2016: o ano de agir e seguir em frente

2016: o ano de agir e seguir em frente

*Laércio Cosentino, CEO da TOTVS

Chega de ficar de braços cruzados e simplesmente repetir o mantra de que o país está em crise. Ao invés de esperar apenas por reação do lado do governo, cabe a cada um de nós olhar para o espelho, para dentro de casa e analisar quais as mudanças, mesmo que pequenas, podem ser colocadas em práticas para virar o jogo. Vamos olhar para a nossa cadeia de valor, de fornecedores a clientes, para a nossa rede de relacionamentos e decidir qual a melhor forma de investir e avançar de forma consciente.

Assimilar de vez a frase: “É o que temos neste momento”.

O ano de 2016 promete ser parecido, em vários aspectos, com o que enfrentamos em 2015, em especial nas questões relacionadas com a economia e perspectivas de crescimento. Por isso, cada empresário deve fazer a sua lição de casa, que começa por entender a transformação que nossa sociedade está passando e os efeitos dessas mudanças nos relacionamentos entre empresas, clientes e consumidores. Começar a agir, sugerir novas formas de negócio, ser mais criativo, apostar em talentos, olhar para todo o ecossistema ao redor e ouvir a necessidade do mercado são algumas das iniciativas que podem ser colocadas em prática agora. E quanto mais empresários as fizerem, melhor!

Segmentar o mercado em que se atua também já se mostrou ser uma estratégia sólida. Afinal, é preciso oferecer sempre um produto especializado, de acordo com as necessidades de cada cliente. E mais, é fundamental estar atento em como esse cliente quer receber ou pagar por isso. Estruturar novos modelos de negócio pode ser interessante para ambos os lados. No caso do setor de TI, trocar a venda de licenças por assinaturas mensais, por exemplo, tem se mostrado benéfico tanto para as empresas, que enxergam a necessidade de ter um controle mais eficiente de sua gestão, mas querem diluir o investimento em prestações mensais, como para as desenvolvedoras de sistemas. Isso permite que elas invistam mesmo em um momento difícil, mas sem onerar suas finanças.

Isso se apresenta como uma estratégia eficiente e aplicável em vários ramos de atividades. Como na escolha que fazemos ao pagar mensalidades para assistir filmes no conforto da nossa casa ou para ouvir as músicas que gostamos de forma ilimitada. Acreditamos na máxima de que um negócio só é bom se o for para ambos os lados. Pensar e trabalhar junto ao cliente é essencial. Sempre deu e continuará dando certo. Não é mágica, é relacionamento e modelo de negócio.

Outro ponto importante de discussão é pensar em soluções e serviços que ajudem pessoas e empresas a se tornarem mais eficientes. Para isso, a tecnologia mais uma vez se mostra uma grande aliada. No mercado há ferramentas de produtividade e colaboração corporativas que oferecem, em um ambiente seguro, a simplificação e otimização de processos de negócios. Como resultado do seu uso, as equipes ganham agilidade e assertividade para realizarem tarefas cotidianas, aumentando efetivamente a produtividade e reduzindo custos.

Ter e reter as pessoas certas também é um ponto fundamental para garantir mais produtividade. Talvez algumas empresas precisem repensar seus modelos de contratação. Como? Se atentando mais aos novos comportamentos dos jovens que estão chegando ao mercado de trabalho para que eles se tornem parceiros e colaborem com essas novas ideias tão necessárias para o momento que estamos vivendo. Se a empresa não consegue atender às necessidades internas de seus colaboradores, será que conseguirá atender às demandas de seus clientes?

Eu continuo acreditando, sempre! Mas sem tirar os pés do chão. Afinal, sabemos que uma hora esse momento ruim vai passar e aqueles que se prepararem, sairão fortalecidos. 

Laércio Cosentino é fundador e CEO da TOTVS, maior empresa de soluções de negócio, plataforma e consultoria da América Latina, 55 anos, é formado em Engenharia Eletrotécnica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Sua carreira e história consolidaram-se no setor de TI, especialmente com a fundação da TOTVS em 1983. Desde então tornou-a líder absoluta no Brasil e presente em 39 países. Escreveu livros sobre linguagem de desenvolvimento de sistemas e sobre o mercado que atua.

Hoje, Cosentino é um dos principais líderes do mercado brasileiro de software, ativo na defesa e fortalecimento da indústria de TI. Além de comandar a companhia, é presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), presidente do Conselho Administrativo do Instituto Empreender Endeavor, presidente do conselho da Mendelics, dentre outras atividades.

Add a comment

Coca-Cola FEMSA Brasil lança o Leão Fuze Chá Verde com Limão

Coca-Cola FEMSA Brasil lança o Leão Fuze Chá Verde com Limão

O novo sabor estará disponível em São Paulo, Minas Gerais, Curitiba e parte do Rio de Janeiro, no início de abril

Voltada para os jovens e adultos que buscam o bem-estar e a naturalidade de bebidas leves e saborosas, o Leão Fuze, marca líder da categoria e reconhecida entre os brasileiros, lança em 05 de abril, o sabor Chá Verde com Limão.

A fórmula da bebida é zero calorias, sem corantes artificiais, sem aromatizantes, sem adição de conservantes e conta com um grande diferencial: contém suco de fruta de verdade.

O design da embalagem segue o padrão do portfólio de Leão Fuze, com toque diferenciado e disponível nas garrafas de 300 ml e 1,5l.

“O lançamento desse novo sabor visa atender melhor uma demanda de mercado. É muito importante incluí-lo no nosso portfólio, uma vez que já trabalhamos com o Chá Verde, e com essa novidade estaremos oferecendo mais opções para nossos consumidores”, explica Caroline D’Angelo Augusto, gerente de Marketing da Coca-Cola FEMSA Brasil.

