Com a chegada do verão, aumenta o número de frequentadores em academias; especialista em gestão fitness traz dicas de como lidar com a sazonalidade
Executivo da Tecnofit, principal plataforma de gestão fitness do Brasil, destaca o movimento já conhecido dos “frequentadores de verão” nas academias e aponta as ações que podem ser adotadas nos estabelecimentos a fim de driblar a interferência que a sazonalidade pode causar nos resultados
Com a chegada do verão é muito comum notar um aumento repentino no interesse de boa parte do público nas academias, box de crossfit e outros tipos de estabelecimentos voltados para o segmento fitness. É um movimento que se repete, ano após ano, de brasileiros que buscam, nos últimos meses do ano, entrar em forma e se preparar para uma das estações mais quentes do ano.
O crescimento do público nas academias tende a começar na época da primavera, por volta dos meses de outubro e novembro. Quando se aproximam as festas de fim de ano as academias ficam vazias e boa parte dos frequentadores voltam à rotina fitness, geralmente, a partir da segunda semana do ano seguinte.
Após esse período de sazonalidade, o ritmo volta ao normal e empreendedores do ramo tendem a sentir a diferença. Pedro Cruz, COO da Tecnofit, principal plataforma de gestão fitness do Brasil, destaca que existem algumas ações que podem ser adotadas nos estabelecimentos a fim de driblar a interferência que a sazonalidade pode causar nos resultados.
“De maneira geral, as altas temperaturas no verão seguem o mesmo padrão do inverno, que dura entre maio e agosto, ou seja, cerca de três meses. A sazonalidade neste período é ainda mais percebida nos estados que há quedas bruscas de temperatura. Por isso, uma mudança simples, mas significativa, é a adoção de planos quadrimestrais ou semestrais, influenciando o aluno a treinar por pelo menos mais um mês do que ele originalmente planejava”, explica o executivo. “A opção de congelamento também é interessante e pode ser sugerida ao aluno como uma alternativa ao cancelamento”, diz.
Outra estratégia que pode ser adotada é a realização de ações dentro do estabelecimento, tais como aulas especiais, palestras e workshops com influenciadores do mundo fitness e médicos especialistas nas áreas relacionadas, como nutrição, por exemplo. “Esse detalhe atrai o aluno, é um diferencial que pode garantir a permanência, pois como em qualquer área, o contato com especialistas e influenciadores, pode trazer o incentivo que falta para aquele frequentador sazonal decidir levar a sério essa rotina de exercícios”, pontua.
Promover atividades diferenciadas também pode ser uma alternativa eficiente, como competições de corridas, atletismo, circuitos de crossfit, e por aí vai, pois o aluno que entrou em um período de sazonalidade tende a prorrogar sua permanência para participar dessas competições que, embora saudáveis, instiga o espírito competitivo.
“Por mais que a sazonalidade seja algo recorrente e difícil de ser evitada no mercado fitness, é possível extrair coisas boas desse período e reter boa parte do público, aproveitando esses três meses de verão para ampliar ainda mais a base de alunos matriculados por meio de ações engajadoras”, finaliza Pedro.
Sobre a Tecnofit
Com atuação no segmento fitness e bem-estar, a Tecnofit é uma plataforma de gestão focada em academias, estúdios de pilates e centros de crossfit. A companhia desenvolve tecnologias que permitem gerenciar os negócios de maneira fácil e prática com alcance nacional e recebeu o certificado da Great Place to Work em 2022, sendo considerada como um dos melhores lugares para se trabalhar. Atualmente, a empresa oferece os sistemas: Tecnofit Gym, software para o gerenciamento de academias; Tecnofit Box, destinado para box de crossfit; Tecnofit Studio, ferramenta para administração de estúdios; Tecnofit Pro, plataforma completa de gestão e recursos para o gerenciamento de uma ou mais unidades e modalidades; e o aplicativo Tecnofit Personal, que auxilia instrutores e treinadores no processo de gestão dos treinos dos alunos.
Add a comment