as concessionárias terão papel decisivo no momento da experiência do test drive e da entrega das chaves.

Processos burocráticos mais rápidos

Com o avanço da tecnologia, os processos burocráticos em cartórios, como registros de veículos, estão cada vez mais rápidos. “A tecnologia venceu a burocracia; o próximo ano será determinante para as mudanças no processo de digitalização. Dessa forma, as pessoas podem economizar tempo e dinheiro”, afirma o diretor comercial da Tecnobank, Cristiano Dantas.

Locação por hora: custo unificado pelo tempo de uso, processo digital e liberdade

De acordo com dados do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), o Brasil tem a sexta maior frota de veículos do mundo, ficando atrás dos EUA, China, Japão, Rússia e Alemanha. A busca por soluções de mobilidade urbana passa pela locomoção intermodal, que utiliza vários meios de transporte, mas também pela conscientização a respeito de como os veículos particulares influenciam o cenário urbano e a qualidade de vida das pessoas como um todo.

Nesse sentido, uma iniciativa inovadora que já está presente em diversas capitais brasileiras é a locação por hora. O V1, braço da Vix Logística, um dos maiores players do setor no país, é um serviço inédito de aluguel de veículos 100% digital por diversos períodos, inclusive meia-diária (12h) - algo raro dentre as locadoras tradicionais. Nestes casos, o processo de locação é muito simples: após o download do app e cadastro inteiramente on-line, o cliente já pode selecionar a modalidade de aluguel e o período de contratação. Após o cadastramento de um cartão de crédito válido, o aluguel é efetuado. Em seguida, basta encontrar o veículo no ponto de coleta selecionado, escanear o QRCode localizado no parabrisa e abrir a porta do carro via bluetooth direto do celular. “As estações são abertas 24h e o interessado loca o automóvel em três minutos. Os principais motivos para as locações mais curtas, como a meia-diária, é a utilização de um veículo para mobilidade eventual, como uma reunião, uma viagem ou trabalho. Percebemos que os consumidores não querem ficar à mercê dos serviços de motoristas particulares ou arcar com os custos fixos de possuir um automóvel. No modelo de locação por hora, a pessoa paga apenas pelo tempo de uso e realiza todo o processo digitalmente pelo aplicativo. É uma alternativa à mobilidade”, explica o gerente de marketing do V1, Vinicius Carneiro.

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Atrações para todas as idades nas férias de verão no Shopping Mueller

Atrações para todas as idades nas férias de verão no Shopping Mueller

Pista de Hoverboard, circuito inflável, cama elástica, piscina de bolinhas e muito mais

O Shopping Mueller traz muita diversão para as férias da criançada. A partir do dia 18 de janeiro, a família toda está convidada para se divertir na Pista de Hoverboard, uma espécie de skate elétrico com design futurista, que se move a partir da inclinação do corpo do usuário, interpretando seus comandos por meio de um conjunto de sensores. Com aproximadamente 100 metros quadrados de pista, a atração conta com uma estrutura personalizada desenvolvida especialmente para prática da atividade, com piso apropriado, fechamentos de segurança e guarda corpo. A pista tem capacidade para receber 15 pessoas simultaneamente e é indicada para pessoas de todas idades, com peso entre 25 kg a 120 kg. Ideal para se divertir em família ou grupos de amigos.

As férias de verão do Shopping Mueller têm ainda uma atração especial para os pequenos. É o Circuito inflável, com piscina de bolinhas, cama elástica e brincadeiras diversas desenvolvidas especialmente para crianças até 12 anos.

As atrações estão na Praça de Eventos, no piso L4, e ficarão abertas durante o horário de funcionamento do shopping, todos os dias da semana, até 12 de março. As atividades contam com bilheteria.

Serviço:

Férias de verão 2023 – Shopping Mueller

Local: Shopping Mueller - Avenida Cândido de Abreu, 127 – Centro Cívico, Curitiba (PR)

Horário: De segunda a sábado, das 10h às 22h. Domingo e feriados, das 14h às 20h.

Telefone: 41 3074-1000

Eventos com bilheteria:

Pista de Hoverboard – piso L4 - de 18/01 a 12/03: indicado para pessoas que pesam entre 25 kg e 120 kg

Valor: R$ 30 por 15 minutos ou R$ 50 por 30 minutos

Circuito inflável – piso L4 – de 09/01 a 12/03: indicado para crianças de até 12 anos.

Valor: R$50 por 30 minutos e R$1 a cada minuto extra.

Informações: www.shoppingmueller.com.br 

Facebook: www.facebook.com/MuellerCtba 

Instagram: @muellercwb

Shopping Mueller

Atrações para todas as idades nas férias de verão no Shopping Mueller Desde sua inauguração, em 1983, o Mueller se preocupou em permanecer como uma referência em estilo, conforto e sofisticação. São mais de 200 lojas de marcas de renome nacional e internacional, além do moderno complexo de cinemas Cinemark, que conta com salas de exibição em 3D, restaurantes, atividades culturais e as melhores experiências.

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Grupo Oralplan lança Sistema Unix: solução é inédita na Odontologia Mundial

Grupo Oralplan lança Sistema Unix: solução é inédita na Odontologia Mundial

Inovação que vai facilitar a reabilitação oral, otimizando tempo e possibilitando a reprodução individualizada e precisa será lançada em um dos maiores eventos mundiais da Odontologia, CIOSP, no em São Paulo

Depois de cinco anos de estudos e testes, o grupo Oralplan, referência em odontologia digital em Portugal, se prepara para o lançamento do Sistema Unix. Um método revolucionário em reabilitação oral que facilita os processos clínicos e laboratoriais, otimizando o tempo e possibilitando a reprodução individualizada e precisa. O sistema foi desenvolvido por um dentista brasileiro, residente em Portugal, e será lançado durante um dos maiores eventos mundiais da área, o 40º Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (CIOSP), entre os dias 25 e 28 de janeiro de 2023

Mais que um equipamento, o Unix é um novo conceito de reabilitação que ressignifica a odontologia mundial simplificando o dia a dia clínico. Com um método inédito, o sistema possibilita a incorporação otimizada das soluções digitais no dia a dia clínico, podendo diminuir em até 50% o tempo dos tratamentos. Além de permitir a reprodução em escala das técnicas, com a mesma qualidade. A metodologia UNIX é composta por um tripé: o arco facial, a plataforma de educação e o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento.

Tripé do Sistema Unix foi incorporado rapidamente por dentistas: O arco facial registra o plano de Camper, uma das informações mais importantes para a reabilitação oral. Uma vez registrado, é possível transportar este dado para todas as equipes, de forma digital e precisa. Consequentemente a construção das estruturas perdidas, como dentes, osso e tecidos moles, ficam alinhadas para que todas as funções sejam restabelecidas. Assim, o arco fácil é utilizado pelo dentista durante a fase de planejamento e uma vez digitalizado, suas informações são transmitidas ao técnico em prótese.

Já a plataforma de educação consiste em uma biblioteca de conteúdos para dentistas e técnicos. A ferramenta conta com videoaulas, casos clínicos, podcasts e mentorias ao vivo. Enquanto que o laboratório de pesquisa e desenvolvimento, localizado em Portugal, realiza novos testes, casos clínicos e treinamentos presenciais. No momento, a Oralplan está em negociação para a construção de um novo laboratório no Brasil em parceria com uma universidade. Segundo o médico dentista e CEO da organização, Dr. Cassis Clay, o lançamento da solução no CIOSP é uma estratégia e uma oportunidade de apresentar a UNIX no evento mais importante da área no Brasil.

“Após cinco anos de ensaios, estamos prontos para a distribuição em massa. Nosso foco agora é comercial e na expansão da biblioteca de conteúdos. Nos eventos testes, todos os dentistas rapidamente incorporam a solução. Nosso desafio agora é fazer chegar para todos. Nossa estratégia de lançamento no evento da Associação Brasileira de Odontologia Digital foi exatamente para validar o produto. Atualmente estamos em negociação com vários parceiros da indústria. Além disso, estamos programando uma ação no CIOSP 2023 e execução do nosso planejamento de marketing para o ano,” revela.

Com o Unix, reabilitações orais complexas poderão ser realizadas em até oito horas. Ainda de acordo com Dr. Cassis, a inovação nasceu da necessidade de criar uma metodologia de reabilitação oral eficaz, simplificada e replicável. Até o momento as reabilitações orais mais complexas levam no mínimo 24 horas para serem realizadas. Com o sistema UNIX é possível reduzir este tempo para até oito horas. Durante os estudos, mais de 300 casos clínicos foram documentados com acompanhamentos realizados no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, em Portugal.

“O futuro é digital em todos os níveis da economia global. No Brasil temos solução para guiar todos os players nesta transformação. O sistema Unix neste momento é o único meio de acesso a uma comunicação precisa, com ferramentas 100% digitais entre o paciente, dentista e técnico. Os resultados são previsíveis e utilizam todos os princípios científicos de forma simplificada, replicável e escalável,” destaca o CEO da Oralplan.
“Essa jornada vem de um desejo insistente de não depender somente da minha mão de obra para realizar aquilo que já faço. Sempre acreditei que um bom negócio deve ser replicado e não depender da mão de somente uma pessoa. Na maioria das vezes, quando levava o lado tecnológico para a conversa, percebia que era um desejo só meu e não tinha outros para acompanhar. Hoje com a tecnologia, a odontologia é mais simples do que era no passado e conseguimos facilitar ainda mais com nossos estudos e testes”, conclui.

Uma história desbravadora na Odontologia: Dr. Cassis Clay é médico dentista e fundador da Clínica Dentária OralPlan situada em Caldas da Rainha e Lisboa, Portugal. Em 1996, formou-se em Odontologia pela Universidade de Cuiabá e em 2008, ingressou na licenciatura em Odontologia no Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz e possui mestrado em Implantodontia. Com mais de 20 anos de experiência na área, ao longo da sua carreira, o cirurgião-dentista tem participado de vários cursos e especializações, sobretudo na área da reabilitação estética.

O Grupo OralPlan nasceu em 2015, com a necessidade de construir uma visão 360 da “medicina dentária”. Em 2018, a organização atingiu o pico da tecnologia, com uma equipe de profissionais com excelentes resultados em comum. Para concretizar as ambições de expansão de clínicas dentárias e laboratórios digitais, o grupo precisou desenvolver um processo prático, clínico e laboratorial simplificado. Na época, os laboratórios de prótese também estavam evoluindo para o digital.

No ano seguinte, a Oralplan iniciou os primeiros testes com validações científicas do Projeto UNIX. Em 2022, após a 15ª versão do Sistema, o projeto foi concluído e é centrado em precisão, comunicação e design. O resultado foi “um produto revolucionário, testado e validado em 300 casos clínicos de reabilitação complexas de desdentados parciais e totais, com a possibilidade de utilização simplificada por qualquer médico dentista, com scanners intraorais atuais do mercado,” conforme Dr. Cassis Clay.

A solução estará disponível para compra no Brasil a partir de janeiro de 2023. Atualmente para saber mais informações é possível acessar o site do produto: www.unixplan.com 

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Como reciclar resíduos considerados 'não recicláveis'?

Como reciclar resíduos considerados 'não recicláveis'?

Empresa líder global em soluções de reciclagem e plataforma de reuso explica como reciclar itens que geralmente não são aceitos em programas convencionais

A reciclagem é uma das boas práticas apresentadas para reduzir a quantidade de resíduos que vai para os aterros, e abrange uma grande diversidade de materiais possíveis de serem transformados novamente em matéria-prima. No entanto, existem alguns resíduos que vão diretamente para o lixo devido a sua complexidade.

Pouco se fala sobre quais aspectos separam os resíduos “recicláveis” dos “não recicláveis”. A verdade é que essa classificação se dá basicamente por questões econômicas. A reciclagem se inicia com a coleta destes materiais, seguida pelo transporte, manuseio, armazenamento e, por fim, a etapa final que envolve o processamento.

Quando o custo deste processo é inferior ao valor adquirido com a comercialização da matéria-prima reciclada, é possível realizar algum lucro, logo, o resíduo poderá ser considerado “reciclável”, é o caso dos papelões e das latinhas de alumínio. Porém, quando o resultado financeiro dessa equação é negativo, os resíduos entram automaticamente para a lista dos “não-recicláveis”.

No Brasil, existem muitos catadores, em grande parte, por necessidade de sobrevivência. Certos produtos e embalagens descartados não se apresentam como uma opção viável de coleta por demandarem um esforço que não se traduz em retorno financeiro e, por conta disso, acabam sendo rejeitados.

A TerraCycle, líder global em soluções de reciclagem e plataforma de reuso, torna possível reciclar exatamente os itens que são desprezados pelos agentes de reciclagem (catadores e cooperativas). “Isso é possível quando empresas como fabricantes e/ou varejistas entram na equação e passam a custear, tanto a logística reversa quanto o processamento dos produtos e embalagens que foram colocados no mercado, e que se tornaram resíduo no final de seu ciclo de vida", aponta Renata Ross, gestora de Marketing e Relacionamento da empresa.

Os especialistas da TerraCycle analisam os materiais e desenvolvem processos para reciclar itens difíceis, transformando-os em matéria-prima para posterior reintrodução no ciclo produtivo. Para Renata, é muito importante que as pessoas adotem ações conscientes sobre os resíduos gerados em seu cotidiano. “Com a TerraCycle, você pode reciclar diversos tipos de resíduos costumeiramente rejeitados pelas cooperativas, tais como cápsulas de café, esponjas de cozinha, instrumentos de escrita, brinquedos, entre outros”, explica.

No entanto, Renata convida os consumidores a irem além. “Um passo importante para quem deseja reduzir a sua ‘pegada ambiental’ é estabelecer planos e metas individuais de redução do lixo gerado e incentivar pessoas próximas a fazerem o mesmo. A primeira e mais importante medida consiste na aplicação diária dos 5R 's, respeitando a seguinte ordem: Repense, Recuse, Reduza, Reuse e, por fim, Recicle tudo o que for possível”, finaliza.

Sobre a TerraCycle

A TerraCycle é uma empresa inovadora de gestão de resíduos que atua em 21 países com a missão de Eliminar a Ideia de Lixo®. É líder global em soluções únicas de reciclagem, conteúdo reciclado, e reuso e faz parcerias com empresas, comunidades e consumidores para contribuir com a transformação de uma economia linear para circular.

No Brasil, a entidade atua por meio de Programas Nacionais de Reciclagem em parceria com instituições e consumidores, cujo propósito é oferecer o descarte correto de embalagens e produtos complexos, que podem ser enviados de forma gratuita pelas agências dos Correios e, ainda, apoiar entidades sociais e escolas públicas.

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Agente de carga digital prevê alta no frete marítimo nas próximas semanas

Agente de carga digital prevê alta no frete marítimo nas próximas semanas

Entre os motivos estão as celebrações do Ano Novo Chinês que começa no próximo domingo

A proximidade do Ano Novo Chinês, que tem início em 22 de janeiro, poderá contribuir com a alta no preço do frete marítimo. É o que aponta um levantamento inicial do agente de carga digital Nowports. Apesar do feriado durar sete dias, é comum as paralisações começarem um pouco antes, principalmente no setor do transporte terrestre. Em razão desse e de outros fatores associados às festividades, parte das fábricas paralisa as atividades por mais tempo, o que impacta linhas de produção em outras partes do mundo, por conta da importação de insumos e matérias-primas do país.

A head de pricing da Nowports Brasil, Bruna Horstmann, explica que o feriado reduzirá drasticamente a movimentação dos navios da China para o Brasil e vice-versa nos próximos dias. “Significa quase duas semanas sem navios da China para o Brasil, nosso principal parceiro comercial, responsável por 45% das nossas importações em 2022. Os blank sailings, ou seja, o cancelamento da atracação de um navio na escala de um determinado porto, ocorrerão nos próximos dias, sejam pequenos ou grandes. Consequentemente, o preço do frete deve ter um aumento relevante, afinal a demanda será superior a oferta do espaço”, pontua.

A profissional acredita que pelo menos 50 mil TEUS serão retirados da rota nas próximas semanas em blank sailings e/ou em omissões de portos. O TEU é uma medida internacional para calcular o volume de um contêiner, em média com 20 pés de comprimento, por 8 de largura e 8 de altura. “Não lembro de uma redução tão drástica de espaço, exceto nos meses iniciais da pandemia, em razão da força de trabalho, afinal, as pessoas estavam confinadas e/ou doentes. Além disso, mesmo quando os fretes atingiram US$ 25 por contêiner, em 2015, isso não ocorreu de forma tão rápida”, acrescenta.

Para evitar o desabastecimento de matérias-primas, o importador precisa se programar com antecedência. “Não só durante o feriado do Ano Novo Chinês, mas durante todo o ano. É preciso criar estratégias, considerar os planos e o orçamento de cada empresa. O agente de carga digital pode auxiliar nesse momento de tomada de decisão, pois oferece soluções para o importador evitar a falta de insumos da China e de outros países”, afirma Bruna Horstmann.

Sobre a Nowports

A Nowports é o primeiro e maior agente de carga digital da América Latina. Está presente em oito países, entre eles o Brasil. A empresa facilita as operações do dia a dia das equipes de logística. Os clientes contam com soluções de logística customizadas e têm acesso a uma plataforma que centraliza as informações para otimizar a rastreabilidade dos embarques. A logtech trabalha com todos os modais (marítimo, aéreo e terrestre) para movimentar as mercadorias com eficiência, transparência e segurança. A empresa desenvolveu a ferramenta para auxiliar a importação e a exportação de mercadorias com o apoio da tecnologia (inteligência artificial, big data e internet das coisas).

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