Com a chegada do verão, aumenta o número de frequentadores em academias; especialista em gestão fitness traz dicas de como lidar com a sazonalidade

Com a chegada do verão, aumenta o número de frequentadores em academias; especialista em gestão fitness traz dicas de como lidar com a sazonalidade

Executivo da Tecnofit, principal plataforma de gestão fitness do Brasil, destaca o movimento já conhecido dos “frequentadores de verão” nas academias e aponta as ações que podem ser adotadas nos estabelecimentos a fim de driblar a interferência que a sazonalidade pode causar nos resultados

Com a chegada do verão é muito comum notar um aumento repentino no interesse de boa parte do público nas academias, box de crossfit e outros tipos de estabelecimentos voltados para o segmento fitness. É um movimento que se repete, ano após ano, de brasileiros que buscam, nos últimos meses do ano, entrar em forma e se preparar para uma das estações mais quentes do ano.

O crescimento do público nas academias tende a começar na época da primavera, por volta dos meses de outubro e novembro. Quando se aproximam as festas de fim de ano as academias ficam vazias e boa parte dos frequentadores voltam à rotina fitness, geralmente, a partir da segunda semana do ano seguinte.

Após esse período de sazonalidade, o ritmo volta ao normal e empreendedores do ramo tendem a sentir a diferença. Pedro Cruz, COO da Tecnofit, principal plataforma de gestão fitness do Brasil, destaca que existem algumas ações que podem ser adotadas nos estabelecimentos a fim de driblar a interferência que a sazonalidade pode causar nos resultados.

“De maneira geral, as altas temperaturas no verão seguem o mesmo padrão do inverno, que dura entre maio e agosto, ou seja, cerca de três meses. A sazonalidade neste período é ainda mais percebida nos estados que há quedas bruscas de temperatura. Por isso, uma mudança simples, mas significativa, é a adoção de planos quadrimestrais ou semestrais, influenciando o aluno a treinar por pelo menos mais um mês do que ele originalmente planejava”, explica o executivo. “A opção de congelamento também é interessante e pode ser sugerida ao aluno como uma alternativa ao cancelamento”, diz.

Outra estratégia que pode ser adotada é a realização de ações dentro do estabelecimento, tais como aulas especiais, palestras e workshops com influenciadores do mundo fitness e médicos especialistas nas áreas relacionadas, como nutrição, por exemplo. “Esse detalhe atrai o aluno, é um diferencial que pode garantir a permanência, pois como em qualquer área, o contato com especialistas e influenciadores, pode trazer o incentivo que falta para aquele frequentador sazonal decidir levar a sério essa rotina de exercícios”, pontua.

Promover atividades diferenciadas também pode ser uma alternativa eficiente, como competições de corridas, atletismo, circuitos de crossfit, e por aí vai, pois o aluno que entrou em um período de sazonalidade tende a prorrogar sua permanência para participar dessas competições que, embora saudáveis, instiga o espírito competitivo.

“Por mais que a sazonalidade seja algo recorrente e difícil de ser evitada no mercado fitness, é possível extrair coisas boas desse período e reter boa parte do público, aproveitando esses três meses de verão para ampliar ainda mais a base de alunos matriculados por meio de ações engajadoras”, finaliza Pedro.

Sobre a Tecnofit

Com atuação no segmento fitness e bem-estar, a Tecnofit é uma plataforma de gestão focada em academias, estúdios de pilates e centros de crossfit. A companhia desenvolve tecnologias que permitem gerenciar os negócios de maneira fácil e prática com alcance nacional e recebeu o certificado da Great Place to Work em 2022, sendo considerada como um dos melhores lugares para se trabalhar. Atualmente, a empresa oferece os sistemas: Tecnofit Gym, software para o gerenciamento de academias; Tecnofit Box, destinado para box de crossfit; Tecnofit Studio, ferramenta para administração de estúdios; Tecnofit Pro, plataforma completa de gestão e recursos para o gerenciamento de uma ou mais unidades e modalidades; e o aplicativo Tecnofit Personal, que auxilia instrutores e treinadores no processo de gestão dos treinos dos alunos.

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Intelligenza IT cresce 40% em 2022 e projeta metas para o próximo ano

Intelligenza IT cresce 40% em 2022 e projeta metas para o próximo ano

Crescimento da HRTech reforça sua posição de liderança no mercado nacional

A Intelligenza IT, a maior consultoria nacional de tecnologia SAP para RH, anuncia o seu balanço 2022 com crescimento de 40% em faturamento quando comparado a 2021 fomentado pela expansão das áreas de Projetos, Produtos e Sustentação da companhia.