 Leão Fuze apresenta um portfólio completo e integrado de produtos que fusionam o melhor das ervas, frutas e flores de uma forma simples e natural. A marca é líder indiscutível (consumida por cerca de 70% do público brasileiro) de chás no país e será o motor de inovação e responsável pela expansão da categoria, através do recrutamento de novos consumidores.

Add a comment

Música instrumental de Silvio Biondo na sexta da Fnac Curitiba

Música instrumental de Silvio Biondo na sexta da Fnac Curitiba 

As canções do primeiro disco de Silvio Biondo, "Mandolino", tomam conta do palco da Fnac Curitiba nesta sexta-feira (8/4). A partir das 19h30, o bandolinista apresenta faixas do seu mais recente trabalho, produzido pelo contrabaixista Glauco Sölter. O álbum é desdobramento de uma imersão acadêmica do compositor em seu quarteto instrumental, formado por alunos e ex-alunos da PUC-PR. O evento tem entrada gratuita.  

Nascido em Chapecó, Biondo se radicou em Curitiba para a formação no curso de Música da PUC-PR. Sua relação com a música, no entanto, é mais antiga, desde a formação da banda Rotten Tomatoes, que figurou duas vezes a lista de canções mais baixadas do site Trama Virtual. "Mandolino" é sua primeira gravação na carreira solo, lançado no fim do ano passado. O álbum contou com a participação de Eron Marques Barbosa (percussão), Marcelo Diogo Wengrat (percussão e cavaquinho) e Simone de Mello (violão). 

POCKET SHOW DE SILVIO BIONDO NA FNAC CURITIBA

Data: sexta-feira, 8 de abril

Horário: a partir das 19h30

Entrada franca

Endereço: Park Shopping Barigui - Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600

www.agendafnac.com.br

Add a comment

Curitiba recebe prova de vinhos do Porto e do Douro

Curitiba recebe grande prova de vinhos do Porto e do Douro

Evento no hotel Pestana, dia 4 de abril, reúne dezenas de produtores e importadores, junto a formadores de opinião, trade, jornalistas e público consumidor

No primeiro grande evento de 2016 dedicado aos apreciadores de vinho em Curitiba, o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) promove,dia 4 de abril (segunda-feira), uma grande degustação gratuita no Hotel Pestana. Mais de 30 empresas e cerca de 40 marcas portuguesas estarão representadas e poderão ser degustadas por formadores de opinião, jornalistas, chefs e público em geral.

Das 15h às 20h, os produtores apresentarão aos visitantes as mais recentes novidades e rótulos icônicos no mercado brasileiro. O críticoAlexandre Lalas, das revistas Gula e WINE – A Essência do Vinho, comandará ainda duas provas comentadas – “À Descoberta do Vinho do Porto” e “Uma Viagem pelo Douro” –, dirigidas a jornalistas e profissionais convidados.

O Brasil é um dos principais mercados para os Vinhos do Porto e do Douro. No calendário de ações promocionais organizadas pelo IVDP neste ano, estão previstas degustações no Rio de Janeiro e em São Paulo. 

Add a comment

“Primárias” explora as cores através da câmera de um celular

“Primárias” explora as cores através da câmera de um celular 

Sem deixar de lado a nostálgica fm2, a Hasselblad 501 e a sempre parceira Nikon D800, já faz algum tempo que o fotógrafo curitibano Nilo Biazzetto Neto adotou a câmera do seu smartphone como ferramenta de trabalho. A qualidade das imagens capturadas com ela desde o fim de 2014, todas devidamente compartilhadas no Instagram@nilobiazzettoneto, o motivaram a produzir um livro, além de montar e a apresentar ao público a exposição fotográfica “Primárias”. 

O evento de lançamento acontece a partir das 18h deste sábado, dia 09 de abril, na Galeria Portfolio. Estarão expostas 78 imagens em diferentes formatos. Na ocasião, também será lançada uma publicação com as fotos da mostra, primeira coleção de livros do fotógrafo e que segue o mesmo conceito da exposição.  

As fotos, retratos do dia a dia de Nilo, não têm filtros. Sofreram apenas alguns ajustes, principalmente no contraste e saturação, feitos diretamente na hora de postar as imagens na rede social do Instagram. Os assuntos são aleatórios, e o critério de escolha para “Primárias” tem como base as cores e formas. “Tudo acaba virando motivo e tudo pode acabar virando imagem”, explica o fotógrafo. 

Nilo Biazzetto Neto

Fundador da Escola Portfolio, atuou no mercado publicitário por mais de 15 anos, mas hoje apenas com a fotografia de gastronomia. Desde 2008, vem se dedicando a projetos autorais, já tendo realizado diversas exposições individuais e coletivas, no Brasil, Uruguai, Argentina, Equador, Colômbia e Portugal. 

Seu interesse pelo Instagram surgiu com a agilidade em fotografar, editar e publicar. No começo, foi relutante devido à baixa qualidade das imagens produzidas pelos smartphones. Mas em setembro de 2014, com a aquisição de um Samsung S5, descobriu novos horizontes. Sete anos se passaram desde que o fotógrafo curitibano Nilo Biazzetto Neto expôs individualmente pela última vez em Curitiba. Foi durante a inauguração da Galeria Portfolio, em 2009. 

Serviço:

Primárias – Exposição Fotográfica de Nilo Biazzetto Neto.

Abertura – Sábado, dia 09 de abril, às 18h.

Término – 10 de maio.

Visitação – Segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 20h. Sábado, das 9h às 12h.

Local – Galeria Portfolio. Rua Alberto Folloni, 634, Centro Cívico.

Informações – 41.3252-2540 / www.escolaportfolio.com.br

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos