commceptaDesign ganha 2º lugar no primeiro DMI Design Value Awards
A agência de design brasileira recebeu o prêmio em Boston, nos Estados Unidos,
pelo Design dos projetos de mobilidade inteligente da Volvo Bus Latin America, onde concorreu com grandes nomes como o Escritório de Gestão de Pessoal do governo norte-americano
No dia 28 de setembro, a empresa commceptaDesign recebeu o segundo lugar na edição inaugural do Design Value Awards, considerado onovo Oscar do design mundial, com chancela da maior autoridade de pesquisa e desenvolvimento das práticas de design, o Design Management Institute (DMI). Os projetos vencedores desenvolvidos pela Commcepta foram o Guia Mobilidade Inteligente e o Workshop Kit doPrograma Mobilidade Volvo (PMV), ambos parte do Programa Mobilidade Inteligente da Volvo Bus Latin America. O Chief Design Officer (CDO)da commceptaDesign, Romeu Biscaia Machado, esteve presente na entrega do prêmio, que aconteceu na festa de comemoração dos 40 anos do DMI, o 40th Anniversary Gala, em Cambridge, região metropolitana de Boston, nos Estados Unidos.
O DMI Design Value Awards, em sua primeira edição, foi criado com o intuito de contemplar contribuições do mundo todo que tenham geradovalor significante por meio do Design ou práticas de Design Management (gestão de Design), tendo impactos positivos financeiros, culturais, sociais ou geração de valor para as pessoas. As empresas que receberam o primeiro lugar foram a United States Office of Personnel Management (OPM), agência independente do governo norte-americano, pelo projeto desenvolvido para o Programa Nacional de Merenda Escolar; a ThinkPlace Foundation com trabalho feito para o Ghana Health Service; a Siegelvision pela estragégia de marca e Design para a John Jay College of Criminal Justice e a Korea Advanced Institute of Science and Technology (KAIST) por conduzir o valor do Design na Coréia do Sul e internacionalmente. Já no segundo prêmio, dividindo o pódio com a commceptaDesign, esteve a Adobe Experience Design (XD), equipe que busca proporcionar experiências com inovação para a Adobe.
Romeu Biscaia Machado conta que após dois anos de pesquisa, entrevistas, levantamento histórico e prototipagem, foram organizadas e consolidadas as informações sobre as inovações de mobilidade urbana desenvolvidas pela Volvo Bus Latin America nos últimos 40 anos. “Ao tornar simples conceitos complexos, os projetos aproximam as soluções da Volvo das pessoas, operadores, empresários e autoridades em cidades de todo o continente. Por meio da utilização de recursos visuais e infográficos torna-se mais simples a compreensão da inteligência e viabilidade superior das soluções de mobilidade urbana da Volvo”, esclarece.
De acordo com o Especialista em Mobilidade da Volvo Bus Latin America, Ayrton Amaral Filho, o Programa Mobilidade Volvo nasceu da necessidade de um melhor transporte público nas cidades da América Latina, visto que as cidades estão se tornando mais congestionadas e a disputa pelo espaço viário está se tornando cada vez mais crítica. O PMV tem como objetivo criar um ambiente propício para a discussão da mobilidade urbana com autoridades, empresários e gestores de transportes, levando para as cidades as experiências inovadoras da Volvo Bus para qualificar o transporte público através de sistemas BRT, eletromobilidade e a gestão da operação do transporte urbano através da telemática.
Portanto, por meio do programa PMV, a Volvo Bus pretende criar um novo modelo de negócios para o desenvolvimento da mobilidade urbana, levando a comercialização de ônibus a um novo patamar e quebrando velhos paradigmas. “Criamos um processo para que a Volvo e seus representantes escutem e compreendam as necessidades das suas cidades, oferecendo soluções customizadas a cada uma delas. Estas soluções devem ser eficazes, de rápida implementação, economicamente viáveis e ambientalmente sustentáveis – de forma que sejamos agentes da construção de um futuro melhor”, explica Ayrton.
O Guia Mobilidade Inteligente foi lançado para consolidar a liderança da marca no segmento de BRT (Bus Rapid Transit) e para dar suporte ao programa, sendo de fácil leitura e com passo-a-passo para servir de referência a todos os interessados em qualificar o transporte público da sua cidade com investimentos viáveis e rápida implantação. Viviane Lula, responsável pelo marketing da Volvo Bus Latin America, conta que o trabalho realizado pela commceptaDesign foi fundamental. “A qualidade dos materiais é indiscutível, além do comprometimento da commceptaDesign com os trabalho realizados. O Romeu fez um estudo aprofundado sobre o assunto para poder desenvolver os infográficos e acompanhar todo o processo”, conta.
Sobre a commceptaDesign
A commceptaDesign foi fundada em 2000 por Romeu Biscaia Machado, com os sócios Suzane Machado e Eric Shimizu. A premiação vem consolidar a posição inovadora da empresa no mercado, que cultiva em seu portfolio marcas locais e globais como Telefonica Vivo, Unilin Quick-Step, Editora Positivo e DrogaVET. O Design Management é o foco principal da empresa, que busca somar o impacto de valor do Design nos resultados de negócios de empresas de todos os tamanhos. “Globalmente o Design está sentando junto aos C-levels das corporações para tornar visíveis as estratégias para apoio às decisões. Cada vez mais se relaciona a performance expressivamente superior no mercado com estratégias centradas no Design, e esta tendência está somente iniciando no Brasil. É necessário ampliar a profundidade da percepção da contribuição do Design não somente como elemento estético e muito além do design thinking”, explica o fundador.
Serviço:
commceptaDesign
Rua Emiliano Perneta, 680 / Rooftop 1803
Curitiba, PR – 80420-080
Add a comment