“Ficamos extremamente orgulhosos do caminho que estamos trilhando e do crescimento do nosso trabalho. A Intelligenza é hoje uma referência no universo das tecnologias SAP para RH graças aos esforços que colocamos para que os nossos clientes evoluam através de uma gestão de pessoas mais estratégica e humanizada. Pensando em sempre entregar uma consultoria que agregue valor para lideranças e colaboradores, seguiremos direcionando a nossa atuação no desenvolvimento e na aplicação de soluções inovadoras e capazes de garantir o sucesso das organizações” afirma Flávio Legieri, CEO da Intelligenza IT.

A expansão da consultoria no mercado também alavancou o quadro de colaboradores em 54% nos últimos dois anos. A HRTech passou de 155 pessoas em 2020, ano que começou a pandemia de COVID-19 no mundo todo, para cerca de 280 funcionários agora em 2022, mesmo diante dos desafios impostos pelo isolamento social e novas formas de trabalho adotadas globalmente.

“Encerramos o ano também com destaque para a diversidade do nosso time e a valorização das mulheres no setor de tecnologia. Hoje, as pessoas que se identificam como gênero feminino representam cerca de 42% do time da Intelligenza, sendo 48% delas responsáveis por cargos de liderança. Sabemos que precisamos de mais mulheres em toda a empresa, mas temos consciência que esse percentual é muito significativo dentro do mercado de TI - que concentra 12,7% de mão de obra feminina, segundo estudo da Revelo. E o melhor disso tudo é que aconteceu de forma espontânea, sem definição de metas e afins, apoiado apenas pela cultura da empresa, resultado da prática dos nossos valores”, comenta Legieri.

O executivo acrescenta que, “um time mais robusto e qualificado faz com que a companhia ganhe inovação, possibilita a manutenção dos bons números e projetos atuais e concede grandes expectativas para o futuro. 2023 promete ser um ano desafiador e o nosso foco é expandir os nossos negócios, mantendo a nossa qualidade e parceria com os clientes atuais e claro, a nossa essência. Investimos muito em pessoas”, acrescenta o executivo.

Estratégias para 2023

No próximo ano a consultoria espera investir ainda mais em projetos internacionais, com foco em expandir ainda mais sua expertise pelo mundo, pois atualmente já possui projetos em mais de 20 países. Além disso, a HRTech possui planos ambiciosos em termos de crescimento, com a meta de alcançar um crescimento anual de 30% em receita, dado já atingido em 2022, com R$ 42 milhões e a fim de conquistar a meta de R$ 100 milhões em faturamento até 2026. Para isso, Legieri afirma que o caminho será evoluir em termos de expertise e qualificação de profissionais, em um mercado escasso como o da tecnologia.

“Para driblar este desafio a Intelligenza IT conta com iniciativas internas voltadas para o desenvolvimento de talentos e programas de especializações, que contribuem para a posição de liderança da consultoria no segmento”, acrescenta o CEO. Como novidade, no próximo ano, a consultoria terá também um projeto voltado para lideranças, intitulado Academia de Líderes, com a finalidade de compreender e avaliar as competências necessárias para conduzir os gestores da empresa a um caminho de crescimento responsável e sustentável.

Além disso, a HRtech também possui o Programa Cores, criado em 2019, com o objetivo de valorizar a diversidade e promover a inclusão no ambiente institucional. “O Cores é feito de grupos que abordam e trazem para discussão pautas sociais importantes. Sendo uma iniciativa não só voltada para apoiar e beneficiar essas causas, como também para gerar conhecimento e acolhimento a todos do nosso time”, destaca o CEO.

Desde 2008 presente no setor, a Intelligenza IT é especialista na implementação de soluções SAP para o mercado, com mais de 1 mil projetos realizados em diversos países e dezenas de casos de sucesso trabalhados e publicado em seus canais.

Sobre a Intelligenza IT

A Intelligenza IT é a maior consultoria de tecnologia SAP para RH do Brasil e a única a alcançar nível 5 em implementação WorkForce Software da América Latina, com atendimento personalizado e foco real no gerenciamento da parte mais importante de uma organização: as pessoas. Além das plataformas e produtos oferecidos, preza pela qualidade e agilidade de todos os seus processos, com um diferencial competitivo que une experiência vivencial e técnica durante o atendimento de seus consultores. O estilo de atuação da Intelligenza IT a posicionou como a principal consultoria de tecnologias para RH do Brasil, que acumula casos de sucesso desde a sua fundação, em 2008. Atualmente, conta com mais de 1.000 projetos implantados em mais de 20 países, e um time interno com mais de 250 colaboradores.

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Associação das Pousadas de Fernando de Noronha está otimista com alta estação na ilha

Associação das Pousadas de Fernando de Noronha está otimista com alta estação na ilha

Com voos regulares, o arquipélago apresenta forte fluxo de turistas todos os dias

A Associação de Pousadas de Fernando de Noronha (APFN) está otimista com o grande fluxo de turistas no início da alta estação no arquipélago. Por dia, mais de 560 pessoas chegam à ilha, provenientes dos oito voos que chegam e saem todos os dias. Vale destacar que o governo do Estado de Pernambuco fechou um acordo com a empresa área Azul, durante o período de adequação da pista do aeroporto. A empresa sozinha realiza as viagens para a ilha com as aeronaves ATR-600, uma das mais seguras do mundo, que passou a atender os turistas e moradores, mantendo a quantidade de assentos de quando a ilha recebia voos a jato.

Outro ponto destacado pela Associação das Pousadas de Fernando de Noronha é que, em nenhum momento, houve interrupções dos voos para a ilha, além do abastecimento das pousadas, hotéis e todo o comércio estarem normalizados. Para otimizar esse processo de abastecimento, um voo que chega aos sábados faz o carregamento de cinco toneladas de produtos por viagem, fora o quantitativo que chega por intermédio da rota marítima.

A ilha de Fernando de Noronha é considerada um paraíso em todo planeta, com premiações do TripAdvisor e da revista Travler da Conde Nast, que classificou a praia do Sancho como a mais bonita do mundo em quatro ocasiões (título nos anos 2014, 2015, 2017, 2022). O arquipélago é um santuário ecológico, berço de diversas espécies da fauna e flora do país, sinônimo de belezas naturais imensuráveis.

Vale destacar que Fernando de Noronha também está em consonância com as práticas de Environmental, Social and Corporate Governance – mais conhecido como ESG. Em Noronha, uma ilha que é totalmente sustentável e com viés socioambiental, diversas ações são colocadas em prática como: não entra nenhum tipo de plástico na ilha, todos os carros que trafegam terão que ser elétricos a partir do próximo ano e os programas e pacotes são totalmente voltados para atividades na natureza.

Onde se hospedar?

Hoje, a Associação de Pousadas de Fernando de Noronha conta com 35 pousadas associadas, que disponibilizam sistema de reservas e detalhes do empreendimento no site: www.apfn.com.br 

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Como tornar as empresas mais inclusivas

Como tornar as empresas mais inclusivas

Longe de serem totalmente inclusivas, as empresas pecam não apenas pela falta de estrutura, como rampas e comunicação adaptada, mas principalmente pela falta de um olhar mais amplo sobre o tema, que permita educar seus times para um futuro realmente inclusivo, para todos

Graças a uma discussão cada vez mais ampla sobre o tema, as empresas têm procurado se adaptar e têm, com isso, se tornado mais diversas e inclusivas. Geralmente, porque seguem a Lei de Cotas, criada em 1991, e que prevê a obrigatoriedade da destinação de 2% a 5% das vagas nas empresas que tiverem mais de 99 funcionários. Mas será que isso é suficiente?

Segundo a gestora Clécia Aragão O., estamos longe de sermos um mercado inclusivo, especialmente porque, como sociedade, ainda tratamos a inclusão como sendo o movimento de trazer a pessoa com alguma deficiência ou necessidade específica, para “dentro” do universo da normalidade: “ainda nos consideramos diferentes e isso não é inclusão”, enfatiza.

À frente de um movimento que busca promover “inclusão para todos”, Clécia explica: “diria que o maior desafio da inclusão é o medo de lidar com as diferenças e a negligência ao desenvolver o respeito para com o outro, a falta de ampliar a visão de mundo para um olhar humano e amoroso, desafiar o próprio autoconhecimento e expandir a consciência para um mundo melhor e para a valorização a vida.”

O termo inclusão já é amplamente difundido e, ainda assim, vivemos em um mundo que nos separa e rotula. “A grande questão das empresas”, segue Clécia, “é a adequação a uma regra e não a busca por uma real inclusão”. A empresária credita isso a uma visão ainda muito restrita do que é inclusão: “não somos iguais, daí a necessidade de mais respeito às diferenças. Respeitar que sou diferente é acolher a liberdade de ser diferente do outro e aceitar a liberdade de escolha do outro”.

Para ela, uma das soluções seria trocar a ideia de inclusão como a conhecemos pelo da liberdade, de um modo amplo e irrestrito: “falar de inclusão ou qualquer outra causa é falar de liberdade, de ir e vir sem julgamento, de ser diferente e ser respeitado, de ser aceito independe da condição física ou alguma limitação, seja ela congênita ou adquirida. Esse seria um grande avanço”.

Clécia é uma referência no assunto desde 2008. Já esteve à frente de projetos como o Livro ilustrado de Língua Brasileira de Sinais, um dicionário de Libras, uma das primeiras publicações abrangentes do setor. No seu currículo estão duas revistas do segmento de inclusão de pessoas com deficiência, uma voltada a assuntos gerais e outra com foco na inclusão educacional, e a primeira edição da Mostra Casa e Corporativo Acessíveis Projeto & Estilo, mostra de arquitetura com foco exclusivo em projetos de desenho universal, realizada em parceria com o Shopping D&D, em São Paulo.

Hoje, ela está à frente de uma empresa que trabalha exatamente para ampliar o olhar sobre a inclusão, coisa que ela leva da vida para o mundo corporativo: “é até clichê repetir que toda mudança de comportamento acontece quando o gestor da empresa vive o que ensina, ou que a ‘mudança tem que vir de cima’, mas é a mais pura verdade. Discursos não provocam mudanças. As empresas precisam promover vivências e tornar o assunto da diversidade, da inclusão e da equidade algo natural e usual”, afirma.

Clécia finaliza reafirmando seu compromisso em ampliar esse olhar para o universo da gestão: “acredito muito em uma empresa de corpo, mente e alma, que vive uma verdadeira ‘metanóia’, pois só uma gestão humanizada e equânime é capaz de agir de forma inclusiva. Acredito ser esse o primeiro princípio viver o que se ensina, inclusive dentro das empresas”.

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Aeroporto Internacional de Curitiba orienta passageiros para viagem tranquila

Aeroporto Internacional de Curitiba orienta passageiros para viagem tranquila

As festas de fim de ano estão movimentando todo o Brasil. Por isso, a CCR Aeroportos, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de Curitiba (CWB ), recomenda aos passageiros que irão cruzar seus portões de embarque algumas dicas importantes para garantir uma viagem tranquila.

Primeiramente, é indicado que o passageiro faça seu check-in online, pois assim economiza tempo e evita filas. Chegar ao aeroporto com antecedência também ajuda a evitar imprevistos. Para voos nacionais, o ideal é que os passageiros cheguem com duas horas de antecedência ao aeroporto. Por fim, é importante verificar as condições do seu bilhete e levar todos os documentos exigidos pelo destino.

O Aeroporto Internacional de Curitiba lembra ainda que os passageiros devem ficar atentos à importância do uso correto da máscara, que voltou a ser obrigatório nos aeroportos e aeronaves, conforme decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em vigor desde 25 de novembro deste ano. A CCR Aeroportos segue todas as orientações e protocolos das autoridades de saúde e da Agência de Aviação Civil (Anac), a fim de que todos se sintam seguros para voar e circular em seus aeroportos.

Movimentação

Desde o dia 15 de dezembro de 2022 até o dia 6 de janeiro de 2023, cerca de 359 mil passageiros devem embarcar e desembarcar no Aeroporto Internacional de Curitiba. A estimativa da CCR Aeroportos prevê ainda que, entre pousos e decolagens, são esperadas mais de 3 mil operações no período citado.

Sobre a CCR Aeroportos

A CCR Aeroportos, Negócio do Grupo CCR, opera 20 aeroportos no mundo, firmando sua presença em quatro países e nove estados brasileiros. Com a recente expansão a empresa se consolidou como uma das maiores operadoras em número de aeroportos no Brasil. Ao todo administra 17 aeroportos brasileiros: São Luís e Imperatriz, no Maranhão; Palmas, no Tocantins; Teresina, no Piauí; Petrolina, em Pernambuco; Goiânia, em Goiás; o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, por meio da BH Airport, e o Aeroporto da Pampulha, em Minas Gerais; Curitiba, Bacacheri, Londrina e Foz do Iguaçu, no Paraná; Navegantes e Joinville, em Santa Catarina; e Pelotas, Uruguaiana e Bagé, no Rio Grande do Sul. No exterior, a empresa opera os aeroportos de Juan Santamaria (Costa Rica), Quito (Equador) e Curaçao (Antilhas Holandesas). Em todas estas operações, a CCR Aeroportos movimenta cerca de 42 milhões de passageiros/ano. Portal CCR Aeroportos – https://www.ccraeroportos.com.br/

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